Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2022
Olás,
deixo abaixo o gabarito da prova aplicada hoje no primeiro período do Curso de Direito, UFJF-GV.
2ª
ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 2/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
30/11/2022 Valor: 25 pontos
Discente:_____________________________________________________________
Observações: a prova só pode ser
resolvida à caneta; escreva o nome completo, sem abreviações; circule a
alternativa escolhida.
QUESTÃO 01 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 24 Em seu livro Como observar: morais e
costumes, Harriet Martineau:
a)
Confronta os argumentos de Auguste Comte acerca da criação da
Sociologia.
b)
Disserta sobre a necessidade de que os viajantes passassem por
cursos de formação para atuarem na área.
c)
Entende que era necessário
se qualificar para observar a realidade e questionar o processo de observação
antes e depois de estar em campo.
d)
Advoga pela definição da profissão de sociólogo independentemente
das condições físicas de cada indivíduo.
e)
Questiona a capacidade dos filósofos de interpretarem os dados
coletados pelos viajantes.
QUESTÃO 02 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 25 No Prefácio à Filosofia Positiva
de Auguste Comte, percebemos que Harriet Martineau:
a)
Realiza
uma defesa incondicional da obra de Auguste Comte.
b)
Compreende o processo de desenvolvimento e
socialização do pensamento científico, traduzindo Comte e o disponibilizando
para leitores de língua inglesa.
c)
Questiona
os alicerces da produção científica e entende que o processo de publicização de
informações deveria ser alterado.
d)
Adota uma
postura crítica em relação a esta obra de Comte de um modo geral sem pontuar o
que considera frágil ou inadequado no livro que ela traduziu.
e)
Foi
contratada por Comte como sua tradutora e secretária para compilar suas
publicações e editá-las após uma minuciosa tradução para a língua inglesa.
QUESTÃO 03 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 26 Em seu artigo “Harriet Martineau
(1802-1876): a analista social que inaugurou a Sociologia”, Alcântara (2021)
afirma que:
a)
A
importância de Martineau na história da Sociologia foi fartamente documentada.
Inobstante, ela não ocupa o cânone sociológico porque uma pesquisa na academia
demonstrou rejeição à sua inclusão.
b) Martineau e outras sociólogas clássicas sofreram violência
de gênero e violência epistemológica ao não serem incluídas na história da
Sociologia e sofrido o inquestionável apagamento simbólico de suas obras e
contribuições.
c)
A obra de
Martineau foi muito importante no processo de fundação da Sociologia, mas hoje
é um anacronismo tentar recuperar sua obra e aplicar suas ideias à sociedade
contemporânea.
d)
Embora
Martineau nunca tenha tido contato com Auguste Comte, existem registros
amplamente conhecidos que indicam o quanto Comte gostaria que a obra de
Martineau fosse traduzida para o francês e reconhecida.
e)
Martineau
foi retaliada na academia por não ter abordado temas como escravidão,
democracia e a condição social da mulher devido à sua formação conservadora.
QUESTÃO
04 (1,0 ponto) VUNESP 2016 PM SP Aspirante Questão 16 - Se um comportamento é considerado natural para uma sociedade
e não para outra, isso significa que ele não é natural e, sim, cultural.
(Caderno do Professor: sociologia, ensino médio – 1a . série, vol. 3) Por essa
afirmação, entende-se que
(A) a evolução biológica da espécie humana atrofiou os seus instintos
animais, transformando-a em uma espécie que se diferencia pela produção da
cultura.
(B) ao desenvolver a cultura, o homem deixou de ser um animal
instintivo, os diferentes grupos humanos se igualaram, produzindo uma cultura
comum.
(C) a diversidade cultural da espécie humana é um indicativo de que a
igualdade biológica foi suplantada no processo histórico.
(D) o comportamento dos membros de uma sociedade é considerado natural
quando não sofre modificações diante do contato com outras culturas.
(E) a diversidade cultural da
espécie humana é um indicativo de que o ser humano é produtor de cultura.
QUESTÃO 05 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 27 No artigo “O nascimento da observação social
sistemática”, Alcântara (2022) entende que:
a)
É difícil
datar o momento em que as primeiras obras sobre metodologia de pesquisa são
publicadas.
b)
Ao remontarmos
aos trabalhos escritos do século XIX, precisamos fazer uma adaptação no
conceito de método sociológico para considerarmos o trabalho de Martineau nesta
seara.
c)
Martineau
desenvolveu métodos e técnicas de coleta de dados, mas isso não a torna uma
pioneira no campo da metodologia.
d)
Existe uma
grande diferença entre o tipo de pesquisa de campo e reflexão propostos por
Martineau e o que convencionamos produzir na contemporaneidade.
e)
Martineau foi a primeira socióloga e metodóloga da
qual se tem notícias até o momento, por ter realizado uma ampla pesquisa social
na primeira metade do século XIX.
QUESTÃO 06 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 28 Em sua obra Como observar: morais e
costumes, Harriet Martineau:
a)
Defende a
prática de generalização como o fundamento da pesquisa científica.
b)
Afirma que
a pesquisa é necessária ao público leigo e pode ser produzida por este sem
qualquer dificuldade.
c)
Entende que são necessários requisitos para que
ocorra a observação social.
d)
Discorre
sobre a busca pela “verdade” a respeito de um dado fenômeno social ou fato
social, mas desacredita a possibilidade de compreendermos algo sobre estes.
e)
Explica
como os requisitos para a observação centram-se em três categorias, sendo eles:
filosóficos; sociológicos; morais.
QUESTÃO 07 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 29 Alcântara (2021), em seu artigo “Harriet
Martineau (1802-1876): a analista social que inaugurou a Sociologia”:
a) Compara Martineau a uma parturiente porque ela estava grávida no momento
do nascimento da Sociologia.
b) Afirma que Martineau processou Comte para obter o reconhecimento de que
havia nomeado a Sociologia antes dele.
c) Mostra como Martineau foi contra a disseminação da Sociologia, tendo
optado por manter a tradição da filosofia social, e, por isso, foi excluída do
cânone sociológico.
d) Explica como Martineau promoveu a
obra de Auguste Comte trazendo-a ao mundo de língua inglesa, embora tenha
gestado a Ciência da Sociedade duas décadas antes.
e) Demonstra como as obras de Martineau no campo da literatura atrapalharam
o seu desenvolvimento intelectual e reconhecimento acadêmico.
UFBA 2013 Vestibular de Ciências
Sociais
Para cada questão, marque V, se a
proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.
QUESTÃO 08 (1,0 ponto) Questão
01 A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, sob o impacto
da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, sendo que as transformações
econômicas, políticas, sociais e culturais na Europa, em curso desde o século
XVIII, indicavam a constituição de uma nova sociedade, e foi para explicar
essas mudanças que um novo campo de conhecimento foi criado: a Sociologia. Verdadeiro
QUESTÃO 09 (1,0 ponto) Questão 02 De acordo com Auguste
Comte, para explicar a nova sociedade e assegurar a sua estrutura, era
necessária a construção de um “conhecimento positivo”, baseado na observação
dos fatos, para determinar as suas leis, ou seja, a sua ordenação social, e,
para essa ciência positiva — a Sociologia —, era fundamental incorporar as
explicações das filosofias teológica e metafísica. Falso
QUESTÃO 10 (1,0 ponto) Questão 03 Para Auguste Comte, há
um processo de evolução das ciências que obedece a um desenvolvimento em que se
pode classificá-las de acordo com o grau de complexidade, sendo que a sequência
é de uma menor para uma maior complexidade, e assim, começa pela Matemática,
que é seguida pela Astronomia, Física, Química, Biologia, e, por último, como
estágio mais avançado, pela Sociologia. Verdadeiro
QUESTÃO 11 (1,0 ponto) (Fernanda H. C.
Alcântara, Brasil) Questão 30 Harriet Martineau discutiu o papel e a
relação entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa. De acordo com ela:
a)
O viajante
não poderia ser considerado um pesquisador, pois não possuía qualificação
acadêmica para tanto.
b)
Durkheim
estava correto ao afirmar os termos fato social e coisas, por
essa razão ela os adota.
c)
O
pesquisador deveria se ater a estudar os princípios morais, não considerando os
costumes como objeto de observação.
d)
A qualificação técnica, científica e a reflexividade
são inerentes ao trabalho do pesquisador, mas também o é a condição empática.
e)
Não é
possível realizar comparações entre princípios e realidade social, ou entre
princípios e princípios.
QUESTÃO 12 (1,0 ponto) VUNESP 2016 PM SP
Aspirante Questão 15 - A socialização é o processo de imersão dos
indivíduos no universo simbólico e cultural de uma sociedade. Os indivíduos vão
se inserindo na sociedade por meio da interiorização de normas, regras,
valores, crenças, saberes, modos de pensar e tantas outras coisas que fazem
parte da herança cultural de um grupo social humano. É correto afirmar que a
socialização dos indivíduos
(A) é desenvolvida na infância, cabendo à família a transmissão dos
saberes básicos para a vida em sociedade.
(B) tem início na escola, quando as crianças passam a ter contato com
grupos sociais mais amplos, cabendo à escola a transmissão dos saberes básicos
para a vida em sociedade.
(C) é um processo que se
estende ao longo da vida e decorre da inserção dos indivíduos por vários grupos
sociais e instituições, que ora privilegiam o espaço privado ora o público.
(D) ocorre na juventude, quando os jovens ampliam a sua participação na
vida social, deste modo, os agentes básicos da socialização são os grupos de
amigos.
(E) é feita, na atualidade, pelos meios de comunicação de massa, que se
tornaram grandes agentes de difusão das normas e dos valores da vida coletiva.
QUESTÃO 13 (1,0 ponto) (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Questão 31 Acerca do método sociológico, a teoria martineauniana coincide com algumas considerações contemporâneas a respeito de como o pesquisador deve proceder ao realizar uma pesquisa de campo. Assinale abaixo a alternativa correta, de acordo com a teoria de Martineau no livro Como observar:
a) A tipologia empático relativista foi nomeada por Martineau em 1838
e pode ser amplamente aplicada ainda hoje.
b) O momento da coleta de dados não
é adequado para a realização de generalizações.
c) As generalizações apressadas são, geralmente, realizadas por filósofos.
d) As amostras científicas não são boas representações dos universos
pesquisados.
e) O observador leigo ou não filosófico produz importantes considerações
sobre a realidade e, portanto, produz uma análise científica sobre a sociedade.
QUESTÃO 14 (1,0 ponto) VUNESP 2016 PM SP Aspirante Questão 14 - Analise a imagem a seguir:

(Disponível em www.rioturismoradical.com.br/jogos-futebol.htm. Acesso em
27.09.2016)
Uma partida de futebol pode ser descrita por diversos ângulos de
observação: do juiz; dos bandeirinhas; dos jogadores dos diferentes times; das
diferentes torcidas no estádio; de quem assiste ao jogo pela televisão; dos
comentaristas esportivos profissionais; dos vendedores ambulantes; dentre
outros. Portanto são múltiplas as possibilidades de olhar a realidade. A
sociologia se constrói a partir de um cuidado metodológico ao olhar a realidade.
Com base nisso, o cuidado fundamental da sociologia para afastar-se do senso
comum é:
(A) buscar compreender a
realidade a partir de diferentes ângulos e afastar-se dos seus juízos de valor.
(B) delimitar um ângulo de análise e estabelecer as pré-noções que
permitam a compreensão da realidade.
(C) adotar a visão de mundo de um determinado segmento social, pois não
é possível dissociar o fazer científico do contexto sociocultural.
(D) interpretar os fenômenos a partir do estabelecimento de pares
binários ou opostos para evitar generalizações.
(E) identificar as estruturas sociais e simbólicas sociais para
manter-se distante dos sujeitos envolvidos na trama da vida social.
QUESTÃO 15 (1,0 ponto) Questão 23: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau foi a fundadora da Ciência da Sociedade, tendo desenvolvido pesquisas de campo no início do século XIX. Além disso, desenvolveu uma teoria densa acerca da teoria democrática e das instituições sociais. A esse respeito, escolha a alternativa correta:
a) Martineau
defendeu a Democracia americana após compará-la à Democracia dos países da
Europa.
b) Martineau e
Tocqueville se distinguiram radicalmente acerca do papel da Democracia na
modernidade, mas, principalmente, quanto a sua disseminação.
c) Após a
publicação da obra Da democracia na América de Alexis de
Tocqueville, Martineau resolve viajar para os EUA e testar as hipóteses por ele
elaboradas.
d) De acordo com Martineau, não seria
possível dissociar a discussão sobre o regime de governo democrático e a
sociedade democrática.
e) Martineau
escreveu o volume I de Sociedade na América antes de Tocqueville
ir para os EUA e o volume II foi uma resposta à obra Da democracia na
América deste popular autor.
QUESTÃO 16 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 10 Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes, por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que
A) envolvem negros, indígenas, sem-terra e
sem-teto.
B)
determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.
C)
produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.
D) se
desenvolvem a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.
E) realizam pressão
política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores
salários.
QUESTÃO 17 (1,0 ponto) Questão 21: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Comparando Tocqueville a Martineau, em suas análises sobre a democracia, considere as alternativas abaixo e identifique a errada:
a) Para
Martineau, não se pode produzir democracia desconfiando das massas.
b) Para
Martineau, o governo não pode estar distante do povo.
c) Ambos
são institucionalistas e seu método de estudo é semelhante quanto ao
institucionalismo e à comparação, mas não é idêntico.
d) Para Martineau, os princípios de
governo são corporificados em instituições, que sofrem modificações pelas
circunstâncias precedentes, mas para Tocqueville não.
e) Para
ambos, as instituições não são invenções completas e repentinas, mas um
produto histórico que depende de certas condições para sofrerem mudanças.
QUESTÃO 18 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 12 Nas relações sociais, algumas imagens negativas são atribuídas a pessoas ou grupos de identidades, visando à exclusão nas interações sociais. Construída de forma simplista, enfatiza o que há de similar entre as pessoas e pode envolver qualquer aspecto distintivo, idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada. Tais imagens pejorativas são denominadas de
A)
socialização transversal. B) estereótipo social. C) paradoxo social.
D)
racismo. E)
sexismo.
QUESTÃO 19 (1,0 ponto) Questão 19: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Sobre a relação entre liberdade e igualdade nas teorias de Martineau e Tocqueville:
a) Para
Tocqueville a igualdade não era um empecilho ao exercício da liberdade, mas
para Martineau sim.
b) De
acordo com Tocqueville, a aristocracia era uma herança do velho mundo que precisava
ser extirpada, enquanto Martineau entendia que era funcional a atuação desta
classe para a manutenção da democracia.
c) Ambos
concordavam que a igualdade era um problema grave para o exercício democrático
e que alguns mecanismos deveriam ser elaborados para contê-la.
d) Ambos
criticam o fato de que a educação não era plural ou mesmo disseminada, acabando
por culparem a aristocracia de não promovê-la.
e) Ambos
entendiam que a sociedade norteamericana tinha pouca pobreza e baixa diferença
de propriedade, com muitas oportunidades de ascensão social, o que a
diferenciava dos países da velha Europa.
QUESTÃO 20 (1,0 ponto) Questão 14: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) No livro Como observar: morais e costumes, Martineau se dedica a:
a) Estudar
os partidos e a federação norteamericana;
b) Compreender
o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as instituições que
deveriam ser consideradas em tal empreitada;
c) Discute
as instituições sociais que considera fundamentais para a produção de uma Ciência
da Sociedade, mas não se dedica a desenvolver um método de estudo e
pesquisa;
d) Entende que a(o) pesquisadora(r)
precisa atentar para a observação das coisas, não dos discursos.
e) Destaca
a importância do estudo das morais da política para se
compreender como a sociedade funciona.
QUESTÃO 21 (1,0 ponto) IFRR 2015 IFRR Professor de Ciências Sociais, Sociologia e Filosofia 12. O fato novo que orientava a reflexão de um conjunto de intelectuais, entre eles Comte, no início do século XIX, é a indústria. Os observadores da época percebiam que algo de original estava acontecendo em relação ao passado. Podemos afirmar que, para Comte:
(A)
a oposição entre empresários e operários era secundária, pois era reflexo da má
organização da sociedade industrial e poderia ser corrigida por meio de
reformas, sendo episódios superficiais.
(B) economistas liberais como Marx eram
metafísicos, quando se esforçaram para considerar fenômenos de economia
política separados da materialidade do setor social.
(C) a oposição entre empresários e
operários seria central e conduziria a crises cíclicas, cuja saída seria a
constituição de uma sociedade plenamente positiva e socialista, cujo remédio e
saída seria a aplicação da ciência no processo de organização do
trabalho.
(D) existe um desejo de construir um tipo
de sociedade justa, igualitária e fraterna, no marco da Revolução Francesa, ao
entender que os problemas sociais que abalavam as estruturas da época
relacionavam-se com a forma como a riqueza, produto do trabalho, era apropriada
pelas classes sociais.
(E) a produção
industrial, que levou à concentração de massas de trabalhadores nas cidades,
seria o cerne de um tipo de sociedade radicalmente diferente no contexto da
modernidade, cuja explicação deveria ser positiva, levando em consideração a
dinâmica politécnica organizadora, presente nos opúsculos e cursos de Filosofia
Positiva, que prezem pelo estado metafisico como a última fronteira de
explicação da sociedade.
QUESTÃO 22 (1,0 ponto) QUESTÃO REPETIDA
QUESTÃO 23 (1,0 ponto) Questão 03: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau realizava a análise social a partir:
a)
Do materialismo
histórico dialético, para análise do comércio e das relações escravistas.
b)
De uma tipologia capaz de classificar o
desenvolvimento das morais e das instituições, pautada numa relação empática entre
observador e observado.
c)
Do método
comparativo, principalmente com relação à Democracia.
d)
Do método
filosófico, pautado na “pesquisa de gabinete”.
e)
Do positivismo,
aprendido com Auguste Comte, de quem era colaboradora.
QUESTÃO 24 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 1 Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar:
A) O
estágio teológico nega a existência de apenas uma explicação divina para os
fenômenos naturais e sociais.
B) O positivismo é o estágio superior do
progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos.
C) O
estágio mais simples é o mítico, seguido pelo teológico e pelo científico, que
é o mais elaborado.
D) O
primeiro estágio do conhecimento é o metafísico, em que conceitos abstratos
explicam o mundo.
E) A Europa
exemplificava uma sociedade em estado de desenvolvimento teológico.
QUESTÃO 25 (1,0 ponto) Questão 02:
(Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau (1802-1876) foi uma
famosa escritora britânica que produziu mais de 50 livros e 2500 artigos sobre
diversos assuntos de relevância social, incluindo as chamadas novelas.
Considerando a obra e teoria dessa autora, indique qual das alternativas abaixo
está correta:
a)
Martineau era adepta de
uma sociologia teórica descolada da realidade social.
b)
Sua contribuição surgiu em
1840, como tradutora de Auguste Comte e colaboradora da obra deste.
c)
Martineau discutiu com
Alexis de Tocqueville as possibilidades de análise do fenômeno democrático no
século XIX.
d)
Entre outros assuntos, Martineau preocupou-se em compreender como as
instituições sociais, políticas e econômicas funcionam, além de formas
possíveis de sua observação.
e)
Martineau não entendia o
Direito como uma instituição que interferisse na vida social, sendo apenas uma
forma de regulação colateral.
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