Questões de Concurso - UEL CONCURSO VESTIBULAR 2009
Em teoria sociológica podemos recorrer a vários instrumentos interessantes para a discussão e fixação do conteúdo. Além disso, tais conhecimentos são recorrentemente citados nos mais diversos certames Brasil afora. Daí decorrem três questões, que demonstram a importância de conhecer tais questões para:
1) poder fixar o conteúdo e mesmo aprendê-lo;
2) saber como a Sociologia tem sido instrumentalizada e se de fato o que observamos é uma cobrança de teoria sociológica ou de algum conteúdo "deturpado"/"desviado";
3) compreender qual conteúdo de Sociologia é privilegiado ou mais cobrado neste tipo de seleção.
Desse modo, começarei hoje a publicar e comentar algumas questões de provas de concurso já realizados no nosso país. Tentarei buscar questões de perfis de provas bastante variados, saindo do modelo padrão, e peço aos leitores que, sabendo de alguma prova interessante a encaminhe para o blog. Buscarei também sair do foco nos concursos do sudeste, mostrando a heterogeneidade quanto a bancas, conteúdos e formas de questionamento.
Espero que o conteúdo seja útil a discentes e docentes. Particularmente, gosto de usar essas questões, principalmente no Curso de Direito, mas nada impede que elas sejam utilizadas, inclusive, no Ensino Médio.
Como estamos com o calendário letivo suspenso devido ao risco de proliferação do COVID-19, esses exercícios podem ser úteis como atividades remotas ou mesmo como trabalho domiciliar. Para os meus alunos de Sociologia e Sociologia do Direito da UFJF, Campus de Governador Valadares, recomendo a leitura atenta e a resolução das questões para irem se preparando para as atividades avaliativas e ocupando o tempo de forma produtiva. Por essa razão, é interessante o debate sobre as questões e assertivas e coloco-me a disposição para tanto. Lembro que, para receber as notificações por email o leitor precisar deixar o seu email pessoal no link "inscrever-se", mas para comentar as questões precisar clicar em "seguir".
Vamos começar com uma prova da UEL CONCURSO VESTIBULAR 2009, 2ª Fase, aplicada em 08/12/2008. As questões transcritas abaixo, em sua grande maioria, fazem parte do Caderno Sociologia. Apenas as questões relativas à teoria de Jurgens Habermas fazem parte do Caderno de Filosofia. Porém, Habermas é muito utilizado em Sociologia do Direito e, com base nisso, transcrevo abaixo as referidas questões.
9) Sobre o pensamento de Habermas, é correto
afirmar que, no modelo da democracia deliberativa, a noção de cidadania
enfatiza
a) os direitos e as liberdades metafísicas.
b) as liberdades individuais e a heteronomia.
c) os direitos objetivos e o cerceamento da sociedade civil.
d) os direitos subjetivos e as liberdades cidadãs.
e) os direitos naturais originários e a submissão à autoridade.
1) poder fixar o conteúdo e mesmo aprendê-lo;
2) saber como a Sociologia tem sido instrumentalizada e se de fato o que observamos é uma cobrança de teoria sociológica ou de algum conteúdo "deturpado"/"desviado";
3) compreender qual conteúdo de Sociologia é privilegiado ou mais cobrado neste tipo de seleção.
Desse modo, começarei hoje a publicar e comentar algumas questões de provas de concurso já realizados no nosso país. Tentarei buscar questões de perfis de provas bastante variados, saindo do modelo padrão, e peço aos leitores que, sabendo de alguma prova interessante a encaminhe para o blog. Buscarei também sair do foco nos concursos do sudeste, mostrando a heterogeneidade quanto a bancas, conteúdos e formas de questionamento.
Espero que o conteúdo seja útil a discentes e docentes. Particularmente, gosto de usar essas questões, principalmente no Curso de Direito, mas nada impede que elas sejam utilizadas, inclusive, no Ensino Médio.
Como estamos com o calendário letivo suspenso devido ao risco de proliferação do COVID-19, esses exercícios podem ser úteis como atividades remotas ou mesmo como trabalho domiciliar. Para os meus alunos de Sociologia e Sociologia do Direito da UFJF, Campus de Governador Valadares, recomendo a leitura atenta e a resolução das questões para irem se preparando para as atividades avaliativas e ocupando o tempo de forma produtiva. Por essa razão, é interessante o debate sobre as questões e assertivas e coloco-me a disposição para tanto. Lembro que, para receber as notificações por email o leitor precisar deixar o seu email pessoal no link "inscrever-se", mas para comentar as questões precisar clicar em "seguir".
Vamos começar com uma prova da UEL CONCURSO VESTIBULAR 2009, 2ª Fase, aplicada em 08/12/2008. As questões transcritas abaixo, em sua grande maioria, fazem parte do Caderno Sociologia. Apenas as questões relativas à teoria de Jurgens Habermas fazem parte do Caderno de Filosofia. Porém, Habermas é muito utilizado em Sociologia do Direito e, com base nisso, transcrevo abaixo as referidas questões.
1) Karl
Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os pilares do pensamento
sociológico moderno. Apesar das diferenças existentes entre eles a respeito do
que é vida social e sua base, há, nos três pensadores, uma intensa preocupação
com o método de apreensão do objeto a ser investigado, no caso, as relações
sociais. Com base nos conhecimentos sobre a reflexão metodológica de Marx,
Durkheim e Weber, assinale a alternativa correta.
a) Para Durkheim, os esforços para evidenciar o que
as sociedades poderiam ser e não o que efetivamente elas eram constituíam um
dos grandes obstáculos à investigação sociológica.
b) Em Marx, o método aspira à construção de leis gerais
e invariáveis, o que se exprime na formulação de que “a história de todas as
sociedades, até os dias de hoje, tem sido a história das lutas de classes”.
c) De acordo com Weber, ao observar as culturas, o
investigador deve apreendê-las em sua totalidade. Escapar a este princípio,
situado na origem do conceito de tipo ideal, é permanecer preso ao senso comum.
d) Marx, Durkheim e Weber romperam com o princípio
indutivo na investigação do objeto, lançando, com isso, as bases para a
construção da sociologia enquanto ciência da sociedade.
e) Nos três autores, é comum a compreensão de que a
aparência da vida social é coincidente com a sua essência, isto é, o que vemos
reproduz, imediatamente, no plano do pensamento, a vida social tal como ela é,
em seus fundamentos.
2) Leia o texto a seguir.
Texto XIV
“Tribunais do crime” mataram ao menos 9
[...] Os ‘tribunais’ [do crime] são
‘julgamentos’ comandados por um presidiário do PCC que assume o papel de ‘juiz’
para determinar, por meio de um celular, a morte ou não de uma pessoa – seja
ela ligada ou não ao PCC. Escutas telefônicas mostram como funcionam os
‘tribunais do crime’:
Pessoa 1: Alô [...]
Pessoa 2: Então, é aquilo que eu
falei lá! Se o cara quiser vir, pode arrancar esse moleque aí, pegar, matar,
raspar e sair fora, que é para [ele] ficar esperto [...]. É essa a idéia: se
quiser, é já para esticar o cerol [matar]. (Folha de São Paulo, 21 set. 2008.
Caderno cotidiano, p. C-4.)
O texto retrata uma prática que tem se tornado
comum em várias cidades brasileiras devido à existência de organizações
criminosas ligadas, principalmente, ao tráfico de drogas.
De acordo com a perspectiva
teórica de Émile Durkheim, o texto expressa
a) a
importância de se constituírem, no interior da sociedade, novas formas de
consciência coletiva que se manifestem contrárias àquela dominante, reconhecida
institucionalmente.
b) que a
harmonia social tem como um de seus pressupostos a eliminação física e brutal
dos indivíduos com comportamento coletivo desviante, por instituições paralelas
ao poder estatal.
c) a
importância de todos os setores da vida social possuírem estrutura
institucional, pois, sendo a sociedade um grande organismo, inclusive o crime
deve ser organizado.
d) que os
indivíduos são anteriores à sociedade, ou seja, podem agir de forma a autônoma
e, se assim for necessário, podem agir contrariamente às normas coletivas.
e)
aspectos de um quadro anômico, pois, embora certa taxa de crime seja normal em
todas as sociedades, a prática assinalada indica a perda de vínculos sociais e
morais básicos para a existência da coesão social.
3) Observe a figura a seguir.
(HODGE,
N.; ANSON, L. L’Art de A à Z. Dubai: PML Éditions, 1996. p. 218.)
Sobre o
processo de organização do trabalho representado na figura, é correto afirmar
que esse expressa, segundo a forma pela qual Max Weber o analisa,
a) o papel
libertador da técnica na vida dos indivíduos, pois potencializa as capacidades
físico-intelectuais humanas.
b) o tipo
ideal de sociedade, pois esta, por ser justa, aloca cada um nas funções para as
quais tem aptidões inatas.
c) o
declínio das formas racionais de dominação burocrática que, tradicionalmente,
estiveram presentes nas sociedades orientais.
d) a formação de uma ordem
econômica e técnica que define violentamente a vida dos indivíduos nascidos sob
esse sistema.
e) que o
trabalho fabril escapa à tipologia das ações racionais, por ser repetitivo e
marcado pela tradição, aproximando-se, assim, do trabalho outrora existente nas
comunidades.
4) Leia o
texto XVII.
"Kino ouviu a leve batida das ondas da manhã na praia.
Como era bom... Tornou a fechar os olhos para escutar a música dentro dele.
Talvez só ele fizesse isso, talvez todos os homens da sua raça também fizessem.
Tinham sido em outros tempos grandes fazedores de cantigas, de modo que tudo o
que viam, pensavam, faziam ou ouviam virava cantiga. Era assim havia muito,
muito tempo. As cantigas haviam ficado e Kino as conhecia, mas não havia
cantigas novas. Não era que não houvesse cantigas pessoais. Naquele momento
mesmo, havia na cabeça de Kino uma cantiga clara e terna e, se ele pudesse dar
voz aos seus pensamentos, iria chamar-lhe a Cantiga da Família". (STEINBECK, J.
A Pérola. São Paulo: Circulo do Livro, p. 8.)
De acordo
com o texto, assinale a alternativa correta.
a) A
cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada
com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e
grupos sociais.
b) A
cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo,
portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados.
c) A
música é o ponto de partida da formação de um povo, pois é a partir do momento
em que os homens compõem e transmitem sonoramente suas idéias que passam a ter
cultura.
d) São
indivíduos isolados cujos valores se desenvolvem com independência em relação à
base material que têm diante de si que constituem o ponto de partida para a
formação da cultura de um determinado povo.
e) Certas
raças não conseguem se desenvolver culturalmente, razão pela qual se limitam a
exprimir sua história pela música em vez de o fazerem pela linguagem.
5) Leia o
texto seguinte. Texto XVIII
"[...]
Ramón vivia do seu trabalho e tinha que pagar um apartamento e a comida, e
inclusive as folhas de papel para poder escrever nos fins de semana. Já sabia
que introduzir no computador um argumento e os nomes dos personagens para que
realizasse um primeiro esboço não era a mesma coisa que escrever uma novela
desde o princípio, mas as coisas agora estavam desse jeito. O mundo editorial
tinha mudado, os livros já não eram concebidos como obras de artesanato criadas
na mente de um só homem sem nenhuma ajuda exterior." (SAORÍN, J. L. A curiosa
história do editor partido ao meio na era dos robôs escritores. Rio de Janeiro:
Relume Dumará, 2005. p. 109).
O texto
XVIII remete a formulações presentes na análise de Marx sobre o desenvolvimento
do capitalismo. Quanto à posição de Marx em relação ao tema abordado no texto,
é correto afirmar.
I.
Com
o advento da sociedade comunista, o trabalho desaparece e instaura-se um
ordenamento social em que a preocupação do indivíduo será basicamente com o
exercício do lazer.
II.
O
avanço das forças produtivas torna-se desnecessário em uma sociedade
socialista, uma vez que as máquinas, responsáveis pelo sofrimento humano, serão
substituídas por um retorno à produção artesanal.
III.
A
tendência do movimento do capital é no sentido de uma contínua desqualificação
da força de trabalho. Deste modo, intensifica-se a unilateralidade do ser que
trabalha e sua degradação física e psíquica.
IV.
A
revolução contínua das forças produtivas é uma necessidade inerente ao processo
de acumulação capitalista e está na base da expansão deste modo de produção e
da constituição do mercado mundial.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II
são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III
são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV
são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e
IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III
e IV são corretas.
6) O texto a
seguir faz referência a uma forma específica de organização do trabalho, que
impulsionou o desenvolvimento do capitalismo industrial no século XX. Texto XIX
O trabalho era [...] prender tampas de vidro em garrafas pequenas. Trazia na
cintura a meada de barbante. Segurava as garrafas entre os joelhos, para poder
trabalhar com as duas mãos. Nesta posição, sentado e curvado sobre os joelhos,
os seus ombros estreitos foram se encurvando; o peito ficava contraído durante
dez horas por dia [...] O superintendente tinha grande orgulho dele e trazia
visitantes para observarem-no [...] Isto significava que ele atingira a
perfeição da máquina. Todos os movimentos inúteis eram eliminados. Todos os
movimentos dos seus magros braços, cada movimento de um músculo dos dedos
magros, eram rápidos e precisos. Trabalhava sob grande tensão, e o resultado
foi tornar-se nervoso. (LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
p. 98.)
Com base
no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que esta forma de
organização do trabalho
a)
implicou um enriquecimento das tarefas a serem desenvolvidas, de tal modo que
os trabalhadores poderiam operar, por exemplo, com a habilidade das duas mãos.
b)
produziu um trabalhador mais intelectualizado, visto que a complexidade do seu
trabalho coincidia com a complexidade da máquina utilizada.
c)
apoiava-se no princípio do Just in time, isto é, trabalho a tempo justo, na
maior autonomia do trabalhador frente a seus meios de trabalho.
d)
generalizou a tarefa parcelar, monótona e desinteressante, pela subordinação do
homem à máquina, distanciandoo, assim, do trabalho criativo.
e)
revelou-se inviável em outros setores de atividade, como o caso dos escritórios
e restaurantes de fast-food, embora tenha cido amplamente utilizada no espaço
fabril ao longo do século XX.
7) Leia o texto a seguir e responda à questão.
Texto X "A proposta ética de Habermas não comporta conteúdos. Ela é formal. Ela apresenta um procedimento,
fundamentado na racionalidade comunicativa, de resolução de pretensões normativas de validade".
(DUTRA, D. J. V. Razão e consenso em Habermas. A teoria discursiva da verdade, da moral, do direito e da biotecnologia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005, p. 158.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre a obra de
Habermas, é correto afirmar que, na Ética do Discurso,
a) o processo de justificação das normas morais e o
procedimento de deliberação das pretensões de validade de correção normativa
são falíveis.
b) o formalismo da ética habermasiana é idêntico ao
formalismo presente nas éticas de Kant e Bentham, pois desconsidera o que
resulta concretamente das normas morais.
c) o modelo monológico da ética kantiana é reformulado na
perspectiva de uma comunidade discursiva na qual os participantes analisam as
pretensões de validade tendo como critério a força do melhor argumento.
d) o puro respeito à lei é considerado por Habermas como o
critério fundamental para conferir moralidade à ação, restando excluídos do
debate da ética discursiva os desejos e as necessidades manifestados pelos
indivíduos.
e) o princípio “U” possibilita que sejam acatadas normas que
não estejam sintonizadas com uma vontade universal, coadunando, dessa forma,
particularismo e universalismo ético.
UEL VESTIBULAR 2009
Leia o texto a seguir e responda às questões abaixo. Texto
XI A ação política pressupõe a possibilidade de decidir, através da palavra,
sobre o bem comum. Esta acepção do termo ‘política’, somente válida enquanto
ideal aceito, guarda uma estreita relação com a concepção de política defendida
por Habermas. Em particular, com o modelo normativo de democracia que este
desenvolveu no início dos anos de 1990 e que inclui um procedimento ideal de
deliberação e tomada de decisões: a chamada política deliberativa. (VELASCO
ARROYO, J. C. Para leer a Habermas. Madrid: Alianza, 2003, p. 93.)
8) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a democracia
no pensamento de Habermas, considere as afirmativas a seguir.
I. As normas se
tornam legítimas pelo fato de terem sido submetidas ao crivo participativo de
todos os concernidos.
II. O princípio da regra da maioria está subordinado à
possibilidade prévia de que todos os concernidos tenham tido a oportunidade de
apresentar seus posicionamentos de forma argumentativa e sem coerção.
III. A
deliberação visa formalizar posições cristalizadas pelos membros da sociedade
política, limitando-se ao endosso das opiniões prévias de cada um.
IV. As
práticas políticas democráticas restringem-se à à escolha, mediante sufrágio
universal, dos líderes que governam as cidades.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e
IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as
afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são
corretas.
a) os direitos e as liberdades metafísicas.
b) as liberdades individuais e a heteronomia.
c) os direitos objetivos e o cerceamento da sociedade civil.
d) os direitos subjetivos e as liberdades cidadãs.
e) os direitos naturais originários e a submissão à autoridade.
3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 1
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia, questão 3
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia, questão 6
ResponderExcluir