Questões de Concurso - FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

Olás,
pela 2ª vez, vamos falar sobre Questões de Concurso. Agora discutiremos as questões e conteúdo explorado numa prova antiga, da FADESP SEAD/SEDUC 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. Mas olhem que interessante a estrutura da prova, a variedade de autores e temas. Posteriormente, agendarei um dia para repassarmos e debatermos as questões, como fiz com relação à https://fernandahcalcantara.blogspot.com/2020/04/questoes-de-concurso-uel-concurso.html
Sem perder tempo, vamos às questões:


FADESPE SEAD/SEDUC PA 2008 Professor de Sociologia

23. Ao definir classe social, Karl Marx leva em consideração a 

(A) ideologia dominante e os elementos espirituais. 

(B) atuação do segmento dominante e da burguesia. 

(C) posição dos indivíduos no mundo da produção material. 

(D) situação da pessoa na esfera do poder e sua posição religiosa.

 

24. Na teoria marxista, a divisão da sociedade em classes sociais 

(A) é produzida pelas relações entre os homens. 

(B) pertence à esfera da superestrutura e da metafísica. 

(C) decorre de uma escolha individual dos membros da sociedade. 

(D) resulta de um complô arquitetado conjuntamente pela burguesia, pela Igreja e pela classe média.

 

25. A sociologia weberiana adota uma concepção 

(A) positivista. 

(B) individualista. 

(C) estruturalista. 

(D) funcionalista.

 

26. As categorias centrais da metodologia de Émile Durkheim são os conceitos de (A) classe social e anomia. 

(B) fato social e função social. 

(C) solidariedade orgânica e ideologia. 

(D) compreensão e representação coletiva.

 

27. Para Boaventura de Sousa Santos, a globalização econômica é sustentada pelo(pela) 

(A) emergência de blocos locais. 

(B) consenso econômico neoliberal. 

(C) liberação estatal das economias nacionais. 

(D) independência dos Estados nacionais em relação às agências multilaterais.

 

31. O positivismo, um dos conceitos mais complexos da Sociologia, caracteriza-se pelas dimensões 

(A) histórica e física. 

(B) física e sociológica. 

(C) filosófica e sociológica. 

(D) sociológica e geográfica.

 

32. Auguste Comte fundamenta a sua concepção de ciência no(na) 

(A) religião. 

(B) história. 

(C) lei dos três estados. 

(D) equilíbrio do mundo industrial nascente.

 

36. Com a globalização e os conseqüentes processos de exclusão social e econômica, os(as) 

(A) classes sociais tendem a desaparecer. 

(B) práticas de violência são adotadas como norma social. 

(C) Estados nacionais são forçados a propor políticas sociais. 

(D) países europeus estabelecem acordos de integração econômica supranacionais.

 

37. Em seu livro O Poder Simbólico, Pierre Bourdieu mostra que os “sistemas simbólicos” cumprem a função política de 

(A) impor ou legitimar a dominação. 

(B) propagar a hegemonia dos segmentos dominados. 

(C) estabelecer a violência por meio das forças armadas. 

(D) reduzir as relações de força a relações de comunicação.

 

38. Em suas obras, Pierre Bourdieu recebe influência das concepções 

(A) marxista e weberiana. 

(B) darwinista e marxista. 

(C) funcionalista e kantiana. 

(D) funcionalista e weberiana.

 

39. Segundo Anthony Giddens, a Sociologia é uma disciplina 

(A) que estabelece uma relação indireta com a vida cotidiana. 

(B) cujo centro do poder, na atualidade, está na América Latina. 

(C) específica, que procura dar conta de aspectos metassociológicos. 

(D) generalizante, que se ocupa, predominantemente, da modernidade.

 

40. A Sociologia e as outras ciências sociais compartilham 

(A) ideologias e fatos sociais. 

(B) realidades sociais e ostracismo. 

(C) estratégias metodológicas e problemas. 

(D) campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.

 

41. A Sociologia proclama o que aparentemente é óbvio para o senso comum porque o(a) 

(A) real consiste sempre de questões irrelevantes. 

(B) natureza das relações sociais são monótonas. 

(C) pesquisa social não está separada do mundo social que descreve. 

(D) realidade social expressa-se por meio das relações de poder e do folclore.

 

43. A escola, quando considerada como um dos aparelhos Ideológicos do Estado, é responsável pelo(pela) 

(A) manutenção e pela perpetuação das relações sociais. 

(B) surgimento de uma consciência crítica e revolucionária. 

(C) movimento de vanguarda da sociedade de tipo capitalista. 

(D) formação da pedagogia do oprimido e do anarquismo pedagógico.

 

48. Em seu discurso silencioso, o neoliberalismo difunde os(as) 

(A) princípios privatistas da educação. 

(B) projetos de democratização social. 

(C) metas de educação para todas as raças. 

(D) planos de igualdade de acesso a todas as classes sociais.

 

50. Ao estudar as sociedades humanas, Max Weber constatou que, independentemente da igualdade na condição econômica, existia uma diferenciação social entre os indivíduos, porque o(a) 

(A) prestígio social é um diferenciador. 

(B) valor moral, espiritual, religioso e histórico é permanente. 

(C) regra, a ordem, as instituições políticas são marcadores sociais. 

(D) sexo, a cor, a legitimidade e a história expressam as relações materiais de existência.

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