Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2022

 

Olás,


deixo abaixo o gabarito da prova aplicada hoje no primeiro período do Curso de Direito, UFJF-GV.



2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 2/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 30/11/2022           Valor: 25 pontos

Discente:_____________________________________________________________

Observações: a prova só pode ser resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a alternativa escolhida.

QUESTÃO 01 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 24 Em seu livro Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a)      Confronta os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da Sociologia.

b)     Disserta sobre a necessidade de que os viajantes passassem por cursos de formação para atuarem na área.

c)      Entende que era necessário se qualificar para observar a realidade e questionar o processo de observação antes e depois de estar em campo.

d)     Advoga pela definição da profissão de sociólogo independentemente das condições físicas de cada indivíduo.

e)     Questiona a capacidade dos filósofos de interpretarem os dados coletados pelos viajantes.

 

QUESTÃO 02 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 25 No Prefácio à Filosofia Positiva de Auguste Comte, percebemos que Harriet Martineau:

a)      Realiza uma defesa incondicional da obra de Auguste Comte.

b)     Compreende o processo de desenvolvimento e socialização do pensamento científico, traduzindo Comte e o disponibilizando para leitores de língua inglesa.

c)      Questiona os alicerces da produção científica e entende que o processo de publicização de informações deveria ser alterado.

d)     Adota uma postura crítica em relação a esta obra de Comte de um modo geral sem pontuar o que considera frágil ou inadequado no livro que ela traduziu.

e)     Foi contratada por Comte como sua tradutora e secretária para compilar suas publicações e editá-las após uma minuciosa tradução para a língua inglesa.

 

QUESTÃO 03 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 26 Em seu artigo “Harriet Martineau (1802-1876): a analista social que inaugurou a Sociologia”, Alcântara (2021) afirma que:

a)      A importância de Martineau na história da Sociologia foi fartamente documentada. Inobstante, ela não ocupa o cânone sociológico porque uma pesquisa na academia demonstrou rejeição à sua inclusão.

b)     Martineau e outras sociólogas clássicas sofreram violência de gênero e violência epistemológica ao não serem incluídas na história da Sociologia e sofrido o inquestionável apagamento simbólico de suas obras e contribuições.

c)      A obra de Martineau foi muito importante no processo de fundação da Sociologia, mas hoje é um anacronismo tentar recuperar sua obra e aplicar suas ideias à sociedade contemporânea.

d)     Embora Martineau nunca tenha tido contato com Auguste Comte, existem registros amplamente conhecidos que indicam o quanto Comte gostaria que a obra de Martineau fosse traduzida para o francês e reconhecida.

e)     Martineau foi retaliada na academia por não ter abordado temas como escravidão, democracia e a condição social da mulher devido à sua formação conservadora.

 

QUESTÃO 04 (1,0 ponto) VUNESP 2016 PM SP Aspirante Questão 16 - Se um comportamento é considerado natural para uma sociedade e não para outra, isso significa que ele não é natural e, sim, cultural. (Caderno do Professor: sociologia, ensino médio – 1a . série, vol. 3) Por essa afirmação, entende-se que 

(A) a evolução biológica da espécie humana atrofiou os seus instintos animais, transformando-a em uma espécie que se diferencia pela produção da cultura. 

(B) ao desenvolver a cultura, o homem deixou de ser um animal instintivo, os diferentes grupos humanos se igualaram, produzindo uma cultura comum. 

(C) a diversidade cultural da espécie humana é um indicativo de que a igualdade biológica foi suplantada no processo histórico. 

(D) o comportamento dos membros de uma sociedade é considerado natural quando não sofre modificações diante do contato com outras culturas. 

(E) a diversidade cultural da espécie humana é um indicativo de que o ser humano é produtor de cultura.

 

QUESTÃO 05 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 27 No artigo “O nascimento da observação social sistemática”, Alcântara (2022) entende que:

a)      É difícil datar o momento em que as primeiras obras sobre metodologia de pesquisa são publicadas.

b)     Ao remontarmos aos trabalhos escritos do século XIX, precisamos fazer uma adaptação no conceito de método sociológico para considerarmos o trabalho de Martineau nesta seara.

c)      Martineau desenvolveu métodos e técnicas de coleta de dados, mas isso não a torna uma pioneira no campo da metodologia.

d)     Existe uma grande diferença entre o tipo de pesquisa de campo e reflexão propostos por Martineau e o que convencionamos produzir na contemporaneidade.

e)     Martineau foi a primeira socióloga e metodóloga da qual se tem notícias até o momento, por ter realizado uma ampla pesquisa social na primeira metade do século XIX.

 

QUESTÃO 06 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 28 Em sua obra Como observar: morais e costumes, Harriet Martineau:

a)      Defende a prática de generalização como o fundamento da pesquisa científica.

b)     Afirma que a pesquisa é necessária ao público leigo e pode ser produzida por este sem qualquer dificuldade.

c)      Entende que são necessários requisitos para que ocorra a observação social.

d)     Discorre sobre a busca pela “verdade” a respeito de um dado fenômeno social ou fato social, mas desacredita a possibilidade de compreendermos algo sobre estes.

e)     Explica como os requisitos para a observação centram-se em três categorias, sendo eles: filosóficos; sociológicos; morais.

 

QUESTÃO 07 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 29 Alcântara (2021), em seu artigo “Harriet Martineau (1802-1876): a analista social que inaugurou a Sociologia”:

a)      Compara Martineau a uma parturiente porque ela estava grávida no momento do nascimento da Sociologia.

b)     Afirma que Martineau processou Comte para obter o reconhecimento de que havia nomeado a Sociologia antes dele.

c)      Mostra como Martineau foi contra a disseminação da Sociologia, tendo optado por manter a tradição da filosofia social, e, por isso, foi excluída do cânone sociológico.

d)     Explica como Martineau promoveu a obra de Auguste Comte trazendo-a ao mundo de língua inglesa, embora tenha gestado a Ciência da Sociedade duas décadas antes.

e)     Demonstra como as obras de Martineau no campo da literatura atrapalharam o seu desenvolvimento intelectual e reconhecimento acadêmico.

 

UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais

Para cada questão, marque V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.

 

QUESTÃO 08 (1,0 ponto) Questão 01 A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, sendo que as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais na Europa, em curso desde o século XVIII, indicavam a constituição de uma nova sociedade, e foi para explicar essas mudanças que um novo campo de conhecimento foi criado: a Sociologia. Verdadeiro

 

QUESTÃO 09 (1,0 ponto) Questão 02 De acordo com Auguste Comte, para explicar a nova sociedade e assegurar a sua estrutura, era necessária a construção de um “conhecimento positivo”, baseado na observação dos fatos, para determinar as suas leis, ou seja, a sua ordenação social, e, para essa ciência positiva — a Sociologia —, era fundamental incorporar as explicações das filosofias teológica e metafísica. Falso

 

QUESTÃO 10 (1,0 ponto) Questão 03 Para Auguste Comte, há um processo de evolução das ciências que obedece a um desenvolvimento em que se pode classificá-las de acordo com o grau de complexidade, sendo que a sequência é de uma menor para uma maior complexidade, e assim, começa pela Matemática, que é seguida pela Astronomia, Física, Química, Biologia, e, por último, como estágio mais avançado, pela Sociologia. Verdadeiro

 

QUESTÃO 11 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 30 Harriet Martineau discutiu o papel e a relação entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. De acordo com ela:

a)      O viajante não poderia ser considerado um pesquisador, pois não possuía qualificação acadêmica para tanto.

b)     Durkheim estava correto ao afirmar os termos fato social e coisas, por essa razão ela os adota.

c)      O pesquisador deveria se ater a estudar os princípios morais, não considerando os costumes como objeto de observação.

d)     A qualificação técnica, científica e a reflexividade são inerentes ao trabalho do pesquisador, mas também o é a condição empática.

e)     Não é possível realizar comparações entre princípios e realidade social, ou entre princípios e princípios.


QUESTÃO 12 (1,0 ponto) VUNESP 2016 PM SP Aspirante Questão 15 - A socialização é o processo de imersão dos indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão se inserindo na sociedade por meio da interiorização de normas, regras, valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano. É correto afirmar que a socialização dos indivíduos 

(A) é desenvolvida na infância, cabendo à família a transmissão dos saberes básicos para a vida em sociedade. 

(B) tem início na escola, quando as crianças passam a ter contato com grupos sociais mais amplos, cabendo à escola a transmissão dos saberes básicos para a vida em sociedade. 

(C) é um processo que se estende ao longo da vida e decorre da inserção dos indivíduos por vários grupos sociais e instituições, que ora privilegiam o espaço privado ora o público. 

(D) ocorre na juventude, quando os jovens ampliam a sua participação na vida social, deste modo, os agentes básicos da socialização são os grupos de amigos. 

(E) é feita, na atualidade, pelos meios de comunicação de massa, que se tornaram grandes agentes de difusão das normas e dos valores da vida coletiva.


QUESTÃO 13 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 31 Acerca do método sociológico, a teoria martineauniana coincide com algumas considerações contemporâneas a respeito de como o pesquisador deve proceder ao realizar uma pesquisa de campo. Assinale abaixo a alternativa correta, de acordo com a teoria de Martineau no livro Como observar:

a)      A tipologia empático relativista foi nomeada por Martineau em 1838 e pode ser amplamente aplicada ainda hoje.

b)     O momento da coleta de dados não é adequado para a realização de generalizações.

c)      As generalizações apressadas são, geralmente, realizadas por filósofos.

d)     As amostras científicas não são boas representações dos universos pesquisados.

e)     O observador leigo ou não filosófico produz importantes considerações sobre a realidade e, portanto, produz uma análise científica sobre a sociedade.


QUESTÃO 14 (1,0 ponto) VUNESP 2016 PM SP Aspirante Questão 14 - Analise a imagem a seguir:

 



(Disponível em www.rioturismoradical.com.br/jogos-futebol.htm. Acesso em 27.09.2016) 

Uma partida de futebol pode ser descrita por diversos ângulos de observação: do juiz; dos bandeirinhas; dos jogadores dos diferentes times; das diferentes torcidas no estádio; de quem assiste ao jogo pela televisão; dos comentaristas esportivos profissionais; dos vendedores ambulantes; dentre outros. Portanto são múltiplas as possibilidades de olhar a realidade. A sociologia se constrói a partir de um cuidado metodológico ao olhar a realidade. Com base nisso, o cuidado fundamental da sociologia para afastar-se do senso comum é: 

(A) buscar compreender a realidade a partir de diferentes ângulos e afastar-se dos seus juízos de valor. 

(B) delimitar um ângulo de análise e estabelecer as pré-noções que permitam a compreensão da realidade. 

(C) adotar a visão de mundo de um determinado segmento social, pois não é possível dissociar o fazer científico do contexto sociocultural. 

(D) interpretar os fenômenos a partir do estabelecimento de pares binários ou opostos para evitar generalizações. 

(E) identificar as estruturas sociais e simbólicas sociais para manter-se distante dos sujeitos envolvidos na trama da vida social.


QUESTÃO 15 (1,0 ponto) Questão 23: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau foi a fundadora da Ciência da Sociedade, tendo desenvolvido pesquisas de campo no início do século XIX. Além disso, desenvolveu uma teoria densa acerca da teoria democrática e das instituições sociais. A esse respeito, escolha a alternativa correta:

a) Martineau defendeu a Democracia americana após compará-la à Democracia dos países da Europa.

b) Martineau e Tocqueville se distinguiram radicalmente acerca do papel da Democracia na modernidade, mas, principalmente, quanto a sua disseminação.

c) Após a publicação da obra Da democracia na América de Alexis de Tocqueville, Martineau resolve viajar para os EUA e testar as hipóteses por ele elaboradas.

d) De acordo com Martineau, não seria possível dissociar a discussão sobre o regime de governo democrático e a sociedade democrática.

e) Martineau escreveu o volume I de Sociedade na América antes de Tocqueville ir para os EUA e o volume II foi uma resposta à obra Da democracia na América deste popular autor.


QUESTÃO 16 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 10 Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes, por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que 

A) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto. 

B) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas. 

C) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais. 

D) se desenvolvem a partir do controle do Estado e dos partidos políticos. 

E) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.


QUESTÃO 17 (1,0 ponto) Questão 21: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Comparando Tocqueville a Martineau, em suas análises sobre a democracia, considere as alternativas abaixo e identifique a errada:

a) Para Martineau, não se pode produzir democracia desconfiando das massas.

b) Para Martineau, o governo não pode estar distante do povo.

c) Ambos são institucionalistas e seu método de estudo é semelhante quanto ao institucionalismo e à comparação, mas não é idêntico.

d) Para Martineau, os princípios de governo são corporificados em instituições, que sofrem modificações pelas circunstâncias precedentes, mas para Tocqueville não.

e) Para ambos, as instituições não são invenções completas e repentinas, mas um produto histórico que depende de certas condições para sofrerem mudanças.


QUESTÃO 18 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 12 Nas relações sociais, algumas imagens negativas são atribuídas a pessoas ou grupos de identidades, visando à exclusão nas interações sociais. Construída de forma simplista, enfatiza o que há de similar entre as pessoas e pode envolver qualquer aspecto distintivo, idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada. Tais imagens pejorativas são denominadas de 

A) socialização transversal.                        B) estereótipo social.                    C) paradoxo social. 

D) racismo.                                                     E) sexismo.


QUESTÃO 19 (1,0 ponto) Questão 19: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Sobre a relação entre liberdade e igualdade nas teorias de Martineau e Tocqueville:

a)      Para Tocqueville a igualdade não era um empecilho ao exercício da liberdade, mas para Martineau sim.

b)     De acordo com Tocqueville, a aristocracia era uma herança do velho mundo que precisava ser extirpada, enquanto Martineau entendia que era funcional a atuação desta classe para a manutenção da democracia.

c)      Ambos concordavam que a igualdade era um problema grave para o exercício democrático e que alguns mecanismos deveriam ser elaborados para contê-la.

d)     Ambos criticam o fato de que a educação não era plural ou mesmo disseminada, acabando por culparem a aristocracia de não promovê-la.

e)     Ambos entendiam que a sociedade norteamericana tinha pouca pobreza e baixa diferença de propriedade, com muitas oportunidades de ascensão social, o que a diferenciava dos países da velha Europa.


QUESTÃO 20 (1,0 ponto) Questão 14: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) No livro Como observar: morais e costumes, Martineau se dedica a:

a) Estudar os partidos e a federação norteamericana;

b) Compreender o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as instituições que deveriam ser consideradas em tal empreitada;

c) Discute as instituições sociais que considera fundamentais para a produção de uma Ciência da Sociedade, mas não se dedica a desenvolver um método de estudo e pesquisa;

d) Entende que a(o) pesquisadora(r) precisa atentar para a observação das coisas, não dos discursos.

e) Destaca a importância do estudo das morais da política para se compreender como a sociedade funciona.


QUESTÃO 21 (1,0 ponto) IFRR 2015 IFRR Professor de Ciências Sociais, Sociologia e Filosofia 12. O fato novo que orientava a reflexão de um conjunto de intelectuais, entre eles Comte, no início do século XIX, é a indústria. Os observadores da época percebiam que algo de original estava acontecendo em relação ao passado. Podemos afirmar que, para Comte: 

(A) a oposição entre empresários e operários era secundária, pois era reflexo da má organização da sociedade industrial e poderia ser corrigida por meio de reformas, sendo episódios superficiais. 

(B) economistas liberais como Marx eram metafísicos, quando se esforçaram para considerar fenômenos de economia política separados da materialidade do setor social. 

(C) a oposição entre empresários e operários seria central e conduziria a crises cíclicas, cuja saída seria a constituição de uma sociedade plenamente positiva e socialista, cujo remédio e saída seria a aplicação da ciência no processo de organização do trabalho. 

(D) existe um desejo de construir um tipo de sociedade justa, igualitária e fraterna, no marco da Revolução Francesa, ao entender que os problemas sociais que abalavam as estruturas da época relacionavam-se com a forma como a riqueza, produto do trabalho, era apropriada pelas classes sociais. 

(E) a produção industrial, que levou à concentração de massas de trabalhadores nas cidades, seria o cerne de um tipo de sociedade radicalmente diferente no contexto da modernidade, cuja explicação deveria ser positiva, levando em consideração a dinâmica politécnica organizadora, presente nos opúsculos e cursos de Filosofia Positiva, que prezem pelo estado metafisico como a última fronteira de explicação da sociedade.


QUESTÃO 22 (1,0 ponto)  QUESTÃO REPETIDA


QUESTÃO 23 (1,0 ponto) Questão 03: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau realizava a análise social a partir:

a)                Do materialismo histórico dialético, para análise do comércio e das relações escravistas.

b)               De uma tipologia capaz de classificar o desenvolvimento das morais e das instituições, pautada numa relação empática entre observador e observado.

c)                Do método comparativo, principalmente com relação à Democracia.

d)               Do método filosófico, pautado na “pesquisa de gabinete”.

e)               Do positivismo, aprendido com Auguste Comte, de quem era colaboradora.


QUESTÃO 24 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 1 Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar: 

A) O estágio teológico nega a existência de apenas uma explicação divina para os fenômenos naturais e sociais. 

B) O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos. 

C) O estágio mais simples é o mítico, seguido pelo teológico e pelo científico, que é o mais elaborado. 

D) O primeiro estágio do conhecimento é o metafísico, em que conceitos abstratos explicam o mundo. 

E) A Europa exemplificava uma sociedade em estado de desenvolvimento teológico.


QUESTÃO 25 (1,0 ponto) Questão 02: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau (1802-1876) foi uma famosa escritora britânica que produziu mais de 50 livros e 2500 artigos sobre diversos assuntos de relevância social, incluindo as chamadas novelas. Considerando a obra e teoria dessa autora, indique qual das alternativas abaixo está correta:

a)                Martineau era adepta de uma sociologia teórica descolada da realidade social.

b)               Sua contribuição surgiu em 1840, como tradutora de Auguste Comte e colaboradora da obra deste.

c)                Martineau discutiu com Alexis de Tocqueville as possibilidades de análise do fenômeno democrático no século XIX.

d)               Entre outros assuntos, Martineau preocupou-se em compreender como as instituições sociais, políticas e econômicas funcionam, além de formas possíveis de sua observação.

e)               Martineau não entendia o Direito como uma instituição que interferisse na vida social, sendo apenas uma forma de regulação colateral.

Boa prova!



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