Provas Aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia 2024.3
Olás,
Segue o gabarito da 1ª Prova de Sociologia, do semestre 2024.3, da UFJF-GV, Departamento de Direito.
1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2024
Docente: Fernanda Henrique
Cupertino Alcântara Data: 23/01/2025
Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome
completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X,
sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a
prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – Prova IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ – SOCIOLOGIA 14) Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
a) Para Comte, a ciência e o
espírito humano se desenvolveriam ao longo de três diferentes fases. A primeira
fase consistiria na barbárie, passando pela fase teológica de transição,
culminando no estágio mais avançado, o estado positivo
b) Na fase teológica, as
explicações eram pautadas na crença em deuses e espíritos. Nesse estágio, os
sujeitos estão convencidos do pouco conhecimento que possuíam do mundo,
recorrendo às divindades na explicação dos acontecimentos
c) O conhecimento positivo é
caracterizado pela imprevisibilidade, já que a observação se constituiria como
a base da construção de conhecimento. Por isso, em tal estado há uma
dissociação entre teoria e prática
d) No estado positivo, não haveria a busca pela causa, mas a procura
das leis gerais que explicam os fenômenos sociais. Assim, o estudo da realidade
deveria pautar-se nos fatos passíveis de observação
e) Ainda que seu objetivo fosse
compreender a sociedade, a física social não foi criada com a finalidade de
intervir no meio social, restringindo-se a fins puramente científicos
QUESTÃO 02 – Questão
11: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau se dedicou a
estudar o "Estado doméstico" e nele as classes sociais em sua
obra Como observar: morais e costumes. Sobre elas, a autora
asseverou que:
a) Mulheres e crianças são classes sociais e devem ser consideradas
para a realização da observação social e a compreensão das dinâmicas sociais.
b) As classes agrícolas são
homogêneas e não possuem, por isso mesmo, qualquer diferenciação relativa ao
tamanho da porção de terra e do modo de gerenciamento e trabalho utilizado
nestas.
c) As classes de fabricantes
englobam classes manufatureiras e classes comerciais.
d) Ao abordar a classe de mulheres
deve se desconsiderar o estado civil.
e) O casamento não é um elemento
importante na análise de classes já que não se baseia num pacto entre iguais.
QUESTÃO 03 – FGV
SEDUC SP 2013
QUESTÃO 04 – Questão
09: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Existe uma discussão importante
sobre a relação existente entre as teóricas clássicas e o tema de investigação
sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de gênero não estivesse
disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na primeira metade do século
XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao trabalho de Harriet
Martineau:
a) Os "arranjos" e
"estados de casamento" observados não mantinham conexão com as morais
vigentes numa sociedade.
b) A mulher não deveria ser
considerada como "classe", pois não representava uma categoria
homogênea.
c) O casamento é uma instituição
social comum a todas as sociedades e, por esta razão, podemos considerá-lo
uma coisa universal, não contingencial.
d) Os "estados de
casamento" são formas sociais de manutenção de uma boa convivência
doméstica, sendo configurados para servir a esta função.
e) A desigualdade de gênero dentro do modelo de casamento postulado por
uma sociedade é causa de "infelicidade conjugal" e de "casos de
sofrimento social".
QUESTÃO 05 – Prova
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente –
Sociologia 21 Na reflexão sobre os elementos da didática em sociologia,
destacam-se alguns recursos da disciplina que podem contribuir para
sensibilizar os alunos na compreensão do conhecimento sociológico como ciência:
o estranhamento, a desnaturalização, a percepção da diversidade dos discursos e
a formação do cidadão crítico. NÓBREGA, J. A. Elementos para se pensar sobre a
didática da Sociologia no Ensino Médio. Revista Em Debate (UFSC),
Florianópolis, v. 14, 2015, p. 109. Adaptado. Com base no trecho, assinale a
afirmativa que caracteriza corretamente um recurso metodológico para o ensino
de Sociologia.
(A) A desnaturalização
é um processo pelo qual o estudante compreende a correspondência existente
entre a realidade e as representações que a sociologia produz sobre ela.
(B) O estranhamento é um recurso pelo qual o estudante
interpreta fatos cotidianos como objetos da sociologia, ao compreender suas
causas, regularidades e como influenciam os indivíduos.
(C) A percepção da
diversidade dos discursos é uma estratégia pela qual o estudante identifica e
transpõe interpretações do senso comum, substituindo-as pela verdade obtida
cientificamente.
(D) O desenvolvimento
do pensamento crítico é uma ferramenta pela qual o estudante censura os saberes
subjetivos e não formalizados, ressignificando sentidos e projetos de vida em
formação.
(E) A formação do
cidadão é uma perspectiva pela qual o estudante é habilitado a compreender a
historicidade das interpretações e explicações sobre as relações e os fenômenos
sociais.
QUESTÃO 06 – FGV
SEDUC SP 2013
QUESTÃO 07 – Questão
49: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Quando falamos acerca da história da
Sociologia, podemos afirmar que:
a) Existe um consenso assentado
acerca da história da Sociologia, pautado em fatos históricos incontestes e uma
densa pesquisa científica;
b) Não existe necessidade em
diferenciar o momento da criação daquele relativo à fundação da Sociologia, na
medida em que o importante é conhecer a teoria produzida pelos teóricos
canonizados;
c) Comte não nomeou a Sociologia, mas resgatou o nome dado
por Emmanuel Joseph Sieyès, após abandonar o termo física social que
havia cunhado para se referir ao estudo da sociedade;
d) Martineau estreou a Sociologia,
embora não tenha participado do momento de sua fundação nem de sua
institucionalização;
e) Questionar a
história da Sociologia e a canonização dos teóricos clássicos é um desserviço a
essa ciência, já institucionalizada, além de contribuir para a sua perda de
identidade.
QUESTÃO 08 – Prova
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente –
Sociologia 24 Na sociologia, a cultura representa o conjunto de saberes e
tradições de uma sociedade e é produzida pela interação social entre os
indivíduos. As opções apresentam características da cultura, à exceção de uma.
Assinale-a.
(A) Possuir um caráter
simbólico.
(B) Ser transmitida
para gerações posteriores.
(C) Ser uma manifestação humana de sentido unívoco.
(D) Ser constituída
por meio das relações sociais de um grupo.
(E) Ser determinada
pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer.
QUESTÃO 09 – Questão
32: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A obra de Harriet Martineau é a prova
material de sua existência e contribuições para a pesquisa científica e a
institucionalização das Ciências Sociais enquanto Ciência. A esse respeito a
autora:
a) Entendia
que somente a estatística era capaz de instruir o viajante e o filantropo a
respeito da situação social que estavam observando, cabendo vasculhar os
arquivos e produzir instrumentos de medição capazes de elucidar as questões
propostas.
b) Defendia
que existiam várias formas de se coletar dados e que eles eram determinados em
razão do tipo de objeto e da questão proposta. Porém, manifestava seu interesse
em não conjugar tais formas, sob o risco de descaracterizar a pesquisa social.
c) Indicava
que tanto o diário de campo quanto o caderno deveriam
ser utilizados com bastante cautela e não serem mantidos como instrumentos
necessários a qualquer situação. De acordo com ela, eles apenas eram úteis
quando o viajante anotava os discursos dos colaboradores.
d) Afirmava que o viajante deveria se
preparar para a coleta de dados e alinhavar os métodos e procedimentos
necessários para se responder a uma dada pergunta, antes mesmo de ir a campo,
preparando-se também por meio da pesquisa bibliográfica e de toda a informação
disponível no período sobre o seu assunto de interesse.
e) Se referia aos termos fatos e classes
de fatos, que tomou de empréstimo da obra de Durkheim, para descrever o
objeto de estudo e chamava a atenção para a importância do discurso como
um “comentário sobre as classes de fatos nacionais que o viajante observou”.
QUESTÃO 10 – Prova
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente –
Sociologia 36 Em sua obra “Curso de Filosofia Positiva” (1830-1842), Augusto
Comte define um dos objetivos de seu trabalho: Explicar o grande fenômeno do
desenvolvimento da espécie humana, isto é, descobrir o encadeamento necessário
de transformações sucessivas pelo qual o Gênero humano, partindo de um estado
apenas superior ao das sociedades dos grandes macacos, foi conduzido
gradualmente ao ponto em que se encontra hoje. Apud MORAES, Evaristo de (Org).
Augusto Comte Sociologia. Rio de Janeiro: Ática, 1978, p. 53. A respeito da
teoria positivista do desenvolvimento social, assinale a afirmativa que indica
corretamente a sequência do processo idealizada por Comte.
(A) Do estado positivo
se desdobram os estados físico e teológico.
(B) Do estado
teológico passa-se ao positivo e, em seguida, ao metafísico.
(C) Do estado
metafísico inicial evolui-se para o teológico e o positivo.
(D) Do estado teológico passa-se ao metafísico e, deste, ao
positivo.
(E) Do estado
metafísico involui-se para o teológico ou para o positivo.
Boa prova!
GABARITO
01 – d
02 – a
03 – e
04 – e
05 – b
06 – e
07 – c
08 – c
09 – d
10 – d
Comentários
Postar um comentário