Provas Aplicadas - Prova Substitutiva de Metodologia 3.2024
Olás,
Compartilho com vocês a Prova Substitutiva de Metodologia no 2º semestre de 2024.
PROVA
SUBSTITUTIVA DE METODOLOGIA 3/2024
Docente: Fernanda Henrique
Cupertino Alcântara Data: 21/03/2025
Valor: 20 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações:
a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem
abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de
zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para
lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 –
Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 31. A pesquisa
social é uma forma de conhecimento que se caracteriza pela construção de
evidência empírica elaborada a partir da teoria, aplicando regras de
procedimento explícitas. Desta definição podemos inferir que em toda pesquisa
estão presentes três elementos que se articulam entre si: marco teórico,
objetivos e metodologia. Estas etapas se influenciam mutuamente, e na prática
de pesquisa se pensam em conjunto. (SAUTU, Ruth et. al. “La construcción del marco teórico
en la investigación social”. In: ____. Manual
de metodología: construcción del marco teórico, formulación de los objetivos y
elección de la metodología. Colección Campus Virtual. Buenos Aires: CLACSO,
2005. p. 34) A partir dos elementos essenciais de uma pesquisa social,
elencados acima, é correto afirmar:
(A) Os objetivos
da pesquisa são formulados a partir dos dados recolhidos pelo
pesquisador.
(B) A integração dos níveis micro e macrossociais numa
pesquisa sociológica implica alterações na metodologia.
(C) A perspectiva
teórica adotada é independente da metodologia a ser aplicada.
(D) A construção
da evidência empírica pelo pesquisador dispensa os recursos
metodológicos.
(E) Os custos da
pesquisa estão relacionados apenas com os objetivos estabelecidos pelo
pesquisador.
QUESTÃO 02 – FUVEST - 2022 - USP - Professor – Sociologia Parte Geral
01 (...) O direito à educação está intimamente ligado ao direito à informação,
à cultura e à ciência; ele requer um profundo compromisso com a construção de
capacidades humanas. Além disso, esse direito está intimamente ligado ao
direito de ter acesso e contribuir para os conhecimentos comuns da humanidade e
seus recursos de informação, conhecimento e sabedoria compartilhados e em
contínua expansão. O ciclo contínuo de criação de conhecimento que ocorre por
meio de contestação, diálogo e debate é o que ajuda a coordenar a ação,
produzir verdades científicas e incentivar a inovação. É um dos recursos mais
valiosos e inesgotáveis da humanidade e um aspecto fundamental da educação.
Quanto mais pessoas têm acesso aos conhecimentos comuns, mais abundantes eles
se tornam. O desenvolvimento da linguagem, do numeramento e dos sistemas de
escrita facilitou a disseminação do conhecimento ao longo do tempo e do espaço.
Isso, por sua vez, permitiu que as sociedades humanas atingissem níveis
extraordinários de crescimento coletivo e construção de civilizações. As
possibilidades dos conhecimentos comuns são teoricamente infinitas. A
diversidade e a inovação desencadeadas pelos conhecimentos comuns originam-se
de empréstimos e experimentações que atravessam fronteiras disciplinares, bem
como da reinterpretação do antigo e da criação do novo. Infelizmente, as
barreiras impedem a equidade no acesso e na contribuição para os conhecimentos
comuns. Existem lacunas e distorções significativas no conhecimento acumulado
da humanidade que necessitam ser abordadas e corrigidas. Perspectivas,
linguagens e conhecimentos indígenas têm sido marginalizados há muito tempo.
Mulheres, meninas, minorias e grupos de baixa renda também são severamente
sub-representados. As limitações de acesso a conhecimentos comuns ocorrem como
resultado de comercialização e leis de propriedade intelectual excessivamente
restritivas, da ausência de regulamentação e da falta de suporte adequado para
as comunidades e os sistemas que gerenciam os conhecimentos comuns.(..) Um
direito ampliado à educação ao longo da vida requer o compromisso em derrubar
barreiras e garantir que os conhecimentos comuns sejam um recurso aberto e
duradouro que reflita as diversas formas de conhecer e estar no mundo. Comissão
Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos:
um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022,
p. 10 e 11.
A partir da
leitura do texto, pode-se afirmar:
(A) O conhecimento comum é constituído pela ação humana
em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais
pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se
desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão
do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que
permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no
espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento
comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os
saberes indígenas.
(B) O
conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da
discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse
processo. A participação, no entanto, precisa se dar de forma qualitativamente
relevante, para que essa atividade não seja contraproducente, gerando menos, e
não mais conhecimento comum. Elementos que favoreceram a expansão do
conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram
não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível
sua existência. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do
conhecimento comum, sendo subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as
minorias e os saberes indígenas.
(C) O
conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da
discussão e do debate entre aqueles que partilham de uma linguagem e valores
também comuns. Essa ação precisa se dar de forma qualitativamente relevante,
para que o conhecimento, de fato, seja comum a todos os que dele participam.
Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de
escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no
tempo e no espaço, mas tornaram possível unificar valores e práticas
compartilhadas na comunidade. Porém, não são todos que igualmente participam da
construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as
mulheres, as minorias e os saberes indígenas.
(D) O
conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da
discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse
processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve,
multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do
conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram
não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Por isso,
todos igualmente participam da construção do conhecimento comum, de acordo com
suas possibilidades e formas de expressão.
(E) O
conhecimento comum, constituído pela ação humana em comunidade, é o que
chamamos de senso comum, que cresce à medida em que mais pessoas participam do
processo educativo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum
ou bom senso foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só
fixar, mas transmiti-lo tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos
que igualmente participam da construção do senso comum, sendo subrepresentados
os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.
QUESTÃO 03 –
Questão 28: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em sua obra Como observar:
morais e costumes, Harriet Martineau:
a) Defende
a prática de generalização como o fundamento da pesquisa científica.
b) Afirma
que a pesquisa é necessária ao público leigo e pode ser produzida por este sem
qualquer dificuldade.
c) Entende que são
necessários requisitos para que ocorra a observação social.
d) Discorre
sobre a busca pela “verdade” a respeito de um dado fenômeno social ou fato
social, mas desacredita a possibilidade de compreendermos algo sobre estes.
e) Explica
como os requisitos para a observação centram-se em três categorias, sendo eles:
filosóficos; sociológicos; morais.
Questão 04 –
COTEC 2020 Brasília de minas MG Professor Sociologia QUESTÃO 07 Aplicamos o
relativismo cultural quando suspendemos nossas próprias crenças culturais, por
mais que estejam profundamente sustentadas, e passamos a examinar uma ou várias
situações de acordo com os padrões de uma outra cultura. Sobre a relativização,
analise as afirmativas abaixo:
I - Relativizar é
ver as verdades da vida menos como uma questão de essência das coisas e mais
como uma questão de posição.
II - Relativizar
é compreender o outro e a outra cultura a partir dos nossos valores morais e
nossos padrões sociais.
III - Relativizar
é transformar características e diferenças culturais em hierarquias, por mais
que revelem coerências para o outro.
IV - Relativizar
é procurar avaliar os costumes e tradições como produtos de uma cultura, que
não é melhor e nem pior que a nossa.
V - Relativizar é
procurar compreender as artes, os costumes e as tradições como elementos
materiais ou imateriais próprios de uma mesma comunidade.
Assinale a
alternativa CORRETA.
A) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. B)
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
C) Somente as
afirmativas I, III e IV são verdadeiras. D)
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) Todas as
afirmativas são verdadeiras.
QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB)
– Sociologia 39
A tirinha ilustra
criticamente a relação entre senso comum e a crise da hegemonia do conhecimento
científico. A partir da crítica exibida na tirinha, avalie se as afirmativas a
seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O senso comum
é pautado pela crença na experiência coletiva, enquanto a ciência fundamenta
seus paradigmas por meio de métodos científicos.
( ) O senso comum
é concebido como opinião coletiva produzida no cotidiano, enquanto a ciência se
dá pela acumulação de descobertas individuais de cientistas, que contribuem
para a sistematização do conhecimento.
( ) O senso comum
está em constante comprovação por meio da observação e da experimentação,
enquanto a ciência conta com plena aceitação e consenso.
As afirmativas
são, respectivamente,
(A) V – F – V. (B) V – F – F. (C) F – V – F. (D) F – V – V.
QUESTÃO 06 – FGV
SEDUC SP 2013 Resposta D
QUESTÃO 07 – FGV
SEDUC SP 2013 22. Leia o fragmento a seguir. “A
imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas familiares de nossas
vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado. Considere o
simples ato de tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele
possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias.
Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que
o ato de consumir a bebida propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma
droga, por conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência, mas os
viciados em café não são vistos pela maioria das pessoas na cultura ocidental
como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita,
enquanto a maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades que
“toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da cocaína, mas desaprovam o café
e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais
contrastes”. (Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed,
2008. p. 24. Grifos do autor.) O exercício de análise baseado na imaginação
sociológica, proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de uma
orientação denominada
(A) descrição
densa. (B)
etnocentrismo. (C)
etnometodologia.
(D) estranhamento. (E) essencialismo.
QUESTÃO 08 –
Como a prova está
em preto e branco, seguem orientações para análise: 1ª linha que começa mais
elevada = Sul; 2ª = Centro-oeste; 3ª = Sudeste; 4ª = Norte, com elevação em
2015; 5ª = Nordeste. As últimas três se encontram sobrepostas em alguns
momentos.
Prova IBFC - 2023
- SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 25) “É importante situar o suicídio como um fenômeno
complexo e multifacetado, de etiologia multifatorial. A amplitude dos fatores
envolvidos no comportamento suicida engloba desde fatores distais, como
experiências adversas no início da vida e características genéticas e
culturais, quanto fatores proximais, como experiências traumáticas e o abuso de
substâncias psicoativas. Além disso, é necessário compreender o suicídio como
uma experiência individual, marcada pela ambivalência entre a busca da morte,
como mecanismo de cessação do sofrimento, e o desejo por socorro.” O texto
acima foi extraído do Boletim Epidemiológico no 33 da Secretaria de Vigilância
em Saúde do Ministério da Saúde, publicado em setembro/2021. Estabeleça as
relações conceituais existentes entre o texto e o gráfico apresentado na figura
1.
a) A informação
contida no gráfico é a única causa da argumentação desenvolvida no texto
b) A informação
contida no gráfico não possui nenhuma relação com a argumentação contida no
texto
c) O texto e o gráfico relacionam-se a um mesmo grupo
temático e podem manter uma relação entre si
d) A informação
contida no gráfico não pertence ao mesmo grupo temático, mas podem estar
relacionadas entre si
e) O texto se
refere ao suicídio como uma experiência unicamente pessoal e o gráfico
demonstra que o suicídio, estando presente em todas as regiões brasileiras, é
um fenômeno social, desmentindo a afirmação do texto
QUESTÃO 09 – FGV
SEDUC SP 2013
Com base na
interpretação dos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a
seguir.
I. A taxa média (total) de desemprego é maior entre as
mulheres do que entre os homens.
II. A relação
entre taxa de desemprego e idade é inversa tanto entre os homens quanto entre
as mulheres.
III. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do
que entre os homens, em todos os grupos etários.
Assinale:
(A) se somente a
afirmativa I estiver correta.
(B) se somente a
afirmativa II estiver correta.
(C) se somente a
afirmativa III estiver correta.
(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(E) se todas as
afirmativas estiverem corretas.
Questão 10 –
FUNDEP 2014 IFSP Professor de Sociologia Questão 79 Em sua comparação entre as ciências naturais e as
ciências sociais, Boaventura Santos propõe que
A) o modelo de
racionalidade científica do positivismo cunhado nas ciências naturais é
adequado a uma ciência social pós-moderna.
B) não há
diferenças metodológicas entre ciências naturais e ciências sociais.
C) o modelo de racionalidade científica do positivismo
cunhado nas ciências naturais não é adequado a uma ciência social pós-moderna.
D) as ciências
sociais não devem ser tratadas como “ciência” mas, sim como um desdobramento do
conhecimento filosófico.
Boa prova!
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