Provas Aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito (Tipo A)
Olás,
Divulgo a primeira prova de Sociologia do Direito, do Curso de Direito, da UFJF-GV, neste segundo semestre de 2023. Serão dois modelos de prova, sendo este a do Tipo A, aplicada hoje.
Espero que tal instrumento avaliativo ajude a pensar possibilidades, tanto para docentes quanto para discentes em nossas atividades cotidianas ligadas ao ensino e formação.
Para todas(os) que "fecharam a prova", obtendo pontuação total, receberão um livro de presente, podendo ser Os clássicos no cotidiano, de minha autoria, ou as duas traduções que publiquei das obras de Harriet Martineau: Como observar: morais e costumes ou Sociedade na América, Volume I - Política. Para isso, peço que se manifestem nos comentários indicando qual dos livros gostaria de receber em sala de aula na próxima quinta-feira.
1ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo A)
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
28/09/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
QUESTÃO
01 A
respeito de crimes, acusados e dos tipos de sistema prisional, Martineau
assevera que:
a) A Ciência da Sociedade não tem por
objeto os tipos de ofensas que os indivíduos supostamente cometem contra a
coletividade;
b) A
predominância de determinados tipos de crimes, seja contra a política, a propriedade
ou as pessoas, demonstra as morais prevalecentes e ajuda a compreender o tipo
de sociedade no qual estes são classificados;
c) É necessário estudar os crimes
predominantes numa sociedade, mas isso não implica conhecer como a estrutura e
as relações sociais funcionam, ou o que é valorado e precisa ser protegido
nesta.
d) Uma sociedade desigual e opressiva não
pode ser visualizada a partir do tipo de crime prevalecente nela.
QUESTÃO
02 Em sua
obra Sociedade na América, Martineau também discute, entre outros
assuntos, como a sociedade se relaciona com o que considera “desvios” ou
“crime”. Com relação a isso ela:
a) Ignora os linchamentos sociais
como elementos representativos de convulsão social ou crise estrutural, já que
são cometidos pelo povo de um modo geral;
b) Se
debruça sobre a discussão das execuções físicas (como queimar os acusados na
fogueira), ou nas perseguições por opinião (numa espécie de isolamento social),
até chegar aos linchamentos como característicos da ausência da presença do
Estado e até mesmo da sua conivência com a atitude de um tipo de “cavalheiros”;
c) Entende que é desnecessário
discutir a perseguição por opinião, pois o que é relevante para o viajante são
os casos de violência física, principalmente de execuções políticas e
religiosas;
d) Advoga pela necessidade de
compreendermos como a multidão, a horda, consegue arregimentar a aristocracia
local para promover os ataques violentos, colocando esta como uma questão
importante a ser estudada pelo filantropo.
QUESTÃO
03 Em seu
livro Como observar, Martineau abordou o “Tratamento da culpa” e o
“Testemunho de crimes”. A este respeito, informe qual assertiva é verdadeira:
a) A obra citada não aborda a relação
entre crimes e sociedade, apenas enunciando pressupostos moralistas acerca do
“tratamento da culpa”;
b) Para Martineau, de nada adiantava
entrevistar criminosas(os), pois eles poderiam induzir o viajante a erro.
c) Embora o texto seja bastante
associado a uma referência a estudos e pressupostos criminológicos, Martineau
relaciona “velha vingança” a “métodos antigos”, sem considerar que a primeira é
definida em grande medida pela ignorância, fanatismo e apatia, por exemplo.
d) Martineau
acreditava que o processo de reformas havia atingido o sistema prisional,
abolindo a “velha vingança” e produzindo um tratamento mais humano.
QUESTÃO
04 Sobre o tema do Estado e
sua relação com os governos geral e estaduais, podemos afirmar que Martineau:
a) Discute
o papel das Constituições geral e estaduais, mas entende que este “instrumento”
não é central neste debate.
b) Afirma
que a Constituição é um instrumento solene cuja eficácia depende exclusivamente
da sua elaboração e aprovação.
c) Discute os objetivos dos governos geral e
estaduais, além de problematizar a existência de grandes dificuldades para
conciliar a relação entre eles.
d) As
tentativas de impeachments à autoridades não são por ela discutidas por não
fazerem parte do sistema democrático.
e) Entende
que a gestão das diferenças entre União e estados não pode se pautar em
concessões, de qualquer nível, pois estas não configuram mecanismos de
estabilidade.
QUESTÃO
05 Comparando Tocqueville a
Martineau, em suas análises sobre a democracia, considere as alternativas
abaixo e identifique a errada:
a) Para
Martineau, não se pode produzir democracia desconfiando das massas.
b) Para
Martineau, o governo não pode estar distante do povo.
c) Ambos
são institucionalistas e seu método de estudo é semelhante quanto ao
institucionalismo, mas não é idêntico, pois se diferenciam em diversos
aspectos, inclusive no que tange ao processo de comparação.
d) Para Martineau, os princípios de governo
são corporificados em instituições, que sofrem modificações pelas
circunstâncias precedentes, mas para Tocqueville não.
e) Para
ambos, as instituições não são invenções completas e repentinas, mas um
produto histórico que depende de certas condições para sofrerem mudanças.
QUESTÃO
06 Acerca da teoria de
Harriet Martineau sobre o funcionamento da democracia norteamericana assinale a
alternativa correta:
a) No sistema
democrático o povo pode aprender com a prática, ou seja, errar no início e
aprender com o tempo.
b) A
chamada “grande teoria” democrática tem muito a dizer sobre o caso
norteamericano, já que suas suposições se encontram muito próximas do que é a
realidade prática.
c) O
sistema democrático não comporta o princípio da retificação, isto
é, assim que o erro é descoberto, é retificado.
d) Martineau
elogia o velho mundo por valorizar o “homem” abstrato e individualmente, mas
“desprezar os homens na massa”.
e) Os
norteamericanos já estavam, no período estudado, bastante maduros
institucionalmente com relação à estrutura e funcionamento da democracia.
QUESTÃO 07 FGV SME SP 2016 Professor de
Sociologia 37 Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos
Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação:
“O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade,
tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à
interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os
acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um
movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração?
Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis,
ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte,
e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?” Neste trecho o autor
descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja
marcha está associada à história da humanidade. Esse movimento social
corresponde à
(A) conquista
da felicidade.
(B) afirmação da democracia.
(C) defesa da
equidade.
(D)
sustentação da república moderada.
(E) luta pelos
direitos individuais.
QUESTÃO
08 No livro Como
observar: morais e costumes, Martineau se dedica a:
a) Estudar
os partidos e a federação norteamericana;
b) Compreender
o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as instituições que
deveriam ser consideradas em tal empreitada;
c)
Discute as instituições sociais que considera fundamentais
para a produção de uma Ciência da Sociedade, mas não se dedica a
desenvolver um método de estudo e pesquisa;
d) Entende que a(o)
pesquisadora(r) precisa atentar para a observação das coisas, não
dos discursos.
e) Destaca
a importância do estudo das morais da política para se
compreender como a sociedade funciona.
QUESTÃO
09 Harriet
Martineau se dedicou a estudar o "Estado doméstico" e nele as classes
sociais em sua obra Como observar: morais e costumes. Sobre elas, a
autora asseverou que:
a) Mulheres e crianças são classes sociais e devem ser consideradas para
a realização da observação social e a compreensão das dinâmicas sociais.
b) As classes agrícolas são
homogêneas e não possuem, por isso mesmo, qualquer diferenciação relativa ao
tamanho da porção de terra e do modo de gerenciamento e trabalho utilizado
nestas.
c) As classes de fabricantes
englobam classes manufatureiras e classes comerciais.
d) Ao abordar a classe de mulheres
deve se desconsiderar o estado civil.
e) O casamento não é um elemento
importante na análise de classes já que não se baseia num pacto entre iguais.
QUESTÃO 10 Harriet Martineau foi a fundadora
da Ciência da Sociedade, tendo desenvolvido pesquisas de campo no início do
século XIX. Além disso, desenvolveu uma teoria densa acerca da teoria
democrática e das instituições sociais. A esse respeito, escolha a alternativa
correta:
a) Martineau defendeu a
Democracia americana após compará-la à Democracia dos países da Europa.
b) Martineau e Tocqueville se
dividiram radicalmente acerca do papel da Democracia na modernidade, mas,
principalmente, quanto a sua disseminação.
c) Após a publicação da
obra Da democracia na América de Alexis de Tocqueville,
Martineau resolve viajar para os EUA e testar as hipóteses por ele elaboradas.
d) De acordo com Martineau, não seria possível dissociar a discussão
sobre o regime de governo democrático e a sociedade democrática.
e) Martineau escreveu o volume I
de Sociedade na América antes de Tocqueville ir para os EUA e
o volume II foi uma resposta à obra Da democracia na América deste
popular autor.
Boa prova!
Este comentário foi removido pelo autor.
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