Provas Aplicadas - 4ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2022
Olás,
Disponibilizo a última prova, fechando o semestre, de Sociologia do Direito, do Curso de Direito, da UFJF-GV.
4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO
DIREITO 3/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
19/01/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_________________________________________________________
Questão 01: UEL 2013 Vestibular 1ª fase 30. Leia o texto a seguir. A utilização da
Internet ampliou e fragmentou, simultaneamente, os nexos de comunicação. Isto
impacta no modo como o diálogo é construído entre os indivíduos numa sociedade
democrática. (Adaptado de: HABERMAS, J. O caos da esfera pública. Folha de São
Paulo, 13 ago. 2006, Caderno Mais!, p.4-5.)
A partir dos conhecimentos sobre a ação
comunicativa em Habermas, considere as afirmativas a seguir.
I. A manipulação das opiniões impede o
consenso ao usar os interlocutores como meios e desconsiderar o ser humano como
fim em si mesmo. V
II. A validade do que é decidido
consensualmente assenta-se na negociação em que os interlocutores se
instrumentalizam reciprocamente em prol de interesses particulares. F
III. Como regra do discurso que busca o
entendimento, devem-se excluir os interlocutores que, de algum modo, são
afetados pela norma em questão. F
IV. O projeto emancipatório dos
indivíduos é construído a partir do diálogo e da argumentação que prima pelo
entendimento mútuo. V
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são
corretas.
b)
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são
corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são
corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV
são corretas.
QUESTÃO 02 (1,0 pontos) UFC SEDUC CE 2012 - Professor
de Filosofia 24. Jürgen
Habermas, filósofo contemporâneo considerado “herdeiro” da Escola de Frankfurt,
inclui, segundo Bárbara Freitag (A teoria crítica: ontem e hoje, 1986), “em sua
teoria da ação comunicativa a elaboração de um novo conceito de razão, que nada
tem em comum com a visão instrumental que a modernidade lhe conferiu, mas que
também transcende a visão kantiana assimilada por Horkheimer e Adorno (…)”.
Segundo este novo conceito de Habermas, a razão é:
A) Subjetiva,
autônoma e transcendental, capaz de conhecer o mundo e de dirigir o destino da
humanidade em direção ao sumo bem, constituindo, assim, princípios absolutos de
convivência.
B) Uma
faculdade abstrata, inerente ao indivíduo em si, que se manifesta nos acordos
entre os homens sobre questões relacionadas com a verdade, a justiça e o
próprio bem-estar do homem em sociedade, ou seja, a vida boa.
C) Constituída socialmente no processo de interação
dialógica, no qual cada interlocutor levanta uma pretensão de validade dos seus
enunciados sobre fatos, normas e vivências e espera que o outro possa
contestá-lo com argumentos.
D) Formada no
cotidiano, de modo que as verdades consideradas inabaláveis por acordo ou norma
anterior já não devem ser questionadas, garantindo-se assim espaço para a
discussão de novas questões e, por este meio, o progresso social.
E) A verdade que aparece na conversação entre pares
(identidade de interesses, formação e cultura) como produto do questionamento e
da crítica monológica, que é, ao fim e ao cabo, subjetiva, transcendental e
inata.
QUESTÃO 03 (1,0 pontos) Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015 - DPE/SP -
Defensor Público
“O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez
ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência,
tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até
utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente
marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito
patologizado”.
O
trecho acima, extraído de “Vigiar e punir”, sintetiza uma importante conclusão
de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma
instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite
A.
reduzir a delinquência através do controle e controlar a delinquência por meio
da repressão.
B.
combater a delinquência por meio da punição e erradicar a delinquência do meio
social.
C.
controlar a delinquência por meio da repressão e diferenciar a delinquência da
periculosidade.
D. objetivar a delinquência por trás da
infração e consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades.
E. classificar a delinquência em suas categorias e
erradicar a delinquência do meio social.
QUESTÃO
04 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 – MPE – RO 50)
Max Weber, ao tratar dos estudos e das pesquisas sobre a significação cultural,
aponta que um fenômeno cultural não se deduz ou se explica por qualquer sistema
de conceitos ou leis, por existir relações entre os fenômenos culturais e suas
ideias de valor. Sobre essa perspectiva, pode-se concluir que:
A) na reflexão Weberiana, os juízos de
valores são introduzidos na vida do pesquisador pela sociedade e por suas
atitudes e ações, cuja ideia básica é a afetividade do indivíduo para com o
mundo e as ações que o cercam.
B) a cultura, na reflexão Weberiana,
engloba juízos de valores que são embutidos na vida do pesquisador,
direcionando o produto final.
C) o juízo de valor expressa ideias
individualizadas, que acabam direcionando as atitudes e ações dos indivíduos
como um todo.
D)
expressa a premissa de que somos homens de uma cultura com capacidade e vontade
de conferir um sentido ao mundo, e as ideias de valor são decisivas para se
considerar a cultura em cada caso.
E) isso ocorre porque o conceito de cultura
é um conceito de juízo de valores de nossa realidade empírica.
QUESTÃO
05 (1,0 pontos) MPE BA 2017 Analista Psicologia 35) Laudos e pareceres psicológicos são
frequentemente demandados por operadores de direito na medida em que
supostamente colocam em evidência o indivíduo sobre o qual incidirá a medida
judicial. Nesse aspecto, a genealogia dos poderes de Foucault é esclarecedora
por demonstrar que a justiça se aparelhou de peritos desde o advento da
sociedade disciplinar e, com efeito, de uma lógica punitiva que é calculada de
acordo com o infrator em sua virtualidade. Para gerar a individualidade
disciplinada, segundo o autor em Vigiar e Punir, a disciplina se serve dos
seguintes instrumentos:
a) a confissão cristã, o panoptismo e o
controle do corpo;
b)
a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame;
c) a repressão do sexo, o direito e a
distribuição racional dos corpos;
d) a racionalização do tempo, o biopoder
e a luta de classes;
e) a pastoral cristã, o poder soberano e
o Estado de direito.
QUESTÃO
06 (1,0 pontos) MPE BA 2017 Analista Psicologia 62) Foucault se debruçou longamente na
análise do saber-poder presente na prisão. De acordo com as reflexões de
Foucault, é correto afirmar que a prisão:
(A) expressa o modelo institucional da
sociedade de exame e, seu funcionamento, o da sociedade disciplinar;
(B)
expressa o saber da sociedade capitalista, o poder da sociedade asilar;
(C)
expressa o saber da sociedade manicomial e o poder do capital;
(D)
expressa o saber da racionalidade do capital e o funcionamento da biopolítica;
(E)
funciona como paradigma da biopolítica e do poder de gestão das populações.
QUESTÃO
07 (1,0 pontos) IBADE 2020 AC PNS
Filosofia Questão 46 Para Habemas, o sujeito não deve
fazer valer uma lei universal, mas sim buscar através de um consenso novos
valores para uma sociedade justa, não visando seus objetivos pessoais, mas sim
comum a todos que nela vivem. O texto acima refere-se à ação comunicativa que
significa:
(A) aceitação ou refutação
de ideias modificando ou retirando valores, ajudando em tornar uma sociedade
mais livre para fazer suas escolhas.
(B) aceitação de valores que foram passados pela religião e
culturas, e que de modo nenhum podem ser refutados.
(C) a linguagem e a comunicação que fazem os indivíduos aceitarem
as imposições que lhes são feitas.
(D) que o consenso não permite que normas e valores tragam novos
benefícios a uma coletividade.
(E) a linguagem não pode ser vista como uma forma de ação.
QUESTÃO
08 (1,0 pontos) DPGERJ Técnico Superior Psicologia 2019
60) Nas famosas conferências
proferidas por Michel Foucault no Brasil, A Verdade e as Formas
Jurídicas, ele descreve o surgimento de instituições de “sequestro”
(fábrica, escola, hospital, prisão) com finalidade de inclusão e normalização
dos indivíduos. Segundo Foucault, tais
instituições possuem as seguintes características, EXCETO:
a)
repressão de acordo com os interesses da classe burguesa;
b) controle sobre o tempo dos indivíduos;
c) gestão dos corpos para obtenção de
força de trabalho;
d) polivalência dos poderes econômico,
político e judiciário;
e) extração de saber sobre indivíduos
submetidos à vigilância.
QUESTÃO
09 (1,0 pontos) DPGERJ Técnico Superior Psicologia 2019 73) Segundo Michel Foucault, a prisão não
objetiva apenas corrigir indivíduos, mas, principalmente, fabricar a
delinquência, ou seja, forjar o “sujeito delinquente”. Para Foucault, a prisão
como aparato punitivo é um dos símbolos do poder:
a) soberano; b) pastoral; c)
biopolítico;
d) ubuesco; e) disciplinar.
QUESTÃO
10 (1,0 pontos) DPGERJ Técnico Superior Psicologia 2019
75) Segundo Foucault, no final do
século XVIII, a biopolítica surge como forma de racionalização dos problemas
colocados para a prática governamental, pelos fenômenos próprios da população,
como saúde, higiene, natalidade, longevidade e raça. No contexto de exercício
biopolítico, um importante instrumento de produção do “sujeito-criminoso” é:
a) a parresía; b) a barbárie selvagem; c) o racismo de Estado;
d) o cuidado de si; e) a soberania.
QUESTÃO
11 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 – MPE – RO 58) Como Max Weber conceitua uma ação social?
A) Uma modalidade de conduta (ressaltando
a intenção do indivíduo), dotada de sentido e voltada para a ação de outras
pessoas.
B) A conduta do indivíduo da qual todo
contato social constitui uma ação social.
C) Uma conduta individual voltada para
ações particulares socialmente regradas.
D) O contato informal entre os
indivíduos.
E)
Uma modalidade de conduta, dotada de sentido e voltada para a ação de outras
pessoas.
QUESTÃO
12 (1,0 pontos) FGV 2018 Prefeitura de Niterói – RJ
Psicólogo 67) No campo da assistência
social, podemos nos deparar com o emprego de categorias rígidas de
classificação de sujeitos tipificados como criminosos, drogados, vagabundos,
etc. Em face de tais classificações, cabe lançar mão do pensamento crítico de
Foucault, segundo o qual a subjetividade:
a) está situada de forma absoluta no centro do
sistema de conhecimento;
b) se articula no intervalo da cadeia dos
significantes, portanto, ligada ao campo da linguagem;
c) possui uma substância idêntica a si mesma,
independente do mundo sensível;
d) está alienada à condição de classe, num contexto
de exploração capitalista;
e) é efeito
de práticas de poder que se agenciam de forma periférica e capilar.
QUESTÃO
13 (1,0 pontos) FGV 2018 MPE-AL Psicólogo 46) Segundo a genealogia do poder, as perícias
psicológicas no campo do judiciário remetem ao surgimento das perícias
psiquiátricas nos séculos XVIII/XIX. Estas foram estrategicamente importantes
para a psiquiatria se transformar em gestora da ordem social. Nesse mesmo
contexto histórico, ganhou destaque a ideia de população enquanto problema e
fonte de riqueza, cuja regulação passaria a ser buscada por práticas de
governo. Assinale a opção que indica como Foucault identificou essas práticas.
a) Biopolítica. b) Disciplina. c)
Soberania.
d) Vigilância. e)
Repressão.
QUESTÃO
14 (1,0 pontos) FGV 2018 MPE-AL Psicólogo 34) Nas conferências proferidas em A Verdade
e as Formas Jurídicas, Foucault assinalava que o exame penal surgido no
contexto político e histórico dos séculos XVII / XIX serviria de matriz para a
formação das ciências humanas, entre as quais podemos incluir a Psicologia. Por
sua vez, a tragédia de Édipo Rei, escrita por Sófocles na Grécia Clássica,
portanto, em uma época anterior, corresponde à forma jurídica baseada
(A)
no inquérito. (B) na disciplina. (C) na opressão.
(D) no panoptismo. (E) na confissão.
QUESTÃO
15 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 – MPE – RO 57) Karl
Marx realizou uma análise crítica sobre a sociedade industrial, e uma de suas
críticas diz respeito:
A) à falta de habilidade dos meios de
produção na geração de novos empregos.
B)
a meios de produção que criou uma falsa ideia de liberdade, pois o indivíduo
tornara-se, como trabalhador, ‘escravo’ dos meios de produção, através da
exploração da mão de obra, criando o conceito de mais-valia para explicar essa
relação.
C) à exploração da mão de obra do
trabalhador pelos meios de produção.
D) à incapacidade de a sociedade
industrial gerenciar seus lucros, por causa da valorização do trabalhador, com
aumento salarial.
E) à incapacidade de o trabalhador
organizar-se sindicalmente e obter lucros.
QUESTÃO
16 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 – MPE – RO 55) Émile
Durkheim destacou-se por instituir a sociologia como disciplina acadêmica e por
suas análises, das quais se pode(m) destacar:
A) o estudo sobre as relações de trabalho
e a criação do conceito de solidariedade mecânica para justificar a diferença
de classe no interior da sociedade.
B) o conceito de estratificação social
com ênfase na consciência coletiva.
C) a reflexão sobre relações de trabalho
e conceitos de solidariedade orgânica e mecânica, expõem a diferença de classe
na sociedade.
D) a solidariedade dos indivíduos no
cotidiano, o que resultou no conceito de solidariedade orgânica.
E)
a consciência coletiva como um conjunto de crenças e sentimentos comuns de uma
sociedade, ou seja, uma consciência social.
QUESTÃO
17 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 – MPE – RO 37)
Émile Durkheim criou o conceito de fato social para analisar a sociedade. Na
perspectiva de Durkheim, os fatos sociais são:
A)
formas coletivas e individuais de pensar e agir que afetam o todo social.
B)
relações que produzem um único fenômeno social.
C) formas coletivas de pensar e agir e
se manifestam como uma realidade externa na vida dos indivíduos, exercendo
sobre eles um poder coercitivo.
D)
uma forma precisa de agir do indivíduo, reproduzida por meio da solidariedade
orgânica.
E) aspectos externos ao indivíduo,
responsável pelas mudanças sociais exercidas sobre o indivíduo, proporcionando
mudanças contra o poder coercitivo.
QUESTÃO
18 (1,0 pontos) FCC - DPE PR -
Defensor Público - 2017 QUESTÃO 98: Com fundamento no
ensinamento de Michel Foucault sobre panoptismo, é correto afirmar:
a) A
localização GPS inserida em fotos de pessoas tiradas de celulares juntamente ao
reconhecimento facial automatizado permite um controle de deslocamento
constante e invisível dessas pessoas, porém não é um exemplo de panóptico por
não se poder visualizar quem o exerce.
b) A
indefinição do ponto de vigilância, de quem vigia e de quem aplicará eventual
sanção normalizadora é considerada uma falha no sistema panóptico e exige
correção, por via de procedimento de exame.
c) Há
distinção entre panoptismo e sistema panóptico, sendo que este último apenas
pode ser operado via instâncias disciplinadoras oficiais do Estado, como as
escolas e prisões.
d) O monitoramento eletrônico de
presos, via colocação de tornozeleiras eletrônicas com SIM Cards, é exemplo de
panoptismo, cuja função de vigilância é exercida com auxílio de um software de
georrastreamento.
e) A arquitetura panóptica refere-se
unicamente a estruturas físicas de edifícios (prisões, escolas, hospitais
etc.), não se cogitando que sistemas de informação sejam arquitetados para
operar em panoptismo.
QUESTÃO
19 (1,0 pontos) DPE PR PUCPR 2012 25. É comum à abordagem da Sociologia
Jurídica a apresentação de duas tradições na análise da relação entre direito e
sociedade, a do consenso ou equilíbrio, apoiada em Durkheim, e a tradição do
conflito, de orientação marxista. Alguns autores, como José Eduardo Faria,
destacam a importância da visão do direito como um problema de decibilidade
normativa de conflitos que superaria essa dicotomia. Considere as afirmativas
acerca dessas três abordagens da Sociologia Jurídica:
I. A teoria do consenso encara a ordem
como a dominação bem-sucedida da elite. F
II. A teoria do consenso baseia-se no
fato de que o direito, centrado na lei, é fenômeno social imparcial e neutro. F
III. A teoria do conflito vê a ordem como
efeito de um acordo sobre os valores sociais e os antagonismos como risco à
estabilidade. F
IV. A teoria do conflito compreende a
ordem como a dominação bem-sucedida da elite. V
V. A decibilidade normativa de conflitos
concebe a necessidade de a justiça operar como uma ciência social, encarregada
de vincular fatos e valores em sínteses temporárias das tensões sociais. V
VI. A decibilidade normativa de conflitos
permite compreender o direito como ciência formal das normas e, portanto, como
fenômeno puramente lógico. F
É correto o que se afirma APENAS
em:
A) II, III e IV. B) IV e V. C)
III e VI.
D) II, IV e
VI. E)
I, III e IV.
QUESTÃO
20 (1,0 pontos) FGV 2022 SEADE AP Professor de Sociologia 44 A concepção materialista da história, contribuição
importante de Karl Marx, tem como uma de suas ideias fundamentais a
transformação do mundo material por meio das maneiras pelas quais os homens
produzem seus meios de subsistência e as relações de produção que estabelecem
para alcançá-los. As sentenças a seguir são conceitualmente coerentes com o
materialismo histórico, à exceção de uma. Assinale-a.
(A)
A realidade material corresponde à racionalidade e se manifesta no tempo de
forma evolutiva.
(B) O modo de produção da vida material é
que condiciona o processo da vida social, política e espiritual.
(C) O caráter antagônico do processo
social de produção decorre das condições sociais de vida dos indivíduos.
(D) Deve-se julgar a consciência da
transformação a partir das contradições da vida material, e não a partir de si
mesma.
(E) Não é a consciência do homem que
determina seu ser, mas, ao contrário, é seu ser social que determina sua
consciência.
QUESTÃO
21 (1,0 pontos) FGV 2022 SEADE AP Professor de Sociologia 48 É um sistema de disposições duráveis e transferíveis
que, integrando todas as experiências passadas, funciona, a cada momento, como
uma matriz de percepções, apreciações e ações, e torna possível a realização de
tarefas infinitamente diferenciadas, graças às correções incessantes dos
resultados obtidos, dialeticamente produzidas por estes resultados. O trecho
acima caracteriza um conceito sociológico de Pierre Bourdieu denominado
(A) agência. (B) desvio. (C) habitus. (D) mobilidade. (E) poder.
QUESTÃO
22 (1,0 pontos) FGV 2022 SEADE AP Professor de Sociologia 55 Para analisar e criticar as relações de poder, não
podemos atribuir-lhes uma qualificação pejorativa ou laudatória global, definitiva
e unilateral. Pois elas funcionam em termos de jogos, com táticas e
estratégias, mediante a norma e pelo acaso. Caracterizam fenômenos difusos e
descentralizados, mais do que as batalhas a respeito das coerções estatais.
Quando analisamos as relações de poder, estamos às voltas com um poliedro de
inteligibilidade, no qual o número das faces não está definido previamente e
não pode jamais ser considerado encerrado de pleno direito. FOUCAULT, M. Ética,
sexualidade e política. RJ: Forense Universitária, 2004, p. 45-55. Com base no
trecho, pode-se dizer que as relações de poder
(A) expressam a dinâmica de dominação de
classes.
(B)
mostram o caráter multifacetado do fenômeno do poder.
(C) evidenciam a preeminência do
monopólio legal da força.
(D) demonstram a racionalidade da
política e das instituições.
(E) contribuem para definir moralmente o
bem e o mal.
QUESTÃO
23 (1,0 pontos) IFB 2017 Filosofia 06 O panoptismo é uma realidade em nossa
sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III
discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido;
ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se
conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um
vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma
armadilha” (p. 166). Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais
importante do Panóptico.
a) Induzir no detento um estado
consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático
do poder.
b)
O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo
por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.
c) Fazer com que a vigilância seja
permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.
d) A perfeição do poder tende a tornar
inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma
máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o
exerce.
e) Os detentos se encontram presos numa
situação de poder de que eles mesmos são os portadores.
QUESTÃO
24 (1,0 pontos) IFB 2017 Filosofia 29 Assinale a alternativa que apresenta o fundamento da teoria
crítica da sociedade elaborada por Habermas em sua obra Teoria do agir
comunicativo.
a) A semântica linguística; b)
A crítica da razão instrumental;
c) A ética do discurso; d) A pragmática linguística;
e) A subjetividade comunicativa.
QUESTÃO
25 (1,0 pontos) IFB 2017 Filosofia 31 Habermas desenvolve em seu livro “Direito e Democracia” uma
fundamentação do Estado Democrático de Direito, que leva em conta tanto um
mundo pós-convencional quanto a necessidade de limitar as mazelas provocadas
pelo poder econômico e político. Leia as afirmações sobre “Direito e
Democracia”.
I) Não se pode ter nem manter um Estado de direito sem democracia
radical. V
II) O direito tem sua legitimidade esgotada no cumprimento legal
para criação de leis. F
III) Com o direito democrático busca-se recuperar e conservar uma
solidariedade social. V
IV) A possibilidade de justificar o direito moderno a partir das
ideias de direitos humanos e do princípio da soberania do povo releva que se
trata de elementos concorrentes. F
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações
CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.
a) I e IV b) I e III c) I, II e IV d) III e IV e)
II e III
Boa prova!
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