Provas Aplicadas - 7ª Atividade Avaliativa de Metodologia 2024.1



Olás. Espero encontrá-las(os) bem.


Segue o gabarito relativo à 7ª Atividade Avaliativa de Metodologia, do Curso de Direito, Campus de Governador Valadares, UFJF.



7ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA 1/2024

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara    Data: 24/09/2024              Valor: 20 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 

QUESTÃO 01 – FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 58 – Realizar uma pesquisa em ciências sociais envolve trabalhar com pessoas e seus variados contextos de vida. Além disso, exige uma atenção especial a questões éticas, ontológicas e epistemológicas relacionadas à natureza do conhecimento e da verdade (SOMEKH & LEWIN, 2015). Nesse sentido, faz-se necessário o domínio de um leque variado de métodos, técnicas e metodologias de pesquisa. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito com a sua respectiva definição sintética.

Coluna 1

1. Etnografia.                      2. Grupo Focal.                   3. Entrevista.                      4. Revisão Bibliográfica.

 

Coluna 2

( ) Implica em um conjunto ordenado de procedimentos que busca por soluções, através de materiais já existentes como artigos, livros e outros. Deste modo, não pode ser aleatório.

( ) É um método/metodologia que tem como base a observação participante e a imersão prolongada junto a um determinado grupo ou sociedade.

( ) Consiste numa técnica de pesquisa que tem como objetivo reunir informações através da interação e comunicação de um coletivo de pessoas.

( ) É uma técnica de coleta de dados utilizada, sobretudo, para captar dados subjetivos. Além disso, é múltipla em suas formas de aplicações podendo ser classificada como aberta, estruturada e semiestruturada.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 4 – 1 – 2 – 3.    B) 2 – 4 – 3 – 1.    C) 4 – 2 – 1 – 3.    D) 3 – 1 – 2 – 4.    E) 1 – 3 – 4 – 2.

 

QUESTÃO 02 – FUVEST - 2022 - USP - Professor – Sociologia Parte Geral 01 (...) O direito à educação está intimamente ligado ao direito à informação, à cultura e à ciência; ele requer um profundo compromisso com a construção de capacidades humanas. Além disso, esse direito está intimamente ligado ao direito de ter acesso e contribuir para os conhecimentos comuns da humanidade e seus recursos de informação, conhecimento e sabedoria compartilhados e em contínua expansão. O ciclo contínuo de criação de conhecimento que ocorre por meio de contestação, diálogo e debate é o que ajuda a coordenar a ação, produzir verdades científicas e incentivar a inovação. É um dos recursos mais valiosos e inesgotáveis da humanidade e um aspecto fundamental da educação. Quanto mais pessoas têm acesso aos conhecimentos comuns, mais abundantes eles se tornam. O desenvolvimento da linguagem, do numeramento e dos sistemas de escrita facilitou a disseminação do conhecimento ao longo do tempo e do espaço. Isso, por sua vez, permitiu que as sociedades humanas atingissem níveis extraordinários de crescimento coletivo e construção de civilizações. As possibilidades dos conhecimentos comuns são teoricamente infinitas. A diversidade e a inovação desencadeadas pelos conhecimentos comuns originam-se de empréstimos e experimentações que atravessam fronteiras disciplinares, bem como da reinterpretação do antigo e da criação do novo. Infelizmente, as barreiras impedem a equidade no acesso e na contribuição para os conhecimentos comuns. Existem lacunas e distorções significativas no conhecimento acumulado da humanidade que necessitam ser abordadas e corrigidas. Perspectivas, linguagens e conhecimentos indígenas têm sido marginalizados há muito tempo. Mulheres, meninas, minorias e grupos de baixa renda também são severamente sub-representados. As limitações de acesso a conhecimentos comuns ocorrem como resultado de comercialização e leis de propriedade intelectual excessivamente restritivas, da ausência de regulamentação e da falta de suporte adequado para as comunidades e os sistemas que gerenciam os conhecimentos comuns.(..) Um direito ampliado à educação ao longo da vida requer o compromisso em derrubar barreiras e garantir que os conhecimentos comuns sejam um recurso aberto e duradouro que reflita as diversas formas de conhecer e estar no mundo. Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 10 e 11.

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar:

(A) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

(B) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. A participação, no entanto, precisa se dar de forma qualitativamente relevante, para que essa atividade não seja contraproducente, gerando menos, e não mais conhecimento comum. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível sua existência. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

(C) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate entre aqueles que partilham de uma linguagem e valores também comuns. Essa ação precisa se dar de forma qualitativamente relevante, para que o conhecimento, de fato, seja comum a todos os que dele participam. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível unificar valores e práticas compartilhadas na comunidade. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

(D) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Por isso, todos igualmente participam da construção do conhecimento comum, de acordo com suas possibilidades e formas de expressão.

(E) O conhecimento comum, constituído pela ação humana em comunidade, é o que chamamos de senso comum, que cresce à medida em que mais pessoas participam do processo educativo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum ou bom senso foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmiti-lo tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do senso comum, sendo subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.

 

QUESTÃO 03 – FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 55. Um sociólogo elabora um projeto de pesquisa sobre a relação entre classes sociais (definidas a partir da renda) e o uso de espaços públicos. No projeto de pesquisa, deverão ser apresentados o objetivo e a metodologia da pesquisa, além do problema de investigação, das hipóteses e do cronograma. O objetivo é realizar uma pesquisa cujos resultados espelhem o comportamento de cada estrato da população brasileira contemporânea. Apresenta uma metodologia possível para a pesquisa:

(A) a realização de entrevistas com indivíduos pertencentes a todos os níveis de renda considerados na pesquisa, e subsequente análise de conteúdo.

(B) a aplicação de questionários em uma cidade brasileira selecionada de acordo com a conveniência do pesquisador e generalização dos resultados para o restante do país, guardadas as proporções de distribuição dos indivíduos pelos níveis de renda.

(C) a investigação histórica com recurso a dados secundários, analisados na literatura especializada sobre o tema.

(D) construção de grupos focais com indivíduos pertencentes a todos os níveis de renda considerados na pesquisa.

(E) realização de uma pesquisa amostral com aplicação de procedimentos estatísticos e técnicas quantitativas de pesquisa.

 

QUESTÃO 04 – Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 30) Leia atentamente a citação a seguir.

“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 2004). Assinale a alternativa que não representa ideias expressas no texto.

a) O processo de educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação social

b) O desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua

c) Ensinar é mais do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é ensinado

d) A pesquisa é ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa

e) O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista

  

QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 39

 


A tirinha ilustra criticamente a relação entre senso comum e a crise da hegemonia do conhecimento científico. A partir da crítica exibida na tirinha, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O senso comum é pautado pela crença na experiência coletiva, enquanto a ciência fundamenta seus paradigmas por meio de métodos científicos.

( ) O senso comum é concebido como opinião coletiva produzida no cotidiano, enquanto a ciência se dá pela acumulação de descobertas individuais de cientistas, que contribuem para a sistematização do conhecimento.

( ) O senso comum está em constante comprovação por meio da observação e da experimentação, enquanto a ciência conta com plena aceitação e consenso.

 

As afirmativas são, respectivamente,

(A) V – F – V.        (B) V – F – F.         (C) F – V – F.         (D) F – V – V.

 

QUESTÃO 06 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 42 Em sala de aula, o docente propõe a observação do gráfico que reflete a diferença salarial (em porcentagem) entre os trabalhadores graduados e não graduados nos Estados Unidos, entre os anos de 1964 e 2012.

 



AUTOR, David. The Labor Market Impacts of technological change: from unbridled enthusiasm to qualified optimism to vast uncertainty. NBER Working Paper Series, 2022. (Adaptado) A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

 

I. Os alunos podem observar que a introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades entre os trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.

II. Os alunos podem concluir que, ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o aumento da empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.

III. Os alunos podem identificar que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente determinados grupos de trabalhadores, favoreceu outros. Está correto o que se afirma em

 

(A) I, apenas.                      (B) II, apenas.                     (C) III, apenas.                    (D) I, II e III.

 

 

QUESTÃO 07 – Prova FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia 31 Para problematizar as relações entre a realidade social e o conteúdo das representações midiáticas, um docente de Sociologia apresentou a imagem a seguir aos estudantes:

 


A partir da análise da montagem fotográfica e com o auxílio de ferramentas de pesquisa digital, a turma conclui que o quadro à esquerda foi veiculado por um canal de imprensa árabe e retrata a desumanidade com que um soldado ocidental trata seu adversário num cenário de guerra. O quadro destacado à direita, veiculado pela CNN britânica, mostra o oposto: a humanidade do soldado ocidental para com seu adversário árabe. O quadro central relativiza as duas posições. Ainda assim, trata-se de um recorte da realidade. As afirmativas a seguir descrevem conclusões pertinentes resultantes do debate sobre objetividade fotográfica, à exceção de uma. Assinale-a.

 

(A) A construção de imagens é o resultado de várias escolhas, como a do enquadramento pelo fotógrafo e a da edição pelo veículo de mídia.

(B) Uma imagem fotográfica e um editorial de meios de comunicação podem comunicar diversos pontos de vista.

(C) A fotografia é uma técnica expressiva que possui uma própria linguagem mediante a qual comunica conteúdos visuais.

(D) Uma leitura correta da fotografia depende da compreensão do código, da legenda e do contexto em que a imagem foi produzida e veiculada.

(E) A fotografia espelha a realidade, mas a montagem e a editoração deturpam o seu sentido documental e geram uma reconstrução ilusória do real.

 

QUESTÃO 08 –

 


Como a prova está em preto e branco, seguem orientações para análise: 1ª linha que começa mais elevada = Sul; 2ª = Centro-oeste; 3ª = Sudeste; 4ª = Norte, com elevação em 2015; 5ª = Nordeste. As últimas três se encontram sobrepostas em alguns momentos.

 

Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 25) “É importante situar o suicídio como um fenômeno complexo e multifacetado, de etiologia multifatorial. A amplitude dos fatores envolvidos no comportamento suicida engloba desde fatores distais, como experiências adversas no início da vida e características genéticas e culturais, quanto fatores proximais, como experiências traumáticas e o abuso de substâncias psicoativas. Além disso, é necessário compreender o suicídio como uma experiência individual, marcada pela ambivalência entre a busca da morte, como mecanismo de cessação do sofrimento, e o desejo por socorro.” O texto acima foi extraído do Boletim Epidemiológico no 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicado em setembro/2021. Estabeleça as relações conceituais existentes entre o texto e o gráfico apresentado na figura 1.

a) A informação contida no gráfico é a única causa da argumentação desenvolvida no texto

b) A informação contida no gráfico não possui nenhuma relação com a argumentação contida no texto

c) O texto e o gráfico relacionam-se a um mesmo grupo temático e podem manter uma relação entre si

d) A informação contida no gráfico não pertence ao mesmo grupo temático, mas podem estar relacionadas entre si

e) O texto se refere ao suicídio como uma experiência unicamente pessoal e o gráfico demonstra que o suicídio, estando presente em todas as regiões brasileiras, é um fenômeno social, desmentindo a afirmação do texto

 

QUESTÃO 09 – Questão 14: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) No livro Como observar, Martineau se dedica a:

a)      Estudar os partidos e a federação norteamericana;

b)     Compreender o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as instituições que deveriam ser consideradas em tal empreitada;

c)      Discute as instituições sociais que considera fundamentais para a produção de uma Ciência da Sociedade, mas não se dedica a desenvolver um método de estudo e pesquisa;

d)     Entende que a(o) pesquisadora(r) precisa atentar para a observação das coisas, não dos discursos.

e)     Destaca a importância do estudo das morais da política para se compreender como a sociedade funciona.

 

QUESTÃO 10 – Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 27. O questionário, seja ele concebido num modelo de observação direta ou de questionamento, contém uma lista de perguntas cuja temática corresponde, em princípio, a uma “tradução” das hipóteses de pesquisa sob forma interrogativa. Tal “tradução” deve levar em conta o provável nível de informação dos entrevistados e ser submetida a um rigoroso controle no decorrer da elaboração do questionário para evitar, ou pelo menos avaliar, as distorções que ela introduz. (THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987. p. 32) O levantamento de dados numa pesquisa qualitativa deve estar orientado por precauções e procedimentos que minimizem a ocorrência de problemas que invalidem sua utilização criteriosa. O trecho acima diz respeito à “vigilância epistemológica” que o pesquisador deve ter em relação 

(A) à metodologia da pesquisa. 

(B) à elaboração das hipóteses da pesquisa. 

(C) ao uso das técnicas de pesquisa. 

(D) ao referencial teórico utilizado. 

(E) à delimitação do objeto de pesquisa. 

 

Boa prova!

 

 

 


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