Provas Aplicadas - 3ª Prova de Sociologia 1.2025
Olás,
Compartilho com vocês a 3ª Prova de Sociologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada hoje no 2º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2025
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
19/07/2025 Valor: 30 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua
prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso
das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO -
Professor Ebtt – Sociologia Questão 41 De acordo com a teoria de Karl Marx,
pode-se afirmar que a desigualdade social:
A) É fruto da divisão da sociedade
capitalista em castas.
B) Está relacionada, na sociedade
capitalista, com a apropriação dos meios de produção pela classe trabalhadora.
C) É estrutural e ganha novas “roupagens” a cada nova conjuntura
histórica.
D) É um fenômeno natural, tendo em
vista que modo de produção capitalista é justo.
E) É inexistente nas sociedades
capitalistas, pois todos vivem em condições de igualdade.
QUESTÃO 02 – Prova IBFC - 2023 - SEE-AC -
ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – SOCIOLOGIA 19) Émile Durkheim foi o
responsável pela instituição da Sociologia como disciplina acadêmica. Primeiro
professor da disciplina na França, estabeleceu sua cátedra na Universidade de
Bordeaux em 1887. Como sociólogo, aprimorou os estudos positivistas de Comte e
definiu as regras para a utilização do método hipotético-dedutivo nas ciências
sociais. Sobre a visão de Durkheim acerca da Sociologia, assinale a alternativa
correta.
a) Foi o senso de
defesa e preservação, principalmente em função de aspectos naturais, como o
clima e o meio-ambiente, que motivaram a evolução de um sistema de
solidariedade orgânica para um outro, de solidariedade mecânica, onde os
indivíduos se diferenciavam pouco e mantinham sentimentos, crenças e valores
semelhantes
b) A evolução social
com ênfase na solidariedade é responsável, também, pelo estabelecimento da
divisão social do trabalho, entendida como o desenvolvimento técnico que levou
à sequenciação do sistema de produção e a alienação do trabalhador do resultado
de sua produção
c) O positivismo “durkheiminiano” se expressa fortemente na
ideia de que, tal qual em qualquer outra ciência, a Sociologia necessita
possuir um objeto específico e observável. Para ele, o “fato social” exerce
esta função na medida em que é a expressão da “alma coletiva”, isto é, de
fenômenos sociais que exercem uma “coerção” sobre o indivíduo, tais como a
moda, as crenças, a educação e o direito e que, por serem exteriores a ele, se
oferecem a observação, medição e descrição
d) Para Durkheim a
realidade pode ser vista como uma representação intelectual. Sua materialidade
não se torna necessária, visto que as possíveis abstrações analíticas respondem
ao requisito científico de especificidade e observância. A partir de qualquer
“fato social” observado é possível estabelecer regras gerais e leis universais
aplicáveis a todas as sociedades
QUESTÃO 03 – Prova IBFC - 2023 - SEE-AC -
ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – SOCIOLOGIA 18) Na obra “Economia e
Sociedade” (2000), Max Weber define conceitualmente e metodologicamente sua
visão da Sociologia. Para ele, ação é todo comportamento humano, interno ou externo,
de permissão ou omissão, em que o agente (ou agentes), sempre que e na medida
que, estabeleça um relacionamento de sentido subjetivo. Quando, ao contrário, o
sentido da ação é voltado aos outros, orientando-se no sentido destes,
tratar-se-á de uma “ação social”. É justamente a compreensão interpretativa das
ações sociais, suas causalidades e seus efeitos, o objeto de estudo da
Sociologia. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso
(F). ( ) Weber
cria, para sua metodologia de análise, o conceito de “tipo ideal”, possuidor de
um conjunto de qualidades e características que conformariam um indivíduo capaz
de executar ações racionalmente orientadas para o fim a que se objetivam e seus
resultados racionalmente esperados para que sejam comparadas à todas as
espécies de ações reais, irracionalmente orientadas ou ainda as ações do que
convencionou chamar de “tipo médio”, aquele advindo como resultado das
pesquisas de campo e das ferramentas estatísticas, assim como os acontecimentos
e desdobramentos da realidade de forma que uma “compreensão interpretativa”
tome forma como conhecimento científico sociológico.
( ) Para Weber a
definição de “ação social” deve levar em conta o comportamento passado,
presente e futuro dos “outros”, entendido como indivíduos ou uma multiplicidade
indeterminada de pessoas, conhecidas ou não. Exemplifica com o fato de que
aceitar “dinheiro” como medida de uma troca presente está ligado a certeza de
que outros, múltiplos e quantitativamente indeterminados, “estarão dispostos a
aceitá-lo também, por sua parte, num ato de troca futura”. Ainda, dos tipos de
ações, sejam internas ou externas, serão “ações sociais” “aquelas externas que
não se orientarem exclusivamente pela expectativa de um determinado
comportamento de objetos materiais” e as ações internas, “quando se orientam
pelas ações de outros”.
Assinale a alternativa
que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a)
F - F b) V - V c) V - F d) F - V
QUESTÃO 04 – Prova FUNDATEC - 2023
- IFC-SC - Professor - Área: Sociologia QUESTÃO 25 – Considerando as
perspectivas teórico-metodológicas dos autores, relacione a Coluna 1 à Coluna
2, associando os trechos de obras clássicas da sociologia com seus respectivos
autores.
Coluna 1
1. Émile Durkheim. 2. Max Weber. 3. Karl Marx.
Coluna 2
(
) “De fato: essa ideia singular, hoje tão comum e corrente e na verdade
tão pouco autoevidente, da profissão como dever [...] — é essa ideia que é
característica da “ética social” da cultura capitalista e em certo sentido tem
para ela uma significação constitutiva”.
(
) “É fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer
sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão
de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das
manifestações individuais que possa ter”.
( ) “Pode-se distinguir os homens
dos animais pela consciência, pela religião ou pelo que se queira. Mas eles
mesmos começam a se distinguir dos animais tão logo começam a produzir seus
meios de vida [...] O que eles são coincide, pois, com sua produção, tanto com
o que produzem como também como o modo como produzem”.
( ) “[...] a educação tem justamente por
objeto formar o ser social; pode-se então perceber, como que num resumo, de que
maneira este ser se constitui através da história. A pressão de todos os
instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo a
moldá-la à sua imagem, pressão de que tanto os pais quanto os mestres não são
senão representantes e intermediários”.
A ordem correta de preenchimento
dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 1 – 2 – 3 – 3. B) 2 – 1 – 3 – 1.
C) 2 – 3 – 1 – 2. D) 3 – 1 – 2 – 2.
E) 3 – 1 – 3 – 2.
QUESTÃO 05 – Prova FUNDATEC - 2023 -
IFC-SC - Professor - Área: Sociologia QUESTÃO 54 – Max Weber afirma que
“Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação
social, mesmo contra resistências [...]” (WEBER, 2000, p. 33). Contudo, ele
considera esse conceito de “poder” como “sociologicamente amorfo”. Qual
conceito o autor julga ser mais preciso para designar a probabilidade de
encontrar obediência a uma ordem?
A) Ordenamento. B) Treino. C)
Dominação. D) Coerção. E) Tradição.
QUESTÃO 06 – Consulplan 2022 -
SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 19 A família é
produto de um verdadeiro trabalho de instituição, ritual e técnico ao mesmo
tempo que visa instituir de maneira duradoura, em cada um dos membros da
unidade instituída, sentimentos adequados a assegurar a integração que é a
condição de existência e de persistência dessa unidade. Os ritos de instituição
(palavra que vem de stare, ‘manter-se; ser estável’) visam constituir a família
como entidade unida, integrada, unitária, logo, estável, constante, indiferente
às flutuações dos sentimentos individuais. Esses atos inaugurais de criação
(imposição do nome de família, casamento etc.) encontram seu prolongamento
lógico nos inumeráveis atos de reafirmação e de reforço que visam produzir, por
uma espécie de criação continuada, as afeições obrigatórias e as obrigações
afetivas do sentimento familiar (amor conjugal, amor paterno e materno, amor
filial, amor fraterno etc.). (BOURDIEU, Pierre. O espírito de família. In:
Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 126. Adaptado.)
Ao longo do tempo e da história, o conceito de família sofreu algumas
transformações significativas, mas ainda mantém algumas características comuns.
O conceito de família assume sua complexidade por relacionar a natureza humana,
com a cultura, através da organização de grupos sociais. Para Durkheim, a
família:
A) Contém em seu germe não apenas a escravidão, como também a servidão,
pois, desde o começo, está relacionada com o trabalho. Encerra em miniatura
todos os antagonismos da sociedade.
B) Ainda que esteja em contínuo processo de mudanças não é uma
organização simples, nem tende a desaparecer rapidamente, embora venha sendo
gradativamente substituída pela escola.
C) Tem no matrimônio seu alicerce no qual a finalidade é a constituição
familiar como ação social racional com relação a valores: tem como finalidade
calculada o cumprimento de algum valor moral.
D) Não
deve suas virtudes à unidade de descendência: é simplesmente um grupo de
indivíduos que se encontram próximos uns dos outros, no centro da sociedade
política. A consanguinidade pôde facilitar essa concentração.
QUESTÃO
07 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão
11 A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de
indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos
aparentam perante si mesmos ou perante outros; e, sim, daquilo que são na
realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente. (In.:
Quintaneiro, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber / Tânia
Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. – 2.
Ed. rev. amp. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.) No escopo da Teoria
Sociológica Clássica, ao analisar o Estado, sua formação e suas concepções,
Marx, Weber e Durkheim estabelecem teorias, que mais tarde são, ora refutadas,
ora respaldadas por outros autores. Especificamente em Weber, o Estado:
A)
É essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe social, no
caso do Estado Moderno, da burguesia, que, por sua vez, dá origem à estrutura
do próprio Estado.
B) É um estado racional que detém o
monopólio do uso legítimo da força física dentro do território que controla,
condição que possibilita sua manutenção e sua legitimidade.
C)
Tem a função primordial de defender os interesses das classes dominantes por
meio de seus instrumentos de regulação: sistema jurídico e aparado militar e
policial.
D)
É um organizador da vida social, sendo independente dela, cujo propósito é
fortalecer, ao mesmo tempo, a consciência coletiva, e assegurar a individuação
mais completa que o estado social permita.
QUESTÃO 08 – Questão
17: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Ainda sobre a Democracia, de
acordo com a teoria de Harriet Martineau:
a) Os EUA inventaram a
democracia e criaram um modelo a ser replicado por todo o globo.
b) Os EUA aproveitaram o que se aprendeu com a experiência da
democracia e o seu experimento deu certo na 3ª tentativa.
c) O regime democrático
precisa ser pensado a partir de elementos lógicos universais que informem o
resultado desejado.
d) Os princípios democráticos
podem conviver harmoniosamente com formas feudais, como direito por
hereditariedade e membros honorários.
e) Num regime democrático, os
partidos nunca temem o desejo da maioria, pois são os representantes desta.
QUESTÃO 09 – Prova
IV - UFG - 2024 - IF-SE - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 46 Na
perspectiva funcionalista durkheiminiana, a análise das sociedades industriais
capitalistas aponta um processo de desintegração das normas sociais, que
afetaria a estabilidade social, gerando a sensação de despropósito entre os
indivíduos. Este processo é denominado como
(A) fato social.
(B) anomia.
(C) solidariedade orgânica.
(D) solidariedade mecânica.
QUESTÃO 10 – Questão
12: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Várias teóricas clássicas se
dedicaram a estudar o casamento como fato social. A esse respeito, indique
abaixo a alternativa incorreta:
a) Flora Tristan entendia que o
divórcio era um direito das mulheres, assim como o direito ao acesso à
educação.
b) Marianne Weber discutia o
casamento como direito, não como relação de poder, e discutia a existência de
uma "parceria ética".
c) Harriet Martineau chamava a
atenção para o fato de que os tipos de casamento e a forma de cortejo
demonstram os valores e os padrões sociais vigentes em uma sociedade.
d) Mary Wollstonecraf entendia que o casamento não era um fenômeno
social importante sobre o qual os pesquisadores devessem se dedicar a estudar.
e) Olympe de Gouges entendia que o
divórcio deveria ser um direito do qual as mulheres pudessem usufruir.
QUESTÃO 11 – Questão
10: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) De acordo com Martineau, em seu
livro "Como observar: morais e costumes":
a) O mercado deve ser observado
pelo pesquisador no que tange à condição dos habitantes quanto ao fornecimento
das suas necessidades, mas as morais domésticas não são refletidas nessa
instituição.
b) Existe uma relação direta entre
a existência de mercados bem providos, de um lado, e um povo livre e próspero
de outro.
c) A ausência de mercados constituídos não implica que as sociedades
nessas localidades sejam bárbaras e oprimidas, ou mesmo não providas, pois a
fartura está relacionada a como a sociedade lida com a distribuição do que
possui.
d) Apresenta o mercado de um ponto
de vista liberal clássico, associando existência de riqueza, ainda que
concentrada, à prosperidade.
e) Apenas o mercado é
capaz de suprir as necessidades dos indivíduos, não existindo vínculos sociais
de outra natureza, que não os comerciais.
QUESTÃO 12 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG -
Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 47 Os pobres não são apenas
pobres, eles são também cidadãos. Enquanto tais, eles participam dos direitos
que a lei atribui à totalidade dos cidadãos de acordo com a obrigação do Estado
de prestar assistência aos pobres. Portanto, o direito correspondente à
obrigação do Estado de assistir ao pobre não é o direito do pobre, mas aquele
de qualquer cidadão. Sociologicamente, o importante é compreender que a posição
particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado,
como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral
tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por
outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do
Estado, [...] que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão
ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe
uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao
doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento
sociológico. SIMMEL, G. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France,
1998. As afirmativas a seguir apresentam interpretações do texto que consideram
os direitos e as obrigações do Estado em relação aos pobres, à exceção de uma.
Assinale-a.
(A) Afirma o
pertencimento dos pobres à categoria de sujeitos de direito.
(B) Considera os
vínculos sociais entre indivíduo e o coletivo baseados nas relações de
reciprocidade.
(C) Confirma o direito individual do pobre em recorrer à
assistência do Estado.
(D) Reconhece a
diferenciação dos pobres na condição de cidadãos em relação aos outros
integrantes da comunidade.
QUESTÃO 13 – Prova
IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 46 “Na
modernidade avançada nos deparamos com novas características do processo de
secularização: o surgimento dos novos movimentos religiosos e pluralismo
religioso, a mercantilização da religião e o reencantamento do mundo. Esses
fatos nos indicam que o processo de secularização não segue uma orientação
unilateral e contínua, mas está permeado de descontinuidades e de deferência em
relação às próprias revoluções iniciadas pela consolidação da modernidade”.
(ALMEIDA, Marcos. Religião e modernidade: algumas conclusões acerca do processo
de secularização no ocidente. Cadernos de Campo: revista de Ciências Sociais,
n° 11, 2005, p.36). Sobre Modernidade, Secularização e Religião, assinale a
alternativa CORRETA.
A) O pluralismo religioso não se
caracteriza como fator avançado do processo de secularização em relação à
modernidade e aos indivíduos.
B) O desenvolvimento da cultura
moderna não teria sofrido, na visão de Weber, uma influência causal
significativa do ethos racional da conduta da vida existente nas concepções
protestantes.
C) O processo de secularização nos
séculos XIX e XX inviabilizou o desenvolvimento dos novos movimentos religiosos
como resposta à relação entre modernidade e religião.
D) O processo de secularização, que inspirou diálogos entre a
racionalização o desencantamento do mundo, permitiu uma maior proximidade entre
modernidade e religião. e
E) A secularização é uma questão
simples que resultou no desaparecimento completo da atividade e do pensamento
religioso.
QUESTÃO 14 – CEBRASPE 2023 DPE RO
Defensor Público Questão 80 Assinale a opção correta a respeito das ideias de
pensadores clássicos para a sociologia jurídica.
A Hegel, como parceiro de Marx,
foi o responsável pela finalização de obras importantes, como O capital.
B Marx, a partir da análise do
comportamento protestante e da ascese, investiga o desenvolvimento do
capitalismo e de questões religiosas.
C Weber é considerado o pai da
sociologia.
D Weber trouxe como ponto importante para a sociologia do direito e do
Estado a categorização dos tipos de dominação. E Comte,
criador da teoria do fato social, explica a necessidade de existência da norma
jurídica com base na ideia de controle dos sujeitos desviantes.
QUESTÃO 15 – Consulplan 2022 - SEED-PR -
Professor de Sociologia Questão 21 No Brasil, neste início do século XXI, tem
gerado debate entre os cientistas sociais se estaria havendo a emergência de
uma “nova classe social”. Na época, um expressivo segmento da população obteve
uma mobilidade social ascendente pela facilidade de acesso a bens de consumo e
a novos hábitos sociais, marcando posição por seu poder aquisitivo. A indagação
que se coloca é: será que essa é realmente uma “nova” classe social, ou apenas
um estrato social que se destaca no consumo de bens e serviços, sem que tenha
havido alteração na estrutura de classes e nas desigualdades da sociedade
brasileira? (NOVAES, Washington. BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS -Os desafios do
século XXI. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-401420000 00300011.) A
sociologia busca compreender a estrutura social mais ampla, mas também as
relações entre as classes sociais, próprias da sociedade capitalista. No escopo
das teorias sociológicas clássicas, emergem as explicações de Karl Marx e Max
Weber sobre a organização da sociedade, no que diz respeito, dentre outros
fatores, à sua estratificação. Tendo em vista tais teorias, assinale a
afirmativa correta.
A) Para Marx, os grupos de classe agregam ao capital econômico um legado
relativo ao conhecimento e à cultura, e esse sim determina a dominação
social.
B) Para Weber, o status depende de um conjunto de aspectos avaliados em
uma sociedade, como a influência e o prestígio, independentemente de questões
econômicas.
C) Para Marx, as classes
sociais são antagônicas e complementares: uma não existe sem a outra. Elas se
relacionam; há uma estrutura de classes relacionada aos meios de produção.
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