Provas Aplicadas - Prova Substitutiva de Metodologia 3.2024

 

Olás, 


Compartilho com vocês a Prova Substitutiva de Metodologia no 2º semestre de 2024.



PROVA SUBSTITUTIVA DE METODOLOGIA 3/2024

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara          Data: 21/03/2025                Valor: 20 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 

QUESTÃO 01 – Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 31. A pesquisa social é uma forma de conhecimento que se caracteriza pela construção de evidência empírica elaborada a partir da teoria, aplicando regras de procedimento explícitas. Desta definição podemos inferir que em toda pesquisa estão presentes três elementos que se articulam entre si: marco teórico, objetivos e metodologia. Estas etapas se influenciam mutuamente, e na prática de pesquisa se pensam em conjunto. (SAUTU, Ruth et. al. “La construcción del marco teórico en la investigación social”. In: ____. Manual de metodología: construcción del marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología. Colección Campus Virtual. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 34) A partir dos elementos essenciais de uma pesquisa social, elencados acima, é correto afirmar: 

(A) Os objetivos da pesquisa são formulados a partir dos dados recolhidos pelo pesquisador. 

(B) A integração dos níveis micro e macrossociais numa pesquisa sociológica implica alterações na metodologia. 

(C) A perspectiva teórica adotada é independente da metodologia a ser aplicada. 

(D) A construção da evidência empírica pelo pesquisador dispensa os recursos metodológicos. 

(E) Os custos da pesquisa estão relacionados apenas com os objetivos estabelecidos pelo pesquisador. 

 

QUESTÃO 02 – FUVEST - 2022 - USP - Professor – Sociologia Parte Geral 01 (...) O direito à educação está intimamente ligado ao direito à informação, à cultura e à ciência; ele requer um profundo compromisso com a construção de capacidades humanas. Além disso, esse direito está intimamente ligado ao direito de ter acesso e contribuir para os conhecimentos comuns da humanidade e seus recursos de informação, conhecimento e sabedoria compartilhados e em contínua expansão. O ciclo contínuo de criação de conhecimento que ocorre por meio de contestação, diálogo e debate é o que ajuda a coordenar a ação, produzir verdades científicas e incentivar a inovação. É um dos recursos mais valiosos e inesgotáveis da humanidade e um aspecto fundamental da educação. Quanto mais pessoas têm acesso aos conhecimentos comuns, mais abundantes eles se tornam. O desenvolvimento da linguagem, do numeramento e dos sistemas de escrita facilitou a disseminação do conhecimento ao longo do tempo e do espaço. Isso, por sua vez, permitiu que as sociedades humanas atingissem níveis extraordinários de crescimento coletivo e construção de civilizações. As possibilidades dos conhecimentos comuns são teoricamente infinitas. A diversidade e a inovação desencadeadas pelos conhecimentos comuns originam-se de empréstimos e experimentações que atravessam fronteiras disciplinares, bem como da reinterpretação do antigo e da criação do novo. Infelizmente, as barreiras impedem a equidade no acesso e na contribuição para os conhecimentos comuns. Existem lacunas e distorções significativas no conhecimento acumulado da humanidade que necessitam ser abordadas e corrigidas. Perspectivas, linguagens e conhecimentos indígenas têm sido marginalizados há muito tempo. Mulheres, meninas, minorias e grupos de baixa renda também são severamente sub-representados. As limitações de acesso a conhecimentos comuns ocorrem como resultado de comercialização e leis de propriedade intelectual excessivamente restritivas, da ausência de regulamentação e da falta de suporte adequado para as comunidades e os sistemas que gerenciam os conhecimentos comuns.(..) Um direito ampliado à educação ao longo da vida requer o compromisso em derrubar barreiras e garantir que os conhecimentos comuns sejam um recurso aberto e duradouro que reflita as diversas formas de conhecer e estar no mundo. Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 10 e 11.

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar:

 

(A) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

(B) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. A participação, no entanto, precisa se dar de forma qualitativamente relevante, para que essa atividade não seja contraproducente, gerando menos, e não mais conhecimento comum. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível sua existência. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

(C) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate entre aqueles que partilham de uma linguagem e valores também comuns. Essa ação precisa se dar de forma qualitativamente relevante, para que o conhecimento, de fato, seja comum a todos os que dele participam. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível unificar valores e práticas compartilhadas na comunidade. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

(D) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Por isso, todos igualmente participam da construção do conhecimento comum, de acordo com suas possibilidades e formas de expressão.

(E) O conhecimento comum, constituído pela ação humana em comunidade, é o que chamamos de senso comum, que cresce à medida em que mais pessoas participam do processo educativo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum ou bom senso foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmiti-lo tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do senso comum, sendo subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

 

QUESTÃO 03 – Questão 28: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em sua obra Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a)      Defende a prática de generalização como o fundamento da pesquisa científica.

b)     Afirma que a pesquisa é necessária ao público leigo e pode ser produzida por este sem qualquer dificuldade.

c)      Entende que são necessários requisitos para que ocorra a observação social.

d)     Discorre sobre a busca pela “verdade” a respeito de um dado fenômeno social ou fato social, mas desacredita a possibilidade de compreendermos algo sobre estes.

e)     Explica como os requisitos para a observação centram-se em três categorias, sendo eles: filosóficos; sociológicos; morais. 

 

Questão 04 – COTEC 2020 Brasília de minas MG Professor Sociologia QUESTÃO 07 Aplicamos o relativismo cultural quando suspendemos nossas próprias crenças culturais, por mais que estejam profundamente sustentadas, e passamos a examinar uma ou várias situações de acordo com os padrões de uma outra cultura. Sobre a relativização, analise as afirmativas abaixo: 

I - Relativizar é ver as verdades da vida menos como uma questão de essência das coisas e mais como uma questão de posição. 

II - Relativizar é compreender o outro e a outra cultura a partir dos nossos valores morais e nossos padrões sociais. 

III - Relativizar é transformar características e diferenças culturais em hierarquias, por mais que revelem coerências para o outro. 

IV - Relativizar é procurar avaliar os costumes e tradições como produtos de uma cultura, que não é melhor e nem pior que a nossa. 

V - Relativizar é procurar compreender as artes, os costumes e as tradições como elementos materiais ou imateriais próprios de uma mesma comunidade. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

A) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.                       B) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 

C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.                     D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

 

QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 39

 

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

A tirinha ilustra criticamente a relação entre senso comum e a crise da hegemonia do conhecimento científico. A partir da crítica exibida na tirinha, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O senso comum é pautado pela crença na experiência coletiva, enquanto a ciência fundamenta seus paradigmas por meio de métodos científicos.

( ) O senso comum é concebido como opinião coletiva produzida no cotidiano, enquanto a ciência se dá pela acumulação de descobertas individuais de cientistas, que contribuem para a sistematização do conhecimento.

( ) O senso comum está em constante comprovação por meio da observação e da experimentação, enquanto a ciência conta com plena aceitação e consenso.

 

As afirmativas são, respectivamente,

(A) V – F – V.    (B) V – F – F.    (C) F – V – F.    (D) F – V – V.

 

 

QUESTÃO 06 – FGV SEDUC SP 2013 Resposta D

 

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamenteTexto, Carta

Descrição gerada automaticamente

 

 

QUESTÃO 07 – FGV SEDUC SP 2013 22. Leia o fragmento a seguir. “A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado. Considere o simples ato de tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência, mas os viciados em café não são vistos pela maioria das pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes”. (Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24. Grifos do autor.) O exercício de análise baseado na imaginação sociológica, proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de uma orientação denominada 

(A) descrição densa.                             (B) etnocentrismo.    (C) etnometodologia. 

(D) estranhamento.                (E) essencialismo.

 

 

 

 

 

 

QUESTÃO 08 –

 Gráfico

Descrição gerada automaticamente

Como a prova está em preto e branco, seguem orientações para análise: 1ª linha que começa mais elevada = Sul; 2ª = Centro-oeste; 3ª = Sudeste; 4ª = Norte, com elevação em 2015; 5ª = Nordeste. As últimas três se encontram sobrepostas em alguns momentos.

 

Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 25) “É importante situar o suicídio como um fenômeno complexo e multifacetado, de etiologia multifatorial. A amplitude dos fatores envolvidos no comportamento suicida engloba desde fatores distais, como experiências adversas no início da vida e características genéticas e culturais, quanto fatores proximais, como experiências traumáticas e o abuso de substâncias psicoativas. Além disso, é necessário compreender o suicídio como uma experiência individual, marcada pela ambivalência entre a busca da morte, como mecanismo de cessação do sofrimento, e o desejo por socorro.” O texto acima foi extraído do Boletim Epidemiológico no 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicado em setembro/2021. Estabeleça as relações conceituais existentes entre o texto e o gráfico apresentado na figura 1.

a) A informação contida no gráfico é a única causa da argumentação desenvolvida no texto

b) A informação contida no gráfico não possui nenhuma relação com a argumentação contida no texto

c) O texto e o gráfico relacionam-se a um mesmo grupo temático e podem manter uma relação entre si

d) A informação contida no gráfico não pertence ao mesmo grupo temático, mas podem estar relacionadas entre si

e) O texto se refere ao suicídio como uma experiência unicamente pessoal e o gráfico demonstra que o suicídio, estando presente em todas as regiões brasileiras, é um fenômeno social, desmentindo a afirmação do texto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUESTÃO 09 – FGV SEDUC SP 2013

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

 

Com base na interpretação dos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a seguir. 

I. A taxa média (total) de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens. 

II. A relação entre taxa de desemprego e idade é inversa tanto entre os homens quanto entre as mulheres. 

III. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens, em todos os grupos etários. 

Assinale: 

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. 

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

 

Questão 10 – FUNDEP 2014 IFSP Professor de Sociologia Questão 79 Em sua comparação entre as ciências naturais e as ciências sociais, Boaventura Santos propõe que 

A) o modelo de racionalidade científica do positivismo cunhado nas ciências naturais é adequado a uma ciência social pós-moderna. 

B) não há diferenças metodológicas entre ciências naturais e ciências sociais. 

C) o modelo de racionalidade científica do positivismo cunhado nas ciências naturais não é adequado a uma ciência social pós-moderna. 

D) as ciências sociais não devem ser tratadas como “ciência” mas, sim como um desdobramento do conhecimento filosófico. 

 

 

Boa prova!

 


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