Questões de Concurso: Unicentro 2011 Vestibular de Verão


Olás,


Segue mais uma Prova, a nossa 50@. Bons estudos.


QUESTÃO 2 Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, 

A) cultura e tipo Ideal. 

B) classe e proletariado. 

C) anomia e solidariedade. 

D) fato social e burocracia. 

E) ação social e racionalidade


QUESTÃO 3 O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir meu pensamento, o sistema de moedas que emprego para pagar as minhas dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas minhas relações comerciais, as práticas seguidas na minha profissão, etc., etc., funcionam independentemente do uso que faço delas. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta a sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. (DURKHEIM, 1984, p. 3). 

Nesse trecho, Durkheim trata, sobretudo, 

A) do fato social.                         

B) da classe social. 

C) da anomia social. 

D) da solidariedade social. 

E) da consciência coletiva.


QUESTÃO 4 Teria orgulho, sim, e estava seguro de que um dia teria mesmo esse orgulho, se a luta e o sofrimento fossem não para preservar um Brasil onde muitos trabalhavam e poucos ganhavam, onde o verdadeiro povo brasileiro, o povo que produzia, o povo que construía, o povo que vivia e criava, não tinha voz e nem respeito, onde os poderosos encaravam sua terra apenas como algo a ser pilhado e aproveitado sem nada darem em troca, piratas de seu próprio país; [...] teria orgulho se essa luta tivesse sido, como poderia ser, para defender um Brasil onde o povo governasse, um grande país, uma grande Pátria, em que houvesse dignidade, justiça e liberdade! (RIBEIRO, 1984, p. 483). 

Os escritos de Karl Marx refletem o seu interesse pelas mudanças do tempo moderno, principalmente as ligadas ao desenvolvimento do capitalismo e a seus principais elementos: o capital e a mão de obra assalariada. Nesse sentido, pode-se utilizar esse recorte de texto do clássico de João Ubaldo Ribeiro para exemplificar o conceito de 

A) mais-valia, que, ao desvalorizar o trabalho, aumenta o valor do produto e gera diferenças sociais. 

B) luta de classes, as quais, no capitalismo, estabelecem desigualdades e relações de antagonismo e exploração. 

C) dominação, em que a economia mecanicamente determina todas as demais esferas da sociedade. 

D) trabalho visto como a única força capaz de fazer um grupo se sobrepor ao outro, impondo a sua vontade como verdade.

E) alienação, em que os operários não percebem o produto final como resultado do seu trabalho por causa das desigualdades sociais.


QUESTÃO 5 Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande defensor da moderna sociedade capitalista. Essa descrição está relacionada com o perfil de 

A) Karl Marx. 

B) Max Weber. 

C) Auguste Comte. 

D) Émile Durkheim. 

E) Herbert Spencer.


QUESTÃO 6 O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, 2009, p. 45). 

Nesse fragmento de texto, o professor e antropólogo Roque Laraia apresenta a socialização do homem como um elemento cultural. A respeito das discursões sobre cultura, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas 

( ) A cultura marca a entrada das sociedades “primitivas” no mundo “civilizado”. 

( ) O comportamento humano se origina do uso de símbolos e simbologias e, dessa forma, a cultura é apreendida. 

( ) O contato com povos e culturas diferentes pode causar alterações significativas na cultura de uma sociedade. 

( ) A busca do seio materno por um recém-nascido é um exemplo de que nem todos os instintos são suprimidos pela cultura. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V V F V 

B) F V V F 

C) F F V V 

D) F V V V 

E) V F F F


QUESTÃO 7 Marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. 

( ) As culturas têm seus próprios padrões de comportamento e estes não se misturam ou são apropriados pelas outras culturas. 

( ) A diversidade cultural é um fenômeno exclusivamente global, não ocorrendo dentro de um mesmo país. 

( ) A diversidade pode ser entendida como a contribuição de diferentes etnias à determinada cultura. 

( ) Os gestos e expressões são fortemente influenciados por fatores culturais. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) F V V F 

B) F V F V 

C) V V F F 

D) V F F V 

E) F F V V


QUESTÃO 12 O simples nascer investe o indivíduo de uma soma inalienável de direitos, apenas pelo fato de ingressar na sociedade humana. Viver, tornar-se um ser no mundo, é assumir, com os demais, uma herança moral, que faz de cada qual um portador de prerrogativas sociais. Direito a um teto, à comida, à educação, à saúde, à proteção contra o frio, a chuva, as intempéries; direito ao trabalho, à justiça, à liberdade e a uma existência digna. (SANTOS, 2007. p. 19). A respeito de cidadania, é correto afirmar: 

A) A consagração da cidadania ocorre quando há respeito ao indivíduo e, como um direito, ela atinge toda a sociedade, conferindo a todos garantia. 

B) A atuação cidadã nada mais é do que a habilidade individual de fazer valer seus interesses, mesmo diante da resistência de outros. 

C) A noção de cidadania, nas sociedades antigas, difere da existente na moderna, porque, atualmente, ela se apoia na noção de pertencimento e influência. 

D) Os cidadãos, nas sociedades modernas, são todos aqueles que estão em condições aptas de opinar sobre os rumos da sociedade. 

E) O momento específico de se exercer a cidadania, nos países desenvolvidos, é quando se opina e vota. 


QUESTÃO 13 No Brasil, o pensamento sociológico se desenvolve a partir da década 30, do século passado, com a fundação da Universidade de São Paulo e o crescimento da produção científica. Sobre o desenvolvimento dessa ciência no Brasil, no século XX, é correto afirmar: 

A) Os sociólogos desse período buscavam descrever o país por meio de estudos naturalistas. 

B) Os grandes nomes desse período foram Euclides da Cunha, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. 

C) As duas preocupações dos sociólogos eram a aculturação indígena e a modernização do sistema político brasileiro. 

D) A orientação das análises sociológicas estava voltada para as discussões mundiais ditadas por países, como França e Inglaterra. 

E) O interesse dos intelectuais desse período estava voltado para o conhecimento do Brasil real, do povo, em oposição às análises etnocêntricas anteriores. 


QUESTÃO 14 Autor brasileiro que entendia a construção do Brasil como a fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais decorrentes da formação colonial, em que os negros e mestiços teriam papel fundamental na formação da identidade cultural do povo. Essa referência identifica 

A) Gilberto Freyre. 

B) Caio Prado Júnior. 

C) Florestan Fernandes. 

D) Fernando de Azevedo. 

E) Sérgio Buarque de Holanda. 


QUESTÃO 15 As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”, constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (ECHEVERRIA, 2009). Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar: 

A) O termo “sexo” distingue as diferenças anatômicas, e o termo “gênero”, as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres. 

B) As relações de gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais. 

C) O processo de socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais. 

D) O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres. 

E) As brincadeiras de crianças, assim como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes mesmo do encontro com as instituições sociais.

Comentários