Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia 2024.3

 

Olás, 


Segue o gabarito da 2ª Prova de Sociologia, do semestre 2024.3, da UFJF-GV, Departamento de Direito.


2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2024

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 07/02/2025      Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 


QUESTÃO 01 – Questão 16: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Durante o período no qual estudou a sociedade norteamericana, Martineau chegou a realizar algumas considerações importantes e que repercutem ainda hoje ao analisarmos a sociedade contemporânea, inclusive a brasileira. Exceto:

a) Embora não tenha observado pobreza no território norteamericano à época, destacou que a condição de miséria recaía sobre as mulheres que não eram sequer ouvidas.

b) A democracia é um regime político apenas, não devendo nada à constituição da sociedade ou às suas instituições fundamentais.

c) Martineau viajou com outras mulheres escritoras e discutiu a necessidade do sufrágio não apenas para as mulheres, mas para todas as condições econômicas, de instrução ou de renda.

d) Alegou que a 1ª Constituição dos EUA inaugurou o medo de “crise” e a 2ª o “alarme”, mas estes são constitutivos do regime democrático.

e) O despotismo “funciona” sem alarde porque a sociedade não participa da tomada de decisões, enquanto é torturada e roubada. A democracia é sempre turbulenta e disputada.

 

 

QUESTÃO 02 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 23) O conceito “identidade” atravessa uma boa parte das discussões dentro e fora das Universidades. De maneira geral, pensar sujeitos na contemporaneidade requer que pensemos as identidades que os atravessam socialmente. Pode-se afirmar que a identidade nos possibilita o reconhecimento social dos sujeitos e sua localização. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Diferente da ideia de que a identidade é inata aos sujeitos, argumenta-se que ela é formada ao longo da vida e desenvolvida de forma inconsciente.

(  ) Identidade pode ser compreendida como o conjunto de representação simbólica atribuído socialmente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

(   ) As identidades são operadores teóricos conceituais usados unicamente por estudiosos para compreender seus objetos de pesquisas.

(  ) O Renascentismo e o Iluminismo foram movimentos importantes para as reflexões sobre ideia de identidade em épocas posteriores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - V - F - F

b) V - V - V - V

c) V - V - F - V

d) F - V - V - F

e) F - F - F – V

 

 

QUESTÃO 03 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 41 Para publicar em periódicos da metrópole, deve-se escrever seguindo os géneros da metrópole, citar a literatura da metrópole e tornar-se parte do discurso lá produzido. Para um cientista social, isso significa tanto descrever sua própria sociedade como se fosse a metrópole, suprimindo sua especificidade histórica, ou descrevê-la em termos comparativos, situando sua especificidade nos parâmetros da metrópole. Esse “metrocentrismo” da imaginação sociológica é mais evidente nas teorias da "globalização". De todos os tópicos sociológicos, é nesse que as relações entre metrópole e periferia são mais nítidas. Ainda assim, a abundante literatura sociológica feita no Norte frequentemente projeta características da modernidade ou pós modernidade da metrópole para outros espaços. Uma estratégia de resistência à essa situação, é a busca por sistemas indígenas de conhecimento, entendidos como contextos para produção de um conhecimento que esteve originalmente fora do sistema euro centrado e que talvez ainda possa estabelecer uma base para autonomia. CONNELL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.27, n. 80, 2012. (Adaptado) As afirmativas a seguir apresentam interpretações coerentes do texto, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) O autor critica a dimensão geopolítica da produção de conhecimento sociológico.

(B) O autor rompe com o referencial analítico apoiado por antagonismos que perpetuam as primazias geográficas.

(C) O autor identifica o pluralismo epistemológico que questiona a hegemonia de determinadas regiões globais.

(D) O autor enfatiza o limite da interpretação de eventos internacionais a partir de determinadas categorias sociológicas.

 

 

QUESTÃO 04 – Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 37 Qual é o produto principal de uma educação eurocêntrica?

(A) Difusão de valores ameríndios.

(B) Emancipação dos povos originários.

(C) Reprodução de preconceitos.

(D) Conscientização globalizada.

(E) Valorização do Sul Global.

 

 

QUESTÃO 05 – Questão 18: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Considerando-se a teoria martineauniana expressa no livro Sociedade na América – Vol. I Política, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa errada:

a) “A maioria está certa” é um princípio a ser observado nas práticas e discursos, pois se é o fundamento da Democracia, não pode ser tratado como um grave perigo.

b) Nos EUA, o princípio fundamental é que os poderes derivam do consentimento dos governados, por isso não pode haver limites ao sufrágio.

c) A educação precisava ser promovida nos EUA e a aristocracia, que teme o poder da maioria, deveria promovê-la para sua própria segurança e sobrevivência da democracia.

d) Os medos da aristocracia são inconsistentes com a teoria da democracia e isso faz parte da sua prática política.

e) O aprimoramento institucional precisa ser feito de modo rápido para conter os excessos e combater a “imperfeição do conhecimento”.

 

 

QUESTÃO 06 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 15 A sociologia do século XIX marca incontestavelmente o momento da reflexão dos homens sobre eles mesmos, aquele em que o social como tal é posto em questão [...]. Ela também exprime uma intenção não radicalmente nova, mas original por seu radicalismo, a de um conhecimento propriamente científico, baseado no modelo das ciências da natureza, tendo em vista o mesmo objetivo: o conhecimento científico deveria dar aos homens o controle de sua sociedade e de sua história assim como a física e a química lhes possibilitaram o controle das forças naturais. (ARON, Raymond. Apud CASTRO, Anna M. de; DIAS, Edmundo (Org.). Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974. p. 24.) A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só chega em meados do século XIX na Europa. A emergência da sociologia como ciência está relacionada, dentre outros fatores: 

A) Ao surgimento das primeiras universidades, que exigiam uma diversificação de conhecimentos para além das ciências naturais. 

B) À necessidade de se revitalizar o poder teológico, debilitado após os questionamentos reformistas, através respaldo positivista. 

C) À urgência da sistematização de ideologias que sustentassem os novos Estados Nacionais com nacionalismo e centralismo governamental. 

D) Às correntes de pensamento anteriores, que estabeleceram os alicerces da modernidade eurropeia – o racionalismo; o empirismo; e, o iluminismo.

 

 

QUESTÃO 07 – Questão 50: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca dos teóricos clássicos e canonizados podemos afirmar que:

a) Não existe relação entre a canonização de clássicos e o apagamento de teóricos e teóricas do século XIX, já que o processo de “santificação” dos “eleitos” se assenta em um esforço científico de análise densa da contribuição de cada um para a história da Sociologia;

b) Os clássicos canonizados são aqueles eleitos discricionariamente por meio das escolas de formação e de intelectuais que se dedicaram a estudar as suas obras e a publicar a respeito delas, configurando a dita “recepção”, como se fosse um dado objetivo, embora corresponda a perspectivas contingenciais e subjetivas a esse respeito;

c) A expressão “pais da Sociologia” é compatível com a realidade, na medida em que ela abarca os fundadores da ciência e da disciplina, que surgiu por volta de 1830 no continente europeu, no impulso da Revolução Industrial;

d) As mulheres teóricas que se dedicaram à pesquisa social no século XIX foram canonizadas por se dedicarem a causas sociais, sendo consideradas “reformadoras”, devido ao serviço voluntário que prestavam;

e) Durkheim foi o primeiro professor de Sociologia e escreveu a primeira obra sobre suicídio e metodologia de caráter sociológico.

 

QUESTÃO 08 – Questão 47: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Sociedade na América, Harriet Martineau (1802-1876) se debruça logo no primeiro volume sobre o tema Política. A esse respeito ela fez várias considerações fundadas nas observações e nos estudos que empreendeu preparando-se para ir para os Estados Unidos e nos dois anos em que lá permaneceu. Inobstante, sua teoria versa sobre questões ainda hoje profundamente relevantes acerca de como as instituições se relacionam com a sociedade, os movimentos sociais e os indivíduos. Considere as assertivas abaixo e indique a correta:

a) Martineau questionou o processo de assentimento dos Estados à constituição em 1788, afirmando que os meios utilizados não haviam sido justos e que a população, em sua maioria, era contrária ao definido pela “alta autoridade”;

b) De posse da informação decorrente de suas observações e de dados coletados de que o Senado norte-americano ignorava o direito de petição do povo, Martineau afirma nesta obra que este é um direito que não poderia ser violado, mas que dados assuntos para os quais não se queria dar visibilidade poderiam ser considerados uma exceção razoável;

c) O Legislativo era o núcleo democrático que conseguia garantir o empenho das demais instituições e o poder despótico estava ligado à relação entre favorecidos e injuriados que não era relatada neste poder no sistema democrático dos Estados Unidos;

d) Para Martineau a Democracia pode ser observada nas sociedades em que o regime é instalado e não sofre investidas contrárias, demonstrando assim que é forte e sólida.

 

 

QUESTÃO 09 – Questão 44: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito de crimes, acusados e dos tipos de sistema prisional, Martineau assevera que:

a)      A Ciência da Sociedade não tem por objeto os tipos de ofensas que os indivíduos supostamente cometem contra a coletividade;

b)     A predominância de determinados tipos de crimes, seja contra a política, a propriedade ou as pessoas, demonstra as morais prevalecentes e ajuda a compreender o tipo de sociedade no qual estes são classificados;

c)      É necessário estudar os crimes predominantes numa sociedade, mas isso não implica conhecer como a estrutura e as relações sociais funcionam, ou o que é valorado e precisa ser protegido nesta.

d)     Uma sociedade desigual e opressiva não pode ser visualizada a partir do tipo de crime prevalecente nela.

 

 

QUESTÃO 10 – Questão 54: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau (1802-1876), em seu livro Sociedade na América - Vol. II Economia, dedica longo período e espaço para discutir as instituições, as morais e o comportamento social em relação às questões econômicas. A esse respeito, a autora:

a) entende Economia em sentido bastante estrito, com foco apenas no setor financeiro e na especulação imobiliária;

b) é reconhecida como uma economista política, tendo escrito posteriormente a coleção Illustrations of political economy que foi impulsionada e divulgada em razão da popularidade do Sociedade na América;

c) não restringiu sua análise a apenas um ramo da Economia, buscando compreender as dinâmicas relativas a cada um deles, suas morais prevalecentes e como isso pode ser observado nos costumes e no comportamento social de um modo geral;

d) não se importava com os impactos da escravidão, tendo apoiado de forma inconteste a Sociedade Colonizadora que impulsionava o retorno dos ex-escravos para o continente africano;

e) entendia que a agricultura e o transporte não eram temas a serem considerados como importantes para se compreender a dinâmica econômica em uma sociedade, principalmente em seu estudo de caso nos Estados Unidos.

 

 

Boa prova!


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