Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2023 (tipo A)
Olás, Segue o gabarito da última atividade aplicada na turma de Sociologia do Direito, 3/2023, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
2ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo A)
Docente: Fernanda
Henrique Cupertino Alcântara Data:
21/11/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
QUESTÃO
01 BLOG Várias teóricas clássicas se
dedicaram a estudar o casamento como fato social. A esse respeito, indique
abaixo a alternativa incorreta:
a) Flora Tristan entendia que o
divórcio era um direito das mulheres, assim como o direito ao acesso à
educação.
b) Marianne Weber discutia o
casamento como direito, não como relação de poder, e discutia a existência de
uma "parceria ética".
c) Harriet Martineau chamava a
atenção para o fato de que os tipos de casamento e a forma de cortejo
demonstram os valores e os padrões sociais vigentes em uma sociedade.
d) Mary Wollstonecraf entendia que o casamento não era um fenômeno
social importante sobre o qual os pesquisadores devessem se dedicar a estudar.
e) Olympe de Gouges entendia que o
divórcio deveria ser um direito do qual as mulheres pudessem usufruir.
QUESTÃO
02 BLOG Flora
Tristan (1803-1844) foi uma das pensadoras que se dedicou a discutir problemas
sociais e soluções possíveis. Neste sentido, ela se debruçou sobre o seguinte
tema:
a) A necessidade de obediência moral da juventude para com os mais
antigos.
b) A importância da religião na coordenação da vida social.
c) O papel das operárias e
operários na gestão dos problemas que os acometem.
d) A função do Estado na solução de todos os problemas sociais.
e) A delinquência das mulheres e sua perversidade na relação com os homens.
QUESTÃO
03 BLOG Marianne Schnitger (1870-1954) foi
uma importante autora, mas é conhecida, na maioria das vezes, por ser a esposa
de Max Weber. Sua obra trouxe importantes contribuições para a análise social.
Assinale abaixo a frase que identifica parte de suas premissas ou de sua
biografia:
a) Dedicou-se a estudar o feudalismo e o capitalismo, além de propor uma
reforma social para a chegada de um modelo socialista de produção.
b) Formulou uma perspectiva
crítica pautada na reflexão sobre o papel das instituições, principalmente o
Direito, como capazes de limitar a arbitrariedade nas relações sociais, tomando
por exemplo o matrimônio, a mãe e a esposa.
c) Foi auxiliar de Max Weber e difusora de sua obra após sua morte,
tendo se dedicado exclusivamente a divulgar a teoria dele.
d) Resenhou a obra de Émile Durkheim defendendo seu marido das críticas
realizadas por aquele.
e) Elaborou uma obra densa, mas nunca teve participação pública ou
acadêmica, evitando a aparição pública e a discussão de temas de interesse das
mulheres.
QUESTÃO
04 BLOG Marianne Schnitger era
conhecida como uma feminista conservadora por defender o Direito como um
mecanismo capaz de:
a) Controle dos povos, propiciando um Estado Nação moderno com
concentração da legitimidade do uso da violência em detrimento da sociedade
civil.
b) Promover a igualdade de gênero, com o acesso irrestrito das mulheres
à educação e ao trabalho.
c) Fornecer garantias e
limitações à arbitrariedade exercida pelos homens contra às mulheres e mães.
d) Combater a visão tradicional do feminismo, da qual Marianne era uma
crítica ferrenha.
e) Promover direitos sociais radicais, com uma reforma legislativa
pautada no feminismo erótico.
QUESTÃO
05 BLOG Existe uma discussão
importante sobre a relação existente entre as teóricas clássicas e o tema de
investigação sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de gênero não
estivesse disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na primeira metade do
século XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao trabalho de Harriet
Martineau:
a) Os "arranjos" e
"estados de casamento" observados não mantinham conexão com as morais
vigentes numa sociedade.
b) A mulher não deveria ser
considerada como "classe", pois não representava uma categoria
homogênea.
c) O casamento é uma instituição
social comum a todas as sociedades e, por esta razão, podemos considerá-lo
uma coisa universal, não contingencial.
d) Os "estados de
casamento" são formas sociais de manutenção de uma boa convivência
doméstica, sendo configurados para servir a esta função.
e) A desigualdade de gênero dentro do modelo de casamento postulado por
uma sociedade é causa de "infelicidade conjugal" e de "casos de
sofrimento social".
QUESTÃO
06 BLOG Durante o período no qual estudou a sociedade
norteamericana, Martineau chegou a realizar algumas considerações importantes e
que repercutem ainda hoje ao analisarmos a sociedade contemporânea, inclusive a
brasileira. Exceto:
a) Embora
não tenha observado pobreza no território norteamericano à época, destacou que
a condição de miséria recaía sobre as mulheres que não eram sequer ouvidas.
b) A democracia é um
regime político apenas, não devendo nada à constituição da sociedade ou às suas
instituições fundamentais.
c) Martineau
viajou com outras mulheres escritoras e discutiu a necessidade do sufrágio não
apenas para as mulheres, mas para todas as condições econômicas, de instrução
ou de renda.
d) Alegou
que a 1ª Constituição dos EUA inaugurou o medo de “crise” e a 2ª o “alarme”, mas
estes são constitutivos do regime democrático.
e) O
despotismo “funciona” sem alarde porque a sociedade não participa da tomada de
decisões, enquanto é torturada e roubada. A democracia é sempre turbulenta e
disputada.
QUESTÃO
07 BLOG Ainda sobre a Democracia, de acordo com a
teoria de Harriet Martineau:
a) Os
EUA inventaram a democracia e criaram um modelo a ser replicado por todo o
globo.
b) Os EUA aproveitaram
o que se aprendeu com a experiência da democracia e o seu experimento deu certo
na 3ª tentativa.
c) O
regime democrático precisa ser pensado a partir de elementos lógicos universais
que informem o resultado desejado.
d) Os
princípios democráticos podem conviver harmoniosamente com formas feudais, como
direito por hereditariedade e membros honorários.
e) Num
regime democrático, os partidos nunca temem o desejo da maioria, pois são os
representantes desta.
QUESTÃO 08 BLOG A
respeito da obra de Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:
a) Sua
obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de
que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de
estudo e acesso à educação num sentido amplo.
b) Escreveu Peregrinações
de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da
possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das
mulheres de sua sociedade.
c) Elaborou
propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de
mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à
pena de morte.
d) Morreu
numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União
dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas
que debilitaram sua saúde.
e) Lutou para que os
operários, mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de
associação e solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender
que a luta por igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.
QUESTÃO 09 BLOG Considerando-se o conceito de
Sociologia do Direito (SD) trabalhado em sala de aula em contraponto à obra de
Harriet Martineau (1802-1876), podemos considerar que:
a) Inexiste uma SD na obra de Martineau, não tendo sido essa uma
preocupação desta autora;
b) É
possível considerar, em razão dos objetos abordados, que Martineau se atentou
para problemas relacionados ao Direito, como a punição, a regulação de
mercados, a liberdade, a polícia, o ensino, entre outros na obra Como
observar, desenvolvendo assim uma SD ainda no século XIX;
c) A SD foi criada no século XX,
portanto, é uma impropriedade técnica afirmar que autoras(es) clássicas(os) a produziram;
d) Martineau entendia que era preciso
observar a política e como ela influenciava a produção do Direito, não o
contrário, já que este último não é capaz de limitar ou promover a ação social.
QUESTÃO
10 BLOG Ao compararmos as obras de
Harriet Martineau e Karl Marx estudadas na disciplina, podemos afirmar que:
a) Marx não tem uma teoria de classes
e Martineau não entende que classes seja uma referência importante para se
compreender uma sociedade;
b) Marx desenvolveu uma teoria de classes,
assim como Martineau, sendo que esta se valeu da perspectiva do primeiro para
aprimorar sua análise quanto a este tema;
c) Tanto
Martineau quanto Marx se preocuparam em discutir as diferenças e a relação
entre posse e propriedade fundiária, bem como suas consequências;
d) Martineau se dedicou a discutir as
classes agrícolas, de fabricantes e comerciais, enquanto Marx se concentrou
numa condição de classe restrita à modernidade urbana e industrial.
Ótima prova!
Professora, acho que você postou a atividade errada por engano.
ResponderExcluirOlá, bom dia. Esta é a prova tipo A, de Sociologia do Direito, aplicada ontem pela manhã.
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