Questões de Concurso: Unicentro 2017/2018 Vestibular Caderno 2

 

Olás,


Veremos agora nossa 62ª Prova de Concurso.


1 - Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere? 

A) Historicismo 

B) Positivismo 

C) Anarquismo 

D) Fordismo 

E) Marxismo


5 - Sobre o pensamento de Karl Marx, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I) O materialismo histórico é uma teoria marxista, na qual se atribui a explicação de toda a história das relações humanas por meio de fatos materiais. 

II) Para Marx, a classe trabalhadora é alienada, pois não percebe os mecanismos de sua exploração, é acrítica e passiva. Marx foi um grande defensor da formação da consciência da classe trabalhadora. 

III) Para Marx, a evolução histórica, independente de em qual época se estivesse, ocorria por causa de confrontos entre classes sociais, geralmente, cujo motivo era o que Marx chamava de “exploração do homem pelo homem”. Indivíduos esqueciam-se de que eram todos seres humanos com direitos e deveres, para explorarem ao máximo aqueles que lhes fossem “inferiores” de seu ponto de vista. 

A) Apenas I está correta 

B) Apenas II está correta 

C) Apenas I e II estão corretas 

D) Apenas I e III estão corretas E) Todas as afirmativas estão corretas


6 - O fato social consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo. Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade. Disponível em: 

A teoria do Fato Social foi elaborada por qual dos pensadores abaixo? 

A) Karl Marx 

B) Marc Bloch 

C) Émile Durkheim 

D) Fernando Braudel 

E) August Comte


7 - Considere as afirmativas abaixo sobre a noção de cultura. 

I) A inevitabilidade do choque cultural é um fato, pois as culturas naturalmente possuem bases e estruturas diferentes, dando significação à vida de formas distintas. Prova disso estaria no papel social assumido pelas mulheres, que certamente não possuem os mesmos direitos enquanto pessoa humana em sociedades ocidentais e orientais. 

II) Tomar conhecimento do outro sem aceitar sua lógica de pensamento e de seus hábitos acaba por gerar uma visão etnocêntrica e preconceituosa, o que pode até mesmo se desdobrar em conflitos diretos. O etnocentrismo está, certamente, entre as principais causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens). 

III) Se a cultura no que tange aos valores e visões de mundo é fundamental para nossa constituição enquanto indivíduos (servindo-nos como parâmetro para nosso comportamento moral, por exemplo), limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita das dimensões da vida humana. 

Está correto o contido em: 

A) I apenas 

B) II apenas 

C) III apenas 

D) I e III apenas 

E) I, II e III


8 - Max Weber (1864-1920), foi um importante sociólogo, historiador e economista alemão. Suas ideias, juntamente com as de Durkheim e Marx, compõe a chamada Sociologia Clássica. Desenvolveu um método de análise que ficou conhecido como 

A) Sociologia compreensiva. 

B) Materialismo dialético. 

C) Regras do método sociológico. 

D) Sistema social. 

E) Método comparativo.

Comentários