Provas Aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito (Tipo A)

 

Olás,


Divulgo a primeira prova de Sociologia do Direito, do Curso de Direito, da UFJF-GV, neste segundo semestre de 2023. Serão dois modelos de prova, sendo este a do Tipo A, aplicada hoje.

Espero que tal instrumento avaliativo ajude a pensar possibilidades, tanto para docentes quanto para discentes em nossas atividades cotidianas ligadas ao ensino e formação.


Para todas(os) que "fecharam a prova", obtendo pontuação total, receberão um livro de presente, podendo ser Os clássicos no cotidiano, de minha autoria, ou as duas traduções que publiquei das obras de Harriet Martineau: Como observar: morais e costumes ou Sociedade na América, Volume I - Política. Para isso, peço que se manifestem nos comentários indicando qual dos livros gostaria de receber em sala de aula na próxima quinta-feira. 


1ª PROVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2023 (Tipo A)

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 28/09/2023           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 A respeito de crimes, acusados e dos tipos de sistema prisional, Martineau assevera que:

a)      A Ciência da Sociedade não tem por objeto os tipos de ofensas que os indivíduos supostamente cometem contra a coletividade;

b)     A predominância de determinados tipos de crimes, seja contra a política, a propriedade ou as pessoas, demonstra as morais prevalecentes e ajuda a compreender o tipo de sociedade no qual estes são classificados;

c)      É necessário estudar os crimes predominantes numa sociedade, mas isso não implica conhecer como a estrutura e as relações sociais funcionam, ou o que é valorado e precisa ser protegido nesta.

d)     Uma sociedade desigual e opressiva não pode ser visualizada a partir do tipo de crime prevalecente nela.

 

QUESTÃO 02 Em sua obra Sociedade na América, Martineau também discute, entre outros assuntos, como a sociedade se relaciona com o que considera “desvios” ou “crime”. Com relação a isso ela:

a)      Ignora os linchamentos sociais como elementos representativos de convulsão social ou crise estrutural, já que são cometidos pelo povo de um modo geral;

b)     Se debruça sobre a discussão das execuções físicas (como queimar os acusados na fogueira), ou nas perseguições por opinião (numa espécie de isolamento social), até chegar aos linchamentos como característicos da ausência da presença do Estado e até mesmo da sua conivência com a atitude de um tipo de “cavalheiros”;

c)      Entende que é desnecessário discutir a perseguição por opinião, pois o que é relevante para o viajante são os casos de violência física, principalmente de execuções políticas e religiosas;

d)     Advoga pela necessidade de compreendermos como a multidão, a horda, consegue arregimentar a aristocracia local para promover os ataques violentos, colocando esta como uma questão importante a ser estudada pelo filantropo.

 

QUESTÃO 03 Em seu livro Como observar, Martineau abordou o “Tratamento da culpa” e o “Testemunho de crimes”. A este respeito, informe qual assertiva é verdadeira:

a)      A obra citada não aborda a relação entre crimes e sociedade, apenas enunciando pressupostos moralistas acerca do “tratamento da culpa”;

b)     Para Martineau, de nada adiantava entrevistar criminosas(os), pois eles poderiam induzir o viajante a erro.

c)      Embora o texto seja bastante associado a uma referência a estudos e pressupostos criminológicos, Martineau relaciona “velha vingança” a “métodos antigos”, sem considerar que a primeira é definida em grande medida pela ignorância, fanatismo e apatia, por exemplo.

d)     Martineau acreditava que o processo de reformas havia atingido o sistema prisional, abolindo a “velha vingança” e produzindo um tratamento mais humano.

 

QUESTÃO 04 Sobre o tema do Estado e sua relação com os governos geral e estaduais, podemos afirmar que Martineau:

a) Discute o papel das Constituições geral e estaduais, mas entende que este “instrumento” não é central neste debate.

b) Afirma que a Constituição é um instrumento solene cuja eficácia depende exclusivamente da sua elaboração e aprovação.

c) Discute os objetivos dos governos geral e estaduais, além de problematizar a existência de grandes dificuldades para conciliar a relação entre eles.

d) As tentativas de impeachments à autoridades não são por ela discutidas por não fazerem parte do sistema democrático.

e) Entende que a gestão das diferenças entre União e estados não pode se pautar em concessões, de qualquer nível, pois estas não configuram mecanismos de estabilidade.

 

QUESTÃO 05 Comparando Tocqueville a Martineau, em suas análises sobre a democracia, considere as alternativas abaixo e identifique a errada:

a) Para Martineau, não se pode produzir democracia desconfiando das massas.

b) Para Martineau, o governo não pode estar distante do povo.

c) Ambos são institucionalistas e seu método de estudo é semelhante quanto ao institucionalismo, mas não é idêntico, pois se diferenciam em diversos aspectos, inclusive no que tange ao processo de comparação.

d) Para Martineau, os princípios de governo são corporificados em instituições, que sofrem modificações pelas circunstâncias precedentes, mas para Tocqueville não.

e) Para ambos, as instituições não são invenções completas e repentinas, mas um produto histórico que depende de certas condições para sofrerem mudanças.

 

QUESTÃO 06 Acerca da teoria de Harriet Martineau sobre o funcionamento da democracia norteamericana assinale a alternativa correta:

a)      No sistema democrático o povo pode aprender com a prática, ou seja, errar no início e aprender com o tempo.

b)     A chamada “grande teoria” democrática tem muito a dizer sobre o caso norteamericano, já que suas suposições se encontram muito próximas do que é a realidade prática.

c)      O sistema democrático não comporta o princípio da retificação, isto é, assim que o erro é descoberto, é retificado.

d)     Martineau elogia o velho mundo por valorizar o “homem” abstrato e individualmente, mas “desprezar os homens na massa”.

e)     Os norteamericanos já estavam, no período estudado, bastante maduros institucionalmente com relação à estrutura e funcionamento da democracia.

 

QUESTÃO 07 FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 37 Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?” Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade. Esse movimento social corresponde à 

(A) conquista da felicidade. 

(B) afirmação da democracia. 

(C) defesa da equidade. 

(D) sustentação da república moderada. 

(E) luta pelos direitos individuais.

 

QUESTÃO 08 No livro Como observar: morais e costumes, Martineau se dedica a:

a)      Estudar os partidos e a federação norteamericana;

b)     Compreender o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as instituições que deveriam ser consideradas em tal empreitada;

c)      Discute as instituições sociais que considera fundamentais para a produção de uma Ciência da Sociedade, mas não se dedica a desenvolver um método de estudo e pesquisa;

d)     Entende que a(o) pesquisadora(r) precisa atentar para a observação das coisas, não dos discursos.

e)     Destaca a importância do estudo das morais da política para se compreender como a sociedade funciona.

 

QUESTÃO 09 Harriet Martineau se dedicou a estudar o "Estado doméstico" e nele as classes sociais em sua obra Como observar: morais e costumes. Sobre elas, a autora asseverou que:

a) Mulheres e crianças são classes sociais e devem ser consideradas para a realização da observação social e a compreensão das dinâmicas sociais.

b) As classes agrícolas são homogêneas e não possuem, por isso mesmo, qualquer diferenciação relativa ao tamanho da porção de terra e do modo de gerenciamento e trabalho utilizado nestas. 

c) As classes de fabricantes englobam classes manufatureiras e classes comerciais.

d) Ao abordar a classe de mulheres deve se desconsiderar o estado civil.

e) O casamento não é um elemento importante na análise de classes já que não se baseia num pacto entre iguais.


QUESTÃO 10 Harriet Martineau foi a fundadora da Ciência da Sociedade, tendo desenvolvido pesquisas de campo no início do século XIX. Além disso, desenvolveu uma teoria densa acerca da teoria democrática e das instituições sociais. A esse respeito, escolha a alternativa correta:

a) Martineau defendeu a Democracia americana após compará-la à Democracia dos países da Europa.

b) Martineau e Tocqueville se dividiram radicalmente acerca do papel da Democracia na modernidade, mas, principalmente, quanto a sua disseminação.

c) Após a publicação da obra Da democracia na América de Alexis de Tocqueville, Martineau resolve viajar para os EUA e testar as hipóteses por ele elaboradas.

d) De acordo com Martineau, não seria possível dissociar a discussão sobre o regime de governo democrático e a sociedade democrática.

e) Martineau escreveu o volume I de Sociedade na América antes de Tocqueville ir para os EUA e o volume II foi uma resposta à obra Da democracia na América deste popular autor.

 

Boa prova!

 

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