Provas Aplicadas - 4ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2022
Olás,
Disponibilizo a prova que foi aplicada hoje no primeiro período de Direito, disciplina de Sociologia, da UFJF-GV, com o respectivo gabarito.
4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA
3/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
11/01/2023 Valor: 25 pontos
Discente:_________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida.
UFBA 2013 Vestibular de Ciências
Sociais
Para cada questão marque: V, se a proposição é
verdadeira; F, se a proposição é falsa.
QUESTÃO 01 (1,0 ponto) Questão 12 A
solidariedade social é classificada em dois tipos: a orgânica, típica das sociedades
modernas, que é fruto da divisão do trabalho, que torna cada parte ou indivíduo
dependente um do outro, e a mecânica ou por similitudes, presente nas
sociedades mais simples e primitivas, nas quais a divisão do trabalho é pouco
desenvolvida e os indivíduos têm uma forte consciência coletiva, que se impõe à
individual. V
QUESTÃO 02 (1,0 ponto) Questão 13 “O
Suicídio”, de David Emile Durkheim, é considerado exemplar para demonstrar a
legitimidade científica da Sociologia, porque, nessa obra, ele escolhe um tema,
que é um dos fatos mais íntimos dos homens, e o trata como um fato social, ou
seja, o suicídio tem uma determinação social, sendo, pois, a objetividade do
suicídio, ao examinar as estatísticas e sua evolução em determinadas
sociedades, explicada em termos sociológicos. V
QUESTÃO 03 (1,0 ponto) Questão 14 Nas
obras "Da Divisão do Trabalho" e "O Suicídio", encontram-se
formulações de David Emile Durkheim sobre a anomia social, sendo que a primeira
trata da “divisão do
trabalho anômica”, vendo-a como um fenômeno de natureza econômica, que
leva a uma situação de desregramento ou de disfunção, e, a segunda explica a
anomia social, através do “suicídio anômico”, isto é, aquele que é determinado
pela negação do indivíduo em conviver com as regras morais da sociedade. F
QUESTÃO 04 (1,0 ponto) Questão 15 Em
"As Formas Elementares da Vida Religiosa", David Emile Durkheim busca
a origem e a função da religião, também compreendida como um fato social e,
portanto, moral, sendo sua tese a de que "a verdadeira função da religião
não é nos fazer pensar, enriquecer nosso conhecimento, acrescentar
representações de outra natureza", [...] mas sim nos fazer agir, nos
ajudar a viver”, sendo, pois, a crença, a fé, o consenso, a ideia, a
representação coletiva, que se constituem uma força moral, enquanto ação da
consciência coletiva sobre a individual, garantindo a vida em sociedade. V
QUESTÃO 05 (1,0 ponto) Questão 16 Segundo
David Emile Durkheim, as categorias fundamentais do pensamento ou do
conhecimento científico têm origem religiosa e todas as instituições sociais,
exceto a atividade econômica, nasceram da religião, afirmando que “a religião,
longe de ignorar a sociedade real e de abstraí-la, reflete a sua imagem; ela
reflete todos os seus aspectos, também os mais vulgares e os mais repelentes”
(“As Formas Elementares da Vida Religiosa”), sendo que, para ele, a
representação ou ideia que a sociedade faz de si mesma é parte da realidade
social e tem a mesma força religiosa, isto é, uma força moral que leva os indivíduos
a acreditarem e a agirem. V
QUESTÃO 06 (1,0 ponto)
Unicentro
2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 2 Max Weber, um
dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a
essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o
desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas
da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou
seja,
A) cultura e tipo Ideal. B) classe e
proletariado. C)
anomia e solidariedade.
D) fato social e burocracia. E) ação social e racionalidade
QUESTÃO 07 (1,0 ponto) DPE PR PUCPR 2012 15.
Na obra À ética protestante e o espírito
do capitalismo, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de
comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo moderno. O autor
destaca a relação particular entre a “ética protestante” e a questão do
“trabalho” para mostrar, por exemplo, que:
I)
o trabalho
deve ser encarado como “um dever” (vocação) e não como “uma obrigação”; e
II)
“o aumento
de salário não significa aumento da produção”.
Com base no enunciado e
afirmações acima é CORRETO afirmar:
A) O surgimento do capitalismo moderno é
o produto autêntico de uma mentalidade protestante.
B) O surgimento do moderno capitalismo do
ocidente surgiu de modo acidental.
C) A suposta correlação entre aumento de
salário e maior produtividade do trabalho nunca pode ser comprovada.
D)
A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior
desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.
E) O modo protestante
de encarar o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de
maioria protestante.
QUESTÃO 08 (1,0 ponto) IFSUL 2021 1.
Corresponde a uma concepção teórica e metodológica que propõe a construção de tipos ideais, constructos
teóricos que servem de referência para a análise dos fenômenos sociais. Um
instrumento que permite ao cientista social estabelecer conexões causais para
compreender a realidade infinita dos fenômenos sociais. Destaca-se a busca por
compreender os fatores
condicionantes da ação dos indivíduos, levando em consideração aspectos
como valores, crenças, normas, racionalidade, dentre outros. Essa descrição se
refere à
a) Teoria
Compreensiva de Max Weber. b)
Materialismo histórico de Karl Marx.
c) Teoria do Suicídio de Émile Durkheim. d) Teoria da
Estruturação de Anthony Giddens.
QUESTÃO 09 (1,0 ponto) IFSUL 2021
2. De acordo com Costa, (1997), o pensamento de Karl Marx, desenvolvido a
partir da teoria do materialismo dialético, analisou as transformações que
ocorriam na Europa com o advento das relações capitalistas de produção, gerando
grandes mudanças para a história da sociedade. A análise de Karl Marx, tanto do
ponto de vista teórico quanto da prática social, evidencia
a) a superação da luta de classes a partir da consciência de
classe dos trabalhadores que levaria ao capitalismo social.
b) a história das
transformações da sociedade a partir da luta de classes sociais, entre os que
detêm e os que não detêm os meios de produção.
c) o surgimento do modo de produção capitalista a partir de
relações de produção impostas pela cultura dominante religiosa.
d) o funcionamento da sociedade a partir da racionalidade em
relação a fins e da ação racional afetiva.
QUESTÃO 10 (1,0 ponto) Unicentro
2011 Vestibular de Verão QUESTÃO
5 Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana
tinha atravessado as
mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender
esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande
defensor da moderna sociedade capitalista. Essa descrição está relacionada com
o perfil de
A) Karl Marx. B) Max
Weber. C) Auguste Comte.
D) Émile
Durkheim. E)
Herbert Spencer.
QUESTÃO 11 (1,0 ponto) Unicentro 2010
Vestibular de Verão QUESTÃO
4 “A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de
outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança
por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante
de ataques futuros). Os ´outros` podem ser individualizados e conhecidos ou uma
pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos” (Max
Weber. Ação social e relação social. In M.M. Foracchi e J.S Martins. Sociologia
e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139).
Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele
constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social.
Quais são elas?
A) Ação tradicional, ação afetiva,
ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins.
B) Ação tradicional, ação afetiva,
ação racional e ação carismática.
C) Ação tradicional, ação afetiva,
ação política com relação a valores, ação política com relação a fins.
D) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins,
ação racional com relação a valores.
E) Ação tradicional,
ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não
esperada.
QUESTÃO 12 (1,0 ponto) Unicentro Prova
PAC III 2011 49. O
sociólogo clássico Max
Weber propõe a compreensão da ação social e das relações sociais, ou
seja, para contribuir com a sociedade moderna, era necessário analisar e
entender o significado das ações e das relações humanas. Nesse sentido,
considere as afirmativas a seguir.
I. A fim de compreender as ações
sociais, Weber define os tipos ideais de ações: ação racional com relação a
fins e valores, ação tradicional e ação afetiva. V
II. As ações sociais e as relações
sociais têm significados semelhantes em diferentes sociedades,
independentemente do contexto em que estão inseridas. F
III. Para a compreensão das ações
sociais, é necessário atribuir significado subjetivo, que pode manifestar-se de
diferentes formas em cada sociedade. V
IV. Todas as relações sociais são
dotadas de significados e finalidades e dependem dos interesses ou afinidades
comuns dos grupos ou indivíduos. V
Assinale a alternativa
correta.
a) Somente as afirmativas I, II e
III são corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e
IV são corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
d) Somente as
afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO 13 (1,0 ponto) Unicentro 2011
Vestibular de Inverno QUESTÃO
5 Os sociólogos Karl
Marx e Marx Weber se detiveram na análise da modernidade europeia,
embora com métodos diferentes. Assinale como verdadeira a afirmativa que
corresponde às análises de
Max Weber sobre a sociedade.
A) A
vida moderna estimula a formação de um indivíduo calculista, racional e
impessoal, refletindo a tendência da exploração dos trabalhadores e da
transformação do trabalho em mercadoria.
B) A dimensão cultural é fundamental para
compreender a modernidade, pois o capital e seu acúmulo são tidos como um dever
moral que deve ser perseguido de forma racional e disciplinada.
C) A
divisão social é um fenômeno da modernidade e sua função moral é integrar
funções diferentes e complementares que, de outra forma, causariam a perda dos
laços comunitários.
D) A
ação social, na sociedade moderna, é motivada apenas por interesses econômicos,
porque os meios para produzir estão concentrados nas mãos de apenas uma classe
social.
E) A
expansão da produção capitalista teve como base a separação entre trabalhadores
e os meios de produção, assim como a disseminação da propriedade privada.
QUESTÃO 14 (1,0 ponto) IFSUL 2021 6.
A discussão sobre o indivíduo e a sociedade estabelece as bases metodológicas e
teóricas de autores clássicos da sociologia para compreender as relações e as
transformações sociais. Dentre elas, destacam-se duas compreensões: a visão de que a sociedade
prevalece sobre o indivíduo, conformada por uma consciência coletiva que
assegura a integração dos membros da sociedade; e a compreensão de que a sociedade
existe concretamente, mas não é externa aos indivíduos e, sim, formada pelo
conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. As
duas compreensões correspondem, respectivamente, aos pensamentos de
a) Émile Durkheim e Karl Marx. b) Karl Marx e Max
Weber.
c) Max Weber e Émile Durkheim. d) Émile Durkheim e Max Weber.
QUESTÃO 15 (1,0 ponto) IFSUL 2021
8. Na obra O Capital: crítica da economia política, Karl Marx (2003)
faz uma análise histórica da origem e da dinâmica do modo de produção
capitalista. Muitos dos conceitos desenvolvidos por Marx estão presentes no
cotidiano da sociedade, como na charge abaixo. "Se os objetos foram feitos
para serem usados e as pessoas para serem amadas, por que tendemos a amar os
objetos e a usar as pessoas?"
Disponível em:
<http://gepgeooficial.blogspot.com/2015/03/momento-reflexao.html.> Acesso
em: 15 de abril de 2021. Nesta charge, a personagem Mafalda traz um
questionamento que evidencia dois conceitos importantes da obra de Marx. Quais
são eles?
a) Mais-valia e classe Social.
b) Mercadoria e Lucro.
c) Fetiche da Mercadoria e
Reificação.
d) Forças Produtivas e Relações de Produção.
QUESTÃO 16 (1,0 ponto) IFSUL 2021
14. Leia e analise o fragmento da reportagem. Público de touradas na
Espanha cai pela metade em menos de uma década. “Não é arte, é tortura.” Eis um
dos slogans entoados no último fim de semana, na porta de uma arena de touros
em Palma de Mallorca (Espanha), por militantes antitouradas. “Liberdade”,
berravam de volta os entusiastas da tauromaquia. A contenda entre os defensores
dos direitos dos animais e os aficionados pelo ritual remonta a décadas. Os
primeiros contestam com veemência a associação que os segundos tecem entre as
corridas bovinas e a quintessência da Espanha — para os amantes, o espetáculo é
uma síntese tão aguda da cultura do país quanto o flamenco, por exemplo.
(Lucas Neves, Folha de São Paulo, 15/08/2019, Disponível
em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/publico-de-touradas-na-espanha-cai-pela-metade-em-menos-de-uma-decada.shtml.
Acesso em: 28 dez. 2020).
A Notícia da Folha de São Paulo
evidencia a relação entre grupos apoiadores e contrários às touradas na
Espanha. Por meio de qual(is) tipologia(s) de ação social proposta(s) na teoria
de Weber podem-se compreender as motivações dos dois grupos?
a) Ação racional com relação a fins por parte do grupo contrário
às touradas e ação racional com relação a valores por parte do grupo
favorável.
b) Ação racional com
relação a valores e ação tradicional por parte, respectivamente, do grupo
contrário e do grupo favorável às touradas.
c) Ação afetiva que motiva o grupo contrário às touradas e ação
racional com relação a fins que motivam o grupo favorável a essa prática.
d) Ação tradicional que motiva tanto o grupo favorável quando o
grupo contrário às touradas espanholas.
QUESTÃO 17 (1,0 ponto) IFSUL 2021
15. Leia o fragmento a seguir. Alarmante pesquisa mostra que 50,3%
dos motoristas admitem dirigir após ingestão de bebida alcoólica. A Lei Seca
tem mais de 10 anos no Brasil. Com ela, qualquer quantidade de álcool no
organismo já configura em infração... O Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
passa por atualizações de tempos em tempos na tentativa de adaptar normas a fim
de tentar diminuir os problemas no trânsito. Por essa razão, desde 2008, o país
passou a adotar intolerância ao consumo de bebidas alcoólicas por quem está
dirigindo, colocando em vigor a famosa Lei Seca. (Doutor Multas. Disponível em:
https://doutormultas.jusbrasil.com.br/artigos/663365751/alarmante-pesquisa-mostra-que-50-3-dosmotoristas-admitem-dirigir-apos-ingestao-de-bebida-alcoolica#:~:text=Lei%20Seca-
,Alarmante%20pesquisa%20mostra%20que%2050%2C3%25%20dos%20motoristas%20admitem%20di
rigir,ap%C3%B3s%20ingest%C3%A3o%20de%20bebida%20alco%C3%B3lica>.. Acesso em:
29 dez. 2020).
O conjunto de regras de conduta para a convivência
em sociedade é um dos principais aspectos da teoria funcionalista de Émile Durkheim. Ao
analisar a notícia descrita acima por meio dos instrumentos teóricos e metodológicos
desenvolvidos por Émile Durkheim, constata-se que
a) a violência no trânsito é um problema social recorrente e
previsto na ordem social brasileira, visto que os sujeitos sociais agem de
acordo com as motivações individuais.
b) a Lei Seca corresponde a uma ideologia imposta pela classe
dominante que detém o poder político no Brasil. Esse poder vai de encontro à
cultura popular brasileira.
c) as sanções impostas aos cidadãos são arbitrariamente definidas
e demonstram um processo de violência simbólica ao cercear a liberdade
individual.
d) a impossibilidade de
consumir bebidas alcóolicas e dirigir constitui uma regra de conduta
relativamente recente no Brasil, o que ainda não alcançou mudanças
significativas nos padrões de conduta e pensamento dos brasileiros.
QUESTÃO 18 (1,0 ponto) IFSUL 2021
16. Leia e analise o fragmento a seguir. Mundo pós-covid-19 – ‘Nada
será como antes e a estrada não será a mesma’. A pandemia do coronavírus trouxe
profundas transformações em curtíssimo prazo ao nosso modo de vida e costumes.
Desde que a ameaça do covid-19 se tornou real, vivemos em uma sociedade que
está tomada por inseguranças e medo. Mas afinal, como tudo deve ficar daqui pra
frente? (Jenifer da Silva, EcoDebate, 08/07/2020, Disponível em: Mundo
pós-covid-19 - 'Nada será como antes e a estrada não será a mesma'
(ecodebate.com.br). Acesso em: 20 dez. 2020). A sociedade está em constante
transformação e, dessa forma, a sociologia, enquanto ciência, contribui de
forma significativa para a análise desses processos. Diante da chamada proposta
acima em um exercício de
explicação sociológica dos conceitos e teorias da sociologia, é correto
analisar o contexto da pandemia do Covid-19, ocorrida em 2020, a partir
de
a) Émile Durkheim, para
quem a pandemia do covid-19 e o isolamento social podem ser compreendidos como
uma anomia social que põe em risco a organização da sociedade, afetando
relações sociais e econômicas.
b) Max Weber, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento
social podem ser compreendidos como um período de exacerbação do conflito de
classes sociais no Brasil.
c) Karl Marx, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento
social podem ser compreendidos como uma estratégia de dominação afetiva imposta
pelos governantes.
d) Norbert Bobbio, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento
social podem ser compreendidos como um processo no qual a consciência coletiva
foi alterada.
QUESTÃO 19 (1,0 ponto) IFSUL 2021
21. Leia e analise a reportagem abaixo. O drama do desemprego: IBGE
mostrou uma taxa de desocupação recorde no país no trimestre. “Na categorização
das grandes angústias da população hoje, logo após as preocupações relacionadas
à saúde, com o vírus da covid-19 em plena circulação, o desemprego é o drama
que exige as providências mais urgentes. O Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mostrou na quarta-feira uma taxa de desocupação recorde no
país no trimestre encerrado em julho, de 13,8%, o que significa a existência de
13,1 milhões de pessoas na busca por trabalho, contingente maior do que o
número de habitantes do Rio Grande do Sul”. (Zero Hora, 02/10/2020. Disponível
em: . Acesso em: 28 dez. 2020). Em Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels procuram
fazer uma análise do modelo social e econômico da sociedade, no qual
a) tecem duras críticas ao
modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se estruturou através
dele.
b) tecem duras críticas ao modo de produção capitalista, mas a
análise da sociedade não é levada em consideração pelos autores.
c) tecem duras críticas ao modo de produção capitalista e defendem
a união entre os burgueses e proletários.
d) Tecem que a responsabilidade pela exploração dos trabalhos é
resultado da ação racional.
QUESTÃO 20 (1,0 ponto) IFSUL 2021
23. Conforme Tomazi, a greve foi um dos meios mais utilizados pelos
trabalhadores na sociedade capitalista para reivindicar os seus direitos. A
paralisação das atividades laborais sempre se demonstrou como uma importante
arma de reivindicação. Os movimentos
operários e as greves foram analisadas por dois autores clássicos da
sociologia, Émile Durkheim
e Karl Marx. Conforme as teorias dos autores descritos, é correto dizer
que
a) Karl Marx entende a questão de maneira diferente de Durkheim.
Para Karl Marx, a greve é um movimento reivindicatório por melhores salários e
condições de trabalho que envolvem dois atores: burguesia e proletariado. Já,
para Durkheim, o conflito é resultado de regras e normas rígidas que regulam as
atividades profissionais.
b) Karl Marx e Durkheim convergem no entendimento a respeito das
greves dos trabalhadores. Para ambos, a greve é resultado de um processo de
exploração dos trabalhadores.
c) O enfoque de Karl Marx tem como ponto de partida a ideia de que
a greve é um movimento de luta entre a burguesia e o proletariado, mas não um é
um movimento de luta entre classes.
d) O enfoque de Durkheim
tem como ponto de partida a ideia de que todo conflito
é resultado da inexistência de regras e normas (anomia) que regulam as
atividades produtivas e a organização das várias categorias profissionais.
Cabe aqui o questionamento segundo o qual o
conflito também pode decorrer do descumprimento de normas já existentes.
QUESTÃO 21 (1,0 ponto) IFSUL 2021
25. O conceito de Classe
social se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema
capitalista. Diversos autores da sociologia, tais como Weber e Marx, dedicaram-se a investigar o
fenômeno e as suas interações, chegando a algumas considerações, sendo
elas:
I. Para Marx, as classes sociais surgem a partir da divisão social
do trabalho. V
II. Para Marx, em razão da divisão social do trabalho, a sociedade
se divide em detentores e não detentores dos meios de produção. V
III. Para Weber, há um status relacionado às classes sociais que
não é medido somente pela divisão do trabalho, mas pelo tipo de trabalho. V
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II,
apenas. c) I e
III, apenas. d)
II e III, apenas.
QUESTÃO 22 (1,0 ponto) IFSUL 2021
26. A discussão em torno do conceito de classe permeia a sociologia e seus
estudiosos ao longo da história. A análise de Weber não se restringe ao critério econômico para
definir classe social, sendo que, para ele,
a) a posição social de um indivíduo é resultado da combinação de
status, de dimensão simbólica e cultural.
b) a classe social é, assim como para Marx, resultado da divisão
social e das relações de poder.
c) a posição social de um
indivíduo é resultado da combinação de status, riqueza e poder.
d) a divisão do trabalho gera uma solidariedade entre aqueles que
desempenham a mesma função e isso será o fator crucial em definir a classe
social.
QUESTÃO 23 (1,0 ponto) IBADE 2020 AC PNS
Filosofia Questão 49 Para Karl Marx a religião seria o ópio do
povo, pois:
(A) é uma forma do
homem buscar seus direitos.
(B) é uma forma do homem contentar-se e não sair em busca
da verdade.
(C) deixa o homem
livre em seus pensamentos e atos.
(D) é uma invenção de
pessoas enganadoras.
(E) é um discurso
produzido com a intenção de favorecer toda a sociedade
QUESTÃO 24 (1,0 ponto) IFMT 2022
Professor de Sociologia 27. Tendo como base a abordagem
sociológica da educação
elaborada por Émile
Durkheim, julgue cada sentença como VERDADEIRA ou FALSA.
( ) Em cada um de nós, existem dois seres que, para serem
inseparáveis que não por abstração, não deixam de ser distintos. Um é
constituído por todos os estados mentais que apenas se referem a nós próprios e
aos acontecimentos relacionados com a nossa vida pessoal. A constituição desse ser em
cada um de nós:, eis a finalidade da educação. F
( ) Uma vez que a criança deve ser preparada com vistas à função
que será chamada a preencher, a educação, a partir de uma certa idade, não pode continuar a
ser a mesma para todos os sujeitos a que é aplicada. V
( ) Cada sociedade tem para si um certo ideal do homem, daquilo
que ele deve ser, tanto do ponto de vista intelectual, como físico e moral.
Esse ideal é, em certa medida, o mesmo para todos os cidadãos, e, a partir de
um certo ponto, ele se diferencia. É esse ideal, simultaneamente uno e diverso,
que constitui o papel do
Estado. F
( ) A partir do momento em que a educação é uma função
essencialmente social, o Estado não pode desinteressar-se dela. Pelo contrário,
tudo quanto seja educação deve estar, de algum modo, submetido à sua ação. V
( ) Na realidade, não compete ao Estado criar essa comunhão de
ideias e de sentimentos, sem a qual não existe sociedade; ela deve
constituir-se por si própria, limitando-se o Estado a consagrá-la, a mantê-la e
a torná-la mais consciente dos particulares. V
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA das sentenças
acima:
(A) V, V,
F, V, F.
(B)
F, V, F, V, V.
(C) F, F, V, V, F.
(D) V, V, F, V, V.
(E) F, F, V, V, V.
QUESTÃO 25 (1,0 ponto) Questão 06: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Marianne Schnitger (1870-1954) foi uma
importante autora, mas é conhecida, na maioria das vezes, por ser a esposa de
Max Weber. Sua obra trouxe importantes contribuições para a análise social.
Assinale abaixo a frase que identifica parte de suas premissas ou de sua biografia:
a)
Dedicou-se a estudar o
feudalismo e o capitalismo, além de propor uma reforma social para a chegada de
um modelo socialista de produção.
b)
Formulou uma perspectiva crítica pautada na reflexão sobre o papel das
instituições, principalmente o Direito, como capazes de limitar a
arbitrariedade nas relações sociais, tomando por exemplo o matrimônio, a mãe e
a esposa.
c)
Foi auxiliar de Max Weber
e difusora de sua obra após sua morte, tendo se dedicado exclusivamente a
divulgar a teoria dele.
d)
Resenhou a obra de Émile
Durkheim defendendo seu marido das críticas realizadas por aquele.
e)
Elaborou uma obra densa, mas
nunca teve participação pública ou acadêmica, evitando a aparição pública e a
discussão de temas de interesse das mulheres.
Boa prova!
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