Questões de Concurso: FGV 2022 SEADE AP Professor de Sociologia

 

Olás,

Até o ano passado eu havia compartilhado aqui com vocês 60 provas de concurso (espero que nenhuma esteja repetida 😊mas o risco disso acontecer é sempre real). O início de 2023 foi muito tumultuado e cheio de projetos que impediram a atualização das questões de prova. Geralmente, me dedico a essa tarefa quando estamos na "temporada de provas". E, eis que chegamos a essa fase, pois a segunda prova do semestre já está para ser aplicada.

Vamos, então, agora para a nossa prova 61.



41. Os homens sempre encontraram maneiras de observar a comunidade humana, as relações sociais e a natureza da sociedade. Mas foi no século XIX que nasceu a moderna sociologia como ciência social, com a obra de Auguste Comte (1798-1857). No pensamento sociológico comtiano, o principal problema conceitual é 

(A) a ordem social, entendida como aberta ao progresso, no sentido de uma ordem dinâmica e autoevolutiva, que garante a estabilidade sem excluir a mudança. 

(B) o sistema social, formado por realidades simbolicamente constituídas, fruto da comunicação humana, cuja dinâmica produz os limites de significação da troca social. 

(C) a estratificação social, definida como o modelo organizado da atividade social, no interior do qual o indivíduo encontra significado para suas ações e modos de reproduzi-las. 

(D) o fato social, compreendido como o arcabouço totalizante das relações humanas, o que inclui as instituições religiosas, jurídicas e morais, bem como os fenômenos estéticos. 

(E) a estrutura social, concebida como institucionalmente ordenada, fornecendo os critérios normativos que conferem legitimidade à ação em uma dada sociedade.


42. Leia o trecho a seguir: Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo e de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Essas e outras são condutas dotadas de poder imperativo, quer queiramos ou não, que se estendem a cada um dos membros de que é composta uma sociedade. Assinale a opção que identifica corretamente as noções que estão na base da concepção sociológica formulada no trecho. 

(A) Anomia e solidariedade. 

(B) Inspeção psicológica e hábito. 

(C) Instituição e alienação. 

(D) Individualidade e divisão do trabalho. 

(E) Exterioridade e coercitividade.


43, 43 Em perspectiva sociológica, a tirinha a seguir tematiza uma ação social: o personagem Manolito acompanha as cotações do mercado de valores, enquanto o personagem Mafalda questiona a valoração atribuível a essa ação. (falta a charge)

Considerando a teoria weberiano da ação social, a ação de Manolito é 

(A) irracional, pois o ator social tem uma atitude pragmática: considera seu interesse no investimento mobiliário. 

(B) racional, pois o ator social pode ter em mira um objetivo a ser alcançado: ganhar dinheiro na bolsa de valores. 

(C) irracional, pois o ator social assume uma posição calculada: opta pelo benefício individual de sua ação. 

(D) racional, pois o ator social é orientado pela força do costume: melhor agir em vista de alguma utilidade. 

(E) irracional, pois o ator social responde afetivamente à percepção do outro: ignora a dimensão humana do valor. 


44 A concepção materialista da história, contribuição importante de Karl Marx, tem como uma de suas ideias fundamentais a transformação do mundo material por meio das maneiras pelas quais os homens produzem seus meios de subsistência e as relações de produção que estabelecem para alcançá-los. As sentenças a seguir são conceitualmente coerentes com o materialismo histórico, à exceção de uma. Assinale-a. 

(A) A realidade material corresponde à racionalidade e se manifesta no tempo de forma evolutiva. 

(B) O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. 

(C) O caráter antagônico do processo social de produção decorre das condições sociais de vida dos indivíduos. 

(D) Deve-se julgar a consciência da transformação a partir das contradições da vida material, e não a partir de si mesma. 

(E) Não é a consciência do homem que determina seu ser, mas, ao contrário, é seu ser social que determina sua consciência.


45 Relacione os tipos de pesquisa sociológica com suas respectivas finalidades. 

1. Pesquisa descritiva 

2. Pesquisa explicativa 

3. Pesquisa previsional 

4. Pesquisa operativa 

( ) Utilizada para distinguir as causas que determinam um fenômeno social bem definido. 

( ) Voltada para intervir em uma situação social problemática, passível de ser modificada dos resultados da pesquisa. 

( ) Aplicada para discriminar as características de um determinado fenômeno social projetado no tempo. 

( ) Indicada para sondar um fenômeno social novo, ainda não suficientemente conhecido, que se quer pesquisar. 

Assinale a afirmativa que mostra a relação correta, de cima para baixo. 

(A) 1, 3, 2 e 4. 

(B) 1, 4, 2 e 3. 

(C) 4, 2, 3 e 1. 

(D) 2, 4, 3 e 1. 

(E) 4, 3, 2 e 1.


46 O conceito de estratificação social é utilizado para indicar o sistema de desigualdades estruturais de uma sociedade, a partir de dois aspectos: o distributivo, relativo à acumulação das recompensas materiais e simbólicas obtidas por indivíduos e grupos de uma sociedade; e o relacional, que diz respeito às relações de poder vigentes entre os grupos sociais. Adapatado de BAGNASCO, A. Sociologia. I concetti di base. Bologna: Il Mulino, 2013. A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito dos paradigmas de pesquisa sobre a estratificação social. 

I. Para as teorias funcionalistas, a estratificação social é um instrumento de perpetuação do poder de grupos hegemônicos em relação a grupos subalternos, sendo própria de sociedades industrializadas. 

II. Para as teorias do conflito marxistas, a estratificação social é construída no âmbito das relações de produção e de propriedade, em um contexto de disputas contínuas. 

III. Para a teoria do conflito weberiana, a estratificação social é multidimensional, uma vez que a estrutura social se organiza a partir das esferas econômica, política e cultural. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 

(B) II, apenas. 

(C) I e II, apenas. 

(D) II e III, apenas. 

(E) I, II e III.


47 No ensaio Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado (1970), Althusser analisa o papel da ideologia no interior das sociedades modernas ocidentais. O seu ponto de partida é a concepção marxista do Estado, definido como um aparelho repressivo que permite às classes dominantes exercitar seu próprio poder sobre o proletariado. A partir desse marco teórico, é correto afirmar que 

(A) o Estado é um aparelho repressivo, composto pela polícia, tribunais, prisões, exército e os vários cargos institucionais e administrativos. 

(B) todo aparelho repressivo de Estado é lícito quando faz uso não violento da ideologia e obtém a adesão voluntária a suas normas. 

(C) os aparelhos ideológicos da Sociedade Civil, como os sindicatos e os partidos políticos, exercem uma pressão violenta e coercitiva sobre os trabalhadores. 

(D) aparelhos ideológicos como escola e imprensa funcionam, no âmbito privado, para desenvolver mecanismos de resistência contra a opressão do Estado. 

(E) a ideologia é fundamental para dar sentido de pertencimento aos indivíduos e conscientizá-los a respeito da violência física e simbólica dos aparelhos repressivos de Estado.


48 É um sistema de disposições duráveis e transferíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona, a cada momento, como uma matriz de percepções, apreciações e ações, e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às correções incessantes dos resultados obtidos, dialeticamente produzidas por estes resultados. O trecho acima caracteriza um conceito sociológico de Pierre Bourdieu denominado 

(A) agência. (B) desvio. (C) habitus. (D) mobilidade. (E) poder.


49 Com o crescente processo de digitalização da vida e da conectividade, tornou-se possível o registro de uma altíssima quantidade de dados que, com a redução e simplificação da sua dimensionalidade, criou um momento informacional novo sobre a realidade humana e natural. O Big Data é fruto da digitalização massiva, da larga e crescente disponibilidade tecnológica em modo online. A estatística e as técnicas de amostragem foram e ainda são um recurso amplamente utilizados para pesquisa sociológica, mas a escala massiva de dados digitais está tensionando o paradigma da amostra. Observações qualitativas, amostragem, coleta controlada de dados, testes e generalizações são esquemas não são totalmente aplicáveis para o tipo de informação do big data. Adaptado de ROBERTSON e TRAVAGLIA “Big Data Sociology: preparing for the brave new world”. In The Sociological Review Blog, 2019. A respeito dos desafios enfrentados pela sociologia na era do big data, analise as afirmativas a seguir. 

I. Big data oferece uma nova classe de dados recolhidos de registros digitais de uma ampla gama de fenômenos sociais. 

II. Big data exige novos métodos para simplificar a dimensionalidade dos dados 

III. Big data demanda novas metodologias do fazer sociológico e reflexões sobre as implicações dessa nova era de informações na vida social. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 

(B) II, apenas. 

(C) I e II, apenas. 

(D) II e III, apenas. 

(E) I, II e III.


50 Na década de 1970, o sociólogo Alain Touraine, ao estudar a categoria de movimento social, a definiu como uma ação conflitante de agentes sociais, lutando pelo controle do sistema de ação histórica, e incluiu nessa definição a identificação de três princípios pertinentes a todo movimento social: 

1. O movimento social deve explicitar em nome de quem fala e quais são os interesses que protege ou defende. 

2. O movimento social identifica contra quais bloqueios ou situações ele se mobiliza e busca vencer a apatia ou a indiferença em relação a uma dada situação. 

3. O movimento social afirma defender interesses de um grupo em particular, mas o faz, participando do sistema de ação histórica. 

Assinale a afirmativa que identifica corretamente os três princípios que norteiam o conceito de movimento social de Alain Touraine. 

(A) 1. princípio de resistência; 2. princípio de totalidade; 3. princípio de identidade. 

(B) 1. princípio de legitimação; 2. princípio de identidade; 3. princípio de oposição. 

(C) 1. princípio de totalidade; 2. princípio de resistência; 3. princípio de legitimação. 

(D) 1. princípio de identidade; 2. princípio de oposição; 3. princípio de totalidade. 

(E) 1. princípio de oposição; 2. princípio de legitimação; 3. princípio de resistência.


51 O conceito de Estado de Direito (Rechtsstaat) remonta ao século XIX, quando os Estados europeus consolidaram sua soberania e obtiveram o monopólio da produção e da administração do direito. Para uma perspectiva sistêmico-funcional como a de N. Luhmann, o Estado de Direito é formado por dois sistemas funcionais distintos: o sistema político e o sistema jurídico, os quais, no decorrer de sua evolução social, se converteram em sistemas com funções distintas na sociedade. Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente as relações entre o sistema político e o jurídico em um Estado de Direito. 

(A) A política se ocupa da tomada de decisões coletivamente vinculantes e o direito, da generalização congruente de expectativas normativas. 

(B) A autoridade política e a legal estão unidas na figura do governante, mediante o qual os indivíduos se constituem como sujeitos políticos e de direito. 

(C) O poder político garante a estrutura organizacional do judiciário e normatiza domínios funcionais como a religião e a economia. 

(D) O governo determina o que é lícito e o que é ilícito, com base em critérios de conveniência política, e interfere no funcionamento dos tribunais. 

(E) Os comandos legais são produzidos a partir da interpretação dos juízes e convivem com os comandos extralegais, aplicados pela força.


52 Sempre defendi que os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas. A liberdade religiosa, por exemplo, é um efeito das guerras de religião; as liberdades civis, da luta dos parlamentos contra os soberanos absolutos; a liberdade política e as liberdades sociais, do nascimento, crescimento e amadurecimento do movimento dos trabalhadores assalariados e dos mais pobres, que exigem dos poderes públicos também a proteção do trabalho contra o desemprego. Ao lado dos direitos sociais (de segunda geração), emergiram hoje os chamados direitos de terceira geração, como o de viver em um ambiente não poluído, e os de quarta geração, referentes aos efeitos cada vez mais traumáticos da pesquisa biológica e do desenvolvimento da informática. Adaptado de BOBBIO, N. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 9-11. Com base no texto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a reflexão sociológica de Norberto Bobbio sobre os direitos humanos. 

(A) Os direitos humanos são históricos, fruto de uma evolução cultural da civilização e de um processo progressivo de racionalização, que os estende a todos os homens. 

(B) Os direitos de primeira geração, à instrução, saúde e assistência por exemplo, prepararam o terreno para a conquista dos direitos às liberdades religiosa e civil. 

(C) Os direitos de segunda geração visavam limitar a ingerência do Estado e reservar, para os indivíduos, uma esfera de liberdade em relação ao poder opressivo do Estado. 

(D) Os direitos de terceira e quarta gerações são, entre outros, viver em um ambiente não poluído, ter direito à privacidade e à integridade do próprio patrimônio genético. 

(E) Os direitos do homem, independente de sua geração, são naturais, inalienáveis e invioláveis, e o reconhecimento desses atributos é fundamental para garantir a sua tutela.


53 Sob o poder do monopólio, toda cultura de massa é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem. ADORNO e HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento, RJ: Zahar Editor, 1985. p. 100. No trecho, Adorno e Horkheimer criticam 

(A) o desenvolvimento sem precedentes de novas tecnologias, que impõem uma nova divisão do trabalho. 

(B) a indústria cultural, cujo poder reside em condicionar conteúdos e formas de fruição do consumo massificado. 

(C) a eficiência, previsibilidade e calculabilidade tecnológicas, que aplicadas à arte vulgarizam o seu valor. 

(D) a divisão do trabalho e seus efeitos sobre a solidariedade social, uma vez que rompe o tecido orgânico social. 

(E) a racionalidade unidimensional imposta pela sociedade industrial, que desencanta o mundo.


54 Observe a situação a seguir: uma visitante do Museu Hirshhorn (Washington) admira a serigrafia fotográfica de Barbara Kruger, intitulada “Eu compro, portanto sou” (2008). (falta a imagem) 

As afirmativas a seguir interpretam corretamente a cena, com base em referenciais teóricos da sociologia sobre o consumo, à exceção de uma. Assinale-a. 

(A) Marx considera o desejo de consumo como uma instância do fetichismo da mercadoria. 

(B) Durkheim avalia o desejo de consumo do industrialismo moderno como uma patologia insaciável, corruptora da base moral da ordem social. 

(C) Manuel Castells estuda o consumo coletivo enquanto processo básico que molda a cidade e garante a sobrevivência do capitalismo. 

(D) Os teóricos da Escola de Frankfurt definem o consumo como uma escolha individual e utilitária, vantajosa para o consumidor. 

(E) Pierre Bourdieu entende o consumo como motivação para a obtenção de status por parte de grupos sociais, com o que reforçam sua posição de classe.


55 Para analisar e criticar as relações de poder, não podemos atribuir-lhes uma qualificação pejorativa ou laudatória global, definitiva e unilateral. Pois elas funcionam em termos de jogos, com táticas e estratégias, mediante a norma e pelo acaso. Caracterizam fenômenos difusos e descentralizados, mais do que as batalhas a respeito das coerções estatais. Quando analisamos as relações de poder, estamos às voltas com um poliedro de inteligibilidade, no qual o número das faces não está definido previamente e não pode jamais ser considerado encerrado de pleno direito. FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política. RJ: Forense Universitária, 2004, p. 45-55. Com base no trecho, pode-se dizer que as relações de poder 

(A) expressam a dinâmica de dominação de classes. 

(B) mostram o caráter multifacetado do fenômeno do poder. 

(C) evidenciam a preeminência do monopólio legal da força. 

(D) demonstram a racionalidade da política e das instituições. 

(E) contribuem para definir moralmente o bem e o mal.


56 A ideia de território ganha centralidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja através da autonomia outorgada aos referenciais curriculares de cada município, estado ou do Distrito Federal, seja considerando a diversidade das juventudes e a própria experiência do estudante nas diferentes regiões e contextos. No contexto educacional, o conceito de territorialidade designa identidades, sentidos e sentimentos de pertencimento a determinado lugar ou situação social, considerando, desse modo, a concepção humana integral, cognitiva e socioemocional. Adaptado de IGNEZ, M. Integração curricular: o que, por que e como? In https://nossoensinomedio.org.br/ As afirmativas a seguir identificam corretamente a importância da referência da territorialidade para a proposta curricular do Novo Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a. 

(A) Ao promover o protagonismo dos estudantes, a escola os ajuda a pensar e a sentir a si próprios em seus contextos, em seus territórios. 

(B) Ao valorizar as experiências discentes locais, mas de forma conectada com o âmbito global, a escola reconhece o caráter hibridizado da cultura contemporânea. 

(C) Ao considerar os avanços de conhecimento, a escola soma novas disciplinas ao currículo e amplia o rol dos conteúdos que o educando deve dominar. 

(D) Ao proporcionar o contato com múltiplas linguagens, a escola facilita que os alunos relacionem a interculturalidade em escala global com seus percursos identitários. 

(E) Ao articular teoria e prática na construção do conhecimento, a escola considera o contexto de produção e de aprendizagem de cada sujeito. 


57 O Novo Ensino Médio deve ofertar um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo que os estudantes poderão escolher para o aprofundamento de conhecimentos e preparação para o seu futuro. Essa reestruturação foi proposta para que os alunos possam estudar de modo mais aprofundado os temas de seu interesse e desenvolver habilidades importantes para o mundo contemporâneos, como tomada de decisão e resolução de problemas. Assinale a opção que identifica corretamente o componente do Novo Ensino Médio descrito no texto. 

(A) Projeto de Vida. 

(B) Proposta de Eletiva. 

(C) Itinerário Formativo. 

(D) Área de Conhecimento. 

(E) Trilha de Aprofundamento 


58 Do ponto de vista da sociologia do conhecimento, existe uma interdependência entre paradigmas teóricos e os respectivos contextos históricos em que amadureceram. Deste modo, a “descoberta da sociedade” foi realizada pelos sociólogos na Europa Ocidental (no decorrer do século XIX) e nos Estados Unidos (entre o século XIX e XX), coincidindo com a identificação de novas práticas e novas relações sociais próprias da sociedade moderna, o que possibilitou a “invenção” da categoria “relações sociais”. Adaptado de IORIO, G. “La nascita della sociologia e la relazione sociale”. In Nuova Umanità XXVII, 162, p. 831-49. Com base no texto, a respeito do contexto de surgimento da sociologia, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) A sociologia tematiza inicialmente os problemas da questão social: as condições de vida e trabalho das classes populares, a criminalidade e a miséria, como na tradição da social survey inglesa. 

( ) A sociologia se consolida como conhecimento científico em uma época pós-revolucionária: na França, é introduzida por Comte e Saint-Simon e, na Inglaterra, pelos estudos de Spencer. 

( ) A sociologia se constitui como domínio autônomo de conhecimento, ao criticar a economia política e os princípios do laissez-faire: os estudos de Weber e Durkheim, por exemplo, evidenciam a importância da comunidade estabelecida sobre normas e valores compartilhados. 

A sequência correta, de cima para baixo, é 

(A) V – V – F. 

(B) V – F – V. 

(C) F – V – V. 

(D) F – V – F. 

(E) V – V – V.


59 A respeito da conceitualização sociológica de movimento social, assinale a afirmativa correta. 

(A) É uma forma elementar de comportamento coletivo, no qual a multidão atua de forma improvisada e pratica atos destrutivos e agressivos. 

(B) É uma organização formada legal e voluntariamente, que objetiva disputar o poder, substituir os governantes e gerir o Estado. 

(C) É uma estrutura relativamente permanente de padrões de comportamento e papéis que geram coesão social e determinam códigos de conduta. 

(D) É uma associação organizada que cria e politiza espaços alternativos para demandas não atendidas, orientada por objetivos a serem alcançados. 

(E) É uma mobilização espontânea irracional de forças sociais, no interior da qual as diferenças são diluídas e seus membros são irmanados na experiência da coletividade.


60 Cena do filme A Onda (2008), baseado na experiência social A Terceira Onda de Ron Jones (1967). A Terceira Onda foi uma experiência social para demonstrar as razões do sucesso do fascismo na Alemanha de Hitler. Foi conduzida por Ron Jones, professor de história do Ensino Médio de uma escola da Califórnia (EUA), em 1967. Seria possível um regime fascista ser implantado na atualidade, em um país democrático? Que fatores levariam pessoas comuns a abraçar uma ideologia totalitária, como o fascismo nazista? Para responder, o professor fez os alunos experimentarem diretamente o envolvimento em situações similares a uma cultura autoritária, criando o movimento da Terceira Onda, e convencendo os alunos da necessidade de eliminar a democracia, considerada um obstáculo à coesão social. O lema era: “força pela disciplina, força pela união, força pela ação, força pelo orgulho”. A experiência conduzida em sala de aula permite desenvolver uma reflexão sociológica sobre a personalidade autoritária, concluindo que 

(A) a ideologia autoritária é própria da cultura germânica, uma vez que se trata de uma cultura etnocêntrica. 

(B) a submissão cega à autoridade é um traço social específico de segmentos sem acesso à escolaridade. 

(C) a ascensão do nazismo explica-se por razões econômicas, haja vista a crise alemã do entre guerras. 

(D) o autoritarismo é fruto de um oportunismo contingente de grupos sociais que desejam alcançar o poder, fora do jogo democrático. 

(E) o fascismo é uma forma de relação social, baseada na hierarquia e na opressão que se manifestam, inclusive, nas relações interpessoais. 


Comentários