Sugestões para provas e questões de concurso abordando teóricas clássicas das Ciências Sociais (2)

 

Olás,


Anteriormente, publiquei aqui no Blog uma sequência de questões sugeridas para trabalhar o conteúdo de teoria sociológica tendo por foco a obra de teóricas clássicas. A publicação pode ser lida neste link.


Questão 49: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Quando falamos acerca da história da Sociologia, podemos afirmar que:

a) Existe um consenso assentado acerca da história da Sociologia, pautado em fatos históricos incontestes e uma densa pesquisa científica;

b) Não existe necessidade em diferenciar o momento da criação daquele relativo à fundação da Sociologia, na medida em que o importante é conhecer a teoria produzida pelos teóricos canonizados;

c) Comte não nomeou a Sociologia, mas resgatou o nome dado por Emmanuel Joseph Sieyès, após abandonar o termo física social que havia cunhado para se referir ao estudo da sociedade;

d) Martineau estreou a Sociologia, embora não tenha participado do momento de sua fundação nem de sua institucionalização; 

e) Questionar a história da Sociologia e a canonização dos teóricos clássicos é um desserviço a essa ciência, já institucionalizada, além de contribuir para a sua perda de identidade.

 

Questão 50: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca dos teóricos clássicos e canonizados podemos afirmar que:

a) Não existe relação entre a canonização de clássicos e o apagamento de teóricos e teóricas do século XIX, já que o processo de “santificação” dos “eleitos” se assenta em um esforço científico de análise densa da contribuição de cada um para a história da Sociologia;

b) Os clássicos canonizados são aqueles eleitos discricionariamente por meio das escolas de formação e de intelectuais que se dedicaram a estudar as suas obras e publicar a respeito delas, configurando a dita “recepção”, como se fosse um dado objetivo, embora corresponda a perspectivas contingenciais e subjetivas a esse respeito;

c) A expressão “pais da Sociologia” é compatível com a realidade, na medida em que ela abarca os fundadores da ciência e da disciplina, que surgiu por volta de 1830 no continente europeu, no impulso da Revolução Industrial;

d) As mulheres teóricas que se dedicaram à pesquisa social no século XIX foram canonizadas por se dedicarem a causas sociais, sendo consideradas “reformadoras”, devido ao serviço voluntário que prestavam;

e) Durkheim foi o primeiro professor de Sociologia e escreveu a primeira obra sobre suicídio e metodologia de caráter sociológico.

a)

Questão 51: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A formação em Ciências Sociais e o ensino de Sociologia para outras áreas tendem a reproduzir a percepção do campo acerca do que é importante e do que deve ser lecionado, portanto, o que foi institucionalizado e continua sendo reproduzido. A crítica recente a este processo engloba elementos presentes em obras pouco disseminadas no contexto atual, mas inegavelmente importantes e respeitadas no período de sua publicação. Algumas das quais tocam temas que ainda hoje ecoam nas discussões em Ciências Sociais. Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao que se conhece na atual conjuntura:

a) O nascimento da Sociologia não pode ser identificado com clareza sem que possamos diferenciar o momento de criação do ato solene de fundação, ambos passíveis de serem alterados sempre que encontramos novos dados e fontes;

b) Sieyès foi o responsável pela institucionalização da ciência sociológica ainda no século XVIII, enquanto Durkheim foi o responsável pela institucionalização do ensino de Sociologia;

c) Tocqueville participou do momento de criação da Sociologia, tendo contribuído ativamente para isso, enquanto Marx participou do processo de institucionalização da ciência;

d) Uma das periodizações possíveis é contar a história da Sociologia tomando por base a sua fundação em 1822, seguida do seu nascimento em 1839, depois a sua institucionalização enquanto ciência acompanhada da sua institucionalização como disciplina;

e) As mulheres não foram tema das primeiras reflexões consideradas na transição da Filosofia Social para a Sociologia, principalmente pelo fato de que não participavam dos circuitos intelectuais e não tinham representantes do gênero no campo científico ou literário.


Questão 52: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) 

Vários temas são recorrentes nas Ciências Sociais e, em consequência, acabam sendo comuns a várias(os) autoras(es). Sobre isso, indique qual assertiva abaixo está correta:

a) O tema da manufatura e sua diferença frente à indústria, principalmente no que tange à divisão do trabalho social foi objeto de estudo de Martineau, Marx e Durkheim, bem como resultou em textos bastante conhecidos;

b) As associações de trabalhadores e de mulheres foi objeto de estudo de Tristan, Martineau, Marx e Durkheim

c) O Direito em suas diversas manifestações e subáreas foi uma preocupação de Martineau, Marx e Durkheim, sendo que estes dois últimos se preocuparam em estudar como o Direito expressa morais vigentes.

d) Uma das diferenças importantes entre Martineau e Durkheim deve-se ao fato de que a primeira se dedica a desenhar tipos que encarnam elementos observados na realidade social, enquanto o último se recusava a fazê-lo;

e) O suicídio é um tema marginal nas Ciências Sociais cabendo destaque na fase Clássica apenas para o livro publicado por Marx, já que Martineau e Durkheim entendiam ser este decorrente de um ato meramente individual.


Questão 53: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) 

Considerando-se aspectos metodológicos, analise os pressupostos listados abaixo:

a) As “classes de fatos”, descritas em As regras do método sociológico, são descritas como aquelas que possuem o caráter de exterioridade, coercitividade e generalidade;

b) As obras Como observar: morais e costumes e As regras do método sociológico são idênticas, tendo sido a última investigada por plágio, o que foi prontamente refutado;

c) Martineau e Durkheim tocaram em temas bastante distintos no desenvolvimento de suas obras, mas as suas abordagens e conclusões são semelhantes;

d) Tanto Martineau quanto Durkheim prezavam pela neutralidade e pela imparcialidade, destacando o não preconceito e a objetividade nos mesmos termos, além da necessidade de controle dos valores dos próprios pesquisadores;  

e) Martineau falava em “classe de fatos”, enquanto Durkheim se dedicava a sistematizar a noção de “fatos sociais” no estudo dos fenômenos sociais.


Outras questões serão lançadas nesta postagem nos próximos meses a fim de contribuir para esse importante debate. 


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