Questões de Concurso: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo

 

Olás,

Para fechar o semestre, segue a prova de número 70.

QUESTÃO 31 – Ao longo do século XX, determinados textos e autores foram alçados à posição de clássicos disciplinares na sociologia. Considerando as perspectivas teórico-metodológicas envolvidas nas abordagens, relacione a Coluna 1 (autor) com a Coluna 2 (citação textual). 

Coluna 1 

1. Émile Durkheim. 

2. Karl Marx. 

3. Max Weber. 


Coluna 2 

( ) “A ação social (incluindo omissão ou tolerância) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro [...] de modo algum a Sociologia tem que ver somente com a ‘ação social’, mas esta constitui (para o gênero de Sociologia de que aqui se trata) o fato central, o fato que, para ela, como ciência, é, por assim dizer, o elemento constitutivo”. 

( ) “Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. [...] Estes fatos são, pois, o domínio próprio da Sociologia”. 

( ) “[...] na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade [...] O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) 3 – 1 – 2.             B) 2 – 1 – 3.             C) 1 – 3 – 2. 

D) 2 – 3 – 1.             E) 3 – 2 – 1.


QUESTÃO 32 – Leia o texto a seguir: “Na virada do século, a sociologia não tinha uma lista de textos clássicos no sentido moderno. Escritores que expunham a nova ciência podiam comumente se referir a Comte como o inventor do termo, a Darwin como uma figura chave na teoria da evolução, e então a qualquer um de uma ampla extensão de nomes na paisagem de uma especulação evolutiva. Assim como testemunha a narrativa da disciplina na segunda edição do Dynamic Sociology (1897) de Lester Ward, posteriormente o presidente fundador da Sociedade Americana de Sociologia. No momento da primeira edição de 1883, Ward observou que o termo “sociologia” não estava em uso popular. Entretanto, na década seguinte, uma série de brilhantes contribuições científicas tinha estabelecido a sociologia como um conceito popular. Havia então revistas científicas, cursos universitários, sociedades; e a sociologia “lançou-se claramente como a principal ciência do século XX, assim como a biologia no século XIX”. Ward listou 37 notáveis contribuidores para a nova ciência. A lista incluía Durkheim e Tönnies, mas não Marx ou Weber” (CONNELL, 2012). De acordo com essa abordagem e o trecho destacado, analise as assertivas a seguir: 

I. A autora considera que Marx e Weber foram injustiçados por não constarem na lista de notáveis contribuidores da sociologia. 

II. A autora enfatiza os vínculos da biologia com a criação da sociologia, ressaltando o papel de Darwin como figura chave dessa trajetória evolutiva. 

III. A autora critica o retrato convencional da criação da sociologia e questiona a influência de certos indivíduos nesse processo. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.             B) Apenas III.             C) Apenas I e II. 

D) Apenas II e III.     E) I, II e III.


QUESTÃO 33 – Leia o texto a seguir: “Mais do que todos os outros especialistas, o sociólogo está exposto ao veredito ambíguo e ambivalente dos não especialistas que se sentem com a autoridade de dar crédito às análises propostas, com a condição de que estas despertem os pressupostos de sua sociologia espontânea, mas que são levados, por essa mesma razão, a contestar a validade de uma ciência que eles só aprovam na medida em que ela coincide com o bom-senso [...] Se, como afirma Bachelart, ‘todo químico deve combater em si o alquimista’, assim também todo sociólogo deve combater em si próprio o profeta social que, segundo as exigências de seu público, é obrigado a encarnar” (BOURDIEU et al., 2015). Em relação à perspectiva exposta por Bourdieu e outros na obra “Ofício de sociólogo”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 

( ) Os autores enfatizam a importância da ruptura com as pré-noções de senso comum e os riscos que a formação de uma sociologia espontânea trazem ao sociólogo. 

( ) A obra sustenta a importância da neutralidade das técnicas, rejeitando o vínculo delas com teorias particulares ou pressupostos sobre o social. 

( ) Os preceitos do método sociológico expressam um rigor que dispensa a necessidade de vigilância epistemológica. 

( ) A familiaridade com o universo social pode constituir um obstáculo epistemológico ao sociólogo. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) V – F – F – V.             B) V – V – F – F.             C) V – F – V – V. 

D) F – V – F – F.             E) F – F – V – V.  


QUESTÃO 34 – Leia o texto a seguir: “A interdisciplinaridade na Sociologia é constituinte de sua formação como disciplina acadêmica. Essa característica estimula a discussão sobre suas especificidades teórico-metodológicas, a formação de uma cultura disciplinar e ao debate corporativista sobre quais seriam as particularidades de seu campo de conhecimento. A ciência síntese, proposta por Comte, desde seu início, incorporou as contribuições das outras ciências humanas e mesmo das chamadas ciências duras. No Brasil, a Sociologia surge como sinônimo de ciências _______. Sociologia, _____________ conviveram em um mesmo campo, construindo espaços comuns de discussão ao mesmo tempo em que paralelamente fortaleciam-se as trajetórias disciplinares” (LIMA; CORTES, 2013). 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) biológicas – Antropologia e Ciência Política 

B) exatas – Geografia e História 

C) sociais – Filosofia e Letras 

D) sociais – Antropologia e Ciência Política 

E) biológicas – História e Letras


QUESTÃO 35 – Recentemente, a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) publicou a obra eletrônica gratuita “SBS Memória Retratos: sociólogos e sociólogas brasileiras” (LIMA & BOMENY, 2021), parte de um movimento das Ciências Sociais em destacar o legado de autores que marcaram a história da área no país. Em relação a alguns dos principais cientistas sociais brasileiros, é INCORRETO afirmar que: 

A) Alberto Guerreiro Ramos utilizou-se do conceito de “redução sociológica” para descrever o processo pelo qual os cientistas sociais do Terceiro Mundo podem apropriar-se de forma criativa das teorias ao evidenciarem os seus contextos históricos de produção. 

B) Florestan Fernandes desenvolveu análises em um largo arco temático, com grande notoriedade aos estudos sobre as relações étnico-raciais e o capitalismo dependente no Brasil, país em que a relação inseparável entre arcaísmo e modernidade operaria como um meio de reprodução societária. 

C) Heleieth Saffioti foi pioneira nos estudos sociológicos brasileiros sobre a mulher, enfatizando a subordinação feminina como uma das expressões da estrutura capitalista e abordando o entrecruzamento entre classe social, gênero e raça/etnia. 

D) Lélia González caracterizou o racismo no país como sintoma da “neurose cultural brasileira”, considerando que ideologias nacionais como democracia racial e miscigenação se reproduziriam por meio de discursos que naturalizariam a experiência da escravidão e seus efeitos deletérios sobre a sociedade. 

E) Sérgio Buarque de Hollanda é autor do famoso livro “Raízes do Brasil”, no qual definiu o perfil típico ideal do brasileiro como “homem cordial”, conceito que destaca a racionalidade e impessoalidade como fundamentos que orientam decisivamente as condutas sociais dos sujeitos.


QUESTÃO 36 – Leia o texto a seguir: “Somente depois de ter realizado este grau de _______ é que o indivíduo se torna membro da sociedade. O processo ontogenético pelo qual isto se realiza é a socialização, que pode assim ser definida como a ampla e consistente introdução de um indivíduo no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor dela. A _______ é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. A _______ é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade” (BERGER; LUCKMANN, 2005). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) sublimação – infantilização – cognição 

B) interiorização – socialização primária – socialização secundária 

C) adaptação – comoção – racionalização 

D) coletividade – cognição – institucionalização 

E) adaptação – sensibilidade – racionalização


QUESTÃO 37 – O sociólogo alemão Max Weber foi um dos autores que se debruçou sobre a noção de “classes sociais”. Para ele, as “Classes”, os “grupos de status” e “partidos” consistiriam em fenômenos de distribuição do poder no interior de uma sociedade. De acordo com a abordagem do autor, analise as assertivas a seguir: 

I. O proletariado deveria se unir, atuando como partido para a conquista do poder político, visando a superação de uma sociedade dividida em classes sociais. 

II. As classes sociais representam apenas fundamentos possíveis de ação social, não se constituindo enquanto uma comunidade. 

III. O autor define classe a partir de uma pluralidade de pessoas com oportunidades de vida análogas, geradas por algum componente causal semelhante. 

IV. Max Weber formulou o conceito de habitus, o qual designa os signos de distinção simbólica que marcam os grupos de status no interior das classes sociais. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I e II.                 B) Apenas I e III. 

C) Apenas II e III.               D) Apenas III e IV.             E) Apenas I, II e IV.


QUESTÃO 38 – Em “O efeito etnográfico”, Marilyn Strathern (2014) nos provoca a pensar modos de construir uma escrita que não encerre as potencialidades simbólicas e criativas dos interlocutores na pesquisa etnográfica. De tal modo, para que a construção dessa escrita-tradução faça jus às outras formas de conhecimento, o(a) antropólogo(a) deveria realizar o movimento de olhar, simultaneamente, suas próprias categorias analíticas, pois é por meio delas que se orienta tanto o trabalho de campo quanto a análise final do seu trabalho. Nesse sentido, a autora propõe uma expansão das metáforas analíticas do(a) etnógrafo(a) e, após adquirida essa extensão de categorias, que se faça o movimento de alternância entre suas perspectivas e as de seus interlocutores, naquilo que a autora denomina “momento etnográfico”. De acordo com a perspectiva da autora, esse movimento de alternância, durante o trabalho de campo e na escrita etnográfica, denomina-se como: 

A) Cooperação.         B) Dinamismo.         C) Holismo. 

D) Ilusionismo.         E) Reflexividade.


QUESTÃO 39 – Os sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer foram expoentes na teoria crítica da “Escola de Frankfurt” de pesquisa social. A sua obra “Dialética do Esclarecimento” segue como referência importante nos estudos sobre os meios de comunicação e a questão ideológica. De acordo com a perspectiva dos autores, qual das alternativas abaixo melhor define a chamada “indústria cultural”? 

A) O setor social de promoção da cultura, focado na integridade e autenticidade da forma artística, assim como na autonomia dos seus produtores. 

B) Um ramo econômico inspirado na tradição antropológica e em valores como o relativismo cultural e a alteridade. 

C) O termo se refere à padronização e à pseudoindividualização dos artefatos culturais em forma de mercadorias, com repercussões ideológicas na reprodução da ordem vigente. 

D) O setor social de produção cultural, cuja heterogeneidade ideológica e de valores é preservada pela neutralidade de suas técnicas. 

E) O termo se refere ao estímulo à livre-concorrência de mercado como antídoto para a padronização cultural em uma sociedade de massas. 


QUESTÃO 40 – O texto “Ritos Corporais Entre os Nacirema” (MINER, 1973) é frequentemente utilizado no início da formação acadêmica de cientistas sociais. Leia atentamente o trecho a seguir: “A cultura Nacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um ‘habitat’ natural muito rico. Embora, nesta sociedade, a maior parte do tempo das pessoas seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção dos frutos destes trabalhos, e uma considerável parte do dia, são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do ‘ethos’ deste povo”. Sobre esse texto clássico, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. Um dos principais objetivos do texto é causar o estranhamento no leitor, provocando reflexões sobre a construção da cultura ocidental. 

II. O texto é uma boa ferramenta didática para trabalhar a diferença cultural, pois convida o leitor a praticar o exercício da alteridade, se colocando no lugar do Outro. 

III. O conceito principal utilizado no texto é de cultura de consumo, com definição clara e foco especial na Indústria do Consumo Norte-Americana. 

A) Todas estão corretas.                 B) Todas estão incorretas. 

C) Apenas I está correta.               D) Apenas I e II estão corretas. 

E) Apenas II e III estão corretas.


QUESTÃO 41 – Leia o texto a seguir: “[...] aquilo que os seres humanos têm em comum é sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos profundamente diversos; pois se há algo natural nessa espécie particular que é a espécie humana, é sua aptidão à variação cultural” (LAPLANTINE, 2003). Sobre a capacidade de aprendizado da cultura, analise as assertivas abaixo: 

I. Os padrões endócrinos tornaram os humanos propícios a construir famílias matrilineares. 

II. As diferenças geográficas influenciam a produção de variações culturais. 

III. Meninos e meninas agem de modos diferentes devido às suas formas de socialização, não por determinação hormonal. Quais estão corretas? 

A) Apenas I.                 B) Apenas III.             C) Apenas I e II. 

D) Apenas II e III.        E) I, II e III. 


QUESTÃO 42 – Leia o texto a seguir: “A reprodução técnica do som iniciou-se no fim do século passado. Com ela, a reprodução técnica atingiu tal padrão de qualidade que ela não somente poderia transformar em seus objetos a totalidade das obras de arte tradicionais, submetendo-as a transformações profundas, como conquistar para si um lugar próprio entre os procedimentos artísticos” (BENJAMIN, 1987). Segundo a perspectiva do autor, a reprodução técnica é uma das principais características de um momento histórico e cultural da humanidade, denominado: 

A) Cultura Artística.                       B) Cultura de Massa.     

C) Período Inventivo Moderno.     D) Revolução da Bricolagem. 

E) Revolução da Fotocópia. 


QUESTÃO 43 – Leia o trecho a seguir: “Uma das discussões centrais sobre a identidade concentra-se na tensão entre o essencialismo e o não essencialismo. O essencialismo pode fundamentar suas afirmações tanto na história quanto na biologia; por exemplo, certos movimentos políticos podem buscar alguma certeza na afirmação da identidade apelando seja à ‘verdade’ fixa de um passado partilhado seja em ‘verdades’ biológicas” (WOODWARD, 2014). A partir da reflexão entre identidade e essencialismo proposta pela autora, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 

( ) O essencialismo fundamentado no passado pode estar presente em discursos identitários de afirmação da masculinidade hegemônica. 

( ) O movimento feminista liberal buscaria respaldo no essencialismo biológico, a exemplo da obra de Simone Beauvoir, “O Segundo Sexo”. 

( ) Todo essencialismo seria prejudicial à sociedade, pois de antemão negaria a pluralidade identitária. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) F – V – V.                 B) V – V – F.             C) V – F – F. 

D) V – F – V.                 E) F – V – F.  


QUESTÃO 44 – Leia o trecho a seguir: “[...] é compreendido(a) como a descrição de uma situação de fato, na qual uma multiplicidade de culturas convive no mesmo espaço social, ele(a) não colocaria problemas para a concepção pluralista de mundo.” (SARTORI, 2001). Com base nos conhecimentos antropológicos, essa é a definição de qual conceito? 

A) Diversidade.            B) Interculturalidade.     C) Multiculturalismo. 

D) Pluralidade.             E) Transculturalidade. 


QUESTÃO 45 – Qual das alternativas abaixo melhor sintetiza o conceito de “relativismo cultural”? 

A) É o exercício de olhar para outras culturas e reconhecer que cada uma possui o seu próprio sistema de normas e valores e, assim, buscar romper com comparações entre “boas” e “más” culturas ou “modernas” e “primitivas”. 

B) Em termos gerais, trata-se da atitude de considerar que todas as sociedades possuem um sistema de normas e valores universais, tais como: não matar, não roubar e cuidar da natureza. 

C) Constitui o movimento de julgar e classificar outras culturas a partir do próprio sistema de normas e valores do observador. 

D) As associações profissionais de antropologia definiram o conceito como a capacidade do(a) antropólogo(a) entrar em campo, buscando defender e preservar o seu sistema cultural de origem. 

E) Constitui no estudo analítico do ser humano como ser biológico em padrão cultural universal.


QUESTÃO 46 – Leia o texto a seguir: “Estaremos sendo _______ todas as vezes que julgarmos, hierarquizarmos ou simplesmente buscarmos entender a cultura do outro a partir dos nossos próprios padrões culturais, sem _______ e tentarmos entender essa outra cultura a partir de outras _______ que não a nossa” (MEIRELLES; AYDOS, 2017). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) culturalistas – relativizar – etnias 

B) etnocêntricos – generalizar – etnias 

C) relativistas – analisar – perspectivas 

D) etnocêntricos – relativizar – perspectivas 

E) relativistas – generalizar – matrizes 


QUESTÃO 47 – A estadunidense Nancy Fraser é uma das mais importantes pensadoras da atualidade, servindo de referência a diferentes campos disciplinares nas ciências humanas, incluindo a sociologia. Entre seus objetos de reflexão e elaboração mais destacados está a concepção de justiça social, em uma era marcada pelas políticas de identidade. Qual das alternativas abaixo melhor sintetiza a concepção de justiça social da autora? 

A) Fraser concebe a justiça como sinônimo de harmonia social, em que as partes identitárias beligerantes buscam a mediação do Estado para resolverem suas querelas. 

B) Para ela, a justiça se configura como ideia irracional, pois não seria um conceito sujeito à cognição e análise científica, embora seja um valor necessário para a ação humana. 

C) Trata-se de uma abordagem bidimensional, que concilie uma redistribuição mais justa dos recursos e riquezas com o reconhecimento das diferenças sociais em suas especificidades (étnico-raciais, gênero, orientação sexual, p.ex.). 

D) O argumento é centrado na liberdade negativa como fundamento da justiça, implicando a não interferência do Estado na vida privada e a rejeição do chamado identitarismo. 

E) Insere-se na perspectiva utilitarista de justiça, propondo que o princípio da utilidade (prazer/dor; felicidade/tristeza) deva ser o norteador das ações individuais e das políticas estatais sobre o tema da identidade. 


QUESTÃO 48 – Sobre a definição de “movimentos sociais” pela literatura sociológica, é correto afirmar que: 

A) Constituem associações ideológicas de caráter iminentemente violento, com propensão ao crime organizado. 

B) Em termos gerais, tratam-se de ações coletivas, não existindo uma concepção unívoca para a sua caracterização, mas múltiplas teorias formadas em diferentes paradigmas explicativos. 

C) Pressões derivadas dos movimentos do “Maio de 1968” francês levaram as associações profissionais de sociologia a estabelecerem, de modo inequívoco, o conceito como “associativismo de tipo revolucionário”. 

D) Por considerar o objeto inadequado à sociologia, a disciplina tem buscado se distanciar da análise desses movimentos, deixando-a sob a responsabilidade exclusiva da Ciência Política. 

E) Eles expressam o fenômeno da irracionalidade das massas, encontrando eco para suas reivindicações em sociedades autocráticas, especialmente. 


QUESTÃO 49 – Anthony Giddens é um dos sociólogos contemporâneos que busca construir um arcabouço teórico capaz de superar a oposição da sociologia clássica entre a estrutura social e a ação humana. Na obra “A constituição da sociedade” (2003), ele faz referência às estruturas sociais possibilitando a ação, ao passo em que as ações criariam estruturas. Essa relação faz referência a qual teorema do autor? 

A) Dialética negativa.             B) Dualidade da estrutura. 

C) Funcionalismo estrutural.   D) Habitus.                         E) Panoptismo.


QUESTÃO 50 – O que caracteriza o atual período histórico da humanidade? Sobre esse questionamento, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman trouxe importantes reflexões, especialmente na sua obra best-seller “Modernidade Líquida” (2001). Em relação a esse referencial teórico, é INCORRETO afirmar que: 

A) Para o autor, a intensa interatividade e a multiplicação das relações em rede criam vínculos sociais duradouros e quadros de referência e identidade estáveis, favorecendo a emergência do indivíduo como cidadão. 

B) Os efeitos principais do avanço dos novos meios de comunicação, nos locais mais isolados, são a padronização dos comportamentos, o desaparecimento das diversidades culturais e das tradições comunitárias. 

C) A mobilidade dos líquidos costuma ser associada com a ideia de leveza, porém a fluidez das formas de relações sociais da atualidade pode ocultar o peso de certas influências ou determinações sociais. 

D) O espírito que move a atividade consumista não é mais um conjunto mensurável de necessidades articuladas, mas o “desejo” como objeto constante, ainda que o seja na qualidade de uma entidade volátil e efêmera, fadado a permanecer insaciável. 

E) A esfera pública seria colonizada pelo “privado”, sendo o interesse público reduzido à curiosidade sobre as vidas privadas de figuras públicas e o espaço público onde se faria a confissão dos segredos e intimidades privadas. 


QUESTÃO 51 – De acordo com ________, __________ pode ser definido(a) como um local de residência e trabalho onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por considerável período de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) Erving Goffman – instituição total 

B) Émile Durkheim – instituição anômica 

C) Max Weber – jaula de ferro 

D) Michel Foucault – panoptismo 

E) Robert Merton – suporte ocluso 


QUESTÃO 52 – A construção de plataformas digitais como marketplaces surge como transposição da ideia de mercado ou feira para a internet. No âmbito das relações de trabalho, o seu enquadramento legal é ambíguo quando ultrapassa o aspecto da venda de produtos e é aplicada também na oferta de prestação de serviços. Entre as plataformas digitais, há aquelas que apenas realizam a intermediação entre diferentes usuários, sem se imiscuir diretamente nas transações. Outras, contudo, interferem sobre a forma e a qualidade do serviço prestado, além de imporem preço e remuneração. É o que ocorre com muitos aplicativos de entrega de comida, mercadorias e transporte de pessoas. Em que pesem esses impasses, tem sido crescente o contingente da força de trabalho que adere a esse modelo (CARELLI et al., 2020). O fenômeno social específico a que se refere o parágrafo acima tem sido nomeado pela literatura sociológica recente como: 

A) Ergonomia.             B) Fordismo.             C) Know-how. 

D) Taylorismo.             E) Uberização. 


QUESTÃO 53 – Jürgen Habermas é um dos mais importantes teóricos da nossa Era, tendo seus escritos influenciado fortemente o campo das humanidades, especialmente as ciências sociais. Em 1998, um de seus livros foi classificado pela Associação Internacional de Sociologia como o 8º livro mais importante da área, no século XX. Qual dos termos abaixo descreve a tese pela qual esse autor se tornou mundialmente conhecido? 

A) Interacionismo Simbólico.        B) Sociedade do Espetáculo. 

C) Sociedade em Rede.         D) Teoria da Ação Comunicativa. 

E) Teoria da Estruturação.


QUESTÃO 54 – Leia o texto a seguir: “Na modernidade tardia, a produção social de riqueza é acompanhada sistematicamente pela produção social de riscos. Consequentemente, aos problemas e conflitos distributivos da sociedade da escassez sobrepõem-se os problemas e conflitos surgidos a partir da produção, definição e distribuição de riscos científico-tecnologicamente produzidos” (BECK, 2011). Em relação à perspectiva exposta por Ulrich Beck nessa obra, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 

( ) O livro foca nos riscos e efeitos da modernização, cujos resíduos de seu processo produtivo ameaçam a vida de plantas, animais e seres humanos. 

( ) Para o autor, a oposição entre natureza e sociedade é uma construção do século XIX, que serve ao duplo propósito de controlar e ignorar a natureza. 

( ) A avaliação de Beck seria a de estarmos testemunhando uma ruptura no interior da modernidade, cuja forma ele denomina como “sociedade de risco”. 

( ) Ele argumenta que os riscos ambientais da produção industrial costumam se converter em custos internalizados economicamente pelas empresas e ressarcidos aos Estados. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) V – F – F – F.             B) V – V – V – F.             C) F – F – F – V.     

D) F – V – F – F.             E) V – V – V – V.


QUESTÃO 55 – Leia o texto a seguir: “O controle do Estado sobre o _______ e o espaço vem sendo sobrepujado pelos fluxos globais de capital, produtos, serviços, tecnologia, comunicação e informação. A apreensão do tempo histórico pelo Estado mediante a apropriação da tradição e a (re)construção da _______ nacional passou a enfrentar o desafio imposto pelas identidades múltiplas definidas por sujeitos autônomos. A tentativa de o Estado reafirmar seu _______ na arena global pelo desenvolvimento de instituições supranacionais acaba comprometendo ainda mais sua soberania” (CASTELLS, 1999). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) cidadão – identidade – desprezo 

B) tempo – bandeira – deleite 

C) planeta – luta – desinteresse 

D) cidadão – bandeira – descontentamento 

E) tempo – identidade – poder 


QUESTÃO 56 – A interseccionalidade é uma conceituação do problema que busca capturar as consequências estruturais e dinâmicas da interação entre dois ou mais eixos da _______. Ela trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opressão de classe e outros sistemas discriminatórios criam _______ básicas que estruturam as posições relativas de mulheres, raças, etnias, classes e outras. Além disso, a interseccionalidade trata da forma como ações e políticas específicas geram opressões que fluem ao longo de tais eixos, constituindo aspectos _______ ou ativos do desempoderamento” (CRENSHAW, 2002). 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) identidade – instabilidades – estáveis 

B) subordinação – equidades – naturais 

C) identidade – habilidades – estáveis 

D) insubordinação – desigualdades – dinâmicos 

E) subordinação – desigualdades – dinâmicos 


QUESTÃO 57 – Leia o texto a seguir: “Uma cooperativa é uma associação _______ de pessoas unidas voluntariamente para suprir suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais em comum por meio de uma empresa de propriedade conjunta e _______ controlada. [...] As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua, autorresponsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os cooperativistas acreditam nos valores _______ da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com os outros” (ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL, 1995). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima: 

A) heterônoma – democraticamente – estéticos 

B) autônoma – democraticamente – éticos 

C) inclusiva – autocraticamente – estéticos 

D) autônoma – autocraticamente – éticos 

E) heterônoma – autocraticamente – universais


QUESTÃO 58 – Realizar uma pesquisa em ciências sociais envolve trabalhar com pessoas e seus variados contextos de vida. Além disso, exige uma atenção especial a questões éticas, ontológicas e epistemológicas relacionadas à natureza do conhecimento e da verdade (SOMEKH & LEWIN, 2015). Nesse sentido, faz-se necessário o domínio de um leque variado de métodos, técnicas e metodologias de pesquisa. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito com a sua respectiva definição sintética. 

Coluna 1 

1. Etnografia. 

2. Grupo Focal. 

3. Entrevista. 

4. Revisão Bibliográfica. 

Coluna 2 

( ) Implica em um conjunto ordenado de procedimentos que busca por soluções, através de materiais já existentes como artigos, livros e outros. Deste modo, não pode ser aleatório. 

( ) É um método/metodologia que tem como base a observação participante e a imersão prolongada junto a um determinado grupo ou sociedade. 

( ) Consiste numa técnica de pesquisa que tem como objetivo reunir informações através da interação e comunicação de um coletivo de pessoas. 

( ) É uma técnica de coleta de dados utilizada, sobretudo, para captar dados subjetivos. Além disso, é múltipla em suas formas de aplicações podendo ser classificada como aberta, estruturada e semiestruturada. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

A) 4 – 1 – 2 – 3.             B) 2 – 4 – 3 – 1.         C) 4 – 2 – 1 – 3. 

D) 3 – 1 – 2 – 4.             E) 1 – 3 – 4 – 2.


QUESTÃO 59 – O trabalho sociológico envolve múltiplos métodos e técnicas de pesquisa. As estatísticas são especialmente úteis quando se trata de responder perguntas sobre grandes populações (LEWIN, 2015). Em relação aos métodos quantitativos, analise as assertivas a seguir: 

I. As estatísticas descritivas são usadas para descrever e resumir dados, incluindo medições de tendência central (média) e dispersão. 

II. Confiabilidade é a estabilidade ou uniformidade das medições, ou seja, se a repetição da medição daria os mesmos resultados. 

III. A validez indica se a medição colhe ou não os dados requeridos para responder à pergunta da pesquisa. 

IV. Uma medição pode ser confiável e não válida, mas se não é confiável também não pode ser válida. 

Quais estão corretas? 

A) Apenas I.                     B) Apenas II.                 C) Apenas III e IV. 

D) Apenas I, II e III.         E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 60 – Em relação à interpretação de dados estatísticos, leia o texto a seguir: “Pode-se inferir a _______ se for possível demonstrar que mudar o valor de uma variável, a variável _______, provoca um efeito no valor de outra variável, a variável _______. É um meio de explicar um fenômeno por suas causas prováveis.” (LEWIN, 2015). 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A) correlação – dependente – independente 

B) causalidade – média – mediana 

C) causalidade – independente – dependente 

D) correlação – ordinal – causal 

E) média – dependente – independente

Comentários