Curso de Extensão 200 anos de Sociologia (UFJF/SBS) - Módulo I - Auguste Comte com Gustavo Biscaia de Lacerda (03/09/2021)

Olás,


Iniciamos nosso Curso 200 anos de Sociologia, Módulo I - Fundação da Sociologia, na última sexta-feira, 03/09/2021. A abertura contou com a presença da professora Giulle da Mata (UFOP), Jacob Lima (UFSCAR/SBS) e Fernanda H. C. Alcântara (UFJF-GV).

A primeira exposição versou sobre Auguste Comte e contou com a colaboração de Gustavo Biscaia de Lacerda (UFPR). Conforme solicitado durante a atividade, os slides estão sendo disponibilizados pelo link.


Disponibilizo também o link de publicação sobre Auguste Comte, de 27/12/2020, que contém a referência aos livros originais e algumas traduções da obra deste autor, bem como dois artigos do nosso convidado Gustavo Biscaia de Lacerda.
Divulgo, ainda, os livros do expositor:
O Momento Comtiano: República e Política no Pensamento de Augusto Comte


Laicidade na I República Brasileira: os Positivistas Ortodoxos
Positivismo, Augusto Comte e Epistemologia das Ciências Humanas e Naturais
Teoria política positivista: Pensando com Augusto Comte

Devido à quantidade de inscritos (mais de 500), precisamos realizar o encontro via webconferencia no sistema RNP, mas também transmitir via YouTube pelo Canal da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), nossa parceira na realização do Curso. Inobstante, a lista de presença foi disponibilizada nos dois lugares e também computamos as presenças pela lista disponibilizada pelo sistema webconferencia no sistema RNP e pelos comentários no Chat do YouTube, considerando-se os/as inscritos/inscritas.
Dado que o número de inscritos aumentou após o primeiro encontro, será uma regra a divisão em duas salas, posto que a sala da webconferencia comporta apenas 100 pessoas. Contudo, não haverá qualquer prejuízo para os inscritos e as inscritas, na medida em que o diálogo será direto em ambas as salas, com o encaminhamento de perguntas e comentários aos convidados e convidadas.
Ao todo serão 14 horas de carga horária no Módulo I - Fundação da Sociologia, sendo necessário 75% de presença para obtenção do certificado total. Em caso de presença em atividades isoladas, o certificado parcial será conferido pela PROEX UFJF, de acordo com os dados enviados pela organização do evento.
Para os que perderam a atividade, o conteúdo também está disponível pelo Canal Fernanda H. C. Alcântara, no link.

Muito obrigada a todas e todos que se inscreveram.

Esperamos vocês na próxima sexta!



Comentários