Sociedade na América - Volume I Política: Capa e proposta da Coleção

 

Olás,


Como é bom poder contar que o livro já está a caminho. E para dar um spoiler a respeito queria explicar um pouco a proposta da Coleção Harriet Martineau e como as capas dos livros buscam demonstrar isso.

Essa é a capa do novo livro: Sociedade na América, originalmente publicado em 1837 em dois volumes. Na edição que preparei, o livro será dividido em quatro volumes, de acordo com as partes que o estruturam. São elas:

  • Volume I - Política
  • Volume II - Economia
  • Volume III - Civilização
  • Volume IV - Religião


A ideia inicial é chamar a atenção para a autora. Por essa razão, sua foto estampará todos os livros da Coleção. Também seguindo essa perspectiva, é a imagem de Martineau quem dará essa identidade que familiarizará a(o) leitora(r) com a obra dela. Desse modo, a mesma foto será apresentada com perfis de cores diferentes. Em qualquer lugar que a(o) leitora(r) vir um livro de Martineau, ele logo o identificará e a reconhecerá. 

O apagamento se combate com visibilização. Mostrar o rosto, o nome, destacá-la. E, ainda assim, correremos o risco de ouvir referência a bela obra de Martineau como se Martineau fosse um homem. Por essa razão, vários periódicos têm destacado o primeiro nome no intuito de demonstrar a autoria feminina.

No primeiro livro, o Como observar: morais e costumes, lançado em 2021, apostei no azul e verde, e o resultado foi muito elogiado.

No segundo livro, vamos de vermelho e rosa, nessa composição que vem celebrar a Democracia com uma análise sóbria e bem fundamentada dessa autora de extrema relevância para nossa formação em Ciências Sociais.

Lembrando que o formulário para interessadas(os) já está disponível, aqui mesmo no Blog, no seguinte link.

Comentários