Recursos Didáticos - Série: Machos Alfa


Recesso chegando, vamos conversar um pouco sobre filmes e séries que são uma boa deixa para fazermos uma reflexão e um debate sociologicamente orientado. Já disse em outros momentos e reafirmo aqui que a referência não é apenas cultural, mas uma necessidade de termos um ponto comum para puxarmos o olhar, indicarmos pontos que possam ser visualizados, apontados e daí formularmos abstrações ou generalizações a respeito dos temas trabalhados.

Minha relação com filmes e séries são sempre preconcebidas, admito. Afinal, de quem não é? Não aposto em coisas muito diferentes do que já tenho dialogado e tenho pouca tolerância com roteiros ruins, coisas estereotipadas e pouca reflexão. É preciso que a arte incomode, sim. É preciso que nos tire do lugar de conforto, sim. Mas é fato que nós não conseguimos circular por muitos ambientes muito distantes do que já estamos acostumados.




Por isso mesmo, eu, de cara, tive preconceito com o título da série "Machos Alfas" e supus, que seria uma comédia rasa e superficial. Ledo engano. Foi bom assistir, tocou em pontos muito densos e é capaz de gerar reflexão de modo certeiro sobre a complexidade das relações de gênero, bem como as interações entre os diversos agentes e instituições, para além dos cenários simplistas e com dimensões restritas acerca desse fenômeno.

Vale a pena assistir e a partir daí discutir em sala de aula a complexa teia de relações, os diversos agentes, o comportamento social e os significados atribuídos às ações sociais por cada um dos atores envolvidos em diferentes cenários. Weber cai bem aí, mas também Simmel, Martineau, Marianne Weber e Flora Tristan.

O debate sobre a sociedade patriarcal, os tipos de mulheres (não apenas um), os tipos de homens (não apenas um), como lidamos com a desconstrução de nossos preceitos, papéis sociais e como resistimos a esse processo. As múltiplas manifestações e o fato de que existem muitas variáveis envolvidas nesse contexto podem ser muito bem exemplificadas com cenas presentes nessa série. Da mesma forma, a desconstrução de como enxergamos gênero e nos relacionamos a partir das expectativas de gênero, sem, lógico, pretender dar conta de todo esse cenário. É interessante sobretudo compreender como as interações sociais condicionam o comportamento social, legitimam meios e formas, indicam soluções e geram convencimento ou mesmo justificativas sobre como deveria ser visto tal coisa ou como deveria ser interpretado tal coisa. O que demonstra bem claramente não apenas a relação indivíduo - instituições, como também entre indivíduo - indivíduos. 


SINOPSE:

Machos Alfa é uma série espanhola de comédia. Na trama, acompanhamos os amigos Pedro (Fernando Gil), Raúl (Raúl Camacho), Santi (Gorka Otxoa) e Luis (Fele Martínez), que aos poucos percebem que, com os movimentos de empoderamento feminino, alguns aspectos de suas vidas estão começando a mudar. Em um jantar, os amigos se reúnem e acabam compartilhando suas frustrações sobre as mulheres de suas vidas, a perda de privilégios pessoais e profissionais e algumas questões em seus relacionamentos. Quando percebem os problemas em comum, o grupo entende que vai ser preciso deixar algumas crenças para trás e se readaptar à sociedade moderna.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Machos Alfa

Nome original: 

Cor: colorido

Origem: Espanha

Ano de produção: 2022

Gênero: Comédia dramática

Duração: ------

Classificação:  

Direção: Laura Caballero

Roteirista: 

Elenco: Fele Martinez, Fernando Gil, Gorka Otxoa, Kira Miró, María Hervás, Paula Gallego, Raquel Guerrero

Criado por: 






Comentários