Provas Aplicadas - 3ª Prova de Sociologia 1.2025

   

Olás, 


Compartilho com vocês a 3ª Prova de Sociologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada hoje no 2º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.



 

3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2025

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara    Data: 19/07/2025              Valor: 30 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 


QUESTÃO 01 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 41 De acordo com a teoria de Karl Marx, pode-se afirmar que a desigualdade social:

A) É fruto da divisão da sociedade capitalista em castas.

B) Está relacionada, na sociedade capitalista, com a apropriação dos meios de produção pela classe trabalhadora.

C) É estrutural e ganha novas “roupagens” a cada nova conjuntura histórica.

D) É um fenômeno natural, tendo em vista que modo de produção capitalista é justo.

E) É inexistente nas sociedades capitalistas, pois todos vivem em condições de igualdade.

 

QUESTÃO 02 – Prova IBFC - 2023 - SEE-AC - ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – SOCIOLOGIA 19) Émile Durkheim foi o responsável pela instituição da Sociologia como disciplina acadêmica. Primeiro professor da disciplina na França, estabeleceu sua cátedra na Universidade de Bordeaux em 1887. Como sociólogo, aprimorou os estudos positivistas de Comte e definiu as regras para a utilização do método hipotético-dedutivo nas ciências sociais. Sobre a visão de Durkheim acerca da Sociologia, assinale a alternativa correta.

a) Foi o senso de defesa e preservação, principalmente em função de aspectos naturais, como o clima e o meio-ambiente, que motivaram a evolução de um sistema de solidariedade orgânica para um outro, de solidariedade mecânica, onde os indivíduos se diferenciavam pouco e mantinham sentimentos, crenças e valores semelhantes

b) A evolução social com ênfase na solidariedade é responsável, também, pelo estabelecimento da divisão social do trabalho, entendida como o desenvolvimento técnico que levou à sequenciação do sistema de produção e a alienação do trabalhador do resultado de sua produção

c) O positivismo “durkheiminiano” se expressa fortemente na ideia de que, tal qual em qualquer outra ciência, a Sociologia necessita possuir um objeto específico e observável. Para ele, o “fato social” exerce esta função na medida em que é a expressão da “alma coletiva”, isto é, de fenômenos sociais que exercem uma “coerção” sobre o indivíduo, tais como a moda, as crenças, a educação e o direito e que, por serem exteriores a ele, se oferecem a observação, medição e descrição

d) Para Durkheim a realidade pode ser vista como uma representação intelectual. Sua materialidade não se torna necessária, visto que as possíveis abstrações analíticas respondem ao requisito científico de especificidade e observância. A partir de qualquer “fato social” observado é possível estabelecer regras gerais e leis universais aplicáveis a todas as sociedades

 

QUESTÃO 03 – Prova IBFC - 2023 - SEE-AC - ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – SOCIOLOGIA 18) Na obra “Economia e Sociedade” (2000), Max Weber define conceitualmente e metodologicamente sua visão da Sociologia. Para ele, ação é todo comportamento humano, interno ou externo, de permissão ou omissão, em que o agente (ou agentes), sempre que e na medida que, estabeleça um relacionamento de sentido subjetivo. Quando, ao contrário, o sentido da ação é voltado aos outros, orientando-se no sentido destes, tratar-se-á de uma “ação social”. É justamente a compreensão interpretativa das ações sociais, suas causalidades e seus efeitos, o objeto de estudo da Sociologia. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Weber cria, para sua metodologia de análise, o conceito de “tipo ideal”, possuidor de um conjunto de qualidades e características que conformariam um indivíduo capaz de executar ações racionalmente orientadas para o fim a que se objetivam e seus resultados racionalmente esperados para que sejam comparadas à todas as espécies de ações reais, irracionalmente orientadas ou ainda as ações do que convencionou chamar de “tipo médio”, aquele advindo como resultado das pesquisas de campo e das ferramentas estatísticas, assim como os acontecimentos e desdobramentos da realidade de forma que uma “compreensão interpretativa” tome forma como conhecimento científico sociológico.

( ) Para Weber a definição de “ação social” deve levar em conta o comportamento passado, presente e futuro dos “outros”, entendido como indivíduos ou uma multiplicidade indeterminada de pessoas, conhecidas ou não. Exemplifica com o fato de que aceitar “dinheiro” como medida de uma troca presente está ligado a certeza de que outros, múltiplos e quantitativamente indeterminados, “estarão dispostos a aceitá-lo também, por sua parte, num ato de troca futura”. Ainda, dos tipos de ações, sejam internas ou externas, serão “ações sociais” “aquelas externas que não se orientarem exclusivamente pela expectativa de um determinado comportamento de objetos materiais” e as ações internas, “quando se orientam pelas ações de outros”.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F - F                  b) V - V                 c) V - F                  d) F - V

 

QUESTÃO 04 – Prova FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Professor - Área: Sociologia QUESTÃO 25 – Considerando as perspectivas teórico-metodológicas dos autores, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da sociologia com seus respectivos autores.

Coluna 1

1. Émile Durkheim.            2. Max Weber.     3. Karl Marx.

 

Coluna 2

(  ) “De fato: essa ideia singular, hoje tão comum e corrente e na verdade tão pouco autoevidente, da profissão como dever [...] — é essa ideia que é característica da “ética social” da cultura capitalista e em certo sentido tem para ela uma significação constitutiva”.

(   ) “É fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

( ) “Pode-se distinguir os homens dos animais pela consciência, pela religião ou pelo que se queira. Mas eles mesmos começam a se distinguir dos animais tão logo começam a produzir seus meios de vida [...] O que eles são coincide, pois, com sua produção, tanto com o que produzem como também como o modo como produzem”.

(    ) “[...] a educação tem justamente por objeto formar o ser social; pode-se então perceber, como que num resumo, de que maneira este ser se constitui através da história. A pressão de todos os instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo a moldá-la à sua imagem, pressão de que tanto os pais quanto os mestres não são senão representantes e intermediários”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 2 – 3 – 3.                  B) 2 – 1 – 3 – 1.

C) 2 – 3 – 1 – 2.                   D) 3 – 1 – 2 – 2.

E) 3 – 1 – 3 – 2.

 

QUESTÃO 05 – Prova FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Professor - Área: Sociologia QUESTÃO 54 – Max Weber afirma que “Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências [...]” (WEBER, 2000, p. 33). Contudo, ele considera esse conceito de “poder” como “sociologicamente amorfo”. Qual conceito o autor julga ser mais preciso para designar a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem?

A) Ordenamento.               B) Treino.             C) Dominação. D) Coerção.                             E) Tradição.

 

QUESTÃO 06 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 19 A família é produto de um verdadeiro trabalho de instituição, ritual e técnico ao mesmo tempo que visa instituir de maneira duradoura, em cada um dos membros da unidade instituída, sentimentos adequados a assegurar a integração que é a condição de existência e de persistência dessa unidade. Os ritos de instituição (palavra que vem de stare, ‘manter-se; ser estável’) visam constituir a família como entidade unida, integrada, unitária, logo, estável, constante, indiferente às flutuações dos sentimentos individuais. Esses atos inaugurais de criação (imposição do nome de família, casamento etc.) encontram seu prolongamento lógico nos inumeráveis atos de reafirmação e de reforço que visam produzir, por uma espécie de criação continuada, as afeições obrigatórias e as obrigações afetivas do sentimento familiar (amor conjugal, amor paterno e materno, amor filial, amor fraterno etc.). (BOURDIEU, Pierre. O espírito de família. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 126. Adaptado.) Ao longo do tempo e da história, o conceito de família sofreu algumas transformações significativas, mas ainda mantém algumas características comuns. O conceito de família assume sua complexidade por relacionar a natureza humana, com a cultura, através da organização de grupos sociais. Para Durkheim, a família: 

A) Contém em seu germe não apenas a escravidão, como também a servidão, pois, desde o começo, está relacionada com o trabalho. Encerra em miniatura todos os antagonismos da sociedade. 

B) Ainda que esteja em contínuo processo de mudanças não é uma organização simples, nem tende a desaparecer rapidamente, embora venha sendo gradativamente substituída pela escola. 

C) Tem no matrimônio seu alicerce no qual a finalidade é a constituição familiar como ação social racional com relação a valores: tem como finalidade calculada o cumprimento de algum valor moral. 

D) Não deve suas virtudes à unidade de descendência: é simplesmente um grupo de indivíduos que se encontram próximos uns dos outros, no centro da sociedade política. A consanguinidade pôde facilitar essa concentração.

 

QUESTÃO 07 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 11 A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmos ou perante outros; e, sim, daquilo que são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente. (In.: Quintaneiro, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber / Tânia Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. – 2. Ed. rev. amp. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.) No escopo da Teoria Sociológica Clássica, ao analisar o Estado, sua formação e suas concepções, Marx, Weber e Durkheim estabelecem teorias, que mais tarde são, ora refutadas, ora respaldadas por outros autores. Especificamente em Weber, o Estado:

A) É essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe social, no caso do Estado Moderno, da burguesia, que, por sua vez, dá origem à estrutura do próprio Estado.

B) É um estado racional que detém o monopólio do uso legítimo da força física dentro do território que controla, condição que possibilita sua manutenção e sua legitimidade.

C) Tem a função primordial de defender os interesses das classes dominantes por meio de seus instrumentos de regulação: sistema jurídico e aparado militar e policial.

D) É um organizador da vida social, sendo independente dela, cujo propósito é fortalecer, ao mesmo tempo, a consciência coletiva, e assegurar a individuação mais completa que o estado social permita.

 

QUESTÃO 08 – Questão 17: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Ainda sobre a Democracia, de acordo com a teoria de Harriet Martineau:

a) Os EUA inventaram a democracia e criaram um modelo a ser replicado por todo o globo.

b) Os EUA aproveitaram o que se aprendeu com a experiência da democracia e o seu experimento deu certo na 3ª tentativa.

c) O regime democrático precisa ser pensado a partir de elementos lógicos universais que informem o resultado desejado.

d) Os princípios democráticos podem conviver harmoniosamente com formas feudais, como direito por hereditariedade e membros honorários.

e) Num regime democrático, os partidos nunca temem o desejo da maioria, pois são os representantes desta.

 

QUESTÃO 09 – Prova IV - UFG - 2024 - IF-SE - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 46 Na perspectiva funcionalista durkheiminiana, a análise das sociedades industriais capitalistas aponta um processo de desintegração das normas sociais, que afetaria a estabilidade social, gerando a sensação de despropósito entre os indivíduos. Este processo é denominado como

(A) fato social.                   

(B) anomia.                        

(C) solidariedade orgânica.             

(D) solidariedade mecânica.

 

QUESTÃO 10 – Questão 12: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Várias teóricas clássicas se dedicaram a estudar o casamento como fato social. A esse respeito, indique abaixo a alternativa incorreta:

a) Flora Tristan entendia que o divórcio era um direito das mulheres, assim como o direito ao acesso à educação.

b) Marianne Weber discutia o casamento como direito, não como relação de poder, e discutia a existência de uma "parceria ética".

c) Harriet Martineau chamava a atenção para o fato de que os tipos de casamento e a forma de cortejo demonstram os valores e os padrões sociais vigentes em uma sociedade.

d) Mary Wollstonecraf entendia que o casamento não era um fenômeno social importante sobre o qual os pesquisadores devessem se dedicar a estudar.

e) Olympe de Gouges entendia que o divórcio deveria ser um direito do qual as mulheres pudessem usufruir.

 

QUESTÃO 11 – Questão 10: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) De acordo com Martineau, em seu livro "Como observar: morais e costumes":

a) O mercado deve ser observado pelo pesquisador no que tange à condição dos habitantes quanto ao fornecimento das suas necessidades, mas as morais domésticas não são refletidas nessa instituição.

b) Existe uma relação direta entre a existência de mercados bem providos, de um lado, e um povo livre e próspero de outro.

c) A ausência de mercados constituídos não implica que as sociedades nessas localidades sejam bárbaras e oprimidas, ou mesmo não providas, pois a fartura está relacionada a como a sociedade lida com a distribuição do que possui.

d) Apresenta o mercado de um ponto de vista liberal clássico, associando existência de riqueza, ainda que concentrada, à prosperidade. 

e) Apenas o mercado é capaz de suprir as necessidades dos indivíduos, não existindo vínculos sociais de outra natureza, que não os comerciais.

 

QUESTÃO 12 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 47 Os pobres não são apenas pobres, eles são também cidadãos. Enquanto tais, eles participam dos direitos que a lei atribui à totalidade dos cidadãos de acordo com a obrigação do Estado de prestar assistência aos pobres. Portanto, o direito correspondente à obrigação do Estado de assistir ao pobre não é o direito do pobre, mas aquele de qualquer cidadão. Sociologicamente, o importante é compreender que a posição particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado, como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do Estado, [...] que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento sociológico. SIMMEL, G. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1998. As afirmativas a seguir apresentam interpretações do texto que consideram os direitos e as obrigações do Estado em relação aos pobres, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) Afirma o pertencimento dos pobres à categoria de sujeitos de direito.

(B) Considera os vínculos sociais entre indivíduo e o coletivo baseados nas relações de reciprocidade.

(C) Confirma o direito individual do pobre em recorrer à assistência do Estado.

(D) Reconhece a diferenciação dos pobres na condição de cidadãos em relação aos outros integrantes da comunidade.

 

QUESTÃO 13 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 46 “Na modernidade avançada nos deparamos com novas características do processo de secularização: o surgimento dos novos movimentos religiosos e pluralismo religioso, a mercantilização da religião e o reencantamento do mundo. Esses fatos nos indicam que o processo de secularização não segue uma orientação unilateral e contínua, mas está permeado de descontinuidades e de deferência em relação às próprias revoluções iniciadas pela consolidação da modernidade”. (ALMEIDA, Marcos. Religião e modernidade: algumas conclusões acerca do processo de secularização no ocidente. Cadernos de Campo: revista de Ciências Sociais, n° 11, 2005, p.36). Sobre Modernidade, Secularização e Religião, assinale a alternativa CORRETA.

A) O pluralismo religioso não se caracteriza como fator avançado do processo de secularização em relação à modernidade e aos indivíduos.

B) O desenvolvimento da cultura moderna não teria sofrido, na visão de Weber, uma influência causal significativa do ethos racional da conduta da vida existente nas concepções protestantes.

C) O processo de secularização nos séculos XIX e XX inviabilizou o desenvolvimento dos novos movimentos religiosos como resposta à relação entre modernidade e religião.

D) O processo de secularização, que inspirou diálogos entre a racionalização o desencantamento do mundo, permitiu uma maior proximidade entre modernidade e religião. e

E) A secularização é uma questão simples que resultou no desaparecimento completo da atividade e do pensamento religioso.

 

QUESTÃO 14 – CEBRASPE 2023 DPE RO Defensor Público Questão 80 Assinale a opção correta a respeito das ideias de pensadores clássicos para a sociologia jurídica.

A Hegel, como parceiro de Marx, foi o responsável pela finalização de obras importantes, como O capital.

B Marx, a partir da análise do comportamento protestante e da ascese, investiga o desenvolvimento do capitalismo e de questões religiosas.

C Weber é considerado o pai da sociologia.

D Weber trouxe como ponto importante para a sociologia do direito e do Estado a categorização dos tipos de dominação. E Comte, criador da teoria do fato social, explica a necessidade de existência da norma jurídica com base na ideia de controle dos sujeitos desviantes.

 

QUESTÃO 15 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 21 No Brasil, neste início do século XXI, tem gerado debate entre os cientistas sociais se estaria havendo a emergência de uma “nova classe social”. Na época, um expressivo segmento da população obteve uma mobilidade social ascendente pela facilidade de acesso a bens de consumo e a novos hábitos sociais, marcando posição por seu poder aquisitivo. A indagação que se coloca é: será que essa é realmente uma “nova” classe social, ou apenas um estrato social que se destaca no consumo de bens e serviços, sem que tenha havido alteração na estrutura de classes e nas desigualdades da sociedade brasileira? (NOVAES, Washington. BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS -Os desafios do século XXI. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-401420000 00300011.) A sociologia busca compreender a estrutura social mais ampla, mas também as relações entre as classes sociais, próprias da sociedade capitalista. No escopo das teorias sociológicas clássicas, emergem as explicações de Karl Marx e Max Weber sobre a organização da sociedade, no que diz respeito, dentre outros fatores, à sua estratificação. Tendo em vista tais teorias, assinale a afirmativa correta. 

A) Para Marx, os grupos de classe agregam ao capital econômico um legado relativo ao conhecimento e à cultura, e esse sim determina a dominação social. 

B) Para Weber, o status depende de um conjunto de aspectos avaliados em uma sociedade, como a influência e o prestígio, independentemente de questões econômicas. 

C) Para Marx, as classes sociais são antagônicas e complementares: uma não existe sem a outra. Elas se relacionam; há uma estrutura de classes relacionada aos meios de produção. 

D) Para Weber, o conceito de classe ou estamento está ligado aos indivíduos que detêm posições privilegiadas necessariamente em três aspectos simultâneos:  político; cultural; e, burocrático.

 

 

Boa prova!

 

 

 

 

 

 


 

Questões Extras (1,0 ponto cada)

Questão 05: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan pode ser compreendida como/que:

a) Autora e ex-operária que defendia a importância da democracia e do capitalismo para a qualidade de vida das famílias francesas.

b) Embora tenha desenvolvido uma análise sobre a condição da mulher como pária e a última escrava existente, ela manifestou preconceito quanto a outros povos, incluindo o Peru.

c) Tristan foi uma conservadora a respeito da educação das mulheres, mas sofreu uma tentativa de homicídio cometida por seu marido.

d) Filha de pai estrangeiro cujo casamento com sua mãe nunca foi reconhecido, Tristan busca a família paterna para reconhecer sua obra e seu papel político na França.

e) Flora Tristan contribuiu ativamente para o socialismo científico tendo colaborado diretamente com Marx e Engels.

 

Questão 52: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Vários temas são recorrentes nas Ciências Sociais e, em consequência, acabam sendo comuns a várias(os) autoras(es). Sobre isso, indique qual assertiva abaixo está correta:

a) O tema da manufatura e sua diferença frente à indústria, principalmente no que tange à divisão do trabalho social foi objeto de estudo de Martineau, Marx e Durkheim, bem como resultou em textos bastante conhecidos;

b) As associações de trabalhadores e de mulheres foi objeto de estudo de Tristan, Martineau, Marx e Durkheim

c) O Direito em suas diversas manifestações e subáreas foi uma preocupação de Martineau, Marx e Durkheim, sendo que estes dois últimos se preocuparam em estudar como o Direito expressa morais vigentes.

d) Uma das diferenças importantes entre Martineau e Durkheim deve-se ao fato de que a primeira se dedica a desenhar tipos que encarnam elementos observados na realidade social, enquanto o último se recusava a fazê-lo;

e) O suicídio é um tema marginal nas Ciências Sociais cabendo destaque na fase Clássica apenas para o livro publicado por Marx, já que Martineau e Durkheim entendiam ser este decorrente de um ato meramente individual.

 

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