Provas Aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia 2024.3

 

Olás, 


Segue o gabarito da 1ª Prova de Sociologia, do semestre 2024.3, da UFJF-GV, Departamento de Direito.



1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2024

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 23/01/2025           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 

QUESTÃO 01 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 14) Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

a) Para Comte, a ciência e o espírito humano se desenvolveriam ao longo de três diferentes fases. A primeira fase consistiria na barbárie, passando pela fase teológica de transição, culminando no estágio mais avançado, o estado positivo

b) Na fase teológica, as explicações eram pautadas na crença em deuses e espíritos. Nesse estágio, os sujeitos estão convencidos do pouco conhecimento que possuíam do mundo, recorrendo às divindades na explicação dos acontecimentos

c) O conhecimento positivo é caracterizado pela imprevisibilidade, já que a observação se constituiria como a base da construção de conhecimento. Por isso, em tal estado há uma dissociação entre teoria e prática

d) No estado positivo, não haveria a busca pela causa, mas a procura das leis gerais que explicam os fenômenos sociais. Assim, o estudo da realidade deveria pautar-se nos fatos passíveis de observação

e) Ainda que seu objetivo fosse compreender a sociedade, a física social não foi criada com a finalidade de intervir no meio social, restringindo-se a fins puramente científicos

 

QUESTÃO 02 –   Questão 11: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau se dedicou a estudar o "Estado doméstico" e nele as classes sociais em sua obra Como observar: morais e costumes. Sobre elas, a autora asseverou que:

a) Mulheres e crianças são classes sociais e devem ser consideradas para a realização da observação social e a compreensão das dinâmicas sociais.

b) As classes agrícolas são homogêneas e não possuem, por isso mesmo, qualquer diferenciação relativa ao tamanho da porção de terra e do modo de gerenciamento e trabalho utilizado nestas. 

c) As classes de fabricantes englobam classes manufatureiras e classes comerciais.

d) Ao abordar a classe de mulheres deve se desconsiderar o estado civil.

e) O casamento não é um elemento importante na análise de classes já que não se baseia num pacto entre iguais.

 

QUESTÃO 03 – FGV SEDUC SP 2013



QUESTÃO 04 – Questão 09: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Existe uma discussão importante sobre a relação existente entre as teóricas clássicas e o tema de investigação sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de gênero não estivesse disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na primeira metade do século XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao trabalho de Harriet Martineau:

a) Os "arranjos" e "estados de casamento" observados não mantinham conexão com as morais vigentes numa sociedade.

b) A mulher não deveria ser considerada como "classe", pois não representava uma categoria homogênea.

c) O casamento é uma instituição social comum a todas as sociedades e, por esta razão, podemos considerá-lo uma coisa universal, não contingencial.

d) Os "estados de casamento" são formas sociais de manutenção de uma boa convivência doméstica, sendo configurados para servir a esta função.  

e) A desigualdade de gênero dentro do modelo de casamento postulado por uma sociedade é causa de "infelicidade conjugal" e de "casos de sofrimento social".

 

QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 21 Na reflexão sobre os elementos da didática em sociologia, destacam-se alguns recursos da disciplina que podem contribuir para sensibilizar os alunos na compreensão do conhecimento sociológico como ciência: o estranhamento, a desnaturalização, a percepção da diversidade dos discursos e a formação do cidadão crítico. NÓBREGA, J. A. Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no Ensino Médio. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, v. 14, 2015, p. 109. Adaptado. Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um recurso metodológico para o ensino de Sociologia.

(A) A desnaturalização é um processo pelo qual o estudante compreende a correspondência existente entre a realidade e as representações que a sociologia produz sobre ela.

(B) O estranhamento é um recurso pelo qual o estudante interpreta fatos cotidianos como objetos da sociologia, ao compreender suas causas, regularidades e como influenciam os indivíduos.

(C) A percepção da diversidade dos discursos é uma estratégia pela qual o estudante identifica e transpõe interpretações do senso comum, substituindo-as pela verdade obtida cientificamente.

(D) O desenvolvimento do pensamento crítico é uma ferramenta pela qual o estudante censura os saberes subjetivos e não formalizados, ressignificando sentidos e projetos de vida em formação.

(E) A formação do cidadão é uma perspectiva pela qual o estudante é habilitado a compreender a historicidade das interpretações e explicações sobre as relações e os fenômenos sociais.

 

QUESTÃO 06 – FGV SEDUC SP 2013

 


QUESTÃO 07 – Questão 49: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Quando falamos acerca da história da Sociologia, podemos afirmar que:

a) Existe um consenso assentado acerca da história da Sociologia, pautado em fatos históricos incontestes e uma densa pesquisa científica;

b) Não existe necessidade em diferenciar o momento da criação daquele relativo à fundação da Sociologia, na medida em que o importante é conhecer a teoria produzida pelos teóricos canonizados;

c) Comte não nomeou a Sociologia, mas resgatou o nome dado por Emmanuel Joseph Sieyès, após abandonar o termo física social que havia cunhado para se referir ao estudo da sociedade;

d) Martineau estreou a Sociologia, embora não tenha participado do momento de sua fundação nem de sua institucionalização; 

e) Questionar a história da Sociologia e a canonização dos teóricos clássicos é um desserviço a essa ciência, já institucionalizada, além de contribuir para a sua perda de identidade.

 

QUESTÃO 08 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 24 Na sociologia, a cultura representa o conjunto de saberes e tradições de uma sociedade e é produzida pela interação social entre os indivíduos. As opções apresentam características da cultura, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) Possuir um caráter simbólico.

(B) Ser transmitida para gerações posteriores.

(C) Ser uma manifestação humana de sentido unívoco.

(D) Ser constituída por meio das relações sociais de um grupo.

(E) Ser determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer.

 

QUESTÃO 09 – Questão 32: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A obra de Harriet Martineau é a prova material de sua existência e contribuições para a pesquisa científica e a institucionalização das Ciências Sociais enquanto Ciência. A esse respeito a autora:

a)      Entendia que somente a estatística era capaz de instruir o viajante e o filantropo a respeito da situação social que estavam observando, cabendo vasculhar os arquivos e produzir instrumentos de medição capazes de elucidar as questões propostas.

b)     Defendia que existiam várias formas de se coletar dados e que eles eram determinados em razão do tipo de objeto e da questão proposta. Porém, manifestava seu interesse em não conjugar tais formas, sob o risco de descaracterizar a pesquisa social.

c)      Indicava que tanto o diário de campo quanto o caderno deveriam ser utilizados com bastante cautela e não serem mantidos como instrumentos necessários a qualquer situação. De acordo com ela, eles apenas eram úteis quando o viajante anotava os discursos dos colaboradores.

d)     Afirmava que o viajante deveria se preparar para a coleta de dados e alinhavar os métodos e procedimentos necessários para se responder a uma dada pergunta, antes mesmo de ir a campo, preparando-se também por meio da pesquisa bibliográfica e de toda a informação disponível no período sobre o seu assunto de interesse.

e) Se referia aos termos fatos e classes de fatos, que tomou de empréstimo da obra de Durkheim, para descrever o objeto de estudo e chamava a atenção para a importância do discurso como um “comentário sobre as classes de fatos nacionais que o viajante observou”.

 

QUESTÃO 10 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 36 Em sua obra “Curso de Filosofia Positiva” (1830-1842), Augusto Comte define um dos objetivos de seu trabalho: Explicar o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana, isto é, descobrir o encadeamento necessário de transformações sucessivas pelo qual o Gênero humano, partindo de um estado apenas superior ao das sociedades dos grandes macacos, foi conduzido gradualmente ao ponto em que se encontra hoje. Apud MORAES, Evaristo de (Org). Augusto Comte Sociologia. Rio de Janeiro: Ática, 1978, p. 53. A respeito da teoria positivista do desenvolvimento social, assinale a afirmativa que indica corretamente a sequência do processo idealizada por Comte.

(A) Do estado positivo se desdobram os estados físico e teológico.

(B) Do estado teológico passa-se ao positivo e, em seguida, ao metafísico.

(C) Do estado metafísico inicial evolui-se para o teológico e o positivo.

(D) Do estado teológico passa-se ao metafísico e, deste, ao positivo.

(E) Do estado metafísico involui-se para o teológico ou para o positivo.

 

 

Boa prova!

 

GABARITO

01 – d

02 – a

03 – e

04 – e

05 – b

06 – e

07 – c

08 – c

09 – d

10 – d

 





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