Provas Aplicadas - 1ª Prova de Metodologia 1.2025

  

Olás, 


Compartilho com vocês a 1ª Prova de Metodologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada ontem no 1º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.




1ª PROVA – 5ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA 1/2025

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara                  Data: 30/07/2025                 Valor: 20 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.


Questão 01 – FUVEST - 2022 - USP - Professor – Sociologia 17 “Nota-se que a desigualdade, expressa pela razão entre os rendimentos de uma pessoa localizada no 90º percentil da distribuição de renda e outra situada no 10º percentil, era de 11 vezes em 1970, passou para mais de 12 em 1980 e atingiu seu ápice em 2000, chegando a 14. Entretanto, essa razão caiu abruptamente entre os anos 2000 e 2010, atingindo um patamar inferior àquele observado no início dos anos 1970. A mesma tendência, de forma mais atenuada, pode ser observada na curva que expressa a razão entre os rendimentos do indivíduo mediano e daquele pertencente ao 10º percentil, que passou de 3 para 2,6 vezes entre 2000 e 2010, depois de um período de crescimento contínuo entre 1970 e 2000. Algo parecido ocorreu com a razão entre o 90º e o 50º percentis, que declinou de 4,8 para 3,75 na década de 2000.” (Menezes Filho e Kirschbaum, 2015, p. 114). Segundo os dados apresentados nesse extrato do texto, podemos afirmar que 

(A) a razão da desigualdade de renda de uma pessoa localizada no 10º percentil da distribuição de renda e outra localizada no 90º percentil dobrou entre as décadas de 1970 e 2000. 

(B) a diferença entre os rendimentos de um indivíduo mediano e aqueles de um indivíduo pertencente ao grupo dos 10% com maior renda aumentou progressivamente até 2000. 

(C) as décadas de 1970, 1980 e 1990 foram décadas de recuperação dos rendimentos dos indivíduos localizados no 90º percentil da distribuição de renda do país. 

(D) a alteração da razão entre os rendimentos do indivíduo mediano e aquele localizados no 10º percentil de 3 para 2,6 vezes significou um aumento da desigualdade nos anos 2000. 

(E) ao longo de todo o período, houve um aumento da desigualdade social expressa na diferença crescente entre a renda dos que estão localizados no 10º e aqueles do 90º percentil da distribuição de renda.

 

Questão 02 - FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 44. As variáveis em uma pesquisa social são as características a serem observadas ou medidas em cada elemento da população considerada. Contém uma variável quantitativa e uma variável qualitativa, respectivamente: 

(A) altura e nacionalidade.                                                      

(B) local de nascimento e idade. 

(C) sexo e peso.                                                           

(D) local de nascimento e religião. 

(E) estado civil e renda mensal. 

 

Questão 03 - FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 46. Na pesquisa social, a coleta de dados consiste em fornecer informações necessárias para a obtenção das respostas às indagações do pesquisador. A confiabilidade dos resultados, todavia, depende da definição objetiva e criteriosa dos procedimentos da pesquisa, assim como da análise coerente dos dados recolhidos. A sequência lógica correta das etapas da pesquisa social é: 

(A) formulação dos objetivos e hipóteses → coleta dos dados → análise dos dados → discussão dos resultados e conclusão → definição do problema de pesquisa. 

(B) definição do problema de pesquisa → coleta dos dados → formulação dos objetivos e hipóteses → análise dos dados → discussão dos resultados e conclusão. 

(C) coleta dos dados → formulação dos objetivos e hipóteses → definição do problema de pesquisa → discussão dos resultados e conclusão → análise dos dados. 

(D) formulação dos objetivos e hipóteses → definição do problema de pesquisa → coleta dos dados → análise dos dados → discussão dos resultados e conclusão. 

(E) definição do problema de pesquisa → formulação dos objetivos e hipóteses → coleta dos dados → análise dos dados → discussão dos resultados e conclusão. 

 

Questão 04 – COSEAC 2022 Sociólogo UFF 44 Observe a imagem. Tabela

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No gráfico acima o sociólogo Carlos Antonio da Costa Ribeiro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil. A partir da análise do gráfico observe as afirmações a seguir: 

I Ainda que com os mesmos anos de escolaridade, homens brancos têm maiores chances de tornarem-se profissionais ou administradores que homens negros. 

II Considerando a diferença de chances para homens brancos e negros tornarem-se profissionais ou administradores ao final da trajetória escolar indica que o racismo estrutural possui grande peso na explicação do fenômeno. 

III A comprovação de que homens negros e brancos podem alcançar o mesmo número de anos de escolaridade demonstra que o problema do racismo no Brasil não está relacionado a questões estruturais, e sim ao preconceito racial. 

Sobre as afirmativas acima, apenas 

(A) I está correta.                  (B) I e II estão corretas. 

(C) II está correta.                (D) II e III estão corretas. 

(E) III está correta.

 

Questão 05 – FUVEST - 2022 - USP - Professor - Sociologia

01 (...) O direito à educação está intimamente ligado ao direito à informação, à cultura e à ciência; ele requer um profundo compromisso com a construção de capacidades humanas. Além disso, esse direito está intimamente ligado ao direito de ter acesso e contribuir para os conhecimentos comuns da humanidade e seus recursos de informação, conhecimento e sabedoria compartilhados e em contínua expansão. O ciclo contínuo de criação de conhecimento que ocorre por meio de contestação, diálogo e debate é o que ajuda a coordenar a ação, produzir verdades científicas e incentivar a inovação. É um dos recursos mais valiosos e inesgotáveis da humanidade e um aspecto fundamental da educação. Quanto mais pessoas têm acesso aos conhecimentos comuns, mais abundantes eles se tornam. O desenvolvimento da linguagem, do numeramento e dos sistemas de escrita facilitou a disseminação do conhecimento ao longo do tempo e do espaço. Isso, por sua vez, permitiu que as sociedades humanas atingissem níveis extraordinários de crescimento coletivo e construção de civilizações. As possibilidades dos conhecimentos comuns são teoricamente infinitas. A diversidade e a inovação desencadeadas pelos conhecimentos comuns originam-se de empréstimos e experimentações que atravessam fronteiras disciplinares, bem como da reinterpretação do antigo e da criação do novo. Infelizmente, as barreiras impedem a equidade no acesso e na contribuição para os conhecimentos comuns. Existem lacunas e distorções significativas no conhecimento acumulado da humanidade que necessitam ser abordadas e corrigidas. Perspectivas, linguagens e conhecimentos indígenas têm sido marginalizados há muito tempo. Mulheres, meninas, minorias e grupos de baixa renda também são severamente sub-representados. As limitações de acesso a conhecimentos comuns ocorrem como resultado de comercialização e leis de propriedade intelectual excessivamente restritivas, da ausência de regulamentação e da falta de suporte adequado para as comunidades e os sistemas que gerenciam os conhecimentos comuns.(..) Um direito ampliado à educação ao longo da vida requer o compromisso em derrubar barreiras e garantir que os conhecimentos comuns sejam um recurso aberto e duradouro que reflita as diversas formas de conhecer e estar no mundo. Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 10 e 11.

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar: 

(A) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas. 

(B) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. A participação, no entanto, precisa se dar de forma qualitativamente relevante, para que essa atividade não seja contraproducente, gerando menos, e não mais conhecimento comum. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível sua existência. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas. 

(C) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate entre aqueles que partilham de uma linguagem e valores também comuns. Essa ação precisa se dar de forma qualitativamente relevante, para que o conhecimento, de fato, seja comum a todos os que dele participam. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível unificar valores e práticas compartilhadas na comunidade. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas. 

(D) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Por isso, todos igualmente participam da construção do conhecimento comum, de acordo com suas possibilidades e formas de expressão. 

(E) O conhecimento comum, constituído pela ação humana em comunidade, é o que chamamos de senso comum, que cresce à medida em que mais pessoas participam do processo educativo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum ou bom senso foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmiti-lo tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do senso comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

 

Questão 06 – FUVEST - 2022 - USP - Professor – Sociologia 33 De acordo com Laraia (2005, p. 75): “O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural”. Considerando a diversidade cultural que distingue as sociedades entre si, essa propensão deve ser tratada como expressão do: 

(A) Relativismo cultural. 

(B) Etnocentrismo. 

(C) Determinismo geográfico. 

(D) Determinismo biológico. 

(E) Pluralismo cultural. 



Questão 07 – NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo

37 - Um dos indicadores centrais para se analisar o avanço científico de um país ou região é a sua participação comparativa em relação a outros países ou regiões, numa abordagem longitudinal. Analise a tabela a seguir: Percentual de Publicações Científicas no âmbito mundial – países selecionados

Tabela

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A partir de análise da tabela, é INCORRETO concluir que: 

(A) não se pode observar uma internacionalização dos esforços, mas, pelo contrário, uma concentração claramente nacional do desenvolvimento científico e tecnológico; 

(B) o fosso entre os mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos manteve-se relativamente estável ao longo da última década; 

(C) há espaços para os países emergentes, onde exista esforço consciente para elevar a capacitação científica, como no caso dos “Tigres Asiáticos”; 

(D) o Brasil tem caminhado lentamente, se comparado à China e aos Tigres Asiáticos em conjunto; 

(E) a perda de capacidade científica nos Estados Unidos, na última década, decorreu da perda de competitividade com a União Européia, Japão e China.

Questão 08 – NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo

47 - Um estudo sociológico foi realizado com médicos e médicas para verificar a diferença de procedimento no tratamento do câncer de mama. Foi levantada a freqüência de casos de remoção radical da mama ao longo de um ano. Os dados obtidos para os médicos foram: 27 50 33 25 86 25 85 31 37 44 20 36 59 34 38 Os dados obtidos para as médicas foram: 05 07 10 14 18 19 25 29 31 33 Conclui-se que: 

(A) as médicas realizaram, em média, o mesmo número de cirurgias de remoção radical da mama que os médicos; 

(B) os médicos realizaram, em média, menos cirurgias de remoção radical que as médicas; 

(C) os médicos realizaram, em média, mais do que o triplo de cirurgias de remoção radical da mama que as médicas; 

(D) uma hipótese plausível é que médicas são mais sensíveis à retirada completa da mama; 

(E) as médicas realizaram o dobro de cirurgia de remoção radical da mama que os médicos. 



Questão 09 – Questão 34: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca da amostra e do universo na pesquisa científica, no livro Como observar, Harriet Martineau explicou que:

a)      A pesquisa de campo pode ser feita a qualquer tempo e com quaisquer informantes sem prejuízo para o resultado auferido.

b)     A preocupação com os métodos envolve também uma estratificação adequada do universo a ser pesquisado, embora ela não use este termo para se referir a esse procedimento.

c)      A representatividade da amostra não é um problema colocado por Martineau, mesmo que ela tivesse a preocupação em observar e entrevistar um público diverso e em quantidade.

d)     Não cabe apenas a preocupação com quais são os requisitos para a observação social, mas também o que e como se deve observar os discursos dos indivíduos, não as coisas.

e) Os viajantes tinham uma formação adequada para evitar que uma amostra viciada não fosse utilizada para a realização da pesquisa de campo, impedindo que esse grave problema metodológico contaminasse o resultado auferido.

 


Questão 10 – Questão 24: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a)      Confronta os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.

b)     Disserta sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para atuarem na área.

c)      Entende que era necessário se qualificar para observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de estar em campo.

d)     Advoga pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições físicas de cada indivíduo.

e) Questiona a capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.

 


Boa prova!


 

 


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