Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2023

Olás,


Segue o gabarito da última atividade aplicada na turma de Sociologia, 3/2023, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.

Espero que seja útil.



2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2023

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 20/11/2023           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida; não marque com X.

 

QUESTÃO 01 - Unicentro 2017/2018 Vestibular Caderno 2 5 - Sobre o pensamento de Karl Marx, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I) O materialismo histórico é uma teoria marxista, na qual se atribui a explicação de toda a história das relações humanas por meio de fatos materiais. 

II) Para Marx, a classe trabalhadora é alienada, pois não percebe os mecanismos de sua exploração, é acrítica e passiva. Marx foi um grande defensor da formação da consciência da classe trabalhadora. 

III) Para Marx, a evolução histórica, independente de em qual época se estivesse, ocorria por causa de confrontos entre classes sociais, geralmente, cujo motivo era o que Marx chamava de “exploração do homem pelo homem”. Indivíduos esqueciam-se de que eram todos seres humanos com direitos e deveres, para explorarem ao máximo aqueles que lhes fossem “inferiores” de seu ponto de vista. 

A) Apenas I está correta                                                                          B) Apenas II está correta 

C) Apenas I e II estão corretas                                                               D) Apenas I e III estão corretas

E) Todas as afirmativas estão corretas

 

QUESTÃO 02 - IFMT 2022 Professor de Sociologia

35. “Na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência”. (Karl Marx, Contribuição ao Prefácio à Crítica da Economia Política). Em relação ao conceito de modo de produção, analise as sentenças abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: 

I - O conceito de forças produtivas corresponde à combinação da força de trabalho humana (força física e conhecimento técnico) com os meios de produção (objetos de trabalho como ferramentas, máquinas, a terra e demais recursos naturais). 

II - O conceito de relações de produção ou relações sociais de produção diz respeito ao regime de propriedade, às formas de repartição do produto e à estrutura de classes. Para Marx, é a contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção que impulsiona o desenvolvimento histórico. 

III - A caracterização de um modo de produção depende do reconhecimento de como as relações sociais de produção são reproduzidas, ou seja, quais são as determinações da permanência contínua da reprodução do modo de produção, o que nos leva, necessariamente, a ter que desvendar quais são as características essenciais dessas relações sociais de produção; como estão distribuídos os meios de produção; como se dá a apropriação do que é produzido; como estão dispostos os humanos nessas relações sociais de produção (as classes sociais); a forma de Estado e de todo o aparelho jurídico-político derivado dessas relações e essencial para a reprodução; bem como as representações ideológicas e políticas que permitem até certo ponto a coesão social sem eliminar os conflitos inerentes às contradições fundadas na estrutura econômica. 

IV - No trecho citado, é expressa a concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais é determinado no âmbito da produção econômica e, a partir daí, reflete-se no aparelho jurídico-político e nas representações ideológicas. 

As alternativas que apresentam sentenças VERDADEIRAS são: 

(A) I e II, apenas.                                          (B) I, II e III, apenas.                      (C) I, II e IV, apenas

(D) III e IV, apenas.                                       (E) Todas as alternativas.

 

QUESTÃO 03 - CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Questão 32 De acordo com o método de pesquisa sociológico materialista histórico-dialético, 

A a dinâmica social é constituída a partir da absorção e reprodução dos preceitos da ideologia dominante que determina e organiza o funcionamento dos modos de produção e realiza a manutenção dos papéis determinados para cada classe social. 

B a produção da vida material através da classe trabalhadora é gerada a partir de relações horizontais, que não possuem ligação com a luta de classes. 

C é possível que a sociedade capitalista resolva a luta de classes e continue a operar no mesmo modo de produção, de maneira que todos possam usufruir dos bens de consumo produzidos. 

D a teoria da mais-valia trata da relação de dominação que a classe proletária exerce sob os donos dos meios de produção. 

E a superação do sistema capitalista não é uma possibilidade para a resolução das mazelas causadas pelo próprio Estado.

 

QUESTÃO 04 – BLOG Questão 45: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan (1803-1844) foi uma autora popular que se dedicou, tal como sua conterrânea Olympe de Gouges (1748-1793), a discutir problemas sociais e a propor formas de solucioná-los, constituindo-se assim como uma das pioneiras na elaboração de políticas públicas. Sobre suas obras União dos operários e Necessidade de acolher bem as mulheres estrangeiras pode-se afirmar o seguinte:

a) A autora entende que a modernidade não deveria superar as instituições da sociedade feudal e que esta deveria ser resgatada, principalmente quanto aos princípios jurídicos;

b) A sociedade moderna nega as formas de associação, fazendo com que seja difícil solucionar problemas sociais e econômicos identificados, restando a resignação e recorrer a fórmulas já disponíveis;

c) Flora discute os tipos de mulheres estrangeiras e como elas são tratadas, não apenas na França, mas também na Inglaterra e no continente americano, alegando que as viagens são importantes como estratégias de aquisição de conhecimento empírico sobre seu próprio país e países estrangeiros.

d) Flora Tristan se inspirou no Manifesto do partido comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels para escrever esses textos sobre a importância da revolução política na mudança da condição social de operários e mulheres.

 

QUESTÃO 05 – BLOG Questão 43: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Autoras como Flora Tristan e Harriet Martineau se dedicaram a discutir a sociedade também a partir dos ambientes domésticos e de instituições pouco problematizadas e tomadas como dogmas, como o casamento, filiação e condição social da mulher. De acordo com o que foi abordado em sala acerca das contribuições destas autoras indique a alternativa correta:

a)      Flora Tristan era contrária ao divórcio, por isso defendeu a tese de que as mulheres estrangeiras solteiras deveriam ser tratadas de modo distinto das casadas e viúvas;

b)     Harriet Martineau entendia que existem vários tipos de casamento e sua configuração ou “arranjo” diz muito acerca das sociedades, se são despóticas ou democraticamente constituídas;

c)      Harriet Martineau defendia que o casamento não deveria ser considerado como um “pacto”, mas como uma determinação unilateral pautada na noção de hierarquia e comando;

d)     Para Flora Tristan e Harriet Martineau o consentimento da mulher era algo a ser adquirido no futuro, tendo em vista que estas ainda não haviam chegado a um grau de desenvolvimento adequado no século XIX.

 

QUESTÃO 06 – BLOG Questão 42: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Ao compararmos as obras de Harriet Martineau e Karl Marx estudadas na disciplina, podemos afirmar que:

a)      Marx não tem uma teoria de classes e Martineau não entende que classes sejam uma referência importante para se compreender uma sociedade;

b)     Marx desenvolveu uma teoria de classes, assim como Martineau, sendo que esta se valeu da perspectiva do primeiro para aprimorar sua análise quanto a este tema;

c)      Tanto Martineau quanto Marx se preocuparam em discutir as diferenças e a relação entre posse e propriedade fundiária, bem como suas consequências;

d)     Martineau se dedicou a discutir as classes agrícolas, de fabricantes e comerciais, enquanto Marx se concentrou numa condição de classe restrita à modernidade urbana e industrial.

 

QUESTÃO 07 – BLOG Questão 40: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) De acordo com a teoria de Harriet Martineau em Como observar:

a)      A entrevista a pessoas que estejam cumprindo penas em sistemas prisionais é facilitada pelo fato de que, no século XIX, o cumprimento da pena era realizado de modo isolado, o que estimulava o interesse delas em querer algum tipo de contato social;

b)     Não era importante averiguar como a “visão da sociedade” sobre a gravidade de crimes afetava a vida cotidiana e o próprio sistema de punições, já que as morais prevalecentes não se faziam representar dessa forma;

c)      O sistema prisional deve ser comparado à enfermaria. Contudo, os métodos de punição legal do período estudado por ela não haviam sofrido ainda a influência da reforma prisional e do “espírito de Howard”.

d)     Barbarismo é aquele relativo às sociedades primitivas, que se contrapõe evolutivamente ao presente nas sociedades ditas civilizadas e citadinas.

 

QUESTÃO 08 - BLOG Questão 35: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito da obra de Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:

a)      Sua obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de estudo e acesso à educação num sentido amplo.

b)     Escreveu Peregrinações de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das mulheres de sua sociedade.

c)      Elaborou propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à pena de morte.

d)     Morreu numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas que debilitaram sua saúde.

e) Lutou para que os operários, mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de associação e solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender que a luta por igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.

 

QUESTÃO 09 - BLOG Questão 34: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca da amostra e universo na pesquisa científica, no livro Como observar, Harriet Martineau explicou que:

a)      A pesquisa de campo pode ser feita a qualquer tempo e com quaisquer informantes sem prejuízo para o resultado auferido.

b)     A preocupação com os métodos envolve também uma estratificação adequada do universo a ser pesquisado, embora ela não use este termo para se referir a esse procedimento.

c)      A representatividade da amostra não é um problema colocado por Martineau, mesmo que ela tivesse a preocupação em observar e entrevistar um público diverso e em quantidade.

d)     Não cabe apenas a preocupação com quais são os requisitos para a observação social, mas também o que e como se deve observar os discursos dos indivíduos, não as coisas.

e) Os viajantes tinham uma formação adequada para evitar que uma amostra viciada não fosse utilizada para a realização da pesquisa de campo, impedindo que esse grave problema metodológico contaminasse o resultado auferido.

 

QUESTÃO 10 – BLOG Questão 33: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito do uso da observação de discursos e coisas para a realização da pesquisa de campo, Harriet Martineau asseverou que, exceto:

a)      O discurso é um instrumento importante para se identificar “o que interessa à maioria do povo”.

b)     As coisas devem ser observadas antes de se atentar para os discursos sobre estas mesmas coisas.

c)      O discurso serve como um comentário às coisas observadas pelo pesquisador.

d)     É útil à pesquisa científica se dedicar a elucidar as diferenças dos “discursos privados” sobre um dado fato.

e) O discurso é capaz de exemplificar fatos gerais registrados pelo observador.

 

Boa prova!

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