Provas Aplicadas - 1ª PROVA – 7ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA 3/2024

 

Olás, 


Compartilho com vocês a 1ª Prova de Metodologia no 2º semestre de 2024, que corresponde à 7ª Atividade Avaliativa.



1ª PROVA – 7ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA 3/2024

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara          Data: 12/03/2025       Valor: 20 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida (não marque com X, sob pena de zerar a prova); deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.


QUESTÃO 01 – Questão 33: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito do uso da observação de discursos e coisas para a realização da pesquisa de campo, Harriet Martineau asseverou que, exceto:

a) O discurso é um instrumento importante para se identificar “o que interessa à maioria do povo”.

b) As coisas devem ser observadas antes de se atentar para os discursos sobre estas mesmas coisas.

c) O discurso serve como um comentário às coisas observadas pelo pesquisador.

d) É útil à pesquisa científica se dedicar a elucidar as diferenças dos “discursos privados” sobre um dado fato.

e) O discurso é capaz de exemplificar fatos gerais registrados pelo observador.

 

 

QUESTÃO 02 – Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 45. Em sua obra Argonautas do Pacífico Ocidental, o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski descreveu o “kula”, sistema de trocas que permeia a vida dos habitantes das Ilhas Trobriand. Essa obra é considerada a primeira, na Antropologia, a empregar a técnica de pesquisa: 

(A) etnografia.                            

(B) entrevista.

(C) observação participante. 

(D) survey.                                    

(E) grupo focal.

 

 

QUESTÃO 03 – Questão 13 (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca do processo de pesquisa, em Sociedade na América – Vol. I Política, Martineau alega que, sobre o comportamento da(o) pesquisadora(r):

a) Não promove interferências na pesquisa de campo e nem no objeto estudado;

b) Ser mulher é uma desvantagem que pode ser superada por meio do disfarce ou outras artimanhas;

c) Martineau entendia que o fato de ter surdez parcial não influenciava em seu trabalho de coleta de dados;

d) A técnica de coleta de informações dependia do elemento surpresa e do comportamento antiético de não expressar do que se tratava o contato;

e) O relato de campo precisa ser expresso de tal forma que as condições de acesso às informações fiquem claras para a(o) leitora(r) e o incumba de definir o grau de precisão acerca do que se fala.

 

 

QUESTÃO 04 – Questão 24: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a) Confronta os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.

b) Disserta sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para atuarem na área.

c) Entende que era necessário se qualificar para observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de estar em campo.

d) Advoga pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições físicas de cada indivíduo.

e) Questiona a capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.

 

 

QUESTÃO 05 – UFG - 2024 - IF-SE - Professor EBTT – Sociologia Analise o trecho a seguir. Em qualquer sociedade e/ou cultura, é possível distinguir áreas ou domínios com um certo grau de especificidade. É importante, no entanto, para o antropólogo verificar como os próprios nativos, indivíduos do universo investigado, percebem e definem tais domínios para não cairmos na armadilha muito comum de impormos nossas classificações a culturas cujos critérios e crenças possam ser inteiramente diferentes dos nossos ou que possam parecer semelhantes em certos contextos para diferirem radicalmente em outros. Isso não significa, obviamente, que o pesquisador só possa analisar uma sociedade a partir do próprio sistema classificatório nativo. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Zahar, 1987, p. 16-17.

 

 

QUESTÃO 56 Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática 

(A) multiculturalista.              

(B) etnocêntrica. 

(C) estruturalista.                     

(D) normativa.

 

 

QUESTÃO 06 – Questão 32: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A obra de Harriet Martineau é a prova material de sua existência e contribuições para a pesquisa científica e a institucionalização das Ciências Sociais enquanto Ciência. A esse respeito a autora:

a) Entendia que somente a estatística era capaz de instruir o viajante e o filantropo a respeito da situação social que estavam observando, cabendo vasculhar os arquivos e produzir instrumentos de medição capazes de elucidar as questões propostas.

b) Defendia que existiam várias formas de se coletar dados e que estes eram determinados em razão do tipo de objeto e da questão proposta. Porém, manifestava seu interesse em não conjugar tais formas, sob o risco de descaracterizar a pesquisa social.

c) Indicava que tanto o diário de campo quanto o caderno deveriam ser utilizados com bastante cautela e não serem mantidos como instrumentos necessários a qualquer situação. De acordo com ela, eles apenas eram úteis quando o viajante anotava os discursos dos colaboradores.

d) Afirmava que o viajante deveria se preparar para a coleta de dados e alinhavar os métodos e procedimentos necessários para se responder a uma dada pergunta, antes mesmo de ir a campo, preparando-se também por meio da pesquisa bibliográfica e de toda a informação disponível no período sobre o seu assunto de interesse.

e) Se referia aos termos fatos e classes de fatos, que tomou de empréstimo da obra de Durkheim, para descrever o objeto de estudo e chamava a atenção para a importância do discurso como um “comentário sobre as classes de fatos nacionais que o viajante observou”.

 

 

QUESTÃO 07 – Questão 30: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau discutiu o papel e a relação entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. De acordo com ela:

a) O viajante não poderia ser considerado um pesquisador, pois não possuía qualificação acadêmica para tanto.

b) Durkheim estava correto ao afirmar os termos fato social e coisas, por essa razão ela os adota.

c) O pesquisador deveria se ater a estudar os princípios morais, não considerando os costumes como objeto de observação.

d) A qualificação técnica, científica e a reflexividade são inerentes ao trabalho do pesquisador, mas também o é a condição empática.

e) Não é possível realizar comparações entre princípios e realidade social, ou entre princípios e princípios. 

 

 

QUESTÃO 08 – Questão 31: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca do método sociológico, a teoria martineauniana coincide com algumas considerações contemporâneas a respeito de como o pesquisador deve proceder ao realizar uma pesquisa de campo. Assinale abaixo a alternativa correta, de acordo com a teoria de Martineau no livro Como observar:

a) A tipologia empático relativista foi nomeada por Martineau em 1838 e pode ser amplamente aplicada ainda hoje.

b) O momento da coleta de dados não é adequado para a realização de generalizações.

c) As generalizações apressadas são, geralmente, realizadas por filósofos.

d) As amostras científicas não são boas representações dos universos pesquisados.

e) O observador leigo ou não filosófico produz importantes considerações sobre a realidade e, portanto, produz uma análise científica sobre a sociedade.

 

 

QUESTÃO 09 – FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 45 – Qual das alternativas abaixo melhor sintetiza o conceito de “relativismo cultural”? 

A) É o exercício de olhar para outras culturas e reconhecer que cada uma possui o seu próprio sistema de normas e valores e, assim, buscar romper com comparações entre “boas” e “más” culturas ou “modernas” e “primitivas”. 

B) Em termos gerais, trata-se da atitude de considerar que todas as sociedades possuem um sistema de normas e valores universais, tais como: não matar, não roubar e cuidar da natureza. 

C) Constitui o movimento de julgar e classificar outras culturas a partir do próprio sistema de normas e valores do observador. 

D) As associações profissionais de antropologia definiram o conceito como a capacidade do(a) antropólogo(a) entrar em campo, buscando defender e preservar o seu sistema cultural de origem. 

E) Constitui no estudo analítico do ser humano como ser biológico em padrão cultural universal.

 

 

QUESTÃO 10 – Questão 34: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca da amostra e do universo na pesquisa científica, no livro Como observar, Harriet Martineau explicou que:

a) A pesquisa de campo pode ser feita a qualquer tempo e com quaisquer informantes sem prejuízo para o resultado auferido.

b) A preocupação com os métodos envolve também uma estratificação adequada do universo a ser pesquisado, embora ela não use este termo para se referir a esse procedimento.

c) A representatividade da amostra não é um problema colocado por Martineau, mesmo que ela tivesse a preocupação em observar e entrevistar um público diverso e em quantidade.

d) Não cabe apenas a preocupação com quais são os requisitos para a observação social, mas também o que e como se deve observar os discursos dos indivíduos, não as coisas.

e) Os viajantes tinham uma formação adequada para evitar que uma amostra viciada não fosse utilizada para a realização da pesquisa de campo, impedindo que esse grave problema metodológico contaminasse o resultado auferido.

 

 

 

Boa prova!


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