Provas Aplicadas - 4ª Atividade Avaliativa de Sociologia 2024.3
Olás,
Segue o gabarito da 4ª Prova de Sociologia, do semestre 2024.3, da UFJF-GV, Departamento de Direito.
4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2024
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
21/03/2025 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua
prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso
das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – Consulplan MPE PA - Técnico
Sociólogo – 2022 49 O processo de racionalização em Max Weber está ligado ao
desenvolvimento da civilização ocidental e às formas como as instituições se
formaram. Considerando a classificação das diversas formas de racionalidade,
relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Racionalidade formal.
2. Racionalidade substantiva.
3. Racionalidade meio finalística.
4. Racionalidade quanto aos
valores.
(
1 )
Está relacionada com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e
econômico das sociedades modernas.
( 4
) Caracteriza-se pela tomada de decisão associada aos sentimentos.
( 3
) Ocorre quando há o cálculo de meios a
serem tomados para que um objetivo seja alcançado.
( 2 ) É relativa ao conteúdo dos fins operacionais dos sistemas
legal, econômico e administrativo.
A sequência está
correta em
A) 1, 4, 3, 2. B) 4, 2, 3,
1. C) 3, 4, 1, 2. D) 2, 4, 1, 3.
QUESTÃO 02 – Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da
Educação Básica – Sociologia 32) Sobre a evolução do pensamento de Karl Marx é
correto afirmar que:
a) por sua radicalidade o marxismo
não obteve uma penetração intelectual que tenha proporcionado uma efetiva
expansão de sua base epistemológica, circunscrevendo-se aos atores políticos
ligados aos Partidos Comunistas
b) o materialismo dialético, método teórico filosófico ligado ao
marxismo, possibilitou o surgimento de uma forma de análise crítica que não se
restringiu a Economia, mas estende-se a vários aspectos da vida cotidiana,
notadamente a Cultura
c) Vladimir “Lênin” Ulianov e Rosa
Luxemburgo foram pensadores e ativistas que rejeitaram o marxismo como doutrina
política e filosófica e que propuseram a tomada do poder por um movimento
social liderados por partidos revolucionários
d) como referencial teórico para a
sociologia, a virada do milênio trouxe a substituição do marxismo pelo
neoliberalismo
e) o marxismo é um fenômeno
cultural e intelectual geograficamente localizado, restringindo sua importância
como corrente teórica a alguns países da Europa e da Ásia
QUESTÃO 03 – Questão 15: (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) A política envolve vários processos cotidianos, mas
também instituições que consolidam as morais vigentes numa sociedade e, no
processo democrático, “a vontade da maioria”. De acordo com Martineau:
a) A política deve servir ao dever e à
felicidade do homem.
b) A
política não é um ramo da ciência moral.
c) Como
a política é um dever universal, não cabe falar em contingência ao analisá-la.
d) Os
não representados o são por uma definição ético-universal que não deve ser
questionada.
e) A democracia é
uma herança das instituições feudais e funciona de acordo com a teoria de que
“a maioria está no direito”.
QUESTÃO 04 – Prova IF-TO - 2023 -
IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 32 A teoria sociológica clássica,
comumente entendida por ser composta por três grandes linhas de pensamento, a
saber: o Positivismo (com muitas derivações), a sociologia compreensiva weberiana
(também conhecida por outras nomenclaturas) e o marxismo (do mesmo modo com
derivações e outras nomenclaturas). Os grandes expoentes dessas correntes são
os pensadores Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, respectivamente. Para além
do fato de que suas respectivas ideias possuem validade até os dias atuais,
esses são considerados autores clássicos porque conseguiram, em certa medida,
dar conta da realidade como todo e, assim, fornecer explicações sobre o
comportamento dos indivíduos, mas, também sobre as instituições e suas
estruturas. O que quer dizer que, considerando que todos tiveram como objeto de
análise a mesma sociedade capitalista, as instituições presentes nessa
sociedade puderam ser analisadas sob diferentes óticas ou ponto de vista. Em
alguns momentos tais análises até se aproximam. Em outros, no entanto, se
distanciam. Um exemplo de como esses pensadores pensaram o mesmo objeto a
partir de lógicas diferentes é o conceito de Estado. As análises feitas por
Durkheim, Weber e Marx sobre os Estado são conhecidas como “conceitos
sociológicos de Estado”. A seguir, estão relacionados conceitos e autores.
Aponte a alternativa em que o conceito esteja ou errado ou relacionado de modo
equivocado ao pensador da Sociologia: ANULADA
A) Para Marx, o Estado é uma
organização cuja finalidade é juridicamente definida para opressão da classe
trabalhadora. Tal opressão é legítima e possível sobretudo porque o Estado não
possui nenhuma relação com a produção de riqueza.
B) Para Weber, o Estado é uma
instituição que possui o monopólio legítimo do uso a violência.
C) Segundo Durkheim, o Estado é
uma instituição social que se relaciona, num certo sentido, com aspectos morais
da vida em sociedade.
D) Durkheim acreditava que o
Estado tem um papel nas sociedades modernas muito similar ao tido por outras
instituições em outros momentos da história ocidental: o papel da Igreja
católica, por exemplo, durante a Idade Média.
E) Todas as alternativas estão
corretas.
QUESTÃO 05 – Prova IBFC - 2023 - SEAD-GO
- Analista Ambiental - Ciências Sociais/Sociologia 67) A pesquisa científica
sociológica e etnográfica tem se debatido desde seus primórdios, nos tempos de Comte, Marx, Durkheim e Weber,
entre diversos modelos e métodos de obtenção de conhecimento. Estes métodos
partiram da observação da vivência social para a análise de sua significância e
diferenciaram-se, entre outras coisas, pela maneira como o indivíduo foi
considerado seu próprio objeto da análise ou como parte de um todo social, este
sim, objeto científico. Sobre o método utilizado por cada um dos autores
citados, assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o método criado
e utilizado por cada um deles.
a) Científico,
Analítico, Indutivo e Experimental
b) Direto, Indireto,
Simples e Complexo
c) Positivo, Materialismo
dialético, Comparativo e Compreensivo
d) Comportamental,
Estruturalista, Existencial e Funcionalista
e) Negativismo,
Dialético idealista, Fatorial e Lógico
QUESTÃO 06 – Prova IF-MT - 2023 -
IF-MT - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Sociologia QUESTÃO
49 “Sentido é aqui o sentido subjetivamente intentado de modo efetivo por um
agente, num caso historicamente dado, ou por agentes, como média e de um modo
aproximado numa determinada massa de casos, ou um tipo puro construído
conceptualmente pelo agente ou pelos agentes pensados como tipo. Nunca se
trata, decerto, de um sentido objetivamente justo ou de um sentido verdadeiro
metafisicamente fundado. Aqui radica a diferença entre as ciências
empíricas da ação, Sociologia e a História, frente à Jurisprudência, Lógica,
Ética e Estética, - que pretendem investigar nos seus objetos o sentido justo e
válido. [...] Em tudo isso se trata de nexos de sentido compreensíveis; olhamos
a sua compreensão como uma explicação do decurso efetivo da ação. Explicar
significa, pois, para uma ciência que se ocupa do sentido do agir, tanto como:
apreensão do contexto significativo em que se inscreve, segundo o seu sentido
subjetivamente intentado, uma ação já atualmente compreendida [significação
causal].” (Weber, 2022, p. 36 e 41). WEBER, Max. Economia e Sociedade. Lisboa:
Edições 70, 2022.
A centralidade que o
conceito de Ação Social apresenta na sociologia de Max Weber é resultado de sua
característica teórica fundante enquanto concepção do fenômeno social, que se
constitui como:
(A) Reflexo das
estruturas sociais organizadas ao longo do espaço-tempo social.
(B) Resultado da busca
pelos objetos e sentidos do justo e válido socialmente constituídos.
(C) Significação
causal estruturada pelos agentes em seus contextos de ação.
(D) Materialização dos
nexos de sentido socialmente correspondentes e subjetivamente construídos.
(E) Manifestação das conexões de sentido e do contexto em
que se inscreve a ação socialmente orientada.
QUESTÃO 07 – Prova IF-TO - 2023 -
IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 28 “A sociologia não se afirma
primeiro como explicação científica e, somente depois, como forma cultural e
depois como concepção de mundo. Foi o inverso que se deu na realidade. Ela
nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complicados
das situações de existência nas modernas sociedades industriais” (FERNANDES,
Florestan. Apud: LEMOS FILHO, Arnaldo. “As Ciências
Sociais e o Processo Histórico”. In: MARCELLINO, Nelson. (org.) Introdução às
Ciências Sociais. Campinas – SP: Papirus, 1988. Pág. 30). Sobre a ideia de
que a Sociologia tenha sido concebida por intelectuais imbuídos da vontade de
colaboração para formação de diretrizes teóricas capazes de fornecer
explicações sobre o funcionamento da sociedade, temos uma multiplicidade de colaborações.
Há controvérsias, no entanto, quanto a quem deva ser considerado o “pai” da Sociologia.
Desse modo, assinale a alternativa que relaciona incorretamente o pensador e sua contribuição para
a surgimento da sociologia:
A) Karl Max –
Materialismo Histórico Dialético e crítica da sociedade capitalista social.
B) Émile Durkheim –
definição das “regras do método sociológico” e do objeto da sociologia (Fato
Social).
C) Montesquieu – o Federalismo norte-americano e o sistema
de freios e contrapesos.
D) Augusto Comte – O
Positivismo e a Física Social.
E) Max Weber –
elaboração do método do Tipo Puro ou Ideal.
QUESTÃO 08 – Questão 35: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito da obra de Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:
a) Sua
obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de
que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de
estudo e acesso à educação num sentido amplo.
b) Escreveu Peregrinações
de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da
possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das
mulheres de sua sociedade.
c) Elaborou
propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de
mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à
pena de morte.
d) Morreu
numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União
dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas
que debilitaram sua saúde.
e) Lutou para que os operários,
mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de associação e
solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender que a luta por
igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.
QUESTÃO 09 – Questão 22: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) Sobre o tema do Estado e sua relação com os
governos geral e estaduais, podemos afirmar que Martineau:
a) Discute
o papel das Constituições geral e estaduais, mas entende que este “instrumento”
não é central neste debate.
b) Afirma
que a Constituição é um instrumento solene cuja eficácia depende exclusivamente
da sua elaboração e aprovação.
c) Discute os objetivos dos
governos geral e estaduais, além de problematizar a existência de grandes
dificuldades para conciliar a relação entre eles.
d) As
tentativas de impeachments às autoridades não são por ela discutidas por não
fazerem parte do sistema democrático.
e) Entende
que a gestão das diferenças entre União e estados não pode se pautar em
concessões, de qualquer nível, pois estas não configuram mecanismos de
estabilidade.
QUESTÃO 10 – FGV
SEDUC SP 2013
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