Questões de Concurso - Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT - Sociologia


Olás,


Esta é a nossa 72ª Prova disponibilizada aqui no Blog. Espero que seja útil aos estudos e também como inspiração para docentes ao formularem as suas atividades avaliativas.



Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 21 Quais autores da sociologia clássica trabalham com o princípio da interação na formulação de seus conceitos? (A) Marx e Weber. (B) Marx e Durkheim. (C) Durkheim e Weber. (D) Weber e Engels. (E) Durkheim e Engels.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 22 Na obra Da Divisão do Trabalho Social (2010, p. 157), Durkheim defende que “[...] um sistema de organismos diferentes no qual cada um tem um papel (uma função) especial e que são formados de partes diferenciadas” consiste em um tipo de solidariedade 

(A) mecânica. (B) orgânica. (C) homogênea. (D) heterogênea. (E) anômica.

 

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 23 Engels e Marx afirmam que “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes” (O manifesto comunista, 1999, p. 40). Os autores consideram a classe social como uma categoria definida a partir 

(A) do local e do modo que burguesia e proletariado se apropriam do processo produtivo. 

(B) da forma como é produzida a mercadoria e em sua distribuição equânime entre burguesia e proletariado. 

(C) da quantidade de concentração de valor nas mãos da burguesia em detrimento da exploração do proletariado. 

(D) das estratégias de dominação da burguesia em relação ao proletariado. 

(E) do ativismo revolucionário do proletariado para transformar a sociedade capitalista em comunista.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 24 Em Weber, “[...] o ideal do homem honrado digno de crédito e, sobretudo a ideia do dever que tem o indivíduo de se interessar pelo aumento de suas posses como um fim em si mesmo” (A ética protestante e o “espírito” do capitalismo, 2004, p. 45) consiste em qual tipo de filosofia? 

(A) Do capitalismo. 

(B) Do comunismo. 

(C) Do catolicismo. 

(D) Do protestantismo. 

(E) Da avareza.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 25 Na concepção de Durkheim, o que é educação? 

(A) Ação impressa pelas novas gerações no interior das escolas no processo de autopreparação para a vida social. 

(B) Ação impressa pelas gerações anteriores no interior das escolas no processo de autopreparação para a vida social. 

(C) Ação impressa pelas gerações atuais sobre as gerações anteriores na preparação dos indivíduos para a vida social. 

(D) Ação impressa pelas gerações anteriores sobre as gerações atuais na preparação dos indivíduos para a vida social. 

(E) Ação impressa pelas intergerações presente no interior das escolas para a preparação dos indivíduos para a vida social.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 26 Ao pensar as desigualdades educacionais, Pierre Bourdieu parte do princípio de que, no processo de aprendizado, a instituição escolar tem como referência 

(A) a posição do sujeito no campo educacional. 

(B) a posição do sujeito no campo cultural. 

(C) o capital cultural acumulado na família. 

(D) o capital cultural acumulado na religião. 

(E) o habitus incorporado na pré-alfabetização.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 27 Conforme descreve Ricardo Antunes em sua obra O privilégio da servidão (2020), é exemplo de “infoproletariado” o(a) trabalhador(a) 

(A) do artesanato. 

(B) da fábrica. 

(C) do comércio. 

(D) de aplicativos de transporte. 

(E) da zona rural.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 28 Carlos Ribeiro constata que no Brasil, entre 1970 e 2000, houve uma diminuição gradual da classe de trabalhadores manuais qualificados e profissionais. Essa mudança significou 

(A) manutenção da classe média. 

(B) diminuição do padrão de mobilidade social. 

(C) aumento do padrão de mobilidade social. 

(D) diminuição da classe popular. 

(E) manutenção do padrão de mobilidade social.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 29 No campo de estudos da sociologia de trabalho, há diferentes abordagens e perspectivas teóricas de análise da estrutura de classe. Quais são as abordagens que permitem metodologias para a construção de mapas empíricos de estrutura de classe na contemporaneidade? 

(A) Bourdieuana e pós-classista. 

(B) Neomarxista e neoweberiana. 

(C) Neodurkheimiana e bourdieuana. 

(D) Pós-classista e neoweberiana. 

(E) Neomarxista e neodurkheimiana.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 30 Na relação entre o rural e o urbano, quais as consequências do processo de valorização de produtos locais nas sociedades contemporâneas? 

(A) Intensificação da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade. 

(B) Intensificação do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade. 

(C) Manutenção da mobilidade material e simbólica entre campo e cidade. 

(D) Manutenção do distanciamento material e simbólico entre campo e cidade. 

(E) Intensificação da mobilidade material e distanciamento simbólico entre campo e cidade.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 31 Os dados do IBGE apontam que o Brasil tem 1,3 milhões de quilombolas em 1.696 municípios. Como o território quilombola foi definido pela Fundação Cultural Palmares nos anos 1990? 

(A) Sítios historicamente ocupados por negros ou indígenas que tenham resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes. 

(B) Sítios historicamente ocupados por negros, sem resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes. 

(C) Sítios historicamente ocupados por negros que tenham resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes. 

(D) Sítios historicamente ocupados por negros ou indígenas, sem resíduos arqueológicos de sua presença, inclusive as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes. 

(E) Sítios historicamente ocupados por escravos que tenham resíduos arqueológicos de sua presença, excluindo as áreas ocupadas ainda hoje por seus descendentes.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 32 As autoras feministas usam o termo “gênero” para 

(A) conceituar sexo e estabelecer as diferenças entre homens e mulheres. 

(B) caracterizar as diferenças e semelhanças entre homens e mulheres. 

(C) afirmar o caráter natural das distinções entre homens e mulheres. 

(D) defender a construção social igualitária entre homens e mulheres. 

(E) demonstrar o caráter cultural das distinções entre homens e mulheres.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 33 Segundo Guacira Lopes Louro em Gênero, Sexualidade e Educação (1998), qual o papel da escola no debate sobre as relações de gênero? 

(A) Combater as diferenças existentes. 

(B) Promover a igualdade sexual. 

(C) Participar na produção das diferenças. 

(D) Orientar as diferenças existentes. 

(E) Participar na produção da igualdade.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 34 Os estudos de Bárbara Castro demonstram que o capitalismo flexível, ao privatizar a gestão e negociação dos direitos trabalhistas, 

(A) possibilita que patrão e empregado negociem diretamente os termos da relação de trabalho, garantindo que o sindicato esteja ausente no diálogo equânime entre as partes. 

(B) garante que a classe trabalhadora tenha autonomia na negociação de seus direitos e escolha o que é prioridade nas demandas frente ao patronato. 

(C) viabiliza ao patronato a autonomia de negociação dos direitos de seus empregados afim de estabelecer o que deve ser definido como direito trabalhista. 

(D) cria a ilusão de que a conquista desses direitos depende das habilidades de negociação de cada pessoa e não da proteção do Estado e da luta de classes. 

(E) fundamenta as condições elementares do diálogo entre patrão e empregado nos termos do mercado e, portanto, conforme as leis da demanda e da oferta.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 35 Nos debates em torno da questão rural nos países centrais, o sociólogo Bernard Kayser advoga em favor 

(A) do desaparecimento do rural. 

(B) do renascimento do rural. 

(C) da completa urbanização. 

(D) da incompleta urbanização. 

(E) do advento de outra ruralidade.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 36 Para Lélia Gonzales, o mito da democracia racial prosperou no Brasil, pois falta ao país 

(A) consciência e memória. 

(B) solidariedade e fraternidade. 

(C) direito e lugar de fala. 

(D) conhecimento e educação. 

(E) afeto e respeito.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 37 Qual é o produto principal de uma educação eurocêntrica? 

(A) Difusão de valores ameríndios. 

(B) Emancipação dos povos originários. 

(C) Reprodução de preconceitos. 

(D) Conscientização globalizada. 

(E) Valorização do Sul Global.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 38 Que tipo de democracia está constituída no Brasil contemporâneo? 

(A) Participativa. 

(B) Deliberativa. 

(C) Liberal. 

(D) Representativa. 

(E) Social-democrática.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 39 É considerada uma política de Estado 

(A) o Bolsa Família. 

(B) a Previdência Social. 

(C) o Bolsa Gás. 

(D) a Assistência Cultural. 

(E) a Educação Privada.

 

Prova IV - UFG - 2024 - IFN-MG - Professor EBTT – Sociologia QUESTÃO 40 Qual o significado do conceito de racismo ambiental? 

(A) Injustiças ambientais, como no caso de catástrofes climáticas que afetam de forma mais incisiva populações privilegiadas, como habitantes de condomínios de luxo em áreas de preservação ambiental. 

(B) Justiças ambientais, como no caso de leis de preservação da natureza que afetam de forma igualitária populações de uma mesma região. 

(C) Justiças ambientais, como no caso de leis de preservação da natureza que afetam de forma mais incisiva populações vulneráveis, como negras, indígenas e ribeirinhas. 

(D) Injustiças ambientais, como no caso de catástrofes climáticas que afetam de forma igualitária populações de uma mesma região. 

(E) Injustiças ambientais, como no caso das catástrofes climáticas que afetam de forma mais incisiva populações vulneráveis, como negras, indígenas e ribeirinhas.



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