Provas Aplicadas - 7ª Atividade Avaliativa de Metodologia 2024.1
Olás. Espero encontrá-las(os) bem.
Segue o gabarito relativo à 7ª Atividade Avaliativa de Metodologia, do Curso de Direito, Campus de Governador Valadares, UFJF.
7ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE METODOLOGIA
1/2024
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
24/09/2024 Valor: 20 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode
ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua
prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso
das páginas jogadas para a lateral.
QUESTÃO 01 – FUNDATEC
- 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 58 –
Realizar uma pesquisa em ciências sociais envolve trabalhar com pessoas e seus
variados contextos de vida. Além disso, exige uma atenção especial a questões
éticas, ontológicas e epistemológicas relacionadas à natureza do conhecimento e
da verdade (SOMEKH & LEWIN, 2015). Nesse sentido, faz-se necessário o
domínio de um leque variado de métodos, técnicas e metodologias de pesquisa.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito com a sua respectiva
definição sintética.
Coluna 1
1. Etnografia. 2. Grupo Focal. 3. Entrevista. 4. Revisão Bibliográfica.
Coluna 2
( ) Implica em um conjunto
ordenado de procedimentos que busca por soluções, através de materiais já
existentes como artigos, livros e outros. Deste modo, não pode ser aleatório.
( ) É um método/metodologia que
tem como base a observação participante e a imersão prolongada junto a um
determinado grupo ou sociedade.
( ) Consiste numa técnica de
pesquisa que tem como objetivo reunir informações através da interação e
comunicação de um coletivo de pessoas.
( ) É uma técnica de coleta de
dados utilizada, sobretudo, para captar dados subjetivos. Além disso, é
múltipla em suas formas de aplicações podendo ser classificada como aberta,
estruturada e semiestruturada.
A ordem correta de preenchimento
dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 4 – 1 – 2 – 3. B) 2 – 4 – 3 – 1. C) 4 – 2 – 1 – 3. D) 3 – 1 – 2 – 4. E) 1 – 3
– 4 – 2.
QUESTÃO 02 – FUVEST - 2022 - USP - Professor –
Sociologia Parte Geral 01 (...) O direito à educação está intimamente
ligado ao direito à informação, à cultura e à ciência; ele requer um profundo
compromisso com a construção de capacidades humanas. Além disso, esse direito
está intimamente ligado ao direito de ter acesso e contribuir para os
conhecimentos comuns da humanidade e seus recursos de informação, conhecimento
e sabedoria compartilhados e em contínua expansão. O ciclo contínuo de criação
de conhecimento que ocorre por meio de contestação, diálogo e debate é o que
ajuda a coordenar a ação, produzir verdades científicas e incentivar a
inovação. É um dos recursos mais valiosos e inesgotáveis da humanidade e um
aspecto fundamental da educação. Quanto mais pessoas têm acesso aos
conhecimentos comuns, mais abundantes eles se tornam. O desenvolvimento da
linguagem, do numeramento e dos sistemas de escrita facilitou a disseminação do
conhecimento ao longo do tempo e do espaço. Isso, por sua vez, permitiu que as
sociedades humanas atingissem níveis extraordinários de crescimento coletivo e
construção de civilizações. As possibilidades dos conhecimentos comuns são
teoricamente infinitas. A diversidade e a inovação desencadeadas pelos
conhecimentos comuns originam-se de empréstimos e experimentações que
atravessam fronteiras disciplinares, bem como da reinterpretação do antigo e da
criação do novo. Infelizmente, as barreiras impedem a equidade no acesso e na
contribuição para os conhecimentos comuns. Existem lacunas e distorções
significativas no conhecimento acumulado da humanidade que necessitam ser
abordadas e corrigidas. Perspectivas, linguagens e conhecimentos indígenas têm
sido marginalizados há muito tempo. Mulheres, meninas, minorias e grupos de
baixa renda também são severamente sub-representados. As limitações de acesso a
conhecimentos comuns ocorrem como resultado de comercialização e leis de
propriedade intelectual excessivamente restritivas, da ausência de
regulamentação e da falta de suporte adequado para as comunidades e os sistemas
que gerenciam os conhecimentos comuns.(..) Um direito ampliado à educação ao
longo da vida requer o compromisso em derrubar barreiras e garantir que os
conhecimentos comuns sejam um recurso aberto e duradouro que reflita as
diversas formas de conhecer e estar no mundo. Comissão Internacional sobre os
futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social
para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 10 e 11.
A partir da leitura do texto, pode-se afirmar:
(A) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no espaço. Porém, não são todos que igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes indígenas.
(B) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em
comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais
pessoas participam desse processo. A participação, no entanto, precisa se dar
de forma qualitativamente relevante, para que essa atividade não seja
contraproducente, gerando menos, e não mais conhecimento comum. Elementos que
favoreceram a expansão do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de
numeração, que permitiram não só fixar e transmitir o saber no tempo e no
espaço, mas tornaram possível sua existência. Porém, não são todos que
igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo
subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes
indígenas.
(C) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em
comunidade, por meio da discussão e do debate entre aqueles que partilham de
uma linguagem e valores também comuns. Essa ação precisa se dar de forma
qualitativamente relevante, para que o conhecimento, de fato, seja comum a
todos os que dele participam. Elementos que favoreceram a expansão do
conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que permitiram
não só fixar e transmitir o saber no tempo e no espaço, mas tornaram possível unificar
valores e práticas compartilhadas na comunidade. Porém, não são todos que
igualmente participam da construção do conhecimento comum, sendo
sub-representados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes
indígenas.
(D) O conhecimento comum é constituído pela ação humana em
comunidade, por meio da discussão e do debate, crescendo à medida que mais
pessoas participam desse processo. Ou seja, quanto mais utilizado, mais ele se
desenvolve, multiplicando-se a si mesmo. Elementos que favoreceram a expansão
do conhecimento comum foram os sistemas de escrita e de numeração, que
permitiram não só fixar, mas transmitir o saber tanto no tempo quanto no
espaço. Por isso, todos igualmente participam da construção do conhecimento comum,
de acordo com suas possibilidades e formas de expressão.
(E) O conhecimento comum, constituído pela ação humana em
comunidade, é o que chamamos de senso comum, que cresce à medida em que mais
pessoas participam do processo educativo. Elementos que favoreceram a expansão
do conhecimento comum ou bom senso foram os sistemas de escrita e de numeração,
que permitiram não só fixar, mas transmiti-lo tanto no tempo quanto no espaço.
Porém, não são todos que igualmente participam da construção do senso comum,
sendo subrepresentados os mais pobres, as mulheres, as minorias e os saberes
indígenas.
QUESTÃO 03 – FCC - SEDUC ES - Professor de
Sociologia – 2022 55. Um sociólogo elabora um projeto de
pesquisa sobre a relação entre classes sociais (definidas a partir da renda) e
o uso de espaços públicos. No projeto de pesquisa, deverão ser apresentados o
objetivo e a metodologia da pesquisa, além do problema de investigação, das
hipóteses e do cronograma. O objetivo é realizar uma pesquisa cujos resultados
espelhem o comportamento de cada estrato da população brasileira contemporânea.
Apresenta uma metodologia possível para a pesquisa:
(A) a realização de entrevistas com indivíduos pertencentes a
todos os níveis de renda considerados na pesquisa, e subsequente análise de
conteúdo.
(B) a aplicação de questionários em uma cidade brasileira
selecionada de acordo com a conveniência do pesquisador e generalização dos
resultados para o restante do país, guardadas as proporções de distribuição dos
indivíduos pelos níveis de renda.
(C) a investigação histórica com recurso a dados secundários,
analisados na literatura especializada sobre o tema.
(D) construção de grupos focais com indivíduos pertencentes a
todos os níveis de renda considerados na pesquisa.
(E) realização de uma
pesquisa amostral com aplicação de procedimentos estatísticos e técnicas
quantitativas de pesquisa.
QUESTÃO 04 – Prova IBFC - 2023 -
SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia
30) Leia atentamente a citação a seguir.
“Saber que ensinar não é
transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo
um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições,
um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele
ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 2004). Assinale a
alternativa que não representa ideias expressas no texto.
a) O processo de educação deve ser
participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação
social
b) O desenvolvimento científico é
um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe
com uma consciência individual ingênua
c) Ensinar é mais do que um
simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é
ensinado
d) A pesquisa é ferramenta
fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa
e) O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de
uma ciência racional, fragmentada e reducionista
QUESTÃO 05 – Prova FGV - 2023 - SEE-MG -
Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia 39
A tirinha ilustra criticamente a
relação entre senso comum e a crise da hegemonia do conhecimento científico. A
partir da crítica exibida na tirinha, avalie se as afirmativas a seguir são
verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O senso comum é pautado pela
crença na experiência coletiva, enquanto a ciência fundamenta seus paradigmas
por meio de métodos científicos.
( ) O senso comum é concebido como
opinião coletiva produzida no cotidiano, enquanto a ciência se dá pela
acumulação de descobertas individuais de cientistas, que contribuem para a
sistematização do conhecimento.
( ) O senso comum está em
constante comprovação por meio da observação e da experimentação, enquanto a
ciência conta com plena aceitação e consenso.
As afirmativas são,
respectivamente,
(A) V – F – V. (B) V – F – F. (C) F –
V – F. (D) F – V – V.
QUESTÃO 06 – Prova FGV - 2023 -
SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) – Sociologia
42 Em sala de aula, o docente propõe a observação do gráfico que reflete a
diferença salarial (em porcentagem) entre os trabalhadores graduados e não
graduados nos Estados Unidos, entre os anos de 1964 e 2012.
AUTOR, David. The Labor Market Impacts of technological change: from
unbridled enthusiasm to qualified optimism to vast uncertainty. NBER
Working Paper Series, 2022. (Adaptado) A respeito dessa atividade, analise as
afirmativas a seguir.
I. Os alunos podem observar que a
introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades entre os
trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.
II. Os alunos podem concluir que,
ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o aumento da
empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.
III. Os alunos podem identificar
que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente determinados grupos
de trabalhadores, favoreceu outros. Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I, II e III.
QUESTÃO 07 – Prova FGV - 2023 -
SEDUC-TO - Professor da Educação Básica - Professor Regente – Sociologia
31 Para problematizar as relações entre a realidade social e o conteúdo das
representações midiáticas, um docente de Sociologia apresentou a imagem a
seguir aos estudantes:
A partir da análise da montagem
fotográfica e com o auxílio de ferramentas de pesquisa digital, a turma conclui
que o quadro à esquerda foi veiculado por um canal de imprensa árabe e retrata
a desumanidade com que um soldado ocidental trata seu adversário num cenário de
guerra. O quadro destacado à direita, veiculado pela CNN britânica, mostra o
oposto: a humanidade do soldado ocidental para com seu adversário árabe. O
quadro central relativiza
as duas posições. Ainda assim, trata-se de um recorte da realidade. As
afirmativas a seguir descrevem conclusões pertinentes resultantes do debate
sobre objetividade
fotográfica, à exceção de
uma. Assinale-a.
(A) A construção de imagens é o
resultado de várias escolhas, como a do enquadramento pelo fotógrafo e a da
edição pelo veículo de mídia.
(B) Uma imagem fotográfica e um
editorial de meios de comunicação podem comunicar diversos pontos de vista.
(C) A fotografia é uma técnica
expressiva que possui uma própria linguagem mediante a qual comunica conteúdos
visuais.
(D) Uma leitura correta da
fotografia depende da compreensão do código, da legenda e do contexto em que a
imagem foi produzida e veiculada.
(E) A fotografia espelha a realidade, mas a montagem e a editoração
deturpam o seu sentido documental e geram uma reconstrução ilusória do real.
QUESTÃO 08 –
Como a prova está em preto e branco, seguem orientações para
análise: 1ª linha que começa mais elevada = Sul; 2ª = Centro-oeste; 3ª =
Sudeste; 4ª = Norte, com elevação em 2015; 5ª = Nordeste. As últimas três se
encontram sobrepostas em alguns momentos.
Prova IBFC - 2023 - SEC-BA -
Professor da Educação Básica – Sociologia 25)
“É importante situar o suicídio como um fenômeno complexo e multifacetado, de
etiologia multifatorial. A amplitude dos fatores envolvidos no comportamento
suicida engloba desde fatores distais, como experiências adversas no início da
vida e características genéticas e culturais, quanto fatores proximais, como
experiências traumáticas e o abuso de substâncias psicoativas. Além disso, é
necessário compreender o suicídio como uma experiência individual, marcada pela
ambivalência entre a busca da morte, como mecanismo de cessação do sofrimento,
e o desejo por socorro.” O texto acima foi extraído do Boletim Epidemiológico
no 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicado em
setembro/2021. Estabeleça as relações conceituais existentes entre o texto e o
gráfico apresentado na figura 1.
a) A informação contida no gráfico
é a única causa da argumentação desenvolvida no texto
b) A informação contida no gráfico
não possui nenhuma relação com a argumentação contida no texto
c) O texto e o gráfico relacionam-se a um mesmo grupo temático e podem
manter uma relação entre si
d) A informação contida no gráfico
não pertence ao mesmo grupo temático, mas podem estar relacionadas entre si
e) O texto se refere ao suicídio
como uma experiência unicamente pessoal e o gráfico demonstra que o suicídio,
estando presente em todas as regiões brasileiras, é um fenômeno social,
desmentindo a afirmação do texto
QUESTÃO 09 – Questão 14: (Fernanda
H. C. Alcântara, Brasil) No livro Como
observar, Martineau se dedica a:
a) Estudar
os partidos e a federação norteamericana;
b) Compreender
o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as instituições que
deveriam ser consideradas em tal empreitada;
c)
Discute as instituições sociais que considera fundamentais para a
produção de uma Ciência da Sociedade, mas não se dedica a
desenvolver um método de estudo e pesquisa;
d) Entende que a(o) pesquisadora(r)
precisa atentar para a observação das coisas, não dos discursos.
e) Destaca
a importância do estudo das morais da política para se
compreender como a sociedade funciona.
QUESTÃO 10 – Prefeitura de Macapá Sociólogo
2018 27. O questionário, seja ele concebido num
modelo de observação direta ou de questionamento, contém uma lista de perguntas
cuja temática corresponde, em princípio, a uma “tradução” das hipóteses de
pesquisa sob forma interrogativa. Tal “tradução” deve levar em conta o provável
nível de informação dos entrevistados e ser submetida a um rigoroso controle no
decorrer da elaboração do questionário para evitar, ou pelo menos avaliar, as
distorções que ela introduz. (THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica,
investigação social e enquete operária. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987. p. 32) O
levantamento de dados numa pesquisa qualitativa deve estar orientado por
precauções e procedimentos que minimizem a ocorrência de problemas que
invalidem sua utilização criteriosa. O trecho acima diz respeito à “vigilância
epistemológica” que o pesquisador deve ter em relação
(A)
à metodologia da pesquisa.
(B)
à elaboração das hipóteses da pesquisa.
(C) ao uso das técnicas de pesquisa.
(D)
ao referencial teórico utilizado.
(E)
à delimitação do objeto de pesquisa.
Boa prova!
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