Questões de Concurso - Instituto AOCP - SED MS - Professor de Sociologia - 2022

 

Olás,


Vamos para a nossa prova 65, já caminhando para o encerramento do semestre.


41 Sobre as condições históricas do desenvolvimento do pensamento sociológico, assinale a alternativa correta. 

(A) O surgimento da sociologia está ligado a fatores históricos, mas desassociado de fatores epistemológicos, que foram superados no início do século XVIII. 

(B) As transformações culturais ocorridas no Renascimento tiveram como foco o campo das artes. Nesse sentido, o Renascimento não exerceu influências históricas e sociais para o surgimento da sociologia. 

(C) Segundo Anthony Giddens, a Revolução Industrial acarretou inúmeros conflitos sociais. Para o autor, a sociologia deveria ser uma ciência cujo objetivo seria o de restaurar o equilíbrio social perdido historicamente. 

(D) O surgimento da sociologia não é restrito às transformações da sociedade. O advento de novos métodos de interpretação da natureza e da sociedade também são relevantes para a construção de uma ciência sociológica. 

(E) Michel Foucault estabelece que a sociologia é uma evolução natural e esperada da filosofia política.


42 A partir dos conhecimentos sobre o positivismo apresentados por Augusto Comte e o início da sociologia, assinale a alternativa correta. 

(A) Augusto Comte, em seu livro Curso de Filosofia Positiva, desconsidera os métodos de estudo da natureza, pois propõe um modo sui generis de análise da sociedade. 

(B) Além de seus estudos sociológicos e sobre o positivismo, Augusto Comte também dedicou esforços para organizar a religião da humanidade, tendo como figura central a deusa “Razão”. 

(C) De acordo com Augusto Comte, os diversos conhecimentos passam, respectivamente, por três estados diferentes: o estado Metafísico, o Positivo e o Teológico. 

(D) Para o positivismo, as ciências evoluíram metodologicamente ao mesmo tempo, mantendo o estado Positivo do início ao fim. 

(E) O positivismo demonstrava, desde o seu surgimento, a incompatibilidade entre o poder espiritual e o poder temporal. Nesse sentido, o desenvolvimento e o equilíbrio do mundo social se constituíam como uma realidade utópica.


43 Em relação à teoria do sociólogo Emile Durkheim e às regras do método sociológico, assinale a alternativa correta. 

(A) O conceito de anomia social é restrito ao texto As formas elementares da vida religiosa de Durkheim. 

(B) O estudo sociológico da sociedade na teoria de Émile Durkheim é baseado na ideia de uma infraestrutura material. 

(C) Segundo Durkheim, é o indivíduo que constrói o sentido e o significado das ações sociais. 

(D) A teoria durkheimiana destaca que, uma vez existindo, as estruturas sociais funcionam de modo independente dos atores individuais, condicionando suas ações. 

(E) As reflexões de Durkheim sobre o Estado estabelecem que a existência dessa instituição é importante para a elaboração e a difusão dos valores morais. Com isso, o Estado é uma instituição que surge invariavelmente em qualquer grupo social, independentemente de seu grau de complexificação ou diferenciação.


44 Émile Durkheim apresenta, na obra As regras do método sociológico (1895), uma metodologia para o estudo dos fenômenos sociais. Sobre essa obra e os pressupostos do autor, assinale a alternativa correta. 

(A) Na obra citada, Durkheim rompe com sua própria metodologia funcionalista. 

(B) Durkheim enfatiza que a exterioridade dos fatos sociais procede do indivíduo para o social. 

(C) A observação do fato social e a consideração dos fatos sociais como coisa são fundamentos metodológicos estabelecidos inicialmente por Max Weber e, posteriormente, reconsiderados por Émile Durkheim. 

(D) Um fato social pode ser classificado como normal ou patológico e a distinção entre os dois é a sua regularidade. 

(E) Para Durkheim, a função social é definida a partir da utilidade que o indivíduo estabelece sobre os comportamentos coletivos.

 

45 De acordo com a teoria de Émile Durkheim, assinale a alternativa correta. 

(A) Os problemas de integração do indivíduo na sociedade moderna não são objetos de estudo das obras de Durkheim. 

(B) Durkheim define o suicídio como todo caso de morte provocado direta ou indiretamente por um ato positivo - mas não negativo - realizado pela própria vítima com a intencionalidade de provocar esse desfecho. 

(C) A obra As formas elementares da vida religiosa (1972) constitui-se como uma importante análise do totemismo australiano. É nesse estudo que Durkheim abandona a tradição antropológica de estudos que utilizam a distinção da realidade em esfera sagrada e esfera profana. Com isso, o autor elabora uma nova forma de estudo das religiões. 

(D) Em sua obra O suicídio (1897), Durkheim retoma e aperfeiçoa o conceito de anomia, reforçando como a diminuição da regulamentação moral é um dos principais problemas das sociedades modernas. 

(E) Émile Durkheim critica o uso de dados estatísticos para os estudos sociológicos.


46 Em relação aos movimentos sociais, assinale a alternativa correta. 

(A) O Greenpeace é um exemplo de movimento social tradicional, pois, mesmo com o passar do tempo, não aceitou grandes recursos financeiros internacionais para financiar suas ações. 

(B) Os movimentos sociais buscam a mudança social das condições já estabelecidas. No entanto suas ações devem ser coibidas quando considerada a democratização do Estado. 

(C) Para a Escola Americana de Sociologia, seguidora da teoria durkheimiana, os movimentos sociais são baseados em indivíduos que atuam modificando a sociedade, criando novos comportamentos e valores. 

(D) Os conceitos sociológicos de hegemonia, contradições urbanas e sujeitos históricos não são aplicados aos estudos sobre movimentos sociais. 

(E) Na América Latina, a Igreja Cristã esteve associada aos movimentos sociais.


47 Sobre as discussões sociológicas a respeito dos movimentos sociais, assinale a alternativa correta. 

(A) O decréscimo do campo participativo institucional, a diminuição do ideal democrático e a falta de pautas identitárias colocam em risco o futuro dos movimentos sociais. 

(B) Uma análise fenomenológica dos movimentos sociais é inviável para os estudos sociológicos. 

(C) A descolonização do saber não é uma pauta dos movimentos sociais. 

(D) O ativismo político e as formas de contestação social não são, necessariamente, construídas a partir de movimentos sociais. 

(E) Os movimentos sociais perderam sua centralidade nas democracias avançadas do mundo contemporâneo.


48 Sobre as principais teorias que envolvem modernidade, pós-modernidade e sociologia, assinale a alternativa correta. 

(A) Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a pós-modernidade perpetrada pela racionalidade conduziu a vida moral dos homens para um caminho de certezas. 

(B) Jean-François Lyotard, em seu livro A condição pós-moderna (2015), estabelece um dos princípios norteadores da sociedade moderna. Para esse autor, o mundo pósmoderno está fadado ao socialismo. 

(C) No ano de 1959, C. Wright Mills descreve a pós-modernidade como uma época na qual os princípios norteadores do liberalismo e socialismo estavam arruinados, e a liberdade e a razão, guiadas por um desejo cego, se separaram. 

(D) A ideia de um pós-modernismo surgiu, incialmente, na década de 1930, nos Estados Unidos. O conceito foi primeiramente utilizado para descrever um avanço conservador dentro do próprio modernismo. 

(E) A pós-modernidade busca estabelecer os princípios positivistas formulados por Émile Durkheim na sociologia.


49 Assinale a alternativa que corresponde aos tipos puros de ação social propostos por Max Weber. 

(A) Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a valores; Ação social emotiva; Ação social tradicional. 

(B) Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a valores; Ação social afetiva; Ação social tradicional. 

(C) Ação social referente a fins; Ação social referente a valores; Ação social afetiva; Ação social tradicional. 

(D) Ação social referente a fins; Ação social referente a costumes; Ação social emotiva. 

(E) Ação social referente ao objetivo comum; Ação social referente a costumes; Ação social emotiva; Ação social tradicional. 


50 A produção sociológica de Weber abrange diferentes áreas da convivência social. A partir dos seus conhecimentos sociológicos sobre o tema, assinale a alternativa correta. 

(A) Para Max Weber, um tipo ideal é alcançado pelo pesquisador mediante a ênfase unilateral de um ou diversos pontos de vista. 

(B) Segundo Max Weber, assim como Émile Durkheim, a sociedade é a causa lógica da sociologia. 

(C) Dentro da sociologia compreensiva de Max Weber, a propriedade privada se constitui como único critério para o estabelecimento das classes sociais. 

(D) Em seu livro Economia e Sociedade (1922), Max Weber abandona sua metodologia de tipos ideais para construir sua análise de dominação. 

(E) A produção sociológica de Max Weber tem como base a primazia do objeto científico e não do sujeito. 


51 Assinale a alternativa correta que corresponde aos três tipos puros de dominação propostos por Max Weber. 

(A) Dominação legal; Dominação tradicional; Dominação carismática. 

(B) Dominação legal; Dominação tradicional; Dominação cativante. 

(C) Dominação legal; Dominação carismática; Dominação cativante. 

(D) Dominação legal; Dominação habitual; Dominação sociável. 

(E) Dominação legal; Dominação clássica; Dominação sociável. 


52 Max Weber construiu importantes modelos de interpretação da sociedade. Sobre os modelos apresentados pelo autor, assinale a alternativa correta. 

(A) De acordo com a teoria weberiana, o conceito de racionalização é utilizado de maneira restrita, especificamente aplicado aos tipos ideais relativos aos estudos religiosos orientais. 

(B) O desencantamento do mundo é uma formulação weberiana que sintetiza a visão do autor sobre o período medieval e antigo. 

(C) Segundo Weber, a secularização da sociedade é evidenciada quando a religião se torna obsoleta e deixa de influenciar a vida dos indivíduos. 

(D) A racionalização deve promover a ciência com o objetivo de ocupar o papel das religiões. 

(E) Em A Política como Vocação (1919), Max Weber utiliza expressões que demonstram o pessimismo do autor diante de suas análises e aparentes contradições da racionalização ocidental na dimensão social.


53 O tema religião também foi abordado por Max Weber. Assinale a alternativa correta sobre o pensamento do autor. 

(A) A sociologia da religião proposta por Max Weber ficou restrita às expressões religiosas ocidentais. 

(B) Max Weber estabelece um tipo ideal em relação aos métodos de salvação. Para o autor, nas religiões ocidentais predominou a via mística de salvação, na qual o fiel deve se unir ao divino. 

(C) A sociologia compreensiva apresenta a religião como pertencente à infraestrutura da sociedade. 

(D) Max Weber, em seu seminal trabalho A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), não sustenta a ideia de que o protestantismo foi a única causa do capitalismo ocidental. O autor reconhece que a gênese do capitalismo é múltipla e complexa. 

(E) O totemismo é, para Weber, a forma mais simples de religião dentro do processo evolutivo das sociedades.


54 Referente à sociologia marxista, assinale a alternativa correta. 

(A) O materialismo histórico não é reconhecido como uma teoria sociológica. 

(B) Karl Marx foi pioneiro em construir a Neutralidade Axiológica como forma de análise da sociedade. 

(C) A partir de uma perspectiva ontológica e metodológica, ambas as filosofias, marxista e hegeliana, concordam epistemologicamente. Para elas, a história é o movimento do Espírito que sai de si mesmo e regressa a si mesmo, constituindo a teoria chamada de “idealismo dialético”. 

(D) Para Marx, a consciência é, desde o princípio, um produto social. 

(E) O método dialético tem como começo o concreto (simples) para, depois, chegar ao abstrato (complexo). 


55 Assinale a alternativa correta sobre a teoria marxista. 

(A) Para Marx, a natureza humana é imune à alienação. 

(B) Segundo Marx, o conceito de alienação deve ser entendido como uma condição do indivíduo enquanto ser isolado. 

(C) A partir de seus escritos, Karl Marx afirma que a alienação está vinculada com a objetificação de bens. Para o autor, os objetos produzidos são dependentes do homem criador. 

(D) Para Marx, os fundamentos do capitalismo não podem ser responsabilizados pela alienação do homem. 

(E) A alienação do produto do seu próprio trabalho corresponde ao produto produzido pelo trabalhador não pertencente a ele. 


56 Segundo Carlos Eduardo Sell, o pensamento marxista pode ser considerado ambíguo, a depender da forma como Marx trata as relações entre a estrutura social e o agente social. Considerando o legado contraditório da teoria marxista, assinale a alternativa correta. 

(A) A dialética proposta por Marx tinha como pretensão ser aplicada no campo das ciências sociais e nas formas de vida da natureza. 

(B) Em sua obra O manifesto do Partido comunista (1848), Karl Marx apresenta um individualismo metodológico, pois valoriza os indivíduos e enfatiza sua importância no processo social. 

(C) Na obra O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852), Marx abandona a dialética entre indivíduo e sociedade, caracterizando-a como Holismo metodológico, ou seja, quando a sociedade é elemento primordial da análise social. 

(D) Para Marx, a história é fruto do Espírito Absoluto. 

(E) Segundo Karl Marx, em Contribuição à crítica da economia política (1859), a superestrutura corresponde às forças produtivas e às relações de produção de determinada sociedade.


57 Considerando as discussões sociológicas a respeito de classes sociais e as relações de poder na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta. 

(A) Para Marx, as condições das classes sociais são definidas no campo da superestrutura. 

(B) Segundo Émile Durkheim, as classes sociais, nas sociedades industriais, são definidas por características hereditárias. 

(C) Karl Marx e Max Weber partilham da mesma visão analítica e epistemológica sobre os estudos de classe social. 

(D) Segundo Luiz Felipe Miguel e Flávia Biroli, em sua obra Feminismo e política (2014), as desigualdades de gênero e raça podem coexistir dentro de um mesmo grupo social. 

(E) No Brasil, Euclides da Cunha responsabilizou o povo brasileiro, com destaque para a mestiçagem, pelo não desenvolvimento econômico e social do país.


58 Considerando as teorias sociológicas sobre o tema dos movimentos sociais, assinale a alternativa correta. 

(A) O significado simbólico e a expropriação de saberes locais são pautas dos movimentos sociais. 

(B) Segundo Alfredo Falero, o capitalismo tende a homogeneizar situações diferentes. Com isso, a diversidade e as especificidades dos movimentos sociais tendem a regionalismos. 

(C) O Movimento dos Sem Terra (MST) desvincula-se com as questões históricas e estruturas que envolvem a questão agrária no Brasil. Por isso, nos dias de hoje, a sua problemática e sua luta são voltadas às disputas de poder no agronegócio. 

(D) Para o sociólogo norte americano Hank Johnston, o conflito e a colaboração entre os movimentos sociais e o Estado são excludentes. 

(E) Nos dias de hoje, os movimentos sociais combatem as insuficiências e os problemas sociais que atingem diversas minorias em nossa sociedade. No entanto a precarização do trabalho e a exclusão social são temas exclusivos dos canais tradicionais de participação política.


59 Considerando os movimentos sociais e as teorias clássicas sobre esse tema, assinale a alternativa correta. 

(A) Segundo Boito Junior, nos anos 1960, os movimentos sociais ficaram definidos como altermundialistas, ou seja, que apresentam uma crítica aos efeitos traiçoeiros da globalização econômica. 

(B) Manuel Castells, em sua obra O poder da comunicação (2009), demonstra como o Estado ocidental minou qualquer tipo de ciberativismo, utilizando-se de boicote à internet, redes sociais, diferentes tipos de aparelho tecnológicos, em suma, impedindo o surgimento da “autocomunicação de massa”. 

(C) Maria da Glória, socióloga dos movimentos sociais, apresenta uma metodologia de estudos que utiliza a identidade dos sujeitos para criação de categorias empiricamente construídas, da qual subdividem-se os movimentos sociais em clássicos, novos e novíssimos. 

(D) As democracias ocidentais só aceitam protestos por vias democráticas institucionais, ou seja, aquelas que são vinculadas ao próprio Estado. 

(E) Os estudos culturalistas desconsideram os movimentos sociais como uma forma de participação política. 


60 Em relação aos movimentos culturais e aos movimentos sociais na contemporaneidade, assinale a alternativa correta. 

(A) No ano de 2014, a Tunísia, país original da Primavera Árabe, destaca-se por buscar a ampliação do regime autoritário em seu país a partir de protestos. 

(B) Segundo o sociólogo Charles Tilly, o movimento de Wilkes foi o primeiro movimento social moderno. 

(C) A dinâmica dos movimentos sociais é marcada por constantes ressignificações. Um exemplo evidente é o fim do Movimento dos Sem terra (MST) em 2011 e o surgimento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no mesmo ano. 

(D) Segundo James Jasper, a democracia se constitui, para os movimentos sociais, como um meio e não um fim. 

(E) Os movimentos sociais têm um maior potencial de transformação em regimes autoritários e ditatoriais.


61 Sobre o tema Estado, assinale a alternativa correta. 

(A) Um dos eixos estruturantes dos textos de O Federalista (publicados na imprensa de Nova Iorque em 1788) é a ideia de pesos e contrapesos. Essa premissa, extremamente importante para a formação dos Estados Modernos, foi adotada na França no reinado de Luiz XIV. 

(B) O filósofo escocês Thomas Hobbes foi um importante teórico do liberalismo econômico. Para o autor, a regulação do mercado deveria ocorrer por uma “mão invisível”, sem a intervenção do Estado. 

(C) O filósofo francês Charles-Louis de Secondat, também conhecido como Montesquieu, foi o criador da ideia da divisão dos poderes em executivo, legislativo e judiciário. 

(D) John Locke desenvolveu a ideia de um socialismo econômico, essa ideia é resgatada por Karl Marx em seus escritos. 

(E) Thomas Hobbes e Adam Smith partilhavam da mesma ideia de natureza humana e, por consequência, do mesmo papel do Estado para com a população.


62 Em relação ao tema cidadania e direitos humanos, assinale a alternativa correta. 

(A) A Declaração Universal dos Direitos Humanos reforça as práticas discriminatórias contra minorias. 

(B) Uma característica inerente aos direitos humanos é sua indivisibilidade. 

(C) O sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall pulicou, em 1950, o livro Cidadania, classe social e status. Nessa obra, o autor propõe uma teoria antagônica às propostas expressas na Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada em 10 de dezembro de 1948. 

(D) A violência contra a mulher não é reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos. 

(E) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos são sociologicamente utilizadas como sinônimos.


63 Considerando as discussões sociológicas contemporâneas sobre o tema neoliberalismo e Estados, assinale a alternativa correta. 

(A) O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial são exemplos de agências multilaterais. 

(B) Segundo Ha-Joo Chang, o protecionismo econômico é um mecanismo que tem como objetivo o desenvolvimento e a modernização dos Estados. No entanto essa tese é contrária às políticas pregadas pelo liberalismo mais radical. 

(C) Anthony Giddens defende a ideia do Estado-nação enquanto instituição política e cultural do mundo antigo e não moderno. 

(D) A causa ambiental é incompatível com o acesso a bens e serviços que buscam eliminar a pobreza material. 

(E) Segundo Antony Giddens, a partir da década de 1980, a vitória do capitalismo neoliberal sobre o comunismo soviético tornou o conceito de ideologia inócuo.


64 A partir das discussões sociológicas sobre o tema Estado, neoliberalismo e suas implicações na consolidação de novos valores sociais, assinale a alternativa correta. 

(A) O conceito de Livre-comércio é definido como a circulação de mercadorias, seja importação ou exportação, sem a cobrança de tarifas. O objetivo desse modelo é favorecer os melhores produtos para produtores e consumidores. 

(B) A crise da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 e a crise do mercado imobiliário de 2008 demonstram como a excessiva regulamentação do Estado produz a criação de “bolhas” dentro do sistema econômico capitalista. 

(C) O New Deal, proposto pelo economista John Maynard Keynes, consiste em uma política de não intervenção do Estado na economia em resposta à crise capitalista. 

(D) O socialismo adotado, a partir de 1917, na União Soviética é fundamentado no modelo econômico de autorregulação do mercado, mantendo as regras da oferta e da procura. 

(E) No início do século XX, o Estado neoliberal foi adotado por Margaret Thatcher e Ronald Regan como plano de reestruturação do Estado.  

 

65 Assinale a alternativa que apresenta os três acontecimentos históricos-sociais que contribuíram para o surgimento da sociologia. 

(A) Revolução Industrial; Revolução Francesa; Revolução Científica. 

(B) Revolução Francesa; Revolução Científica; Revolta da Vacina. 

(C) Revolução Científica; Revolta da Vacina; Contrarreforma. 

(D) Revolução Industrial; Contrarreforma; Puritanismo. 

(E) Revolução Industrial; Revolução Científica; Puritanismo.


66 Considerando a sociologia clássica e o tema Estado, assinale a alternativa correta. 

(A) Émile Durkheim defende a ideia de um Estado não intencionista. 

(B) Karl Marx, em O manifesto do Partido Comunista (1848), apresenta a face classista do Estado. 

(C) De acordo com Max Weber, o Estado contemporâneo é marcado pelo monopólio da violência física. No entanto o autor destaca que esse tipo de poder exercido é ilegítimo. 

(D) Para Émile Durkheim, o Estado é uma instituição social que se manifesta quando a complexificação da vida social chega a determinado grau de diferenciação. 

(E) Em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), Max Weber destaca como a falta de um Estado nacional moderno foi importante para que os católicos desenvolvessem o capitalismo moderno. 


67 Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa correta. 

(A) A sociologia entra na educação básica em resposta à ausência dos temas culturais nos PCNs. 

(B) Os PCNs surgem como uma imposição para a educação básica. Seus preceitos homogêneos objetivam nivelar os conteúdos escolares no território nacional. 

(C) Os PCNs se constituem como um documento pedagógico. Por isso não contemplam diretrizes como o investimento para melhoria da qualidade da educação brasileira. Para tanto, fica a cargo dos estados e municípios orientarem os colégios a formularem suas demandas no Projeto Político Pedagógico (PPP) específico. 

(D) Em seus princípios e fundamentos, os parâmetros curriculares apresentam o processo educacional como instrumento de imposição que pode ser utilizado por todas as formas de governo, desde que o governo em questão tenha legitimidade eleitoral e apresente um projeto nacional direcionado à sociedade. 

(E) A Orientação Sexual está presente nos PCNs como tema transversal. 


68 A partir dos conhecimentos clássicos e contemporâneos sobre o tema Estado, neoliberalismo e como esses impactam nos valores sociais, assinale a alternativa correta. 

(A) O sociólogo francês Jean Lojkine, em seu livro A revolução informacional (1992), critica a ideia de uma nova etapa dos modelos taylorista nos dias de hoje. Para o autor, esse novo modelo impede o trabalhador de produzir, trocar ou ter acesso à informação, desqualificando, por consequência, a mão de obra e incentivando a substituição do homem pela máquina dentro do processo produtivo. 

(B) Para Pierre Bourdieu, um diploma de doutorado não é suficiente para garantir prestígio e poder, pois os bens simbólicos estão submetidos ao capital econômico, sendo esse último aquele que confere a legitimidade ao simbólico. 

(C) Segundo John Stuart Mill, o desenvolvimento sustentável é uma falácia teórica, pois ignora a capacidade ilimitada de crescimento econômico sem causar danos à qualidade de vida dos indivíduos e do meio ambiente. 

(D) Segundo Giddens, a socialização é constituída de processos sociais que subsidiam a formação de novos membros de nossa sociedade a partir de normas e valores sociais. Cabe destacar que a socialização é um processo permanente que ocorre por toda a vida dos indivíduos. 

(E) Segundo o sociólogo Tacott Parsons, os valores sociais são internalizados de forma homogênea por todos indivíduos de uma mesma comunidade. 


69 Assinale a alternativa correspondente à proposição teórica de Florestan Fernandes (1920-1995), importante sociólogo brasileiro, em sua obra A integração do negro na sociedade de classe. 

(A) O autor defende a ideia do “bem-nascido”. 

(B) O autor propõe a ideia de uma democracia racial no Brasil. 

(C) O autor critica a ideia de uma democracia racial no Brasil. 

(D) O autor propõe a ideia de uma cidadania regulada no Brasil. 

(E) O autor propõe uma reforma social que busca conciliar o bem individual com o bem coletivo, sem conflitos. 


70 A partir dos conhecimentos sociológicos sobre o feminismo, assinale a alternativa correta. 

(A) Apenas no início do século XX foi possível romper com a tradição liberal da Revolução Francesa e iniciar um feminismo socialista. 

(B) Segundo Luiz Felipe Miguel e Flávia Biroli, o conceito de patriarcado é mais apropriado do que dominação masculina, pois teoricamente é mais abrangente. 

(C) Os escritos de Jean-Jacques Rousseau revolucionaram os estudos de gênero no século XVIII, pois o autor foi pioneiro em defender a liberdade feminina para além da esfera doméstica. 

(D) A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de Olympe de Gouges, é uma transcrição da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com contribuições relevantes para as pautas feministas, reforçando a ideia de que as mulheres devem lutar pelos seus direitos. 

(E) A comparação entre a escravidão feminina e a escravidão negra não integrava a discussão das líderes sufragistas. Por isso, a primeira onda do movimento feminista é reconhecida como branca e classista. 


71 Judith Butler é reconhecida como uma das mais importantes autoras sobre os estudos de gênero. Assinale a alternativa que corresponde às proposições teóricas dessa autora. 

(A) A ideia de performatividade de gênero. 

(B) A ideia do ciborgue, uma criatura pós-gênero. 

(C) A ideia do contrato heterossexual. 

(D) A ideia de mulheres redefinindo a diferença. 

(E) A ideia do espírito da autodefinição. 


72 Considerando os Direitos Humanos e as discussões sociológicas sobre o tema, assinale a alternativa correta. 

(A) Os direitos humanos são incompatíveis com as democracias avançadas do ocidente. 

(B) Uma característica essencial dos direitos humanos é que cada um dos artigos é aplicado a uma parcela da população, garantindo, assim, a valorização da diversidade. 

(C) Os direitos humanos se constituem como uma imposição da Organização das Nações Unidas (ONU). 

(D) As ideias de Thomas Humphrey Marshall são convergentes com as dos direitos humanos. 

(E) A Constituição Brasileira de 1988 se afasta dos direitos humanos à medida que favorece os laços de pessoalidade do Estado brasileiro. 

73 A existência de Estados democráticos pressupõe o diálogo e a participação de diferentes grupos sociais. Em relação a esse tema e às discussões sociológicas sobre ele, assinale a alternativa correta. 

(A) Segundo a filósofa norte americana Nancy Fraser, os movimentos sociais podem ser diferenciados em dois grandes tipos: os movimentos que reivindicam reconhecimento e os movimentos que reivindicam a redistribuição. Nesse sentido, a autora reconhece que também existem movimentos que atuam nas duas frentes. Partindo dessa definição, o movimento feminista pode ser definido como tendo características de redistribuição mas não de reconhecimento, pois a Constituição de 1988 reconheceu a igualdade formal das mulheres. 

(B) Robert Putnam, em seus estudos culturalistas, demonstra que a participação social é uma variável estatisticamente não significativa nas democracias avançadas. 

(C) Segundo Andrew Arato (1995), a sociedade civil deixou de ser um lugar de discussão dos problemas comuns, pois as relações econômicas e de poder são totalizantes, substituindo a liberdade oferecida nas sociedades democráticas. 

(D) Segundo o pensador francês Alexis de Tocqueville, o Estado liberal estruturado em preceitos democráticos só seria possível a partir de uma democracia representativa. 

(E) De acordo com os estudos de Rosa Luxemburgo, deveria haver uma expansão mais qualitativa do que quantitativa dos Estados Liberais.  


74 Na década de 1930, o Brasil passava por um contexto de composição da sua própria identidade nacional, valorizando a interação social entre os diversos grupos que formam a população nacional. Assinale a alternativa que apresenta o autor expoente da ideia de democracia racial no Brasil. 

(A) Gilberto Freyre.        (B) Florestan Fernandes.         (C) Cesare Lombroso.    (D) Ahyas Siss.              (E) Noberto Bobbio.


75 A partir das discussões clássicas e contemporâneas sobre o Estado, assinale a alternativa correta. 

(A) O livre-comércio pode ser definido como uma circulação de mercadorias na forma de exportação e importação tarifada apenas pelo Estado de origem das mercadorias. 

(B) A crise de 2008 demonstra que a autorregulação do mercado é necessária para evitar as crises do capitalismo. 

(C) Os preceitos teóricos do New Deal são baseados na ideia de um Estado intervencionista. 

(D) O Estado keynesiano é aquele que privatiza os investimentos em obras públicas, o aumento da jornada de trabalho e o não investimento em educação e saúde. 

(E) Adam Smith (1723-1790) foi um importante defensor do Estado socialista.


76 Assinale a alternativa que corresponde às pautas da segunda onda do feminismo. 

(A) Reconhecimento da mulher como cidadã. 

(B) Aceitação do modelo binário. 

(C) Oportunidades iguais no mercado de trabalho. 

(D) Luta contra o modelo normativo binário. 

(E) Denúncia do patriarcado. 


77 Assinale a alternativa que corresponde à forma histórica e social do Estado moderno com a característica de uma economia de mercado democraticamente regulada pelo Estado. 

(A) Estado absolutista.         (B) Estado liberal.         (C) Estado nazifascista. 

(D) Estado socialista.           (E) Estado de bem-estar social.


78 Os estudos sobre as estruturas que atribuem sentido a um sistema cultural são fundamentais para as práticas sociológicas e para o ensino de sociologia. Assinale a alternativa que corresponde ao principal método de estudo da cultura proposto por Claude Lévi-Strauss. 

(A) Etnologia.                (B) Etnografia. 

(C) Etnocentrismo.         (D) Relativismo Cultural.         (E) Funcionalismo. 


79 Assinale a alternativa que apresenta o conceito desenvolvido por Antonio Gramsci (1891-1937) correspondente ao domínio político e moral de uma classe sobre as classes subalternas, levando em conta o consentimento e a não violência. 

(A) Hegemonia.             (B) Luta de classe.                 (C) Ideologia de massa. (D) Falsa consciência.     (E) Cultura erudita. 


80 Assinale a alternativa que corresponde ao conceito sociológico caracterizado pela inclusão, troca e coexistência das múltiplas particularidades culturais. 

(A) Sociodiversidade.     (B) Greenpeace.                     (C) Pensamento único. 

(D) Fato social.              (E) Indicador social.


Comentários