Provas Aplicadas - 2ª Prova de Sociologia 1.2025
Olás,
Compartilho com vocês a 2ª Prova de Sociologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada hoje no 2º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2025
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
12/08/2025 Valor: 30 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua
prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso
das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – FGV SEDUC SP 2013
QUESTÃO 02 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR
- DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 16) “O conjunto
de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade
forma um sistema determinado que tem sua própria vida; pode-se chamá-lo de
consciência coletiva ou comum. (...) Com efeito, ela independe das condições
particulares em que se encontram os indivíduos; estes passam e ela permanece”.
(DURKHEIM, Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo : Ática, 1978, p. 74). Para
o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a
individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva,
que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual
pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema
que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão
social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das
solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão
social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).
( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for
a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as
várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o
processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma
desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida
divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela
solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a
fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência
coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela
solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento
da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os
indivíduos.
Assinale a alternativa
que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - F - V - F - V
b) F - V - F - V - F
c)
V - V - F - F - V d) F - F
- V - V - F
e) V - F - V - F – F
QUESTÃO 03 – Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação
Básica – Sociologia 33) Sobre a divisão de classes no sistema capitalista, leia
a citação a seguir: “A necessidade de um mercado cada vez maior para seus
produtos impele a burguesia por toda a superfície do globo. Ela precisa se
estabelecer em toda parte, explorar em toda parte, criar conexões em toda
parte.” (Marx e Engels, 1848) Diante do exposto, assinale a alternativa
correta.
a) Neste texto, Marx e
Engels incentivam o processo de globalização da produção de mercadorias
b) Marx e Engels
entendem a necessidade de conectar o mundo e nesse sentido prenunciam o
surgimento da internet
c) Marx e Engels entenderam o caráter histórico da
dominação burguesa e como a expansão geopolítica das potências da Europa
Ocidental reproduziram esta dominação nas áreas sobre domínio econômico destes
países
d) “A necessidade de
um mercado cada vez maior” nos leva a crer que em algum momento não haverá
novos mercados para a burguesia; neste momento Marx e Engels afirmam que
acontecerá a Revolução Socialista
e) Para Marx e Engels,
a necessidade de conquistar novos mercados é a maneira da burguesia ocupar
espaços em que o proletariado não se encontra, diminuindo assim a Luta de
Classes
QUESTÃO 04 – Prova FUNDATEC - 2023 -
IFC-SC - Professor - Área: Sociologia QUESTÃO 26 – “Na produção social da sua
existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias,
independentes da sua vontade [...]. O conjunto destas relações de produção
constitui a _____________ econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual
se eleva uma ______________ jurídica e política e à qual correspondem
determinadas formas de consciência social” (MARX, 2003, p. 5). Assinale a
alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho
acima.
A) forma – casta B) estrutura – superestrutura
C) classe – exploração
D) exploração – valorização
E) mercadoria –
cooperação
QUESTÃO 05 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR
- DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 11) A ideologia
é um dos principais conceitos que compõem a teoria marxista, sendo uma
categoria central para a análise dos modos pelos quais os sujeitos representam
e interpretam a realidade e o mundo em que vivem. Na vasta obra de Karl Marx, o
tema da ideologia é tratado com mais evidencia na obra escrita, em parceria com
Engels, A ideologia alemã. Nela é traçado o modo como se dá a formação das
ideologias e como elas interferem e orientam o modo de vida dos sujeitos em
sociedade. Sobre o conceito marxista de ideologia, assinale a alternativa
incorreta.
a) Na sociedade
capitalista, a infraestrutura é formada pelo emaranhado de relações sociais de
produção e constitui a base da superestrutura
b) A superestrutura,
corporificada nas leis e instituições, é responsável pela produção e reprodução
da ordem vigente
c) As ideias produzidas na sociedade capitalista são
universais, pois expressam as ideias e visões da sociedade como todo
d) Na sociedade
capitalista, a infraestrutura e a superestrutura pertencem aos detentores dos
meios de produção, os burgueses
e) A formação de
ideias advém da prática material. Assim, a maneira como os indivíduos produzem
está relacionada ao modo como representam e interpretam a si mesmos e a
realidade
QUESTÃO 06 – Questão 19: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Sobre a relação entre
liberdade e igualdade nas teorias de Martineau e Tocqueville:
a) Para Tocqueville a
igualdade não era um empecilho ao exercício da liberdade, mas para Martineau
sim.
b) De acordo com Tocqueville,
a aristocracia era uma herança do velho mundo que precisava ser extirpada,
enquanto Martineau entendia que era funcional a atuação desta classe para a
manutenção da democracia.
c) Ambos concordavam que a
igualdade era um problema grave para o exercício democrático e que alguns
mecanismos deveriam ser elaborados para contê-la.
d) Ambos criticam o fato de
que a educação não era plural ou mesmo disseminada, acabando por culparem a
aristocracia de não a promover.
e) Ambos entendiam que a sociedade norte-americana
tinha pouca pobreza e baixa diferença de propriedade, com muitas oportunidades
de ascensão social, o que a diferenciava dos países da velha Europa.
QUESTÃO 07 – Questão 53: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Considerando-se aspectos metodológicos, analise os
pressupostos listados abaixo:
a) As “classes de fatos”,
descritas em As regras do método sociológico, são descritas como
aquelas que possuem o caráter de exterioridade, coercitividade e generalidade;
b) As obras Como
observar: morais e costumes e As regras do método sociológico são
idênticas, tendo sido a última investigada por plágio, o que foi prontamente
refutado;
c) Martineau e Durkheim
tocaram em temas bastante distintos no desenvolvimento de suas obras, mas as
suas abordagens e conclusões são semelhantes;
d) Tanto Martineau quanto
Durkheim prezavam pela neutralidade e pela imparcialidade, destacando o não
preconceito e a objetividade nos mesmos termos, além da necessidade de controle
dos valores dos próprios pesquisadores;
e) Martineau falava em “classe de fatos”, enquanto
Durkheim se dedicava a sistematizar a noção de “fatos sociais” no estudo dos
fenômenos sociais.
QUESTÃO 08 – Questão 04: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan (1803-1844) foi uma das
pensadoras que se dedicou a discutir problemas sociais e soluções possíveis.
Neste sentido, ela se debruçou sobre o seguinte tema:
a) A
necessidade de obediência moral da juventude para com os mais antigos.
b) A
importância da religião na coordenação da vida social.
c) O papel das operárias e operários na gestão dos
problemas que os acometem.
d) A função do
Estado na solução de todos os problemas sociais.
e) A
delinquência das mulheres e sua perversidade na relação com os homens.
QUESTÃO 09 – Questão 57: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito da obra Sociedade na
América, podemos afirmar que:
a) A autora mantém um estilo de escrita
prolixo e rebuscado, com muitas adjetivações e referências religiosas;
b) Martineau realiza afirmações categóricas
lastreadas por percepções individuais não passíveis de verificação por pares;
c)
Inaugura a pesquisa de campo com um olhar científico, a partir da aplicação de
princípios claros e do cumprimento de preceitos da ciência moderna;
d) Sua escrita se distanciava da sua teoria
sobre a produção do conhecimento;
e) Martineau se restringe a considerar apenas
os relatos de uma parcela qualificada da população, pois os demais não teriam
nada a dizer sobre o funcionamento das sociedades.
QUESTÃO 10 – Questão 07: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Marianne Schnitger era conhecida como uma
feminista conservadora por defender o Direito como um mecanismo capaz de:
a) Controle dos
povos, propiciando um Estado Nação moderno com concentração da legitimidade do
uso da violência em detrimento da sociedade civil.
b) Promover a
igualdade de gênero, com o acesso irrestrito das mulheres à educação e ao
trabalho.
c) Fornecer garantias e limitações à arbitrariedade
exercida pelos homens contra às mulheres e mães.
d) Combater a
visão tradicional do feminismo, da qual Marianne era uma crítica ferrenha.
e) Promover
direitos sociais radicais, com uma reforma legislativa pautada no feminismo
erótico.
QUESTÃO 11 – Questão 21: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Comparando Tocqueville a Martineau, em
suas análises sobre a democracia, considere as alternativas abaixo e
identifique a errada:
a) Para
Martineau, não se pode produzir democracia desconfiando das massas.
b) Para
Martineau, o governo não pode estar distante do povo.
c) Ambos
são institucionalistas e seu método de estudo é semelhante quanto ao
institucionalismo, mas não é idêntico, pois se diferenciam em diversos
aspectos, inclusive no que tange ao processo de comparação.
d) Para Martineau, os princípios de governo são
corporificados em instituições, que sofrem modificações pelas circunstâncias
precedentes, mas para Tocqueville não.
e) Para
ambos, as instituições não são invenções completas e repentinas, mas um
produto histórico que depende de certas condições para sofrerem mudanças.
QUESTÃO 12 – Questão 56: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Ao contrapormos as obras Como
observar e Sociedade na América podemos afirmar que:
a) A autora delimitou de forma estrita a
discussão metodológica apenas no primeiro livro;
b) O segundo livro pode ser considerado um
tratado de metodologia;
c) No
primeiro ocorre uma sistematização do método e no segundo a sua aplicação,
embora a ordem da publicação seja o contrário;
d) No segundo a autora apresenta os dados da
pesquisa de modo “peremptório” e por meio de “generalizações apressadas”;
e) O segundo livro contraria o método
proposto no primeiro e renuncia a refletir sobre a relação entre objeto e
observador.
QUESTÃO 13 – Questão 55: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Anna Julia Haywood Cooper (1858-1964) foi
uma escritora negra norteamericana que escreveu a respeito de temas que hoje
são considerados bastante contemporâneos sem qualquer referência de caráter
anacrônico. Considere as alternativas abaixo e avalie em que medida elas
refletem a obra desta autora ainda pouco conhecida no Brasil.
a) Sua história de vida reflete ou exemplifica a
discussão que Harriet Martineau fez sobre a "recria de escravos"
ocorrida nos Estados Unidos e sua implicação sobre a exploração sexual das
mulheres mestiças ou quadroon e negras na medida em que ela nasceu de um
estupro cometido pelo senhor de escravos contra sua mãe que era escrava, tendo
ela própria nascida em cativeiro;
b) Ficou viúva
ainda muito nova (19 anos) e, por isso, passou a defender a necessidade de uma
figura de homem provedor capaz de sustentar as mulheres, principalmente no caso
dos homens negros como um representante das mulheres negras;
c) Defendeu que
o feminismo é um único movimento e que é importante que as mulheres brancas e
as mulheres negras estejam unidas já que possuem e carregam as mesmas lutas e
necessidades;
d) Infelizmente
não teve acesso a estudos formais, pois entendia que não cabia às mulheres
frequentar escolas ou trabalhar, embora tenha tido oportunidade para tanto, já
que existiam escolas para mulheres e para negros neste período;
e) Posicionou-se
contra o feminismo negro e ao uso de abordagens
interseccionais que considerassem condições de gênero, raça e classe, por
exemplo.
QUESTÃO 14 – Questão 54: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau (1802-1876), em
seu livro Sociedade na América - Vol. II Economia, dedica
longo período e espaço para discutir as instituições, as morais e o
comportamento social em relação às questões econômicas. A esse respeito, a
autora:
a) entende
Economia em sentido bastante estrito, com foco apenas no setor financeiro e na
especulação imobiliária;
b) é
reconhecida como uma economista política, tendo escrito posteriormente a
coleção Illustrations of political economy que foi
impulsionada e divulgada em razão da popularidade do Sociedade na
América;
c) não restringiu sua análise a apenas um ramo da
Economia, buscando compreender as dinâmicas relativas a cada um deles, suas
morais prevalecentes e como isso pode ser observado nos costumes e no
comportamento social de um modo geral;
d) não se
importava com os impactos da escravidão, tendo apoiado de forma inconteste
a Sociedade Colonizadora que impulsionava o retorno dos
ex-escravos para o continente africano;
e) entendia que
a agricultura e o transporte não eram temas a serem considerados como
importantes para se compreender a dinâmica econômica em uma sociedade,
principalmente em seu estudo de caso nos Estados Unidos.
QUESTÃO 15 – Questão 06: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Marianne Schnitger (1870-1954) foi uma
importante autora, mas é conhecida, na maioria das vezes, por ser a esposa de
Max Weber. Sua obra trouxe importantes contribuições para a análise social.
Assinale abaixo a frase que identifica parte de suas premissas ou de sua biografia:
a) Dedicou-se a
estudar o feudalismo e o capitalismo, além de propor uma reforma social para a
chegada de um modelo socialista de produção.
b) Formulou uma perspectiva crítica pautada na
reflexão sobre o papel das instituições, principalmente o Direito, como capazes
de limitar a arbitrariedade nas relações sociais, tomando por exemplo o
matrimônio, a mãe e a esposa.
c) Foi auxiliar
de Max Weber e difusora de sua obra após sua morte, tendo se dedicado
exclusivamente a divulgar a teoria dele.
d) Resenhou a
obra de Émile Durkheim defendendo seu marido das críticas realizadas por
aquele.
e) Elaborou uma
obra densa, mas nunca teve participação pública ou acadêmica, evitando a
aparição pública e a discussão de temas de interesse das mulheres.
Boa prova!
2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2025 Questões Extras (1,0 ponto
cada)
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
12/08/2025
Discente:_____________________________________________________________
Questão 41: (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Quanto ao estudo da pobreza, da caridade
pública e a relação com o Direito podemos realizar a comparação da contribuição
entre duas(dois) autoras(es) em particular:
a) Flora
Tristan, em União dos Operários, e Alexis de Tocqueville, em Ensaios
sobre a pobreza, na medida em que ambos previam que a caridade pública era
essencial para o desenvolvimento da sociedade;
b) Harriet
Martineau, em Como observar, e Flora Tristan, em Necessidade
de acolher bem as mulheres estrangeiras, já que ambas entendem ser a
caridade pública um elemento necessário ao progresso social;
c) Harriet
Martineau, em Como observar, e Flora Tristan, em Necessidade
de acolher bem as mulheres demonstraram a necessidade de se criar
sociedades filantropas para resolver os problemas sociais ligados à pobreza e
promover o progresso com a caridade privada;
d) Harriet Martineau, em Como observar,
e Alexis de Tocqueville, em Ensaios sobre a pobreza, embora para a
primeira a caridade se divida em dois tipos, cabendo ao Estado modificar as
condições estruturais para combater a pobreza, e o segundo advogava pelo fim da
caridade pública, por sua corrupção dos pobres e promoção do aumento da
pobreza.
Instituto
AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 49
Assinale a alternativa que corresponde aos tipos puros de ação social propostos
por Max Weber.
(A)
Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a valores; Ação
social emotiva; Ação social tradicional.
(B)
Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a valores; Ação
social afetiva; Ação social tradicional.
(C) Ação social referente a fins; Ação
social referente a valores; Ação social afetiva; Ação social tradicional.
(D)
Ação social referente a fins; Ação social referente a costumes; Ação social
emotiva.
(E)
Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a costumes; Ação
social emotiva; Ação social tradicional.
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