Sugestões para provas e questões de concurso abordando teóricas clássicas das Ciências Sociais (2)
Olás,
Anteriormente, publiquei aqui no Blog uma sequência de questões sugeridas para trabalhar o conteúdo de teoria sociológica tendo por foco a obra de teóricas clássicas. A publicação pode ser lida neste link.
Questão 49: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Quando falamos acerca da história da Sociologia, podemos afirmar que:
a) Existe um consenso assentado acerca da história da Sociologia, pautado em fatos históricos incontestes e uma densa pesquisa científica;
b) Não existe necessidade em diferenciar o momento da criação daquele relativo à fundação da Sociologia, na medida em que o importante é conhecer a teoria produzida pelos teóricos canonizados;
c) Comte não nomeou a Sociologia, mas resgatou o nome dado por Emmanuel Joseph Sieyès, após abandonar o termo física social que havia cunhado para se referir ao estudo da sociedade;
d) Martineau estreou a Sociologia, embora não tenha participado do momento de sua fundação nem de sua institucionalização;
e) Questionar a história da Sociologia e a canonização dos teóricos clássicos é um desserviço a essa ciência, já institucionalizada, além de contribuir para a sua perda de identidade.
Questão 50: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca dos teóricos clássicos e canonizados podemos afirmar que:
a) Não existe relação entre a canonização
de clássicos e o apagamento de teóricos e teóricas do século XIX, já que o
processo de “santificação” dos “eleitos” se assenta em um esforço científico de
análise densa da contribuição de cada um para a história da Sociologia;
b)
Os clássicos canonizados são aqueles eleitos discricionariamente por meio das
escolas de formação e de intelectuais que se dedicaram a estudar as suas obras
e a publicar a respeito delas, configurando a dita “recepção”, como se fosse um
dado objetivo, embora corresponda a perspectivas contingenciais e subjetivas a
esse respeito;
c) A expressão “pais da
Sociologia” é compatível com a realidade, na medida em que ela abarca os
fundadores da ciência e da disciplina, que surgiu por volta de 1830 no
continente europeu, no impulso da Revolução Industrial;
d) As mulheres teóricas
que se dedicaram à pesquisa social no século XIX foram canonizadas por se
dedicarem a causas sociais, sendo consideradas “reformadoras”, devido ao
serviço voluntário que prestavam;
a)
Questão 51: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A formação em Ciências Sociais e o ensino de Sociologia para outras áreas tendem a reproduzir a percepção do campo acerca do que é importante e do que deve ser lecionado, portanto, o que foi institucionalizado e continua sendo reproduzido. A crítica recente a este processo engloba elementos presentes em obras pouco disseminadas no contexto atual, mas inegavelmente importantes e respeitadas no período de sua publicação. Algumas das quais tocam temas que ainda hoje ecoam nas discussões em Ciências Sociais. Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao que se conhece na atual conjuntura:
a) O nascimento da Sociologia não pode ser identificado com
clareza sem que possamos diferenciar o momento de criação do ato solene de
fundação, ambos passíveis de serem alterados sempre que encontramos novos dados
e fontes;
b) Sieyès foi o responsável pela institucionalização
da ciência sociológica ainda no século XVIII, enquanto Durkheim foi o
responsável pela institucionalização do ensino de Sociologia;
c) Tocqueville
participou do momento de criação da Sociologia, tendo contribuído ativamente
para isso, enquanto Marx participou do processo de institucionalização da
ciência;
d) Uma das periodizações
possíveis é contar a história da Sociologia tomando por base a sua fundação em
1822, seguida do seu nascimento em 1839, depois a sua institucionalização
enquanto ciência acompanhada da sua institucionalização como disciplina;
e) As mulheres não foram
tema das primeiras reflexões consideradas na transição da Filosofia Social para
a Sociologia, principalmente pelo fato de que não participavam dos circuitos
intelectuais e não tinham representantes do gênero no campo científico ou literário.
Questão 52: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil)
Vários temas são recorrentes nas Ciências
Sociais e, em consequência, acabam sendo comuns a várias(os) autoras(es). Sobre
isso, indique qual assertiva abaixo está correta:
a) O tema da manufatura e sua diferença frente à indústria,
principalmente no que tange à divisão do trabalho social foi objeto de estudo
de Martineau, Marx e Durkheim, bem como resultou em textos bastante conhecidos;
b) As associações de
trabalhadores e de mulheres foi objeto de estudo de Tristan, Martineau, Marx e
Durkheim
c) O Direito em suas
diversas manifestações e subáreas foi uma preocupação de Martineau, Marx e Durkheim,
sendo que estes dois últimos se preocuparam em estudar como o Direito expressa
morais vigentes.
d) Uma das diferenças
importantes entre Martineau e Durkheim deve-se ao fato de que a primeira se
dedica a desenhar tipos que encarnam elementos observados na realidade social,
enquanto o último se recusava a fazê-lo;
Questão 53: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil)
Considerando-se aspectos metodológicos,
analise os pressupostos listados abaixo:
a) As “classes de fatos”,
descritas em As regras do método sociológico, são descritas como aquelas
que possuem o caráter de exterioridade, coercitividade e generalidade;
b) As obras Como
observar: morais e costumes e As regras do método sociológico são
idênticas, tendo sido a última investigada por plágio, o que foi prontamente refutado;
c) Martineau e Durkheim
tocaram em temas bastante distintos no desenvolvimento de suas obras, mas as suas
abordagens e conclusões são semelhantes;
d) Tanto Martineau
quanto Durkheim prezavam pela neutralidade e pela imparcialidade, destacando o
não preconceito e a objetividade nos mesmos termos, além da necessidade de
controle dos valores dos próprios pesquisadores;
Outras questões serão lançadas em nova postagem nos próximos meses a fim de contribuir para esse importante debate e podem ser consultadas neste link.
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