Olás,
Bora para mais uma prova nesta maratona de final de ano, mas sem final de período. Esta é a nossa 58ª prova de concurso e escolhi publicar um certame do IFSUL, para a área de Sociologia. Espero que este material os ajude a estudar ou preparar as avaliações de suas respectivas turmas.
1. Corresponde a uma concepção teórica e metodológica que propõe a construção de tipos
ideais, constructos teóricos que servem de referência para a análise dos fenômenos sociais.
Um instrumento que permite ao cientista social estabelecer conexões causais para
compreender a realidade infinita dos fenômenos sociais. Destaca-se a busca por
compreender os fatores condicionantes da ação dos indivíduos, levando em consideração
aspectos como valores, crenças, normas, racionalidade, dentre outros.
Essa descrição se refere à
a) Teoria Compreensiva de Max Weber.
b) Materialismo histórico de Karl Marx.
c) Teoria do Suicídio de Émile Durkheim.
d) Teoria da Estruturação de Anthony Giddens.
2. De acordo com Costa, (1997), o pensamento de Karl Marx, desenvolvido a partir da teoria
do materialismo dialético, analisou as transformações que ocorriam na Europa com o
advento das relações capitalistas de produção, gerando grandes mudanças para a história
da sociedade.
A análise de Karl Marx, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática social, evidencia
a) a superação da luta de classes a partir da consciência de classe dos trabalhadores que
levaria ao capitalismo social.
b) a história das transformações da sociedade a partir da luta de classes sociais, entre os que
detêm e os que não detêm os meios de produção.
c) o surgimento do modo de produção capitalista a partir de relações de produção impostas
pela cultura dominante religiosa.
d) o funcionamento da sociedade a partir da racionalidade em relação a fins e da ação
racional afetiva.
3. A noção de habitus foi sistematicamente usada para analisar a sociedade por Pierre
Bourdieu. Essa noção influencia, até hoje, diferentes pesquisas para a compreensão da
realidade social, sendo uma forma de compreensão e análise da cultura.
Para Bourdieu, a noção de habitus corresponde a
a) sistemas duráveis e intransponíveis, predispostos a funcionar como princípios geradores e
organizadores de práticas e de representações dos grupos sociais.
b) incorporação de uma consciência coletiva, constituindo um conjunto de regras e normas
que orientam a vida social.
c) processos inconscientes dos indivíduos, relacionadas a normas de vinculação que conferem
pertencimento a um grupo social.
d) crenças, normas, regras e aos elementos estruturantes que conferem uma identificação
fluída ao grupo social a que se sente pertencente.
4. Leia a história relatada por Kathryn Woodward, na obra organizada por Tomaz Tadeu da
Silva, Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais (2000).
São quatro horas da manhã. Estou no posto de comando da milícia sérvia local, em uma
casa de fazenda abandonada, a 250 metros da linha de frente croata... não na Bósnia, mas
nas zonas de guerra da Croácia central. O mundo não está mais olhando, mas toda noite
as milícias croatas e servas trocam tiros e, às vezes, pesados ataques de bazuca.
Esta é uma guerra de cidade pequena. Todo mundo conhece todo mundo: eles foram,
todos, à escola juntos; antes da guerra, alguns deles trabalhavam na mesma oficina:
namoravam as mesmas garotas. Toda noite, eles se comunicam pelo rádio “faixa do
cidadão” e trocam insultos – tratando-se por seus respectivos nomes. Depois saem dali
para tentar se matar uns aos outros.
Estou falando com soldados sérvios – reservistas cansados, de meia-idade, que preferiam
estar em casa, na cama. Estou tentando compreender por que vizinhos começam a se
matar uns aos outros. Digo, primeiramente, que não consigo distinguir entre sérvios e
croatas. “O que faz vocês pensarem que são diferentes?”
O homem com quem estou falando pega um maço de cigarros do bolso de sua jaqueta
caqui. “Vê isto? São cigarros sérvios. Do outro lado, eles fumam cigarros croatas.”
“Mas eles são, ambos, cigarros, certo?”
“Vocês estrangeiros não entendem nada” – ele dá de ombros e começa a limpar a
metralhadora Zastovo.
Mas a pergunta que eu fiz incomoda-o, de forma que, alguns minutos mais tarde, ele joga
a arma no banco ao lado e diz: “Olha, a coisa é assim. Aqueles croatas pensam que são
melhores que nós. Eles pensam que são europeus finos e tudo o mais. Vou lhe dizer uma
coisa. Somos todos lixo dos Bálcãs” (IGNATIEFF, 1994: 1-2) (WOODWARD, 2020, p.07).
Woodward utiliza essa história para ilustrar
a) que existem identidades dominantes e dominadas.
b) que há preconceito implícito na identidade.
c) que a identidade é relacional.
d) que a identidade é múltipla e fluida.
5. Poder e Estado são temas de estudo das ciências sociais, já analisados pelos teóricos
clássicos da Sociologia.
Relacione a concepção de Estado ao seu respectivo teórico.
1. Karl Marx
2. Max Weber
3. Émile Durkheim
( ) O Estado é fundamental na organização da sociedade, principalmente nas mais
complexas, tendo a função de organizar a sociedade, principalmente, por meio de
uma formação moral.
( ) O Estado Moderno representa os interesses da classe burguesa com a função de
manter as condições necessárias para o desenvolvimento do capitalismo.
( ) O Estado é uma relação de homens dominando homens, sendo necessário que
dominados obedeçam à autoridade dos que detêm o poder.
A sequência correta, de preenchimento da coluna, de cima para baixo, correspondente à
relação entre teórico e teoria é
a) 1, 2 e 3. b) 2, 3 e 1. c) 3, 2 e 1. d) 3, 1 e 2.
6. A discussão sobre o indivíduo e a sociedade estabelece as bases metodológicas e teóricas
de autores clássicos da sociologia para compreender as relações e as transformações
sociais. Dentre elas, destacam-se duas compreensões: a visão de que a sociedade
prevalece sobre o indivíduo, conformada por uma consciência coletiva que assegura a
integração dos membros da sociedade; e a compreensão de que a sociedade existe
concretamente, mas não é externa aos indivíduos e, sim, formada pelo conjunto das ações
dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.
As duas compreensões correspondem, respectivamente, aos pensamentos de
a) Émile Durkheim e Karl Marx.
b) Karl Marx e Max Weber.
c) Max Weber e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim e Max Weber.
7. A perspectiva teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu permite uma análise da relação de
classes sociais a partir da noção de sistemas simbólicos. Enquanto instrumentos
estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento, estes constituem formas
de imposição ou de legitimação da definição do mundo social de uma classe sobre outra.
Esse processo de dominação é compreendido por Bourdieu como
a) Dominação Carismática. b) Violência Simbólica.
c) Campo Simbólico.
d) Consciência de Classe.
8. Na obra O Capital: crítica da economia política, Karl Marx (2003) faz uma análise histórica
da origem e da dinâmica do modo de produção capitalista. Muitos dos conceitos
desenvolvidos por Marx estão presentes no cotidiano da sociedade, como na charge abaixo. "Se os objetos foram feitos para serem usados e as pessoas para serem amadas, por que tendemos a amar os objetos e a usar as pessoas?"
Disponível em: <http://gepgeooficial.blogspot.com/2015/03/momento-reflexao.html.> Acesso
em: 15 de abril de 2021.
Nesta charge, a personagem Mafalda traz um questionamento que evidencia dois conceitos
importantes da obra de Marx. Quais são eles?
a) Mais-valia e classe Social. b) Mercadoria e Lucro.
c) Fetiche da Mercadoria e Reificação. d) Forças Produtivas e Relações de Produção.
9. Em sua obra, Lévi-Strauss utiliza uma metáfora do jogo de cartas para explicitar
importantes noções sobre a cultura. Segundo ele:
“O homem é como um jogador que tem nas mãos, ao se instalar à mesa, cartas que ele
não inventou, pois o jogo de cartas é um dado da história e da civilização [...]. Cada
repartição das cartas resulta de uma distinção contingente entre os jogadores e se faz a
sua revelia. Quando se dão as cartas, cada sociedade assim como cada jogador, as
interpreta nos termos de diversos sistemas, que podem ser comuns ou particulares: regras
de um jogo ou regras de uma tática. E sabe-se bem que com as mesmas cartas, jogadores
diferentes farão partidas diferentes, ainda que, limitados pelas regras, não possam fazer
qualquer partida com determinadas cartas” (Lévi-Strauss, 1958 apud Cuche, 2012).
Com essa metáfora, Lévi-Strauss, na interpretação de Cuche, refere-se
a) às noções de hierarquização e aculturação de uma cultura sobre a outra.
b) à invariabilidade da cultura e ao determinismo biológico.
c) à elaboração de regras sociais para a convivência em sociedade.
d) à relação entre a universalidade da cultura e a particularidade das culturas.
10.Leia a reportagem do G1 abaixo.
Massas são o prato favorito do mundo, segundo pesquisa
Uma pesquisa global encomendada pela ONG britânica contra a pobreza Oxfam revela que
as massas são o alimento número um numa lista dos mais apreciados em todo o mundo. O
levantamento, feito pela consultoria GlobeScan, ouviu mais de 16 mil pessoas em 17
países, entre eles o Brasil. Em cada um deles, as pessoas falaram que tipo de comida
preferem.
A pesquisa aponta que, além de serem populares em países europeus, as massas em geral
também são muito procuradas em países como Filipinas, Guatemala e África do Sul, de
cultura tão díspares.
Depois das massas, a maioria dos ouvidos colocou carne como a sua segunda maior
preferência. A seguir vem arroz, pizza, frango, peixes e frutos do mar, vegetais, pratos
chineses em geral, pratos italianos e pratos mexicanos.
(G1, Mundo, 16/06/2011, Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2020).
De origem italiana ou chinesa, as massas e as pizzas já se tornaram parte da cultura
alimentar mundial. Levando em consideração que a alimentação é carregada de cultura e
identidade, considera-se que a apropriação mundial das massas e da pizza correspondem a
um processo de
a) aculturação em massa, descrito por Zigmunt Bauman.
b) consumismo, conforme descrito por Jean Baudrillard.
c) hibridização cultural, conforme proposto por Nestor Garcia Canclini.
d) dominação simbólica, de acordo com David Harvey.
11.Leia e analise a charge a seguir.
Disponível em: Mundo de Ideias: Mafalda - "Democracia" (mundo-de-ideias.blogspot.com).
Acesso em: 28 dez. 2020.
Na charge ilustrada acima, a personagem Mafalda é acometida de um ataque de risos após
ler o conceito de democracia apresentado em um dicionário.
A famosa charge da Mafalda elucida uma das principais análises de Norbert Bobbio ao
evidenciar as transformações ocorridas na democracia na segunda metade do século XX,
qual seja,
a) a democracia representativa amenizou a luta de classes sociais, impossibilitando a
ascensão da consciência de classe do proletariado e, consequentemente, a implantação do
comunismo.
b) a sociedade ocidental vive uma falsa democracia visto que a classe dominante,
impulsionada pelo fanatismo religioso, exerce uma dominação do tipo tradicional.
c) as transformações na democracia evidenciaram uma promessa não cumprida, tendo em
vista que a democracia real está longe de garantir a soberania do povo na medida em que
mantém o poder das elites.
d) a democracia real avançou no processo de garantias de participação política de todas as
pessoas, desmantelando as estruturas sociais outrora dominadas pela elite.
12.A situação de pandemia do Covid-19 e de isolamento social em 2020 acentuou as
transformações que emergem na educação e na comunicação no século XXI. O ensino
remoto; a educação a distância; as novas metodologias de educação, como o design
Thinking e as metodologias ativas; as novas formas de aprendizagem dos jovens que
estudam e ensinam por meio de canais no YouTube são algumas das mudanças na forma
de ensinar e aprender do novo século.
Esse espaço de saber corresponde ao que Pierre Lévy definiu como ciberespaço, que
consiste em um espaço
a) baseado em uma realidade multidirecional incorporada a uma rede global de interconexão
de computadores e suas memórias.
b) formado por não-lugares, em que as identidades são frágeis e o conhecimento não é
verdadeiramente apropriado.
c) multidimensional, característico da pós-modernidade, em que a artificialidade transformou
a tradição cultural da modernidade.
d) fluido, caracterizado por relações efêmeras e por identidades superficiais.
13.O ano de 2020 foi marcado por um bombardeio de informações sobre o Coronavírus, sobre
a imunidade, sobre doenças e saúde. Frases como: Use máscara e álcool em gel para se
proteger e proteger aos outros. Como reforçar sua imunidade contra o coronavírus,? Fique
em casa! Entre outras, foram constantemente vinculadas nas mídias, redes sociais e falas
cotidianas. Um universo de excesso de informação e de insegurança afligiu a população
brasileira que, em casa, consumia as mensagens midiáticas de todas as redes.
Os referidos aspectos da vida social cotidiana podem ser analisados a partir da evolução da
concepção de poder da sociedade disciplinar, para a concepção de poder da sociedade do:
a) espetáculo, proposta por Baudrillard.
b) controle, proposta por Deleuze.
c) consumo, proposta por Bauman.
d) líquida, proposta por Goodman.
14. Leia e analise o fragmento da reportagem.
Público de touradas na Espanha cai pela metade em menos de uma década.
“Não é arte, é tortura.” Eis um dos slogans entoados no último fim de semana, na porta de
uma arena de touros em Palma de Mallorca (Espanha), por militantes antitouradas.
“Liberdade”, berravam de volta os entusiastas da tauromaquia.
A contenda entre os defensores dos direitos dos animais e os aficionados pelo ritual
remonta a décadas. Os primeiros contestam com veemência a associação que os segundos
tecem entre as corridas bovinas e a quintessência da Espanha —para os amantes, o
espetáculo é uma síntese tão aguda da cultura do país quanto o flamenco, por exemplo.
(Lucas Neves, Folha de São Paulo, 15/08/2019, Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/publico-de-touradas-na-espanha-cai-pela-metade-em-menos-de-uma-decada.shtml. Acesso em: 28 dez. 2020).
A Notícia da Folha de São Paulo evidencia a relação entre grupos apoiadores e contrários às
touradas na Espanha.
Por meio de qual(is) tipologia(s) de ação social proposta(s) na teoria de Weber podem-se
compreender as motivações dos dois grupos?
a) Ação racional com relação a fins por parte do grupo contrário às touradas e ação racional
com relação a valores por parte do grupo favorável.
b) Ação racional com relação a valores e ação tradicional por parte, respectivamente, do
grupo contrário e do grupo favorável às touradas.
c) Ação afetiva que motiva o grupo contrário às touradas e ação racional com relação a fins
que motivam o grupo favorável a essa prática.
d) Ação tradicional que motiva tanto o grupo favorável quando o grupo contrário às touradas
espanholas.
15.Leia o fragmento a seguir.
Alarmante pesquisa mostra que 50,3% dos motoristas admitem dirigir após
ingestão de bebida alcoólica.
A Lei Seca tem mais de 10 anos no Brasil. Com ela, qualquer quantidade de álcool no
organismo já configura em infração... O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por
atualizações de tempos em tempos na tentativa de adaptar normas a fim de tentar
diminuir os problemas no trânsito. Por essa razão, desde 2008, o país passou a adotar
intolerância ao consumo de bebidas alcoólicas por quem está dirigindo, colocando em vigor
a famosa Lei Seca.
(Doutor Multas. Disponível em:
https://doutormultas.jusbrasil.com.br/artigos/663365751/alarmante-pesquisa-mostra-que-50-3-dosmotoristas-admitem-dirigir-apos-ingestao-de-bebida-alcoolica#:~:text=Lei%20Seca-
,Alarmante%20pesquisa%20mostra%20que%2050%2C3%25%20dos%20motoristas%20admitem%20di
rigir,ap%C3%B3s%20ingest%C3%A3o%20de%20bebida%20alco%C3%B3lica>..
Acesso em: 29 dez. 2020).
O conjunto de regras de conduta para a convivência em sociedade é um dos principais
aspectos da teoria funcionalista de Émile Durkheim.
Ao analisar a notícia descrita acima por meio dos instrumentos teóricos e metodológicos
desenvolvidos por Émile Durkheim, constata-se que
a) a violência no trânsito é um problema social recorrente e previsto na ordem social
brasileira, visto que os sujeitos sociais agem de acordo com as motivações individuais.
b) a Lei Seca corresponde a uma ideologia imposta pela classe dominante que detém o poder
político no Brasil. Esse poder vai de encontro à cultura popular brasileira.
c) as sanções impostas aos cidadãos são arbitrariamente definidas e demonstram um
processo de violência simbólica ao cercear a liberdade individual.
d) a impossibilidade de consumir bebidas alcóolicas e dirigir constitui uma regra de conduta
relativamente recente no Brasil, o que ainda não alcançou mudanças significativas nos
padrões de conduta e pensamento dos brasileiros.
16. Leia e analise o fragmento a seguir.
Mundo pós-covid-19 – ‘Nada será como antes e a estrada não será a mesma’.
A pandemia do coronavírus trouxe profundas transformações em curtíssimo prazo ao nosso
modo de vida e costumes. Desde que a ameaça do covid-19 se tornou real, vivemos em
uma sociedade que está tomada por inseguranças e medo. Mas afinal, como tudo deve
ficar daqui pra frente?
(Jenifer da Silva, EcoDebate, 08/07/2020, Disponível em: Mundo pós-covid-19 - 'Nada será como antes e a estrada não será a mesma' (ecodebate.com.br). Acesso em: 20 dez. 2020).
A sociedade está em constante transformação e, dessa forma, a sociologia, enquanto
ciência, contribui de forma significativa para a análise desses processos.
Diante da chamada proposta acima em um exercício de explicação sociológica dos
conceitos e teorias da sociologia, é correto analisar o contexto da pandemia do Covid-19,
ocorrida em 2020, a partir de
a) Émile Durkheim, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento social podem ser
compreendidos como uma anomia social que põe em risco a organização da sociedade,
afetando relações sociais e econômicas.
b) Max Weber, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento social podem ser
compreendidos como um período de exacerbação do conflito de classes sociais no Brasil.
c) Karl Marx, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento social podem ser
compreendidos como uma estratégia de dominação afetiva imposta pelos governantes.
d) Norbert Bobbio, para quem a pandemia do covid-19 e o isolamento social podem ser
compreendidos como um processo no qual a consciência coletiva foi alterada.
17.Leia e analise a reportagem abaixo.
Quem é o Digital Influencer?
O tamanho da audiência não é o único critério para definir se alguém é um digital
influencer.
Um influenciador digital é aquele que tem, além de uma rede consumindo seu conteúdo,
pessoas altamente engajadas com aquilo que ele produz. São seguidores que curtem e
compartilham, perguntam, votam, pedem por assuntos, comentam e interagem com fotos,
vídeos e textos daquele criador de conteúdo.
Seja no YouTube, Instagram ou até em outros canais online, essa relação de proximidade e
confiança é o que gera influência real sobre as pessoas. O influencer conquista um papel de
autoridade para seus seguidores, estejam eles em qualquer rede social.
(Blog Bume, Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2020).
O mundo mudou e as relações de consumo estão cada vez mais dinâmicas. Prova disso é a
crescente influência de pessoas que, por meio de suas redes sociais, influenciam o
consumo e as opiniões de milhões de pessoas que as seguem.
Essa tendência contemporânea condiz com a modernidade líquida, sobre a qual Bauman
(1991) destaca que
a) as relações sociais de consumo são estabelecidas de forma sólida, demonstradas pela
forma gradual e constante com que os seguidores acompanham os seus influenciadores
digitais.
b) as individualidades dão lugar, cada vez mais, ao senso coletivo visível na formação de
grupos liderados pelos influenciadores digitais.
c) os indivíduos são, acima de tudo, consumidores e constroem suas identidades a partir do
consumo de características que geram relações e identificações transitórias e superficiais.
d) a superficialidade e efemeridade da vida social dão lugar ao pertencimento identitário, por
meio de laços fortes entre os influenciadores digitais e seus seguidores, persistindo por
longos períodos.
18.Cuche, em sua obra “A Noção de Cultura nas Ciências Sociais”, faz um importante
apanhado histórico sobre a origem e evolução do conceito de cultura nas ciências sociais.
A partir dessa obra, relacione os autores às suas concepções teóricas.
1. Bronislaw Malinowski 2. Claude Lévi-Strauss
3. Franz Boas 4. Edward Tylor
( ) Primeiro antropólogo a fazer pesquisa direta e prolongada com as sociedades
primitivas. Constatou que a diferença fundamental entre os grupos humanos é de
ordem cultural e não racial.
( ) Cada cultura deve ser analisada a partir, unicamente, dos dados contemporâneos,
sendo que cada elemento exerce uma função na totalidade orgânica.
( ) Rompe com as definições individualistas e restritivas de cultura, construindo a
dimensão coletiva, sendo a cultura expressão da totalidade da vida social do homem.
( ) Propõe a ideia da invariabilidade da cultura e a função da antropologia em encontrar
os elementos universais culturais.
A ordem correta, de preenchimento da coluna, de cima para baixo, referente à
correspondência dos autores e suas concepções teóricas, é
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 2, 4, 1 e 3.
c) 3, 1, 4 e 2.
d) 2, 3, 4 e 1.
19.Leia um fragmento da entrevista de Eliane Brum no jornal El Pais.
Belo Monte: a anatomia de um etnocídio
A procuradora da República Thais Santi conta como a terceira maior hidrelétrica do mundo
vai se tornando fato consumado numa operação de suspensão da ordem jurídica,
misturando o público e o privado e causando uma catástrofe indígena e ambiental de
proporções amazônicas.
[...]
Qual era a cena?
Santi – Era como se fosse um pós-guerra, um holocausto. Os índios não se mexiam.
Ficavam parados, esperando, querendo bolacha, pedindo comida, pedindo para construir as
casas. Não existia mais medicina tradicional. Eles ficavam pedindo. E eles não
conversavam mais entre si, não se reuniam. O único momento em que eles se reuniam era
à noite para assistir à novela numa TV de plasma. Então foi brutal. E o lixo na aldeia, a
quantidade de lixo era impressionante. Era cabeça de boneca, carrinho de brinquedo
jogado, pacote de bolacha, garrafa pet de refrigerante.
(Eliane Brum, El Pais, 01/12/14, Disponível em:
. Acesso em: 20 de
dez. 2020).
A procuradora da República Thais Santi retrata uma cena, compreendida por ela como um
processo de etnocídio. É um conceito criado por etnólogos americanistas nos anos
sessenta.
A cena descrita pela procuradora ilustra o conceito de etnocídio compreendido pelos
etnólogos como
a) um processo de aculturação em que ambos os povos absorvem elementos culturais
modificando suas culturas.
b) um processo de hibridização cultural em que um povo, ao entrar em contato com outra
cultura, absorve elementos transformando alguns aspectos do seu modo de vida e de
pensamento.
c) uma deculturação deliberada e programada em que ocorre a destruição sistemática dos
modos de vida e de pensamento de um grupo étnico.
d) uma geração de dependência de um grupo sobre o outro por meio da mudança de vida e
do assistencialismo.
20.Leia a matéria jornalística disponibilizada por IG São Paulo a seguir:
Comportamento, estética e mais: novelas mantêm tradição de influenciar sociedade
As novelas seguem investindo em temas sociais nos roteiros e não há como negar a grande
influência que as produções exercem na vida das pessoas
As produções de novelas estão cada vez mais envolvidas em temas alternativos, causando
um grande envolvimento do público, que muitas vezes se deixa levar pelo que vê. A
televisão veio para informar, educar e divertir, mas ao longo do tempo foi mexendo mais
emocionalmente com as pessoas. Assim sendo, quando os telespectadores se identificam
com algum personagem, acabam tentando adotar os estilos parecidos em sua vida, sem se
dar conta, que muitas vezes, tudo não passa de uma ficção interpretada por um ator. No
entanto, não há como negar a grande influência que as novelas exercem no tecido social,
seja na maneira de se vestir, no jeito de abordar um assunto e até mesmo na forma de
pensar.
(IG São Paulo, 11/03/2018, Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2020).
A reportagem traz à tona a noção de cultura de massa que ganhou fama na década de
1960 entre os cientistas sociais.
A análise de Cuche sobre essa noção
a) evidencia a forma como a indústria cultural transforma o modo de vida dos telespectadores
que absorvem pacificamente as informações.
b) demonstra que, apesar da homogeneidade da mensagem midiática, isso não nos permite
deduzir que haja homogeneidade na mensagem recebida.
c) reflete sobre a fragilidade das culturas populares que são transformadas cotidianamente
pela indústria cultural.
d) revela a homogeneidade cultural brasileira, principalmente das classes populares, que
consomem diariamente a mensagem midiática das novelas.
21.Leia e analise a reportagem abaixo.
O drama do desemprego: IBGE mostrou uma taxa de desocupação recorde no país no
trimestre.
“Na categorização das grandes angústias da população hoje, logo após as preocupações
relacionadas à saúde, com o vírus da covid-19 em plena circulação, o desemprego é o
drama que exige as providências mais urgentes. O Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mostrou na quarta-feira uma taxa de desocupação recorde no país no
trimestre encerrado em julho, de 13,8%, o que significa a existência de 13,1 milhões de
pessoas na busca por trabalho, contingente maior do que o número de habitantes do Rio
Grande do Sul”.
(Zero Hora, 02/10/2020. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2020).
Em Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels procuram fazer uma análise do modelo
social e econômico da sociedade, no qual
a) tecem duras críticas ao modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se
estruturou através dele.
b) tecem duras críticas ao modo de produção capitalista, mas a análise da sociedade não é
levada em consideração pelos autores.
c) tecem duras críticas ao modo de produção capitalista e defendem a união entre os
burgueses e proletários.
d) Tecem que a responsabilidade pela exploração dos trabalhos é resultado da ação racional.
22.Em Modernidade Líquida, Bauman anuncia o advento do capitalismo leve e flutuante,
marcado pelo desengajamento e enfraquecimento dos laços que prendem o capital ao
trabalho.
Sobre a modernidade líquida são feitas as seguintes afirmações:
I. A modernidade líquida É fluida.
II. A modernidade líquida Está em movimento.
III. A modernidade líquida É imprevisível.
IV. A modernidade líquida É previsível.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I e III.
d) II, III e IV.
23.Conforme Tomazi, a greve foi um dos meios mais utilizados pelos trabalhadores na
sociedade capitalista para reivindicar os seus direitos. A paralisação das atividades laborais
sempre se demonstrou como uma importante arma de reivindicação. Os movimentos
operários e as greves foram analisadas por dois autores clássicos da sociologia, Émile
Durkheim e Karl Marx.
Conforme as teorias dos autores descritos, é correto dizer que
a) Karl Marx entende a questão de maneira diferente de Durkheim. Para Karl Marx, a greve é
um movimento reivindicatório por melhores salários e condições de trabalho que envolvem
dois atores: burguesia e proletariado. Já, para Durkheim, o conflito é resultado de regras e
normas rígidas que regulam as atividades profissionais.
b) Karl Marx e Durkheim convergem no entendimento a respeito das greves dos
trabalhadores. Para ambos, a greve é resultado de um processo de exploração dos
trabalhadores.
c) O enfoque de Karl Marx tem como ponto de partida a ideia de que a greve é um
movimento de luta entre a burguesia e o proletariado, mas não um é um movimento de
luta entre classes.
d) O enfoque de Durkheim tem como ponto de partida a ideia de que todo conflito é resultado
da inexistência de regras e normas (anomia) que regulam as atividades produtivas e a
organização das várias categorias profissionais.
24. Leia e analise o texto abaixo.
Para Tomazi, o Brasil passou por grandes transformações nos últimos anos, mas a questão
do desemprego ainda continua sendo um dos maiores problemas nacionais. A chamada
política de modernização dos setores produtivos e de serviços majorou a riqueza nacional,
entretanto não resultou em aumento da quantidade de postos de trabalho.
Sendo assim, conforme Tomazi (2007), afirma-se que o desemprego é resultado do(a)
a) pouco investimento do Estado em desenvolvimento econômico, dificultando o incremento
das empresas e seu crescimento.
b) política econômica e monetária de juros altos e também de uma política fiscal de redução
dos gastos públicos.
c) baixo investimento do Estado em políticas educacionais e de educação profissional,
gerando profissionais com baixa qualificação para o mercado de trabalho.
d) política econômica e monetária de juros baixos e também de uma política fiscal de
aumento dos gastos públicos.
25. O conceito de Classe social se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema
capitalista. Diversos autores da sociologia, tais como Weber e Marx, dedicaram-se a
investigar o fenômeno e as suas interações, chegando a algumas considerações, sendo
elas:
I. Para Marx, as classes sociais surgem a partir da divisão social do trabalho.
II. Para Marx, em razão da divisão social do trabalho, a sociedade se divide em
detentores e não detentores dos meios de produção.
III. Para Weber, há um status relacionado às classes sociais que não é medido somente
pela divisão do trabalho, mas pelo tipo de trabalho.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
26. A discussão em torno do conceito de classe permeia a sociologia e seus estudiosos ao
longo da história. A análise de Weber não se restringe ao critério econômico para definir
classe social, sendo que, para ele,
a) a posição social de um indivíduo é resultado da combinação de status, de dimensão
simbólica e cultural.
b) a classe social é, assim como para Marx, resultado da divisão social e das relações de
poder.
c) a posição social de um indivíduo é resultado da combinação de status, riqueza e poder.
d) a divisão do trabalho gera uma solidariedade entre aqueles que desempenham a mesma
função e isso será o fator crucial em definir a classe social.
27. Conforme o dicionário on line de português o racismo é definido como preconceito e
discriminação direcionados a alguém tendo em conta sua origem étnico-racial, geralmente
se refere à ideologia de que existe uma raça melhor que outra.
Disponível em: (Dicionário on line de português. Disponível em:
https://www.dicio.com.br/racismo/#:~:text=Significado%20de%20Racismo,uma%20ra%C3%A7a%
20melhor%20que%20outra.&text=Reuni%C3%A3o%20dos%20conceitos%20que%20afirma%20exis
tir%20uma%20hierarquia%20entre%20etnias%20ou%20ra%C3%A7as). Acessado em 14/02/2021.
A respeito do racismo no Brasil, afirma-se que
a) o racismo no Brasil é inexistente. Segundo algumas autoridades, o problema está na
desigualdade social que afeta a população carente, e que é, em sua maioria, negra.
b) no Brasil, devido à grande miscigenação, construiu-se a democracia racial, na qual não
existe discriminação ou preconceito por questões raciais. O problema brasileiro está na
desigualdade social existente.
c) o racismo no Brasil é velado e estrutural, formalizado em um conjunto de práticas
institucionais, históricas, culturais e interpessoais que favorecem um grupo em detrimento
de outro. Graças a esse entendimento, a questão está superada no país.
d) o racismo no Brasil é velado e estrutural, formalizado em um conjunto de práticas
institucionais, históricas, culturais e interpessoais que favorecem um grupo em detrimento
de outro.
28.Ao longo dos anos, surgiram diferentes teorias a respeito das raças humanas. Algumas
teorias, tais como o Evolucionismo, o Arianismo e o Determinismo Biológico, tentaram
provar a superioridade da raça branca em relação às outras raças.
A respeito dessas teorias é correto afirmar-se:
a) Essas teorias sobre raça são resultados de visões políticas e religiosas.
b) Essas teorias têm base científica e comprovam a diferença existente entre as raças.
c) Essas teorias foram uma forte tendência no passado, mas não são mais aceitas.
d) Essas teorias tentam justificar a ordem social e impor a aceitação para todos os grupos.
29.Modernidade líquida é um termo cunhado por Bauman para definir o mundo globalizado.
Para o autor, vivemos em tempos líquidos em que nada foi feito para durar. A partir da
ideia de modernidade líquida, são feitas as seguintes afirmações:
I. As redes sociais significam uma nova maneira de manter contatos e de criar
vínculos, porém o diálogo não é real, já que os indivíduos tendem a se proteger em
grupos fechados, evitando o controverso.
II. Para Bauman, os laços de uma sociedade agora se dão em rede e não mais em
comunidade.
III. Na modernidade líquida, os vínculos humanos podem ser rompidos a qualquer
momento e gerar uma predisposição ao isolamento social.
IV. Para Bauman, o século 20 passou de uma sociedade de produção para uma
sociedade de consumo.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
30.No Brasil, nos últimos anos, tem-se dado destaque às reações conservadoras, pautadas,
sobretudo, na defesa da família e no combate à ideologia de gênero. Biroli, nesse sentido,
apresentou um panorama histórico acerca da participação política de mulheres, das lutas
por direitos e do feminismo brasileiro.
Diante disso, a autora considera que a representação
a) está calcada na ausência de participação política feminista no âmbito estatal. A atuação
feminista no âmbito estatal não precisa ser pensada no contexto de restrições e limitações,
mas sim nas oportunidades de mudança.
b) não está calcada na ausência de participação política, mas na desigualdade no acesso a
recursos para definir o que tem relevância no debate político. A atuação feminista no
âmbito estatal precisa ser pensada no contexto de restrições e limitações.
c) está calcada na ausência de participação política e na desigualdade de acesso aos recursos
para definir o que tem relevância no debate político e na atuação feminista.
d) não está calcada na ausência de participação política, mas na desigualdade no acesso a
recursos para definir o que tem relevância no debate político. A atuação feminista no
âmbito estatal não precisa ser pensada no contexto de restrições e limitações, mas sim nas
oportunidades de mudança.
31.Conforme Munanga é preciso insistir que a sociedade brasileira é preconceituosa e
discriminadora em relação à sua população e, por essa razão, o modelo de educação não
tem sido inclusivo, mesmo que seja permitida para todos os indivíduos da sociedade a
entrada na escola.
Dessa maneira, conforme a visão do autor:
I. No Brasil, todos os alunos entram na escola, ou a maioria entra, mas nem todos
saem da escola devidamente escolarizados, aptos a enfrentar a vida como
verdadeiros cidadãos.
II. A instituição escolar precisa desenvolver programas que, reconhecendo as
diferenças e respeitando-as, promovam a igualdade de oportunidades para todos, o
que se traduz pela oferta de escola de qualidade.
III. Os negros, ao longo da história do Brasil, têm sido, juntamente com os índios, os
mais discriminados.
IV. Os grupos minoritários da população brasileira devem superar os problemas de
ordem educacional ou socioeconômica de forma individual, sem a necessidade de
programas e políticas escolares ou afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II, III e IV.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
32.A noção de gênero tem passado por um processo de transformação, assim como as
concepções de sexualidade. Conforme Giddens, nas sociedades tradicionais, a sexualidade
estava relacionada à reprodução, determinada em função da heterossexualidade e da
monogamia nas relações matrimoniais.
Conforme o autor é correto afirmar que
a) no momento atual, cada vez mais, existe aceitação ampla de diversos comportamentos e
orientações sexuais. Porém, essa aceitação irá depender de uma variedade de contextos e
das normas de cada sociedade.
b) tratando-se de sexualidade e gênero, pouco se evoluiu. A discriminação está presente em
todas as sociedades, sendo o tema pouco discutido no âmbito da sociedade e de políticas
afirmativas.
c) atualmente, não existe aceitação dos diversos comportamentos e orientações sexuais.
d) devido à pressão de grupos religiosos e políticos conservadores, o tema de gênero e
sexualidade tem ocorrido apenas no campo ideológico e pouco se tem avançado em
políticas afirmativas.
33.Os movimentos sociais podem ser definidos como uma parcela significativa da população,
com interesses incompatíveis com a ordem social e política existente e que, por vias não
institucionalizadas, buscam por seus direitos. Dessa maneira, afirma-se que:
I. Os movimentos sociais são predeterminados e dependem sempre das condições
específicas em que se desenvolvem, ou seja, das forças sociais e políticas que os
apoiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a ação e dos
instrumentos utilizados para obter repercussão.
II. Os movimentos sociais que se mantêm durante um longo tempo tendem a criar
uma estrutura de sustentação e uma organização burocrática, por mínima que seja,
para continuar atuando.
III. Os movimentos sociais, ao se institucionalizar, correm o perigo de perder o vigor,
pois, para continuar sua ação, devem também obter recursos e assumir gastos com
aluguel de uma sede, telefone, pessoal de apoio fixo e materiais.
IV. Os movimentos sociais são sempre de confronto político. Na maioria dos casos, eles
não têm uma relação com o Estado, seja de oposição, seja de parceria, de acordo
com seus interesses e necessidades.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) II e III.
b) I, II e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
34.Para Bobbio et al., a Sociologia Política surge no momento em que se inicia a reflexão
sociológica sobre o poder, o Estado e o dever político. O poder, o Estado, o dever político
são vistos como elementos do social, quer representem uma função da sociedade civil,
quer revelem, em vez disso, em forma institucional, a coercitividade como elemento da
luta de classe.
Porém, a disciplina de sociologia política surge com atraso em relação às outras disciplinas
da sociologia, conforme os autores, devido à
a) pouca importância do tema frente a outras questões sociológicas.
b) preeminência do político na reflexão sociológica.
c) dificuldade de sistematizar os métodos e teorias dessa disciplina.
d) dificuldade na institucionalização da disciplina.
35.O movimento ambiental é um dos movimentos sociais com maior destaque nos dias atuais.
É resultado de uma sociedade industrial predatória, a qual afeta o meio ambiente,
contamina as águas, o ar, o solo e desmata florestas. Tomazi destaca algumas motivações
do movimento ambiental e sua forma de ação, considerando que o movimento ambiental
busca a proteção da diversidade da vida na Terra contra a crescente eliminação de muitas
formas de vida animal e vegetal, fato este que provoca problemas ambientais.
Como ocorre esse movimento?
a) O movimento ocorre do âmbito global para o local.
b) O movimento ocorre no âmbito local.
c) O movimento ocorre do âmbito local para o global.
d) O movimento ocorre no âmbito global.
36.O Taylorismo e o Fordismo transformaram o modo de produção e as relações de trabalho.
O Taylorismo utiliza-se da administração científica para sistematizar e organizar o trabalho.
Já o Fordismo é um modo de produção baseado na padronização de produtos e na linha de
produção.
Com base em tais fatos, considera-se que:
I. O Taylorismo tem sua ênfase na estrutura das organizações.
II. O Fordismo baseia seu modelo na produção em massa.
III. O Taylorismo parte da ideia central da organização racional do trabalho.
Estão corretas as afirmativas
a) II e III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.
37.Leia o excerto a seguir
A cidadania é considerada como o conjunto de direitos e deveres exercidos por um
indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no
usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
(PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é cidadania?"; Brasil Escola. Disponível em:
.
Acesso em: 29 dez. 2020).
Conforme Tomazi é correto afirmar:
a) No Brasil, nunca se teve uma verdadeira Constituição que garantisse na plenitude os
direitos civis, políticos e sociais.
b) A Constituição Cidadã, como é chamada a Constituição de 1988, é o fato fundamental para
o desenvolvimento de uma democracia estável no Brasil.
c) No Brasil, a Constituição de 1988 abarcou parcialmente os direitos sociais. Sendo assim,
não pode ser considerada democrática.
d) A Constituição brasileira de 1988 retomou o processo democrático e direitos civis, políticos
e sociais constituídos a partir da Constituição de 1946.
38.De acordo com Giddens (2012) as organizações a partir da globalização estão passando
por um grande processo de transformação. Muitas dessas mudanças foram,
primeiramente, implantadas pelo modelo japonês, e o seu sucesso se deve a sua
diferenciação ao modelo das organizações empresariais ocidentais.
Conforme o autor, o que é correto afirmar?
a) As organizações japonesas divergem das características que Weber associou à burocracia.
b) As organizações japonesas tem suas características associadas ao que Weber chamou de
burocracia.
c) A tomada de decisão, no modelo organizacional japonês, ocorre de cima para baixo,
formando a pirâmide de autoridade descrita por Weber.
d) Na burocracia existe uma divisão clara entre o trabalho dentro da organização e as suas
atividades exteriores, segundo descreve Weber. O mesmo ocorre no modelo organizacional
japonês.
39.A respeito dos movimentos nacionalistas, Marx e Durkheim viam no nacionalismo uma
tendência destrutiva e acreditavam que a integração existente entre organizações
modernas e economia levariam esses movimentos ao declínio.
Dessa forma, afirma-se que
a) os movimentos nacionalistas estão vivos no século XXI e continuam a crescer em várias
partes do mundo.
b) os movimentos nacionalistas tiveram o seu auge no século passado. No século XXI,
entraram em declínio em boa parte do mundo e são praticamente inexistentes.
c) o nacionalismo, a nação e o estado-nação não são frutos da sociedade moderna.
d) o nacionalismo é um produto da sociedade em pequena escala criado pelo industrialismo.
40.Abramovay, em seus estudos acerca de juventude e sexualidade, debate as questões de
racismo, gênero e discriminação.
Acerca da homossexualidade e de acordo com a autora, afirma-se:
a) A discriminação contra mulheres, ao contrário das de outros tipos, como as relacionadas ao
racismo, são mais abertamente assumidas e, em alguns momentos, valorizadas.
b) O racismo, ao contrário das discriminações de outros tipos, como as relacionadas ao
sexismo, é mais abertamente assumido e, em alguns momentos, valorizado.
c) A discriminação contra homossexuais, ao contrário das de outros tipos, como as
relacionadas ao racismo e ao sexismo, é mais abertamente assumida e, em alguns
momentos, valorizada.
d) Todos os tipos de discriminação são valorados da mesma forma e estão presentes em
todos os momentos da vida em sociedade.
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