Provas Aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito (Tipo B)
Olás,
Divulgo a primeira prova (Tipo B) de Sociologia do Direito, do Curso de Direito, da UFJF-GV, neste segundo semestre de 2023. A prova de Tipo A foi divulgada na última postagem.
Espero que tal instrumento avaliativo ajude a pensar possibilidades, tanto para docentes quanto para discentes em nossas atividades cotidianas ligadas ao ensino e formação.
Para todas(os) que "fecharam a prova", obtendo pontuação total, receberão um livro de presente, podendo ser Os clássicos no cotidiano, de minha autoria, ou as duas traduções que publiquei das obras de Harriet Martineau: Como observar: morais e costumes ou Sociedade na América, Volume I - Política. Para isso, peço que se manifestem nos comentários indicando qual dos livros gostaria de receber em sala de aula na próxima quinta-feira. O prazo para manifestação é até hoje às 20h00.
1ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo B)
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 03/10/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
QUESTÃO
1 De acordo
com a teoria de Harriet Martineau em Como observar:
a) A
entrevista a pessoas que estejam cumprindo penas em sistemas prisionais é
facilitada pelo fato de que, no século XIX, o cumprimento da pena era realizado
de modo isolado, o que estimulava o interesse delas em querer algum tipo de
contato social;
b) Não era importante averiguar como a
“visão da sociedade” sobre a gravidade de crimes afetava a vida cotidiana e o
próprio sistema de punições, já que as morais prevalecentes não se faziam
representar dessa forma;
c) O sistema prisional deve ser
comparado à enfermaria. Contudo, os métodos de punição legal do período
estudado por ela não haviam sofrido ainda a influência da reforma prisional e
do “espírito de Howard”.
d) Barbarismo é aquele relativo às
sociedades primitivas, que se contrapõe evolutivamente ao presente nas
sociedades ditas civilizadas e citadinas.
QUESTÃO
2 As
relações sociais, as instituições econômicas e sua relação com o Direito também
foram problematizadas por Harriet Martineau em várias obras. A esse respeito,
considere as alternativas abaixo e indique a correta:
a) Os mercados são os mesmos em todas
as sociedades conhecidas e os indivíduos os utilizam como único meio para
prover os bens que necessitam para suprir suas necessidades de vida;
b) A pobreza tem muito a dizer acerca das
morais domésticas e, por esta razão, condiciona e exprime o Direito de uma dada
localidade;
c) Não
existe uma correlação entre sociedades não bárbaras e não oprimidas com a
existência de mercados bem supridos e povo bem atendido em suas necessidades;
d) Como produzimos, socializamos a nossa
produção de riqueza e estruturamos formas e relações de trabalho não é um tema
importante para se analisar o Direito constituído em cada sociedade.
QUESTÃO 3 Considerando-se o conceito de
Sociologia do Direito (SD) trabalhado em sala de aula em contraponto à obra de
Harriet Martineau (1802-1876), podemos considerar que:
a) Inexiste uma SD na obra de Martineau, não tendo sido essa uma
preocupação desta autora;
b) É
possível considerar, em razão dos objetos abordados, que Martineau se atentou
para problemas relacionados ao Direito, como a punição, a regulação de
mercados, a liberdade, a polícia, o ensino, entre outros na obra Como
observar, desenvolvendo assim uma SD ainda no século XIX;
c) A SD foi criada no século XX,
portanto, é uma impropriedade técnica afirmar que autoras(es) clássicas(os) a
produziram;
d) Martineau entendia que era preciso
observar a política e como ela influenciava a produção do Direito, não o
contrário, já que este último não é capaz de limitar ou promover a ação social.
QUESTÃO 4 A
teoria de Harriet Martineau pode nos auxiliar a pensar o momento atual da
democracia brasileira. Deste modo, leia com atenção as assertivas abaixo e
indique a incorreta:
a) Numa democracia todos os seus elementos devem estar de acordo
com o princípio republicano e os comportamentos ou instituições
que sejam incompatíveis com este não devem ser mantidos.
b) Martineau faz duras críticas ao Senado e alega que ele é uma
anomalia se considerarmos as contradições e os princípios inerentes ao sistema
republicano.
c) A nomeação de juízes vitalícios é um afastamento do princípio
republicano, pois promoveriam cargos públicos irresponsáveis se assim o fossem,
já que sua independência é um ato não republicano.
d) A reunião dos Estados norteamericanos na confederação com o
assentimento deles à constituição de 1788 não foi adequada, pois os meios
utilizados não haviam sido justos, na medida em que a maioria da população foi
contrária ao definido pelas autoridades.
e) De acordo com
Martineau, não existia ascendência do desejo da maioria sobre as instituições
norte-americanas, o que impedia que a população participasse ativamente da
manutenção da ordem pelo respeito às leis vigentes.
QUESTÃO 5 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC
RJ Sociologia 23. Em “As Etapas do Pensamento Sociológico” (2002), Raymond Aron
afirma que cada autor por ele tratado como “primeira geração da sociologia”
possui uma concepção da sociedade moderna e de seus desafios e tendências.
Nesse sentido, Aron afirma que, para Tocqueville, a sociedade moderna seria
caracterizada pela:
A) desigualdade
B) democracia
C)
competição
D)
solidariedade
E)
centralização
QUESTÃO
6 Sobre a relação
entre liberdade e igualdade nas teorias de Martineau e Tocqueville:
a) Para
Tocqueville a igualdade não era um empecilho ao exercício da liberdade, mas
para Martineau sim.
b) De
acordo com Tocqueville, a aristocracia era uma herança do velho mundo que
precisava ser extirpada, enquanto Martineau entendia que era funcional a atuação
desta classe para a manutenção da democracia.
c) Ambos
concordavam que a igualdade era um problema grave para o exercício democrático
e que alguns mecanismos deveriam ser elaborados para contê-la.
d) Ambos
criticam o fato de que a educação não era plural ou mesmo disseminada, acabando
por culparem a aristocracia de não promovê-la.
e) Ambos entendiam que
a sociedade norteamericana tinha pouca pobreza e baixa diferença de
propriedade, com muitas oportunidades de ascensão social, o que a diferenciava
dos países da velha Europa.
QUESTÃO
7 Considerando-se a teoria
martineauniana expressa no livro Sociedade na América – Vol. I Política,
analise as assertivas abaixo e marque a alternativa errada:
a) “A
maioria está certa” é um princípio a ser observado nas práticas e discursos,
pois se é o fundamento da Democracia, não pode ser tratado como um grave
perigo.
b) Nos
EUA, o princípio fundamental é que os poderes derivam do consentimento dos
governados, por isso não pode haver limites ao sufrágio.
c) A
educação precisava ser promovida nos EUA e a aristocracia, que teme o poder da
maioria, deveria promovê-la para sua própria segurança e sobrevivência da
democracia.
d) Os
medos da aristocracia são inconsistentes com a teoria da democracia e isso faz
parte da sua prática política.
e) O aprimoramento
institucional precisa ser feito de modo rápido para conter os excessos e
combater a “imperfeição do conhecimento”.
QUESTÃO
8 Ainda sobre a Democracia,
de acordo com a teoria de Harriet Martineau:
a) Os
EUA inventaram a democracia e criaram um modelo a ser replicado por todo o
globo.
b) Os EUA aproveitaram
o que se aprendeu com a experiência da democracia e o seu experimento deu certo
na 3ª tentativa.
c) O
regime democrático precisa ser pensado a partir de elementos lógicos universais
que informem o resultado desejado.
d) Os
princípios democráticos podem conviver harmoniosamente com formas feudais, como
direito por hereditariedade e membros honorários.
e) Num
regime democrático, os partidos nunca temem o desejo da maioria, pois são os
representantes desta.
QUESTÃO
9 Durante o período no qual
estudou a sociedade norteamericana, Martineau chegou a realizar algumas
considerações importantes e que repercutem ainda hoje ao analisarmos a
sociedade contemporânea, inclusive a brasileira. Exceto:
a) Embora
não tenha observado pobreza no território norteamericano à época, destacou que
a condição de miséria recaía sobre as mulheres que não eram sequer ouvidas.
b) A democracia é um
regime político apenas, não devendo nada à constituição da sociedade ou às suas
instituições fundamentais.
c) Martineau
viajou com outras mulheres escritoras e discutiu a necessidade do sufrágio não
apenas para as mulheres, mas para todas as condições econômicas, de instrução
ou de renda.
d) Alegou
que a 1ª Constituição dos EUA inaugurou o medo de “crise” e a 2ª o “alarme”,
mas estes são constitutivos do regime democrático.
e) O
despotismo “funciona” sem alarde porque a sociedade não participa da tomada de
decisões, enquanto é torturada e roubada. A democracia é sempre turbulenta e
disputada.
QUESTÃO
10 A política envolve vários
processos cotidianos, mas também instituições que consolidam as morais vigentes
numa sociedade e, no processo democrático, “a vontade da maioria”. De acordo
com Martineau:
a) A política deve servir ao dever e à felicidade do
homem.
b) A
política não é um ramo da ciência moral.
c) Como
a política é um dever universal, não cabe falar em contingência ao analisá-la.
d) Os
não representados o são por uma definição ético-universal que não deve ser
questionada.
e) A
democracia é uma herança das instituições feudais e funciona de acordo com a
teoria de que “a maioria está no direito”.
Boa prova!
Davi Henrique Oliveira Lima- “Como observar: morais e costumes”
ResponderExcluirVívian de Souza Campos - Como observar: morais e costumes
ResponderExcluirMarina Stambassi Ribeiro- Como observar: morais e costumes
ResponderExcluirThayná Oliveira Chaves - “Como observar: morais e costumes”
ResponderExcluirGiovanna Melgaço - “Como observar: morais e costumes”
ResponderExcluirGabriel Moreira de Carvalho - Os Clássicos no Cotidiano
ResponderExcluirLívia Maria Sarah Chaves de Oliveira - Os Clássicos no Cotidiano
ResponderExcluirAlice de Carvalho Bravim - Os Clássicos no Cotidiano
ResponderExcluirHeitor Fava Fagundes - Os Clássicos no Cotidiano
ResponderExcluirHeitor sua nota foi 22,5.
ExcluirSamara Gonçalves Vieira - “Como observar: morais e costumes”
ResponderExcluirMatheus Iglesia Teixeira - Como observar: morais e costumes
ResponderExcluirArthur Armindo - Os Clássicos no Cotidiano
ResponderExcluirAline Lacerda Eller do Carmo - Sociedade na América
ResponderExcluirGabriel Gonçalves Faria Martins - Os Clássicos do Cotidiano
ResponderExcluirAna Carolyne Pereira de Souza - como observar morais e costumes
ResponderExcluirMaria Clara da V. Rodrigues: Os clássicos no cotidiano
ResponderExcluirAna Clara Conceição dos Santos - Os Clássicos no Cotidiano
ResponderExcluirMaria Eduarda Valentino Vaz Dias - "Sociedade na América"
ResponderExcluirMatheus Braga de Miranda - Sociedade na América
ResponderExcluirAlaor Teixeira Carvalho - sociedade na América
ResponderExcluirAlber de Almeida Souza -
ResponderExcluirSociedade na America