Provas Aplicadas - Prova Substitutiva de Metodologia 1.2025
Olás,
Compartilho com vocês a Prova Substitutiva de Metodologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada ontem no 1º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
PROVA
SUBSTITUTIVA DE METODOLOGIA 1/2025
Docente: Fernanda Henrique
Cupertino Alcântara Data: 20/08/2025
Valor: 20 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações:
a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem
abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de
zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para
lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – Questão
24: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em
seu livro Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:
a) Confronta
os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.
b) Disserta
sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para
atuarem na área.
c) Entende que era necessário se qualificar para
observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de
estar em campo.
d) Advoga
pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições
físicas de cada indivíduo.
e) Questiona a
capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.
Questão 02 - FGV
SEDUC 2013 SP Professor de Sociologia 04. O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião
dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma pesquisa de opinião
na escola perguntando aos entrevistados qual a importância do sistema de cotas
na educação brasileira. O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo
bairro, a partir de um questionário, em que o entrevistado deverá responder se
é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o terceiro grupo promoverá um
encontro para discutir o tema das cotas a partir de um vídeo. As pesquisas são,
respectivamente,
(A) grupo focal –
quantitativa – qualitativa.
(B) qualitativa – quantitativa – grupo focal.
(C) quantitativa
– grupo focal – qualitativa.
(D) grupo focal –
qualitativa – quantitativa.
(E) qualitativa –
grupo focal – quantitativa
QUESTÃO 03 – Prova
IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 30) Leia atentamente a citação a
seguir.
“Saber que
ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua
própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo
estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos,
a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que
tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire,
2004). Assinale a alternativa que não representa ideias expressas no texto.
a) O processo de
educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma
oportunidade de libertação social
b) O
desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na
escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua
c) Ensinar é mais
do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para
quem é ensinado
d) A pesquisa é
ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e
vice-versa
e) O professor, como ser social, deve estar adequado aos
preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista
QUESTÃO 04 –
Questão 30: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau discutiu o papel e a
relação entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. De acordo com ela:
a) O
viajante não poderia ser considerado um pesquisador, pois não possuía
qualificação acadêmica para tanto.
b) Durkheim
estava correto ao afirmar os termos fato social e coisas,
por essa razão ela os adota.
c) O
pesquisador deveria se ater a estudar os princípios morais, não considerando os
costumes como objeto de observação.
d) A qualificação técnica,
científica e a reflexividade são inerentes ao trabalho do pesquisador, mas
também o é a condição empática.
e) Não é possível realizar comparações entre
princípios e realidade social, ou entre princípios e princípios.
Questão 05 – Prefeitura
de Macapá Sociólogo 2018
46. Considere que, numa situação hipotética, a Secretaria Municipal de Saúde
decidiu realizar uma pesquisa sobre o perfil dos indivíduos com mais de 50 anos
residentes em Macapá. O objetivo é coletar informações como subsídio para a
elaboração de um projeto de prevenção da obesidade nesta faixa etária.
Decidiu-se realizar a pesquisa com os usuários das unidades de saúde da rede
municipal. Serão abordados tópicos como hábitos alimentares, frequência de
atividade física e histórico médico familiar. Questionários com perguntas
fechadas serão entregues para todos os indivíduos na faixa etária indicada que
forem atendidos nas unidades de saúde, devendo ser devolvidos na recepção ao
fim do atendimento. Após o encerramento do período de coleta de dados, os
questionários serão encaminhados para a área responsável pela pesquisa, a fim
de que ocorra a digitação dos dados. Quanto à pesquisa descrita acima,
(A) trata-se de
pesquisa populacional, pois seu universo é o conjunto dos habitantes do
município de Macapá.
(B) a técnica de
pesquisa empregada permite a coleta de informações minuciosas, pois, ao
preencher os questionários, os respondentes podem discorrer livremente sobre os
assuntos em questão.
(C) a entrega do
formulário a todos os usuários com mais de 50 anos garantirá que não exista
viés na amostra e que o perfil dos respondentes reproduza o perfil da população
geral.
(D) a pesquisa
pode ser categorizada como qualitativa, porque pretende descobrir hábitos e
rotinas dos entrevistados.
(E) a fim de garantir a representatividade dessa
pesquisa, é necessário um levantamento prévio da proporção de munícipes na
faixa etária considerada que utilizam as unidades de saúde.
QUESTÃO 06 –
Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 42 Em sala de aula, o docente propõe a observação do gráfico que
reflete a diferença salarial (em porcentagem) entre os trabalhadores graduados
e não graduados nos Estados Unidos, entre os anos de 1964 e 2012.
I. Os alunos
podem observar que a introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades
entre os trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.
II. Os alunos
podem concluir que, ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o
aumento da empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.
III. Os alunos
podem identificar que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente
determinados grupos de trabalhadores, favoreceu outros. Está correto o que se
afirma em
(A) I, apenas. (B) II, apenas.
(C) III, apenas. (D) I, II e III.
Questão 07 – QUESTÃO 07 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da
Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 31 Para problematizar as
relações entre a realidade social e o conteúdo das representações midiáticas,
um docente de Sociologia apresentou a imagem a seguir aos estudantes:
A partir da
análise da montagem fotográfica e com o auxílio de ferramentas de pesquisa
digital, a turma conclui que o quadro à esquerda foi veiculado por um canal de
imprensa árabe e retrata a desumanidade com que um soldado ocidental trata seu
adversário num cenário de guerra. O quadro destacado à direita, veiculado pela
CNN britânica, mostra o oposto: a humanidade do soldado ocidental para com seu
adversário árabe. O quadro central relativiza as duas posições. Ainda assim, trata-se de um recorte
da realidade. As afirmativas a seguir descrevem conclusões pertinentes
resultantes do debate sobre objetividade
fotográfica, à exceção de
uma. Assinale-a.
(A) A construção
de imagens é o resultado de várias escolhas, como a do enquadramento pelo
fotógrafo e a da edição pelo veículo de mídia.
(B) Uma imagem
fotográfica e um editorial de meios de comunicação podem comunicar diversos
pontos de vista.
(C) A fotografia
é uma técnica expressiva que possui uma própria linguagem mediante a qual
comunica conteúdos visuais.
(D) Uma leitura
correta da fotografia depende da compreensão do código, da legenda e do
contexto em que a imagem foi produzida e veiculada.
(E) A fotografia espelha a realidade, mas a montagem e a
editoração deturpam o seu sentido documental e geram uma reconstrução ilusória
do real.
Questão 08 – Prefeitura
de Macapá Sociólogo 2018
27. O questionário, seja ele concebido num modelo de observação direta ou de
questionamento, contém uma lista de perguntas cuja temática corresponde, em
princípio, a uma “tradução” das hipóteses de pesquisa sob forma interrogativa.
Tal “tradução” deve levar em conta o provável nível de informação dos
entrevistados e ser submetida a um rigoroso controle no decorrer da elaboração
do questionário para evitar, ou pelo menos avaliar, as distorções que ela
introduz. (THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e
enquete operária. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987. p. 32) O levantamento de dados
numa pesquisa qualitativa deve estar orientado por precauções e procedimentos
que minimizem a ocorrência de problemas que invalidem sua utilização criteriosa.
O trecho acima diz respeito à “vigilância epistemológica” que o pesquisador
deve ter em relação
(A) à metodologia da pesquisa.
(B) à elaboração
das hipóteses da pesquisa.
(C) ao uso das técnicas de pesquisa.
(D) ao
referencial teórico utilizado.
(E) à delimitação
do objeto de pesquisa.
QUESTÃO 09 – FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 58 – Realizar uma pesquisa em ciências sociais envolve
trabalhar com pessoas e seus variados contextos de vida. Além disso, exige uma
atenção especial a questões éticas, ontológicas e epistemológicas relacionadas
à natureza do conhecimento e da verdade (SOMEKH & LEWIN, 2015). Nesse
sentido, faz-se necessário o domínio de um leque variado de métodos, técnicas e
metodologias de pesquisa. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito
com a sua respectiva definição sintética.
Coluna 1
1. Etnografia.
2. Grupo Focal.
3. Entrevista.
4. Revisão
Bibliográfica.
Coluna 2
( ) Implica em um
conjunto ordenado de procedimentos que busca por soluções, através de materiais
já existentes como artigos, livros e outros. Deste modo, não pode ser
aleatório.
( ) É um
método/metodologia que tem como base a observação participante e a imersão
prolongada junto a um determinado grupo ou sociedade.
( ) Consiste numa
técnica de pesquisa que tem como objetivo reunir informações através da
interação e comunicação de um coletivo de pessoas.
( ) É uma técnica
de coleta de dados utilizada, sobretudo, para captar dados subjetivos. Além
disso, é múltipla em suas formas de aplicações podendo ser classificada como
aberta, estruturada e semiestruturada.
A ordem correta
de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 4 – 1 – 2 – 3.
B) 2 – 4 – 3 – 1.
C) 4 – 2 – 1 – 3.
D) 3 – 1 – 2 – 4.
E) 1 – 3 – 4 – 2.
QUESTÃO 10 –
Questão 32: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A obra de Harriet Martineau é a prova
material de sua existência e contribuições para a pesquisa científica e a
institucionalização das Ciências Sociais enquanto Ciência. A esse respeito a
autora:
a) Entendia
que somente a estatística era capaz de instruir o viajante e o filantropo a
respeito da situação social que estavam observando, cabendo vasculhar os
arquivos e produzir instrumentos de medição capazes de elucidar as questões
propostas.
b) Defendia
que existiam várias formas de se coletar dados e que eles eram determinados em
razão do tipo de objeto e da questão proposta. Porém, manifestava seu interesse
em não conjugar tais formas, sob o risco de descaracterizar a pesquisa social.
c) Indicava
que tanto o diário de campo quanto o caderno deveriam
ser utilizados com bastante cautela e não serem mantidos como instrumentos
necessários a qualquer situação. De acordo com ela, eles apenas eram úteis
quando o viajante anotava os discursos dos colaboradores.
d) Afirmava que o viajante deveria se preparar para
a coleta de dados e alinhavar os métodos e procedimentos necessários para
responder a uma dada pergunta, antes mesmo de ir a campo, preparando-se também
por meio da pesquisa bibliográfica e de toda a informação disponível no período
sobre o seu assunto de interesse.
e) Se referia aos
termos fatos e classes de fatos, que tomou de
empréstimo da obra de Durkheim, para descrever o objeto de estudo e chamava a
atenção para a importância do discurso como um “comentário
sobre as classes de fatos nacionais que o viajante observou”.
Boa
prova!
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