Provas Aplicadas - 3ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito (Tipo B)

 

Olás, 


Segue o gabarito da prova tipo B.


3ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo B) (30 alunos)


Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 14/12/2023 Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X.

 

QUESTÃO 01 COSEAC 2022 Sociólogo UFF 54 “Pesquisa do portal de vagas Empregos.com.br mostra que 81% dos profissionais entrevistados são a favor de trabalhar quatro dias por semana, no chamado esquema 4 x 3, enquanto 13% ainda têm dúvidas sobre o sistema - e somente 6% acham que a modalidade não funciona no país. Já as empresas parecem resistir à nova tendência. Apenas 4,9% das companhias que participaram da pesquisa são a favor da jornada reduzida. Outros 25% se opõem e 71,1% não têm um posicionamento definido sobre o tema”. (CAVALLINI, Marta. 81% dos profissionais são a favor da jornada de 4 dias, mas apenas 4,9% das empresas apoiam, diz pesquisa. G1. Brasília, 10 de nov. de 2022. Disponível em: . Acesso em: 25 de jan. de 2023). A partir da Teoria do Valor de Karl Marx podemos concluir que as empresas não são favoráveis à redução da jornada de trabalho porque essa diminui 

(A) o valor-de-uso das mercadorias produzidas.

(B) a mais-valia obtida pelas horas trabalhadas. 

(C) a produtividade do trabalhador.

(D) a qualidade do trabalho realizado. 

(E) a sociabilidade dentro das empresas.


QUESTÃO 02 QUESTÃO 15 Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia – 2022 66 Considerando a sociologia clássica e o tema Estado, assinale a alternativa correta. 

(A) Émile Durkheim defende a ideia de um Estado não intencionista. 

(B) Karl Marx, em O manifesto do Partido Comunista (1848), apresenta a face classista do Estado. 

(C) De acordo com Max Weber, o Estado contemporâneo é marcado pelo monopólio da violência física. No entanto o autor destaca que esse tipo de poder exercido é ilegítimo. 

(D) Para Émile Durkheim, o Estado é uma instituição social que se manifesta quando a complexificação da vida social chega a determinado grau de diferenciação. 

(E) Em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), Max Weber destaca como a falta de um Estado nacional moderno foi importante para que os católicos desenvolvessem o capitalismo moderno.


QUESTÃO 03 IFB 2017 Filosofia 09 Disciplina é um tema que não pode ficar fora de nossas licenciaturas. Em seus estudos sobre a disciplina Foucault discute temas como a repartição disciplinar e os controles disciplinares da atividade. Afirma o autor: “Vimos como os processos da repartição disciplinar tinham seu lugar entre as técnicas contemporâneas de classificação e de enquadramento, e como eles aí introduziam o problema específico dos indivíduos e da multiplicidade. Do mesmo modo, os controles disciplinares da atividade encontram lugar em todas as pesquisas, teóricas ou práticas, sobre a máquina natural dos corpos” (Vigiar e punir). Entre as formas de controle disciplinar da atividade, segundo Foucault, encontramos: 

I) Tática: permite ao mesmo tempo a caracterização do indivíduo como indivíduo, e a colocação em ordem de uma multiplicidade dada. Ela é a condição primeira para o controle. 

II) Elaboração programada do ato: para cada movimento é determinada uma direção, uma amplitude, uma duração. É prescrita também sua ordem de sucessão de forma condicionada. 

III) Corpo e gesto postos em correlação: um corpo disciplinado é a base de um gesto eficiente. 

IV) Articulação corpo-objeto: a disciplina define cada uma das relações que o corpo deve manter com o objeto que manipula. Ela estabelece engrenagem entre um e outro. 

V) Utilização exaustiva: importa extrair do tempo sempre mais instantes disponíveis e de cada instante sempre mais forças úteis. 

Estão CORRETAS as afirmações: 

a) I, II, III e IV b) II, III, IV e V c) III, IV, V e I

d) IV, V, I e II e) V, I, II, III e IV.


QUESTÃO 04 COSEAC 2022 Sociólogo UFF 49 “Com o app da Uber, você pode definir seu próprio horário. Tudo depende do que você deseja: se quer um emprego tradicional de motorista em tempo integral ou meio período, ou se prefere a flexibilidade para trabalhar quando quiser”. (UBER DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA. Dirija quando quiser e ganhe de acordo com suas necessidades, 2023. Disponível em: < https://www.uber.com/br/pt-br/>. Acesso em: 25 jan. 2023). No caso da empresa na propaganda citada acima a figura do patrão foi substituída por um aplicativo, e a figura do empregado pela do “parceiro”, que tem flexibilidade e pode trabalhar “quando quiser”. Como consequência desses novos vínculos flexíveis de trabalho podemos destacar 

(A) a diminuição da consciência de classe e a maior dificuldade para reivindicar melhores condições de trabalho. 

(B) o crescimento da consciência de classe e a maior facilidade para reivindicar melhores condições de trabalho. 

(C) a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores e o aumento da motivação produzida pela flexibilidade no trabalho. 

(D) o aumento da renda dos trabalhadores e a facilidade para reivindicar melhores condições de trabalho. 

(E) a diminuição da renda dos trabalhadores e consequentemente da motivação produzida pela flexibilidade no trabalho.


QUESTÃO 05 Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 11 A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmos ou perante outros; e, sim, daquilo que são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente. (In.: Quintaneiro, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber / Tânia Quintaneiro, Maria Ligia de oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. – 2. Ed. rev. amp. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.) No escopo da Teoria Sociológica Clássica, ao analisar o Estado, sua formação e suas concepções, Marx, Weber e Durkheim estabelecem teorias, que mais tarde são, ora refutadas, ora respaldadas por outros autores. Especificamente em Weber, o Estado: 

A) É essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe social, no caso do Estado Moderno, da burguesia, que, por sua vez, dá origem à estrutura do próprio Estado. 

B) É um estado racional que detém o monopólio do uso legítimo da força física dentro do território que controla, condição que possibilita sua manutenção e sua legitimidade. 

C) Tem a função primordial de defender os interesses das classes dominantes por meio de seus instrumentos de regulação: sistema jurídico e aparado militar e policial. 

D) É um organizador da vida social, sendo independente dela, cujo propósito é fortalecer, ao mesmo tempo, a consciência coletiva, e assegurar a individuação mais completa que o estado social permita.


QUESTÃO 06 Consulplan 2022 - SEED-PR - Professor de Sociologia Questão 13 O filme “Uma noite de crime” (The Purge) começa com uma sequência impressionante de linchamentos, assassinatos e outras agressões cruéis vistas através de câmeras de segurança, ao som de uma doce música clássica. Um letreiro explica que os Estados Unidos instauraram uma lei permitindo a todos os cidadãos que se “purifiquem” (do verbo purge, que constitui o título original), cometendo todos os crimes que quiserem em uma única data específica, determinada pelo governo. Por causa desta violência institucionalizada, o nível de ocorrências policiais baixou, e a sociedade vive em perfeita harmonia 364 dias do ano – exceto pela selvageria durante a “noite de crime”, claro. A lei fictícia sugere que o grande pecado dos americanos não está em suas pulsões assassinas, que fariam parte de todos os seres humanos. (Uma Noite de Crime. Filme 2013. AdoroCinema.) Embora o relato do filme seja a descrição de uma situação claramente fictícia, na vida real existem momentos, em que, segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade cria momentos de interrupção das regras que regem os indivíduos. Sobre esse e outros conceitos relacionados à vida em sociedade, Durkheim afirma que: 

A) A anomia conduz os sujeitos ao isolamento perante a coletividade, gerando uma série de crises e patologias sociais. 

B) Nas sociedades modernas, na medida em que tudo se complexifica, a sociedade e as tradições são as únicas formas de heteronomia. 

C) A solidariedade, pautada na independência entre os indivíduos, cumpre um papel disciplinador e cria um ambiente de regulação anômica. 

D) A exigência de regras cria um estado de desarmonia entre os indivíduos e a coletividade, gerando expectativas irrealizáveis na estrutura social.


QUESTÃO 07 FGV - 2023 - DPE-RS - Analista - Área de Apoio Especializado – Psicologia 67 A figura do delinquente ou do anormal corresponde às práticas de constituição do sujeito, cujos modos de subjetivação estão ligados, segundo Michel Foucault, ao exercício do poder. De importância inegável para a psicologia, especialmente a psicologia jurídica, a analítica dos poderes é, para esse autor, o modo de abordar o tema do sujeito. De acordo com M. Foucault, é correto afirmar que o poder:

Alternativas

a) constitui o desejo humano através do interdito do incesto; 

b) é repressor e se impõe de forma vertical a partir do Estado;

c) impõe-se sobre o sujeito que a priori possui uma essência natural; 

d) tem caráter de positividade na medida em que produz individualidades; 

e) é objetificado pelas classes burguesas para explorar a mão de obra proletária. 


QUESTÃO 08 Quadrix - 2022 - CFP - Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica 14 O famoso filósofo e historiador Michel Foucault, em sua obra Vigiar e punir, analisou as formas de castigo que a sociedade francesa impunha aos que cometiam crimes, tanto no Antigo Regime, quanto após a Revolução Francesa. Ele aponta para dois tipos principais de castigo, pelo suplício, típico do Antigo Regime, e pela punição, típica da sociedade contemporânea. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.

I. O suplício constitui-se num castigo que incide sobre o corpo do criminoso, objetivando deixar-lhe uma cicatriz ou expô-lo ao público de forma degradante, tornando o sujeito infame.

II. O suplício deve ter uma violência excessiva, no qual o cerimonial da justiça manifesta sua força, fazendo o criminoso gemer ou gritar com os golpes dados pelo carrasco.

III. O suplício pode se estender após a morte do criminoso, através de cadáveres queimados, cinzas jogadas ao vento, corpos arrastados na grade, expostos à beira da estrada.

IV. Na punição pós-Revolução, o objetivo da pena liga-se ao contrato social estabelecido no Código Penal, no qual a todo crime deve-se estabelecer uma punição não violenta.


Assinale a alternativa correta. Alternativas

a) Apenas os itens I, II e IV estão certos. 

b) Apenas os itens I, II e III estão certos.

c) Apenas os itens I, III e IV estão certos. 

d) Nenhum dos itens estão certos.  

e) Todos os itens estão certos. 


QUESTÃO 09 FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO 53 – Jürgen Habermas é um dos mais importantes teóricos da nossa Era, tendo seus escritos influenciado fortemente o campo das humanidades, especialmente as ciências sociais. Em 1998, um de seus livros foi classificado pela Associação Internacional de Sociologia como o 8º livro mais importante da área, no século XX. Qual dos termos abaixo descreve a tese pela qual esse autor se tornou mundialmente conhecido? 

A) Interacionismo Simbólico.       

B) Sociedade do Espetáculo. 

C) Sociedade em Rede.         

D) Teoria da Ação Comunicativa. 

E) Teoria da Estruturação.


QUESTÃO 10 IBADE ACRE Professor PNS P2 Filosofia 18 Michel Foucault (1926-1984) através de sua primeira obra importante, muda a interpretação tradicional que se tinha acerca da: 

A) história.

B) medicina.

C) doença.

D) psiquiatria.

E) vigilância.

 


Ótima prova!


Comentários