Provas Aplicadas 3ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito (Prova A)

 

Olás, 


Encerramos o semestre e deixo aqui o gabarito da Prova Tipo A.

Espero que todas(os) tenham logrado êxito.

Bom recesso. 


3ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo A) (30 alunos)


Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 14/12/2023 Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X.

 

QUESTÃO 01 IFB 2017 Filosofia 06 O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166).  Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico. 

a) Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder. 

b) O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa. 

c) Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação. 

d) A perfeição do poder tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce. 

e) Os detentos se encontram presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.


QUESTÃO 02 IFB 2017 Filosofia 07 As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável. ‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987). O presente argumento refere-se a seguinte regra: 

a) especificação ideal. b) idealidade suficiente. 

c) certeza perfeita. d) quantidade mínima. 

e) efeitos colaterais.


QUESTÃO 03 IFB 2017 Filosofia 29 Assinale a alternativa que apresenta o fundamento da teoria crítica da sociedade elaborada por Habermas em sua obra Teoria do agir comunicativo. 

a) A semântica linguística; b) A crítica da razão instrumental; c) A ética do discurso; 

d) A pragmática linguística; e) A subjetividade comunicativa. 


QUESTÃO 04 IFB 2017 Filosofia 31 Habermas desenvolve em seu livro “Direito e Democracia” uma fundamentação do Estado Democrático de Direito, que leva em conta tanto um mundo pós-convencional quanto a necessidade de limitar as mazelas provocadas pelo poder econômico e político. Leia as afirmações sobre “Direito e Democracia”. 

I) Não se pode ter nem manter um Estado de direito sem democracia radical. 

II) O direito tem sua legitimidade esgotada no cumprimento legal para criação de leis. 

III) Com o direito democrático busca-se recuperar e conservar uma solidariedade social. 

IV) A possibilidade de justificar o direito moderno a partir das ideias de direitos humanos e do princípio da soberania do povo releva que se trata de elementos concorrentes. 

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas. 

a) I e IV b) I e III c) I, II e IV d) III e IV e) II e III


QUESTÃO 05 Marianne Schnitger (1870-1954), mais conhecida pelo sobrenome que adotou após o casamento com seu primo, Max Weber, deixou vários escritos sobre a condição das mulheres na modernidade e a relação com o Direito. Entre estes escritos se encontra Profissão e matrimônio, publicado em 1905. Nele, Schnitger alega que:

a) não deveria ter ocorrido a utilização das máquinas, no século XIX, para a produção das mercadorias de uso diário, como vestimenta e alimentação, pois isso atrapalhava o desenvolvimento das instituições modernas;

b) com a modernidade, vários itens que eram produzidos nos núcleos domésticos passaram a ser comercializados, o que acabou por liberar as mulheres do tempo integral exclusivamente dedicado ao trabalho doméstico e investirem em carreiras no mercado, com o intuito de adquirirem autonomia financeira para comprarem os bens que já não produziam;

c) o trabalho externo não era adequado para mulheres, pois prejudicava a vida familiar e suas atribuições naturais, que não poderiam ser sobrepostas por atribuições sociais recentemente surgidas;

d) quando conseguiam trabalho no mercado, as mulheres casadas geralmente alcançavam uma tal autonomia moral, financeira e social que podia se abster das relações domésticas e seus afazeres para cultivar o cuidado pessoal e a sua carreira profissional.


QUESTÃO 06 Em seu livro Sociedade na América, Harriet Martineau (1802-1876) se debruça logo no primeiro volume sobre o tema Política. A esse respeito ela fez várias considerações fundadas nas observações e nos estudos que empreendeu preparando-se para ir para os Estados Unidos e nos dois anos em que lá permaneceu. Inobstante, sua teoria versa sobre questões ainda hoje profundamente relevantes acerca de como as instituições se relacionam com a sociedade, os movimentos sociais e os indivíduos. Considere as assertivas abaixo e indique a correta:

a) Martineau questionou o processo de assentimento dos Estados à constituição em 1788, afirmando que os meios utilizados não haviam sido justos e que a população, em sua maioria, era contrária ao definido pela “alta autoridade”;

b) De posse da informação decorrente de suas observações e de dados coletados de que o Senado norte-americano ignorava o direito de petição do povo, Martineau afirma nesta obra que este é um direito que não poderia ser violado, mas que dados assuntos para os quais não se queria dar visibilidade poderiam ser considerados uma exceção razoável;

c) O Legislativo era o núcleo democrático que conseguia garantir o empenho das demais instituições e o poder despótico estava ligado a relação entre favorecidos e injuriados que não eram relatadas neste poder no sistema democráticos dos Estados Unidos;

d) Para Martineau a Democracia pode ser observada nas sociedades em que o regime é instalado e não sofre investidas contrárias, demonstrando assim que é forte e sólida.


QUESTÃO 07 IF RS 2015 Filosofia 23. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pertence à maneira como Karl Marx define a alienação do trabalho? 

a) A alienação do trabalho impõe ao operário a renúncia à criatividade e à humanidade. 

b) Um aspecto relevante da forma como Marx aborda a alienação é a consideração segundo a qual, sob o capitalismo, o trabalhador é mercadoria. 

c) É da alienação do trabalho que procedem todas as demais alienações que encontramos no seio da vida social. 

d) O trabalho sob o capitalismo permite que a riqueza produzida seja proporcional à riqueza espiritual do trabalhador: quanto mais produz, mais livre o humano se encontra. 

e) O trabalho é externo ao trabalhador: não pertence ao seu ser. No trabalho alienado, o humano não se afirma, não encontra sua esperada satisfação.


QUESTÃO 08 FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 43. Nas últimas décadas, as dicotomias e os dissensos da sociologia em torno de noções como “ação” e “estrutura”, “indivíduo” e “sociedade”, “objetividade” e “subjetividade” passaram por uma profunda crítica e reformulação nas obras de Pierre Bourdieu (1930-2002), Anthony Giddens e Jürgen Habermas. A característica comum dessas revisões é 

(A) o retorno ao funcionalismo. (B) o predomínio da microssociologia. 

(C) a tentativa de síntese teórica. (D) a defesa do darwinismo social. 

(E) a ênfase no determinismo econômico.


QUESTÃO 09 FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 54. Sobre os diferentes conceitos de dominação na teoria sociológica, 

(A) para Max Weber, a dominação é um caso específico de poder, assentada na legitimidade, isto é, no reconhecimento que o dominado empresta ao exercício do poder pelo dominante. De acordo com essa concepção, Weber definiu três “tipos puros” da dominação: “dominação racional-legal”, “dominação carismática” e “dominação religiosa”. 

(B) no modelo de intersubjetividade que se encontra no cerne de sua teoria social, Jürgen Habermas distingue entre “ação comunicativa”, uma interação na qual um dos polos tenta fazer valer seus interesses em detrimento dos interesses dos demais envolvidos, e “ação estratégica”, uma interação na qual um ou mais sujeitos estabelecem uma comunicação com vistas ao estabelecimento de um consenso. 

(C) segundo Pierre Bourdieu, os agentes tentam, em seus respectivos campos, obter uma posição que lhes confira maior prestígio: os agentes dominantes, tentando manter suas posições e promover a reprodução das estruturas sociais; os agentes dominados, tentando galgar posições superiores no campo e subverter as relações de força instituídas, ainda que aceitem as regras fundamentais do campo. 

(D) para Michel Foucault, a disciplina é uma técnica de poder que atua no corpo dos homens, usando a punição e a vigilância como principais mecanismos para adestrar e docilizar o sujeito, em um processo que se inicia na segunda metade do século XX e tem seu auge na sociedade neoliberal, também denominada pelo autor de “sociedade disciplinar”. 

(E) na obra de Norbert Elias, a “configuração” é um conceito que exprime os efeitos exercidos pelas estruturas sociais sobre os indivíduos: uma configuração específica é assumida por um agente ou grupo de agentes, de acordo com a coerção exercida sobre ele pela estrutura à qual ele se vincula, seja essa a sociedade inteira ou agrupamentos menores, como a classe social ou a família.


QUESTÃO 10 FCC - SEDUC ES - Professor de Sociologia – 2022 56. Sobre os diferentes conceitos de “classe social” na teoria sociológica, 

(A) para Marx e Engels, as classes sociais são conjuntos de indivíduos que têm as mesmas oportunidades de obter bens e prestígio, resultando na possibilidade, mas não na necessidade, de uma ação política em comum. 

(B) Émile Durkheim, em acordo com seu conceito de sociedade como um organismo semelhante aos demais organismos vivos, compreendia as classes sociais como funções da divisão do trabalho social e os conflitos entre elas como perturbações da solidariedade orgânica. 

(C) Max Weber interpretou o capitalismo como um sistema baseado, desde a Reforma Protestante, no conflito entre a situação de classe da burguesia e a situação de classe do proletariado. 

(D) para Georg Lukács, a diferença fundamental entre a burguesia e o proletariado assenta no fato de que a primeira não está submetida ao fenômeno da reificação, de maneira que seu conhecimento da totalidade social garante a dominação sobre a classe trabalhadora. 

(E) ao contrário de Max Weber, para Pierre Bourdieu o conceito de classe social liga-se à sua teoria de capitais, no qual o estudo das relações entre classes e grupo de status são tratados separadamente.

 


Ótima prova!


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