Provas Aplicadas - 3ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito
Olás,
Divulgo a última prova de Sociologia do Direito, do Curso de Direito, da UFJF-GV, neste primeiro semestre de 2023. A última atividade avaliativa é um trabalho de Socioanálise que será comentado em uma das próximas postagens.
Espero que tal instrumento avaliativo ajude a pensar possibilidades, tanto para docentes quanto para discentes em nossas atividades cotidianas ligadas ao ensino e formação.
3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO
DIREITO 1/2023
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
28/06/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Circule a
alternativa solicitada. Outras formas de marcação ou ausência do círculo na
alternativa pedida serão consideradas respostas nulas ou em branco.
Questão 01 – IF RS 2015 Filosofia 28. Considere as afirmativas abaixo
sobre a ética discursiva de Jürgen Habermas.
I. Habermas reconhece que a ética está
inexoravelmente determinada pela impossibilidade de fundamentação do agir
moral: não há critérios absolutos, os juízos morais possuem um caráter
histórico e social incontornável. Cabe à ética discursiva admitir o relativismo
de toda verdade moral e renunciar ao alcance de normas universais.
II. Diante da pluralidade de perspectivas
que orientam a ação moral, Habermas afirma que os juízos morais devem
necessariamente expressar atitudes e preferências de cada integrante do
diálogo. Por conseguinte, em face do relativismo, a ética discursiva abandona
qualquer intenção formalista, concedendo centralidade às decisões particulares
e/ou aos contextos.
III. Buscando renovar as pretensões
universalistas da ética, Habermas constrói uma teoria na qual apresenta a
importância do discurso racional como formador do consenso. É, pois, por
intermédio do discurso que se alcança a justificação racional capaz de
legitimar a validade das normas.
IV. Para a ética do discurso, é
necessário discernir o consenso do falso consenso. O critério capaz de realizar
a distinção encontra-se na concepção habermasiana de situação ideal de fala,
mediante a qual seria possível imaginar comunicações livres de eventuais
coações.
V. Ao conceder centralidade ao discurso,
Habermas defende a ideia segundo a qual as normas somente alcançam legitimidade
por intermédio do esforço compartilhado da prática comunicativa. Sendo assim, a
ética é um exercício que se realiza na comunicação de sujeitos simetricamente
dispostos em suas oportunidades de fala.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I, II e V são
verdadeiras.
b)
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e V são
verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III são
verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II, IV são
verdadeiras.
Questão 02 – FGV 2023 SME SP Professor
Filosofia 51 “Seguir o filão complexo
da proveniência é, ao contrário, manter o que se passou na dispersão que lhe é
própria: é demarcar os acidentes, os ínfimos desvios – ou, ao contrário, as
inversões completas –, os erros, as falhas na apreciação, os maus cálculos que
deram nascimento ao que existe e em valor para nós; é descobrir que na raiz
daquilo que nós conhecemos e daquilo que somos – não existem a verdade e o ser,
mas a exterioridade do acidente.” FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a
história. In Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. Sobre a
concepção de História contida no método genealógico de Foucault, é correto
afirmar que
(A)
trata-se de uma sequência violenta de descontinuidades que modificam os
sentidos e valores da discursividade.
(B) é tomada como processo cumulativo em
que cada novo conflito resulta em enriquecimento global do processo.
(C) deve ser ignorada em favor da
investigação das estruturas do tempo presente devido à sua ininteligibilidade.
(D) se organiza de tal modo que suas
tensões constitutivas a orientam imanentemente a um estágio final harmonioso.
(E) é um processo de erosão dos valores,
na medida em que se afasta progressivamente de seus pontos de origem.
Questão 03 – FCC 2023 DPE SP 88. Toda a segunda metade da Idade Média
vai assistir à transformação dessas velhas práticas e à invenção de novas
formas de justiça, de novas formas de práticas e procedimentos judiciários.
Formas que são absolutamente capitais para a história da Europa e para a
história do mundo inteiro, na medida em que a Europa impôs violentamente o seu
jugo a toda a superfície da terra. O que foi inventado nessa reelaboração do
Direito é algo que, no fundo, concerne não tanto aos conteúdos, mas às formas e
condições de possibilidade do saber. O que se inventou no Direito dessa época
foi uma determinada maneira de saber, uma condição de possibilidade de saber,
cujo destino vai ser capital no mundo ocidental. (FOUCAULT, M. A Verdade e as
formas jurídicas, p. 65) No trecho acima, extraído do livro A Verdade e as
formas jurídicas, Michel Foucault refere-se ao nascimento de uma forma de
estabelecimento da verdade judiciária, na segunda metade da Idade Média, que
será bastante distinta do sistema de práticas judiciárias anteriores,
caracterizadas pelo estabelecimento da verdade judiciária e pela solução dos
litígios entre os indivíduos por meio do chamado sistema da prova (que podia
incluir provas sociais, provas de tipo verbal, provas mágico-religiosas do
juramento e provas corporais). Para o autor, essa forma de estabelecimento da
verdade judiciária, que nasce na segunda metade da Idade Média, consiste numa
determinada maneira de saber, ou ainda, numa modalidade de saber. Esta
modalidade de saber é:
(A) a alquimia. (B) o
inquérito. (C) a
ciência. (D) a disputatio. (E) o ordálio.
Questão 04 – COSEAC 2022 Sociólogo UFF 34 Preocupado com o poder, Max Weber
conceitua Estado como a única instituição social autorizada a exercer de forma
legítima a violência. Para essa formulação aciona as categorias de legitimidade
e obediência. Assim, para o autor, o Estado encontra legitimidade em suas ações
quando seus cidadãos
(A) são convencidos pela constatação da
melhora de vida, em termos objetivos (como o aumento do salário-mínimo) e
subjetivos (como o reconhecimento de líderes internacionais).
(B) são forçados a obedecer, em função da
violência estatal exercida por meio dos aparelhos repressivos do estado que
retaliam aqueles que escolhem desobedecer.
(C)
subordinam-se por reconhecerem sua autoridade, que pode ter por base tanto a
tradição compartilhada, o carisma do líder, quanto a competência do corpo
administrativo.
(D) submetem-se por não terem consciência
da opressão, pois são manipulados pelos meios de comunicação e outros aparelhos
privados de hegemonia.
(E) mobilizam-se para apresentar suas
reivindicações no espaço público, e através de representantes na política
institucional têm suas demandas atendidas.
Questão 05 – FUVEST - 2022 - USP - Professor –
Sociologia 37 O pensamento sociológico weberiano explica a regularidade e a
manutenção das ações e relações sociais com base na dominação, que é
considerada o fundamento da organização social (QUINTANEIRO; OLIVEIRA;
OLIVEIRA, 2005). Para essa perspectiva teórica, a dominação é:
(A) um fenômeno específico da esfera
política que se distingue em três tipos de dominação consideradas legítimas.
(B)
a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a uma ordem que é
internalizada pelo mesmo.
(C) legítima, estável e duradoura quando
se baseia em três princípios de autoridade – legal, carismática e moderna.
(D) a probabilidade de impor a própria
vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência.
(E) um elemento presente em todas as
instâncias da vida coletiva e causa de desintegração social.
Questão 06 – CEBRASPE 2023 DPE RO
Defensor Público Questão 80 Assinale a opção
correta a respeito das ideias de pensadores clássicos para a sociologia
jurídica.
a) Hegel, como parceiro de Marx, foi o
responsável pela finalização de obras importantes, como O capital.
b) Marx, a partir da análise do
comportamento protestante e da ascese, investiga o desenvolvimento do
capitalismo e de questões religiosas.
c) Weber é considerado o pai da
sociologia.
d) Weber trouxe como ponto importante para a sociologia do
direito e do Estado a categorização dos tipos de dominação.
e) Comte, criador da teoria do fato
social, explica a necessidade de existência da norma jurídica com base na ideia
de controle dos sujeitos desviantes.
Questão 07 – Consulplan 2022 - SEED-PR -
Professor de Sociologia
Questão 13 O filme “Uma noite de crime” (The Purge) começa com uma sequência
impressionante de linchamentos, assassinatos e outras agressões cruéis vistas
através de câmeras de segurança, ao som de uma doce música clássica. Um
letreiro explica que os Estados Unidos instauraram uma lei permitindo a todos
os cidadãos que se “purifiquem” (do verbo purge, que constitui o título
original), cometendo todos os crimes que quiserem em uma única data específica,
determinada pelo governo. Por causa desta violência institucionalizada, o nível
de ocorrências policiais baixou, e a sociedade vive em perfeita harmonia 364
dias do ano – exceto pela selvageria durante a “noite de crime”, claro. A lei
fictícia sugere que o grande pecado dos americanos não está em suas pulsões
assassinas, que fariam parte de todos os seres humanos. (Uma Noite de Crime.
Filme 2013. AdoroCinema.) Embora o relato do filme seja a descrição de uma
situação claramente fictícia, na vida real existem momentos, em que, segundo o
sociólogo Émile Durkheim, a sociedade cria momentos de interrupção das regras
que regem os indivíduos. Sobre esse e outros conceitos relacionados à vida em
sociedade, Durkheim afirma que:
A)
A anomia conduz os sujeitos ao isolamento perante a coletividade, gerando uma
série de crises e patologias sociais.
B) Nas sociedades modernas, na medida em
que tudo se complexifica, a sociedade e as tradições são as únicas formas de
heteronomia.
C) A solidariedade, pautada na
independência entre os indivíduos, cumpre um papel disciplinador e cria um
ambiente de regulação anômica.
D) A exigência de regras cria um estado
de desarmonia entre os indivíduos e a coletividade, gerando expectativas
irrealizáveis na estrutura social.
Questão 08 – Consulplan 2022 - SEED-PR -
Professor de Sociologia
Questão 19 A família é produto de um verdadeiro trabalho de instituição, ritual
e técnico ao mesmo tempo que visa instituir de maneira duradoura, em cada um
dos membros da unidade instituída, sentimentos adequados a assegurar a
integração que é a condição de existência e de persistência dessa unidade. Os
ritos de instituição (palavra que vem de stare, ‘manter-se; ser estável’) visam
constituir a família como entidade unida, integrada, unitária, logo, estável,
constante, indiferente às flutuações dos sentimentos individuais. Esses atos
inaugurais de criação (imposição do nome de família, casamento etc.) encontram
seu prolongamento lógico nos inumeráveis atos de reafirmação e de reforço que
visam produzir, por uma espécie de criação continuada, as afeições obrigatórias
e as obrigações afetivas do sentimento familiar (amor conjugal, amor paterno e
materno, amor filial, amor fraterno etc.). (BOURDIEU, Pierre. O espírito de
familia. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
p. 126. Adaptado.) Ao longo do tempo e da história, o conceito de família
sofreu algumas transformações significativas, mas ainda mantém algumas
características comuns. O conceito de família assume sua complexidade por
relacionar a natureza humana, com a cultura, através da organização de grupos
sociais. Para Durkheim, a família:
A) Contém em seu germe não apenas a
escravidão, como também a servidão, pois, desde o começo, está relacionada com
o trabalho. Encerra em miniatura todos os antagonismos da sociedade.
B) Ainda que esteja em contínuo processo
de mudanças não é uma organização simples, nem tende a desaparecer rapidamente,
embora venha sendo gradativamente substituída pela escola.
C) Tem no matrimônio seu alicerce no qual
a finalidade é a constituição familiar como ação social racional com relação a
valores: tem como finalidade calculada o cumprimento de algum valor moral.
D)
Não deve suas virtudes à unidade de descendência: é simplesmente um grupo de
indivíduos que se encontram próximos uns dos outros, no centro da sociedade
política. A consanguinidade pôde facilitar essa concentração.
Questão 09
– FUVEST - 2022 - USP -
Professor – Sociologia 19 Dubar (2005)
analisa como vários autores entendem o processo de socialização dos sujeitos;
um deles é Pierre Bourdieu. Segundo Dubar, o principal conceito de Bourdieu
para explicar o processo de socialização é aquele de habitus. Dubar destaca que
o habitus age tanto no sentido de reproduzir uma forma de socialização herdada
quanto para transformar essa socialização. Isto porque o habitus:
(A) é um sistema de disposições
permanentes no qual os indivíduos buscam referências para interagir
socialmente. De acordo com a experiência individual, novas disposições podem
ser acrescentadas ao habitus.
(B) é uma construção individual de regras
sociais que permitem aos indivíduos interagirem uns com os outros. Esse
conjunto de regras é determinado pelas experiências de cada um e não dizem
respeito à localização de classe dos indivíduos.
(C) são as estruturas mentais que cada
geração constrói para que os indivíduos possam interagir socialmente. Elas são
homólogas ou idênticas àquelas estruturas que outras gerações construíram no
passado.
(D) é a cultura do povo incorporada à
personalidade dos indivíduos, de onde eles importam seus esquemas de ação em todas
as situações ulteriores. Isso gera inadaptações todas as vezes que as situações
sociais são muito diferentes daquelas da infância.
(E)
como conjunto de disposições estruturadas e duradouras, é também uma espécie de
tendência do grupo a preservar o seu ser; processo sem sujeito que é capaz de
inventar, diante de situações novas, novos meios de suprir funções antigas.
Questão 10 – FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Analista Sociólogo QUESTÃO
53 – Jürgen Habermas é um dos mais importantes teóricos da nossa Era, tendo
seus escritos influenciado fortemente o campo das humanidades, especialmente as
ciências sociais. Em 1998, um de seus livros foi classificado pela Associação
Internacional de Sociologia como o 8º livro mais importante da área, no século
XX. Qual dos termos abaixo descreve a tese pela qual esse autor se tornou
mundialmente conhecido?
A) Interacionismo Simbólico. B) Sociedade do Espetáculo.
C) Sociedade em Rede. D) Teoria da Ação Comunicativa.
E) Teoria da
Estruturação.
Ótima prova!
Comentários
Postar um comentário