Questões de Concurso - FAURGS - SES RS - Sociólogo - 2022

 

Olás,


Esta é a nossa 71ª Prova de Concurso.


48. Sobre as relações entre saúde e adoecimento, em uma perspectiva sociológica, considere as afirmações abaixo. 

I - De maneira geral, devem ser buscadas no indivíduo, de forma endógena, as explicações pelos problemas de saúde que o acometem, tanto por fatores genéticos como por ocorrências que sejam fruto de fatalidade ou maus hábitos de vida. 

II - A explicação sociológica das relações entre saúde e adoecimento incluem a questão do modo de vida da sociedade como algo externo que provoca a doença, como a poluição atmosférica, a violência, o estresse, o ritmo de trabalho e o ambiente familiar. 

III- Não é relevante levar em conta fatores como desigualdades econômicas, políticas, sociais e ideológicas para a compreensão das questões relacionadas com saúde e adoecimento na sociedade como um todo, pois são neutralizados por políticas públicas. 

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.


49. O conceito de cidadania envolve a aquisição e o exercício de direitos civis, políticos e sociais, assim como dos deveres inerentes ao pertencimento a uma comunidade política. Nesse contexto, NÃO se pode afirmar que 

(A) manifestações de rua e mobilizações populares são um exemplo de exercício de cidadania. 

(B) o exercício da cidadania pressupõe a transparência do Estado, por meio da publicação de dados e informações de interesse público e da prestação de contas sobre as ações do poder público. 

(C) a cidadania representa um conjunto de direitos que permite que a pessoa, entre outras coisas, possa participar ativamente da condução da gestão pública. 

(D) entre os direitos e os deveres inerentes ao exercício da cidadania está o de resistência ao recolhimento de impostos, pelo caráter abusivo que geralmente caracteriza a arrecadação pelo fisco para a manutenção das estruturas do Estado. 

(E) o exercício dos direitos sociais, como o acesso à saúde e à educação, é imprescindível para que se reconheça a cidadania, tal como conceituada nas democracias contemporâneas. 


50. Considerando o conceito de cidadania, que abrange os direitos civis, políticos e sociais, assinale a alternativa correta. 

(A) Os direitos não são conquistados, mas concedidos pelo Estado, dependendo, portanto, da vontade do governante. 

(B) Uma vez que uma lei seja aprovada e estabeleça direitos de cidadania, pressupõe-se que ela seja conhecida, de forma igualitária, em toda a sociedade. 

(C) Uma vez que os direitos de cidadania estejam positivados, estão automaticamente garantidos e assegurados. 

(D) A perda da cidadania está relacionada com a não realização dos deveres e obrigações, ficando o indivíduo excluído do seu exercício. 

(E) O exercício dos direitos de cidadania implica a necessidade de políticas públicas para a sua efetivação.


51. Considerando o conceito de movimentos sociais, assinale a alternativa correta. (A) Os movimentos sociais, em geral, são fontes de desordem e caos social, com participação de desocupados, e não estão relacionados ao exercício da cidadania. (B) Os movimentos sociais são ações individuais e isoladas capazes de gerar grande impacto na estrutura social. (C) Os movimentos sociais não possuem utilidade, pois as estruturas sociais, bem como as instituições sociais, são fixas e imutáveis. (D) Apenas a participação política através do sufrágio universal é capaz de transformar efetivamente uma sociedade. (E) A ação dos movimentos sociais é inerente ao exercício pleno da cidadania e pode produzir mudanças estruturais na sociedade, ampliando direitos e incluindo novos atores no processo político. 


52. Considerando a contribuição da sociologia para a análise de políticas públicas, pode-se dividi-la em três grandes áreas: a compreensão do papel dos grupos sociais; os imperativos cognitivos e normativos e sua influência na formação e implementação de políticas públicas; e o debate sociológico sobre estruturas e instituições sociais como ferramenta de análise de políticas públicas. Nesse sentido, é possível afirmar que 

(A) os estudos sociológicos apontam a pouca importância da mobilização social para a agenda das políticas públicas na área da saúde. 

(B) os valores e as escolhas racionais de indivíduos e grupos são pouco relevantes para a elaboração e a implementação de políticas públicas, já que essas estão condicionadas por normas institucionalizadas. 

(C) as organizações adotam certas características e desenvolvem determinadas políticas porque querem ser consideradas legítimas no ambiente societal em que se inserem. 

(D) a forma como determinados problemas passam a fazer parte da agenda governamental se deve a fatores aleatórios, dificultando qualquer tipo de previsibilidade ou explicação causal. 

(E) uma vez que as políticas públicas se institucionalizam, deixa de ter relevância a análise da ação de grupos ou atores societais e governamentais, já que não tem maior impacto sobre a implementação das políticas.


53. Considere as afirmações a seguir sobre a abordagem sociológica das políticas públicas. 

I - A sociologia tem crescentemente examinado os grupos identitários e processos de reconhecimento que se referem aos beneficiários de políticas e aqueles que as demandam; tem também tratado dos atores societais e estatais que agem na formulação e implementação de políticas. 

II - Dada a complexificação dos Estados e das sociedades contemporâneas, a sociologia política tem examinado a influência sobre os processos políticos e sobre as decisões governamentais de atores em rede que atravessam as fronteiras entre Estado e sociedade: as comunidades de política, as coalizões de defesa, as comunidades epistêmicas. 

III- Especialmente o neoinstitucionalismo sociológico, mas também as teorias da formação da agenda têm deixado em segundo plano as dimensões que legitimam socialmente determinadas formas de conceber e explicar problemas e de considerar moralmente aceitáveis certas ações e políticas. 

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.


54. Assinale a alternativa que NÃO apresenta temas que têm se destacado na pesquisa em sociologia da saúde no Brasil. 

(A) Políticas e instituições de saúde. 

(B) Planejamento, gestão e avaliação dos serviços de saúde. 

(C) Saúde reprodutiva, sexualidade e gênero. 

(D) Violência e saúde. 

(E) Estratégias de tratamento farmacológico à saúde mental.


55. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a sociologia da saúde e o seu desenvolvimento. 

(A) Começou a institucionalizar-se nos anos 1950 e apresenta distintos desenvolvimentos, dependendo das condições sociais, políticas e institucionais, aliadas às próprias trajetórias intelectuais dos pesquisadores da área. 

(B) Nos anos 50 e 60, os estudos da sociologia da saúde, especialmente no contexto norte-americano, estavam focados na receptividade dos pacientes aos avanços da medicina e de suas tecnologias, quando se verificou que nem sempre havia adesão das pessoas da comunidade aos programas e descobertas médicas. 

(C) Nos anos 70, graças à mobilização de movimentos sociais, ampliou-se o debate sobre a qualidade dos serviços e dos direitos dos pacientes e mudanças na organização dos serviços foram promovidas. 

(D) Nos anos 80, desenvolveram-se estudos mostrando a pouca ligação entre as relações políticas e a confiança nas instituições e as políticas de saúde pública. 

(E) A partir dos anos 90, consolida-se o campo de estudos, com uma visão teórica pluralista e com metodologias aprimoradas, e abertura para o debate interdisciplinar como instrumento de construção do conhecimento. 


56. Do ponto de vista da saúde-doença, embora esse binômio acompanhe nossa existência desde que o homem é um ser __________, pensar esse fenômeno como um fato social e como uma questão de interesse maior para a sociedade é um enfoque recente para o qual tem sido decisiva a contribuição de sociólogos e antropólogos. Significa refletir que a doença, além de ser um fato _______________, é uma realidade construída tanto ____________ como dentro da expressão simbólica coletiva e individual do sujeito. 

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. 

(A) social – biológico – historicamente 

(B) pensante – lamentável – economicamente 

(C) individual – histórico – individualmente 

(D) único – relevante – socialmente 

(E) cultural – original – nacionalmente


57. Nossa sociedade capitalista, marcada pela desigualdade, tem uma concepção de saúde e de doença que expressa a natureza contraditória da própria sociedade. De modo geral, pode-se dizer que o tema da doença costuma ser tratado, algumas vezes, a partir do indivíduo e de causas endógenas a seu organismo e psiquismo, e outras, a partir da própria sociedade, do ambiente e das condições de vida e de trabalho. Nesse sentido, é possível buscar explicações tanto individuais quanto sociais para o adoecimento. Entre as causas sociais NÃO está 

(A) o modo de vida da coletividade. 

(B) a violência. 

(C) o estresse. 

(D) o ambiente familiar. 

(E) o fatalismo. 


58. O que se observa nessas camadas populares é que elas não restringem a doença ao ponto de vista ________, mas têm uma concepção de saúde e doença muito mais ampla. Relacionam a questão da __________ e do modo de viver com a ecologia ao se referirem ao ar impuro, à vala negra, às mudanças no tempo, assim como ao mau-olhado, à “coisa feita” ou a outras interferências. Elas reclamam da alimentação, do salário, das condições de trabalho, e assim todo o chamado conceito ampliado de saúde transparece na fala de qualquer pessoa dos ______________. 

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. 

(A) econômico – economia – mercados financeiros 

(B) biomédico – infelicidade – estratos populares 

(C) ontológico – metafísica – locais escolhidos 

(D) epidemiológico – pandemia – postos de saúde 

(E) moral – medicina – locais pesquisados


59. O que se percebe no movimento da saúde coletiva é o seu caráter minoritário, de resistência, diante da visão medicalizada que entende o setor como o conjunto de instituições e práticas curativas, haja vista a baixa remuneração dos que atuam nos programas ________ e de atenção básica e a alta proporção do orçamento voltada para as atividades curativas. 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima. 

(A) emergenciais 

(B) alternativos 

(C) preventivos 

(D) municipais 

(E) ambientais


60. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das principais atividades desenvolvidas pelas ciências sociais. 

(A) Debate sobre a natureza das leis e das generalizações que podem ser observadas e estabelecidas. 

(B) Análise das relações sociais e relações de poder. 

(C) Análise de caráter, forma e história da evolução e das transformações das instituições e significados, representações e intepretações da ação humana. 

(D) Interpretação das normas e aplicação destas para a solução de casos concretos. 

(E) Debate sobre seu status frente às ciências naturais.


61. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das grandes transformações sociais ocorridas nas últimas décadas no mundo. 

(A) Queda dos regimes de socialismo real. 

(B) Globalização econômica. 

(C) Reforço das fronteiras entre Estado, Sociedade Civil e Mercado. 

(D) Revolução informacional. 

(E) Flexibilização das relações de trabalho.


62. Para Minayo (2013) o campo dos estudos sobre saúde coletiva nas ciências sociais pode ser classificado a partir dos seguintes eixos temáticos, EXCETO um. Assinale-o. 

(A) Os que tratam do status das ciências sociais em sua intersecção com a epidemiologia e com a saúde coletiva. 

(B) Os que fazem intepretação das atividades humanas no campo da saúde. 

(C) Os que tratam do caráter, da forma, da evolução histórica e do desempenho de pessoas da área médica. 

(D) Os que se referem às relações sociais, de poder e aos profissionais dentro do campo da saúde. 

(E) Os que estudam os sentidos atribuídos pelos atores aos objetos da saúde que são a vida, a qualidade de vida e a morte.


63. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tópico de pesquisa do campo de estudos sociais sobre as relações de poder e os profissionais da saúde. 

(A) Gestão dos serviços. 

(B) Sentido das inovações em tratamentos relacionados à aplicação de biotecnologia. 

(C) Relações interprofissionais nas diversas áreas que se articulam no SUS, como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, educação física e nutrição. 

(D) Cuidadores formais e informais. 

(E) Análise e avaliação de serviços e intervenções.


64. Sobre a interpretação das ações e fenômenos humanos e sociais que afetam a saúde, estão os seguintes: estudos sobre _________, aborto, terapias específicas sob a ótica dos usuários dos serviços de saúde mental, saúde bucal, deficiência física e mental, ___________; análises históricas e antropológicas das doenças e do seu enfrentamento por __________ e por profissionais de saúde. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. 

(A) morte – nutrição – pacientes 

(B) nascimento – obesidade – médicos 

(C) biotecnologia – obstetrícia – enfermeiros 

(D) epidemias – adoecimento – políticos 

(E) terapias alternativas – pandemias – leigos


65. Podemos concluir que as formas de ____________ no Brasil, classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na categoria de ____________, presentes nos últimos 25 anos no Brasil, são subprodutos da esfera política: denunciam o fim de uma época desenvolvimentista e a decomposição dos sistemas sociais e dos aparatos formais que consolidaram o ____________. Enunciam, também, a exacerbação de novas formas de ___________, construídas com ingredientes que fazem parte de uma emergente ideologia dominante: a que mescla o consumismo com o hedonismo e o individualismo com o egocêntrico e o imediatismo. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. 

(A) manifestação – pandemia – modelo – violência 

(B) criminalidade – epidemia – tecido social – integração 

(C) integração – delitos – fenômeno – manifestação 

(D) adoecimento – doenças – sistema de saúde – tratamento 

(E) delinquência organizada – violência coletiva – Estado nacional – sociabilidade


66. Sobre as relações entre violência, crime e saúde pública, considere as seguintes afirmações. 

I - Ao sistema de assistência à saúde propriamente dito, as consequências da violência, dentre outros aspectos, infligem elevados gastos com estruturas pré-hospitalares, emergência, assistência e reabilitação, processos muito mais custosos que a maioria dos procedimentos médicos convencionais. 

II - Além daqueles que lucram com comercialização de armas, de drogas, de seres humanos e de animais, dentre outros crimes e contravenções internacionais, há outros atores e grupos interessados no mercado da violência. São os que comercializam os sentimentos de insegurança da população. 

III- No contexto social da violência, as maiores vítimas são as classes com renda mais alta, uma vez que são visadas pela delinquência urbana, sendo as vítimas preferenciais de roubos, furtos e latrocínios. 

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.


67. Sobre a relação entre armas de fogo e violência, considere as seguintes afirmações. 

I - O comércio de armas de fogo é o segundo mercado mais lucrativo do mundo, depois do petróleo. E os mapas da violência no Brasil mostram o crescimento das taxas de homicídios nos últimos 25 anos, acompanhado, paralela e concomitantemente, do aumento do uso de armas de fogo nas mãos da população. 

II - Pesquisas dos Centros para Prevenção e Controle das Doenças (Centers for Diseases Control and Prevention – CDC) calculam que a presença de armas de fogo nos lares aumentou em 43 vezes o número de mortos ou feridos, incluindo casos envolvendo membros da mesma família. 

III- Infelizmente, mais da metade dos crimes cometidos com armas acontecem fora do confronto com os bandidos, e sim nos espaços onde vive, trabalha e se diverte  a população comum. Elas costumam ser usadas para dirimir conflitos interpessoais. Muita gente morre nas desavenças, nas brigas de vizinhos, nas contendas conjugais e, sobretudo, depois de bebedeiras nos bares, quando as pessoas perdem o controle emocional. 

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.


69. O conceito de mortalidade por causas externas sempre incluiu os homicídios, os suicídios e os ____________; e o de morbidade, as _________, os envenenamentos, os ferimentos, as fraturas, as _________ e intoxicações por agressões interpessoais e coletivas. 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. 

(A) acidentes – lesões – queimaduras 

(B) desastres – comorbidades – violências 

(C) latrocínios – mortes por afogamento – inalações 

(D) feminicídios – guerras – autolesões 

(E) infanticídios – brigas – quedas 

Comentários