Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia 2024.3
Olás,
Segue o gabarito da 2ª Prova de Sociologia, do semestre 2024.3, da UFJF-GV, Departamento de Direito.
2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2024
Docente: Fernanda Henrique
Cupertino Alcântara Data: 07/02/2025 Valor:
25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome
completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X,
sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a
prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – Questão
16: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Durante o período no qual estudou a
sociedade norteamericana, Martineau chegou a realizar algumas considerações
importantes e que repercutem ainda hoje ao analisarmos a sociedade
contemporânea, inclusive a brasileira. Exceto:
a) Embora não tenha observado
pobreza no território norteamericano à época, destacou que a condição de
miséria recaía sobre as mulheres que não eram sequer ouvidas.
b) A democracia é um regime político apenas, não devendo nada à constituição
da sociedade ou às suas instituições fundamentais.
c) Martineau viajou com
outras mulheres escritoras e discutiu a necessidade do sufrágio não apenas para
as mulheres, mas para todas as condições econômicas, de instrução ou de renda.
d) Alegou que a 1ª
Constituição dos EUA inaugurou o medo de “crise” e a 2ª o “alarme”, mas estes
são constitutivos do regime democrático.
e) O despotismo “funciona”
sem alarde porque a sociedade não participa da tomada de decisões, enquanto é
torturada e roubada. A democracia é sempre turbulenta e disputada.
QUESTÃO 02 – Prova
IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA
23) O conceito “identidade” atravessa uma boa parte das discussões dentro e
fora das Universidades. De maneira geral, pensar sujeitos na contemporaneidade
requer que pensemos as identidades que os atravessam socialmente. Pode-se
afirmar que a identidade nos possibilita o reconhecimento social dos sujeitos e
sua localização. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores
Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Diferente da ideia de que a
identidade é inata aos sujeitos, argumenta-se que ela é formada ao longo da
vida e desenvolvida de forma inconsciente.
( ) Identidade pode ser compreendida
como o conjunto de representação simbólica atribuído socialmente a uma pessoa
ou a um grupo de pessoas.
( ) As identidades são operadores
teóricos conceituais usados unicamente por estudiosos para compreender seus
objetos de pesquisas.
( ) O Renascentismo e o Iluminismo foram
movimentos importantes para as reflexões sobre ideia de identidade em épocas
posteriores.
Assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - F - F
b) V - V - V - V
c) V - V - F - V
d) F - V - V - F
e) F - F - F – V
QUESTÃO 03 – Prova
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 41 Para
publicar em periódicos da metrópole, deve-se escrever seguindo os géneros da
metrópole, citar a literatura da metrópole e tornar-se parte do discurso lá
produzido. Para um cientista social, isso significa tanto descrever sua própria
sociedade como se fosse a metrópole, suprimindo sua especificidade histórica,
ou descrevê-la em termos comparativos, situando sua especificidade nos
parâmetros da metrópole. Esse “metrocentrismo” da imaginação sociológica é mais
evidente nas teorias da "globalização". De todos os tópicos
sociológicos, é nesse que as relações entre metrópole e periferia são mais
nítidas. Ainda assim, a abundante literatura sociológica feita no Norte
frequentemente projeta características da modernidade ou pós modernidade da
metrópole para outros espaços. Uma estratégia de resistência à essa situação, é
a busca por sistemas indígenas de conhecimento, entendidos como contextos para
produção de um conhecimento que esteve originalmente fora do sistema euro
centrado e que talvez ainda possa estabelecer uma base para autonomia. CONNELL,
Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências
Sociais, São Paulo, v.27, n. 80, 2012. (Adaptado) As afirmativas a seguir
apresentam interpretações coerentes do texto, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) O autor critica a dimensão
geopolítica da produção de conhecimento sociológico.
(B) O autor rompe com o referencial analítico apoiado por antagonismos
que perpetuam as primazias geográficas.
(C) O autor identifica o
pluralismo epistemológico que questiona a hegemonia de determinadas regiões
globais.
(D) O autor enfatiza o limite da interpretação
de eventos internacionais a partir de determinadas categorias sociológicas.
QUESTÃO 04 – Prova
IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 37 Qual é o
produto principal de uma educação eurocêntrica?
(A) Difusão de valores ameríndios.
(B) Emancipação dos povos
originários.
(C) Reprodução de preconceitos.
(D) Conscientização globalizada.
(E) Valorização do Sul Global.
QUESTÃO 05 – Questão
18: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Considerando-se a teoria martineauniana
expressa no livro Sociedade na América – Vol. I Política, analise
as assertivas abaixo e marque a alternativa errada:
a) “A maioria está certa” é
um princípio a ser observado nas práticas e discursos, pois se é o fundamento
da Democracia, não pode ser tratado como um grave perigo.
b) Nos EUA, o princípio
fundamental é que os poderes derivam do consentimento dos governados, por isso
não pode haver limites ao sufrágio.
c) A educação precisava ser
promovida nos EUA e a aristocracia, que teme o poder da maioria, deveria
promovê-la para sua própria segurança e sobrevivência da democracia.
d) Os medos da aristocracia
são inconsistentes com a teoria da democracia e isso faz parte da sua prática
política.
e) O aprimoramento institucional precisa ser feito de modo rápido
para conter os excessos e combater a “imperfeição do conhecimento”.
QUESTÃO 06 – Consulplan
2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 15 A sociologia do século XIX
marca incontestavelmente o momento da reflexão dos homens sobre eles mesmos,
aquele em que o social como tal é posto em questão [...]. Ela também exprime
uma intenção não radicalmente nova, mas original por seu radicalismo, a de um
conhecimento propriamente científico, baseado no modelo das ciências da
natureza, tendo em vista o mesmo objetivo: o conhecimento científico deveria
dar aos homens o controle de sua sociedade e de sua história assim como a
física e a química lhes possibilitaram o controle das forças naturais. (ARON,
Raymond. Apud CASTRO, Anna M. de; DIAS, Edmundo (Org.). Introdução ao
pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974. p. 24.) A reflexão
sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a
própria humanidade, mas a sociologia, como um campo delimitado do saber
científico, só chega em meados do século XIX na Europa. A emergência da
sociologia como ciência está relacionada, dentre outros fatores:
A) Ao surgimento das primeiras universidades, que exigiam uma
diversificação de conhecimentos para além das ciências naturais.
B) À necessidade de se revitalizar o poder teológico, debilitado após os
questionamentos reformistas, através respaldo positivista.
C) À urgência da sistematização de ideologias que sustentassem os novos
Estados Nacionais com nacionalismo e centralismo governamental.
D) Às correntes de pensamento
anteriores, que estabeleceram os alicerces da modernidade eurropeia – o
racionalismo; o empirismo; e, o iluminismo.
QUESTÃO 07 – Questão
50: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca dos teóricos clássicos e
canonizados podemos afirmar que:
a) Não existe relação entre a
canonização de clássicos e o apagamento de teóricos e teóricas do século XIX,
já que o processo de “santificação” dos “eleitos” se assenta em um esforço
científico de análise densa da contribuição de cada um para a história da
Sociologia;
b) Os clássicos canonizados são aqueles eleitos discricionariamente por
meio das escolas de formação e de intelectuais que se dedicaram a estudar as
suas obras e a publicar a respeito delas, configurando a dita “recepção”, como
se fosse um dado objetivo, embora corresponda a perspectivas contingenciais e
subjetivas a esse respeito;
c) A expressão “pais da
Sociologia” é compatível com a realidade, na medida em que ela abarca os
fundadores da ciência e da disciplina, que surgiu por volta de 1830 no
continente europeu, no impulso da Revolução Industrial;
d) As mulheres teóricas que
se dedicaram à pesquisa social no século XIX foram canonizadas por se dedicarem
a causas sociais, sendo consideradas “reformadoras”, devido ao serviço
voluntário que prestavam;
e) Durkheim foi o primeiro
professor de Sociologia e escreveu a primeira obra sobre suicídio e metodologia
de caráter sociológico.
QUESTÃO 08 – Questão
47: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Sociedade na
América, Harriet Martineau (1802-1876) se debruça logo no primeiro volume
sobre o tema Política. A esse respeito ela fez várias considerações fundadas
nas observações e nos estudos que empreendeu preparando-se para ir para os
Estados Unidos e nos dois anos em que lá permaneceu. Inobstante, sua teoria
versa sobre questões ainda hoje profundamente relevantes acerca de como as
instituições se relacionam com a sociedade, os movimentos sociais e os
indivíduos. Considere as assertivas abaixo e indique a correta:
a) Martineau questionou o processo de assentimento dos Estados à
constituição em 1788, afirmando que os meios utilizados não haviam sido justos
e que a população, em sua maioria, era contrária ao definido pela “alta
autoridade”;
b) De posse da informação
decorrente de suas observações e de dados coletados de que o Senado
norte-americano ignorava o direito de petição do povo, Martineau afirma nesta
obra que este é um direito que não poderia ser violado, mas que dados assuntos
para os quais não se queria dar visibilidade poderiam ser considerados uma
exceção razoável;
c) O Legislativo era o núcleo
democrático que conseguia garantir o empenho das demais instituições e o poder
despótico estava ligado à relação entre favorecidos e injuriados que não era
relatada neste poder no sistema democrático dos Estados Unidos;
d) Para Martineau a Democracia
pode ser observada nas sociedades em que o regime é instalado e não sofre
investidas contrárias, demonstrando assim que é forte e sólida.
QUESTÃO 09 – Questão
44: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito de crimes, acusados e
dos tipos de sistema prisional, Martineau assevera que:
a) A
Ciência da Sociedade não tem por objeto os tipos de ofensas que os indivíduos
supostamente cometem contra a coletividade;
b) A predominância de determinados tipos
de crimes, seja contra a política, a propriedade ou as pessoas, demonstra as
morais prevalecentes e ajuda a compreender o tipo de sociedade no qual estes
são classificados;
c) É
necessário estudar os crimes predominantes numa sociedade, mas isso não implica
conhecer como a estrutura e as relações sociais funcionam, ou o que é valorado
e precisa ser protegido nesta.
d) Uma
sociedade desigual e opressiva não pode ser visualizada a partir do tipo de
crime prevalecente nela.
QUESTÃO 10 – Questão 54: (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Harriet Martineau (1802-1876), em seu livro Sociedade
na América - Vol. II Economia, dedica longo período e espaço para
discutir as instituições, as morais e o comportamento social em relação às
questões econômicas. A esse respeito, a autora:
a) entende Economia
em sentido bastante estrito, com foco apenas no setor financeiro e na
especulação imobiliária;
b) é reconhecida
como uma economista política, tendo escrito posteriormente a coleção Illustrations
of political economy que foi impulsionada e divulgada em razão da
popularidade do Sociedade na América;
c) não restringiu sua análise a apenas um ramo da
Economia, buscando compreender as dinâmicas relativas a cada um deles, suas
morais prevalecentes e como isso pode ser observado nos costumes e no
comportamento social de um modo geral;
d) não se importava
com os impactos da escravidão, tendo apoiado de forma inconteste a Sociedade
Colonizadora que impulsionava o retorno dos ex-escravos para o
continente africano;
e) entendia que a
agricultura e o transporte não eram temas a serem considerados como importantes
para se compreender a dinâmica econômica em uma sociedade, principalmente em
seu estudo de caso nos Estados Unidos.
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