Questões de Concurso - Instituto Consulplan - 2023 - SEGEP - RO - Analista de Desenvolvimento Social - Ciências Sociais

 

Olás,


Publico agora a prova 69 como material de estudo para as provas finais dos meus alunos de Sociologia e Sociologia do Direito da UFJF-GV, mas também como um bom material de apoio para colegas docentes e estudantes de Ciências Sociais. De um modo geral, para além de um material restrito aos candidatos deste concurso público, as questões publicadas contribuem tanto para o debate da teoria como também para o nosso conhecimento acerca de como tal conhecimento é aplicado em provas com esse caráter. Além disso, constitui um importante material didático que precisamos explorar mais no ensino de graduação.

Questão 31 Havia duas formas de trabalho infantil durante a Revolução Industrial: crianças classificadas como parish apprentice (órfão aprendiz) e free labor children (crianças que trabalhavam nas fábricas junto com os pais). As primeiras eram crianças órfãs que ficavam sob os cuidados do governo britânico. Os donos das fábricas forneciam abrigo e comida em troca de seu trabalho; elas não recebiam qualquer remuneração em dinheiro. Aquelas que recebiam salários extremamente baixos ganharam o título de free labor children; algumas tinham apenas cinco anos de idade e trabalhavam em fábricas e minas de carvão. Em virtude do crescimento das tecelagens, muitas crianças trabalhavam em moinhos de algodão, onde passavam a maior parte do tempo em locais com muito pouco ar fresco e nenhuma atividade. Também eram contratadas para trabalhar em fábricas de fósforo, como limpadores de chaminés, e na fabricação de tijolos. (Condições do trabalho infantil na Revolução Industrial. Disponível em: ehow.com.br.) O aspecto relativo à exploração da mão de obra infantil é apenas um dos muitos e sérios problemas sociais que eclodiram ou se intensificaram com a emergência da Revolução Industrial. Acirramento da miséria e péssimas condições de trabalho e vida de um lado, crescimento desigual e acumulação de riqueza de outro, enfim, um caos social que influenciou no surgimento das Ciências Sociais, na medida em que:

A) Juntamente com as transformações sociais e econômicas, as formas de pensamento também se transformaram, e junto às reações econômicas e sociais surgiam também novos paradigmas.

B) Concomitantemente à Revolução, surgia um período de muita mudança e de insatisfação, o que levou o próprio proletariado, já intelectualizado, a buscar teorias que os ajudasse a respaldar seus direitos.

C) Com o surgimento das indústrias, muitos trabalhadores tiveram que ir do meio rural para a cidade e, nessa mudança, tiveram que se alfabetizar e se inteirar das novas ciências vigentes em busca de aceitação social.

D) O mundo passava por transformações na vida e estrutura social de uma maneira geral, abandonando inexoravelmente suas antigas tradições e passando a valorizar os conhecimentos acadêmicos e científicos.

E) Os pensadores sociais, que já estavam organizados em várias escolas e respaldados por uma série de teorias consensualmente aceitas, foram chamados pelos órgãos públicos para sanar tais problemas periféricos.


Questão 32 A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo vigente na Ditadura Militar. Essa Constituição é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país. Foi escrita durante esse processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura. Foi resultado de um amplo debate que se estendeu durante mais de um ano e simbolizou o início da Nova República. (Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/historiab/constituicao1988.)

A Constituição de 1988 é considerada por muitos juristas, especialistas em história, profissionais de vários setores, como a mais completa das constituições que o Brasil já teve. Com 34 anos de vigência, abarca inúmeros assuntos anteriormente “esquecidos”. Em relação às questões de cidadania em nosso país:

A) Podemos afirmar categoricamente que não existem outros documentos ou programas de governo que se refiram a essa questão.

B) Podemos concluir que existe, sim, cidadania, desde que ela seja capitaneada em sua totalidade pelo governo e por seu aparato administrativo.

C) É coerente dizer que toda e qualquer tentativa de fazer valer os direitos de cidadania acaba sendo minada pela própria máquina burocrática do Estado.

D) O acesso a direitos e participação política ficou restrito às elites, com uma ampla exclusão do restante da população a processos ligados à governança.

E) É possível perceber uma nítida diferença entre cidadania formal, aquela das leis, programas, documentos, e a cidadania real, ou seja, aquela da prática cotidiana.


Questão 33 Berger & Luckmann, sob a ótica da Sociologia do Conhecimento, definem a socialização como “a ampla e consistente introdução de um indivíduo no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor dela”. Definem, ainda, a socialização primária como “a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade”; e socialização secundária como “qualquer processo subsequente que introduz o indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade”. (BERGER, P. & LUCKMANN, T, 1976.)

Família e escola – nas sociedades que assim as determinam – acabam sendo as grandes agências socializadoras, respectivamente, da socialização primária e da socialização secundária, sendo que:

A) Em vários pontos de vista, o processo de socialização diretamente ligado à família e à escola são complementares entre si.

B) Mudam os locais e as dinâmicas por eles impostas, mas a pessoa continua a mesma, mantendo, acima de tudo, o seu “eu” intacto.

C) São dois processos totalmente distintos e, na maioria das vezes, antagônicos; embora, às vezes, possam ocorrer de maneira concomitante.

D) Hoje a questão da socialização familiar perdeu totalmente a função, pois as crianças são logo introduzidas no mundo institucional dos berçários e das creches.

E) Em casa ou com a família, e mesmo nos grupos de amigos, nas escolas ou nas casas de parentes, o processo de aprendizagem social tem a mesma dinâmica. 

 

Questão 34 Castas na Índia - Durante séculos, as castas ditaram todos os aspectos da sociedade indiana. Porém, nos anos 50, uma nova Constituição foi feita, proibindo que os dalits fossem discriminados e criando cotas para que as castas inferiores fizessem parte de cargos governamentais. Nesse momento, é rompido – supostamente – a cultura de segregação milenar na Índia. Porém, após 70 anos desse decreto, a violência provida deste sistema ainda é uma realidade que está longe de ser erradicada. Mesmo que nas últimas décadas, graças à urbanização e ao aumento do ensino laico nas escolas, cada vez mais é visto o casamento entre castas e a interferência tem diminuído um pouco. Ainda assim, o governo indiano garante que o sistema não existe mais no país, sendo que ele nunca de fato chegou ao fim e a esquerda indiana continua lutando para que a Constituição seja realmente aplicada. (Disponível em: https://falauniversidades.com.br/entenda-como-se-deu-ofim-das-castas-na-india. Acesso em: 09/01/23.) Um dos problemas que se coloca, por excelência, à sociologia é o das diferenças sociais. Na concepção weberiana, elas podem ter vários princípios explicativos. Um dos critérios de classificação mais relevantes é dado pela dominância, em determinada unidade histórica, de uma forma de organização, ou pelo peso particular que cada uma das diversas esferas da vida coletiva possa ter. Em relação especificamente à questão das castas, Weber:

A) Declara que a posição social é fixada pelas qualificações para a ocupação de cargos mais do que pela riqueza, e a propriedade é um dos determinantes essenciais da posição de seus membros.

B) Elenca pessoas que têm a mesma posição no que se refere à propriedade de bens ou de habilitações e se encontram em uma determinada situação de classe, como os mais prováveis membros de uma casta.

C) Diz que uma casta é, sem dúvida, um estamento fechado, pois todas as obrigações e barreiras que a participação em um estamento encerra existem em uma casta, na qual são intensificadas em grau extremo.

D) Identifica os trabalhadores não qualificados como seus componentes, uma vez que, que segundo ele, formariam uma classe negativamente privilegiada, mas entre eles se envolve o sentimento de pertença mútua.

E) Aponta uma separação de esferas – como a econômica, a religiosa, a política, a jurídica, a social, a cultural – cada uma delas com lógicas particulares de funcionamento, sendo que a religião tem função complementar. 


Questão 35 Globalização é normalmente associada a processos econômicos, como a circulação de capitais, a ampliação dos mercados ou integração produtiva em escala mundial. Mas descreve, também, fenômenos da esfera social, como criação e expansão de instituições supranacionais, universalização de padrões culturais e equacionamento de questões concernentes à totalidade do planeta (meio ambiente, desarmamento nuclear, crescimento populacional, direitos humanos etc.). Assim, o termo tem designado à crescente transnacionaliação das relações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorrem no mundo, sobretudo nos últimos vinte anos. (VIEIRA, 2002, P. 72-3.)

Para compreender a globalização e suas implicações no conceito de Estado é necessário observar todas as dimensões do fenômeno, bem como os impactos na própria estrutura estatal. Nesse sentido, um olhar apurado sobre as dimensões da globalização orienta a reorganização da luta por direitos e dos problemas a serem enfrentados para efetivá-los. Se pensarmos especificamente na dimensão sociopolítica, é correto afirmar que:

A) Com o surgimento dos grandes grupos econômicos ocorreu um total deslocamento de poder dos Estados para os grandes conglomerados periféricos.

B) Os países, nesse paradigma relativamente novo (século XXI), devem se acomodar exclusivamente às demandas do mercado e dos investimentos internacionais.

C) Para alguns estudiosos, a nova divisão internacional do trabalho, em uma produção realizada em vários países, em termos, torna obsoletas as fronteiras dos Estados.

D) Em decorrência da internacionalização do capital, a burguesia industrial coordena as ações para possibilitar a participação na produção internacionalizada de bens.

E) A abertura econômica não é um imperativo de participação no desenvolvimento social proveniente das conquistas do capitalismo. O Estado-Nação torna-se autossuficiente.

 

Questão 36 No final do século XX, como resposta à crise do emprego e amparada nos ideais fundamentais do cooperativismo de autogestão, surgiu no Brasil o movimento da economia solidária, como atesta Singer (2000, p. 25): “a economia solidária começou a ressurgir, de forma esparsa na década de 1980, e tomou impulso crescente a partir da segunda metade dos anos 1990. Ela resulta de movimentos sociais que reagem à crise de desemprego em massa, que tem seu início em 1981 e se agrava com a abertura do mercado interno às importações, a partir de 1990”. Na conjuntura nacional do início do século XXI, em que há uma combinação de elevação da taxa de desemprego e desemprego estrutural, de precarização das condições de trabalho, dentre outros fatores, a perspectiva cooperativista tornou-se:

A) Uma estratégia aos estratos médios da sociedade de fundar e financiar uma mobilização e viabilização de projetos e utopias completamente dissociados do capitalismo excludente.

B) Um campo de formação de uma nova classe social, em que os participantes rompem com a hegemonia capitalista norteadora dos dias atuais, e se dedicam exclusivamente à vida coletiva.

C) A única forma de participação nas assembleias ou mesmo do contato com os profissionais que atuam nas políticas públicas de fomento e assessoria dos experimentos de economia solidária.

D) Um macroespaço de formulação socialista que sustenta um projeto societário, onde as relações sociais produtivas são subordinadas ao lucro individualizante e concentrador, mas também à ajuda humanista e solidária.

E) Uma possibilidade de conquista de melhores condições objetivas de vida (alimentação, moradia, renda, educação, convívio comunitário, articulação política, dentre outras) para muitas pessoas à margem do sistema produtivo capitalista. 


Questão 37 Polícia do RS abre inquérito para investigar grupos neonazistas Investigação transcorre desde setembro. Cerca de 15 pessoas são monitoradas. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre abriu novo inquérito para investigar a atuação de células neonazistas no Rio Grande do Sul. De acordo com a delegada Andrea Mattos, responsável pela investigação, cerca de quinze pessoas são monitoradas. Conforme a delegada, o inquérito foi aberto em setembro e está em andamento. Ela afirma que as pessoas monitoradas possuem conexões, mas não necessariamente agem em conjunto. A delegada explica ainda que, nesses indiciamentos, somaram-se ao racismo outros crimes como pedofilia, terrorismo e homofobia. (Polícia do RS abre inquérito para investigar grupos neonazistas | Rio Grande do Sul | G1. Disponível em: globo.com)

Tanto a ideologia quanto as ações dos neonazistas, pelos lugares onde atuam, estão diretamente relacionadas ao etnocentrismo, uma vez que:

A) Os neonazistas resgatam inúmeros elementos do nazismo, como a ideia de supremacia racial e o antissemitismo, fazendo proliferar um grande ódio nesses grupos.

B) Demonstram ser extremamente homofóbicos, com posições misóginas, defendendo, de maneira extremada, anarquistas e comunistas, grupos que também fazem exaltação ao Holocausto.

C) O movimento neonazista surgiu na Europa logo após a Segunda Guerra e fez o resgate específico do ideal nazista de hegemonia econômica alemã diante de todas as demais nações do mundo.

D) Os grupos neonazistas são caracterizados por um ultranacionalismo, embora sejam proibidos de assumir posições xenófobas ou perseguir pessoas apenas por suas opções sexuais ou políticas.

E) Os neonazistas se escoram nos ideais nazistas, dando-lhes uma nova aparência e usam esses ideais para promover o ódio àqueles países que no contexto do pós-Segunda Guerra ajudaram a derrotar a Alemanha.

 

Questão 38 O Tribunal Superior do Trabalho (TST) limitou a quebra de sigilo do e-mail de um ex-empregado de uma empresa paulista aos chamados metadados das mensagens, como sobre registros de data, horário, contas e endereços de IP. Segundo a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais, a responsável pela análise do caso, não é válida a ordem que autoriza o acesso ao conteúdo de todas as mensagens enviadas e recebidas de conta pessoal de e-mail utilizada por pessoa física, para fins de apuração de suposto ato ilícito. O caso chegou à Justiça no momento em que a empresa passou a suspeitar de que o funcionário estaria repassando informações sigilosas do grupo empresarial para um escritório de advocacia. Na Justiça Comum, a companhia obteve acesso aos e-mails trocados pelo funcionário em ação obtida contra o Yahoo. Também ajuizou ação de indenização na Justiça do Trabalho, em que o juiz de primeiro grau também autorizou a medida, solicitando ao Yahoo cópia de todas as mensagens enviadas e recebidas pelo trabalhador. (Justiça do Trabalho limita quebra de sigilo de e-mail pessoal de empregado; entenda – InfoMoney.) Confidencialidade, segurança, anonimato e privacidade são, hoje, itens muito discutidos no cotidiano do mundo inteiro, nos mais diversos setores e situações. E por que não o seriam em relação às pesquisas sociológicas? Segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Sociologia, em relação às pesquisas sociológicas:

A) A fonte das pesquisas devem ser confidenciais, mesmo que os informantes concordem ou solicitem ser citados, para resguardar a seriedade das próprias pesquisas.

B) Publicação e comunicação de dados de pesquisa constituem propriedade intelectual pública sem possibilidade de direitos autorais, em hipótese alguma, sobre os mesmos.

C) Quando for garantida a confidencialidade das informações, sociólogos só podem compartilhá-las com outros profissionais da sociologia que sejam credenciados ao estado.

D) Se informantes forem facilmente identificados, pesquisadores devem criar codinomes, alterar os contextos da pesquisa, ou mesmo impedir a divulgação dos resultados.

E) Cuidados especiais devem existir com os dados de pesquisas de arquivos públicos, protegendo a identidade dos que forneceram informações que constituíram objeto da investigação.


Questão 39 Descobri que nenhum sociólogo é capaz de realizar o seu ofício antes de percorrer todas as fases de um projeto de investigação completo, no qual transite do levantamento de dados à sua crítica e à sua análise e, em seguida, ao tratamento interpretativo propriamente dito. (Fernandes, 1977:175.) Florestan Fernandes possui bastante destaque na consolidação do método sociológico, tendo feito apontamentos sobre instituir um padrão de trabalho científico para os sociólogos brasileiros. Na história das ciências sociais no Brasil, alguns fatos são considerados relevantes, tais como:

A) A partir de 1930, a reorganização do ensino superior nacional e o investimento em centros de investigações abriram espaço para a institucionalização das ciências sociais nas principais cidades do país.

B) Os precursores das ciências sociais, pesquisadores que mantinham estreita relação com os interesses das classes populares, serem capitaneados pelo sindicalismo nascente e terem grande influência no anarcossindicalismo.

C) A institucionalização e a consolidação pioneira de cursos de ciências sociais em nosso país que se relacionam diretamente com a adoção na educação de disciplinas como Organização Social e Política Brasileira (OSPB).

D) A inclusão da sociologia e das demais ciências sociais no currículo das escolas normais (magistério) nas últimas décadas do século XX, o que contribuiu para a consolidação da explicação sociológica no imaginário brasileiro.

E) Os primeiros intelectuais a construir uma temática social especificamente brasileira eram um grupo formado por juristas, engenheiros e médicos que, de uma maneira uníssona, fundamentavam suas reflexões nas teorias marxistas.


Questão 40 Observe a imagem a seguir: Homens Mulheres (A mulher no mercado de trabalho: Representação da mulher atual. Disponível em: mulher-mercado-trabalho.blogspot.com.) A partir dos anos 1990, principalmente com a ampliação do debate sobre globalização e seus efeitos, os estudos sobre gênero e trabalho se diversificaram ainda mais. Tendo em vista a análise do gráfico e a realidade brasileira ao longo do tempo em relação à democratização do mercado de trabalho e da sociedade, assinale a afirmativa correta.

A) A consciência social por parte das mulheres no Brasil é algo ultrarrecente de fato, pois não temos históricos de movimentos feministas antes da segunda metade do século passado.

B) A interação entre poder, “raça” (etnia), gênero, classe e conservadorismo ainda é palco de muito tabu em nosso país, o que determina totalmente o estado deficitário do mercado de trabalho feminino.

C) No Brasil, desenvolveu-se uma crítica feminista em diversas áreas do conhecimento, como sociologia e história, que procuravam eliminar os efeitos do patriarcalismo e do androcentrismo da realidade existente.

D) Inúmeros sindicatos exclusivamente feministas foram criados e incluíram o ponto de vista das mulheres na conjuntura organizacional das empresas, garantindo, assim, o campo para a igualdade de direitos trabalhistas.

E) A luta pela entrada da mulher no mercado de trabalho, no Brasil especificamente, sempre teve uma perspectiva marxista revolucionária, o que acabou se contrapondo aos políticos conservadores do país.


Questão 41 Há pouco acordo sobre a definição de modernidade dada pelos teóricos contemporâneos. De fato, há mais discordância do que concordância na definição da modernidade. Por exemplo, Anthony Giddens considera a modernidade como uma força inexorável – uma força que oferece uma série de vantagens, mas também representa uma série de perigos. Os perigos são tão poderosos que podem esmagar a sociedade e dilacerá-la. (5 Teóricos Contemporâneos da Modernidade que Definem Definitiva[1]mente a Modernidade. Disponível em: triangleinnovationhub.com.) Tendo em vista alguns dos pensadores e idéias ligadas às teorias da modernidade no pensamento sociológico contemporâneo, assinale a afirmativa correta.

A) A maioria prefere olhar para o lado negativo da modernidade dizendo apenas que a sociedade moderna é uma sociedade fadada à catástrofe de forma que as pessoas não têm como se proteger.

B) Muitos olham apenas para o lado positivo da modernidade. São otimistas e preconizam que a racionalidade é característica fundamental dessa sociedade, o que garante bons frutos e futuro promissor.

C) Alguns teóricos concordam, de uma maneira geral, que a sociedade atual está passando pela modernidade e aceitam a noção benéfica da modernidade, embora tenham riscos envolvidos na sociedade moderna.

D) Os principais teóricos da atualidade sinalizam, como grande característica da modernidade, a concentração dos meios de violência nas mãos do Estado, de forma irredutível e opressora, em uma agressão sem precedentes à democracia tradicional.

E) No Brasil, os teóricos da modernidade a veem como uma enorme máquina gigantesca, que pode transportar qualquer carga e atravessar qualquer terreno. Mas também tem a capacidade de esmagar qualquer um que se atreva a resistir.

Questão 42 Aconteceu na campanha “Diretas Já” [...] todos os principais veículos da mídia brasileira, com exceção da Folha/UOL, em 1984, os primeiros grandes comícios contra a Ditadura Militar só tiveram destaque neste mesmo jornal, que desde o início en[1]campou a luta por eleições diretas para Presidente da República. O regime dos generais já começava a desmoronar e logo o país reconquistaria a democracia. Os demais veículos só entrariam para valer na cobertura quando multidões já to[1]mavam as ruas de todo o país e não tinha mais jeito de esconder. (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/ 2021/05/30/como-nas-diretas-ja-a-grande-midia-esconde-protestos[1]com-excecao-da-folha.h.)

O “quarto poder” é uma denominação de cunho alusivo aos três poderes do Estado Democrático de Direito. Expressão criada com o intuito de salientar o poder que os meios de comunicação em massa, “mídia”, possuem. Hoje, como a mídia está presente praticamente em todos os setores da vida, em uma interdependência exacerbada, nesse contexto, esse “quarto poder”:

A) Tem desempenhado papel de destaque na política brasileira, influenciando ações de governo e comportamento da sociedade, muitas vezes extrapolando seu papel.

B) Acaba por ter a função exclusiva de destruir a credibilidade de políticos, empresas e pessoas de acordo com os interesses dos grupos econômicos que a controlam.

C) Esse poder de difusão é livremente utilizado pelos políticos como forma de conseguir apoio popular, principalmente porque contam com o respaldo legal da própria Constituição Federal Brasileira.

D) A capacidade da mídia de manipular informações em benefício de interesses políticos levou ao cerceamento de servidores públicos que, hoje, têm pouco controle sobre veículos de comunicação.

E) Devido a essa capacidade de manipular a opinião pública, de influenciar escolhas e comportamentos dos indivíduos, deixou totalmente de ser uma “esfera pública” e se transformou em uma “esfera privada”.


Questão 43 O pensamento dos clássicos levou outros autores a se debruçarem nas ideias desses teóricos, principalmente quando se observa o debate sobre as mudanças ocasionadas com o desenvolvimento tecnológico e suas consequentes transformações sociais. Assim, o modo particular desses teóricos expressa relações com a razão moderna, na medida em que a modernidade apresenta uma reflexão que passa a ser analisada tanto por ênfase na coesão social quanto nos conflitos ocasionados por esta. Algumas discussões são feitas com relação às teorias sociais clássicas que, por vezes, são alvo de críticas diante da consolidação da sociedade capitalista. (GIDDENS, 1991.) Em meados do século XIX, início do século XX, três pensadores geniais desenvolveram um conjunto de teorias para explicar a sociedade moderna, com impacto suficiente no meio social, especialmente o meio cultural e acadêmico, para que carregassem no período que se seguiu o designativo de autores clássicos e passassem a influenciar seus pares, naquele tempo, e muito depois. Cada um a seu modo apresentou estudos profundos, sendo que:

A) Em todos os autores clássicos e, por isso, nessa designação aparece o homem como centro das especulações, em uma tendência antropocêntrica que ainda preconiza a supervalorização da fé cristã.

B) Na Teoria Sociológica de Karl Marx podemos perceber como um dos referenciais histórico-dialéticos aquilo que diz respeito diretamente a um viés econômico como determinante do estabelecimento de outras relações sociais.

C) Na Teoria Política de DurKheim tem vez a dimensão apenas teórica como uma tomada de posição em relação aos problemas identificados no desenvolvimento da sociedade moderna, ou seja, a ação individual e a ação social.

D) Em Marx e Weber, ao contrário de Durkheim, há a extrema preocupação de explicar a modernidade no contexto do desenvolvimento social, com alternativas para a construção da harmonia social através da equidade de classes.

E) Na Teoria da Modernidade de Weber podemos acoplar a unidade teórico-empírica, no que toca mais de perto ao conhecimento das causas prioritariamente econômicas e materiais do surgimento da sociedade moderna.


Questão 44 O início do período da Sociologia Contemporânea no Brasil corresponde à fase de emergência da sociologia científica. A institucionalização acadêmica da sociologia no Brasil ocorreu em meados da década de 1930, com a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (1933) e com a criação da Seção de Sociologia e Ciência Política da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (1934). Nas palavras de Florestan Fernandes, configurava-se, então, plenamente um novo perío[1]do da sociologia no Brasil, o qual, embora com raízes no segundo quartel deste século, só se configura plenamente no pós-guerra. (Fernandes, 1977, p. 28). Nesse momento específico da chamada “Sociologia Contemporânea no Brasil”, uma das características dominantes da sociologia em nosso país:

A) Era se espelhar da melhor forma possível à elaboração de teorias sociais sob a influência de ideias filosófico-sociais latino-americanas.

B) Era a preocupação de subordinar o labor intelectual, no estudo dos fenômenos sociais, aos padrões de trabalho científico sistemático.

C) Foi o deslocamento temático com implicações teórico-práticas significativas, dos estudos sociológicos para o problema do controle da sociedade civil.

D) Eram as referências do positivismo, do evolucionismo e das influências das escolas antropológicas italiana e anglo- -americana, seguidas com rigor.

E) Foram as primeiras cátedras de sociologia dentro do esforço democratizante do movimento reformista pedagógico que tem sua expressão em Gilberto Freyre.


Questão 45 Depois da hegemonia das correntes pós-modernas nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90, que viam como impossível a comparação etnográfica, a acumulação de materiais de campo, a maior comunicação entre os investigadores e a discussão dos princípios relativistas no interior das próprias sociedades tradicionais, levaram ao ressurgimento de projetos comparativos orientados para a identificação de tendências na evolução social. Descola e Palsson, por exemplo, afirmam: “paradoxalmente, uma fé renovada no projeto comparativo pode ter emergida da riqueza mesmo da própria experiência etnográfica, isto é, do reconhecimento partilhado de que certos padrões, estilos de prática e conjuntos de valores, descritos por colegas antropólogos em diferentes partes do mundo, são compatíveis com o conhecimento que cada um tem de uma sociedade particular. Em outras palavras, a etnografia promove o foco no particular, e a multiplicação de particulares etnográficos reaviva o interesse pela comparação. (Descola e Palsson 1996: 17-18. A antropologia hoje. Disponível em: bvs.br.) A presente crise ecológica conduziu a uma revisão de paradigmas em antropologia e ao questionamento da contribuição da disciplina para a elaboração das políticas ambientais e para a luta dos movimentos ambientalistas. Dessa forma:

A) Pode-se afirmar que a antropologia atualmente é vista por muitos como muito valiosa para aqueles que pretendem construir uma sociedade mais sustentável.

B) Determina-se que, a partir de agora, e com a aquiescência estatal, a participação da antropologia na elaboração das políticas ambientais é indispensável.

C) Afirma-se que a antropologia garante exclusivamente pautas metodológicas, para o estudo das relações entre cultura e ambiente contra a visão consumista da cultura.

D) Entendendo-se a cultura como um processo histórico, a antropologia supera de vez os erros derivados do relativismo cultural, atualmente quase inexistente.

E) Percebe-se que há um novo e principal paradigma na função antropológica: produzir informação sobre as atitudes perante o meio natural de humanos modernos.


Questão 46 Turismo étnico oferece imersão única na cultura e no modo de vida - Crescendo cada vez mais no gosto dos viajantes, o turismo étnico surgiu como uma vertente do turismo cultural, ajudando a valorizar ainda mais o patrimônio de uma região e seu povo nativo. De acordo com o Ministério do Turismo, esse tipo de turismo tem como diferencial o envolvimento das comunidades que representam os processos imigratórios europeus, asiáticos e africanos, além de valorizar os espaços e a cultura das comunidades indígenas e as comunidades quilombolas. Outros grupos sociais e seus legados étnicos também passam a ser valorizados com o turismo étnico, trazendo luz aos seus valores, saberes, fazeres e modo de vida em geral. (Turismo étnico oferece imersão única na cultura e no modo de vida - Folha de Boa Vista. Disponível em: folhabv.com.br.) De acordo com estudos do Sebrae, houve um crescimento do turismo étnico no Brasil, especialmente no afroturismo. Sobre esse tipo específico de turismo, é correto afirmar que:

A) Movido pela história da população e sua identidade, o turismo étnico, ou simplesmente “etnoturismo”, provoca rupturas culturais irreversíveis aos povos em questão.

B) Apesar do crescimento do turismo étnico no Brasil, especialmente no afroturismo, a forte relação da cultura brasileira com a cultura afro tira bastante aquela ideia de novo conhecimento.

C) É bom que esses contatos sejam feitos com respeito e estudo prévio, afinal, é importante que o turismo não agrida ou mesmo modifique de alguma forma as tradições culturais desses povos.

D) Ainda que esse tipo de turismo exista e se desenvolva, é importante lembrar que o povo do Brasil não é muito ligado às suas raízes, valorizando muito pouco ou nada as manifestações culturais brasileiras.

E) É evidente que esse tipo de turismo pode e com certeza irá alterar as relações de valorização de culturas diferentes da nossa, fazendo com que sentimentos ligados ao preconceito e à xenofobia sejam extintos.


Questão 47 Mulher acusada de adultério é até apedrejada até a morte pelo EI na Síria Uma mulher foi apedrejada até a morte no nordeste da Síria pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que a acusou de haver cometido adultério, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). A ONG disse que os radicais assassinaram a mulher na cidade de Buqros, no nordeste do país do Oriente Médio. A vítima era uma deslocada originária do campo de refugiados palestinos de Al Yarmuk, no sul de Damasco, e trabalhava em um hospital de Al Mayadin, reduto principal do EI nesta província que faz fronteira com o Iraque. (Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/orientemedio/mulher-acusada-de-adulterio-e-ate-apedrejada-ate-a-mortepelo-ei-na-siria.) Por mais que uma notícia dessas seja um choque, uma agressão aos nossos costumes e cultura, existem grupos, em determinados países do mundo, que acham não só normal, como correto. Existem organismos mundiais atualmente, que tentam inibir tais ações, mas elas continuam a acontecer, nas mais variadas nuances. No Relativismo Cultural, uma tendência filosófica e sociológica, essas diferenças culturais:

A) Foram levantadas e serviram para respaldar e embasar os postulados que referendavam o Evolucionismo e o Darwinismo.

B) Existem como verdades morais e princípios éticos absolutos ou universais, mas com sistemas de ação diferenciados.

C) A abordagem do relativismo cultural – também chamado culturalismo – passou a ser ignorada como critério de análise e pesquisa social.

D) Ao serem analisadas, não podem ser vistas como resultado de culturas superiores ou inferiores e nem ser ordenadas em um esquema evolutivo.

E) São vistas como válidas e ricas em si, embora essa teoria não se abstenha de fazer julgamento moral e ético sobre os diferentes parâmetros que definem as culturas.


Questão 48 Diante do real, aquilo que cremos saber com clareza ofusca o que deveríamos saber. Quando o espírito se apresenta à cultura científica, nunca é jovem. Aliás, é bem velho porque tem a idade de seus preconceitos. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos; sobre questões que não sabemos formular com clareza. (As etapas da Pesquisa em Ciências Sociais. Disponível em: unemat.br.)

A pesquisa nas ciências sociais é um processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. No entanto, é importante distinguir “ciências sociais” de “sociologia”, por exemplo. Embora estejam intrinsecamente ligadas, é importante salientar que:

A) As “ciências sociais” são um campo do conhecimento mais abrangente formado por algumas áreas, entre elas a sociologia. Em outras palavras, a sociologia é um dos ramos das ciências sociais.

B) Em ambas pode-se estudar o funcionamento dos relacionamentos sociais entre os indivíduos que fazem parte de uma sociedade, desde que os estudos não se envolvam com ideologias e relações de poder.

C) A sociologia, especificamente, trabalha com a investigação ao longo do tempo, ou seja, considera os fatores históricos e o contexto em torno de um determinado objeto de estudo, o que não precisa ocorrer nas ciências sociais.

D) As ciências sociais são uma ampla área de estudos voltada a entender a forma de funcionamento, desenvolvimento e organização das sociedades, enquanto a sociologia estuda os aspectos urbano-industriais da mesma sociedade.

E) Nas ciências sociais são estudados todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade, embora o método utilizado seja prioritariamente a pesquisa bibliográfica, não sendo aceita a pesquisa de campo, considerada senso comum.


Questão 49 A América Latina – e o Brasil dentro dela – tem sido o continente que mais diminui a desigualdade, a pobreza e a miséria, melhorando consideravelmente a situação social do continente mais desigual do mundo. Porém, isso não tem levado à diminuição da violência, demonstrando que, embora o vínculo entre os dois planos seja real, sua relação não é mecânica. O Brasil tem conseguido, pela primeira vez, promover os direitos sociais da grande massa pobre da população. Porém, essa melhoria, aqui também, não tem sido seguida por diminuição da violência. Mas os casos não podem ser isolados da exploração da violência por setores da mídia – tanto de rádio, quanto de tevê e de imprensa escrita –, que não somente exacerbam os casos de violência, como promovem formas privadas e diretas de resposta. Como no caso em questão, uma comentarista de extrema direita na TV não apenas defendeu a ação dos que a exerceram, como conclamou a que outros fizessem o mesmo e recomendou, aos defensores dos direitos humanos, que adotem esses jovens nas suas famílias. (Violência e desigualdade social | Sociedade | EL PAÍS Brasil. Disponível em: elpais.com.) Apesar dos avanços (lentos) na redução das desigualdades sociais no Brasil nas últimas décadas, houve um aumento da violência que se mostrou eficaz como instrumento de produção de mais desigualdades, a exemplo do alarmante aumento de encarceramento da população brasileira resultante, dentre outros problemas, do crime organizado. Assim em que pesem os avanços obtidos, eles não se apresentam de forma homogênea no país, o que:

A) Provoca o aumento exponencial do conservadorismo que aparece como uma reação à ampliação de direitos e resolução efetiva dos problemas das comunidades tradicionais.

B) Faz proliferar movimentos sociais ligados à liberdade e à tolerância religiosa, que hoje estão no cerne da maioria dos problemas sociais do país e às políticas públicas dirigidas a essas populações.

C) Justifica as estatísticas de dados que se referem à violência e comprovam que atualmente as agressões contra as mulheres são tão comuns quanto àquelas que atingem a população masculina e infantil.

D) Demonstra que existe uma relação entre as transformações das desigualdades socioeconômicas e suas conexões com a violência, mas não especificamente que ambas se desenvolvam da mesma forma.

E) Impede qualquer avanço nas lutas dos movimentos sociais e a chegada ao poder de um governo de fato democrático e populista que por meio de uma agenda mais inclusiva possa minimizar os problemas.


Questão 50 No Brasil, a valorização do trabalho e do trabalhador, conforme preceitos traçados pelo OIT, fora inserida na Constituição de 1934, a primeira a Constituição Brasileira a incorporar os direitos sociais e a ordem econômica em nosso país. Em 1º de maio de 1943, foi promulgada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Deve-se ressaltar que a CLT não teve apenas efeito sobre as relações de trabalho, mas também no âmago do trabalhador, fazendo com que ele passasse a se valorizar e, com isso, exigir ser valorizado, como descreve Márcio Túlio Viana: “desse modo, ao lado da CLT, a imagem do nosso trabalhador foi mudando – até para ele mesmo. Antes, o trabalho já valorizava os produtos que ele fazia, agora, ele próprio ganhava um valor que antes parecia não ter. Já não era preguiçoso ou ignorante. Era de raça boa, exemplo para o mundo. E tinha agora uma identidade – a identidade que os anarquistas queriam lhe dar e que a própria CLT lhe oferecia, mesmo de maneira um tanto diferente”. (VIANA, 2013.) A ideia do trabalho como forma de realização do homem em sociedade infelizmente atinge uma parcela pequena de trabalhadores, de modo que no mundo do trabalho atual convivem, sob a mesma legislação, trabalhadores com características muito distintas. Além disso, na atualidade brasileira, especificamente:

A) Verifica-se assim que a sociedade e o mundo do trabalho contemporâneo são voláteis, às vezes se modificam conforme as necessidades corporativas ou individuais.

B) A doutrina dominante em relação ao trabalho tem exposto que a natureza da relação de emprego só pode ser contratual independentemente da vontade das partes.

C) Mesmo após a abolição da CLT continuam as relações de precarização do trabalho e do trabalhador, bem como a ausência de políticas públicas que visem a criação de empregos.

D) O que dificulta garantir o caráter real do direito do trabalho, sem fazer com que ele perca sua essência, é identificar os trabalhadores que necessitam realmente de sua proteção.

E) As relações de trabalho, sejam elas de emprego ou não (uma relação de emprego sempre é relação de trabalho; mas nem toda relação de trabalho é relação de emprego), são geridas unicamente pela CLT.

 

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