Questões de Concurso - Consulplan MPE PA - Técnico Sociólogo - 2022

 

Olás,


Deixo abaixo o certame 68, com algumas questões bem elaboradas acerca da teoria sociológica clássica e que podem, obviamente, ser questionadas a partir da noção de "recepção" e do conteúdo "institucionalizado" na disciplina. Ou das narrativas que foram institucionalizadas e tomadas como se fossem dados objetivos.

Vamos lá!


41 Durkheim ocupou a primeira cadeira universitária de Sociologia em Bordeaux, no ano de 1887. Sua principal preocupação era definir um objeto próprio para a sociologia. Considerando as definições de Durkheim sobre o fato social, analise as afirmativas a seguir. 

I. Os fatos sociais existem fora das consciências individuais, sendo exteriores e antecedendo-as. 

II. Uma ordem de fatos que não podem ser confundidos com fenômenos orgânicos, uma vez que consistem em representações e ações. 

III. As correntes sociais constituem em uma ordem de fatos sociais que advém do exterior a cada um dos indivíduos sendo capaz de arrebatá-los. 

IV. O fato social pode ser constatado seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela aceitação que o fato impõe. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV.                 B) I e II, apenas. 

C) III e IV, apenas.             D) I, II e III, apenas.


42 O domínio do trabalho científico não tem por base as conexões “objetivas” entre as “coisas”, mas as conexões conceituais entre os problemas. (WEBER, 2014, p. 55.) Considerando as definições de Max Weber sobre a ação social, analise as afirmativas a seguir. 

I. A ação social (incluindo omissão ou tolerância) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro (vingança por ataques anteriores). 

II. A ação social não é idêntica nem a uma ação homogênea de várias pessoas, nem a qualquer ação influenciada pelo comportamento de outros. 

III. A tentativa de desvio entre dois ciclistas é um simples acontecimento não podendo ser considerada ação social. 

IV. A ação social como toda ação pode ser determinada de modo racional referente a fins, ou de modo racional referente a tradição. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV.                 B) I e II, apenas. 

C) I e III, apenas.             D) II, III e IV, apenas. 


43 Ponto importante do constructo teórico deixado por Émile Durkheim está na conceituação e na função da divisão do trabalho. Sobre as suas formulações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) No caso da divisão do trabalho, os serviços econômicos que ela proporciona são de menor monta ao lado do efeito moral que produz. 

( ) A história da sociedade conjugal oferece um exemplo impressionante do efeito gerado pela divisão do trabalho na produção de solidariedade. 

( ) O efeito mais notável da divisão do trabalho é que ela aumenta o rendimento das funções divididas, tornando-as concorrentes. 

( ) O papel da divisão, em todos os casos, não é simplesmente ornamentar ou melhorar as sociedades existentes, mas tornar possível as sociedades. 

A sequência está correta em 

A) V, V, F, V.                 B) V, F, V, V. 

C) F, V, V, F.                 D) F, F, F, F.


44 Desde o término da Segunda Guerra Mundial, o pensamento sociológico brasileiro passou a preocupar-se cada vez mais com temas como: industrialização e dependência. São pensadores que se destacaram com estudos nesses temas e suas respectivas obras, EXCETO: 

A) Aristóteles Moura, Dialéctica de la Dependencia. 

B) San Tiago Dantas, Política externa independente. 

C) Theotônio dos Santos, Dependencia y Cambio Social. 

D) Florestan Fernandes, Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina.


45 As informações “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim” e “O progresso é o desenvolvimento da ordem” são duas das máximas mais importantes de Auguste Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, que demonstram claramente algumas das ideias básicas da doutrina positivista, bem como sua influência na construção do Brasil Republicano. Sobre a sociedade positivista postulada por Auguste Comte, analise as afirmativas a seguir. 

I. Se propõe, pois, a fazer gradualmente prevalecer os princípios dessa nova ciência, aplicando-os oportunamente ao curso natural dos acontecimentos, seja para apreciar os fatos já ocorridos e as medidas adotadas, seja, sobretudo, para assinalar as tendências reais e indicar os melhores meios de as regularizar. 

II. Aplicará a doutrina fundamental para esboçar espontaneamente, tanto quanto o permite, as funções de apreciação, de conselho e de preparação que este poder definitivo deverá preencher sistematicamente. 

III. Não será, em seus sentimentos e em seus pensamentos, nem nacional, nem cosmopolita, mas ocidental: de resto, conceberá a regeneração final como devendo em seguida se estender. 

IV. Exercerá sua função espiritual, não somente por meio de suas discussões internas, mas também através de seus escritos e discursos públicos, bem como por suas petições sistemáticas à Assembleia Nacional. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV.                B) I e III, apenas. 

C) I, II e IV, apenas.         D) II, III e IV, apenas.


46 O positivismo, linha teórica sociológica criada por Auguste Comte, surgiu no século XIX como contraponto ao racionalismo abstrato do liberalismo e atuou como pensamento dominante tanto como método quanto como doutrina. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir. 

1. Método positivista. 

2. Doutrina positivista. 

( ) Apresentava-se como revelação da própria ciência, ou seja, não apenas regra por meio da qual a ciência chega a descobrir. 

( ) Tem como embasamento a certeza rigorosa dos fatos de experiência como fundamento da construção teórica. 

( ) A palavra de ordem era desprezar a inacessível determinação das causas, dando preferência à procura das leis. 

( ) Apresentava-se como caráter universal da realidade, como significado geral da mecânica e da dinâmica do universo. 

A sequência correta está em 

A) 2, 1, 1, 2.         B) 1, 1, 2, 2.         C) 2, 2, 1, 1.         D) 1, 2, 1, 2. 


47 A ideologia propriamente dita surge quando, no lugar das divindades, encontramos ideias como causas da sociedade e das relações sociais: o homem, a pátria, a família, a escola, o progresso, a ciência, o Estado, o bem, o justo. (CHAUI, 2005, p.389.) Diante do exposto, pode-se afirmar que a ideologia: 

A) Permeia toda construção humana com a função principal de evidenciar as contradições e a luta de classes. 

B) Está presente nos povos originários; na construção das mitologias, é a manifestação da consciência ou das ideais. 

C) É um fenômeno moderno que permite a unificação e a identificação social; é a lógica da dominação social e política. 

D) É um fenômeno histórico-social decorrente da evolução humana que permite a unificação e a identificação social para liberdade. 


48 O conceito de dominação deve ser mais preciso e só pode significar a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem. (Max Weber 1999, p. 33.) Considerando o conceito de dominação e associação de dominação, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) Um exemplo de associação de dominação está no chefe beduíno, que comanda e domina pessoas diversas e indeterminadas que formam uma associação. 

B) Tem-se uma associação de dominação na medida em que seus membros, como tais, estejam submetidos a relação de dominação, em virtude da ordem vigente. 

C) Uma associação de dominação denomina-se hierárquica quando e na medida em que se aplica à coação psíquica, concedendo-se ou recusando-se bens de salvação. 

D) A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem à de uma associação. 


49 O processo de racionalização em Max Weber está ligado ao desenvolvimento da civilização ocidental e às formas como as instituições se formaram. Considerando a classificação das diversas formas de racionalidade, relacione adequadamente as colunas a seguir. 

1. Racionalidade formal. 

2. Racionalidade substantiva. 

3. Racionalidade meio finalística. 

4. Racionalidade quanto aos valores. 

( ) Está relacionada com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e econômico das sociedades modernas. 

( ) Caracteriza-se pela tomada de decisão associada aos sentimentos. 

( ) Ocorre quando há o cálculo de meios a serem tomados para que um objetivo seja alcançado. 

( ) É relativa ao conteúdo dos fins operacionais dos sistemas legal, econômico e administrativo. 

A sequência está correta em 

A) 1, 4, 3, 2.                     B) 4, 2, 3, 1. 

C) 3, 4, 1, 2.                     D) 2, 4, 1, 3. 


50 O sociólogo canadense Erving Goffman (1922-1981) destacou-se por seus estudos sobre a vida cotidiana, em particular sobre os processos de interação simbólica que estruturam a identidade dos indivíduos. O entrelaçamento entre identidade pessoal e identidade social consiste, para Goffman, naquilo que entendemos por biografia do indivíduo. Como uma questão de ordem, Goffman destaca algumas definições implícitas, fundamentais sobre as interações sociais. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir. 

1. Interação face a face. 

2. Desempenho (performance). 

3. Movimento/prática. 

4. Papel social. 

( ) Em linhas gerais, como a influência recíproca dos indivíduos sobre as ações uns dos outros, quando da presença física imediata. 

( ) Toda atividade de um determinado participante, em dada ocasião, que sirva para influenciar, de algum modo, outros participantes. 

( ) Padrão de ação (pré)estabelecido que se desenvolve durante a representação e que pode ser repetido em ocasiões futuras. 

( ) A promulgação de direitos e deveres ligados a uma determinada situação social, envolvendo um ou mais movimentos para diversos públicos. 

A sequência está correta em 

A) 1, 2, 3, 4.                         B) 2, 1, 3, 4. 

C) 3, 2, 4, 1.                         D) 1, 3, 4, 2.


51 Entre os anos 1980 e 2000 mudanças importantes processaram-se na configuração dos movimentos sociais. Esses passaram a se caracterizar pela organização em rede, pela horizontalidade e pluralidade ideológica. (Gohn, 2014.) Sobre os novos movimentos sociais, pode-se afirmar que: 

A) Designam o movimento operário, dizendo respeito às organizações da classe operária em suas mobilizações, sindicatos e partidos. 

B) Falar de novos movimentos sociais é sinônimo de falar da classe operária, sendo que a organização em sindicatos e partidos seria sua forma mais acabada de organização racional. 

C) Caracterizam-se por não terem como objetivo principal a tomada de poder e nem a participação direta na esfera política (como em partidos), situando-se dentro da perspectiva de sociedade civil. 

D) Surge na sociedade pós-industrial; o campo econômico torna-se o locus de formação das principais contestações e lutas, havendo um ataque à primazia das relações culturais por parte dos teóricos.


52 A reforma gerencial do orçamento público, introduzida no início dos anos 2000, inovou ao propor a reorganização dos programas de governos dos entes públicos, passando a ser baseados em resultados com indicadores e metas, indo além da mera alocação de receitas e despesas. A reforma gerencial do orçamento público materializou o espírito de planejamento por resultados trazidos pela Constituição Federal e tratados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) como um dos pilares da Gestão Pública. Sobre o papel do planejamento na administração, analise as afirmativas a seguir. 

I. O planejamento é a primeira das quatro funções clássicas que compõem o ciclo administrativo: planejamento; organização; direção; e, controle. 

II. O planejamento estabelece um espaço decisório no qual são definidas quais políticas públicas terão a primazia na alocação de recursos. 

III. O ato de planejar não decorre apenas de uma necessidade administrativa, mas também de imposições constitucionais e legais a que se submetem todos aqueles que gerem a coisa pública. 

IV. O planejamento e o orçamento são tratados de forma integrada pela CF (1988) que prevê a existência de três leis independentes, que funcionam como instrumentos de planejamento do setor público em todas as esferas de governo. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV.                         B) I e IV, apenas. 

C) I, II e III, apenas.                 D) II, III e IV, apenas.


53 Antes que qualquer outra função administrativa seja colocada em prática, as organizações precisam se planejar, ou seja, estabelecer quais serão seus objetivos e os meios utilizados para alcançá-los. Em níveis hierárquicos, o planejamento normalmente compõe-se de três estágios; assinale-os. 

A) Estratégico (trabalhado pela alta administração da organização, quando a análise do ponto A é definida e o ponto B é indicado); Tático (a estratégia precisa ser comandada, envolvendo os cargos de chefia e de direção); e, Operacional (ocorre quando da execução do que foi planejado, com o devido monitoramento, acompanhado das respectivas avaliações). 

B) Tático (trabalhado pela alta administração da organização, quando a análise do ponto A é definida e o ponto B é indicado); Estratégico (a estratégia precisa ser comandada, envolvendo os cargos de chefia e de direção); e, Operacional (ocorre quando da execução do que foi planejado, com o devido monitoramento, acompanhado das respectivas avaliações). 

C) Organizacional (trabalhado pela alta administração da organização, quando a análise do ponto A é definida e o ponto B é indicado); Tático (a estratégia precisa ser comandada, envolvendo os cargos de chefia e de direção); e, Operacional (ocorre quando da execução do que foi planejado, com o devido monitoramento, acompanhado das respectivas avaliações). 

D) Tático (trabalhado pela alta administração da organização, quando a análise do ponto A é definida e o ponto B é indicado); Estratégico (a estratégia precisa ser comandada, envolvendo os cargos de chefia e de direção); e, Incremental (ocorre quando da execução do que foi planejado, com o devido monitoramento, acompanhado das respectivas avaliações).


54 O sentido da identidade não é o espaço do aleatório, mas parte de um universo cultural reconhecível e compartilhado [...] seu “sucesso” está ligado a uma comunidade de sentidos e à possibilidade de serem [os símbolos que estruturam os discursos identitários] ao mesmo tempo, inteligíveis e partilhados. (Schwarcz, 2003, p. 384.) Sobre a identidade nacional brasileira, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) O trabalho de construção da nacionalidade começa, então, com a nacionalização do monarca. Pedro I é mostrado como alguém que renuncia Portugal e assume a nacionalidade brasileira. 

B) A construção da identidade brasileira na literatura passa-se pela síntese do velho e do novo mundo, construída depois da destruição do edifício colonial e dos elementos perversos da natureza. 

C) O Brasil representou uma das primeiras experiências bem-sucedidas de criar uma nação fora da Europa. A nação é vista como uma comunidade de destino, acima das classes, acima das regiões, acima das raças. 

D) No trabalho de constituição da nacionalidade, a literatura teve um papel fundamental. Os autores abolicionistas, com especial destaque para Joaquim Nabuco, estiveram na linha de frente da construção da identidade nacional.


55 Dizer que somos seres falantes significa dizer que temos e somos linguagem, que ela é uma criação humana (uma instituição sociocultural), ao mesmo tempo que nos cria como humanos (seres sociais e culturais). (CHAUI, 2005, p. 154-155.) Sobre a linguagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) Refere-se ao mundo por meio das significações e, por isso, podemos nos relacionar com a realidade por intermédio dos objetos. 

( ) Relaciona-se com sentidos já existentes e cria sentidos novos e, por isso, podemos nos relacionar com o pensamento por meio das palavras. 

( ) Exprime e descobre significados e, por isso, podemos nos comunicar e nos relacionar com os outros. 

( ) Tem o poder de suscitar significações, de evocar recordações, de imaginar o novo ou o existente e, por isso, a literatura é possível. 

A sequência está correta em 

A) F, V, V, V.                             B) V, V, F, F. 

C) F, F, V, V.                             D) V, F, F, F.


56 Sobre o Planejamento Plurianual (PPA), um instrumento de planejamento de médio prazo para definir diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) Tem como princípios básicos a identificação clara dos objetivos e prioridades do governo em relação ao setor privado; além da transparência e integração dos órgãos gestores dos programas governamentais. 

B) Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade. 

C) Tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. 

D) As diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada são estabelecidas de forma regionalizada no plano plurianual. 


57 Pois o homem é o único animal que se constrói pela lembrança, pela recordação e pela saudade, e se desconstrói pelo esquecimento e pelo modo ativo com que consegue deixar de lembrar. (DAMATTA, 1986, p. 68.) Podemos afirmar que esse pensamento expressa o caráter: 

A) Social.         B) Natural.         C) Cultural.         D) Histórico.


58 Para Chaui (2005), a cultura é instituída no momento em que os humanos determinam para si regras e normas de conduta que asseguram a existência e conservação da comunidade; dessa forma, devem ser obedecidas sob pena de punição. Em relação à cultura, analise as afirmativas a seguir. 

I. Cabe à cultura a criação da ordem simbólica da lei; de sistemas de interdições e obrigações estabelecidas a partir da atribuição de valores às coisas. 

II. Tem o sentido de criação de uma ordem simbólica da sexualidade, da linguagem, do trabalho, do espaço, do tempo, do sagrado e do profano. 

III. Pode ser vista como o conjunto de práticas comportamentais, ações e instituições pelas quais os humanos se relacionam entre si e com a natureza e dela se assemelham. 

IV. A cultura no singular não existe, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição, permissão, bem como as instituições, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV.                             B) II e III, apenas. 

C) I, II e IV, apenas.                      D) I, III e IV, apenas.


59 No Brasil, o embrião do planejamento orçamentário decorreu das Guerras Napoleônicas, obrigando a mudança da Família Real Portuguesa para terras tupiniquins. Dom João VI capitaneou tal processo, impulsionado pela abertura dos portos e, consequentemente, instituição de tributos aduaneiros, estabelecendo o Tesouro Nacional em 1808. A partir de então, iniciou-se a criação de um aparato estatal e uma necessidade de sistematização e planejamento das execuções estatais. Na legislação brasileira atual, o planejamento público é ancorado em instrumentos; assinale-os. 

A) Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que devem atuar em conjunto com a Lei Orçamentária Anual (LOA) como um processo único. 

B) Plano Quadrienal (PPQ) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que devem atuar em conjunto com a Lei Orçamentária Anual (LOA) como um processo único. 

C) Plano Quadrienal (PPQ) e Lei Orçamentária Anual (LOA), que devem atuar em conjunto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) como um processo único. 

D) Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que devem atuar em conjunto com a Lei Orçamentária Anual (LOA) como etapas independentes e separadas. 


60 O plano diretor como instrumento de planejamento é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos, como a preservação da natureza e da memória, bem como de outros interesses. Sobre o plano diretor, analise as afirmativas a seguir. 

I. É o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana; deve ser aprovado pela Câmara Municipal que, por seu turno, incumbe definir as exigências fundamentais de ordenação da cidade que delineiam o cumprimento da função social da propriedade urbana. 

II. É o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento do município, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e prioridades nele contidas. 

III. Em conjunto com os demais planos e projetos urbanísticos compõe os instrumentos de planejamento urbano e ordenamento territorial do município, operando a política pública urbana dissonante a cada instrumento. 

IV. Os municípios têm a competência material de promover a ordenação territorial de suas cidades. Essa ordenação da produção e transformação do espaço urbano deve seguir um planejamento, que se concretiza na elaboração e execução de planos, normas de controle do uso e ocupação do solo e projetos urbanísticos. 

Está correto o que se afirma em 

A) I, II, III e IV.                     B) I e III, apenas. 

C) I, II e IV, apenas.              D) II, III e IV, apenas.


61 Sobre o plano de metas, um programa, cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) Uma das principais obras foi a implantação da indústria automobilística através de incentivos fiscais. Apostou-se pela criação de fábricas que produzissem veículos genuinamente nacionais. 

B) Definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia; transporte; indústria; educação; e, alimentação. Sua meta-síntese era a construção de Brasília e a transferência da capital federal. 

C) Propunha a expansão da indústria siderúrgica como forma de desenvolver outras indústrias, como a indústria de bens de capital e de papel e madeira; e que a iniciativa privada deveria ficar responsável por essa industrialização. 

D) Pela complexidade de suas formulações, quando comparado com essas tentativas anteriores, e pela profundidade de seu impacto, pode ser considerado como a primeira experiência efetivamente colocada em prática de planejamento governamental no Brasil. 


62 O planejamento é, muitas vezes, confundido com o plano, programa ou projeto, que são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. Carvalho (1978) torna claro o lugar de cada um no interior do processo geral que pretende concretizar políticas públicas. Sobre tais instrumentos, relacione adequadamente as colunas a seguir. 

1. Plano. 

2. Programa. 

3. Projeto. 

( ) Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas. 

( ) Contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados para os objetivos, estratégias e metas de um governo. 

( ) É o documento que indica um conjunto de projetos, cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. 

A sequência está correta em 

A) 3, 1, 2.                 B) 2, 1, 3.                 C) 1, 3, 2.             D) 3, 2, 1.


63 O planejamento estratégico vem sendo entendido como a forma contemporânea da planificação. Os estudos permitiram que a temática do planejamento pudesse ressurgir com renovada importância no contexto sociopolítico e institucional, nos níveis local, estadual, nacional e mundial, quer no âmbito da Administração Pública, quer no do setor privado. Considerando o planejamento estratégico, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) A noção de estratégia no planejamento surge para desvendar o seu caráter de concepção e ação (institucional ou não), que busca efetividade em um ambiente homogêneo. 

B) Em oposição ao planejamento tradicional, o planejamento estratégico visa superar os mitos do instrumental técnico neutro, do técnico planejador e da previsão do futuro. 

C) A concepção de “estratégia” resgata a noção de combate e a partir dela, pode-se reconhecer as instituições como trincheiras específicas de luta, naturalmente, com mediações. 

D) O conceito de estratégia está vinculado à ciência ou à arte da guerra, daí que seu sentido etimológico, tomado do grego strategía, o define como arte militar, de planejar e executar movimentos e operações de tropas.


64 Em pouco mais de uma geração a partir dos meados do século XX, o Brasil se transformou de um país predominantemente agrário, em um país virtualmente urbanizado. (DEÁK e SCHIFFER, 2015, p. 11.) Dentre os elementos centrais para o início do processo de urbanização no Brasil, pode-se destacar: 

A) Vinda da família real para o Brasil e promulgação da Lei de Terras. 

B) Criação do Plano Nacional de Saneamento e o Serviço Federal da Habitação e Urbanismo. 

C) Vinda da família real para o Brasil e promulgação da Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. 

D) Promulgação da Lei de Terras e a Lei Eusébio de Queirós, decretando a abolição do tráfico negreiro no Brasil.


65 Uma genérica e repetitiva rotina institucional que não desperta apelo, não condiz com a noção de estratégia e de combate, como a rotina de meses e meses de despachos burocráticos cotidianos; por isso, as instituições devem ter coragem de se comprometer com metas que estão fora do alcance. (TEIXEIRA, 2022, p. 8.) Considerando as informações anteriores, um dos maiores empecilhos para o planejamento estratégico, encontra-se em: 

A) Custo.                     B) Burocracia. 

C) Autoritarismo.         D) Falta de recursos. 


66 O planejamento estratégico absorve a categoria estratégia e lhe dá visibilidade por agregar ao processo a noção de mobilização, de negociação, de movimento, de manejo de técnicas e recursos. Podemos afirmar que os seguintes procedimentos, inter-relacionados, passam a fazer parte do exercício de planejar a identificação, EXCETO: 

A) Do “terreno” ou “cenário” em que se desenvolverá a ação e suas tendências. 

B) Do custo (processual, pessoal e material) da estratégia escolhida para resolver o problema. 

C) Do perfil das forças em confronto, seus recursos, suas técnicas, suas alianças (em magnitude e qualidade), sua capacidade operacional. 

D) De “aliados”, “oponentes”, “interessados”, “neutros” e, em alguns casos, até “inimigos”, mapeando a natureza e consistência de seus vínculos. 


67 Na maioria dos países, o planejamento, seja ele robusto e sofisticado, ou composto por diretrizes genéricas, não orienta a formulação de políticas públicas setoriais ministeriais, nem as prioridades do governante. (TONI, 2021, p. 23.) Utilizando o texto como reflexão e pensando nos entraves na relação entre planejamento e implementação das políticas públicas, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) Falta de coerência entre planejamentos. 

B) Incapacidade de atualizar o planejamento em face de fatos novos da conjuntura, como crises e demandas inesperadas. 

C) Associação entre planejamento estratégico governamental e execução orçamentária, conduzindo o planejamento das prioridades do governo. 

D) Risco de ineficiência na implementação de políticas públicas pela duplicação ou sobreposição de planos e projetos, afetando a coordenação do governo. 


68 A natureza estratégica do planejamento no ambiente de governo está obviamente relacionada aos locus onde os processos políticos, administrativos e organizacionais ocorrem. Esse ambiente, chamado de “núcleo ou centro” de governo, vem sendo abordado recentemente pela literatura e nos últimos anos por organizações relacionadas à governança das relações multilaterais. Para cumprir esses objetivos, o núcleo de governo está organizado e/ou dividido em diferentes funções. São elas, EXCETO: 

A) Viabilizar a coordenação de políticas. 

B) Comunicar objetivos e resultados das ações de governo. 

C) Controlar e fiscalizar o desempenho e a performance do governo. 

D) Garantir as condições políticas para implementação dos programas e projetos.


69 Aquilo que nas últimas décadas tem sido denominado planejamento urbano (e que nas décadas de 1930 e 1940 se chamava urbanismo) é a ação do Estado sobre a organização do espaço intraurbano. (VILAÇA, 2015, p. 173.) Um aspecto importante dentro do planejamento urbano é a distinção entre plano e projeto. São consideradas características presentes no plano, EXCETO: 

A) Abrangência de todo o espaço urbano. 

B) Abrangência circunscrita ao objeto de intervenção e diagnóstico. 

C) Continuidade de execução e necessidade de revisões e atualizações. 

D) Interferência da ação sobre a maioria ou grande contingentes da população.


70 O planejamento realiza essencialmente na produção de políticas, que materializam a intencionalidade governamental, isto é, realizam no presente os objetivos que se alinham e acumulam resultados para uma determinada estratégia. Nesse sentido, há interfaces muito claras entre o planejamento estratégico e a produção de políticas, que podem ser enumeradas, EXCETO: 

A) Ao influenciar diretamente a capacidade de governo das organizações públicas, o planejamento estratégico pode aumentar a governabilidade na execução de políticas, diminuindo o conhecido “deficit de implementação”. 

B) Na medida em que o planejamento está associado ao funcionamento do Estado, pode-se dizer que a capacidade de planejar permite garantir a institucionalidade do jogo democrático, estabelecendo parâmetros, regras e garantias para que a competição política. 

C) A execução do ciclo de políticas públicas pode subsidiar a qualificação do sistema de planejamento estratégico, na medida em que aumenta a perícia dos atores sociais, em especial os gestores públicos, na identificação de problemas, análise estratégica e formulação de cenários. 

D) A existência de um sistema de planejamento governamental é independente da elaboração e implementação efetiva de políticas públicas, porque o planejamento viabiliza o desenho e a execução enquanto a política faz outro percurso buscando otimizar a relação entre meios e fins, recursos disponíveis e resultados almejados.

Comentários