Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2023
Olás,
Segue o gabarito da última atividade aplicada na turma de Sociologia, 3/2023, do Curso de Direito, da UFJF, Campus de Governador Valadares.
Espero que seja útil.
2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA
3/2023
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
20/11/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida; não marque com X.
QUESTÃO
01 - Unicentro 2017/2018 Vestibular Caderno 2 5 - Sobre o pensamento
de Karl Marx, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa
correta.
I) O
materialismo histórico é uma teoria marxista, na qual se atribui a explicação
de toda a história das relações humanas por meio de fatos materiais.
II)
Para Marx, a classe trabalhadora é alienada, pois não percebe os mecanismos de
sua exploração, é acrítica e passiva. Marx foi um grande defensor da formação
da consciência da classe trabalhadora.
III)
Para Marx, a evolução histórica, independente de em qual época se estivesse,
ocorria por causa de confrontos entre classes sociais, geralmente, cujo motivo
era o que Marx chamava de “exploração do homem pelo homem”. Indivíduos
esqueciam-se de que eram todos seres humanos com direitos e deveres, para
explorarem ao máximo aqueles que lhes fossem “inferiores” de seu ponto de
vista.
A)
Apenas I está correta B)
Apenas II está correta
C)
Apenas I e II estão corretas D)
Apenas I e III estão corretas
E) Todas as afirmativas estão corretas
QUESTÃO 02 - IFMT 2022
Professor de Sociologia
35. “Na produção social da
sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias,
independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um
determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto
destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a
base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à
qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção
da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e
intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é
o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência”. (Karl Marx,
Contribuição ao Prefácio à Crítica da Economia Política). Em relação ao
conceito de modo de produção, analise as sentenças abaixo, marcando V para as
verdadeiras e F para as falsas:
I - O conceito de forças
produtivas corresponde à combinação da força de trabalho humana (força física e
conhecimento técnico) com os meios de produção (objetos de trabalho como
ferramentas, máquinas, a terra e demais recursos naturais).
II - O conceito de relações de
produção ou relações sociais de produção diz respeito ao regime de propriedade,
às formas de repartição do produto e à estrutura de classes. Para Marx, é a
contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de
produção que impulsiona o desenvolvimento histórico.
III - A caracterização de um modo
de produção depende do reconhecimento de como as relações sociais de produção
são reproduzidas, ou seja, quais são as determinações da permanência contínua
da reprodução do modo de produção, o que nos leva, necessariamente, a ter que
desvendar quais são as características essenciais dessas relações sociais de
produção; como estão distribuídos os meios de produção; como se dá a
apropriação do que é produzido; como estão dispostos os humanos nessas relações
sociais de produção (as classes sociais); a forma de Estado e de todo o
aparelho jurídico-político derivado dessas relações e essencial para a
reprodução; bem como as representações ideológicas e políticas que permitem até
certo ponto a coesão social sem eliminar os conflitos inerentes às contradições
fundadas na estrutura econômica.
IV - No trecho citado, é expressa
a concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações
sociais é determinado no âmbito da produção econômica e, a partir daí,
reflete-se no aparelho jurídico-político e nas representações
ideológicas.
As alternativas que apresentam
sentenças VERDADEIRAS são:
(A) I e II,
apenas. (B) I, II e III, apenas.
(C)
I, II e IV, apenas
(D) III e IV,
apenas. (E)
Todas as alternativas.
QUESTÃO 03 - CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR
Professor Sociologia Questão 32 De acordo com o método de pesquisa sociológico
materialista histórico-dialético,
A a dinâmica
social é constituída a partir da absorção e reprodução dos preceitos da ideologia
dominante que determina e organiza o funcionamento dos modos de produção e
realiza a manutenção dos papéis determinados para cada classe social.
B a produção da vida material através da classe
trabalhadora é gerada a partir de relações horizontais, que não possuem ligação
com a luta de classes.
C é possível que a sociedade capitalista resolva a
luta de classes e continue a operar no mesmo modo de produção, de maneira que
todos possam usufruir dos bens de consumo produzidos.
D a teoria da mais-valia trata da relação de
dominação que a classe proletária exerce sob os donos dos meios de
produção.
E a superação do sistema capitalista não é uma
possibilidade para a resolução das mazelas causadas pelo próprio Estado.
QUESTÃO 04 – BLOG Questão
45: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan (1803-1844) foi uma autora popular
que se dedicou, tal como sua conterrânea Olympe de Gouges (1748-1793), a
discutir problemas sociais e a propor formas de solucioná-los, constituindo-se
assim como uma das pioneiras na elaboração de políticas públicas. Sobre suas
obras União dos operários e Necessidade de acolher bem
as mulheres estrangeiras pode-se afirmar o seguinte:
a) A autora entende que a modernidade não deveria
superar as instituições da sociedade feudal e que esta deveria ser resgatada,
principalmente quanto aos princípios jurídicos;
b) A sociedade moderna nega as
formas de associação, fazendo com que seja difícil solucionar problemas sociais
e econômicos identificados, restando a resignação e recorrer a fórmulas já
disponíveis;
c) Flora discute os tipos de mulheres estrangeiras e como elas são
tratadas, não apenas na França, mas também na Inglaterra e no continente
americano, alegando que as viagens são importantes como estratégias de
aquisição de conhecimento empírico sobre seu próprio país e países
estrangeiros.
d) Flora Tristan se inspirou
no Manifesto do partido comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
para escrever esses textos sobre a importância da revolução política na mudança
da condição social de operários e mulheres.
QUESTÃO 05 – BLOG Questão
43: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Autoras como Flora Tristan e
Harriet Martineau se dedicaram a discutir a sociedade também a partir dos
ambientes domésticos e de instituições pouco problematizadas e tomadas como
dogmas, como o casamento, filiação e condição social da mulher. De acordo com o
que foi abordado em sala acerca das contribuições destas autoras indique a
alternativa correta:
a) Flora
Tristan era contrária ao divórcio, por isso defendeu a tese de que as mulheres
estrangeiras solteiras deveriam ser tratadas de modo distinto das casadas e
viúvas;
b) Harriet Martineau entendia que existem
vários tipos de casamento e sua configuração ou “arranjo” diz muito acerca das
sociedades, se são despóticas ou democraticamente constituídas;
c) Harriet
Martineau defendia que o casamento não deveria ser considerado como um “pacto”,
mas como uma determinação unilateral pautada na noção de hierarquia e comando;
d) Para
Flora Tristan e Harriet Martineau o consentimento da mulher era algo a ser
adquirido no futuro, tendo em vista que estas ainda não haviam chegado a um
grau de desenvolvimento adequado no século XIX.
QUESTÃO 06 – BLOG Questão
42: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Ao compararmos as obras de
Harriet Martineau e Karl Marx estudadas na disciplina, podemos afirmar que:
a) Marx
não tem uma teoria de classes e Martineau não entende que classes sejam uma
referência importante para se compreender uma sociedade;
b) Marx
desenvolveu uma teoria de classes, assim como Martineau, sendo que esta se
valeu da perspectiva do primeiro para aprimorar sua análise quanto a este tema;
c) Tanto Martineau quanto Marx se
preocuparam em discutir as diferenças e a relação entre posse e propriedade
fundiária, bem como suas consequências;
d) Martineau
se dedicou a discutir as classes agrícolas, de fabricantes e comerciais,
enquanto Marx se concentrou numa condição de classe restrita à modernidade
urbana e industrial.
QUESTÃO 07 – BLOG Questão
40: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) De acordo com a teoria de Harriet
Martineau em Como observar:
a) A entrevista a pessoas que estejam
cumprindo penas em sistemas prisionais é facilitada pelo fato de que, no século
XIX, o cumprimento da pena era realizado de modo isolado, o que estimulava o
interesse delas em querer algum tipo de contato social;
b) Não
era importante averiguar como a “visão da sociedade” sobre a gravidade de
crimes afetava a vida cotidiana e o próprio sistema de punições, já que as
morais prevalecentes não se faziam representar dessa forma;
c) O
sistema prisional deve ser comparado à enfermaria. Contudo, os métodos de
punição legal do período estudado por ela não haviam sofrido ainda a influência
da reforma prisional e do “espírito de Howard”.
d) Barbarismo
é aquele relativo às sociedades primitivas, que se contrapõe evolutivamente ao
presente nas sociedades ditas civilizadas e citadinas.
QUESTÃO 08 - BLOG Questão 35: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito da obra de
Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:
a) Sua
obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de
que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de
estudo e acesso à educação num sentido amplo.
b) Escreveu Peregrinações
de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da
possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das
mulheres de sua sociedade.
c) Elaborou
propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de
mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à
pena de morte.
d) Morreu
numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União
dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas
que debilitaram sua saúde.
e) Lutou para que os
operários, mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de
associação e solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender
que a luta por igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.
QUESTÃO 09 - BLOG Questão 34: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca da amostra e
universo na pesquisa científica, no livro Como observar, Harriet
Martineau explicou que:
a) A
pesquisa de campo pode ser feita a qualquer tempo e com quaisquer informantes
sem prejuízo para o resultado auferido.
b) A
preocupação com os métodos envolve também uma estratificação adequada do
universo a ser pesquisado, embora ela não use este termo para se referir a esse
procedimento.
c) A
representatividade da amostra não é um problema colocado por Martineau, mesmo
que ela tivesse a preocupação em observar e entrevistar um público diverso e em
quantidade.
d) Não
cabe apenas a preocupação com quais são os requisitos para a observação social,
mas também o que e como se deve observar os discursos dos
indivíduos, não as coisas.
e) Os viajantes tinham
uma formação adequada para evitar que uma amostra viciada não fosse utilizada
para a realização da pesquisa de campo, impedindo que esse grave problema
metodológico contaminasse o resultado auferido.
QUESTÃO 10 – BLOG Questão 33: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A respeito do uso da
observação de discursos e coisas para a
realização da pesquisa de campo, Harriet Martineau asseverou que, exceto:
a) O discurso é
um instrumento importante para se identificar “o que interessa à maioria do
povo”.
b) As coisas devem
ser observadas antes de se atentar para os discursos sobre
estas mesmas coisas.
c) O discurso serve
como um comentário às coisas observadas pelo pesquisador.
d) É útil à
pesquisa científica se dedicar a elucidar as diferenças dos “discursos
privados” sobre um dado fato.
e) O discurso é
capaz de exemplificar fatos gerais registrados pelo
observador.
Boa prova!
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