Provas Aplicadas - Prova Substitutiva de Metodologia 1.2025

 


  

Olás, 


Compartilho com vocês a Prova Substitutiva de Metodologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada ontem no 1º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.



PROVA SUBSTITUTIVA DE METODOLOGIA 1/2025

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara          Data: 20/08/2025                Valor: 20 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 


QUESTÃO 01 – Questão 24: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a) Confronta os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.

b) Disserta sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para atuarem na área.

c) Entende que era necessário se qualificar para observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de estar em campo.

d) Advoga pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições físicas de cada indivíduo.

e) Questiona a capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.

 

Questão 02 - FGV SEDUC 2013 SP Professor de Sociologia 04. O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira. O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a partir de um questionário, em que o entrevistado deverá responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema das cotas a partir de um vídeo. As pesquisas são, respectivamente, 

(A) grupo focal – quantitativa – qualitativa. 

(B) qualitativa – quantitativa – grupo focal. 

(C) quantitativa – grupo focal – qualitativa. 

(D) grupo focal – qualitativa – quantitativa. 

(E) qualitativa – grupo focal – quantitativa

 

QUESTÃO 03 – Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 30) Leia atentamente a citação a seguir.

“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 2004). Assinale a alternativa que não representa ideias expressas no texto.

a) O processo de educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação social

b) O desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua

c) Ensinar é mais do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é ensinado

d) A pesquisa é ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa

e) O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista

 

QUESTÃO 04 – Questão 30: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau discutiu o papel e a relação entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. De acordo com ela:

a)      O viajante não poderia ser considerado um pesquisador, pois não possuía qualificação acadêmica para tanto.

b)     Durkheim estava correto ao afirmar os termos fato social e coisas, por essa razão ela os adota.

c)      O pesquisador deveria se ater a estudar os princípios morais, não considerando os costumes como objeto de observação.

d)     A qualificação técnica, científica e a reflexividade são inerentes ao trabalho do pesquisador, mas também o é a condição empática.

e) Não é possível realizar comparações entre princípios e realidade social, ou entre princípios e princípios. 

 

Questão 05 – Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 46. Considere que, numa situação hipotética, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar uma pesquisa sobre o perfil dos indivíduos com mais de 50 anos residentes em Macapá. O objetivo é coletar informações como subsídio para a elaboração de um projeto de prevenção da obesidade nesta faixa etária. Decidiu-se realizar a pesquisa com os usuários das unidades de saúde da rede municipal. Serão abordados tópicos como hábitos alimentares, frequência de atividade física e histórico médico familiar. Questionários com perguntas fechadas serão entregues para todos os indivíduos na faixa etária indicada que forem atendidos nas unidades de saúde, devendo ser devolvidos na recepção ao fim do atendimento. Após o encerramento do período de coleta de dados, os questionários serão encaminhados para a área responsável pela pesquisa, a fim de que ocorra a digitação dos dados. Quanto à pesquisa descrita acima, 

(A) trata-se de pesquisa populacional, pois seu universo é o conjunto dos habitantes do município de Macapá. 

(B) a técnica de pesquisa empregada permite a coleta de informações minuciosas, pois, ao preencher os questionários, os respondentes podem discorrer livremente sobre os assuntos em questão. 

(C) a entrega do formulário a todos os usuários com mais de 50 anos garantirá que não exista viés na amostra e que o perfil dos respondentes reproduza o perfil da população geral. 

(D) a pesquisa pode ser categorizada como qualitativa, porque pretende descobrir hábitos e rotinas dos entrevistados. 

(E) a fim de garantir a representatividade dessa pesquisa, é necessário um levantamento prévio da proporção de munícipes na faixa etária considerada que utilizam as unidades de saúde.


QUESTÃO 06 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 42 Em sala de aula, o docente propõe a observação do gráfico que reflete a diferença salarial (em porcentagem) entre os trabalhadores graduados e não graduados nos Estados Unidos, entre os anos de 1964 e 2012.




AUTOR, David. The Labor Market Impacts of technological change: from unbridled enthusiasm to qualified optimism to vast uncertainty.
NBER Working Paper Series, 2022. (Adaptado) A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

 

I. Os alunos podem observar que a introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades entre os trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.

II. Os alunos podem concluir que, ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o aumento da empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.

III. Os alunos podem identificar que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente determinados grupos de trabalhadores, favoreceu outros. Está correto o que se afirma em

 

(A) I, apenas.                (B) II, apenas.              

(C) III, apenas.             (D) I, II e III.

 

Questão 07 – QUESTÃO 07 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 31 Para problematizar as relações entre a realidade social e o conteúdo das representações midiáticas, um docente de Sociologia apresentou a imagem a seguir aos estudantes:

 

 


 

 

A partir da análise da montagem fotográfica e com o auxílio de ferramentas de pesquisa digital, a turma conclui que o quadro à esquerda foi veiculado por um canal de imprensa árabe e retrata a desumanidade com que um soldado ocidental trata seu adversário num cenário de guerra. O quadro destacado à direita, veiculado pela CNN britânica, mostra o oposto: a humanidade do soldado ocidental para com seu adversário árabe. O quadro central relativiza as duas posições. Ainda assim, trata-se de um recorte da realidade. As afirmativas a seguir descrevem conclusões pertinentes resultantes do debate sobre objetividade fotográfica, à exceção de uma. Assinale-a.

 

(A) A construção de imagens é o resultado de várias escolhas, como a do enquadramento pelo fotógrafo e a da edição pelo veículo de mídia.

(B) Uma imagem fotográfica e um editorial de meios de comunicação podem comunicar diversos pontos de vista.

(C) A fotografia é uma técnica expressiva que possui uma própria linguagem mediante a qual comunica conteúdos visuais.

(D) Uma leitura correta da fotografia depende da compreensão do código, da legenda e do contexto em que a imagem foi produzida e veiculada.

(E) A fotografia espelha a realidade, mas a montagem e a editoração deturpam o seu sentido documental e geram uma reconstrução ilusória do real.

 

Questão 08 – Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 27. O questionário, seja ele concebido num modelo de observação direta ou de questionamento, contém uma lista de perguntas cuja temática corresponde, em princípio, a uma “tradução” das hipóteses de pesquisa sob forma interrogativa. Tal “tradução” deve levar em conta o provável nível de informação dos entrevistados e ser submetida a um rigoroso controle no decorrer da elaboração do questionário para evitar, ou pelo menos avaliar, as distorções que ela introduz. (THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987. p. 32) O levantamento de dados numa pesquisa qualitativa deve estar orientado por precauções e procedimentos que minimizem a ocorrência de problemas que invalidem sua utilização criteriosa. O trecho acima diz respeito à “vigilância epistemológica” que o pesquisador deve ter em relação 

(A) à metodologia da pesquisa. 

(B) à elaboração das hipóteses da pesquisa. 

(C) ao uso das técnicas de pesquisa. 

(D) ao referencial teórico utilizado. 

(E) à delimitação do objeto de pesquisa. 

 

QUESTÃO 09 – FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 58 – Realizar uma pesquisa em ciências sociais envolve trabalhar com pessoas e seus variados contextos de vida. Além disso, exige uma atenção especial a questões éticas, ontológicas e epistemológicas relacionadas à natureza do conhecimento e da verdade (SOMEKH & LEWIN, 2015). Nesse sentido, faz-se necessário o domínio de um leque variado de métodos, técnicas e metodologias de pesquisa. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito com a sua respectiva definição sintética.

 

Coluna 1

1. Etnografia.                             

2. Grupo Focal.                         

3. Entrevista.               

4. Revisão Bibliográfica.

 

Coluna 2

( ) Implica em um conjunto ordenado de procedimentos que busca por soluções, através de materiais já existentes como artigos, livros e outros. Deste modo, não pode ser aleatório.

( ) É um método/metodologia que tem como base a observação participante e a imersão prolongada junto a um determinado grupo ou sociedade.

( ) Consiste numa técnica de pesquisa que tem como objetivo reunir informações através da interação e comunicação de um coletivo de pessoas.

( ) É uma técnica de coleta de dados utilizada, sobretudo, para captar dados subjetivos. Além disso, é múltipla em suas formas de aplicações podendo ser classificada como aberta, estruturada e semiestruturada.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 4 – 1 – 2 – 3.             

B) 2 – 4 – 3 – 1.             

C) 4 – 2 – 1 – 3.            

D) 3 – 1 – 2 – 4.            

E) 1 – 3 – 4 – 2.

 

QUESTÃO 10 – Questão 32: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A obra de Harriet Martineau é a prova material de sua existência e contribuições para a pesquisa científica e a institucionalização das Ciências Sociais enquanto Ciência. A esse respeito a autora:

a) Entendia que somente a estatística era capaz de instruir o viajante e o filantropo a respeito da situação social que estavam observando, cabendo vasculhar os arquivos e produzir instrumentos de medição capazes de elucidar as questões propostas.

b) Defendia que existiam várias formas de se coletar dados e que eles eram determinados em razão do tipo de objeto e da questão proposta. Porém, manifestava seu interesse em não conjugar tais formas, sob o risco de descaracterizar a pesquisa social.

c) Indicava que tanto o diário de campo quanto o caderno deveriam ser utilizados com bastante cautela e não serem mantidos como instrumentos necessários a qualquer situação. De acordo com ela, eles apenas eram úteis quando o viajante anotava os discursos dos colaboradores.

d) Afirmava que o viajante deveria se preparar para a coleta de dados e alinhavar os métodos e procedimentos necessários para responder a uma dada pergunta, antes mesmo de ir a campo, preparando-se também por meio da pesquisa bibliográfica e de toda a informação disponível no período sobre o seu assunto de interesse.

e) Se referia aos termos fatos e classes de fatos, que tomou de empréstimo da obra de Durkheim, para descrever o objeto de estudo e chamava a atenção para a importância do discurso como um “comentário sobre as classes de fatos nacionais que o viajante observou”.

 

 

Boa prova!


 


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