Provas Aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 3/2022
Olás,
Disponibilizo abaixo o gabarito e a prova aplicada na semana passada na turma de Sociologia do Direito, Curso de Direito, da UFJF-GV.
1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO
3/2022
Docente: Fernanda Henrique
Cupertino Alcântara Data:
04/11/2022 Valor: 25 pontos
Discente:__________________________________________________________
Questão 01: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca do processo de pesquisa, em Sociedade na América –
Vol. I Política, Martineau alega que, sobre o comportamento da(o)
pesquisadora(r):
a) Não promove interferências na pesquisa de campo e nem no objeto
estudado;
b) Ser mulher é uma desvantagem que pode ser superada por meio do disfarce
ou outras artimanhas;
c) Martineau entendia que o fato de ter surdez parcial não influenciava em
seu trabalho de coleta de dados;
d) A técnica de coleta de informações dependia do elemento surpresa e do
comportamento antiético de não expressar do que se tratava o contato;
e) O relato de campo precisa ser
expresso de tal forma que as condições de acesso às informações fiquem claras
para a(o) leitora(r) e o incumba de definir o grau de precisão acerca do que se
fala.
Questão 02: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) No livro Como observar: morais e costumes, Martineau se
dedica a:
a) Estudar os partidos e a federação norteamericana;
b) Compreender o processo de pesquisa e coleta de dados sem mencionar as
instituições que deveriam ser consideradas em tal empreitada;
c) Discute as instituições sociais que considera fundamentais para a
produção de uma Ciência da Sociedade, mas não se dedica a desenvolver um
método de estudo e pesquisa;
d) Entende que a(o)
pesquisadora(r) precisa atentar para a observação das coisas, não dos discursos.
e) Destaca a importância do estudo das morais da política para se
compreender como a sociedade funciona.
Questão 03: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A política envolve vários processos cotidianos, mas também
instituições que consolidam as morais vigentes numa sociedade e, no processo
democrático, “a vontade da maioria”. De acordo com Martineau:
a) A política deve servir ao
dever e à felicidade do homem.
b) A política não é um ramo da ciência moral.
c) Como a política é um dever universal, não cabe falar em contingência ao
analisá-la.
d) Os não representados o são por uma definição ético-universal que não
deve ser questionada.
e) A democracia é uma herança das instituições feudais e funciona de acordo
com a teoria de que “a maioria está no direito”.
Questão 04: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Durante o período no qual estudou a sociedade norteamericana,
Martineau chegou a realizar algumas considerações importantes e que repercutem
ainda hoje ao analisarmos a sociedade contemporânea, inclusive a brasileira. Exceto:
a) Embora não tenha observado pobreza no território norteamericano à época,
destacou que a condição de miséria recaía sobre as mulheres que não eram sequer
ouvidas.
b) A democracia é um regime
político apenas, não devendo nada à constituição da sociedade ou às suas
instituições fundamentais.
c) Martineau viajou com outras mulheres escritoras e discutiu a necessidade
do sufrágio não apenas para as mulheres, mas para todas as condições
econômicas, de instrução ou de renda.
d) Alegou que a 1ª Constituição dos EUA inaugurou o medo de “crise” e a 2ª
o “alarme”, mas estes são constitutivos do regime democrático.
e) O despotismo “funciona” sem alarde porque a sociedade não participa da
tomada de decisões, enquanto é torturada e roubada. A democracia é sempre
turbulenta e disputada.
Questão 05: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Ainda sobre a Democracia, de acordo com a teoria de Harriet
Martineau:
a) Os EUA inventaram a democracia e criaram um modelo a ser replicado por
todo o globo.
b) Os EUA aproveitaram o que se aprendeu
com a experiência da democracia e o seu experimento deu certo na 3ª tentativa.
c) O regime democrático precisa ser pensado a partir de elementos lógicos
universais que informem o resultado desejado.
d) Os princípios democráticos podem conviver harmoniosamente com formas
feudais, como direito por hereditariedade e membros honorários.
e) Num regime democrático, os partidos nunca temem o desejo da maioria,
pois são os representantes desta.
Questão 06: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Considerando-se a teoria martineauniana expressa no livro Sociedade
na América – Vol. I Política, analise as assertivas abaixo e marque a
alternativa errada:
a) “A maioria está certa” é um princípio a ser observado nas práticas e
discursos, pois se é o fundamento da Democracia, não pode ser tratado como um
grave perigo.
b) Nos EUA, o princípio fundamental é que os poderes derivam do consentimento
dos governados, por isso não pode haver limites ao sufrágio.
c) A educação precisava ser promovida nos EUA e a aristocracia, que teme o
poder da maioria, deveria promovê-la para sua própria segurança e sobrevivência
da democracia.
d) Os medos da aristocracia são inconsistentes com a teoria da democracia e
isso faz parte da sua prática política.
e) O aprimoramento institucional
precisa ser feito de modo rápido para conter os excessos e combater a
“imperfeição do conhecimento”.
Questão 07: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Sobre a relação entre liberdade e igualdade nas teorias de
Martineau e Tocqueville:
a) Para Tocqueville a igualdade não era um empecilho ao exercício da
liberdade, mas para Martineau sim.
b) De acordo com Tocqueville, a aristocracia era uma herança do velho mundo
que precisava ser extirpada, enquanto Martineau entendia que era funcional a atuação
desta classe para a manutenção da democracia.
c) Ambos concordavam que a igualdade era um problema grave para o exercício
democrático e que alguns mecanismos deveriam ser elaborados para contê-la.
d) Ambos criticam o fato de que a educação não era plural ou mesmo
disseminada, acabando por culparem a aristocracia de não promovê-la.
e) Ambos entendiam que a
sociedade norteamericana tinha pouca pobreza e baixa diferença de propriedade,
com muitas oportunidades de ascensão social, o que a diferenciava dos países da
velha Europa.
Questão 08: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Acerca da teoria de Harriet Martineau sobre o funcionamento da democracia
norteamericana assinale a alternativa correta:
a) No sistema democrático o povo
pode aprender com a prática, ou seja, errar no início e aprender com o tempo.
b) A chamada “grande teoria” democrática tem muito a dizer sobre o caso
norteamericano, já que suas suposições se encontram muito próximas do que é a
realidade prática.
c) O sistema democrático não comporta o princípio da retificação,
isto é, assim que o erro é descoberto, é retificado.
d) Martineau elogia o velho mundo por valorizar o “homem” abstrato e
individualmente, mas “desprezar os homens na massa”.
e) Os norteamericanos já estavam, no período estudado, bastante maduros
institucionalmente com relação à estrutura e funcionamento da democracia.
Questão 09: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Comparando Tocqueville a Martineau, em suas análises sobre a
democracia, considere as alternativas abaixo e identifique a errada:
a) Para ambos, não se pode produzir democracia desconfiando das massas.
b) Para Martineau, o governo não pode estar distante do povo.
c) Ambos são institucionalistas e seu método de estudo é semelhante.
d) Para Martineau, os princípios
de governo são corporificados em instituições, que sofrem modificações pelas
circunstâncias precedentes, mas para Tocqueville não.
e) Para ambos, as instituições não são invenções completas e repentinas,
mas um produto histórico que depende de certas condições para sofrerem
mudanças.
Questão 10: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Sobre o tema do Estado e sua relação com os governos geral e
estaduais, podemos afirmar que Martineau:
a) Discute o papel das Constituições geral e estaduais, mas entende que
este “instrumento” não é central neste debate.
b) Afirma que a Constituição é um instrumento solene cuja eficácia depende
exclusivamente da sua elaboração e aprovação.
c) Discute os objetivos dos
governos geral e estaduais, além de problematizar a existência de grandes
dificuldades para conciliar a relação entre eles.
d) As tentativas de impeachments à autoridades não são por ela discutidas
por não fazerem parte do sistema democrático.
e) Entende que a gestão das diferenças entre União e estados não pode se
pautar em concessões, de qualquer nível, pois estas não configuram mecanismos
de estabilidade.
Questão 11: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau (1802-1876) foi uma famosa escritora britânica
que produziu mais de 50 livros e 2500 artigos sobre diversos assuntos de relevância
social, incluindo as chamadas novelas. Considerando a obra e teoria dessa
autora, indique qual das alternativas abaixo está correta:
a) Martineau era adepta de uma sociologia teórica descolada da realidade
social.
b) Sua contribuição surgiu em 1840, como tradutora de Auguste Comte e
colaboradora da obra deste.
c) Martineau discutiu com Alexis de Tocqueville as possibilidades de
análise do fenômeno democrático no século XIX.
d) Entre outros assuntos,
Martineau preocupou-se em compreender como as instituições sociais, políticas e
econômicas funcionam, além de formas possíveis de sua observação.
e) Martineau não entendia o Direito como uma instituição que interferisse
na vida social, sendo apenas uma forma de regulação colateral.
Questão 12:
(Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet
Martineau realizava a análise social a partir:
a) Do materialismo histórico dialético,
para análise do comércio e das relações escravistas.
b) De uma tipologia capaz
de classificar o desenvolvimento das morais e das
instituições, pautada numa relação empática entre observador e
observado.
c) Do método comparativo, principalmente com relação à Democracia.
d) Do método filosófico, pautado na “pesquisa de gabinete”.
e) Do positivismo, aprendido com Auguste Comte, de quem era
colaboradora.
Questão 13: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau foi a fundadora da Ciência
da Sociedade, tendo desenvolvido pesquisas de campo no início do século XIX.
Além disso, desenvolveu uma teoria densa acerca da teoria democrática e das instituições
sociais. A esse respeito, escolha a alternativa correta:
a) Martineau
defendeu a Democracia americana após compará-la à Democracia dos países da
Europa.
b) Martineau e
Tocqueville se distinguiram radicalmente acerca do papel da Democracia na
modernidade, mas, principalmente, quanto a sua disseminação.
c) Após a
publicação da obra Da democracia na América de Alexis de
Tocqueville, Martineau resolve viajar para os EUA e testar as hipóteses por ele
elaboradas.
d) De acordo com Martineau, não seria possível
dissociar a discussão sobre o regime de governo democrático e a sociedade
democrática.
e) Martineau
escreveu o volume I de Sociedade na América antes de
Tocqueville ir para os EUA e o volume II foi uma resposta à obra Da
democracia na América deste popular autor.
Questão 14: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Existe uma
discussão importante sobre a relação existente entre as teóricas clássicas e o
tema de investigação sobre as condições de gênero. Ainda que o conceito de
gênero não estivesse disponível ao tempo do surgimento da Sociologia na
primeira metade do século XIX, considere as assertivas abaixo no que tange ao
trabalho de Harriet Martineau:
a) Os "arranjos" e "estados de casamento" observados
não mantinham conexão com as morais vigentes numa sociedade.
b) A mulher não deveria ser considerada como "classe", pois
não representava uma categoria homogênea.
c) O casamento é uma instituição social comum a todas as sociedades e,
por esta razão, podemos considerá-lo uma coisa universal, não
contingencial.
d) Os "estados de casamento" são formas sociais de manutenção
de uma boa convivência doméstica, sendo configurados para servir a esta
função.
e) A desigualdade de gênero
dentro do modelo de casamento postulado por uma sociedade é causa de
"infelicidade conjugal" e de "casos de sofrimento social".
Questão 15: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) De acordo com Martineau, em seu livro
"Como observar: morais e costumes":
a) O mercado deve ser observado pelo pesquisador no que tange à condição
dos habitantes quanto ao fornecimento das suas necessidades, mas as morais
domésticas não são refletidas nessa instituição.
b) Existe uma relação direta entre a existência de mercados bem providos,
de um lado, e um povo livre e próspero de outro.
c) A ausência de mercados
constituídos não implica que as sociedades nessas localidades sejam bárbaras e
oprimidas, ou mesmo não providas, pois a fartura está relacionada a como a
sociedade lida com a distribuição do que possui.
d) Apresenta o mercado de um ponto de vista liberal clássico, associando
existência de riqueza, ainda que concentrada, à prosperidade.
e) Apenas o mercado é capaz de suprir as necessidades dos indivíduos,
não existindo vínculos sociais de outra natureza, que não os
comerciais.
Questão 16: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) Harriet Martineau se dedicou a estudar o
"Estado doméstico" e nele as classes sociais em sua obra Como
observar: morais e costumes. Sobre elas, a autora asseverou que:
a) Mulheres e crianças são
classes sociais e devem ser consideradas para a realização da observação social
e a compreensão das dinâmicas sociais.
b) As classes agrícolas são homogêneas e não possuem, por isso mesmo,
qualquer diferenciação relativa ao tamanho da porção de terra e do modo de
gerenciamento e trabalho utilizado nestas.
c) As classes de fabricantes englobam classes manufatureiras e classes
comerciais.
d) Ao abordar a classe de mulheres deve se desconsiderar o estado civil.
e) O casamento não é um elemento importante na análise de classes já que
não se baseia num pacto entre iguais.
Questão 17: FGV SME
SP 2016 37. Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de
uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política
na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade
providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é
universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu
progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens.
Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse
ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema
feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica?
Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á
ainda?” Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele
considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade.
Esse movimento social corresponde à
(A) conquista da felicidade.
(B) afirmação da democracia.
(C) defesa da equidade.
(D) sustentação da república moderada.
(E) luta pelos direitos individuais.
Questão 18: CESPE 2010 DPU 50. Na perspectiva da sociologia jurídica,
(A) o direito é um aprimoramento do caráter humano.
(B) o
direito é uma função da sociedade.
(C) o direito é proveniente de uma autoridade
bem formada (Deus, Natureza ou Razão humana).
(D) Deus e a Natureza são objetos de estudo,
porque o são de todas as áreas relacionadas ao direito.
(E) a lei escrita é objeto de estudo.
Questão 19: CESPE 2010 DPU 51. No Brasil, a inclusão da sociologia jurídica em
currículos de cursos de nível superior derivou da necessidade de reflexão
crítica sobre o direito e as instituições jurídicas. Com relação a esse
assunto, é correto afirmar que a sociologia jurídica
(A) é área que exige professores que tenham
concluído, necessariamente, os cursos de direito e de sociologia.
(B) passou a constituir disciplina obrigatória em
todos os cursos brasileiros de direito a partir de 2002.
(C) foi
incluída, oficialmente, em currículos de cursos de nível superior em 1994.
(D) passou a ser área oficial de estudos jurídicos em
razão de exigências de movimentos sindicais a partir da década 80 do século
passado.
(E) limita-se ao estudo das instituições jurídicas.
Questão 20: CESPE 2010 DPU 52. A sociologia jurídica surgiu devido
(A) à necessidade de explicar o direito para a
população de baixa escolaridade.
(B) ao crescimento vertiginoso de conhecimentos na
área jurídica.
(C) às disputas conceituais intermináveis entre
acadêmicos de direito.
(D) ao interesse epistemológico na relação entre direito e sociologia. A Sociologia do Direito nasce, em tese, junto com a Sociologia Clássica, portanto, o Direito já estabelecido é tomado como objeto de análise do ponto de vista sociológico, cuja ciência é fundada entre 1830 e 1840, por Auguste Comte, Harriet Martineau e Alexis de Tocqueville.
(E) ao descompasso entre direitos assegurados e prática concreta de atores sociais. Essa é uma visão equivocada sobre o surgimento, embora fosse uma alternativa possível se observássemos apenas uma fatia do tipo de Sociologia do Direito produzida contemporaneamente. Afinal, o que os teóricos como Martineau e Tocqueville têm a dizer sobre isso? O recorte não é o surgimento? Então se limitaria a eles.
Questão NULA.
Questão 21: CESPE 2010 DPU 53. Uma das dificuldades epistemológicas referentes
à sociologia jurídica é a ausência de definições claras, objetivas e
consensuais. Essa dificuldade ocorre porque
(A) a sociologia jurídica exclui do âmbito de sua
investigação a análise de adesão de atores sociais a normas jurídicas.
(B) a sociologia jurídica é uma ciência humana
carregada de subjetividade.
(C) há um
pluralismo jurídico e modelos de interlegalidades que nele se fundamentam.
(D) sociólogos e juristas divergem, academicamente,
quanto às metodologias de trabalho na área.
(E) a sociologia jurídica constitui apenas
interpretação da lei
Questão 22: CESPE 2010 DPU 54. Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
(A) os mesmos objetos de estudo do direito.
(B) as circunstâncias jurídicas.
(C) a consolidação da legislação, da jurisprudência e
da dogmática jurídica.
(D) as formas
com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
(E) a designação dos valores e ideologias não
explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na
dogmática jurídica.
Questão 23: UFBA 2013
Vestibular de Ciências Sociais 50. De acordo com Alexis de Tocqueville, a democracia é
o principal fenômeno social que distingue a sociedade moderna de outras
sociedades e, para ele, as sociedades democráticas modernas distinguem‑se pela
virtude cívica e pela solidariedade social e não pelos interesses privados.
a)
Verdadeiro
b)
Falso
Questão 24: UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais 51. Alexis
de Tocqueville afirma que as sociedades democráticas podem ser despóticas ou
liberais e que se devem instituir mecanismos políticos que promovam a
democracia liberal, ou seja, que assegurem a liberdade individual e imponham
obstáculos à tirania da maioria.
a)
Verdadeiro
b)
Falso
Questão 25: (Fernanda H. C. Alcântara, Brasil) A teoria de Harriet Martineau pode nos
auxiliar a pensar o momento atual da democracia brasileira. Deste modo, leia
com atenção as assertivas abaixo e indique a incorreta:
a) Numa democracia todos os
seus elementos devem estar de acordo com o princípio republicano e os
comportamentos ou instituições que sejam incompatíveis com este não devem ser
mantidos.
b) Martineau faz duras
críticas ao Senado e alega que ele é uma anomalia se considerarmos as
contradições e os princípios inerentes ao sistema republicano.
c) A nomeação de juízes
vitalícios é um afastamento do princípio republicano, pois promoveriam cargos
públicos irresponsáveis se assim o fossem, já que sua independência é um ato
não republicano.
d) A reunião dos Estados
norteamericanos na confederação com o assentimento deles à constituição de 1788
não foi adequada, pois os meios utilizados não haviam sido justos, na medida em
que a maioria da população foi contrária ao definido pelas autoridades.
e) De acordo com Martineau, não existia ascendência do desejo da maioria sobre
as instituições norte-americanas, o que impedia que a população de participar
ativamente da manutenção da ordem pelo respeito às leis vigentes.
Boa sorte!
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