Questões de Concurso: SEEDF 2021 Quadrix Professor Substituto de Sociologia

 

Olás,


Aproveitando o embalo, bora para a prova 57ª.


Ao longo da história, diversos pensadores contribuíram para a construção da sociologia: do “espanto filosófico” dos pré-socráticos ao epicurismo, dos empiristas aos racionalistas, alguns mais transcendentes, outros inclinados para o materialismo; todos eles, de alguma maneira, almejavam compreender a experiência da vida social e as formas como as pessoas se relacionam no contexto social. Revisão Anual de Sociologia. São Paulo: FTD, 2018. p. 8. 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 70. 

61 A sociologia despontou no século XIX com a ambição de explicar as profundas transformações na sociedade após as revoluções políticas e a Revolução Industrial no final do século XVIII. 

62 O vocabulário utilizado por Émile Durkheim, um dos pais da sociologia, tinha relação direta com as ciências físicas e naturais. 

63 A sociologia é uma disciplina que questiona as premissas que as pessoas desenvolvem sobre si mesmas como indivíduos e acerca dos contextos sociais mais amplos em que vivem. 

64 Para Émile Durkheim, o fato social, seu conceito mais central, é algo interior ao indivíduo e exerce uma ação coercitiva com relação a ele. 

65 De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais podem ser classificados como normais e patológicos. 

66 A coesão social está baseada no consenso entre os indivíduos, uma consciência coletiva que Durkheim chama de solidariedade. 

67 A solidariedade orgânica é verificada nas sociedades mais antigas e tradicionais, que apresentam coerção social baseada em valores, crenças e semelhanças sociais e culturais. 

68 Na solidariedade mecânica típica das sociedades mais modernas, a divisão do trabalho é mais complexa. 

69 A sociologia se interessa por tudo o que as pessoas fazem juntas, o que inclui uma variedade de práticas, que vão desde os cultos religiosos às linhas industriais de montagem. 

70 A socialização é definida como um processo contínuo no qual valores e conhecimentos básicos de uma sociedade são transmitidos por meio de interações sociais.


A juventude é vista, em geral, como uma fase complicada, de frustrações, dúvidas e inseguranças. Simultaneamente, é considerada como uma fase de liberdade e ousadia, permeada por descobertas e novas experimentações. Na cultura ocidental, considera-se a juventude como um período de passagem da infância para a vida adulta. Pode ser compreendida como um período de aprendizado, que costuma ser superado quando o indivíduo “amadurece”. No entanto, há outro entendimento do que é “ser jovem” que se baseia no estilo de vida e no modo de ver o mundo (com o entusiasmo de quem está sempre aprendendo), e essa postura pode ser cultivada por muitos anos. Revisão Anual de Sociologia. São Paulo: FTD, 2018. p. 180 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 71 a 80. 

71 A sociologia considera essas transformações da psique e do corpo humano no tempo e no espaço, relacionando-as com a história e com a cultura. 

72 O contínuo processo de socialização, ao qual os seres humanos estão sujeitos, tem uma função específica na juventude: adaptar o indivíduo aos padrões e valores vigentes no contexto em que vive, para que ele se torne um adulto funcional. 

73 Quando a juventude foi assumida no ocidente como um período de desenvolvimento do ser humano, a sociedade precisou se organizar quanto às particularidades jurídicas que envolviam esse conceito a partir de então. 

74 O ingresso na juventude não significa a conquista de maior autonomia perante a família e a comunidade, o que também significa assumir novas responsabilidades. 

75 A experiência da juventude acontece de forma muito homogênea por causa, principalmente, das diferenças culturais, mas há outros fatores que a influenciam. 

76 As desigualdades sociais se mostram um fenômeno de grande influência na trajetória escolar de muitos jovens, em diferentes lugares do mundo. 

77 A convivência, da maior parte dos jovens, se dá em ambientes institucionalizados, como a escola, a igreja e os locais de trabalho. 

78 As culturas juvenis podem ser pensadas seguindo-se duas definições de cultura trabalhadas na sociologia: modos de vida; e produção simbólica. 

79 As novas tecnologias, tão utilizadas entre os jovens, permitem que os contatos se prolonguem mesmo quando as pessoas estão distantes, limitando as interações. 

80 A escolarização (como processo) e a escola (como instituição), tão presentes na vida dos jovens, são novas formas de aprendizagem e educação, desenvolvidas ao longo da história da humanidade. 


A palavra cultura tem origem no latim colere, ou culturae, e significa, entre outras possibilidades, “cultivar”, “cuidar”. Esse sentido estaria inicialmente ligado ao cultivo da terra. Atualmente, a palavra “cultura” também pode ser compreendida como o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas e intelectuais, entre outros aspectos, transmitido coletivamente e típico de uma sociedade. Revisão Anual de Sociologia. São Paulo: FTD, 2018. p. 27. 

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os itens de 81 a 90. 

81 Para Pierre Bourdieu, o capital cultural é reproduzido em espaços de sociabilidade, escolas, circuitos de arte, restaurantes, mercado de trabalho, entre outros. 

82 A cultura popular está associada aos saberes, ou seja, às ideias, às atitudes, às práticas sociais e às manifestações artísticas das classes desfavorecidas, chamadas de populares. 

83 A cultura erudita está associada a saberes das elites sociais, econômicas, políticas e culturais, se alicerça no conhecimento científico e é vista como a produção vanguardista e dominante de uma sociedade. 

84 Para Claude Lévi-Strauss, ao se falar em cultura, o pensamento selvagem é aquele que usa a intuição e a percepção, opera na concretude dos fenômenos e dá maior atenção ao que é específico. 

85 Claude Lévi-Strauss defende que a cultura é uma forma de produção, e não uma negação da natureza. 

86 O conceito de indústria cultural surgiu com os filósofos idealistas Adorno e Marcuse. 

87 Etnocentrismo é um conceito antropológico que descreve uma visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outras culturas, a partir de uma matriz de referência do observador, que julga a própria cultura como certa e universalmente aceita. 

88 Relativismo cultural é um conceito que reivindica o caráter coletivo de cada cultura, o que torna toda e qualquer cultura participante da teia global de produção de significados e sentidos. 

89 Multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas para além das fronteiras nacionais de onde as culturas são provenientes. 

90 Aldeia global é um conceito que busca explicar como o mundo, a partir da ampliação dos meios de comunicação de massa, fica cada vez maior culturalmente, utilizando as diferentes tecnologias.


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