Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2023 (tipo B)
Olás,
Segue o gabarito da última atividade aplicada na turma de Sociologia do Direito, 3/2023, tipo B, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
2ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo B)
Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 21/11/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
QUESTÃO
01 BLOG Flora Tristan pode ser
compreendida como:
a) Autora e ex-operária que defendia a importância da democracia e do
capitalismo para a qualidade de vida das famílias francesas.
b) Embora tenha desenvolvido uma
análise sobre a condição da mulher como pária e a última
escrava existente, ela manifestou preconceito quanto a outros povos, incluindo
o Peru.
c) Tristan foi uma conservadora a respeito da educação das mulheres, mas
sofreu uma tentativa de homicídio cometida por seu marido.
d) Filha de pai estrangeiro cujo casamento com sua mãe nunca foi
reconhecido, Tristan busca a família paterna para reconhecer sua obra e seu
papel político na França.
e) Flora Tristan contribuiu ativamente para o socialismo
científico tendo colaborado diretamente com Marx e Engels.
QUESTÃO 02 BLOG De acordo com Martineau, em
seu livro "Como observar: morais e costumes":
a) O mercado deve ser observado
pelo pesquisador no que tange à condição dos habitantes quanto ao fornecimento
das suas necessidades, mas as morais domésticas não são refletidas nessa
instituição.
b) Existe uma relação direta entre
a existência de mercados bem providos, de um lado, e um povo livre e próspero
de outro.
c) A ausência de mercados constituídos não implica que as sociedades
nessas localidades sejam bárbaras e oprimidas, ou mesmo não providas, pois a
fartura está relacionada a como a sociedade lida com a distribuição do que
possui.
d) Apresenta o mercado de um ponto
de vista liberal clássico, associando existência de riqueza, ainda que
concentrada, à prosperidade.
e) Apenas o mercado é capaz de
suprir as necessidades dos indivíduos, não existindo vínculos sociais de outra
natureza, que não os comerciais.
QUESTÃO
03 BLOG Acerca do processo de
pesquisa, em Sociedade na América – Vol. I Política, Martineau
alega que, sobre o comportamento da(o) pesquisadora(r):
a) Não
promove interferências na pesquisa de campo e nem no objeto estudado;
b) Ser
mulher é uma desvantagem que pode ser superada por meio do disfarce ou outras
artimanhas;
c) Martineau
entendia que o fato de ter surdez parcial não influenciava em seu trabalho de
coleta de dados;
d) A
técnica de coleta de informações dependia do elemento surpresa e do
comportamento antiético de não expressar do que se tratava o contato;
e) O relato de
campo precisa ser expresso de tal forma que as condições de acesso às
informações fiquem claras para a(o) leitora(r) e o incumba de definir o grau de
precisão acerca do que se fala.
QUESTÃO 04 BLOG Em
seu livro Como observar, Martineau abordou o “Tratamento da culpa”
e o “Testemunho de crimes”. A este respeito, informe qual assertiva é
verdadeira:
a) A obra citada não aborda a relação
entre crimes e sociedade, apenas enunciando pressupostos moralistas acerca do
“tratamento da culpa”;
b) Para Martineau, de nada adiantava
entrevistar criminosas(os), pois eles poderiam induzir o viajante a erro.
c) Embora o texto seja bastante
associado a uma referência a estudos e pressupostos criminológicos, Martineau
relaciona “velha vingança” a “métodos antigos”, sem considerar que a primeira é
definida em grande medida pela ignorância, fanatismo e apatia, por exemplo.
d) Martineau
acreditava que o processo de reformas havia atingido o sistema prisional,
abolindo a “velha vingança” e produzindo um tratamento mais humano.
QUESTÃO
05 BLOG Quanto ao estudo da pobreza,
da caridade pública e a relação com o Direito podemos realizar a comparação da
contribuição entre duas(dois) autoras(es) em particular:
a) Flora Tristan, em União
dos Operários, e Alexis de Tocqueville, em Ensaios sobre a pobreza,
na medida em que ambos previam que a caridade pública era essencial para o
desenvolvimento da sociedade;
b) Harriet Martineau, em Como
observar, e Flora Tristan, em Necessidade de acolher bem as
mulheres estrangeiras, já que ambas entendem ser a caridade pública um
elemento necessário ao progresso social;
c) Harriet Martineau, em Como
observar, e Flora Tristan, em Necessidade de acolher bem as
mulheres demonstraram a necessidade de se criar sociedades filantropas
para resolver os problemas sociais ligados à pobreza e promover o progresso com
a caridade privada;
d) Harriet
Martineau, em Como observar, e Alexis de Tocqueville, em Ensaios
sobre a pobreza, embora para a primeira a caridade se divida em dois tipos,
cabendo ao Estado modificar as condições estruturais para combater a pobreza, e
o segundo advogava pelo fim da caridade pública, por sua corrupção dos pobres e
promoção do aumento da pobreza.
QUESTÃO
06 BLOG Nos estudos de Sociologia do
Direito alguns temas são recorrentes, entre eles a discussão sobre o papel do
Estado, seu funcionamento, as instituições sociais e o povo. Para Harriet
Martineau (1802-1876):
a) as manifestações da “maioria” e
como elas são lidas política e socialmente são elementos decisivos ao fazermos
a diferenciação entre regimes despóticos e democráticos, principalmente no que
tange aos riscos que aquelas provocam nestes últimos;
b) ao viver nos Estados Unidos, ela tinha “a experiência adquirida”
sobre a “definitiva ascendência do desejo da maioria”;
c) o povo deveria ser instruído a
ocupar posições subalternas e entender o papel da elite política numa
democracia representativa, considerando este o melhor modelo a ser seguido pela
Europa a partir da experiência dos Estados Unidos;
d) os “erros não corrigidos” que
atentavam contra o direito ou desejo da maioria não atrapalhavam o
desenvolvimento de uma Democracia legítima.
QUESTÃO 07 IFB 2017 Filosofia 19 Marx e Engels afirmam no Manifesto do
Partido Comunista: “Já antes vimos que o primeiro passo na revolução operária é
a elevação do proletariado a classe dominante, a conquista da democracia pela
luta. [...] Naturalmente isto só pode primeiro acontecer por meio de
intervenções despóticas no direito de propriedade e nas relações de produção
burguesas, através de medidas, portanto, que economicamente parecem
insuficientes e insustentáveis, mas que no decurso do movimento levam para além
de si mesmas e são inevitáveis como meios de revolucionamento de todo o modo de
produção. Estas medidas serão naturalmente diversas consoante os diversos
países. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento dos filósofos
citados acima em relação aos países mais avançados.
a) Obrigatoriedade do trabalho para
todos, instituição de exércitos industriais, em especial para a agricultura;
Unificação da exploração da agricultura e da indústria, atuação com vista à
eliminação gradual da diferença entre cidade e campo.
b)
Expropriação da propriedade fundiária e emprego das rendas para despesas do
proletariado; diminuição progressivamente dos impostos; abolição do direito de
herança; confiscação da propriedade de todos os donos do capital.
c) Centralização do crédito nas mãos do
Estado, através de um banco nacional com capital de Estado e monopólio
exclusivo; centralização do sistema de transportes nas mãos do Estado.
d) Educação pública e gratuita de todas
as crianças. Eliminação do trabalho das crianças nas fábricas na sua forma
hodierna. Unificação da educação com a produção material, etc.
e) Multiplicação das fábricas nacionais,
dos instrumentos de produção, arroteamento e melhoramento dos terrenos de
acordo com um plano comunitário.
QUESTÃO 08 IFB 2017 Filosofia 20 Em 1883, no prefácio à edição alemã do
Manifesto do Partido Comunista, Engels apontava “O pensamento fundamental que
percorre o Manifesto — este pensamento fundamental pertence única e
exclusivamente a Marx. Julgue as afirmativas abaixo como (V) VERDADEIRAS ou (F)
FALSAS:
( ) A produção econômica, e a articulação social que dela com necessidade decorre, de qualquer época histórica forma a base da história política e intelectual dessa época. V
( ) Toda a vida social é essencialmente
prática. Todos os mistérios que levam a teoria ao misticismo encontram a sua
solução racional na práxis humana e no compreender desta práxis. F
( ) Toda a história tem sido uma história
de lutas de classes, lutas entre classes exploradas e exploradoras, dominadas e
dominantes, em diversos estádios do desenvolvimento social.
( ) A luta de classes, atingiu um estádio
em que a classe explorada e oprimida já não se pode libertar da classe
exploradora e opressora sem simultaneamente libertar para sempre a sociedade
toda da exploração, da opressão e das lutas de classes.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA:
a) F, V, F, V b) V, V, V, F c)
V, V, F, V d) V, V,
F, F e)
V, F, V, V
QUESTÃO 09 COSEAC 2022 Sociólogo UFF 41 Observa-se uma correlação, na teoria
weberiana, entre os tipos de ação social e os tipos puros de dominação
legítima. Assim, à ação racional orientada para fins associa-se o tipo de
dominação:
(A) Tradicional (B) Carismática (C)
Democrática (D) Burguesa (E) Legal.
QUESTÃO 10 COSEAC 2022 Sociólogo UFF 51 No modo de produção capitalista,
segundo Karl Marx, as relações entre a burguesia e o proletariado é marcada
pelo(pela)
(A) benefício. (B)
antagonismo. (C)
concorrência. (D) controle. (E)
benefício.
Ótima prova!
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