Provas Aplicadas - 1ª Prova de Sociologia
Olás,
Compartilho com vocês a 1ª Prova de Sociologia do 2º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada na última segunda-feira para o 2º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2025
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
17/11/2025 Valor: 30 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua
prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso
das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – Questão 09: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Existe
uma discussão importante sobre a relação existente entre as teóricas clássicas
e o tema de investigação sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de
gênero não estivesse disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na
primeira metade do século XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao
trabalho de Harriet Martineau:
a) Os
"arranjos" e "estados de casamento" observados não
mantinham conexão com as morais vigentes numa sociedade.
b) A mulher não
deveria ser considerada como "classe", pois não representava uma
categoria homogênea.
c) O casamento
é uma instituição social comum a todas as sociedades e, por esta razão, podemos
considerá-lo uma coisa universal, não contingencial.
d) Os
"estados de casamento" são formas sociais de manutenção de uma boa
convivência doméstica, sendo configurados para servir a esta
função.
e) A desigualdade de gênero dentro do modelo de
casamento postulado por uma sociedade é causa de "infelicidade
conjugal" e de "casos de sofrimento social".
QUESTÃO
02 – Consulplan MPE PA - Técnico Sociólogo - 2022 46
O positivismo, linha teórica sociológica criada por Auguste Comte, surgiu no
século XIX como contraponto ao racionalismo abstrato do liberalismo e atuou
como pensamento dominante tanto como método quanto como doutrina. Diante do
exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1.
Método positivista.
2.
Doutrina positivista.
(2) Apresentava-se como revelação da própria
ciência, ou seja, não apenas regra por meio da qual a ciência chega a
descobrir.
(2) Tem como embasamento a certeza rigorosa dos
fatos de experiência como fundamento da construção teórica.
(1) A palavra de ordem era desprezar a inacessível
determinação das causas, dando preferência à procura das leis.
(1) Apresentava-se como caráter universal da
realidade, como significado geral da mecânica e da dinâmica do universo.
A
sequência correta está em
A)
2, 1, 1, 2. B) 1, 1, 2, 2. C) 2, 2, 1, 1. D) 1,
2, 1, 2.
QUESTÃO 03 – Prova IBFC - 2023 -
SEAD-GO - Analista Ambiental - Ciências Sociais/Sociologia 65)
Apesar das diversas e frustradas tentativas de “ocupação planejada” da Amazônia
por populações provenientes do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, desde a
década de 70, do século XX, ela ainda é povoada em sua maior parte por povos
originários, caboclos e ribeirinhos, povos tradicionais da floresta. Diante do
exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A principal atividade de
subsistência destes povos está apoiada em práticas de
subsistência.
II. Estas práticas, quando levam
em consideração a reposição natural dos recursos, são denominadas práticas sustentáveis.
III. A interação entre os povos
tradicionais e as atividades científicas proporcionou o desenvolvimento de
novas técnicas, com vistas a preservar a biodiversidade.
Assinale a alternativa que
preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) de consumo / insustentáveis /
lucratividade
b) individualistas / isoladas /
produtividade
c) consensuais / reposicionistas /
longevidade
d) de subsistência / sustentáveis / biodiversidade
e) capitalistas / neofordistas /
privacidade
QUESTÃO 04 – Questão 11: (Fernanda H. C. Alcântara,
Brasil) Harriet Martineau se dedicou a estudar o "Estado
doméstico" e nele as classes sociais em sua obra Como observar:
morais e costumes. Sobre elas, a autora asseverou que:
a) Mulheres e crianças são classes sociais e devem
ser consideradas para a realização da observação social e a compreensão das
dinâmicas sociais.
b) As classes
agrícolas são homogêneas e não possuem, por isso mesmo, qualquer diferenciação
relativa ao tamanho da porção de terra e do modo de gerenciamento e trabalho
utilizado nestas.
c) As classes
de fabricantes englobam classes manufatureiras e classes comerciais.
d) Ao abordar a
classe de mulheres deve se desconsiderar o estado civil.
e) O casamento
não é um elemento importante na análise de classes já que não se baseia num
pacto entre iguais.
QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor
da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 25 Uma categoria
fundamental nas Ciências Sociais é a de “estrutura”. Mediante o contato com as
estruturas, os seres humanos se formam, se relacionam, compartilham
significados e lidam com as normas que lhes são impostas. Sobre estruturas nas
aulas de Sociologia, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a
verdadeira e (F) para a falsa.
(V) Permite compreender os mecanismos que moldam os sistemas
sociais mediante a reprodução de normas, regras e valores.
(V) Possibilita observar a criação das regras sociais e o
compartilhamento pelo grupo dos sentidos atribuídos socialmente às regras e aos
papéis sociais.
(V) Promove a identificação das regularidades nas ações
sociais e de cada agente social como um ator que desempenha diferentes papéis:
pai, filho, aluno, trabalhador, por exemplo.
As afirmativas são,
respectivamente,
(A) V – V – F. (B) V – F
– V. (C) F – V – V.
(D)
F – V – F. (E) V – V – V.
QUESTÃO
06 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 15
A sociologia do século XIX marca incontestavelmente o momento da reflexão dos
homens sobre eles mesmos, aquele em que o social como tal é posto em questão
[...]. Ela também exprime uma intenção não radicalmente nova, mas original por
seu radicalismo, a de um conhecimento propriamente científico, baseado no
modelo das ciências da natureza, tendo em vista o mesmo objetivo: o
conhecimento científico deveria dar aos homens o controle de sua sociedade e de
sua história assim como a física e a química lhes possibilitaram o controle das
forças naturais. (ARON, Raymond. Apud CASTRO, Anna M. de; DIAS, Edmundo (Org.).
Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974. p. 24.)
A
reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto
a própria humanidade, mas a sociologia, como um campo delimitado do saber
científico, só chega em meados do século XIX na Europa.
A
emergência da sociologia como ciência está relacionada, dentre outros fatores:
A)
Ao surgimento das primeiras universidades, que exigiam uma diversificação de
conhecimentos para além das ciências naturais.
B)
À necessidade de se revitalizar o poder teológico, debilitado após os
questionamentos reformistas, através respaldo positivista.
C)
À urgência da sistematização de ideologias que sustentassem os novos Estados
Nacionais com nacionalismo e centralismo governamental.
D) Às correntes de pensamento
anteriores, que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia – o
racionalismo; o empirismo; e, o iluminismo.
QUESTÃO 07 – Questão 25: (Fernanda H. C. Alcântara,
Brasil) No Prefácio à Filosofia Positiva de
Auguste Comte, percebemos que Harriet Martineau:
a) Realiza
uma defesa incondicional da obra de Auguste Comte.
b) Compreende o processo de desenvolvimento e
socialização do pensamento científico, traduzindo Comte e o disponibilizando
para leitores de língua inglesa.
c) Questiona
os alicerces da produção científica e entende que o processo de publicização de
informações deveria ser alterado.
d) Adota
uma postura crítica em relação a esta obra de Comte de um modo geral sem
pontuar o que considera frágil ou inadequado no livro que ela traduziu.
e) Foi
contratada por Comte como sua tradutora e secretária para compilar suas
publicações e editá-las após uma minuciosa tradução para a língua inglesa.
QUESTÃO 08 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA
DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 24) Cultura é um
importante conceito para as análises das ciências sociais. De maneira geral,
podemos designar a cultura como um conjunto de significados simbólicos que
organizam e dão sentido à realidade. No entanto, a ideia de cultura como
conhecemos hoje é também produto de um processo histórico. É nesse sentido que
Denys Cuche, ao analisar a etimologia da palavra, demonstra a importância de se
investigar a relação entre as ideias e os significados das palavras.
A partir do que
argumenta Cuche, assinale a alternativa correta.
a) Segundo o autor a
palavra cultura passa a designar o conjunto de práticas desenvolvidas pelos
sujeitos com a descoberta das Américas e o encontro com uma alteridade radical
b) A ideia de cultura
associada à terra não possui relação ao que podemos compreender hoje com o
significado figurado do conceito
c) É a partir do século XVIII com as ideias do Iluminismo
que a palavra cultura passa a ser compreendida com maior ênfase em seu caráter
figurado e associado à ideia de progresso e evolução
d) O conceito de
cultura na França designa cada vez mais, a partir do século XVIII, a práticas
que estão voltadas para o âmbito coletivo e para o progresso. Ao contrário, na
Alemanha a ideia do conceito ficou mais voltado às práticas de progresso de
âmbito individual
e) Civilização e
cultura são conceitos antagônicos que não traçam implicações mútuas no
desenvolvimento de seus significados
QUESTÃO 09 – Questão 47: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu
livro Sociedade na América, Harriet Martineau (1802-1876) se
debruça logo no primeiro volume sobre o tema Política. A esse respeito ela fez
várias considerações fundadas nas observações e nos estudos que empreendeu
preparando-se para ir para os Estados Unidos e nos dois anos em que lá
permaneceu. Inobstante, sua teoria versa sobre questões ainda hoje
profundamente relevantes acerca de como as instituições se relacionam com a
sociedade, os movimentos sociais e os indivíduos.
Considere as
assertivas abaixo e indique a correta:
a) Martineau questionou o processo de assentimento
dos Estados à constituição em 1788, afirmando que os meios utilizados não
haviam sido justos e que a população, em sua maioria, era contrária ao definido
pela “alta autoridade”;
b) De posse da
informação decorrente de suas observações e de dados coletados de que o Senado
norte-americano ignorava o direito de petição do povo, Martineau afirma nesta
obra que este é um direito que não poderia ser violado, mas que dados assuntos
para os quais não se queria dar visibilidade poderiam ser considerados uma
exceção razoável;
c) O
Legislativo era o núcleo democrático que conseguia garantir o empenho das
demais instituições e o poder despótico estava ligado à relação entre
favorecidos e injuriados que não era relatada neste poder no sistema
democrático dos Estados Unidos;
d) Para
Martineau a Democracia pode ser observada nas sociedades em que o regime é
instalado e não sofre investidas contrárias, demonstrando assim que é forte e
sólida.
QUESTÃO 10 – Prova FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Londrina - PR - Gestor Social - Serviço de Sociologia QUESTÃO 44 – “Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro” (Santos, 1949). Assinale a alternativa correta que descreve a diferença entre cultura material e imaterial.
A) Cultura material refere-se a objetos físicos criados por uma
sociedade, enquanto cultura imaterial refere-se à ideias, valores e práticas
compartilhadas.
B) Cultura imaterial refere-se
apenas à arte e à música, enquanto cultura material refere-se a todos os outros
aspectos da cultura.
C) Cultura material e imaterial
são conceitos intercambiáveis que descrevem diferentes aspectos da mesma coisa.
D) Cultura material refere-se
apenas à cultura de uma sociedade, enquanto cultura imaterial refere se às
influências externas sobre essa cultura.
E) Cultura é sempre cultura e seu
conceito não pode ser dividido.
QUESTÃO 11 – FAURGS - SES RS -
Sociólogo – 2022 48. Sobre as relações entre saúde e adoecimento, em uma perspectiva
sociológica, considere as afirmações abaixo.
I - De maneira geral, devem ser
buscadas no indivíduo, de forma endógena, as explicações pelos problemas de
saúde que o acometem, tanto por fatores genéticos como por ocorrências que
sejam fruto de fatalidade ou maus hábitos de vida.
II - A explicação sociológica das relações entre saúde e adoecimento
incluem a questão do modo de vida da sociedade como algo externo que provoca a
doença, como a poluição atmosférica, a violência, o estresse, o ritmo de
trabalho e o ambiente familiar.
III- Não é relevante levar em
conta fatores como desigualdades econômicas, políticas, sociais e ideológicas
para a compreensão das questões relacionadas com saúde e adoecimento na
sociedade como um todo, pois são neutralizados por políticas públicas.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III.
(D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Comentários
Postar um comentário