Provas Aplicadas - 4ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2023


Olás,  

Seguem as questões e o gabarito da última atividade do semestre da turma de Sociologia, 3/2023, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares. Deixo registrado o prazer de poder compartilhar com vocês a disciplina nesse período e espero que nos encontremos novamente em breve. Turmas como a de vocês fazem a profissão ser mais agradável.



4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2023

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 13/12/2023           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X.

 

QUESTÃO 01 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 41 Sobre as condições históricas do desenvolvimento do pensamento sociológico, assinale a alternativa correta. 

(A) O surgimento da sociologia está ligado a fatores históricos, mas desassociado de fatores epistemológicos, que foram superados no início do século XVIII. 

(B) As transformações culturais ocorridas no Renascimento tiveram como foco o campo das artes. Nesse sentido, o Renascimento não exerceu influências históricas e sociais para o surgimento da sociologia. 

(C) Segundo Anthony Giddens, a Revolução Industrial acarretou inúmeros conflitos sociais. Para o autor, a sociologia deveria ser uma ciência cujo objetivo seria o de restaurar o equilíbrio social perdido historicamente. 

(D) O surgimento da sociologia não é restrito às transformações da sociedade. O advento de novos métodos de interpretação da natureza e da sociedade também são relevantes para a construção de uma ciência sociológica. 

(E) Michel Foucault estabelece que a sociologia é uma evolução natural e esperada da filosofia política.

 

QUESTÃO 02 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 42 A partir dos conhecimentos sobre o positivismo apresentados por Augusto Comte e o início da sociologia, assinale a alternativa correta. 

(A) Augusto Comte, em seu livro Curso de Filosofia Positiva, desconsidera os métodos de estudo da natureza, pois propõe um modo sui generis de análise da sociedade. 

(B) Além de seus estudos sociológicos e sobre o positivismo, Augusto Comte também dedicou esforços para organizar a religião da humanidade, tendo como figura central a deusa “Razão”. 

(C) De acordo com Augusto Comte, os diversos conhecimentos passam, respectivamente, por três estados diferentes: o estado Metafísico, o Positivo e o Teológico. Não todos.

(D) Para o positivismo, as ciências evoluíram metodologicamente ao mesmo tempo, mantendo o estado Positivo do início ao fim. 

(E) O positivismo demonstrava, desde o seu surgimento, a incompatibilidade entre o poder espiritual e o poder temporal. Nesse sentido, o desenvolvimento e o equilíbrio do mundo social se constituíam como uma realidade utópica.

 

QUESTÃO 03 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 44 Émile Durkheim apresenta, na obra As regras do método sociológico (1895), uma metodologia para o estudo dos fenômenos sociais. Sobre essa obra e os pressupostos do autor, assinale a alternativa correta. 

(A) Na obra citada, Durkheim rompe com sua própria metodologia funcionalista. 

(B) Durkheim enfatiza que a exterioridade dos fatos sociais procede do indivíduo para o social. 

(C) A observação do fato social e a consideração dos fatos sociais como coisa são fundamentos metodológicos estabelecidos inicialmente por Max Weber e, posteriormente, reconsiderados por Émile Durkheim. 

(D) Um fato social pode ser classificado como normal ou patológico e a distinção entre os dois é a sua regularidade. 

(E) Para Durkheim, a função social é definida a partir da utilidade que o indivíduo estabelece sobre os comportamentos coletivos.

 

QUESTÃO 04 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 45 De acordo com a teoria de Émile Durkheim, assinale a alternativa correta. 

(A) Os problemas de integração do indivíduo na sociedade moderna não são objetos de estudo das obras de Durkheim. 

(B) Durkheim define o suicídio como todo caso de morte provocado direta ou indiretamente por um ato positivo - mas não negativo - realizado pela própria vítima com a intencionalidade de provocar esse desfecho. 

(C) A obra As formas elementares da vida religiosa (1972) constitui-se como uma importante análise do totemismo australiano. É nesse estudo que Durkheim abandona a tradição antropológica de estudos que utilizam a distinção da realidade em esfera sagrada e esfera profana. Com isso, o autor elabora uma nova forma de estudo das religiões. 

(D) Em sua obra O suicídio (1897), Durkheim retoma e aperfeiçoa o conceito de anomia, reforçando como a diminuição da regulamentação moral é um dos principais problemas das sociedades modernas. 

(E) Émile Durkheim critica o uso de dados estatísticos para os estudos sociológicos.

 

QUESTÃO 05 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 51 Assinale a alternativa correta que corresponde aos três tipos puros de dominação propostos por Max Weber. 

(A) Dominação legal; Dominação tradicional; Dominação carismática. 

(B) Dominação legal; Dominação tradicional; Dominação cativante. 

(C) Dominação legal; Dominação carismática; Dominação cativante. 

(D) Dominação legal; Dominação habitual; Dominação sociável. 

(E) Dominação legal; Dominação clássica; Dominação sociável. 

 

QUESTÃO 06 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 52 Max Weber construiu importantes modelos de interpretação da sociedade. Sobre os modelos apresentados pelo autor, assinale a alternativa correta. 

(A) De acordo com a teoria weberiana, o conceito de racionalização é utilizado de maneira restrita, especificamente aplicado aos tipos ideais relativos aos estudos religiosos orientais. 

(B) O desencantamento do mundo é uma formulação weberiana que sintetiza a visão do autor sobre o período medieval e antigo. 

(C) Segundo Weber, a secularização da sociedade é evidenciada quando a religião se torna obsoleta e deixa de influenciar a vida dos indivíduos. 

(D) A racionalização deve promover a ciência com o objetivo de ocupar o papel das religiões. 

(E) Em A Política como Vocação (1919), Max Weber utiliza expressões que demonstram o pessimismo do autor diante de suas análises e aparentes contradições da racionalização ocidental na dimensão social.

 

QUESTÃO 07 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 53 O tema religião também foi abordado por Max Weber. Assinale a alternativa correta sobre o pensamento do autor. 

(A) A sociologia da religião proposta por Max Weber ficou restrita às expressões religiosas ocidentais. 

(B) Max Weber estabelece um tipo ideal em relação aos métodos de salvação. Para o autor, nas religiões ocidentais predominou a via mística de salvação, na qual o fiel deve se unir ao divino. 

(C) A sociologia compreensiva apresenta a religião como pertencente à infraestrutura da sociedade. 

(D) Max Weber, em seu seminal trabalho A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), não sustenta a ideia de que o protestantismo foi a única causa do capitalismo ocidental. O autor reconhece que a gênese do capitalismo é múltipla e complexa. 

(E) O totemismo é, para Weber, a forma mais simples de religião dentro do processo evolutivo das sociedades.

 

QUESTÃO 08 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 54 Referente à sociologia marxista, assinale a alternativa correta. 

(A) O materialismo histórico não é reconhecido como uma teoria sociológica. 

(B) Karl Marx foi pioneiro em construir a Neutralidade Axiológica como forma de análise da sociedade. 

(C) A partir de uma perspectiva ontológica e metodológica, ambas as filosofias, marxista e hegeliana, concordam epistemologicamente. Para elas, a história é o movimento do Espírito que sai de si mesmo e regressa a si mesmo, constituindo a teoria chamada de “idealismo dialético”. 

(D) Para Marx, a consciência é, desde o princípio, um produto social. 

(E) O método dialético tem como começo o concreto (simples) para, depois, chegar ao abstrato (complexo).

 

QUESTÃO 09 - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 65 Assinale a alternativa que apresenta os três acontecimentos históricos-sociais que contribuíram para o surgimento da sociologia. 

(A) Revolução Industrial; Revolução Francesa; Revolução Científica. 

(B) Revolução Francesa; Revolução Científica; Revolta da Vacina. 

(C) Revolução Científica; Revolta da Vacina; Contrarreforma. 

(D) Revolução Industrial; Contrarreforma; Puritanismo. 

(E) Revolução Industrial; Revolução Científica; Puritanismo.

 

QUESTÃO 10 - Unicentro 2017/2018 Vestibular Caderno 2 8 - Max Weber (1864-1920), foi um importante sociólogo, historiador e economista alemão. Suas ideias, juntamente com as de Durkheim e Marx, compõe a chamada Sociologia Clássica. Desenvolveu um método de análise que ficou conhecido como 

A) Sociologia compreensiva.                                    B) Materialismo dialético.                         

C) Regras do método sociológico.                           D) Sistema social. 

E) Método comparativo.

 

QUESTÃO 11 - FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 31 – Ao longo do século XX, determinados textos e autores foram alçados à posição de clássicos disciplinares na sociologia. Considerando as perspectivas teórico-metodológicas envolvidas nas abordagens, relacione a Coluna 1 (autor) com a Coluna 2 (citação textual).

Coluna 1

1. Émile Durkheim.                                      2. Karl Marx.                                    3. Max Weber.

 

Coluna 2

(3) “A ação social (incluindo omissão ou tolerância) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro [...] de modo algum a Sociologia tem que ver somente com a ‘ação social’, mas esta constitui (para o gênero de Sociologia de que aqui se trata) o fato central, o fato que, para ela, como ciência, é, por assim dizer, o elemento constitutivo”.

(1) “Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. [...] Estes fatos são, pois, o domínio próprio da Sociologia”.

(2) “[...] na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade [...] O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) 3 – 1 – 2.           B) 2 – 1 – 3.        C) 1 – 3 – 2.        D) 2 – 3 – 1.       E) 3 – 2 – 1.

 

QUESTÃO 12 - FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 37 – O sociólogo alemão Max Weber foi um dos autores que se debruçou sobre a noção de “classes sociais”. Para ele, as “Classes”, os “grupos de status” e “partidos” consistiriam em fenômenos de distribuição do poder no interior de uma sociedade. De acordo com a abordagem do autor, analise as assertivas a seguir:

I. O proletariado deveria se unir, atuando como partido para a conquista do poder político, visando a superação de uma sociedade dividida em classes sociais.

II. As classes sociais representam apenas fundamentos possíveis de ação social, não se constituindo enquanto uma comunidade.

III. O autor define classe a partir de uma pluralidade de pessoas com oportunidades de vida análogas, geradas por algum componente causal semelhante.

IV. Max Weber formulou o conceito de habitus, o qual designa os signos de distinção simbólica que marcam os grupos de status no interior das classes sociais.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.               B) Apenas I e III.              C) Apenas II e III.             D) Apenas III e IV.                E) Apenas I, II e IV.

 

QUESTÃO 13 UEL 2013 Vestibular 1ª fase 50. Os documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. Sobre essa análise, assinale a alternativa correta.

a) A ação racional com relação a valores é o tipo conceitual que explica o uso do CPF, uma vez que se refere às riquezas do indivíduo.

b) A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos indivíduos pelo prestígio social.

c) A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas massas, fenômenos comuns na sociedade moderna.

d) CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das estruturas racionais de dominação.

e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação.

 

QUESTÃO 14 – Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 56 Segundo Carlos Eduardo Sell, o pensamento marxista pode ser considerado ambíguo, a depender da forma como Marx trata as relações entre a estrutura social e o agente social. Considerando o legado contraditório da teoria marxista, assinale a alternativa correta. 

(A) A dialética proposta por Marx tinha como pretensão ser aplicada no campo das ciências sociais e nas formas de vida da natureza. 

(B) Em sua obra O manifesto do Partido comunista (1848), Karl Marx apresenta um individualismo metodológico, pois valoriza os indivíduos e enfatiza sua importância no processo social. 

(C) Na obra O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852), Marx abandona a dialética entre indivíduo e sociedade, caracterizando-a como Holismo metodológico, ou seja, quando a sociedade é elemento primordial da análise social. 

(D) Para Marx, a história é fruto do Espírito Absoluto. 

(E) Segundo Karl Marx, em Contribuição à crítica da economia política (1859), a superestrutura corresponde às forças produtivas e às relações de produção de determinada sociedade.

 

UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.

 

QUESTÃO 15 – Questão 17 A Sociologia de Max Weber é chamada de Sociologia Compreensiva, porque, para ele, os fenômenos sociais só podem ser compreendidos como fenômenos culturais, já que os indivíduos são portadores de valores e dão sentido às suas ações pelo seu caráter subjetivo, agem e se relacionam uns com os outros motivados e orientados por uma significação. verdadeira

 

QUESTÃO 16 – Questão 18 Para entender o método proposto por Max Weber, é fundamental partir da compreensão que ele tem do que é a realidade social e de como o investigador (sujeito do conhecimento) pode explicá‑la e compreendê‑la. Considera que a ciência social é uma ciência da realidade e, no entanto, a realidade é infinita, constituída por um conjunto inesgotável de acontecimentos, sendo que, dessa forma, o conhecimento da realidade está na possibilidade de captar a interação entre os homens e os valores, e apenas uma porção, uma singularidade ou uma individualidade histórica pode ser apreendida cientificamente. verdadeira

 

QUESTÃO 17 – Questão 19 Segundo Max Weber, a ciência tem o papel de “ordenar” a realidade, que é caótica, indicando que o investigador deve escolher aquilo que tem interesse e significado para ele, constituindo um fenômeno particular, e examinar as suas conexões causais, isto é, a relação entre a causa e a consequência do fenômeno, assim como as Ciências Naturais explicam o mundo da natureza. falsa

 

QUESTÃO 18 – Questão 20 Max Weber elabora um recurso metodológico, os tipos ideais, que são meios do conhecimento, construções mentais, ideais ou quadros do pensamento, definindo, no caso da ação social, objeto de estudo da Sociologia, quatro tipos ideais: ação racional em relação a fins; ação racional em relação a valores; ação tradicional e ação afetiva. Estes tipos ideiais de ação social se encontram em qualquer realidade social e, por isso, se tornam gerais e ideais. falsa

 

QUESTÃO 19 – Questão 21 Para Max Weber, dentre os conceitos sociológicos fundamentais, o de ação social e de relação social ocupam lugar central, sendo que a diferença principal entre um e outro está na ação social, ou seja, o sujeito é motivado a agir na expectativa da conduta de outro, isto é, ele só age se houver uma reação do outro, e, na relação social, há uma conduta plural, ou seja, vários sujeitos agem ao mesmo tempo, uns em relação aos outros. falsa

 

QUESTÃO 20 – Questão 22 Para Max Weber, a dominação é uma relação social, e ele define três tipos ideais de dominação: a tradicional, a racional-legal e a carismática, e, ao analisar a sociedade moderna, ele considera que é nela que se encontram os elementos que mais se aproximam de uma dominação racional-legal, mas isso não exclui que, também, nessa sociedade, existam traços de dominação carismática, bem como de dominação tradicional. verdadeira

 

QUESTÃO 21 – Questão 23 Segundo Max Weber, toda dominação requer um “quadro administrativo” (constituído por pessoas) para o exercício da dominação e, no caso da racional-legal, a forma mais típica do quadro administrativo é constituído por funcionários escolhidos por critérios de relações pessoais. falsa

 

QUESTÃO 22 – Questão 24 Max Weber, nas obras "A Ética Protestante" e o "Espírito do Capitalismo", busca explicar e compreender a singularidade do capitalismo no mundo ocidental, desde a sua origem e causalidade social, defendendo a hipótese principal de que há um ethos, um estilo de vida religioso (protestantismo), que favorece a conduta racional de um espírito capitalista, concebido enquanto cultura. verdadeira

 

QUESTÃO 23 – Questão 25 Segundo Max Weber, o ascetismo protestante é intramundano, isto é, os homens o praticam no cotidiano de suas vidas e não de forma a se isolar do mundo, como os monges católicos, sendo que essa autodisciplina do corpo e da mente, esse autocontrole metódico que a ascese prega na vida cotidiana se expressa através do trabalho, pois é através dele que os homens buscam a glorificação e a salvação, comprovam a sua capacidade e disciplina frente a Deus. verdadeira

 

QUESTÃO 24 – Questão 26 Para Max Weber, se na origem do espírito capitalista está o espírito religioso (o ethos protestante), com o desenvolvimento do capitalismo, há um desprendimento dos valores religiosos, um espírito econômico baseado numa conduta racional através do trabalho, da especialização e da profissão, que passa a justificar a riqueza como um fim em si mesmo, razão de indicar “fazer das pessoas dinheiro” e “tempo é dinheiro”, como duas máximas de Benjamin Franklin, que devem servir de exemplos para essa conduta. verdadeira

 

QUESTÃO 25 – Questão 27 Segundo Max Weber, a ascese intramundana pregada pelo protestantismo, desde a Reforma Protestante de Martinho Lutero, contribuiu para o “desencantamento do mundo”, expressão utilizada por Weber para indicar a perda de esperanças ou de expectativas que a autodisciplina metódica, através do trabalho, trouxe para os homens. falsa

 

Boa prova!

 

Comentários