Clássicos - Auguste Comte (1798-1857)
Auguste Comte é considerado o pai fundador da Sociologia. Até aqui, nenhuma novidade. Mas, embora tenha feito muito sucesso com a criação da hierarquia entre as ciências, a lei dos três Estados e o positivismo, com o passar do tempo, Comte foi sendo esquecido e tratado como um teórico excêntrico.
Em sua obra "Curso de Filosofia Positiva", no volume 04, Comte estabelece a física social e explicita sua teoria a respeito. Ela resultou de uma série de palestras que ele publicou entre 1830 e 1842, organizados da seguinte forma:
- 1830: 18 lições de matemática;
- 1836: lição 19 a 34 física e astronomia;
- 1838: lição 35 a 45 química e biologia;
- 1839: lição 46 a 51 física social;
- 1842: lição 56 a 60 organizadas em dois volumes sobre dinâmica social.
A obra original é dificilmente encontrada, prevalecendo as traduções que tomaram por base a síntese e tradução para o inglês feitas por Harriet Martineau em 1853. Esse fato dificulta entendermos a sequência da elaboração original de Comte, embora nos poupe bastante tempo e investimento para conhecer de um modo geral a proposta desenvolvida na obra. Não por acaso, foi indicada pelo próprio Comte como devendo ser utilizada como referência em substituição à versão original.
Pois bem, se Comte foi esquecido e poucos são os teóricos que se dedicam a considerá-lo nas discussões sobre teoria social hoje, muito do que se fala sobre ele pode ser considerado apenas reprodução da interpretação de alguns comentadores.
Assim, nada melhor do que ler o autor na íntegra e seus livros originais também se encontram disponíveis em plataformas open source. Por essa razão, disponibilizo no blog os textos originais do Cours de philosophie positive, edição publicada em 1877.
Aproveito também para disponibilizar o "Discurso sobre o Espírito Positivo", em português e o "Catecismo Positivista".
Discurso sobre o Espírito Positivo
Augusto Comte. Coleção Os Pensadores.
Disponibilizo também dois artigos de Gustavo Biscaia de Lacerda, um dedicado estudioso do trabalho de Comte e adepto da Religião da Humanidade. Gustavo possui um Canal no Youtube para falar sobre a teoria comteana nomeado de "Positivismo" e o blog https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com/
Biscaia. Auguste Comte e o positivismo.
Biscaia. Elementos estáticos da teoria política de Auguste Comte.
Muito obrigado por postagens como essa, professora, que nos levam ao esclarecimento de escritores tão importantes como Augusto Comte estudado acima, pude perceber que mesmo tendo estudado Comte no ensino médio não tinha conseguido compreender bem suas obras e pensamentos, mas lendo as postagens ficou muito mais claro. Achei muito interessante a separação que ele propõe em três estados, e, a diferenciação que ele propôs entre síntese e análise.
ResponderExcluirAchei o texto do seu blog bastante esclarecedor e de fácil compreensão. Gostei muito do fato de você falar sobre a influência dele atualmente, eu não sabia que poucos estudiosos o utilizavam, para mim ele era até que bastante conhecido, já que estudei ele no ensino médio.
ResponderExcluirObrigada por nos cituar nas ideologias dos sociólogos com materiais extras. é admirável o seu empenho nessa empreitada. Não me lembro de ter visto esses textos no ensino médio apesar de tê-lo estudado.
ResponderExcluirJaíne- Obrigada pelo compartilhamento do material! Sem dúvidas o estudo da trajetória de Comte é esclarecedor, ele que foi nomeado pai da sociologia e criador da física social (o que vai ser abandonado em 1844, passando a chamar de sociologia). É muito interessante a ideia da "Leis dos três Estados", em que caminhávamos na história para um padrão que já estava estabelecido determinado. Obrigada pela disponibilização!
ResponderExcluirAproveitando aqui as "férias" para rever todos as aulas do curso pelo YouTube e pelos slides disponibilizados.
ResponderExcluirQue ótimo Inaldo. É sempre muito proveitoso verificar uma live ou ler um material didático pedagógico novamente. Também tenho este hábito :-)
Excluir