Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2023 (tipo B)

Olás, 

Segue o gabarito da última atividade aplicada na turma de Sociologia do Direito, 3/2023, tipo B, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.



2ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo B)

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 21/11/2023           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 BLOG Flora Tristan pode ser compreendida como:

a) Autora e ex-operária que defendia a importância da democracia e do capitalismo para a qualidade de vida das famílias francesas.

b) Embora tenha desenvolvido uma análise sobre a condição da mulher como pária e a última escrava existente, ela manifestou preconceito quanto a outros povos, incluindo o Peru.

c) Tristan foi uma conservadora a respeito da educação das mulheres, mas sofreu uma tentativa de homicídio cometida por seu marido.

d) Filha de pai estrangeiro cujo casamento com sua mãe nunca foi reconhecido, Tristan busca a família paterna para reconhecer sua obra e seu papel político na França.

e) Flora Tristan contribuiu ativamente para o socialismo científico tendo colaborado diretamente com Marx e Engels.

 

QUESTÃO 02 BLOG De acordo com Martineau, em seu livro "Como observar: morais e costumes":

a) O mercado deve ser observado pelo pesquisador no que tange à condição dos habitantes quanto ao fornecimento das suas necessidades, mas as morais domésticas não são refletidas nessa instituição.

b) Existe uma relação direta entre a existência de mercados bem providos, de um lado, e um povo livre e próspero de outro.

c) A ausência de mercados constituídos não implica que as sociedades nessas localidades sejam bárbaras e oprimidas, ou mesmo não providas, pois a fartura está relacionada a como a sociedade lida com a distribuição do que possui.

d) Apresenta o mercado de um ponto de vista liberal clássico, associando existência de riqueza, ainda que concentrada, à prosperidade. 

e) Apenas o mercado é capaz de suprir as necessidades dos indivíduos, não existindo vínculos sociais de outra natureza, que não os comerciais.    

 

QUESTÃO 03 BLOG Acerca do processo de pesquisa, em Sociedade na América – Vol. I Política, Martineau alega que, sobre o comportamento da(o) pesquisadora(r):

a)      Não promove interferências na pesquisa de campo e nem no objeto estudado;

b)     Ser mulher é uma desvantagem que pode ser superada por meio do disfarce ou outras artimanhas;

c)      Martineau entendia que o fato de ter surdez parcial não influenciava em seu trabalho de coleta de dados;

d)     A técnica de coleta de informações dependia do elemento surpresa e do comportamento antiético de não expressar do que se tratava o contato;

e)     O relato de campo precisa ser expresso de tal forma que as condições de acesso às informações fiquem claras para a(o) leitora(r) e o incumba de definir o grau de precisão acerca do que se fala.


QUESTÃO 04 BLOG Em seu livro Como observar, Martineau abordou o “Tratamento da culpa” e o “Testemunho de crimes”. A este respeito, informe qual assertiva é verdadeira:

a)      A obra citada não aborda a relação entre crimes e sociedade, apenas enunciando pressupostos moralistas acerca do “tratamento da culpa”;

b)     Para Martineau, de nada adiantava entrevistar criminosas(os), pois eles poderiam induzir o viajante a erro.

c)      Embora o texto seja bastante associado a uma referência a estudos e pressupostos criminológicos, Martineau relaciona “velha vingança” a “métodos antigos”, sem considerar que a primeira é definida em grande medida pela ignorância, fanatismo e apatia, por exemplo.

d)     Martineau acreditava que o processo de reformas havia atingido o sistema prisional, abolindo a “velha vingança” e produzindo um tratamento mais humano.

 

QUESTÃO 05 BLOG Quanto ao estudo da pobreza, da caridade pública e a relação com o Direito podemos realizar a comparação da contribuição entre duas(dois) autoras(es) em particular:

a)      Flora Tristan, em União dos Operários, e Alexis de Tocqueville, em Ensaios sobre a pobreza, na medida em que ambos previam que a caridade pública era essencial para o desenvolvimento da sociedade;

b)     Harriet Martineau, em Como observar, e Flora Tristan, em Necessidade de acolher bem as mulheres estrangeiras, já que ambas entendem ser a caridade pública um elemento necessário ao progresso social;

c)      Harriet Martineau, em Como observar, e Flora Tristan, em Necessidade de acolher bem as mulheres demonstraram a necessidade de se criar sociedades filantropas para resolver os problemas sociais ligados à pobreza e promover o progresso com a caridade privada;

d)     Harriet Martineau, em Como observar, e Alexis de Tocqueville, em Ensaios sobre a pobreza, embora para a primeira a caridade se divida em dois tipos, cabendo ao Estado modificar as condições estruturais para combater a pobreza, e o segundo advogava pelo fim da caridade pública, por sua corrupção dos pobres e promoção do aumento da pobreza.

 

QUESTÃO 06 BLOG Nos estudos de Sociologia do Direito alguns temas são recorrentes, entre eles a discussão sobre o papel do Estado, seu funcionamento, as instituições sociais e o povo. Para Harriet Martineau (1802-1876):

a) as manifestações da “maioria” e como elas são lidas política e socialmente são elementos decisivos ao fazermos a diferenciação entre regimes despóticos e democráticos, principalmente no que tange aos riscos que aquelas provocam nestes últimos;

b) ao viver nos Estados Unidos, ela tinha “a experiência adquirida” sobre a “definitiva ascendência do desejo da maioria”;

c) o povo deveria ser instruído a ocupar posições subalternas e entender o papel da elite política numa democracia representativa, considerando este o melhor modelo a ser seguido pela Europa a partir da experiência dos Estados Unidos;

d) os “erros não corrigidos” que atentavam contra o direito ou desejo da maioria não atrapalhavam o desenvolvimento de uma Democracia legítima.

 

QUESTÃO 07 IFB 2017 Filosofia 19 Marx e Engels afirmam no Manifesto do Partido Comunista: “Já antes vimos que o primeiro passo na revolução operária é a elevação do proletariado a classe dominante, a conquista da democracia pela luta. [...] Naturalmente isto só pode primeiro acontecer por meio de intervenções despóticas no direito de propriedade e nas relações de produção burguesas, através de medidas, portanto, que economicamente parecem insuficientes e insustentáveis, mas que no decurso do movimento levam para além de si mesmas e são inevitáveis como meios de revolucionamento de todo o modo de produção. Estas medidas serão naturalmente diversas consoante os diversos países. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento dos filósofos citados acima em relação aos países mais avançados.

a) Obrigatoriedade do trabalho para todos, instituição de exércitos industriais, em especial para a agricultura; Unificação da exploração da agricultura e da indústria, atuação com vista à eliminação gradual da diferença entre cidade e campo.

b) Expropriação da propriedade fundiária e emprego das rendas para despesas do proletariado; diminuição progressivamente dos impostos; abolição do direito de herança; confiscação da propriedade de todos os donos do capital.

c) Centralização do crédito nas mãos do Estado, através de um banco nacional com capital de Estado e monopólio exclusivo; centralização do sistema de transportes nas mãos do Estado.

d) Educação pública e gratuita de todas as crianças. Eliminação do trabalho das crianças nas fábricas na sua forma hodierna. Unificação da educação com a produção material, etc.

e) Multiplicação das fábricas nacionais, dos instrumentos de produção, arroteamento e melhoramento dos terrenos de acordo com um plano comunitário.

 

QUESTÃO 08 IFB 2017 Filosofia 20 Em 1883, no prefácio à edição alemã do Manifesto do Partido Comunista, Engels apontava “O pensamento fundamental que percorre o Manifesto — este pensamento fundamental pertence única e exclusivamente a Marx. Julgue as afirmativas abaixo como (V) VERDADEIRAS ou (F) FALSAS:

( ) A produção econômica, e a articulação social que dela com necessidade decorre, de qualquer época histórica forma a base da história política e intelectual dessa época. V

( ) Toda a vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que levam a teoria ao misticismo encontram a sua solução racional na práxis humana e no compreender desta práxis. F

( ) Toda a história tem sido uma história de lutas de classes, lutas entre classes exploradas e exploradoras, dominadas e dominantes, em diversos estádios do desenvolvimento social. V

( ) A luta de classes, atingiu um estádio em que a classe explorada e oprimida já não se pode libertar da classe exploradora e opressora sem simultaneamente libertar para sempre a sociedade toda da exploração, da opressão e das lutas de classes. V

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F, V, F, V                        b) V, V, V, F                       c) V, V, F, V                       d) V, V, F, F                        e) V, F, V, V

 

QUESTÃO 09 COSEAC 2022 Sociólogo UFF 41 Observa-se uma correlação, na teoria weberiana, entre os tipos de ação social e os tipos puros de dominação legítima. Assim, à ação racional orientada para fins associa-se o tipo de dominação:

(A) Tradicional                 (B) Carismática                (C) Democrática              (D) Burguesa                     (E) Legal.

 

QUESTÃO 10 COSEAC 2022 Sociólogo UFF 51 No modo de produção capitalista, segundo Karl Marx, as relações entre a burguesia e o proletariado é marcada pelo(pela)

(A) benefício.                   (B) antagonismo.             (C) concorrência.             (D) controle.                     (E) benefício.

 

 

Ótima prova!


Comentários