Questões de Concurso - Prova IV - UFG - 2024 - IF-SE - Professor EBTT - Sociologia


Olás.


Bora para a nossa 73ª Prova e já caminhando para o encerramento do 1º semestre de 2024? Sim, ainda "estamos" no 1º semestre e o calendário acadêmico relativo ao 2º só se iniciará em novembro.



QUESTÃO 31 Leia o texto a seguir. “Tudo aponta para o fato de que o Estado está se redefinindo, em função não só de seus problemas estruturais, herdados da tradição da dominação patrimonial e oligárquica. A propósito dessas mudanças, fala-se muito, condenando, em Estado mínimo no Brasil como se fosse o Estado da ideologia econômica neoliberal. No meu modo de ver, são coisas diferentes. O que está acontecendo no Brasil, com a reforma do Estado, é sobretudo a desoligarquização do Estado, ou seja, uma modernização do Estado.” MARTINS, José de Sousa. A Sociedade vista do abismo. Novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 176. O texto acima acaba se opondo a uma corrente interpretativa majoritária na sociologia brasileira a respeito dessa temática, que define o novo Estado brasileiro como “neoliberal”. A posição de Martins pode ser denominada “modernizadora” e a dos que ele contesta como sendo “neoliberal”. Essas duas posições expressam, respectivamente: 

(A) uma oposição entre a concepção marxista e a concepção weberiana de explicação do estado brasileiro. 

(B) uma interpretação materialista da evolução política brasileira como contraponto a uma intepretação idealista. 

(C) uma concepção civilista que critica e busca superar uma análise estatista da modernidade política brasileira. 

(D) uma tese que parte da evolução política brasileira e uma análise que se baseia nas mudanças internacionais.


QUESTÃO 32 A evolução política recente da sociedade brasileira traz diversas questões para se pensar a democracia e elementos relacionados (Estado, cidadania, sociedade civil, ditadura, etc.). Questões como autoritarismo, participação democrática, papel das forças militares, organizações civis, relação partidos e população, entre diversos outros, são importantes para compreender a realidade política nacional no atual momento. Uma interpretação sociológica dessa realidade contemporânea é a de que 

(A) a democracia no Brasil não existe, pois o que existe é um autoritarismo estatal que possibilita uma participação muito restrita da população, que participa apenas durante as eleições a cada quatro anos. 

(B) as polarizações que ocorrem na sociedade brasileira mostram o predomínio e superioridade das forças autoritárias em nosso país, tendo em vista as reivindicações populares de intervenção militar. 

(C) a democracia brasileira se mantém intacta, mas mostra fragilidades e contestações, cuja base se encontra na sociedade brasileira e suas contradições, bem como na debilidade de organização da sociedade civil. 

(D) os líderes carismáticos são uma ameaça para o regime democrático brasileiro e, por isso, é necessária uma ampla reforma política nacional para substituir os velhos políticos tradicionais por novos representantes do povo. 


QUESTÃO 33 As identidades étnico-raciais e culturais que se formaram ao longo da história do Brasil, sofreram a influência de diversos grupos étnicos existentes na constituição da sociedade brasileira. As identidades étnico-raciais no Brasil 

(A) são regionalmente homogêneas e não apresentam diferenças significativas entre si, especialmente na região sul do país. 

(B) são uma criação histórica da miscigenação entre negros, brancos e povos europeus (após a imigração europeia). 

(C) são heterogêneas e resultam da interação entre diferentes grupos étnicos, que promoveu a construção de uma sociedade multicultural. 

(D) são derivadas das diversas etnias portuguesas e das sociedades indígenas que habitavam a sociedade brasileira antes do período colonial.


QUESTÃO 34 A sociedade brasileira enfrenta diversos problemas raciais, incluindo o racismo e as várias formas de discriminação presentes no país e suas consequências para a população negra. Uma explicação para a manutenção do racismo após a abolição da escravidão é a de que 

(A) a inexistência de políticas de ação afirmativa no Brasil, que são um instrumento eficaz para combater o racismo estrutural, dificultou a criação de uma igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e a abolição do racismo. 

(B) a discriminação racial no Brasil se manteve pela herança cultural do passado, mas sua tendência é deixar de existir a partir das novas políticas culturais e sociais que se iniciaram nos anos 1990 e seus primeiros efeitos já são perceptíveis. 

(C) o racismo no Brasil não tem impacto significativo na vida da população negra, pois a sociedade brasileira é marcada pela democracia racial, e por isso ele foi desconsiderado pelas políticas estatais desde o fim da escravidão, o que permitiu sua reprodução. 

(D) o racismo é um problema complexo e enraizado no desenvolvimento histórico e na manutenção das desigualdades sociais, pois a maioria da população negra liberta da escravidão, foi integrada de forma marginal na sociedade brasileira. 


QUESTÃO 35 Leia o texto a seguir. “O primeiro que, tendo cercado um terreno, arriscou-se a dizer: ‘isso é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.” ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e a Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Ática, 1989, p. 84.

O discurso apresentado no texto relata uma tese filosófica sobre a origem da propriedade privada, raiz da desigualdade social segundo este autor. Essa hipótese filosófica não possui corroboração da teoria sociológica, pois ela explica a origem da desigualdade social não por ato individual e ingenuidade alheia. Uma explicação sociológica sobre a origem da desigualdade remete para a(o) 

(A) formação da sociedade de classes, produto de um longo processo histórico de desenvolvimento das forças produtivas, de acordo com a teoria marxista. 

(B) processo de diferenciação cada vez mais amplo caracterizado pela passagem da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica e fundação do individualismo moral, tal como defende a sociologia durkheimiana. 

(C) desenvolvimento da racionalização ocidental que promove um processo de valorização do trabalho intelectual em detrimento do trabalho manual, o que produz diferenças salariais, segundo a sociologia weberiana. 

(D) evolução social que marca a passagem das sociedades tradicionais para a sociedade moderna, na qual um conjunto de indivíduos se destaca pela iniciativa empresarial, formando a moderna classe capitalista, segundo sociologia de Pierre Bourdieu. 


QUESTÃO 36 A sociologia produziu várias teorias e explicações do fenômeno das classes sociais. As classes sociais podem ser interpretadas como sendo: 

(A) grupos sociais homogêneos unidos por representações coletivas que são comuns a todos os seus integrantes, pois elas são fatos sociais que se impõem aos indivíduos, tal como preconiza a abordagem sociológica de Durkheim. 

(B) grupos de pessoas que compartilham a mesma renda, prestígio, status e poder, cuja formação é um produto da evolução do sistema de castas, tal como expressou a escola sociológica weberiana na Alemanha. 

(C) grupos de indivíduos que possuem o mesmo modo de vida, interesses e oposição comum a outras classes sociais, derivadas da divisão social do trabalho e modo de produção dominante, segundo teoria de Karl Marx. 

(D) grupos informais constituídos a partir de um processo histórico no qual as tradições profissionais, políticas, religiosas, entre outras, proporcionaram a integração de indivíduos no seu interior, segundo tese de Talcott Parsons.


QUESTÃO 37 Uma das teses sociológicas sobre estratificação social afirma que um dos indicadores da posição de classe social são as valorizações verbais e que a linguagem está fortemente carregada de expressões valorativas. Essas expressões valorativas se manifestam em 

(A) exigências de diferenciação linguística que aponta para a superioridade de alguns indivíduos e posições sociais, como as expressões “doutor”, “meritíssimo”, “vossa excelência”, entre outras. 

(B) afirmações do tipo “os pobres são pobres porquê não trabalham”; “Deus ajuda a quem cedo madruga”; “o trabalho dignifica o homem”; “os ricos não entrarão no reino dos céus”; “tempo é dinheiro”. 

(C) distinções dicotômicas realizadas para diferenciar as classes sociais, tais como “ricos e pobres”; “classe alta e classe baixa”; “bairros nobres e bairros pobres”; “elite e massas”, “centro e periferia”. 

(D) notícias jornalísticas, nas quais as manchetes sempre destacam os indivíduos mais famosos, poderosos, ricos, inteligentes, em detrimento dos indivíduos desprivilegiados, pobres, carentes culturalmente. 


QUESTÃO 38 A teoria sociológica da distinção coloca que alguns dos elementos que diferenciam as classes sociais são o seu estilo de vida e sua cultura. Nesse contexto, um exemplo de distinção de estilo de vida e/ou cultura é 

(A) o hábito da classe alta de frequentar bares e restaurantes e o hábito da classe média de acampar na zona rural. 

(B) o gosto musical dos operários voltado para o rock and roll e a preferência musical dos camponeses pela música sertaneja. 

(C) a adoção da língua padrão e frequência ao cinema pela elite e uso da linguagem coloquial e visita aos museus pelas massas. 

(D) a preferência burguesa por golfe e música clássica e a preferência proletária pelo futebol e música popular. 


QUESTÃO 39 Leia o texto a seguir. “O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. [...]. Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual.” BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: Como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice; MARTINS, José de Sousa (orgs.). Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006, p. 173. 

O trecho citado se assemelha à qual concepção sociológica? 

(A) A de Karl Marx, segundo a qual o determinismo social se manifesta desde a infância, que é quando os indivíduos são socializados para se tornarem conformistas e para aceitarem melhor a dominação da classe capitalista. 

(B) A de Émile Durkheim, segundo a qual o processo de socialização tem a função de tornar o indivíduo um ser social e prepará-lo para sua posição na divisão social do trabalho, sendo um fato social impositivo ao indivíduo. 

(C) A de Karl Mannheim, segundo a qual o indivíduo na sociedade moderna precisa da técnica e da planificação, o que torna necessária uma educação abstrata e repressiva, oposta ao proposto por certas teorias pedagógicas. 

(D) A de Norbert Elias, segundo a qual o processo civilizatório cria uma sociedade de indivíduos que cada vez mais se veem submetidos aos ditames da racionalização e burocratização do mundo que gera uma padronização comportamental. 


QUESTÃO 40 Uma das principais definições sociológicas de instituição social a define como 

(A) um padrão de controle, ou seja, uma programação da conduta individual imposta pela sociedade. 

(B) um microcosmo do indivíduo no qual ele aprende a desempenhar diversos papeis sociais desde a infância. 

(C) um processo interior na mente do indivíduo, pois ela foi a exteriorização de outros indivíduos. 

(D) um mundo desprovido de autoridade moral e sustentado pela coercitividade imposta pelos outros seres sociais. 


QUESTÃO 41 A mercantilização é um dos elementos básicos da sociabilidade moderna. O processo de mercantilização invade a vida cotidiana e o conjunto das relações sociais e pode ser explicado pelo fato de que 

(A) a produção capitalista de mercadorias se expande e vai se universalizando e, nesse contexto, tudo se transforma, paulatinamente, em mercadoria ou adquire valor de troca, indo além dos bens materiais, incluindo cultura, tecnologia, corpo humano e outros fenômenos sociais. 

(B) o mercado se desenvolve cada vez mais e vai aumentando o seu espaço de domínio, o que promove a passagem do armazém e das lojas especializadas para os grandes shopping centers e atacarejos que tomam conta das grandes cidades e vão se expandindo para as cidades do interior. 

(C) a racionalização é um derivado e promotor do processo de expansão do mercado e da mercantilização, pois foi através do uso da moeda que se desenvolveu a matemática e a filosofia abstrata na Grécia antiga, e, assim, uma vez consolidada, ela passa a retroalimentar o processo mercantil. 

(D) a cultura consumista gera a necessidade crescente de produção de mercadorias e a propaganda comercial reforça esse processo, produzindo uma situação cada vez mais intensa de produção de mercadorias. 


QUESTÃO 42 Leia o texto a seguir. “A juventude não se apresenta progressista nem conservadora por natureza, mas é uma potencialidade que está pronta para qualquer nova orientação da sociedade.” MANNHEIM, Karl. Funções das gerações novas. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976, p. 95.

Segundo este autor, isso é explicado pela 

(A) síntese da concepção durkheimiana, segundo a qual a juventude é sempre conservadora, devido ao fato de os jovens serem seres sociais socializados para reproduzir a sociedade existente, com a concepção biologizante, que considera a juventude “rebelde por natureza”, cuja explicação se encontraria na fase biológica da passagem da adolescência para a vida adulta. 

(B) inserção dos jovens na sociedade sob forma marginal e sem possuir interesses comprometidos, o que permite a muitos se tornarem reformistas ou revolucionários, mas tão logo constituam família e encontrem emprego definitivo, se tornam defensores do status quo, o que não ocorre com todos os jovens, já que muitos deles estarão submetidos a controle e manipulação por outros. 

(C) concepção marxista, que considera que a socialização e a escola levam a juventude para o conservadorismo, já que é essa a função da família e da escola, mas que sua rebeldia de origem biológica a vincula com o novo, a esperança, a ousadia, o inconformismo, o que a torna tendente a se aliar aos movimentos sociais e partidos políticos de orientação progressista ou organizações revolucionárias. 

(D) contradição entre os desejos mais íntimos e vontade de liberdade que se manifesta nesse período de descobertas e novas experiências e a necessidade de autoconservação e vínculo afetivo e familiar, o que torna os jovens dúbios, indecisos, com dificuldade em assumir uma posição política ou cultural fixa, processo que se intensificou a partir da ascensão do movimento hippie. 


QUESTÃO 43 A partir do início dos anos 1980, começou a ocorrer um conjunto de transformações nas relações de trabalho, gerando o que ficou conhecido como “reestruturação produtiva” e instauração do toyotismo. O toyotismo se caracteriza por ser 

(A) um processo de produção em massa visando satisfazer o consumo de massa que vem se ampliando historicamente, o que provocou a intensificação do uso da tecnologia. 

(B) um processo de trabalho harmônico, seguindo a cultura oriental e japonesa de contestação da competição social e foco na cooperação da equipe de trabalho. 

(C) um processo de trabalho que busca atender ao mercado flexível e que busca flexibilizar a si mesmo através de diversas estratégias, tal como o círculo de controle de qualidade. 

(D) um processo de trabalho focado nas relações humanas, pois a empresa Toyota importou e adaptou a teoria de Elton Mayo, usada na gestão de supermercados norte americanos.


QUESTÃO 44 O processo de reestruturação produtiva possui várias faces. Uma dessas faces é o seu vínculo com o neoliberalismo. A origem destes dois fenômenos é simultânea. É nesse contexto que ocorre a precarização no processo de trabalho. Essa precarização ocorre através da 

(A) massificação da produção, pois a produção em massa exige o uso da esteira e outras tecnologias visando aumentar a produtividade do trabalhador. 

(B) corrosão dos direitos trabalhistas e intensificação do processo de trabalho, pois estes elementos promovem uma taxa de lucro mais elevada. 

(C) democratização do processo de trabalho, pois o trabalho em equipe, o círculo de controle de qualidade e outras estratégias geram mais satisfação, justificando a redução salarial. 

(D) inovação tecnológica, pois as novas tecnologias promovem um processo de aumento dos custos e gastos com manutenção que são repassados para os trabalhadores.


QUESTÃO 45 Diante do processo de mutações nas relações laborais, ao lado do desenvolvimento tecnológico e da internet, emerge o termo “uberização”. Este é um termo recente que é uma derivação do nome do aplicativo “uber”. A uberização vem sendo objeto de análise da sociologia e pode ser definida sociologicamente como 

(A) uma consequência do desemprego em massa na sociedade brasileira, gerando um deslocamento da força de trabalho para alternativas existentes, especialmente a prestação de serviço para o aplicativo “uber”. e 

(B) uma forma de trabalho impulsionada pela tecnologia digital pela ascensão de plataformas de intermediação, que promove a precarização do trabalho e novas formas de organização e controle do trabalho. 

(C) uma nova forma de terceirização e precarização do trabalho, caracterizada pelo processo de baixos salários pagos pelo aplicativo “uber” e pela ausência completa de direitos e garantias trabalhistas. 

(D) uma forma de trabalho vantajosa no qual os trabalhadores de aplicativos podem delimitar sua jornada de trabalho, definir seus horários, acumular empregos, aumentar sua renda quando necessário. 


QUESTÃO 46 Na perspectiva funcionalista durkheiminiana, a análise das sociedades industriais capitalistas aponta um processo de desintegração das normas sociais, que afetaria a estabilidade social, gerando a sensação de despropósito entre os indivíduos. Este processo é denominado como 

(A) fato social. 

(B) anomia. 

(C) solidariedade orgânica. 

(D) solidariedade mecânica.


QUESTÃO 47 Analise o trecho a seguir. Como não se sentir intrigado por suas confissões íntimas, como não tentar decifrar sua caligrafia, ou olhar a evolução de sua pose nas dezenas de fotos que guardava de si mesma. [...]A posição de Marilyn Monroe como ícone global é indiscutível. “Se você perguntar a um menino de nove anos em Santiago, Barcelona ou em Nova York ele vai saber quem é”, afirma Nolan. SANDOVAL, P. X. O fascínio inesgotável por Marilyn Monroe. El País. 16 de Novembro de 2014. Disponível em: . Acesso em: jun. 2024. De acordo com o trecho, Marilyn Monroe, mesmo após a morte, continua exercendo fascínio sobre as pessoas. Na análise weberiana, qual tipo de vínculo pode descrever a fascinação popular por Monroe? 

(A) A dominação carismática. 

(B) A burocracia racionalizada. 

(C) A dominação tradicional. 

(D) A ação social.


QUESTÃO 48 No desenrolar da chamada Terceira Revolução Industrial, que insere a comunicação instantânea via internet no cotidiano das pessoas, interações sociais, política, economia, são esferas que passam a ser dominadas pela lógica instrumental e pela superficialização das relações. Interpretado por pensadores contemporâneos como Zygmund Bauman, como liquidez nas interações, o contexto de fragilização dos laços e perda de sentido das dinâmicas sociais foi descrito também por teóricos do pensamento clássico da Sociologia. De acordo com a teoria weberiana, a perda de significado e a racionalização das interações é descrita como 

(A) ação social. 

(B) dilema ético. 

(C) desencantamento do mundo. 

(D) racionalidade substantiva.


QUESTÃO 49 Francisco Weffort é um dos expoentes do pensamento social brasileiro, cuja obra se orienta à interpretação da participação popular e da democracia nas configurações específicas do Estado no Brasil. De acordo com seu pensamento, as relações de poder estabelecidas neste Estado manifestam-se tanto na esfera pública quanto na privada, retomando e reinterpretando o conceito de 

(A) democracia racial, de Gilberto Freyre. 

(B) modernização periférica, de Celso Furtado. 

(C) patrimonialismo, de Sérgio Buarque de Holanda. 

(D) dependência externa, de Caio Prado Júnior. 


QUESTÃO 50 A obra "A Integração do Negro na Sociedade de Classes", de Florestan Fernandes, publicada em 1965, se torna um marco sociológico brasileiro ao apontar tensões e romper com a ideia de democracia racial. Nesta obra, a análise sociológica das relações históricas e de poder na formação da sociedade brasileira e que vincula as questões de raça à análise das relações de classe, considera 

(A) o racismo como elemento estrutural. 

(B) a educação antirracista como elemento inefetivo. 

(C) o combate ao racismo como elemento de otimismo. 

(D) a superação do racismo como elemento da meritocracia.


QUESTÃO 51 De acordo com Caio Prado Jr, a formação do Brasil contemporâneo se dá alicerçada em elementos como o latifúndio, a exploração do trabalho escravo, e a dependência dos países centrais para escoamento da produção de produtos primários e importação de manufaturados. Nesta análise, esses elementos tão característicos da formação do Brasil remontam ao contexto 

(A) da revolução burguesa. 

(B) da miscigenação. 

(C) da autodeterminação. 

(D) da colonização. 


Analise o Texto 1 para responder às questões 52 e 53. 

Texto 1 Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade. BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017. 


QUESTÃO 52 No trecho acima, observa-se a crítica ao modelo baseado na performatividade, de Judith Butler, na definição das identidades. Essa crítica tem como contraponto o modelo narrativo que 

(A) limita a fluidez da identidade porque repete normas sociais pré-existentes. 

(B) legitima identidades por meio das narrativas das trajetórias e histórias de vida. 

(C) influencia a narrativa sobre a cultura local ao se apropriar de conceitos e reorientá-los. 

(D) estabiliza as identidades diante das mudanças no curso das trajetórias de vida.


QUESTÃO 53 O modelo narrativo de definição das identidades reconhece os sujeitos como seres ativos do processo de construção das identidades, no qual pode haver influência de múltiplas culturas, porque há a 

(A) predominância das identidades normativas na orientação das trajetórias. 

(B) utilização de linguagem e símbolos que reproduzem a cultura normativa. 

(C) incorporação da performance para a definição da identidade coletiva. 

(D) construção ativa de significados que resultam em identidades multifacetadas. 


QUESTÃO 54 Leia o texto a seguir. Nem o imperialismo, nem o colonialismo é um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação, bem como formas de conhecimento filiadas à dominação: o vocabulário da cultura imperial oitocentista clássica está repleto de palavras e conceitos como “raças servis” ou “inferiores”, “povos subordinados”, “dependência”, “expansão” e “autoridade”. SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40. O trecho acima destaca o papel das ideologias na legitimação do imperialismo do colonialismo. Considerando a leitura pós-colonialista presente no trecho acima, tais ideologias replicam: 

(A) a ideia de centralidade e de superioridade cultural de povos europeus. 

(B) a busca pela partilha do conhecimento e da cultura dos povos centrais. 

(C) a intenção de auxiliar no desenvolvimento das sociedades tidas como dependentes. 

(D) a inaptidão dos povos colonizadores em expandir sua própria cultura.


QUESTÃO 55 Analise o trecho a seguir. Em qualquer sociedade e/ou cultura, é possível distinguir áreas ou domínios com um certo grau de especificidade. É importante, no entanto, para o antropólogo verificar como os próprios nativos, indivíduos do universo investigado, percebem e definem tais domínios para não cairmos na armadilha muito comum de impormos nossas classificações a culturas cujos critérios e crenças possam ser inteiramente diferentes dos nossos ou que possam parecer semelhantes em certos contextos para diferirem radicalmente em outros. Isso não significa, obviamente, que o pesquisador só possa analisar uma sociedade a partir do próprio sistema classificatório nativo. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Zahar, 1987, p. 16-17. Quanto ao sistema classificatório nativo, para compreendê-lo, é necessário que se desenvolva 

(A) a observação participante e diálogo intercultural. 

(B) a comparação com sistemas já conhecidos. 

(C) a catalogação dos demais sistemas existentes. 

(D) a busca individual sem contato com nativos. 


QUESTÃO 56 Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática 

(A) multiculturalista. 

(B) etnocêntrica. 

(C) estruturalista. 

(D) normativa.


QUESTÃO 57 Analise o trecho a seguir. "As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças." SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370. Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um 

(A) mesmo grupo geracional em que as crianças partilham identidades. 

(B) recorte de classe, raça e gênero em que a economia influencia as identidades. 

(C) mosaico de experiências sociais que moldam as identidades individuais. 

(D) conjunto de características biopsicológicas que moldam as identidades.


QUESTÃO 58 Analise o trecho a seguir. "Extinction" significa extinção e, "rebellion", rebelião. Membros do grupo, que se identificam como "rebels" (rebeldes) dizem querer promover uma rebelião contra a extinção das espécies, inclusive a humana, algo que, afirmam, vai acontecer se nada for feito agora por nossos representantes políticos para impedir a mudança climática. GRAGNANI, Julia. Extinction Rebellion, o movimento que quer parar Londres em mega protesto ambiental e já está presente no Brasil. Publicado em 7 de outubro de 2019. Disponível em: . Acesso em: jun. 2024. O XR, Extinction Rebellion, é um grupo de ativistas de ações pacíficas, sem afiliação político-partidária, descentralizado e global. Grupos como o XR enquadram-se na definição dos Novíssimos Movimentos Sociais, porque 

(A) mostram estrutura hierárquica formal e dialogam diretamente com os governos. 

(B) defendem mudanças políticas por meio da insurgência e tomada de poder. 

(C) dialogam com a sociedade civil e com o Estado de forma direta e simultânea. 

(D) contestam os regimes políticos e atuam pela ruptura e revolução.


QUESTÃO 59 Entre as características dos movimentos sociais contemporâneos, especialmente aqueles cujo apelo é por alterações de comportamento, destaca-se 

(A) o protagonismo da sociedade civil. 

(B) a dependência das ações do Estado. 

(C) a agenda desarticulada de questões globais. 

(D) a ingerência sobre as realidades sociais.


QUESTÃO 60 No século XXI, movimentos sociais globais, ou transnacionais, tornaram-se possíveis graças aos adventos tecnológicos, que permite a mobilização em rede de forma simultânea. As agendas tornaram-se partilhadas, gravitando os temas locais em torno de grandes abordagens globais, como por exemplo, o movimento #metoo gravita em torno do movimento feminista. No contexto dos movimentos sociais globais organizados em rede pela comunicação virtual instantânea, alteram-se algumas dinâmicas tradicionalmente atreladas aos movimentos sociais, tal como 

(A) o controle do Estado sobre a ação coletiva. 

(B) o compartilhamento de temas entre movimentos diversos. 

(C) o apoio mútuo entre movimentos diferentes. 

(D) o alcance dos movimentos sociais se torna mais amplo, mas mais difuso.

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