Provas Aplicadas - 1ª Prova de Sociologia 1.2025

 

Olás, 


Compartilho com vocês a 1ª Prova de Sociologia do 1º semestre de 2025. Esta atividade foi aplicada hoje no 2º período do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.




1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2025

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara                   Data: 05/06/2025                             Valor: 30 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.


QUESTÃO 01 – Questão 40: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) De acordo com a teoria de Harriet Martineau em Como observar:

a)      A entrevista a pessoas que estejam cumprindo penas em sistemas prisionais é facilitada pelo fato de que, no século XIX, o cumprimento da pena era realizado de modo isolado, o que estimulava o interesse delas em querer algum tipo de contato social;

b)     Não era importante averiguar como a “visão da sociedade” sobre a gravidade de crimes afetava a vida cotidiana e o próprio sistema de punições, já que as morais prevalecentes não se faziam representar dessa forma;

c)      O sistema prisional deve ser comparado à enfermaria. Contudo, os métodos de punição legal do período estudado por ela não haviam sofrido ainda a influência da reforma prisional e do “espírito de Howard”.

d)     Barbarismo é aquele relativo às sociedades primitivas, que se contrapõe evolutivamente ao presente nas sociedades ditas civilizadas e citadinas.


QUESTÃO 02 – CEBRASPE 2023 DPE RO Defensor Público Questão 84 Acerca das formas de governo e de Estado, julgue os itens a seguir. 

I As principais características da monarquia são a vitaliciedade, a hereditariedade e a responsabilidade do governante

II O federalismo brasileiro é oriundo de um federalismo por segregação, também chamado de federalismo por desagregação ou movimento centrífugo. 

III As principais características da república são a temporariedade do mandato, a elegibilidade dos representantes e a irresponsabilidade dos governantes

Assinale a opção correta. 

A Nenhum item está certo.            

B Apenas o item I está certo. 

C Apenas o item II está certo. 

D Apenas o item III está certo. 

E Todos os itens estão certos.

 

QUESTÃO 03 – Prova SELECON - 2023 - SEDUC-MT - Professor da Educação Básica – Sociologia 21. Leia o trecho a seguir. “A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.” Martins, Carlos Benedito. O Que é Sociologia. 38ª edição. São Paulo: Brasiliense. Autores como Comte, Marx, Weber e Durkheim tiveram um papel relevante para a consolidação da Sociologia como ciência. Transformações políticas, econômicas e sociais que permitiram o surgimento da Sociologia são:

A) Revolução Francesa, Iluminismo e Reforma Protestante

B) Revolução Industrial, Iluminismo e Revolução Francesa

C) Revolução Industrial, Iluminismo e Reforma Protestante

D) Revolução Industrial, Revolução Francesa e Reforma Protestante


QUESTÃO 04 – Questão 13 (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca do processo de pesquisa, em Sociedade na América – Vol. I Política, Martineau alega que, sobre o comportamento da(o) pesquisadora(r):

a) Não promove interferências na pesquisa de campo e nem no objeto estudado;

b) Ser mulher é uma desvantagem que pode ser superada por meio do disfarce ou outras artimanhas;

c) Martineau entendia que o fato de ter surdez parcial não influenciava em seu trabalho de coleta de dados;

d) A técnica de coleta de informações dependia do elemento surpresa e do comportamento antiético de não expressar do que se tratava o contato;

e) O relato de campo precisa ser expresso de tal forma que as condições de acesso às informações fiquem claras para a(o) leitora(r) e o incumba de definir o grau de precisão acerca do que se fala.


QUESTÃO 05 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 26 “A sociedade burguesa de nosso período estava confiante e orgulhosa de seus sucessos. Em nenhum outro campo da vida humana isso era mais evidente que no avanço do conhecimento, da “ciência”. Homens cultos do período não estavam apenas orgulhosos de suas ciências, mas preparados para subordinar todas as outras formas de atividade intelectual a elas. (...) Não era, de fato uma boa época para os filósofos. Mesmo no seu reduto tradicional, a Alemanha, não havia ninguém de estatura comparável para suceder às grandes figuras do passado. O próprio Hegel, visto como um “balão vazio” da filosofia alemã por seu antigo admirador francês, Hippolyte Taine (1828-1893), saíra de moda no seu país natal, e o modo pelo qual “os cansativos, pedantes e medíocres que agora davam o tom para o povo alemão” o tratavam, fez Marx, em 1960 (sic), “declarar-se publicamente um discípulo daquele grande pensador”. As duas tendências filosóficas dominantes subordinavam-se, elas mesmas, à ciência.” (HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital, 1848 1875. 32ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. Pág. 380) No trecho acima, o historiador britânico Eric Hobsbawm faz referência à ascensão do modo de pensar científico e, num certo sentido, à submissão de outras formas de pensar à ciência. Várias são as razões para essa interpretação de Hobsbawn. Nesse sentido, assinale a alternativa em que as correntes filosóficas e os respectivos expoentes citados possuam a relação mais direta com a ascensão do pensamento sociológico no momento histórico abordado por Hobsbawn.

A) O racionalismo de Rene Descartes e o Idealismo de Hegel.

B) O positivismo francês, associado a Augusto Comte e empirismo inglês, associado a John Stuart Mill.

C) A escolástica de Santo Agostinho e o existencialismo de Kierkegaard.

D) O contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau e a filosofia política de Maquiavel.

E) Pragmatismo de John Dewey e o Pós-Modernismo de Thomas Kuhn.


QUESTÃO 06 – Questão 38: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em sua obra Sociedade na América, Martineau também discute, entre outros assuntos, como a sociedade se relaciona com o que considera “desvios” ou “crime”. Com relação a isso ela:

a)      Ignora os linchamentos sociais como elementos representativos de convulsão social ou crise estrutural, já que são cometidos pelo povo de um modo geral;

b)     Se debruça sobre a discussão das execuções físicas (como queimar os acusados na fogueira), ou nas perseguições por opinião (numa espécie de isolamento social), até chegar aos linchamentos como característicos da ausência da presença do Estado e até mesmo da sua conivência com a atitude de um tipo de “cavalheiros”;

c)      Entende que é desnecessário discutir a perseguição por opinião, pois o que é relevante para o viajante são os casos de violência física, principalmente de execuções políticas e religiosas;

d)     Advoga pela necessidade de compreendermos como a multidão, a horda, consegue arregimentar a aristocracia local para promover os ataques violentos, colocando esta como uma questão importante a ser estudada pelo filantropo.

 

QUESTÃO 07 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 49 “No que diz respeito a atores sociais, entendo por identidade o processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou, ainda, um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(is) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Para um determinado indivíduo, ou, ainda, um ator coletivo, pode haver identidades múltiplas. ” (CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura o poder da identidade. Vol.II. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p.22). Tendo como referência o trecho de Castells, e suas reflexões sobre cultura, identidade e diversidade, assinale a única alternativa INCORRETA:

A) A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a opcionalidade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". (Obrigatório!)

B) As diversas religiões são elementos identitários de certos grupos culturais. Cristãos (católicos, protestantes ou espíritas), judeus, muçulmanos, candomblecistas, umbandistas, budistas, hinduístas ou qualquer outra denominação religiosa compreendem grupos identitários que se relacionam a determinadas culturas.

C) O homem ao adquirir cultura, perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de submeter a um processo de aprendizado. Logo, tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.

D) A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

E) O espaço escolar constitui um território rico e fértil no qual ocorrem as mais diversas manifestações culturais e vivências de valores. Nesse espaço, as culturas se entrecruzam, hibridizam-se, interpenetram-se em contínua interação entre os diferentes.

 

QUESTÃO 08 – Questão 48: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Nos estudos de Sociologia do Direito alguns temas são recorrentes, entre eles a discussão sobre o papel do Estado, seu funcionamento, as instituições sociais e o povo. Para Harriet Martineau (1802-1876):

a) as manifestações da “maioria” e como elas são lidas política e socialmente são elementos decisivos ao fazermos a diferenciação entre regimes despóticos e democráticos, principalmente no que tange aos riscos que aquelas provocam nestes últimos;

b) ao viver nos Estados Unidos, ela tinha “a experiência adquirida” sobre a “definitiva ascendência do desejo da maioria”;

c) o povo deveria ser instruído a ocupar posições subalternas e entender o papel da elite política numa democracia representativa, considerando este o melhor modelo a ser seguido pela Europa a partir da experiência dos Estados Unidos;

d) os “erros não corrigidos” que atentavam contra o direito ou desejo da maioria não atrapalhavam o desenvolvimento de uma Democracia legítima.


QUESTÃO 09 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 10 O Iluminismo estimulava no plano das ideias uma cultura centrada na capacidade e na autonomia do indivíduo e defendia o predomínio da razão sobre a fé. Razão e ciência e não submissão a dogmas deveriam ser as bases para entender o mundo. Embora o movimento tenha surgido na Inglaterra e na Holanda, sua expressão máxima ocorreu na França. A aposta na razão tem consequências. Ver o mundo como fruto da ação dos indivíduos é diferente de considerá-lo resultado da vontade de Deus. Uma das consequências dessa perspectiva, que contribuiu para o surgimento da sociologia, foi a eclosão de duas grandes revoluções políticas do fim do século XVIII: A Revolução Americana e a Revolução Francesa. (BOMENY, 2016.) Ainda como consequência dessa mudança de perspectiva, e que influencia grandemente os acontecimentos que marcam a Idade Moderna e Contemporânea, podemos apontar:

A) O triunfo de um poder centralizado, sem nenhum aparato burocrático e dissociado de ideias liberais ou de equidade social.

B) Uma reação vertiginosa por parte das instituições religiosas, que se organizaram conjuntamente, e conseguiram manter a ideologia dominante.

C) O surgimento e o apogeu, em pleno cenário de revoluções, de corporações de ofício que garantiam os direitos e a autonomia dos trabalhadores.

D) Uma crença generalizada de que a capacidade de mudar era fruto da vontade humana, ou seja, o próprio ser humano poderia ser o agente da mudança.

 

QUESTÃO 10 – Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 47) Cidadania é um atributo que o indivíduo social adquire quando desfruta, de forma equânime, de liberdade, participação e igualdade. Nas democracias modernas é a forma de se tornar titular de direitos civis, políticos e sociais. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(V) A globalização, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e o surgimento de gigantescas empresas transnacionais, tem causado redução dos direitos políticos, na medida que diminui o poder dos estados nacionais e o consequente papel que a representação política exerce.

(V) O aumento da desigualdade social provoca uma redução nos direitos civis vivenciados: a diminuição da sensação de segurança e o aumento da criminalidade são fatores de restrição a efetiva liberdade, na medida que aumentam a exposição ao risco e alteram as noções de Justiça e de Estado Democrático de Direito.

(F) Experiências de gestões participativas têm se multiplicado, principalmente no âmbito dos governos municipais e a inclusão digital tem proporcionado formas alternativas de organização e ativismo político. Apesar disso, ainda não se cogita a possibilidade de formas estruturadas e seguras de participação popular nos processos de decisão pública.

(V) O surgimento das ONG’s (organizações não governamentais) como proponentes, facilitadoras, executoras e fiscalizadoras da execução de políticas públicas tem possibilitado uma maior participação da sociedade civil no Estado.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - F - F - V                      b) V - V - V - F                 c) V - F - V – F

d) V - V - F - V                      e) F - F - V- F

 

QUESTÃO 11 – Prova IBFC - 2023 - SEAD-GO - Analista Ambiental - Ciências Sociais/Sociologia 61) Para Marilena Chauí (Cultura e Democracia, 1997) o conceito de Cultura transformou-se no decorrer da história humana. Assinale a alternativa incorreta sobre o conceito de Cultura.

a) A origem etimológica da palavra cultura vem do Latim colere que significa cultivo, de onde a palavra agricultura, nesse sentido, está ligado a realização das potencialidades do indivíduo

b) Com o Iluminismo, Cultura passa a ser sinônimo de civilização; utiliza o padrão Europeu ocidental para medir os outros diversos tipos de sociedades, comparando-os e hierarquizando-os

c) O surgimento da Antropologia, no século XIX, passa a considerar a Cultura como uma medida do progresso; uma sociedade é culta na direta proporção ao progresso que apresenta

d) Com o desenvolvimento do capitalismo no século XIX, a cultura europeia passa a considerar-se mais do que um padrão, mas um fim em si; seus atributos culturais passam a ser o modelo histórico de desenvolvimento para qualquer outra sociedade

e) Para a antropologia social, do séc. XX, cada cultura exprime, de maneira histórica e materialmente determinada, a expressão das limitadas e restritas formas de relacionamentos sociais, nas famílias, nas comunidades, no trabalho e na religião

 

QUESTÃO 12 – Prova FUNDATEC - 2023 - IFC-SC - Professor - Área: Sociologia QUESTÃO 42 – Berger e Luckmann (2005) afirmam que os processos de aprendizagem têm na infância sua mediação inicial, com uma inserção posterior em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade. Quais conceitos são trazidos pelos autores para designar essa interiorização de valores sociais?

A) Adaptação e racionalização.

B) Socialização primária e secundária.

C) Coletivização e institucionalização.

D) Sensibilização e racionalização.

E) Adaptação primária e secundária.

 

QUESTÃO 13 – FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 47. A noção de cultura, compreendida em seu sentido vasto, que remete aos modos de vida e de pensamento, é hoje bastante aceita, apesar da existência de certas ambiguidades. Esta aceitação nem sempre existiu. Desde seu aparecimento no século XVIII, a ideia moderna de cultura suscitou constantemente debates acirrados. Qualquer que seja o sentido preciso que possa ter sido dado à palavra – e não faltaram definições de cultura – sempre subsistiram desacordos sobre sua aplicação a esta ou àquela realidade. O uso da noção de cultura leva diretamente à ordem simbólica, ao que se refere ao sentido, isto é, ao ponto sobre o qual é mais difícil de entrar em acordo. (Adaptado de: CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999, p. 11-12) A moderna noção de cultura à qual se refere o excerto acima é:

(A) A noção de cultura revelou-se o instrumento adequado para pôr fim às explicações naturalizantes dos comportamentos humanos.

(B) A novidade dessa noção foi perceber que a transmissão da cultura está sujeita à hereditariedade biológica, ou seja, há uma relação determinante entre processos biológicos e processos simbólicos.

(C) A identidade cultural de cada povo passou a ser compreendida em si mesma, isto é, independentemente das relações mantidas com outros povos.

(D) O surgimento do conceito científico de cultura implicou a passagem de uma definição descritiva a uma definição normativa da cultura humana.

(E) O conceito de cultura forjado nas pesquisas antropológicas simplificou a compreensão dos processos simbólicos, incidindo na unificação cultural observada no mundo contemporâneo. 

 

QUESTÃO 14 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 47 “A teoria feminista pode ser compreendida como um sistema de ideias geral e de amplo alcance sobre a vida social e sobre as experiências humanas compreendidas a partir de uma perspectiva centrada nas mulheres. Certamente, pelo fato da origem das “teorias de gênero” ter emergido no movimento feminista, a categoria “gênero” ficou fortemente associada exclusivamente às mulheres, prestando se a distorções conceituais e analíticas. Consagrou se, pois, um “campo de estudos”, com significativas repercussões e desafios contínuos. O termo “gênero” avançou para além da teoria feminista.” (SOUZA, Márcio. Teoria feminista de gênero no brasil: apontamentos sobre um debate. Revista Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 11 n. 1 jan/junh. 2016, p.105). A partir do excerto e seus conhecimentos sobre Teoria Feminista: gênero e cultura, assinale a única alternativa INCORRETA:

A) Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, comuns em sociedades machistas, marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.

B) A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabeleceu que cada partido deve preencher um percentual mínimo de 20% de candidaturas femininas entre seus candidatos em eleições proporcionais. [de 30% a 70% para cada sexo (art. 10, §3º)!]

C) A gestão sobre o próprio corpo ainda é parte da agenda política do movimento de mulheres e fonte de conflitos, até o momento, como, por exemplo, na proposta de descriminalização do aborto.

D) Mulheres que trabalham no setor privado – qualquer que seja o ramo da empresa em questão – têm direito a 120 dias de licença maternidade. Isso só muda caso a empresa participe do Programa Empresa Cidadã. Nesse caso, podem ser adicionados mais 2 meses de licença-maternidade.

E) A Lei Maria da Penha classifica os tipos de violência contra a mulher, tais como: Violência patrimonial: entendida como qualquer comportamento que configure controle forçado, destruição ou subtração de bens materiais, documentos e instrumentos de trabalho.

 

QUESTÃO 15 – IF RS 2015 Filosofia 22. Em seu Curso de Filosofia Positiva, Augusto Comte apresentou a lei dos três estágios. De acordo com tal lei, “cada uma de nossas concepções principais e cada ramo de nossos conhecimentos passam necessariamente por três estágios teóricos diferentes: o estágio teológico ou fictício, o estágio metafísico ou abstrato e o estágio científico ou positivo” (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 291). No estágio positivo, o espírito humano abre mão das especulações “para procurar apenas descobrir, com o uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, isto é, suas relações invariáveis de sucessão e de semelhança” (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 292). A partir do exposto acima e da filosofia geral de Comte, considere as afirmativas abaixo.

 

I. Sua física social almeja submeter a realidade social à pesquisa científica rigorosa através da observação e do experimento, de modo precisamente idêntico ao realizado pela física e pela química. [Comte realizou o que chamou de pesquisa histórica, não observação ou experimento, mas defendeu o caráter científico devido ao desenvolvimento das pesquisas nestes termos.]

II. A lei geral da estática social descoberta por Comte mediante o método da física social é a conexão entre os diversos aspectos da vida social.

III. A lei dos três estágios é a lei fundamental da dinâmica social, sendo ainda a senda do progresso humano.

IV. À física social compete compreender os fenômenos sociais e modificá-los em benefício da sociedade em geral, sendo o estado positivo, para onde essa modificação tem lugar ou para onde ela conduz, um itinerário e um fim.

 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

a) Apenas I, II e IV.                            b) Apenas I, III e IV.

c) Apenas I, II e III.                             d) Apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.


 

Boa prova!


 





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