Questões de Concurso - Instituto Consulplan - 2023 - SEGEP - RO - Analista de Desenvolvimento Social - Ciências Sociais
Olás,
Publico agora a prova 69 como material de estudo para as provas finais dos meus alunos de Sociologia e Sociologia do Direito da UFJF-GV, mas também como um bom material de apoio para colegas docentes e estudantes de Ciências Sociais. De um modo geral, para além de um material restrito aos candidatos deste concurso público, as questões publicadas contribuem tanto para o debate da teoria como também para o nosso conhecimento acerca de como tal conhecimento é aplicado em provas com esse caráter. Além disso, constitui um importante material didático que precisamos explorar mais no ensino de graduação.
Questão 31 Havia duas formas de trabalho infantil
durante a Revolução Industrial: crianças classificadas como parish
apprentice (órfão aprendiz) e free labor children (crianças que
trabalhavam nas fábricas junto com os pais). As primeiras eram crianças órfãs
que ficavam sob os cuidados do governo britânico. Os donos das fábricas
forneciam abrigo e comida em troca de seu trabalho; elas não recebiam qualquer
remuneração em dinheiro. Aquelas que recebiam salários extremamente baixos
ganharam o título de free labor children; algumas tinham apenas cinco anos de
idade e trabalhavam em fábricas e minas de carvão. Em virtude do crescimento
das tecelagens, muitas crianças trabalhavam em moinhos de algodão, onde
passavam a maior parte do tempo em locais com muito pouco ar fresco e nenhuma
atividade. Também eram contratadas para trabalhar em fábricas de fósforo, como
limpadores de chaminés, e na fabricação de tijolos. (Condições do trabalho
infantil na Revolução Industrial. Disponível em: ehow.com.br.) O aspecto
relativo à exploração da mão de obra infantil é apenas um dos muitos e sérios
problemas sociais que eclodiram ou se intensificaram com a emergência da
Revolução Industrial. Acirramento da miséria e péssimas condições de trabalho e
vida de um lado, crescimento desigual e acumulação de riqueza de outro, enfim,
um caos social que influenciou no surgimento das Ciências Sociais, na medida em
que:
A) Juntamente com as transformações
sociais e econômicas, as formas de pensamento também se transformaram, e junto
às reações econômicas e sociais surgiam também novos paradigmas.
B) Concomitantemente à Revolução, surgia
um período de muita mudança e de insatisfação, o que levou o próprio
proletariado, já intelectualizado, a buscar teorias que os ajudasse a respaldar
seus direitos.
C) Com o surgimento das indústrias,
muitos trabalhadores tiveram que ir do meio rural para a cidade e, nessa
mudança, tiveram que se alfabetizar e se inteirar das novas ciências vigentes
em busca de aceitação social.
D) O mundo passava por transformações na
vida e estrutura social de uma maneira geral, abandonando inexoravelmente suas
antigas tradições e passando a valorizar os conhecimentos acadêmicos e
científicos.
E) Os pensadores sociais, que já estavam organizados em várias escolas e respaldados por uma série de teorias consensualmente aceitas, foram chamados pelos órgãos públicos para sanar tais problemas periféricos.
Questão 32 A Constituição de 1988, também conhecida
como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização
e símbolo do fim do autoritarismo vigente na Ditadura Militar. Essa
Constituição é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes
políticos e dos cidadãos do nosso país. Foi escrita durante esse processo de redemocratização
do Brasil após o fim da Ditadura. Foi resultado de um amplo debate que se estendeu
durante mais de um ano e simbolizou o início da Nova República. (Disponível em
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/constituicao1988.)
A Constituição de 1988 é considerada por muitos juristas, especialistas em história, profissionais de vários setores, como a mais completa das constituições que o Brasil já teve. Com 34 anos de vigência, abarca inúmeros assuntos anteriormente “esquecidos”. Em relação às questões de cidadania em nosso país:
A) Podemos afirmar categoricamente que
não existem outros documentos ou programas de governo que se refiram a essa
questão.
B) Podemos concluir que existe, sim,
cidadania, desde que ela seja capitaneada em sua totalidade pelo governo e por
seu aparato administrativo.
C) É coerente dizer que toda e qualquer
tentativa de fazer valer os direitos de cidadania acaba sendo minada pela
própria máquina burocrática do Estado.
D) O acesso a direitos e participação
política ficou restrito às elites, com uma ampla exclusão do restante da
população a processos ligados à governança.
E) É possível perceber uma nítida diferença entre cidadania formal, aquela das leis, programas, documentos, e a cidadania real, ou seja, aquela da prática cotidiana.
Questão 33 Berger & Luckmann, sob a ótica da
Sociologia do Conhecimento, definem a socialização como “a ampla e consistente
introdução de um indivíduo no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor
dela”. Definem, ainda, a socialização primária como “a primeira socialização
que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro
da sociedade”; e socialização secundária como “qualquer processo subsequente
que introduz o indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de
sua sociedade”. (BERGER, P. & LUCKMANN, T, 1976.)
Família e escola – nas sociedades que
assim as determinam – acabam sendo as grandes agências socializadoras, respectivamente,
da socialização primária e da socialização secundária, sendo que:
A) Em vários pontos de vista, o processo
de socialização diretamente ligado à família e à escola são complementares entre
si.
B) Mudam os locais e as dinâmicas por
eles impostas, mas a pessoa continua a mesma, mantendo, acima de tudo, o seu
“eu” intacto.
C) São dois processos totalmente
distintos e, na maioria das vezes, antagônicos; embora, às vezes, possam
ocorrer de maneira concomitante.
D) Hoje a questão da socialização
familiar perdeu totalmente a função, pois as crianças são logo introduzidas no
mundo institucional dos berçários e das creches.
E)
Em casa ou com a família, e mesmo nos grupos de amigos, nas escolas ou nas
casas de parentes, o processo de aprendizagem social tem a mesma dinâmica.
Questão 34 Castas na Índia - Durante séculos, as
castas ditaram todos os aspectos da sociedade indiana. Porém, nos anos 50, uma
nova Constituição foi feita, proibindo que os dalits fossem
discriminados e criando cotas para que as castas inferiores fizessem parte de
cargos governamentais. Nesse momento, é rompido – supostamente – a cultura de
segregação milenar na Índia. Porém, após 70 anos desse decreto, a violência
provida deste sistema ainda é uma realidade que está longe de ser erradicada.
Mesmo que nas últimas décadas, graças à urbanização e ao aumento do ensino
laico nas escolas, cada vez mais é visto o casamento entre castas e a
interferência tem diminuído um pouco. Ainda assim, o governo indiano garante
que o sistema não existe mais no país, sendo que ele nunca de fato chegou ao
fim e a esquerda indiana continua lutando para que a Constituição seja
realmente aplicada. (Disponível em:
https://falauniversidades.com.br/entenda-como-se-deu-ofim-das-castas-na-india.
Acesso em: 09/01/23.) Um dos problemas que se coloca, por excelência, à
sociologia é o das diferenças sociais. Na concepção weberiana, elas podem ter
vários princípios explicativos. Um dos critérios de classificação mais
relevantes é dado pela dominância, em determinada unidade histórica, de uma
forma de organização, ou pelo peso particular que cada uma das diversas esferas
da vida coletiva possa ter. Em relação especificamente à questão das castas,
Weber:
A) Declara que a posição social é fixada
pelas qualificações para a ocupação de cargos mais do que pela riqueza, e a
propriedade é um dos determinantes essenciais da posição de seus membros.
B) Elenca pessoas que têm a mesma posição
no que se refere à propriedade de bens ou de habilitações e se encontram em uma
determinada situação de classe, como os mais prováveis membros de uma casta.
C) Diz que uma casta é, sem dúvida, um
estamento fechado, pois todas as obrigações e barreiras que a participação em
um estamento encerra existem em uma casta, na qual são intensificadas em grau
extremo.
D) Identifica os trabalhadores não
qualificados como seus componentes, uma vez que, que segundo ele, formariam uma
classe negativamente privilegiada, mas entre eles se envolve o sentimento de
pertença mútua.
E) Aponta uma separação de esferas – como
a econômica, a religiosa, a política, a jurídica, a social, a cultural – cada
uma delas com lógicas particulares de funcionamento, sendo que a religião tem
função complementar.
Questão 35 Globalização é normalmente associada a
processos econômicos, como a circulação de capitais, a ampliação dos mercados
ou integração produtiva em escala mundial. Mas descreve, também, fenômenos da
esfera social, como criação e expansão de instituições supranacionais,
universalização de padrões culturais e equacionamento de questões concernentes
à totalidade do planeta (meio ambiente, desarmamento nuclear, crescimento
populacional, direitos humanos etc.). Assim, o termo tem designado à crescente
transnacionaliação das relações econômicas, sociais, políticas e culturais que
ocorrem no mundo, sobretudo nos últimos vinte anos. (VIEIRA, 2002, P. 72-3.)
Para compreender a globalização e suas
implicações no conceito de Estado é necessário observar todas as dimensões do
fenômeno, bem como os impactos na própria estrutura estatal. Nesse sentido, um
olhar apurado sobre as dimensões da globalização orienta a reorganização da
luta por direitos e dos problemas a serem enfrentados para efetivá-los. Se
pensarmos especificamente na dimensão sociopolítica, é correto afirmar que:
A) Com o surgimento dos grandes grupos
econômicos ocorreu um total deslocamento de poder dos Estados para os grandes
conglomerados periféricos.
B) Os países, nesse paradigma
relativamente novo (século XXI), devem se acomodar exclusivamente às demandas
do mercado e dos investimentos internacionais.
C) Para alguns estudiosos, a nova divisão
internacional do trabalho, em uma produção realizada em vários países, em termos,
torna obsoletas as fronteiras dos Estados.
D) Em decorrência da internacionalização
do capital, a burguesia industrial coordena as ações para possibilitar a participação
na produção internacionalizada de bens.
E) A abertura econômica não é um
imperativo de participação no desenvolvimento social proveniente das conquistas
do capitalismo. O Estado-Nação torna-se autossuficiente.
Questão 36 No final do século XX, como resposta à
crise do emprego e amparada nos ideais fundamentais do cooperativismo de
autogestão, surgiu no Brasil o movimento da economia solidária, como atesta
Singer (2000, p. 25): “a economia solidária começou a ressurgir, de forma
esparsa na década de 1980, e tomou impulso crescente a partir da segunda metade
dos anos 1990. Ela resulta de movimentos sociais que reagem à crise de
desemprego em massa, que tem seu início em 1981 e se agrava com a abertura do
mercado interno às importações, a partir de 1990”. Na conjuntura nacional do
início do século XXI, em que há uma combinação de elevação da taxa de
desemprego e desemprego estrutural, de precarização das condições de trabalho,
dentre outros fatores, a perspectiva cooperativista tornou-se:
A) Uma estratégia aos estratos médios da
sociedade de fundar e financiar uma mobilização e viabilização de projetos e
utopias completamente dissociados do capitalismo excludente.
B) Um campo de formação de uma nova
classe social, em que os participantes rompem com a hegemonia capitalista norteadora
dos dias atuais, e se dedicam exclusivamente à vida coletiva.
C) A única forma de participação nas
assembleias ou mesmo do contato com os profissionais que atuam nas políticas
públicas de fomento e assessoria dos experimentos de economia solidária.
D) Um macroespaço de formulação
socialista que sustenta um projeto societário, onde as relações sociais
produtivas são subordinadas ao lucro individualizante e concentrador, mas
também à ajuda humanista e solidária.
E) Uma possibilidade de conquista de melhores condições objetivas de vida (alimentação, moradia, renda, educação, convívio comunitário, articulação política, dentre outras) para muitas pessoas à margem do sistema produtivo capitalista.
Questão 37 Polícia do RS abre inquérito para
investigar grupos neonazistas Investigação transcorre desde setembro. Cerca de
15 pessoas são monitoradas. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de
Porto Alegre abriu novo inquérito para investigar a atuação de células
neonazistas no Rio Grande do Sul. De acordo com a delegada Andrea Mattos,
responsável pela investigação, cerca de quinze pessoas são monitoradas.
Conforme a delegada, o inquérito foi aberto em setembro e está em andamento.
Ela afirma que as pessoas monitoradas possuem conexões, mas não necessariamente
agem em conjunto. A delegada explica ainda que, nesses indiciamentos,
somaram-se ao racismo outros crimes como pedofilia, terrorismo e homofobia.
(Polícia do RS abre inquérito para investigar grupos neonazistas | Rio Grande
do Sul | G1. Disponível em: globo.com)
Tanto a ideologia quanto as ações dos
neonazistas, pelos lugares onde atuam, estão diretamente relacionadas ao
etnocentrismo, uma vez que:
A) Os neonazistas resgatam inúmeros
elementos do nazismo, como a ideia de supremacia racial e o antissemitismo, fazendo
proliferar um grande ódio nesses grupos.
B) Demonstram ser extremamente
homofóbicos, com posições misóginas, defendendo, de maneira extremada, anarquistas
e comunistas, grupos que também fazem exaltação ao Holocausto.
C) O movimento neonazista surgiu na
Europa logo após a Segunda Guerra e fez o resgate específico do ideal nazista
de hegemonia econômica alemã diante de todas as demais nações do mundo.
D) Os grupos neonazistas são
caracterizados por um ultranacionalismo, embora sejam proibidos de assumir
posições xenófobas ou perseguir pessoas apenas por suas opções sexuais ou
políticas.
E) Os neonazistas se escoram nos ideais
nazistas, dando-lhes uma nova aparência e usam esses ideais para promover o
ódio àqueles países que no contexto do pós-Segunda Guerra ajudaram a derrotar a
Alemanha.
Questão 38 O Tribunal Superior do Trabalho (TST) limitou a quebra de sigilo do e-mail de um ex-empregado de uma empresa paulista aos chamados metadados das mensagens, como sobre registros de data, horário, contas e endereços de IP. Segundo a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais, a responsável pela análise do caso, não é válida a ordem que autoriza o acesso ao conteúdo de todas as mensagens enviadas e recebidas de conta pessoal de e-mail utilizada por pessoa física, para fins de apuração de suposto ato ilícito. O caso chegou à Justiça no momento em que a empresa passou a suspeitar de que o funcionário estaria repassando informações sigilosas do grupo empresarial para um escritório de advocacia. Na Justiça Comum, a companhia obteve acesso aos e-mails trocados pelo funcionário em ação obtida contra o Yahoo. Também ajuizou ação de indenização na Justiça do Trabalho, em que o juiz de primeiro grau também autorizou a medida, solicitando ao Yahoo cópia de todas as mensagens enviadas e recebidas pelo trabalhador. (Justiça do Trabalho limita quebra de sigilo de e-mail pessoal de empregado; entenda – InfoMoney.) Confidencialidade, segurança, anonimato e privacidade são, hoje, itens muito discutidos no cotidiano do mundo inteiro, nos mais diversos setores e situações. E por que não o seriam em relação às pesquisas sociológicas? Segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Sociologia, em relação às pesquisas sociológicas:
A) A fonte das pesquisas devem ser
confidenciais, mesmo que os informantes concordem ou solicitem ser citados,
para resguardar a seriedade das próprias pesquisas.
B) Publicação e comunicação de dados de
pesquisa constituem propriedade intelectual pública sem possibilidade de
direitos autorais, em hipótese alguma, sobre os mesmos.
C) Quando for garantida a
confidencialidade das informações, sociólogos só podem compartilhá-las com
outros profissionais da sociologia que sejam credenciados ao estado.
D) Se informantes forem facilmente
identificados, pesquisadores devem criar codinomes, alterar os contextos da pesquisa,
ou mesmo impedir a divulgação dos resultados.
E) Cuidados especiais devem existir com os dados de pesquisas de arquivos públicos, protegendo a identidade dos que forneceram informações que constituíram objeto da investigação.
Questão 39 Descobri que nenhum sociólogo é capaz de
realizar o seu ofício antes de percorrer todas as fases de um projeto de
investigação completo, no qual transite do levantamento de dados à sua crítica
e à sua análise e, em seguida, ao tratamento interpretativo propriamente dito.
(Fernandes, 1977:175.) Florestan Fernandes possui bastante destaque na consolidação
do método sociológico, tendo feito apontamentos sobre instituir um padrão de
trabalho científico para os sociólogos brasileiros. Na história das ciências
sociais no Brasil, alguns fatos são considerados relevantes, tais como:
A) A partir de 1930, a reorganização do
ensino superior nacional e o investimento em centros de investigações abriram
espaço para a institucionalização das ciências sociais nas principais cidades
do país.
B) Os precursores das ciências sociais,
pesquisadores que mantinham estreita relação com os interesses das classes
populares, serem capitaneados pelo sindicalismo nascente e terem grande
influência no anarcossindicalismo.
C) A institucionalização e a consolidação
pioneira de cursos de ciências sociais em nosso país que se relacionam diretamente
com a adoção na educação de disciplinas como Organização Social e Política
Brasileira (OSPB).
D) A inclusão da sociologia e das demais
ciências sociais no currículo das escolas normais (magistério) nas últimas décadas
do século XX, o que contribuiu para a consolidação da explicação sociológica no
imaginário brasileiro.
E) Os primeiros intelectuais a construir uma temática social especificamente brasileira eram um grupo formado por juristas, engenheiros e médicos que, de uma maneira uníssona, fundamentavam suas reflexões nas teorias marxistas.
Questão 40 Observe a imagem a seguir: Homens
Mulheres (A mulher no mercado de trabalho: Representação da mulher atual.
Disponível em: mulher-mercado-trabalho.blogspot.com.) A partir dos anos 1990,
principalmente com a ampliação do debate sobre globalização e seus efeitos, os
estudos sobre gênero e trabalho se diversificaram ainda mais. Tendo em vista a
análise do gráfico e a realidade brasileira ao longo do tempo em relação à
democratização do mercado de trabalho e da sociedade, assinale a afirmativa
correta.
A) A consciência social por parte das
mulheres no Brasil é algo ultrarrecente de fato, pois não temos históricos de
movimentos feministas antes da segunda metade do século passado.
B) A interação entre poder, “raça”
(etnia), gênero, classe e conservadorismo ainda é palco de muito tabu em nosso
país, o que determina totalmente o estado deficitário do mercado de trabalho
feminino.
C) No Brasil, desenvolveu-se uma crítica
feminista em diversas áreas do conhecimento, como sociologia e história, que
procuravam eliminar os efeitos do patriarcalismo e do androcentrismo da
realidade existente.
D) Inúmeros sindicatos exclusivamente
feministas foram criados e incluíram o ponto de vista das mulheres na
conjuntura organizacional das empresas, garantindo, assim, o campo para a
igualdade de direitos trabalhistas.
E) A luta pela entrada da mulher no
mercado de trabalho, no Brasil especificamente, sempre teve uma perspectiva
marxista revolucionária, o que acabou se contrapondo aos políticos
conservadores do país.
Questão 41 Há pouco acordo sobre a definição de
modernidade dada pelos teóricos contemporâneos. De fato, há mais discordância
do que concordância na definição da modernidade. Por exemplo, Anthony Giddens
considera a modernidade como uma força inexorável – uma força que oferece uma
série de vantagens, mas também representa uma série de perigos. Os perigos são
tão poderosos que podem esmagar a sociedade e dilacerá-la. (5 Teóricos
Contemporâneos da Modernidade que Definem Definitiva[1]mente
a Modernidade. Disponível em: triangleinnovationhub.com.) Tendo em vista alguns
dos pensadores e idéias ligadas às teorias da modernidade no pensamento
sociológico contemporâneo, assinale a afirmativa correta.
A) A maioria prefere olhar para o lado
negativo da modernidade dizendo apenas que a sociedade moderna é uma sociedade
fadada à catástrofe de forma que as pessoas não têm como se proteger.
B) Muitos olham apenas para o lado
positivo da modernidade. São otimistas e preconizam que a racionalidade é
característica fundamental dessa sociedade, o que garante bons frutos e futuro
promissor.
C) Alguns teóricos concordam, de uma
maneira geral, que a sociedade atual está passando pela modernidade e aceitam a
noção benéfica da modernidade, embora tenham riscos envolvidos na sociedade
moderna.
D) Os principais teóricos da atualidade
sinalizam, como grande característica da modernidade, a concentração dos meios
de violência nas mãos do Estado, de forma irredutível e opressora, em uma
agressão sem precedentes à democracia tradicional.
E) No Brasil, os teóricos da modernidade a veem como uma enorme máquina gigantesca, que pode transportar qualquer carga e atravessar qualquer terreno. Mas também tem a capacidade de esmagar qualquer um que se atreva a resistir.
Questão 42 Aconteceu na campanha “Diretas Já” [...]
todos os principais veículos da mídia brasileira, com exceção da Folha/UOL, em
1984, os primeiros grandes comícios contra a Ditadura Militar só tiveram
destaque neste mesmo jornal, que desde o início en[1]campou
a luta por eleições diretas para Presidente da República. O regime dos generais
já começava a desmoronar e logo o país reconquistaria a democracia. Os demais
veículos só entrariam para valer na cobertura quando multidões já to[1]mavam as ruas de todo o país e não tinha mais
jeito de esconder. (Disponível em:
https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/
2021/05/30/como-nas-diretas-ja-a-grande-midia-esconde-protestos[1]com-excecao-da-folha.h.)
O “quarto poder” é uma denominação de
cunho alusivo aos três poderes do Estado Democrático de Direito. Expressão
criada com o intuito de salientar o poder que os meios de comunicação em massa,
“mídia”, possuem. Hoje, como a mídia está presente praticamente em todos os
setores da vida, em uma interdependência exacerbada, nesse contexto, esse
“quarto poder”:
A) Tem desempenhado papel de destaque na
política brasileira, influenciando ações de governo e comportamento da
sociedade, muitas vezes extrapolando seu papel.
B) Acaba por ter a função exclusiva de
destruir a credibilidade de políticos, empresas e pessoas de acordo com os
interesses dos grupos econômicos que a controlam.
C) Esse poder de difusão é livremente
utilizado pelos políticos como forma de conseguir apoio popular, principalmente
porque contam com o respaldo legal da própria Constituição Federal Brasileira.
D) A capacidade da mídia de manipular
informações em benefício de interesses políticos levou ao cerceamento de
servidores públicos que, hoje, têm pouco controle sobre veículos de
comunicação.
E) Devido a essa capacidade de manipular
a opinião pública, de influenciar escolhas e comportamentos dos indivíduos, deixou
totalmente de ser uma “esfera pública” e se transformou em uma “esfera
privada”.
Questão 43 O pensamento dos clássicos levou outros
autores a se debruçarem nas ideias desses teóricos, principalmente quando se
observa o debate sobre as mudanças ocasionadas com o desenvolvimento
tecnológico e suas consequentes transformações sociais. Assim, o modo
particular desses teóricos expressa relações com a razão moderna, na medida em
que a modernidade apresenta uma reflexão que passa a ser analisada tanto por
ênfase na coesão social quanto nos conflitos ocasionados por esta. Algumas
discussões são feitas com relação às teorias sociais clássicas que, por vezes,
são alvo de críticas diante da consolidação da sociedade capitalista. (GIDDENS,
1991.) Em meados do século XIX, início do século XX, três pensadores geniais
desenvolveram um conjunto de teorias para explicar a sociedade moderna, com
impacto suficiente no meio social, especialmente o meio cultural e acadêmico,
para que carregassem no período que se seguiu o designativo de autores
clássicos e passassem a influenciar seus pares, naquele tempo, e muito depois.
Cada um a seu modo apresentou estudos profundos, sendo que:
A) Em todos os autores clássicos e, por
isso, nessa designação aparece o homem como centro das especulações, em uma
tendência antropocêntrica que ainda preconiza a supervalorização da fé cristã.
B) Na Teoria Sociológica de Karl Marx
podemos perceber como um dos referenciais histórico-dialéticos aquilo que diz
respeito diretamente a um viés econômico como determinante do estabelecimento
de outras relações sociais.
C) Na Teoria Política de DurKheim tem vez
a dimensão apenas teórica como uma tomada de posição em relação aos problemas
identificados no desenvolvimento da sociedade moderna, ou seja, a ação
individual e a ação social.
D) Em Marx e Weber, ao contrário de
Durkheim, há a extrema preocupação de explicar a modernidade no contexto do desenvolvimento
social, com alternativas para a construção da harmonia social através da
equidade de classes.
E) Na Teoria da Modernidade de Weber podemos acoplar a unidade teórico-empírica, no que toca mais de perto ao conhecimento das causas prioritariamente econômicas e materiais do surgimento da sociedade moderna.
Questão 44 O início do período da Sociologia
Contemporânea no Brasil corresponde à fase de emergência da sociologia
científica. A institucionalização acadêmica da sociologia no Brasil ocorreu em
meados da década de 1930, com a criação da Escola Livre de Sociologia e
Política de São Paulo (1933) e com a criação da Seção de Sociologia e Ciência
Política da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (1934). Nas
palavras de Florestan Fernandes, configurava-se, então, plenamente um novo
perío[1]do da sociologia no Brasil, o qual, embora
com raízes no segundo quartel deste século, só se configura plenamente no
pós-guerra. (Fernandes, 1977, p. 28). Nesse momento específico da chamada
“Sociologia Contemporânea no Brasil”, uma das características dominantes da
sociologia em nosso país:
A) Era se espelhar da melhor forma
possível à elaboração de teorias sociais sob a influência de ideias
filosófico-sociais latino-americanas.
B) Era a preocupação de subordinar o
labor intelectual, no estudo dos fenômenos sociais, aos padrões de trabalho
científico sistemático.
C) Foi o deslocamento temático com
implicações teórico-práticas significativas, dos estudos sociológicos para o
problema do controle da sociedade civil.
D) Eram as referências do positivismo, do
evolucionismo e das influências das escolas antropológicas italiana e anglo-
-americana, seguidas com rigor.
E) Foram as primeiras cátedras de sociologia dentro do esforço democratizante do movimento reformista pedagógico que tem sua expressão em Gilberto Freyre.
Questão 45 Depois da hegemonia das correntes
pós-modernas nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90, que viam como impossível
a comparação etnográfica, a acumulação de materiais de campo, a maior
comunicação entre os investigadores e a discussão dos princípios relativistas
no interior das próprias sociedades tradicionais, levaram ao ressurgimento de
projetos comparativos orientados para a identificação de tendências na evolução
social. Descola e Palsson, por exemplo, afirmam: “paradoxalmente, uma fé
renovada no projeto comparativo pode ter emergida da riqueza mesmo da própria
experiência etnográfica, isto é, do reconhecimento partilhado de que certos
padrões, estilos de prática e conjuntos de valores, descritos por colegas
antropólogos em diferentes partes do mundo, são compatíveis com o conhecimento
que cada um tem de uma sociedade particular. Em outras palavras, a etnografia
promove o foco no particular, e a multiplicação de particulares etnográficos
reaviva o interesse pela comparação. (Descola e Palsson 1996: 17-18. A
antropologia hoje. Disponível em: bvs.br.) A presente crise ecológica conduziu
a uma revisão de paradigmas em antropologia e ao questionamento da contribuição
da disciplina para a elaboração das políticas ambientais e para a luta dos
movimentos ambientalistas. Dessa forma:
A) Pode-se afirmar que a antropologia
atualmente é vista por muitos como muito valiosa para aqueles que pretendem construir
uma sociedade mais sustentável.
B) Determina-se que, a partir de agora, e
com a aquiescência estatal, a participação da antropologia na elaboração das
políticas ambientais é indispensável.
C) Afirma-se que a antropologia garante
exclusivamente pautas metodológicas, para o estudo das relações entre cultura e
ambiente contra a visão consumista da cultura.
D) Entendendo-se a cultura como um
processo histórico, a antropologia supera de vez os erros derivados do relativismo
cultural, atualmente quase inexistente.
E) Percebe-se que há um novo e principal
paradigma na função antropológica: produzir informação sobre as atitudes
perante o meio natural de humanos modernos.
Questão 46 Turismo étnico oferece imersão única na
cultura e no modo de vida - Crescendo cada vez mais no gosto dos viajantes, o
turismo étnico surgiu como uma vertente do turismo cultural, ajudando a
valorizar ainda mais o patrimônio de uma região e seu povo nativo. De acordo
com o Ministério do Turismo, esse tipo de turismo tem como diferencial o
envolvimento das comunidades que representam os processos imigratórios
europeus, asiáticos e africanos, além de valorizar os espaços e a cultura das
comunidades indígenas e as comunidades quilombolas. Outros grupos sociais e
seus legados étnicos também passam a ser valorizados com o turismo étnico,
trazendo luz aos seus valores, saberes, fazeres e modo de vida em geral.
(Turismo étnico oferece imersão única na cultura e no modo de vida - Folha de
Boa Vista. Disponível em: folhabv.com.br.) De acordo com estudos do Sebrae,
houve um crescimento do turismo étnico no Brasil, especialmente no afroturismo.
Sobre esse tipo específico de turismo, é correto afirmar que:
A) Movido pela história da população e
sua identidade, o turismo étnico, ou simplesmente “etnoturismo”, provoca
rupturas culturais irreversíveis aos povos em questão.
B) Apesar do crescimento do turismo
étnico no Brasil, especialmente no afroturismo, a forte relação da cultura brasileira
com a cultura afro tira bastante aquela ideia de novo conhecimento.
C) É bom que esses contatos sejam feitos
com respeito e estudo prévio, afinal, é importante que o turismo não agrida ou
mesmo modifique de alguma forma as tradições culturais desses povos.
D) Ainda que esse tipo de turismo exista
e se desenvolva, é importante lembrar que o povo do Brasil não é muito ligado
às suas raízes, valorizando muito pouco ou nada as manifestações culturais
brasileiras.
E) É evidente que esse tipo de turismo
pode e com certeza irá alterar as relações de valorização de culturas diferentes
da nossa, fazendo com que sentimentos ligados ao preconceito e à xenofobia
sejam extintos.
Questão 47 Mulher acusada de adultério é até
apedrejada até a morte pelo EI na Síria Uma mulher foi apedrejada até a morte
no nordeste da Síria pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que a acusou
de haver cometido adultério, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos
(OSDH). A ONG disse que os radicais assassinaram a mulher na cidade de Buqros,
no nordeste do país do Oriente Médio. A vítima era uma deslocada originária do
campo de refugiados palestinos de Al Yarmuk, no sul de Damasco, e trabalhava em
um hospital de Al Mayadin, reduto principal do EI nesta província que faz
fronteira com o Iraque. (Disponível em:
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/orientemedio/mulher-acusada-de-adulterio-e-ate-apedrejada-ate-a-mortepelo-ei-na-siria.)
Por mais que uma notícia dessas seja um choque, uma agressão aos nossos
costumes e cultura, existem grupos, em determinados países do mundo, que acham
não só normal, como correto. Existem organismos mundiais atualmente, que tentam
inibir tais ações, mas elas continuam a acontecer, nas mais variadas nuances.
No Relativismo Cultural, uma tendência filosófica e sociológica, essas
diferenças culturais:
A) Foram levantadas e serviram para
respaldar e embasar os postulados que referendavam o Evolucionismo e o
Darwinismo.
B) Existem como verdades morais e
princípios éticos absolutos ou universais, mas com sistemas de ação diferenciados.
C) A abordagem do relativismo cultural –
também chamado culturalismo – passou a ser ignorada como critério de análise e
pesquisa social.
D) Ao serem analisadas, não podem ser
vistas como resultado de culturas superiores ou inferiores e nem ser ordenadas
em um esquema evolutivo.
E) São vistas como válidas e ricas em si, embora essa teoria não se abstenha de fazer julgamento moral e ético sobre os diferentes parâmetros que definem as culturas.
Questão 48 Diante do real, aquilo que cremos saber
com clareza ofusca o que deveríamos saber. Quando o espírito se apresenta à
cultura científica, nunca é jovem. Aliás, é bem velho porque tem a idade de
seus preconceitos. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em
conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de
conhecê-los. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo,
como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O
espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não
compreendemos; sobre questões que não sabemos formular com clareza. (As etapas
da Pesquisa em Ciências Sociais. Disponível em: unemat.br.)
A pesquisa nas ciências sociais é um
processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos
conhecimentos no campo da realidade social. No entanto, é importante distinguir
“ciências sociais” de “sociologia”, por exemplo. Embora estejam intrinsecamente
ligadas, é importante salientar que:
A) As “ciências sociais” são um campo do
conhecimento mais abrangente formado por algumas áreas, entre elas a sociologia.
Em outras palavras, a sociologia é um dos ramos das ciências sociais.
B) Em ambas pode-se estudar o
funcionamento dos relacionamentos sociais entre os indivíduos que fazem parte
de uma sociedade, desde que os estudos não se envolvam com ideologias e
relações de poder.
C) A sociologia, especificamente,
trabalha com a investigação ao longo do tempo, ou seja, considera os fatores
históricos e o contexto em torno de um determinado objeto de estudo, o que não
precisa ocorrer nas ciências sociais.
D) As ciências sociais são uma ampla área
de estudos voltada a entender a forma de funcionamento, desenvolvimento e
organização das sociedades, enquanto a sociologia estuda os aspectos
urbano-industriais da mesma sociedade.
E) Nas ciências sociais são estudados
todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade, embora o método
utilizado seja prioritariamente a pesquisa bibliográfica, não sendo aceita a
pesquisa de campo, considerada senso comum.
Questão 49 A América Latina – e o Brasil dentro
dela – tem sido o continente que mais diminui a desigualdade, a pobreza e a
miséria, melhorando consideravelmente a situação social do continente mais
desigual do mundo. Porém, isso não tem levado à diminuição da violência,
demonstrando que, embora o vínculo entre os dois planos seja real, sua relação
não é mecânica. O Brasil tem conseguido, pela primeira vez, promover os
direitos sociais da grande massa pobre da população. Porém, essa melhoria, aqui
também, não tem sido seguida por diminuição da violência. Mas os casos não
podem ser isolados da exploração da violência por setores da mídia – tanto de
rádio, quanto de tevê e de imprensa escrita –, que não somente exacerbam os
casos de violência, como promovem formas privadas e diretas de resposta. Como
no caso em questão, uma comentarista de extrema direita na TV não apenas
defendeu a ação dos que a exerceram, como conclamou a que outros fizessem o
mesmo e recomendou, aos defensores dos direitos humanos, que adotem esses
jovens nas suas famílias. (Violência e desigualdade social | Sociedade | EL
PAÍS Brasil. Disponível em: elpais.com.) Apesar dos avanços (lentos) na redução
das desigualdades sociais no Brasil nas últimas décadas, houve um aumento da
violência que se mostrou eficaz como instrumento de produção de mais
desigualdades, a exemplo do alarmante aumento de encarceramento da população
brasileira resultante, dentre outros problemas, do crime organizado. Assim em
que pesem os avanços obtidos, eles não se apresentam de forma homogênea no
país, o que:
A) Provoca o aumento exponencial do
conservadorismo que aparece como uma reação à ampliação de direitos e resolução
efetiva dos problemas das comunidades tradicionais.
B) Faz proliferar movimentos sociais
ligados à liberdade e à tolerância religiosa, que hoje estão no cerne da
maioria dos problemas sociais do país e às políticas públicas dirigidas a essas
populações.
C) Justifica as estatísticas de dados que
se referem à violência e comprovam que atualmente as agressões contra as
mulheres são tão comuns quanto àquelas que atingem a população masculina e
infantil.
D) Demonstra que existe uma relação entre
as transformações das desigualdades socioeconômicas e suas conexões com a
violência, mas não especificamente que ambas se desenvolvam da mesma forma.
E) Impede qualquer avanço nas lutas dos
movimentos sociais e a chegada ao poder de um governo de fato democrático e
populista que por meio de uma agenda mais inclusiva possa minimizar os
problemas.
Questão 50 No Brasil, a valorização do trabalho e
do trabalhador, conforme preceitos traçados pelo OIT, fora inserida na Constituição
de 1934, a primeira a Constituição Brasileira a incorporar os direitos sociais
e a ordem econômica em nosso país. Em 1º de maio de 1943, foi promulgada a
Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Deve-se ressaltar que a CLT não teve
apenas efeito sobre as relações de trabalho, mas também no âmago do
trabalhador, fazendo com que ele passasse a se valorizar e, com isso, exigir
ser valorizado, como descreve Márcio Túlio Viana: “desse modo, ao lado da CLT,
a imagem do nosso trabalhador foi mudando – até para ele mesmo. Antes, o
trabalho já valorizava os produtos que ele fazia, agora, ele próprio ganhava um
valor que antes parecia não ter. Já não era preguiçoso ou ignorante. Era de
raça boa, exemplo para o mundo. E tinha agora uma identidade – a identidade que
os anarquistas queriam lhe dar e que a própria CLT lhe oferecia, mesmo de
maneira um tanto diferente”. (VIANA, 2013.) A ideia do trabalho como forma de
realização do homem em sociedade infelizmente atinge uma parcela pequena de
trabalhadores, de modo que no mundo do trabalho atual convivem, sob a mesma
legislação, trabalhadores com características muito distintas. Além disso, na
atualidade brasileira, especificamente:
A) Verifica-se assim que a sociedade e o
mundo do trabalho contemporâneo são voláteis, às vezes se modificam conforme as
necessidades corporativas ou individuais.
B) A doutrina dominante em relação ao
trabalho tem exposto que a natureza da relação de emprego só pode ser
contratual independentemente da vontade das partes.
C) Mesmo após a abolição da CLT continuam
as relações de precarização do trabalho e do trabalhador, bem como a ausência
de políticas públicas que visem a criação de empregos.
D) O que dificulta garantir o caráter
real do direito do trabalho, sem fazer com que ele perca sua essência, é
identificar os trabalhadores que necessitam realmente de sua proteção.
E) As relações de trabalho, sejam elas de
emprego ou não (uma relação de emprego sempre é relação de trabalho; mas nem
toda relação de trabalho é relação de emprego), são geridas unicamente pela
CLT.
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