Questões de Concurso: Unicentro 2010 Vestibular de Verão


Olás,


Vamos agora para a nossa 48ª prova de concurso nessa maratona de questões sendo disponibilizadas para estudo e fixação do conteúdo ministrado em sala de aula.

Disponibilizo mais uma prova da UNICENTRO, do verão de 2010.

 

QUESTÃO 1 “Compreender as características das sociedades capitalistas tem sido a preocupação da Sociologia desde o início da sua consolidação como ciência da sociedade no final do século XIX. Nesse período, o capitalismo se configurava como uma nova forma de organização da sociedade caracterizada por novas relações de trabalho. Essas mudanças levaram os pensadores da sociedade da época a indagações e à elaboração de teorias explicativas dessa dinâmica social, sob diferentes olhares e posicionamentos políticos.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2007, p.10). 

Considerando as circunstâncias históricas que em meados do século XIX explicam o surgimento da sociologia, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) Para Augusto Comte o conhecimento da sociedade, no século XIX, não mais podia depender das crenças religiosas e das explicações metafísicas. 

B) Entre os acontecimentos que explicam o surgimento da sociologia estão a Revolução Francesa e a Revolução Industrial 

C) O criador do termo sociologia, para explicar a transformação do espírito humano, elaborou uma lei que chamou de lei dos três estados. 

D) O avanço do conhecimento científico é um dos principais fatores que explicam o surgimento da sociologia. 

E) Augusto Comte, para explicar a moderna sociedade industrial, elaborou e definiu o conceito de mais valia.


QUESTÃO 2 “Decidimos, então, apresentar a Sociologia na sua diversidade, com seus dilemas e determinações, como forma de conhecimento historicamente situada, isto é, localizada numa formação social contraditória que não pode produzir um autoconhecimento unívoco”. (FORACCHI, Marialice M; MARTINS, José S. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p. 1). 

Considerando que a sociologia resulta da contribuição de diferentes teóricos que pensam a sociedade mediante múltiplos conceitos, associe corretamente os números do primeiro bloco de palavras às letras do segundo bloco. 

1. Karl Marx 

2. Augusto Comte 

3. Emile Durkheim 

A. consciência coletiva 

B. modo de produção 

C. luta de classes 

D. filosofia positiva 

E. anomia 

F. ordem e progresso

A) 1C e 1F; 2A e 2E; 3B e 3D. 

B) 1B e 1C; 2D e 2F; 3A e 3E. 

C) 1A e 1E; 2C e 2F; 3B e 3D. 

D) 1D e 1F; 2B e 2D; 3A e 3C. 

E) 1E e 1C; 2A e 2D; 3B e 3D.


QUESTÃO 3 É a partir de Durkheim “que a Sociologia ganha um formato mais ‘técnico’, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma idéia e ganhou ‘status’ de ciência” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33). 

Estabelecendo que a sociologia tem como seu principal objeto de estudo os fatos sociais, Durkheim atribuiu aos mesmos três características. Quais são elas? 

A) Exterioridade, organização e extensão. 

B) Exterioridade, coerção e generalidade. 

C) Organização, recorrência e generalidade. 

D) Normatividade, coerção e extensão. 

E) Interdependência, organização e generalidade.


QUESTÃO 4 “A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os ´outros` podem ser individualizados e conhecidos ou um pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos” (Max Weber. Ação social e relação social. In M.M. Foracchi e J.S Martins. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139). 

Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas? 

A) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins. 

B) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional e ação carismática. 

C) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins. 

D) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores. 

E) Ação tradicional, ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não esperada. 


QUESTÃO 5 “Durkheim presenciou algumas das mais importantes criações da sociedade moderna, como a invenção da eletricidade, do cinema, dos carros de passeio, entre outros. No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas invenções, mas Durkheim também percebia entraves nessa sociedade moderna: eram os problemas de ordem social.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33). 

Considerando a teoria sociológica elaborada por esse autor e seu estudo sobre a divisão do trabalho social, assinale qual alternativa está correta. 

A) Para Durkheim a divisão do trabalho é antes de tudo um conceito que explica as desigualdades na moderna sociedade capitalista. 

B) A divisão do trabalho social para Durkheim expressa a contradição existente entre as diferentes funções da sociedade como um todo. 

C) Para Durkheim a divisão do trabalho social resulta das relações de cooperação entre as diferentes atividades sociais que integram a sociedade. 

D) Para Durkheim a divisão do trabalho permite perceber como cada função social só se realiza na sua relação de conflito com uma outra função social. 

E) Para Durkheim só podemos entender a divisão do trabalho social se buscamos entender como são regulamentadas as classes produtivas.


QUESTÃO 6 “A burguesia não pode existir sem revolucionar permanentemente os instrumentos de produção, por conseguinte as relações de produção, por conseguinte todas as relações sociais (...) O permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a época da burguesia de todas as outras” (Marx e Engels. Manifesto do partido comunista. URSS: Edições progresso, 1987, p.37). 

Considerando as características do capitalismo, de acordo com o pensamento marxista, assinale qual, entre as seguintes alternativas, está INCORRETA. 

A) Para Marx a luta de classes, é o motor da história, pois, opressores e oprimidos sempre estiveram em constante antagonismo entre si. 

B) Segundo Marx a forma elementar da riqueza das sociedades onde vigora a produção capitalista é a mercadoria. 

C) Para Marx a divisão social do trabalho não sendo apenas divisão de tarefas, mas a manifestação de diferentes formas de propriedade engendra e é engendrada pela desigualdade social. 

D) Para Marx os homens se distinguem dos animais não por produzirem as condições de sua vida, mas porque têm consciência. 

E) A moderna sociedade burguesa, de acordo com Marx, não aboliu o antagonismo de classes apenas colocou novas classes, novas formas de opressão e de luta no lugar das anteriores.


QUESTÃO 7 “Com o desenvolvimento do capitalismo, também a arte passa a ser cada vez mais regida por princípios de mercado. Em um sentido bem preciso: o formato mercadoria passa a determinar a própria forma de produção da arte. A idéia fundamental é a de que há padrões, "standards" de produção da arte que têm de ser respeitados se quem produz arte quiser ter sucesso” (Marcos Nobre, Folha de São Paulo, coluna opinião. 16/12/2008). 

Nos anos quarenta do século passado, dois filósofos e sociólogos alemães, da chamada Escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Theodor Adorno, pensando a questão da arte e da cultura no mundo capitalista cunharam uma expressão que, desde então, passou a ser sistematicamente utilizada para designar a forma de produzir e consumir cultura nas sociedades industrializadas. Que expressão é essa? 

A) Cultura industrial. 

B) Cultura mercantilizada. 

C) Indústria cultural. 

D) Mercantilização cultural. 

E) Fabricação cultural.


QUESTÃO 8 Na Franca, “a imaginação no poder era o grito das barricadas que enfrentavam a repressão policial e o autoritarismo gaullista. Fatos semelhantes ocorriam na Itália, na Inglaterra, na Alemanha. No Leste, a insatisfação com os métodos das burocracias governamentais e partidárias despertava a oposição estudantil e operária, revelando sinais de desgaste no campo da experiência socialista...” (Hollanda, Heloisa Buarque de e Gonçalves, M.A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense,1989, p.70). 

Os anos 60, em especial na sua segunda metade, traz a marca de um período revolucionário de intensas e importantes lutas, acontecimentos e conquistas sociais que ocorrem no mundo todo e no Brasil: luta pela igualdade de direitos civis da mulher, dos negros, liberação sexual, luta pelo reconhecimento da diversidade cultural e rebeliões estudantis. Com base nessa afirmação assinale a alternativa INCORRETA. 

A) No Brasil, a mobilização da juventude encontraria um ambiente marcado pelo desenvolvimento das contradições colocadas pela permanência no poder do regime de 64.

B) Em dezembro de 1968, em meio a uma grave crise político-institucional, fechava o Congresso Nacional e editava o Ato Institucional Nº.5 outorgando poderes ilimitados aos Executivo. 

C) A tradicional música popular brasileira, batizada de MPB, se tornou nos anos 60 uma parceira do projeto musical revolucionário da jovem guarda. 

D) As rebeliões estudantis na segunda metade dos anos 60 se espalharam pelo mundo e o Maio de 68 na França tornou-se um marco da revolta estudantil. 

E) “É proibido proibir”, título de uma canção de Caetano Veloso apresentada num festival de música em 1968 foi “inspirada” em um dos principais slogans do Maio de 68 na França.


QUESTÃO 9 “Quando se menciona o trabalho escravo no Brasil, a primeira lembrança é a da escravidão negra. Realmente, foi ela a mais marcante, a mais longa e terrível; mas o trabalho escravo se inicia no Brasil com a escravidão indígena” (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p.62). 

Considerando a realidade estabelecida pela implantação do trabalho escravo dos negros africanos trazidos ao Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) As condições de vida dos escravos africanos eram terríveis, razão pela qual a média de vida útil deles não ultrapassava os quinze anos. 

B) Os negros africanos reagiram à escravidão das mais diversas formas: através das fugas, dos quilombos, da luta armada, da preservação dos cultos religiosos, da dança, da música. 

C) O negro é parte integrante da história brasileira, apesar dos muitos preconceitos que ainda persistem contra eles. 

D) O Brasil figura entre os primeiros países latino-americanos a declarar por meio de muitas leis, até a promulgação da lei áurea, a libertação de seus escravos. 

E) O fim do tráfico de escravos, no Brasil, ocorre em meados do século XIX, quando começam algumas experiências com a mão-de-obra assalariada de estrangeiros. 


QUESTÃO 10 “Nos períodos mais recentes, o capitalismo vem passando por nova transformação. O capital, na sua busca incessante de valorizar-se, e para fazer frente à profunda recessão que se agravou a partir de 1973, com a crise do petróleo, procurou novas formas de elevar a produtividade do trabalho e a expansão dos lucros. Assim, a partir da década de 1970, desenvolve-se uma nova fase no processo produtivo capitalista que poderíamos chamar de pós-fordismo ou a da acumulação flexível”. (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p. 54). 

Considerando o texto em questão, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) O processo produtivo capitalista chamado pós-fordismo se caracteriza pela flexibilização dos processos de trabalho, incluindo a automação. 

B) Com a automação, se assiste à eliminação do controle manual por parte do trabalhador que é substituído por tecnologias eletrônicas. 

C) No processo chamado pós-fordismo as atividades mecânicas são desenvolvidas por máquinas automatizadas, programadas para agir sem a intervenção de um operador. 

D) É preciso considerar que na era da automação os robôs não fazem greve, trabalham incansavelmente, não exigem maiores salários e melhores condições de trabalho e vida. 

E) Com os produtos e o consumo sendo flexibilizados os objetos se tornam menos descartáveis e a propaganda não precisa estimular a sua troca por novos produtos.


QUESTÃO 11 Os movimentos sociais estão presentes em todas as sociedades, devendo ser compreendidos como um fenômeno inerente aos processos de mudança. No Brasil, “os movimentos sociais que ocorreram ao longo de mais de cem anos de República, quer sejam aqueles centrados na luta pela terra, quer sejam aqueles voltados às relações de trabalho, quer sejam, ainda, aqueles voltados à melhoria das condições de vida na cidade, como os movimentos por transportes, habitação, saúde etc., foram todos marcados pelas lutas para conquistar direitos de cidadania.” (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p.253). 

Tendo em vista o amplo espectro que recobre os movimentos sociais e a questão da cidadania, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) Na primeira metade dos anos 70, em meio à repressão policial e à euforia do “Milagre Brasileiro” a sociedade civil, através dos setores populares, iniciou uma série de movimentos sociais voltados para as necessidades urbanas (transporte, saúde, habitação, creches etc.). 

B) Entre os vários movimentos surgidos, na metade dos anos 70, alguns chamaram a atenção pelas características violentas que assumiram como é o caso do Movimento de Quebras-Quebras de Trens Suburbanos em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

C) O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra que teve início ainda na Primeira República, com a volta do estado de direito e da legalidade da luta pela Reforma Agrária, é de longe um dos movimentos sociais mais atuantes da História brasileira.

D) Nos ano 80, destacam-se os movimentos de massa, em especial o movimento por eleições diretas para a presidência da República – as Diretas-Já (1984-1985) -, que dinamizaram a vida político-partidária do país ao mobilizar multidões em passeatas e comícios. 

E) Em nome do estabelecimento da ética na política, no início dos anos 90, o movimento dos “caras-pintadas” foi, em meio às intensas mobilizações da sociedade civil, decisivo para a deposição do então presidente da República, Fernando Collor de Mello


QUESTÃO 12 “Os novos movimentos sociais são assim denominados porque apresentam algumas diferenças fundamentais em relação aos movimentos tradicionais ou clássicos e, em especial, em relação ao movimento operário” (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p. 241). 

Com base nessa reflexão, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) Nos anos sessenta a presença da mulher na vida social, econômica, política e cultural nas sociedades ocidentais se torna cada vez mais visível e participante. 

B) São nos anos sessenta que e os movimentos feministas começam a reivindicar a igualdade de direitos entre homens e mulheres. 

C) Na segunda metade dos anos sessenta, o movimento hippie surge como a própria negação da sociedade de consumo, dos padrões e da educação tradicional. 

D) Os movimentos ambientalistas não explicitando contradições sociais ainda contrariam alguns modelos de desenvolvimento que consideram autodestrutivos. 

E) As práticas dos novos movimentos sociais não significam apenas negação de valores tradicionais, mas a própria afirmação de novas formas de vida, de uma nova cultura.


QUESTÃO 13 Renato Ortiz, estudioso da cultura brasileira escreveu que para nós “a questão da identidade se encontra intimamente à questão da cultura popular e do Estado; em última instância, falar em cultura brasileira é discutir os destinos políticos de um país” (Ortiz, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense,1994, p. 13). 

Conceito que envolve múltiplas definições o conceito de cultura constitui um dos elementos mais importantes quando se fala da identidade de um povo. Pensando essa questão e tendo em vista a chamada “cultura brasileira”, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) Resultando de um processo que envolve diferentes etnias, indígena, africana, européia, asiática, e outras, a cultura brasileira configura um universo multicultural em permanente construção. 

B) A bossa nova, não é considerada parte do movimento de identidade nacional, pois participou de um movimento cultural que se inclinou à lógica do mercado fonográfico imposto pelas multinacionais. 

C) Dentre os movimentos culturais brasileiros que nos anos 60 tiveram como preocupação a questão cultural, estão os Centros Populares de Cultura que, criados no início dessa década, foram extintos com o Golpe militar de 64. 

D) O cinema novo foi um movimento de jovens cineastas que queriam produzir um cinema barato feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". As temáticas deveriam estar voltadas para realidade brasileira. 

E) O Tropicalismo, que também tinha como tema a cultura brasileira, utilizou uma perspectiva herdada do movimento modernista de 22, em especial a perspectiva antropofágica do escritor e poeta Oswald de Andrade. 


QUESTÃO 14 “Meus heróis/Morreram de overdose/Meus inimigos/Estão no poder/Ideologia!/Eu quero uma pra viver/Ideologia!/Eu quero uma pra viver.../Ideologia!/Pra viver/Ideologia!/Eu quero uma pra viver...” Esses versos, escritos e cantados por Cazuza em uma de suas canções, que chamou de Ideologia, servem para exemplificar como esse conceito de larga utilização sociológica também pode ser utilizado pelo senso comum. 

Considerando as múltiplas acepções do termo ideologia assinale qual destas alternativas está INCORRETA. 

A) O termo ideologia aparece pela primeira vez significando “ciência das idéias”. 

B) As ideologias são meras mentiras produzidas pelas classes poderosas. 

C) A ideologia também pode ser entendida como o processo geral de produção de significado e idéias. 

D) O termo Ideologia pode ser interpretado como um sistema de crenças ilusórias. 

E) A ideologia é o processo pelo qual as idéias da classe dominante se tornam idéias dominantes.


QUESTÃO 15 No processo de desenvolvimento capitalista, “a globalização assume uma dinâmica interessante quando há o encontro entre o que é global, e o que é local. Neste caso, em muitos lugares temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica as características ou que as remodelam” (Sociologia/vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p.194).

Considerando que o processo de globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente econômico ou político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da cultura, assinale a alternativa INCORRETA. 

A) Para alguns pensadores, estando no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios de comunicação, o ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem suas opiniões e intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos. 

B) Os blocos econômicos são reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma abertura comercial e alfandegária. 

C) A instalação das montadoras de automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação global e local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que alteram hábitos e costumes. 

D) A tendência chamada autocentrismo, que se origina da tendência do homem de olhar o mundo através de seus próprios valores, segue vigorando no mundo globalizado, pois, está presente na forma como muitas culturas encaram outros povos. 

E) No Brasil, depois dos anos 50, com a entrada maciça de capitais e de empresas multinacionais, a cultura de massa foi fortalecida pelo processo de globalização, pelo fenômeno do consumismo e pelo avanço da tecnologia que passou a ofertar suas novidades no mercado sedutor da publicidade.

Comentários