Provas Aplicadas - 1ª Prova de Sociologia

   

Olás, 


Compartilho com vocês a 1ª Prova de Sociologia do 2º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada na última segunda-feira para o 2º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.



 

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2025

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara    Data: 17/11/2025              Valor: 30 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 


QUESTÃO 01 – Questão 09: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Existe uma discussão importante sobre a relação existente entre as teóricas clássicas e o tema de investigação sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de gênero não estivesse disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na primeira metade do século XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao trabalho de Harriet Martineau:

a) Os "arranjos" e "estados de casamento" observados não mantinham conexão com as morais vigentes numa sociedade.

b) A mulher não deveria ser considerada como "classe", pois não representava uma categoria homogênea.

c) O casamento é uma instituição social comum a todas as sociedades e, por esta razão, podemos considerá-lo uma coisa universal, não contingencial.

d) Os "estados de casamento" são formas sociais de manutenção de uma boa convivência doméstica, sendo configurados para servir a esta função.  

e) A desigualdade de gênero dentro do modelo de casamento postulado por uma sociedade é causa de "infelicidade conjugal" e de "casos de sofrimento social".

 

QUESTÃO 02 – Consulplan MPE PA - Técnico Sociólogo - 2022 46 O positivismo, linha teórica sociológica criada por Auguste Comte, surgiu no século XIX como contraponto ao racionalismo abstrato do liberalismo e atuou como pensamento dominante tanto como método quanto como doutrina. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Método positivista.

2. Doutrina positivista.

(2) Apresentava-se como revelação da própria ciência, ou seja, não apenas regra por meio da qual a ciência chega a descobrir.

(2) Tem como embasamento a certeza rigorosa dos fatos de experiência como fundamento da construção teórica.

(1) A palavra de ordem era desprezar a inacessível determinação das causas, dando preferência à procura das leis.

(1) Apresentava-se como caráter universal da realidade, como significado geral da mecânica e da dinâmica do universo.

A sequência correta está em

A) 2, 1, 1, 2.     B) 1, 1, 2, 2.     C) 2, 2, 1, 1.     D) 1, 2, 1, 2.

 

QUESTÃO 03 – Prova IBFC - 2023 - SEAD-GO - Analista Ambiental - Ciências Sociais/Sociologia 65) Apesar das diversas e frustradas tentativas de “ocupação planejada” da Amazônia por populações provenientes do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, desde a década de 70, do século XX, ela ainda é povoada em sua maior parte por povos originários, caboclos e ribeirinhos, povos tradicionais da floresta. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A principal atividade de subsistência destes povos está apoiada em práticas de subsistência.

II. Estas práticas, quando levam em consideração a reposição natural dos recursos, são denominadas práticas sustentáveis.

III. A interação entre os povos tradicionais e as atividades científicas proporcionou o desenvolvimento de novas técnicas, com vistas a preservar a biodiversidade.

 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

a) de consumo / insustentáveis / lucratividade

b) individualistas / isoladas / produtividade

c) consensuais / reposicionistas / longevidade

d) de subsistência / sustentáveis / biodiversidade

e) capitalistas / neofordistas / privacidade

 

QUESTÃO 04 – Questão 11: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau se dedicou a estudar o "Estado doméstico" e nele as classes sociais em sua obra Como observar: morais e costumes. Sobre elas, a autora asseverou que:

a) Mulheres e crianças são classes sociais e devem ser consideradas para a realização da observação social e a compreensão das dinâmicas sociais.

b) As classes agrícolas são homogêneas e não possuem, por isso mesmo, qualquer diferenciação relativa ao tamanho da porção de terra e do modo de gerenciamento e trabalho utilizado nestas. 

c) As classes de fabricantes englobam classes manufatureiras e classes comerciais.

d) Ao abordar a classe de mulheres deve se desconsiderar o estado civil.

e) O casamento não é um elemento importante na análise de classes já que não se baseia num pacto entre iguais.

 

QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 25 Uma categoria fundamental nas Ciências Sociais é a de “estrutura”. Mediante o contato com as estruturas, os seres humanos se formam, se relacionam, compartilham significados e lidam com as normas que lhes são impostas. Sobre estruturas nas aulas de Sociologia, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(V) Permite compreender os mecanismos que moldam os sistemas sociais mediante a reprodução de normas, regras e valores.

(V) Possibilita observar a criação das regras sociais e o compartilhamento pelo grupo dos sentidos atribuídos socialmente às regras e aos papéis sociais.

(V) Promove a identificação das regularidades nas ações sociais e de cada agente social como um ator que desempenha diferentes papéis: pai, filho, aluno, trabalhador, por exemplo.

 

As afirmativas são, respectivamente,

(A) V – V – F.        (B) V – F – V.        (C) F – V – V.       

(D) F – V – F.        (E) V – V – V.

 

QUESTÃO 06 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 15 A sociologia do século XIX marca incontestavelmente o momento da reflexão dos homens sobre eles mesmos, aquele em que o social como tal é posto em questão [...]. Ela também exprime uma intenção não radicalmente nova, mas original por seu radicalismo, a de um conhecimento propriamente científico, baseado no modelo das ciências da natureza, tendo em vista o mesmo objetivo: o conhecimento científico deveria dar aos homens o controle de sua sociedade e de sua história assim como a física e a química lhes possibilitaram o controle das forças naturais. (ARON, Raymond. Apud CASTRO, Anna M. de; DIAS, Edmundo (Org.). Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974. p. 24.)

A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só chega em meados do século XIX na Europa.

A emergência da sociologia como ciência está relacionada, dentre outros fatores:

A) Ao surgimento das primeiras universidades, que exigiam uma diversificação de conhecimentos para além das ciências naturais.

B) À necessidade de se revitalizar o poder teológico, debilitado após os questionamentos reformistas, através respaldo positivista.

C) À urgência da sistematização de ideologias que sustentassem os novos Estados Nacionais com nacionalismo e centralismo governamental.

D) Às correntes de pensamento anteriores, que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia – o racionalismo; o empirismo; e, o iluminismo.

 

QUESTÃO 07 – Questão 25: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) No Prefácio à Filosofia Positiva de Auguste Comte, percebemos que Harriet Martineau:

a) Realiza uma defesa incondicional da obra de Auguste Comte.

b) Compreende o processo de desenvolvimento e socialização do pensamento científico, traduzindo Comte e o disponibilizando para leitores de língua inglesa.

c) Questiona os alicerces da produção científica e entende que o processo de publicização de informações deveria ser alterado.

d) Adota uma postura crítica em relação a esta obra de Comte de um modo geral sem pontuar o que considera frágil ou inadequado no livro que ela traduziu. 

e) Foi contratada por Comte como sua tradutora e secretária para compilar suas publicações e editá-las após uma minuciosa tradução para a língua inglesa.

 

QUESTÃO 08 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 24) Cultura é um importante conceito para as análises das ciências sociais. De maneira geral, podemos designar a cultura como um conjunto de significados simbólicos que organizam e dão sentido à realidade. No entanto, a ideia de cultura como conhecemos hoje é também produto de um processo histórico. É nesse sentido que Denys Cuche, ao analisar a etimologia da palavra, demonstra a importância de se investigar a relação entre as ideias e os significados das palavras.

A partir do que argumenta Cuche, assinale a alternativa correta.

a) Segundo o autor a palavra cultura passa a designar o conjunto de práticas desenvolvidas pelos sujeitos com a descoberta das Américas e o encontro com uma alteridade radical

b) A ideia de cultura associada à terra não possui relação ao que podemos compreender hoje com o significado figurado do conceito

c) É a partir do século XVIII com as ideias do Iluminismo que a palavra cultura passa a ser compreendida com maior ênfase em seu caráter figurado e associado à ideia de progresso e evolução

d) O conceito de cultura na França designa cada vez mais, a partir do século XVIII, a práticas que estão voltadas para o âmbito coletivo e para o progresso. Ao contrário, na Alemanha a ideia do conceito ficou mais voltado às práticas de progresso de âmbito individual

e) Civilização e cultura são conceitos antagônicos que não traçam implicações mútuas no desenvolvimento de seus significados

 

QUESTÃO 09 – Questão 47: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Sociedade na América, Harriet Martineau (1802-1876) se debruça logo no primeiro volume sobre o tema Política. A esse respeito ela fez várias considerações fundadas nas observações e nos estudos que empreendeu preparando-se para ir para os Estados Unidos e nos dois anos em que lá permaneceu. Inobstante, sua teoria versa sobre questões ainda hoje profundamente relevantes acerca de como as instituições se relacionam com a sociedade, os movimentos sociais e os indivíduos.

Considere as assertivas abaixo e indique a correta:

a) Martineau questionou o processo de assentimento dos Estados à constituição em 1788, afirmando que os meios utilizados não haviam sido justos e que a população, em sua maioria, era contrária ao definido pela “alta autoridade”;

b) De posse da informação decorrente de suas observações e de dados coletados de que o Senado norte-americano ignorava o direito de petição do povo, Martineau afirma nesta obra que este é um direito que não poderia ser violado, mas que dados assuntos para os quais não se queria dar visibilidade poderiam ser considerados uma exceção razoável;

c) O Legislativo era o núcleo democrático que conseguia garantir o empenho das demais instituições e o poder despótico estava ligado à relação entre favorecidos e injuriados que não era relatada neste poder no sistema democrático dos Estados Unidos;

d) Para Martineau a Democracia pode ser observada nas sociedades em que o regime é instalado e não sofre investidas contrárias, demonstrando assim que é forte e sólida.

 

QUESTÃO 10 – Prova FUNDATEC - 2024 - Prefeitura de Londrina - PR - Gestor Social - Serviço de Sociologia QUESTÃO 44 – “Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro” (Santos, 1949). Assinale a alternativa correta que descreve a diferença entre cultura material e imaterial.

A) Cultura material refere-se a objetos físicos criados por uma sociedade, enquanto cultura imaterial refere-se à ideias, valores e práticas compartilhadas.

B) Cultura imaterial refere-se apenas à arte e à música, enquanto cultura material refere-se a todos os outros aspectos da cultura.

C) Cultura material e imaterial são conceitos intercambiáveis que descrevem diferentes aspectos da mesma coisa.

D) Cultura material refere-se apenas à cultura de uma sociedade, enquanto cultura imaterial refere se às influências externas sobre essa cultura.

E) Cultura é sempre cultura e seu conceito não pode ser dividido.

 

QUESTÃO 11 – FAURGS - SES RS - Sociólogo – 2022 48. Sobre as relações entre saúde e adoecimento, em uma perspectiva sociológica, considere as afirmações abaixo. 

I - De maneira geral, devem ser buscadas no indivíduo, de forma endógena, as explicações pelos problemas de saúde que o acometem, tanto por fatores genéticos como por ocorrências que sejam fruto de fatalidade ou maus hábitos de vida. 

II - A explicação sociológica das relações entre saúde e adoecimento incluem a questão do modo de vida da sociedade como algo externo que provoca a doença, como a poluição atmosférica, a violência, o estresse, o ritmo de trabalho e o ambiente familiar. 

III- Não é relevante levar em conta fatores como desigualdades econômicas, políticas, sociais e ideológicas para a compreensão das questões relacionadas com saúde e adoecimento na sociedade como um todo, pois são neutralizados por políticas públicas.

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I.                       (B) Apenas II.       (C) Apenas III.     

(D) Apenas I e III.                (E) I, II e III.

 

QUESTÃO 12 – Questão 49: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Quando falamos acerca da história da Sociologia, podemos afirmar que:

a) Existe um consenso assentado acerca da história da Sociologia, pautado em fatos históricos incontestes e uma densa pesquisa científica;

b) Não existe necessidade em diferenciar o momento da criação daquele relativo à fundação da Sociologia, na medida em que o importante é conhecer a teoria produzida pelos teóricos canonizados;

c) Comte não nomeou a Sociologia, mas resgatou o nome dado por Emmanuel Joseph Sieyès, após abandonar o termo física social que havia cunhado para se referir ao estudo da sociedade;

d) Martineau estreou a Sociologia, embora não tenha participado do momento de sua fundação nem de sua institucionalização; 

e) Questionar a história da Sociologia e a canonização dos teóricos clássicos é um desserviço a essa ciência, já institucionalizada, além de contribuir para a sua perda de identidade.

 

QUESTÃO 13 – Consulplan MPE PA - Técnico Sociólogo – 2022 45 As informações “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim” e “O progresso é o desenvolvimento da ordem” são duas das máximas mais importantes de Auguste Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, que demonstram claramente algumas das ideias básicas da doutrina positivista, bem como sua influência na construção do Brasil Republicano. Sobre a sociedade positivista postulada por Auguste Comte, analise as afirmativas a seguir.

I. Se propõe, pois, a fazer gradualmente prevalecer os princípios dessa nova ciência, aplicando-os oportunamente ao curso natural dos acontecimentos, seja para apreciar os fatos já ocorridos e as medidas adotadas, seja, sobretudo, para assinalar as tendências reais e indicar os melhores meios de as regularizar.

II. Aplicará a doutrina fundamental para esboçar espontaneamente, tanto quanto o permite, as funções de apreciação, de conselho e de preparação que este poder definitivo deverá preencher sistematicamente.

III. Não será, em seus sentimentos e em seus pensamentos, nem nacional, nem cosmopolita, mas ocidental: de resto, conceberá a regeneração final como devendo em seguida se estender.

IV. Exercerá sua função espiritual, não somente por meio de suas discussões internas, mas também através de seus escritos e discursos públicos, bem como por suas petições sistemáticas à Assembleia Nacional.

Está correto o que se afirma em

A) I, II, III e IV.                     B) I e III, apenas.                

C) I, II e IV, apenas.            D) II, III e IV, apenas.

 

QUESTÃO 14 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 52 Se inibimos ou escondemos dos olhos do estrangeiro ou do inocente o ‘Você sabe com quem está falando?’, deixando de integrá-lo em nossa visão corrente do que fabrica o Brasil, é certamente porque o rito revela conflito e, vale reiterar, nós somos avessos aos conflitos. Em um mundo que tem que se mover obedecendo às engrenagens de uma hierarquia que deve ser vista como algo natural, os conflitos contidos nas interrogações contundentes tendem a ser tomados como irregularidades. DAMATTA, Roberto. Você sabe com quem está falando? Rio de Janeiro: Rocco, 2020. Adaptado.

Segundo o autor, a expressão “Você sabe com quem está falando?”

(A) é expressão isolada do abuso de poder por parte de determinados indivíduos detentores de status.

(B) manifesta uma característica tipicamente brasileira aos olhos dos observadores estrangeiros.

(C) explicita de maneira perturbadora a naturalização tácita de papéis e posições sociais.

(D) mostra que mesmo em sociedades igualitárias é possível a ocorrência de situações de arbitrariedade.

(E) é uma exceção à sociabilidade brasileira, em que não há lugar para conflitos e hierarquias rígidas.


QUESTÃO 15 – Questão 18: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Considerando-se a teoria martineauniana expressa no livro Sociedade na América – Vol. I Política, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa errada:

a) “A maioria está certa” é um princípio a ser observado nas práticas e discursos, pois se é o fundamento da Democracia, não pode ser tratado como um grave perigo.

b) Nos EUA, o princípio fundamental é que os poderes derivam do consentimento dos governados, por isso não pode haver limites ao sufrágio.

c) A educação precisava ser promovida nos EUA e a aristocracia, que teme o poder da maioria, deveria promovê-la para sua própria segurança e sobrevivência da democracia.

d) Os medos da aristocracia são inconsistentes com a teoria da democracia e isso faz parte da sua prática política.

e) O aprimoramento institucional precisa ser feito de modo rápido para conter os excessos e combater a “imperfeição do conhecimento”.

 

Ótima prova!

 

 

Comentários