Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2023 (tipo A)

Olás, Segue o gabarito da última atividade aplicada na turma de Sociologia do Direito, 3/2023, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.



2ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo A)

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 21/11/2023           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 BLOG Várias teóricas clássicas se dedicaram a estudar o casamento como fato social. A esse respeito, indique abaixo a alternativa incorreta:

a) Flora Tristan entendia que o divórcio era um direito das mulheres, assim como o direito ao acesso à educação.

b) Marianne Weber discutia o casamento como direito, não como relação de poder, e discutia a existência de uma "parceria ética".

c) Harriet Martineau chamava a atenção para o fato de que os tipos de casamento e a forma de cortejo demonstram os valores e os padrões sociais vigentes em uma sociedade.

d) Mary Wollstonecraf entendia que o casamento não era um fenômeno social importante sobre o qual os pesquisadores devessem se dedicar a estudar.

e) Olympe de Gouges entendia que o divórcio deveria ser um direito do qual as mulheres pudessem usufruir.

 

QUESTÃO 02 BLOG Flora Tristan (1803-1844) foi uma das pensadoras que se dedicou a discutir problemas sociais e soluções possíveis. Neste sentido, ela se debruçou sobre o seguinte tema:

a) A necessidade de obediência moral da juventude para com os mais antigos.

b) A importância da religião na coordenação da vida social.

c) O papel das operárias e operários na gestão dos problemas que os acometem.

d) A função do Estado na solução de todos os problemas sociais.

e) A delinquência das mulheres e sua perversidade na relação com os homens.

 

QUESTÃO 03 BLOG Marianne Schnitger (1870-1954) foi uma importante autora, mas é conhecida, na maioria das vezes, por ser a esposa de Max Weber. Sua obra trouxe importantes contribuições para a análise social. Assinale abaixo a frase que identifica parte de suas premissas ou de sua biografia:

a) Dedicou-se a estudar o feudalismo e o capitalismo, além de propor uma reforma social para a chegada de um modelo socialista de produção.

b) Formulou uma perspectiva crítica pautada na reflexão sobre o papel das instituições, principalmente o Direito, como capazes de limitar a arbitrariedade nas relações sociais, tomando por exemplo o matrimônio, a mãe e a esposa.

c) Foi auxiliar de Max Weber e difusora de sua obra após sua morte, tendo se dedicado exclusivamente a divulgar a teoria dele.

d) Resenhou a obra de Émile Durkheim defendendo seu marido das críticas realizadas por aquele.

e) Elaborou uma obra densa, mas nunca teve participação pública ou acadêmica, evitando a aparição pública e a discussão de temas de interesse das mulheres.

 

QUESTÃO 04 BLOG Marianne Schnitger era conhecida como uma feminista conservadora por defender o Direito como um mecanismo capaz de:

a) Controle dos povos, propiciando um Estado Nação moderno com concentração da legitimidade do uso da violência em detrimento da sociedade civil.

b) Promover a igualdade de gênero, com o acesso irrestrito das mulheres à educação e ao trabalho.

c) Fornecer garantias e limitações à arbitrariedade exercida pelos homens contra às mulheres e mães.

d) Combater a visão tradicional do feminismo, da qual Marianne era uma crítica ferrenha.

e) Promover direitos sociais radicais, com uma reforma legislativa pautada no feminismo erótico.


QUESTÃO 05 BLOG Existe uma discussão importante sobre a relação existente entre as teóricas clássicas e o tema de investigação sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de gênero não estivesse disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na primeira metade do século XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao trabalho de Harriet Martineau:

a) Os "arranjos" e "estados de casamento" observados não mantinham conexão com as morais vigentes numa sociedade.

b) A mulher não deveria ser considerada como "classe", pois não representava uma categoria homogênea.

c) O casamento é uma instituição social comum a todas as sociedades e, por esta razão, podemos considerá-lo uma coisa universal, não contingencial.

d) Os "estados de casamento" são formas sociais de manutenção de uma boa convivência doméstica, sendo configurados para servir a esta função.  

e) A desigualdade de gênero dentro do modelo de casamento postulado por uma sociedade é causa de "infelicidade conjugal" e de "casos de sofrimento social".

 

QUESTÃO 06 BLOG Durante o período no qual estudou a sociedade norteamericana, Martineau chegou a realizar algumas considerações importantes e que repercutem ainda hoje ao analisarmos a sociedade contemporânea, inclusive a brasileira. Exceto:

a)      Embora não tenha observado pobreza no território norteamericano à época, destacou que a condição de miséria recaía sobre as mulheres que não eram sequer ouvidas.

b)     A democracia é um regime político apenas, não devendo nada à constituição da sociedade ou às suas instituições fundamentais.

c)      Martineau viajou com outras mulheres escritoras e discutiu a necessidade do sufrágio não apenas para as mulheres, mas para todas as condições econômicas, de instrução ou de renda.

d)     Alegou que a 1ª Constituição dos EUA inaugurou o medo de “crise” e a 2ª o “alarme”, mas estes são constitutivos do regime democrático.

e)     O despotismo “funciona” sem alarde porque a sociedade não participa da tomada de decisões, enquanto é torturada e roubada. A democracia é sempre turbulenta e disputada.

 

QUESTÃO 07 BLOG Ainda sobre a Democracia, de acordo com a teoria de Harriet Martineau:

a)      Os EUA inventaram a democracia e criaram um modelo a ser replicado por todo o globo.

b)     Os EUA aproveitaram o que se aprendeu com a experiência da democracia e o seu experimento deu certo na 3ª tentativa.

c)      O regime democrático precisa ser pensado a partir de elementos lógicos universais que informem o resultado desejado.

d)     Os princípios democráticos podem conviver harmoniosamente com formas feudais, como direito por hereditariedade e membros honorários.

e)     Num regime democrático, os partidos nunca temem o desejo da maioria, pois são os representantes desta.

 

QUESTÃO 08 BLOG A respeito da obra de Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:

a)      Sua obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de estudo e acesso à educação num sentido amplo.

b)     Escreveu Peregrinações de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das mulheres de sua sociedade.

c)      Elaborou propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à pena de morte.

d)     Morreu numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas que debilitaram sua saúde.

e) Lutou para que os operários, mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de associação e solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender que a luta por igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.

 

QUESTÃO 09 BLOG Considerando-se o conceito de Sociologia do Direito (SD) trabalhado em sala de aula em contraponto à obra de Harriet Martineau (1802-1876), podemos considerar que:

a) Inexiste uma SD na obra de Martineau, não tendo sido essa uma preocupação desta autora; 

b)     É possível considerar, em razão dos objetos abordados, que Martineau se atentou para problemas relacionados ao Direito, como a punição, a regulação de mercados, a liberdade, a polícia, o ensino, entre outros na obra Como observar, desenvolvendo assim uma SD ainda no século XIX;

c)      A SD foi criada no século XX, portanto, é uma impropriedade técnica afirmar que autoras(es) clássicas(os) a produziram;

d)     Martineau entendia que era preciso observar a política e como ela influenciava a produção do Direito, não o contrário, já que este último não é capaz de limitar ou promover a ação social.

 

QUESTÃO 10 BLOG Ao compararmos as obras de Harriet Martineau e Karl Marx estudadas na disciplina, podemos afirmar que:

a)      Marx não tem uma teoria de classes e Martineau não entende que classes seja uma referência importante para se compreender uma sociedade;

b)     Marx desenvolveu uma teoria de classes, assim como Martineau, sendo que esta se valeu da perspectiva do primeiro para aprimorar sua análise quanto a este tema;

c)      Tanto Martineau quanto Marx se preocuparam em discutir as diferenças e a relação entre posse e propriedade fundiária, bem como suas consequências;

d)     Martineau se dedicou a discutir as classes agrícolas, de fabricantes e comerciais, enquanto Marx se concentrou numa condição de classe restrita à modernidade urbana e industrial.

 

 

Ótima prova!


Comentários

  1. Professora, acho que você postou a atividade errada por engano.

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    1. Olá, bom dia. Esta é a prova tipo A, de Sociologia do Direito, aplicada ontem pela manhã.

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