Provas Aplicadas - 3ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2022


Olás,


O semestre ainda não acabou, mas falta pouco. Publico a prova e o gabarito da penúltima prova de Sociologia do Direito, 3/2022.


3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 3/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 06/01/2023           Valor: 25 pontos

Discente:__________________________________________________________ 

Questão 01: VUNESP 2016 PM SP Aspirante Questão 18 - A violência simbólica se manifesta 

(A) pelas diversas formas de agressão física, que podem culminar com a morte do indivíduo. 

(B) pelo uso da força ou do poder contra si mesmo, causando mutilações. 

(C) pela depredação do patrimônio público, conduzindo ao esvaziamento dos espaços de convívio social. 

(D) pela violação do princípio da propriedade privada e quebra dos fundamentos do contrato social. 

(E) pela agressão a crenças, valores e cultura do indivíduo, o que significa agredir sua identidade ou grupo social.

Não se refere ao conceito de Bourdieu.

 

Questão 02: SEDUC CE 2016 Professor de Filosofia

Leia o texto abaixo. 

Em seu livro, Microfísica do Poder, Foucault salienta que “o poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas, os indivíduos não só circulam, mas estão sempre em posição de exercer este poder e de sofrer sua ação; nunca são o alvo inerte ou consentido do poder, são sempre centros de transmissão. Em outros termos, o poder não se aplica aos indivíduos, passa por eles”. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 183. 

29. Partindo do pensamento de Foucault e do conteúdo desse trecho, podemos dizer que esse filósofo concebe o poder como 

a) a relação social, engendrada nas mais diversas instituições e situações cotidianas, através da disciplina e do controle. 

b) a parte da estrutura social e política que mantém a divisão entre aqueles que o possuem e os que não o possuem. 

c) a concentração de forças que contrapõe as classes sociais nas suas expressões contemporâneas de mundo em rede. 

d) a ação política que se estabelece através de mecanismos específicos de controle da vida social. 

e) a estratégia natural dos indivíduos para dissolver os instrumentos, por meio dos quais a sociedade age sobre eles. 

 

Questão 03: Questão 04: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan (1803-1844) foi uma das pensadoras que se dedicou a discutir problemas sociais e soluções possíveis. Neste sentido, ela se debruçou sobre o seguinte tema:

a) A necessidade de obediência moral da juventude para com os mais antigos.

b) A importância da religião na coordenação da vida social.

c) O papel das operárias e operários na gestão dos problemas que os acometem.

d) A função do Estado na solução de todos os problemas sociais.

e) A delinquência das mulheres e sua perversidade na relação com os homens.

 

Questão 04: Questão 05: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Flora Tristan pode ser compreendida como:

a)               Autora e ex-operária que defendia a importância da democracia e do capitalismo para a qualidade de vida das famílias francesas.

b)               Embora tenha desenvolvido uma análise sobre a condição da mulher como pária e a última escrava existente, ela manifestou preconceito quanto a outros povos, incluindo o Peru.

c)                Tristan foi uma conservadora a respeito da educação das mulheres, mas sofreu uma tentativa de homicídio cometida por seu marido.

d)               Filha de pai estrangeiro cujo casamento com sua mãe nunca foi reconhecido, Tristan busca a família paterna para reconhecer sua obra e seu papel político na França.

e)               Flora Tristan contribuiu ativamente para o socialismo científico tendo colaborado diretamente com Marx e Engels.

 

Questão 05: Questão 06: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Marianne Schnitger (1870-1954) foi uma importante autora, mas é conhecida, na maioria das vezes, por ser a esposa de Max Weber. Sua obra trouxe importantes contribuições para a análise social. Assinale abaixo a frase que identifica parte de suas premissas ou de sua biografia:

a)               Dedicou-se a estudar o feudalismo e o capitalismo, além de propor uma reforma social para a chegada de um modelo socialista de produção.

b)               Formulou uma perspectiva crítica pautada na reflexão sobre o papel das instituições, principalmente o Direito, como capazes de limitar a arbitrariedade nas relações sociais, tomando por exemplo o matrimônio, a mãe e a esposa.

c)                Foi auxiliar de Max Weber e difusora de sua obra após sua morte, tendo se dedicado exclusivamente a divulgar a teoria dele.

d)               Resenhou a obra de Émile Durkheim defendendo seu marido das críticas realizadas por aquele.

e)               Elaborou uma obra densa, mas nunca teve participação pública ou acadêmica, evitando a aparição pública e a discussão de temas de interesse das mulheres.

 

Questão 06: Questão 07: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Marianne Schnitger era conhecida como uma feminista conservadora por defender o Direito como um mecanismo capaz de:

a)               Controle dos povos, propiciando um Estado Nação moderno com concentração da legitimidade do uso da violência em detrimento da sociedade civil.

b)               Promover a igualdade de gênero, com o acesso irrestrito das mulheres à educação e ao trabalho.

c)                Fornecer garantias e limitações à arbitrariedade exercida pelos homens contra às mulheres e mães.

d)               Combater a visão tradicional do feminismo, da qual Marianne era uma crítica ferrenha.

e)               Promover direitos sociais radicais, com uma reforma legislativa pautada no feminismo erótico.

 

Questão 07: Questão 24: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Em seu livro Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a) Confronta os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.

b) Disserta sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para atuarem na área.

c) Entende que era necessário se qualificar para observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de estar em campo.

d) Advoga pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições físicas de cada indivíduo.

e) Questiona a capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.

 

Questão 08: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 36: A respeito da obra de Flora Tristan (1803-1844) é incorreto afirmar:

a) Sua obra foi marcada por um estilo não acadêmico, principalmente devido ao fato de que Flora teve uma infância e juventude humildes, que limitaram suas chances de estudo e acesso à educação num sentido amplo.

b) Escreveu Peregrinações de uma pária em homenagem a seu marido, defendendo o fim da possibilidade do divórcio, que, segundo ela, prejudicava a sobrevivência das mulheres de sua sociedade.

c) Elaborou propostas via petições e publicações em jornais de circulação acerca de mudanças necessárias na sociedade, como, por exemplo, quanto ao divórcio e à pena de morte.

d) Morreu numa jornada que empreendeu pela França para divulgar sua obra União dos Operários e após ter sofrido um atentado que lhe deixou sequelas que debilitaram sua saúde.

e) Lutou para que os operários, mesmo não sabendo ler, pudessem compreender formas alternativas de associação e solução dos problemas que os acometiam, mas também a compreender que a luta por igualdade também passa pela igualdade entre os sexos.


Questão 09: FCC SP 2013 DPE 83. “Levado pela onipresença dos dispositivos de disciplina, apoiando-se em todas as aparelhagens carcerárias, este poder se tornou uma das funções mais importantes de nossa sociedade. Nela há juízes da normalidade em toda parte. Estamos na sociedade do professor-juiz, do médico-juiz, do educador-juiz, do ‘assistente social’-juiz; todos fazem reinar a universalidade do normativo; e cada um no ponto em que se encontra, aí submete o corpo, os gestos, os comportamentos, as condutas, as aptidões, os desempenhos”. No trecho acima, extraído da obra Vigiar e punir, Michel Foucault refere-se ao tipo de poder cujo grande apoio, na sociedade moderna, foi a rede carcerária, em suas formas concentradas ou disseminadas, com seus sistemas de inserção, distribuição, vigilância, observação. Este poder é denominado pelo filósofo de poder 

(A) totalitário. (B) total. (C) judiciário. (D) massificador. (E) normalizador.


Questão 10: FCC SP 2013 DPE 87. Para Michel Foucault, em Vigiar e punir, as razões de ser essenciais da reforma penal no século XVIII, também denominada Reforma Humanista do Direito penal, são constituir uma nova economia e uma nova tecnologia do poder de 

(A) recuperar. (B) ressocializar. (C) humanizar. (D) punir. (E) descriminalizar.


Questão 11: FEPESE 2021 Prefeitura Municipal de São José 22. Leia com atenção o texto abaixo: No seu livro Vigiar e punir, publicado em 1975, Michel Foucault tratou também das alterações históricas ocorridas nas penas aplicadas aos detentos do sistema prisional e afirmou que “o sofrimento físico, a dor do corpo não são mais os elementos constitutivos da  pena. O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos”. 

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 

a. As Palavras e as Coisas • arte 

b. História da Loucura • prática 

c. Vigiar e Punir • economia 

d. História da Sexualidade • farsa 

e. Arqueologia do Saber • arquitetura

Questão 12: FGV 2014 DPE RJ Técnico Superior em Psicologia QUESTÃO 62 No conhecido livro “Vigiar e Punir”, Foucault reflete sobre a técnica do exame, que consistiria em uma tecnologia

(A) do poder soberano que invisibiliza, desterritorializa e militariza.

(B) do poder disciplinar que visibiliza, individualiza e normaliza.

(C) do poder disciplinar que singulariza, invisibiliza e pune.

(D) do poder fluido que controla, medicaliza e incita.

(E) do poder soberano que normaliza, cerimonializa e pune.

Questão 13: FGV 2014 DPE RJ Técnico Superior em Psicologia QUESTÃO 72 Sabemos desde Foucault que a psiquiatria se transformou, a partir da segunda metade do século XIX, numa peça estratégica do biopoder, ampliando o seu escopo de ação para a gestão da população e, assim, promovendo a higiene das raças e o controle das anomalias consideradas perigosas à ordem social. Para tanto, exigiu-se do saber psiquiátrico o privilégio de teorias baseadas (A) no isolamento manicomial como estratégia terapêutica inaugurada por Pinel. (B) no Panopticon de Bentham, cujo olhar vigilante tornou-se crucial nas sociedades disciplinares. (C) na divisão binária entre a loucura maníaco-depressiva e a demência precoce feita por Kraepelin. (D) no enquadramento da mão de obra proletária junto aos aparelhos de produção capitalista. (E) no conceito de degeneração, que atribui à transmissão hereditária a causalidade de desvios diversos.

Questão 14: FGV 2014 DPE RJ Técnico Superior em Psicologia QUESTÃO 56 A noção de periculosidade, tal como pensada por Foucault, expressa

(A) o risco virtual de criminosos delinquirem, o que exige a construção de mais estabelecimentos prisionais.

(B) o perigo de convivência com psicopatas e criminosos impulsivos que devem ser constantemente monitorados.

(C) o perigo virtual de qualquer indivíduo adotar comportamentos transgressores.

(D) o perigo advindo da presença de criminosos não ressocializados na sociedade.

(E) a necessidade de controle de serial killers em razão do risco social que representam.

Questão 15: FGV 2014 DPE RJ Técnico Superior em Psicologia QUESTÃO 77 Certas práticas jurídicas parecem perigosamente identificar o sujeito psicológico com o sujeito de direitos, reduzindo o primeiro ao segundo e transformando certas atividades que envolvem o psicólogo em meras sanções. Com a finalidade de refletir sobre essa questão, convém citar uma das formas com que Foucault pensava a relação entre direito e norma, a saber: (A) há uma colonização recíproca entre as normas disciplinares e o direito, servindo este último como veículo para as primeiras. (B) o direito se opõe à norma, tendo o primeiro cedido lugar às disciplinas a partir das sociedades monárquicas. (C) a economia industrial foi crucial para o desenvolvimento das disciplinas, deslocando o direito de sua antiga função de ordenador social. (D) a repressão é o elemento central da dinâmica do poder agenciado pela norma e pelo direito. (E) o direito é aquele que organiza os corpos no tempo e no espaço, mantendo a vigilância contínua sobre cada individualidade.


SEEDF 2021 Quadrix Professor Substituto de Sociologia A palavra cultura tem origem no latim colere, ou culturae, e significa, entre outras possibilidades, “cultivar”, “cuidar”. Esse sentido estaria inicialmente ligado ao cultivo da terra. Atualmente, a palavra “cultura” também pode ser compreendida como o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas e intelectuais, entre outros aspectos, transmitido coletivamente e típico de uma sociedade. Revisão Anual de Sociologia. São Paulo: FTD, 2018. p. 27. 

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os itens abaixo. 

Questão 16:  81 Para Pierre Bourdieu, o capital cultural é reproduzido em espaços de sociabilidade, escolas, circuitos de arte, restaurantes, mercado de trabalho, entre outros. correta

Questão 17: 82 A cultura popular está associada aos saberes, ou seja, às ideias, às atitudes, às práticas sociais e às manifestações artísticas das classes desfavorecidas, chamadas de populares. correta

Questão 18: 83 A cultura erudita está associada a saberes das elites sociais, econômicas, políticas e culturais, se alicerça no conhecimento científico e é vista como a produção vanguardista e dominante de uma sociedade. correta

Questão 19: IFSUL 2021 5. Poder e Estado são temas de estudo das ciências sociais, já analisados pelos teóricos clássicos da Sociologia. Relacione a concepção de Estado ao seu respectivo teórico. 

1. Karl Marx 

2. Max Weber 

3. Émile Durkheim 

( ) O Estado é fundamental na organização da sociedade, principalmente nas mais complexas, tendo a função de organizar a sociedade, principalmente, por meio de uma formação moral. 

( ) O Estado Moderno representa os interesses da classe burguesa com a função de manter as condições necessárias para o desenvolvimento do capitalismo. 

( ) O Estado é uma relação de homens dominando homens, sendo necessário que dominados obedeçam à autoridade dos que detêm o poder. 

A sequência correta, de preenchimento da coluna, de cima para baixo, correspondente à relação entre teórico e teoria é 

a) 1, 2 e 3.                              b) 2, 3 e 1.                         c) 3, 2 e 1.                      d) 3, 1 e 2. 


Questão 20: IFSUL 2021 7. A perspectiva teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu permite uma análise da relação de classes sociais a partir da noção de sistemas simbólicos. Enquanto instrumentos estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento, estes constituem formas de imposição ou de legitimação da definição do mundo social de uma classe sobre outra. Esse processo de dominação é compreendido por Bourdieu como 

a) Dominação Carismática.                        b) Violência Simbólica. 

c) Campo Simbólico.                                 d) Consciência de Classe. 


Questão 21: IFSUL 2021 15.Leia o fragmento a seguir. Alarmante pesquisa mostra que 50,3% dos motoristas admitem dirigir após ingestão de bebida alcoólica. A Lei Seca tem mais de 10 anos no Brasil. Com ela, qualquer quantidade de álcool no organismo já configura em infração... O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por atualizações de tempos em tempos na tentativa de adaptar normas a fim de tentar diminuir os problemas no trânsito. Por essa razão, desde 2008, o país passou a adotar intolerância ao consumo de bebidas alcoólicas por quem está dirigindo, colocando em vigor a famosa Lei Seca. (Doutor Multas. Disponível em: https://doutormultas.jusbrasil.com.br/artigos/663365751/alarmante-pesquisa-mostra-que-50-3-dosmotoristas-admitem-dirigir-apos-ingestao-de-bebida-alcoolica#:~:text=Lei%20Seca- ,Alarmante%20pesquisa%20mostra%20que%2050%2C3%25%20dos%20motoristas%20admitem%20di rigir,ap%C3%B3s%20ingest%C3%A3o%20de%20bebida%20alco%C3%B3lica>.. Acesso em: 29 dez. 2020). 

O conjunto de regras de conduta para a convivência em sociedade é um dos principais aspectos da teoria funcionalista de Émile Durkheim. Ao analisar a notícia descrita acima por meio dos instrumentos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Émile Durkheim, constata-se que 

a) a violência no trânsito é um problema social recorrente e previsto na ordem social brasileira, visto que os sujeitos sociais agem de acordo com as motivações individuais. 

b) a Lei Seca corresponde a uma ideologia imposta pela classe dominante que detém o poder político no Brasil. Esse poder vai de encontro à cultura popular brasileira. 

c) as sanções impostas aos cidadãos são arbitrariamente definidas e demonstram um processo de violência simbólica ao cercear a liberdade individual. 

d) a impossibilidade de consumir bebidas alcóolicas e dirigir constitui uma regra de conduta relativamente recente no Brasil, o que ainda não alcançou mudanças significativas nos padrões de conduta e pensamento dos brasileiros.


Questão 22: FCC 2018 DPE AM 96. Michel Foucault, na obra Vigiar e punir, discute três formas punitivas históricas e relaciona, cada uma dessas formas punitivas, a uma determinada “economia de poder”. As formas punitivas estudadas pelo filósofo, segundo a ordem cronológica de sua efetivação na história do direito penal ocidental, a partir do século XVII até o século XX, são, respectivamente, 

(A) penas físicas – penas proporcionais aos crimes – prisão. 

(B) multa – penas pecuniárias – açoite. 

(C) prisão – multa – prestação de serviços comunitários. 

(D) penas proporcionais aos crimes – multa – prisão. 

(E) prisão – prestação de serviços comunitários – suplícios.


Questão 23: FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 50 “Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”. A definição acima se refere ao conceito sociológico de 

(A) consciência social.                                                               (B) imaginário. 

(C) habitus.                                                                                  (D) estereótipo. 

(E) dispositivo disciplinar.


Questão 24: IBADE 2020 AC PNS Filosofia Questão 37 Filósofo que fez crítica a várias instituições sociais, como hospitais e prisões, preocupado em compreender a formação do poder, conhecimento e verdade. Contraria toda a tradição filosófica ao afirmar que o poder não é exercido apenas pelo Estado. 

(A) Jean-Paul Sartre             (B) Michel Foucault             (C) Friedrich Nietzsche 

(D) Arthur Schopenhauer     (E) Zygmunt Bauman 


Questão 25: IFMT 2022 Professor de Sociologia 27. Tendo como base a abordagem sociológica da educação elaborada por Émile Durkheim, julgue cada sentença como VERDADEIRA ou FALSA. 

( ) Em cada um de nós, existem dois seres que, para serem inseparáveis que não por abstração, não deixam de ser distintos. Um é constituído por todos os estados mentais que apenas se referem a nós próprios e aos acontecimentos relacionados com a nossa vida pessoal. A constituição desse ser em cada um de nós:, eis a finalidade da educação. 

( ) Uma vez que a criança deve ser preparada com vistas à função que será chamada a preencher, a educação, a partir de uma certa idade, não pode continuar a ser a mesma para todos os sujeitos a que é aplicada. 

( ) Cada sociedade tem para si um certo ideal do homem, daquilo que ele deve ser, tanto do ponto de vista intelectual, como físico e moral. Esse ideal é, em certa medida, o mesmo para todos os cidadãos, e, a partir de um certo ponto, ele se diferencia. É esse ideal, simultaneamente uno e diverso, que constitui o papel do Estado. 

( ) A partir do momento em que a educação é uma função essencialmente social, o Estado não pode desinteressar-se dela. Pelo contrário, tudo quanto seja educação deve estar, de algum modo, submetido à sua ação. 

( ) Na realidade, não compete ao Estado criar essa comunhão de ideias e de sentimentos, sem a qual não existe sociedade; ela deve constituir-se por si própria, limitando-se o Estado a consagrá-la, a mantê-la e a torná-la mais consciente dos particulares. 

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA das sentenças acima: 

(A) V, V, F, V, F.                 (B) F, V, F, V, V.                 (C) F, F, V, V, F. 

(D) V, V, F, V, V.                 (E) F, F, V, V, V.

Comentários