Provas Aplicadas - 3ª Atividade Avaliativa de Sociologia 2024.1

 

Olás,


Segue o gabarito da 3ª Prova de Sociologia, do semestre 2024.1, da UFJF-GV, Departamento de Direito.



3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2024

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara    Data: 26/09/2024              Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X, sob pena de zerar a prova; deixe sua prova dobrada sobre a mesa; não levante a prova para lê-la e não deixe o verso das páginas jogadas para a lateral.

 

QUESTÃO 01 – Consulplan MPE PA - Técnico Sociólogo – 2022 58 Para Chaui (2005), a cultura é instituída no momento em que os humanos determinam para si regras e normas de conduta que asseguram a existência e conservação da comunidade; dessa forma, devem ser obedecidas sob pena de punição. Em relação à cultura, analise as afirmativas a seguir.

I. Cabe à cultura a criação da ordem simbólica da lei; de sistemas de interdições e obrigações estabelecidas a partir da atribuição de valores às coisas.

II. Tem o sentido de criação de uma ordem simbólica da sexualidade, da linguagem, do trabalho, do espaço, do tempo, do sagrado e do profano.

III. Pode ser vista como o conjunto de práticas comportamentais, ações e instituições pelas quais os humanos se relacionam entre si e com a natureza e dela se assemelham.

IV. A cultura no singular não existe, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição, permissão, bem como as instituições, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social.

Está correto o que se afirma em

A) I, II, III e IV.                     B) II e III, apenas.                C) I, II e IV, apenas.            D) I, III e IV, apenas.

 

QUESTÃO 02 – Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 37 O conceito de identidade tem sua origem na filosofia. Utiliza-se esse conceito para descrever algo que é diferente dos demais, porém idêntico a si mesmo. Sobre o conceito de identidade, é INCORRETO afirmar que:

A) A formação da identidade passa por uma gama de sentimentos e decisões puramente racionais na escolha dos investimentos pessoais que o sujeito faz para sua identificação.

B) A autoidentificação predicativa que efetua uma pessoa é, em certa medida, condição para que essa pessoa possa ser identificada genericamente e numericamente pelas demais.

C) A identidade é formada dialeticamente entre indivíduo e sociedade sendo mutável em boa medida inconscientemente, num processo que inclui a identificação própria e a identificação reconhecida por outros.

D) A construção de identidades vale-se da matéria-prima fornecida pela história, geografia, biologia, instituições produtivas e reprodutivas, pela memória coletiva e por fantasias pessoais, pelos aparatos de poder e revelações de cunho religioso.

 

QUESTÃO 03 – Questão 03: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau realizava a análise social a partir:

1.                Do materialismo histórico dialético, para análise do comércio e das relações escravistas.

2.                De uma tipologia capaz de classificar o desenvolvimento das morais e das instituições, pautada numa relação empática entre observador e observado.

3.                Do método comparativo entre realidades, principalmente com relação à Democracia.

4.                Do método filosófico, pautado na “pesquisa de gabinete”.

5.                Do positivismo, aprendido com Auguste Comte, de quem era colaboradora.

 

QUESTÃO 04 – FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 53. É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 13, grifo no original) Sobre o conceito de “fato social”, elemento central da teoria sociológica de Émile Durkheim, é correto afirmar que

(A) os fatos sociais são gerais porque se constituem a partir da imitação dos indivíduos uns pelos outros, em um processo que se estende pela sociedade inteira e permite à Sociologia a formulação de leis gerais.

(B) os fatos sociais impõem-se aos indivíduos, resultando daí uma dialética entre ação individual e coerção social: tal dialética é a base da mudança social.

(C) o sentido das ações é o objeto primordial da Sociologia, dado que a sociedade se apresenta como uma rede de significados, construídos intersubjetivamente.

(D) a coerção da sociedade sobre o indivíduo tem um caráter absoluto e, segundo Durkheim, anula a possibilidade de mudança social ao impedir a ação dos indivíduos sobre a sociedade.

(E) a independência dos fatos sociais de suas manifestações individuais confere-lhes uma objetividade tal que o sociólogo deve examiná-los da mesma maneira que os cientistas naturais investigam os fenômenos da natureza.

 

 

QUESTÃO 05 – Questão 05: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan pode ser compreendida como/que:

1.                Autora e ex-operária que defendia a importância da democracia e do capitalismo para a qualidade de vida das famílias francesas.

2.                Embora tenha desenvolvido uma análise sobre a condição da mulher como pária e a última escrava existente, ela manifestou preconceito quanto a outros povos, incluindo o Peru.

3.                Tristan foi uma conservadora a respeito da educação das mulheres, mas sofreu uma tentativa de homicídio cometida por seu marido.

4.                Filha de pai estrangeiro cujo casamento com sua mãe nunca foi reconhecido, Tristan busca a família paterna para reconhecer sua obra e seu papel político na França.

5.                Flora Tristan contribuiu ativamente para o socialismo científico tendo colaborado diretamente com Marx e Engels.

 

QUESTÃO 06 – Prova IBFC - 2023 - SEC-BA - Professor da Educação Básica – Sociologia 26) Para Karl Marx, as relações de produção estabelecidas historicamente, determinam a maneira pela qual uma parcela minoritária da população apropria-se do excedente de produção gerado pela maioria, através da mais valia. A este processo histórico, Marx denomina:

a) Sistema Socialista                        b) Sistema Escravagista                   c) Sistema Capitalista

d) Sistema Feudal                             e) Sistema Comunista

 

QUESTÃO 07 – Questão 08: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau foi a fundadora da Ciência da Sociedade, tendo desenvolvido pesquisas de campo no início do século XIX. Além disso, desenvolveu uma teoria densa acerca da teoria democrática e das instituições sociais. A esse respeito, escolha a alternativa correta:

a) Martineau defendeu a Democracia americana após compará-la à Democracia dos países da Europa.

b) Martineau e Tocqueville se dividiram radicalmente acerca do papel da Democracia na modernidade, mas, principalmente, quanto a sua disseminação.

c) Após a publicação da obra Da democracia na América de Alexis de Tocqueville, Martineau resolve viajar para os EUA e testar as hipóteses por ele elaboradas.

d) De acordo com Martineau, não seria possível dissociar a discussão sobre o regime de governo democrático e a sociedade democrática.

e) Martineau escreveu o volume I de Sociedade na América antes de Tocqueville ir para os EUA e o volume II foi uma resposta à obra Da democracia na América deste popular autor.

 

QUESTÃO 08 – Prova IF-TO - 2023 - IF-TO - Professor Ebtt – Sociologia Questão 34 “Hoje em dia, tudo parece levar em seu seio sua própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. As fontes de riqueza recém-descobertas convertem-se, por arte de um estranho malefício, em fontes de privações. Os triunfos da arte parecem adquiridos ao preço de qualidades morais. O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; mas ao mesmo tempo, o homem se converte em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia. Até a pura luz da ciência parece não poder brilhar mais que sobre o fundo tenebroso da ignorância. Todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças produtivas materiais, enquanto reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.” (MARX, Karl. Discurso no People’s Paper, pág. 369.) A partir da leitura deste trecho é possível dizer que o pensador alemão faz referência, especificamente, a qual conceito? [Obs.: Erro de redação, com 2 letras B]

A) À “propriedade privada” que, para Marx, assim como para Rousseau, é a origem das desigualdades entre os homens.

B) Ao “tipo ideal” de sociedade exige confronto com a realidade, a fim de se comprovar sua validade para a compreensão da vida social.

B) À “evolução das ideias”, pois estas produzem a realidade social.

C) À “ontologia do ser”, que evidencia uma concepção segundo a qual as sociedades, inevitavelmente, avançam rumo à realização de uma finalidade histórica prevista.

D) Ao “Estado”, como instrumento da classe dominante e capaz de dinamizar a vida social estabelecendo uma relação entre dominantes e dominados.

E) À “dialética”, como movimento presente na realidade a partir das ideias de tese/antítese e síntese.

 

QUESTÃO 09 – Questão 15: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A política envolve vários processos cotidianos, mas também instituições que consolidam as morais vigentes numa sociedade e, no processo democrático, “a vontade da maioria”. De acordo com Martineau:

   a)     A política deve servir ao dever e à felicidade do homem.

   b)     A política não é um ramo da ciência moral.

   c)     Como a política é um dever universal, não cabe falar em contingência ao analisá-la.

   d)     Os não representados o são por uma definição ético-universal que não deve ser questionada.

   e)     A democracia é uma herança das instituições feudais e funciona de acordo com a teoria de que “a maioria está no direito”.

 

 

QUESTÃO 10 – Questão 04: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan (1803-1844) foi uma das pensadoras que se dedicou a discutir problemas sociais e soluções possíveis. Neste sentido, ela se debruçou sobre o seguinte tema:

1.                A necessidade de obediência moral da juventude para com os mais antigos.

2.                A importância da religião na coordenação da vida social.

3.                O papel das operárias e operários na gestão dos problemas que os acometem.

4.                A função do Estado na solução de todos os problemas sociais.

5.                A delinquência das mulheres e sua perversidade na relação com os homens.

 

Boa prova!


Comentários