Provas Aplicadas - Prova Substitutiva de Sociologia 3.2024
Olás,
Compartilho com vocês a Prova Substitutiva de Sociologia no 2º semestre de 2024.
PROVA SUBSTITUTIVA DE SOCIOLOGIA 3/2024
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
21/03/2025 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua
prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso
das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 IFTO 2017 Professor de Sociologia
38. A socialização é o processo
através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o
modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal
canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização
liga as diferentes gerações entre si. O nascimento de uma criança modifica a
vida daqueles que são responsáveis pela sua educação - e eles próprios consequentemente
passam por novas experiências de aprendizagem. Essa não se esgota no tempo, o
ser humano passa ao longo da vida por inúmeras experiências de instrução.
Assinale a alternativa em que apresenta uma instituição que contribui para
a socialização do indivíduo nos primeiros anos de sua vida:
A) Partido Político
B) Associação de Moradores
C) Cadeia
D)
Família
E) Local de trabalho
QUESTÃO 02 CESPE 2010 DPU Sociólogo 34. Segundo Emile Durkheim, o
conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério
objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença
nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da
prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu
próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.
A O delito é
um fato normal, na medida em que sociedade isenta dele é impossível.
B O delinquente é considerado pela sociedade um ser
antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da
sociedade.
C O delito e a aversão que os membros da sociedade
sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade.
D O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada
constitui o seu justo remédio.
E Para definir a patologia social, a sociologia
adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na
sociedade.
QUESTÃO 03 FAU 2019 IFPR Professor de
Sociologia 29) A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua
produzindo suas análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo.
Talvez por isso, Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia
compreender a cultura vigente, pois a mesma é central no processo de dominação.
De qualquer forma, emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da
sociologia contemporânea e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge
a relação sociedade e educação é papel da sociologia da educação. Sobre a
reflexão sociológica e o objeto da mesma no tempo presente, anote a única
considerada INCORRETA:
(A) Partimos do raciocínio de que a realidade
social existe e está aí e, portanto, não é um abstrato qualquer. Nesse sentido,
a sociologia não pode ser uma atividade leviana ou uma perfumaria e que a regra
de ouro do pensamento sociológico não é agradar ou ser ‘politicamente correto’,
mas sim elaborar proposições razoáveis, compreensíveis, capazes de nos ajudar a
compreender melhor os fenômenos sociais.
(B) Precisa-se considerar a tese de que não existe
apenas uma tradição sociológica, mas sim um mosaico ou um campo de opções
disponíveis aos sociólogos de plantão. Assim, não há dúvida de que o ofício da
sociologia é uma tarefa interminável sobre a vida social.
(C) No tempo presente os temas mais recorrentes da
sociologia contemporânea estão envoltos em pesquisas sobre a atual sociedade
pós-industrial e suas transformações, a saber: a religião e o debate da
secularização; o papel do mercado e suas variáveis; a política de gênero;
trabalho e violência; tecnologia e virtualidade, dentre tantas outras temáticas
que podem ser fragmentadas em cada tema e sub-tema.
(D) A
sociologia contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que
considera temas que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao
concentrar-se sobre os temas comuns, tem sido negligente com temas de
especialidades e com temas de entendimento maior.
(E) A vida social é um grande laboratório e que
precisa ser interpretada por sociólogos de plantão que querem compreender o
real sentido do que se faz e do que não se faz quando o assunto é a vida em
sociedade.
QUESTÃO 04 CESPE 2010 DPU Sociólogo
38. Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e
sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
A O pensamento causal de Max Weber se exprime em
termos de necessidade.
B O sociólogo se limita a tornar inteligível o
sistema de crenças e de condutas da coletividade.
C A interpretação compreensiva dos comportamentos
humanos garante a validez universal dos resultados científicos.
D A causalidade sociológica determina as
circunstâncias únicas que provocam certo acontecimento.
E A primeira
regra da metodologia causal consiste em definir as características do indivíduo
histórico que se quer explicar
QUESTÃO 05 Unicentro 2010 Vestibular
de Verão QUESTÃO 15 No processo
de desenvolvimento capitalista, “a globalização assume uma dinâmica
interessante quando há o encontro entre o que é global, e o que é local. Neste
caso, em muitos lugares temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica
as características ou que as remodelam” (Sociologia/vários autores. Curitiba:
SEED-PR, 2006, p.194).
Considerando que o processo de
globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente econômico ou
político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da cultura,
assinale a alternativa INCORRETA.
A) Para alguns pensadores, estando
no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios de comunicação, o
ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem suas opiniões e
intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos.
B) Os blocos econômicos são
reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade
geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma
abertura comercial e alfandegária.
C) A instalação das montadoras de
automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação global e
local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que alteram
hábitos e costumes.
D) A tendência chamada autocentrismo, que se origina da tendência do
homem de olhar o mundo através de seus próprios valores, segue vigorando no
mundo globalizado, pois, está presente na forma como muitas culturas encaram
outros povos.
E) No Brasil, depois
dos anos 50, com a entrada maciça de capitais e de empresas multinacionais, a
cultura de massa foi fortalecida pelo processo de globalização, pelo fenômeno
do consumismo e pelo avanço da tecnologia que passou a ofertar suas novidades
no mercado sedutor da publicidade.
QUESTÃO 06 VUNESP 2016 PM SP Aspirante
Questão 15 - A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no
universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo
na sociedade por meio da interiorização de normas, regras, valores, crenças,
saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança
cultural de um grupo social humano. É correto afirmar que a socialização dos
indivíduos
(A) é
desenvolvida na infância, cabendo à família a transmissão dos saberes básicos
para a vida em sociedade.
(B) tem
início na escola, quando as crianças passam a ter contato com grupos sociais
mais amplos, cabendo à escola a transmissão dos saberes básicos para a vida em
sociedade.
(C) é um processo que se estende ao longo da
vida e decorre da inserção dos indivíduos por vários grupos sociais e
instituições, que ora privilegiam o espaço privado ora o público.
(D)
ocorre na juventude, quando os jovens ampliam a sua participação na vida
social, deste modo, os agentes básicos da socialização são os grupos de
amigos.
(E) é
feita, na atualidade, pelos meios de comunicação de massa, que se tornaram
grandes agentes de difusão das normas e dos valores da vida coletiva.
QUESTÃO 07 Unicentro 2010 Vestibular de
Verão QUESTÃO 5 “Durkheim presenciou algumas das mais importantes criações
da sociedade moderna, como a invenção da eletricidade, do cinema, dos carros de
passeio, entre outros. No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas
invenções, mas Durkheim também percebia entraves nessa sociedade moderna: eram
os problemas de ordem social.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba:
SEED-PR, 2006, p. 33).
Considerando a teoria sociológica
elaborada por esse autor e seu estudo sobre a divisão do trabalho social,
assinale qual alternativa está correta.
A) Para Durkheim a divisão do
trabalho é antes de tudo um conceito que explica as desigualdades na moderna
sociedade capitalista.
B) A divisão do trabalho social
para Durkheim expressa a contradição existente entre as diferentes funções da
sociedade como um todo.
C) Para Durkheim a divisão do trabalho social resulta das relações de
cooperação entre as diferentes atividades sociais que integram a sociedade.
D) Para Durkheim a divisão do
trabalho permite perceber como cada função social só se realiza na sua relação
de conflito com uma outra função social.
E) Para Durkheim só
podemos entender a divisão do trabalho social se buscamos entender como são
regulamentadas as classes produtivas.
QUESTÃO 08 – FUVEST - 2022 - USP - Professor – Sociologia 24 Em seu manual de
Sociologia, Giddens (2005) apresenta ao leitor os conceitos sociológicos de
“identidade social” e de “autoidentidade”. São eles:
(A) A identidade social é a forma como o
indivíduo escolhe se apresentar para os outros indivíduos e é a expressão
social da autoidentidade. Ambas são construídas no âmbito da consciência
individual.
(B) A identidade social é um conjunto de
características que os indivíduos escolhem para se relacionar socialmente
Entende-se
como autoidentidade a identidade social consolidada na vida adulta.
(C) A identidade social é construída a
partir das características que são atribuídas a um indivíduo pelos outros. Já a
autoidentidade é o sentido de si mesmo construído em negociação com o mundo
exterior, a sociedade.
(D)
A identidade social de um indivíduo é construída na relação com outros
indivíduos, selecionando atributos que pareçam mais valorizados. A
autoidentidade é o reflexo da identidade social na psiquê dos indivíduos.
(E)
A identidade social e a autoidentidade são construídas socialmente a partir da
seleção de características identificadas como positivas. A diferença entre elas
é que uma se manifesta na vida social e outra na vida privada.
QUESTÃO 09 - BLOG Questão 35: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito da obra de
Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:
a) Sua
obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de
que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de
estudo e acesso à educação num sentido amplo.
b) Escreveu Peregrinações
de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da
possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das
mulheres de sua sociedade.
c) Elaborou
propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de
mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à
pena de morte.
d) Morreu
numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União
dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas
que debilitaram sua saúde.
e) Lutou para que os
operários, mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de
associação e solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender
que a luta por igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.
QUESTÃO 10 – Questão 07: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Marianne Schnitger era
conhecida como uma feminista conservadora por defender o Direito como um
mecanismo capaz de:
a) Controle dos povos, propiciando
um Estado Nação moderno com concentração da legitimidade do uso da violência em
detrimento da sociedade civil.
b) Promover a igualdade de gênero,
com o acesso irrestrito das mulheres à educação e ao trabalho.
c) Fornecer garantias e limitações à arbitrariedade exercida pelos
homens contra às mulheres e às mães.
d) Combater a visão tradicional do
feminismo, da qual Marianne era uma crítica ferrenha.
e) Promover direitos sociais
radicais, com uma reforma legislativa pautada no feminismo erótico.
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