Provas Aplicadas - 1ª PROVA – 7ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA 3/2024
Olás,
Compartilho com vocês a 1ª Prova de Metodologia no 2º semestre de 2024, que corresponde à 7ª Atividade Avaliativa.
1ª
PROVA – 7ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA 3/2024
Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 12/03/2025 Valor: 20 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações:
a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem
abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de
zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para
lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 –
Questão 33: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito do uso da observação de discursos e coisas para
a realização da pesquisa de campo, Harriet Martineau asseverou que, exceto:
a) O discurso é
um instrumento importante para se identificar “o que interessa à maioria do
povo”.
b) As coisas devem
ser observadas antes de se atentar para os discursos sobre
estas mesmas coisas.
c) O discurso serve
como um comentário às coisas observadas pelo pesquisador.
d) É útil à pesquisa científica se dedicar a
elucidar as diferenças dos “discursos privados” sobre um dado fato.
e) O discurso é
capaz de exemplificar fatos gerais registrados pelo
observador.
QUESTÃO 02 – Prefeitura
de Macapá Sociólogo 2018 45. Em sua obra Argonautas do Pacífico Ocidental, o antropólogo
polonês Bronislaw Malinowski descreveu o “kula”, sistema de trocas que permeia
a vida dos habitantes das Ilhas Trobriand. Essa obra é considerada a primeira,
na Antropologia, a empregar a técnica de pesquisa:
(A) etnografia.
(B)
entrevista.
(C) observação
participante.
(D) survey.
(E) grupo
focal.
QUESTÃO 03 –
Questão 13 (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca do processo de
pesquisa, em Sociedade na América – Vol. I Política, Martineau
alega que, sobre o comportamento da(o) pesquisadora(r):
a) Não
promove interferências na pesquisa de campo e nem no objeto estudado;
b) Ser
mulher é uma desvantagem que pode ser superada por meio do disfarce ou outras
artimanhas;
c) Martineau
entendia que o fato de ter surdez parcial não influenciava em seu trabalho de
coleta de dados;
d) A técnica
de coleta de informações dependia do elemento surpresa e do comportamento
antiético de não expressar do que se tratava o contato;
e) O relato de campo precisa ser expresso de tal
forma que as condições de acesso às informações fiquem claras para a(o)
leitora(r) e o incumba de definir o grau de precisão acerca do que se fala.
QUESTÃO 04 –
Questão 24: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Como
observar: morais e costumes, Harriet Martineau:
a) Confronta os
argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.
b) Disserta
sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para
atuarem na área.
c) Entende que era necessário se qualificar para
observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de
estar em campo.
d) Advoga
pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições
físicas de cada indivíduo.
e) Questiona a
capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.
QUESTÃO 05 – UFG - 2024 - IF-SE - Professor EBTT – Sociologia Analise o
trecho a seguir. Em qualquer sociedade e/ou cultura, é possível distinguir
áreas ou domínios com um certo grau de especificidade. É importante, no
entanto, para o antropólogo verificar como os próprios nativos, indivíduos do
universo investigado, percebem e definem tais domínios para não cairmos na
armadilha muito comum de impormos nossas classificações a culturas cujos
critérios e crenças possam ser inteiramente diferentes dos nossos ou que possam
parecer semelhantes em certos contextos para diferirem radicalmente em outros.
Isso não significa, obviamente, que o pesquisador só possa analisar uma
sociedade a partir do próprio sistema classificatório nativo. VELHO, Gilberto.
Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade
contemporânea. Zahar, 1987, p. 16-17.
QUESTÃO 56 Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e
critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura
revela uma prática
(A) multiculturalista.
(B) etnocêntrica.
(C) estruturalista.
(D)
normativa.
QUESTÃO 06 – Questão 32: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A obra de
Harriet Martineau é a prova material de sua existência e contribuições para a
pesquisa científica e a institucionalização das Ciências Sociais enquanto
Ciência. A esse respeito a autora:
a) Entendia que
somente a estatística era capaz de instruir o viajante e o filantropo a
respeito da situação social que estavam observando, cabendo vasculhar os
arquivos e produzir instrumentos de medição capazes de elucidar as questões
propostas.
b) Defendia que
existiam várias formas de se coletar dados e que estes eram determinados em
razão do tipo de objeto e da questão proposta. Porém, manifestava seu interesse
em não conjugar tais formas, sob o risco de descaracterizar a pesquisa social.
c) Indicava
que tanto o diário de campo quanto o caderno deveriam
ser utilizados com bastante cautela e não serem mantidos como instrumentos
necessários a qualquer situação. De acordo com ela, eles apenas eram úteis
quando o viajante anotava os discursos dos colaboradores.
d) Afirmava que o viajante deveria se preparar para
a coleta de dados e alinhavar os métodos e procedimentos necessários para se
responder a uma dada pergunta, antes mesmo de ir a campo, preparando-se também
por meio da pesquisa bibliográfica e de toda a informação disponível no período
sobre o seu assunto de interesse.
e) Se referia aos
termos fatos e classes de fatos, que tomou de
empréstimo da obra de Durkheim, para descrever o objeto de estudo e chamava a
atenção para a importância do discurso como um “comentário
sobre as classes de fatos nacionais que o viajante observou”.
QUESTÃO 07 –
Questão 30: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau
discutiu o papel e a relação entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. De
acordo com ela:
a) O viajante não
poderia ser considerado um pesquisador, pois não possuía qualificação acadêmica
para tanto.
b) Durkheim
estava correto ao afirmar os termos fato social e coisas,
por essa razão ela os adota.
c) O
pesquisador deveria se ater a estudar os princípios morais, não considerando os
costumes como objeto de observação.
d) A qualificação técnica, científica e a
reflexividade são inerentes ao trabalho do pesquisador, mas também o é a
condição empática.
e) Não é
possível realizar comparações entre princípios e realidade social, ou entre
princípios e princípios.
QUESTÃO 08 –
Questão 31: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca do método
sociológico, a teoria martineauniana coincide com algumas considerações
contemporâneas a respeito de como o pesquisador deve proceder ao realizar uma
pesquisa de campo. Assinale abaixo a alternativa correta, de acordo com a
teoria de Martineau no livro Como observar:
a) A tipologia
empático relativista foi nomeada por Martineau em 1838 e pode ser
amplamente aplicada ainda hoje.
b) O momento da coleta de dados não é adequado para
a realização de generalizações.
c) As
generalizações apressadas são, geralmente, realizadas por filósofos.
d) As
amostras científicas não são boas representações dos universos pesquisados.
e) O
observador leigo ou não filosófico produz importantes considerações sobre a
realidade e, portanto, produz uma análise científica sobre a sociedade.
QUESTÃO 09 – FUNDATEC
- 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 45 – Qual das alternativas
abaixo melhor sintetiza o conceito de “relativismo cultural”?
A) É o exercício de olhar para outras culturas e
reconhecer que cada uma possui o seu próprio sistema de normas e valores e,
assim, buscar romper com comparações entre “boas” e “más” culturas ou
“modernas” e “primitivas”.
B) Em termos
gerais, trata-se da atitude de considerar que todas as sociedades possuem um
sistema de normas e valores universais, tais como: não matar, não roubar e
cuidar da natureza.
C) Constitui o
movimento de julgar e classificar outras culturas a partir do próprio sistema
de normas e valores do observador.
D) As associações
profissionais de antropologia definiram o conceito como a capacidade do(a)
antropólogo(a) entrar em campo, buscando defender e preservar o seu sistema
cultural de origem.
E) Constitui no
estudo analítico do ser humano como ser biológico em padrão cultural universal.
QUESTÃO 10 –
Questão 34: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca da amostra e do universo na pesquisa científica, no
livro Como observar, Harriet Martineau explicou que:
a) A
pesquisa de campo pode ser feita a qualquer tempo e com quaisquer informantes
sem prejuízo para o resultado auferido.
b) A preocupação com os métodos envolve também uma
estratificação adequada do universo a ser pesquisado, embora ela não use este
termo para se referir a esse procedimento.
c) A
representatividade da amostra não é um problema colocado por Martineau, mesmo
que ela tivesse a preocupação em observar e entrevistar um público diverso e em
quantidade.
d) Não cabe
apenas a preocupação com quais são os requisitos para a observação social, mas
também o que e como se deve observar os discursos dos
indivíduos, não as coisas.
e) Os viajantes
tinham uma formação adequada para evitar que uma amostra viciada não fosse
utilizada para a realização da pesquisa de campo, impedindo que esse grave
problema metodológico contaminasse o resultado auferido.
Boa
prova!
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