Questões de Concurso: Unicentro 2011 Vestibular de Inverno


Olás,


Segue nossa 49ª Prova. Novamente, uma prova da UNICENTRO, do inverno de 2011.


QUESTÃO 1 Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar: 
A) O estágio teológico nega a existência de apenas uma explicação divina para os fenômenos naturais e sociais. 
B) O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos. 
C) O estágio mais simples é o mítico, seguido pelo teológico e pelo científico, que é o mais elaborado. 
D) O primeiro estágio do conhecimento é o metafísico, em que conceitos abstratos explicam o mundo. 
E) A Europa exemplificava uma sociedade em estado de desenvolvimento teológico.


QUESTÃO 2 Um dos livros muito conhecidos do sociólogo Emile Durkheim é o “Da divisão do trabalho social”, obra publicada em 1893. Nesse livro, o autor identifica o surgimento de um novo método de trabalho que conduzia a uma nova fonte de interação social. Sobre a função da divisão do trabalho em Durkheim, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas. 

( ) A especialização das profissões e a divisão do trabalho baseiam-se em uma ética asceta que leva os indivíduos a buscarem a cumulação e eficiência e a evitarem o desperdício e a preguiça. 

( ) Os resultados econômicos da divisão do trabalho são de menos importância, pois o efeito moral, o sentimento de solidariedade que essa produz é a sua verdadeira função. 

( ) Um arranjo social com classes dominantes e classes dominadas em constante conflito entre si é uma das principais implicações da divisão social do trabalho. 

( ) A divisão do trabalho possibilita a coesão social, garantindo o funcionamento harmônico do organismo social. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V V V F 

B) F V V V 

C) F V F F 

D) F V F V 

E) V F F F


QUESTÃO 3 No Brasil, as primeiras análises sociológicas, nas primeiras décadas do século XX, buscavam equacionar duas problemáticas centrais: a formação do Estado nacional brasileiro e a questão da identidade nacional. Sobre essas análises sociológicas no Brasil e seus representantes, é correto afirmar: 

A) Plínio Salgado, na sua obra Nosso Brasil, retoma a tese de uma unidade nacional baseada em diferenças regionais, culturais e éticas. 

B) Euclides da Cunha, em Os Sertões, afirmou que o brasileiro tem como fundamento social a cordialidade. 

C) Caio Prado Júnior, em Formação do Brasil Contemporâneo, construiu um perfil psicológico do brasileiro baseado na força dos sertanejos. 

D) Sergio Buarque de Holanda, em sua obra Raízes do Brasil, de 1936, analisou a formação do Estado brasileiro. 

E) Gilberto Freyre, em Casa Grande e Senzala, enfatizou a miscigenação, novidade cultural da colonização portuguesa. 


QUESTÃO 4 A raça é uma realidade natural ou biológica produzida pela diferença dos climas, da alimentação, da geografia e da reprodução sexual. Quem duvidará disso, se vemos que os africanos são negros, os asiáticos são amarelos de olhos puxados, os índios são vermelhos e os europeus, brancos? Se formos religiosos, saberemos que os negros descendem de Caim, marcado por Deus, e de Cam, o filho desobediente de Noé. Certezas como essas formam nossa vida e o senso comum de nossa sociedade, transmitido de geração a geração, e, muitas vezes, transformando-se em crenças religiosas, em doutrina inquestionável. (CHAUÍ, 1995, p. 247). Sobre as relações entre o senso comum e conhecimento sociológico, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. 

( ) O saber sociológico possui disciplina, regras de verificação e um quadro de referências com limites rigorosos, que funcionam como uma moldura que o diferencia da compreensão que o senso comum tem do mesmo mundo. 

( ) O conhecimento do senso comum é acumulado pelos homens, de forma empírica e teórica porque se baseia na experiência cotidiana e na experiência científica, o que pressupõe uma postura crítica. 

( ) O pensar sociológico se assemelha ao senso comum, pois são autoevidentes, isto é, não questionam seus preceitos e não precisam de confirmação prática. 

( ) O senso comum ou o conhecimento espontâneo é rico, embora desordenado e não sistemático, geralmente desarticulado e inefável.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V V V F 

B) F V V V 

C) F V F V 

D) V F F V 

E) V F F F


QUESTÃO 5 Os sociólogos Karl Marx e Marx Weber se detiveram na análise da modernidade europeia, embora com métodos diferentes. Assinale como verdadeira a afirmativa que corresponde às analises de Max Weber sobre a sociedade. 

A) A vida moderna estimula a formação de um indivíduo calculista, racional e impessoal, refletindo a tendência da exploração dos trabalhadores e da transformação do trabalho em mercadoria. 

B) A dimensão cultural é fundamental para compreender a modernidade, pois o capital e seu acúmulo são tidos como um dever moral que deve ser perseguido de forma racional e disciplinada. 

C) A divisão social é um fenômeno da modernidade e sua função moral é integrar funções diferentes e complementares que, de outra forma, causariam a perda dos laços comunitários. 

D) A ação social, na sociedade moderna, é motivada apenas por interesses econômicos, porque os meios para produzir estão concentrados nas mãos de apenas uma classe social. 

E) A expansão da produção capitalista teve como base a separação entre trabalhadores e os meios de produção, assim como a disseminação da propriedade privada.


QUESTÃO 6 A respeito dos estudos sobre socialização, está correto o que se afirma em 

A) O primeiro grupo social fundamental na socialização é o religioso, representado pela Igreja. 

B) O processo de maturação biológica e o desenvolvimento infantil necessitavam de intervenções de adultos, o que sempre será igual, independente das diferenças culturais. 

C) O processo de socialização termina quando o indivíduo atinge a maioridade e entra no mercado de trabalho. 

D) A sociologia postula a existência de uma natureza infantil que explica a igualdade nas condições de ser criança. 

E) A internalização do social e a sua percepção da realidade, como a primeira socialização, ocorrem dentro do grupo familiar, sendo, assim, decorrentes da classe social da família.


QUESTÃO 7 Segundo Marcellino (1988), “A base da vida social é constituída pela produção de bens materiais, produzidos pelo homem, para suprir as suas necessidades”. A respeito do processo de trabalho e produção social na sociedade moderna, assinale V (verdadeiro) ou F (falso), conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. 

( ) A segregação ocupacional dos gêneros pode ser definida como a concentração de homens e mulheres em diferentes tipos de empregos ditos “femininos” ou “masculinos”. 

( ) O trabalho na sociedade capitalista não incorpora valor aos meios de produção, porque deixa de ser fonte de riquezas. 

( ) O trabalho, como nos países industrializados, é um elemento estruturador, a experiência de desemprego é, geralmente, desorientadora na vida da maioria dos cidadãos. 

( ) O desenvolvimento de uma divisão do trabalho extremamente complexa e diversa é uma das características dos sistemas econômicos das sociedades modernas. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V F V V 

B) V V V F 

C) F V F V 

D) F F V V 

E) V F F V


QUESTÃO 8 — Diga lá, menina, o que é que você quer ser quando crescer?/ Eu quero ser dona de casa atuante ou mulher de milionário. / Dona de casa atuante ou mulher de milionário (Jorge Ben Jor). Na estrofe da letra de Jorge Ben Jor e na imagem ao lado, pode-se observar um modelo de socialização da mulher, em que a imitação torna-se um ótimo momento de interação infantil de gênero.

Sobre as relações de gênero, é correto afirmar: 

A) O conceito de gênero se refere às condições de origem psicológicas e biológicas. 

B) A discussão sobre a violência doméstica não deve entrar em pauta nas discussões sobre gênero. 

C) A desigualdade entre homens e mulheres é historicamente construída, ou seja, não é uma desigualdade natural. 

D) A discussão sobre a identidade corporal e a sexualidade feminina não fazem parte das análises sobre questões de gênero. 

E) A visão feminina é constantemente romântica, e, por isso, deve-se ater ao direito à maternidade, mas não à igualdade de condições no trabalho.


QUESTÃO 9 Considerando-se as teorias sociológicas a respeito do Estado, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas, conforme sejam verdadeiras ou falsas. 

( ) O Estado é a instituição que garante a coesão social, de forma que se sobrepõe às demais instituições, como a família e a escola. 

( ) O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas dominantes, até então, na Europa. 

( ) O que diferencia, para alguns sociólogos, o Estado das demais instituições é o fato de ele ter o direito legítimo e exclusivo do uso da força. 

( ) O Estado é um fenômeno que existe em todas as comunidades e sociedades conhecidas. 

( ) As diferenças entre Estado e Governo inexistem, pois todo Chefe de Estado é, consequentemente, chefe do Governo. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V V F F V 

B) F F V V F 

C) F V F V V

D) F V V F F

E) V F F F V 


QUESTÃO 10 Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes, por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que 

A) envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto. 

B) determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas. 

C) produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais. 

D) se desenvolvem a partir do controle do Estado e dos partidos políticos. 

E) realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam por melhores salários.


QUESTÃO 11 No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil. Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural, 

A) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos. 

B) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas. 

C) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia. 

D) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais. 

E) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil. 

 

QUESTÃO 12 Nas relações sociais, algumas imagens negativas são atribuídas a pessoas ou grupos de identidades, visando à exclusão nas interações sociais. Construída de forma simplista, enfatiza o que há de similar entre as pessoas e pode envolver qualquer aspecto distintivo, idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada. Tais imagens pejorativas são denominadas de 

A) socialização transversal. 

B) estereótipo social. 

C) paradoxo social. 

D) racismo. 

E) sexismo.


QUESTÃO 13 Entende-se por socialização o processo por meio do qual 

A) o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade. 

B) a sociedade divide a riqueza produzida socialmente. 

C) o indivíduo constrói laços de afetividade familiar. 

D) a comunidade é transformada em sociedade. 

E) os grupos sociais se constituem.


Comentários