Provas aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2022
Olás,
Nesta postagem deixo para consulta o gabarito comentado da prova aplicada em 27/10/2022 para o primeiro período do Curso de Direito, do Campus da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Governador Valadares.
1ª
ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
27/10/2022 Valor: 25 pontos
Discente:__________________________________________________________
QUESTÃO 01 (1,0 ponto) NCE UFRJ 2007
Eletrobrás Sociólogo 57 - Ao conjunto de expectativas de comportamento em
relação a cada uma das posições existentes em uma sociedade corresponde:
(A) status;
(B) categoria;
(C)
papel;
(D) tipificação;
(E)
preconceito.
QUESTÃO 02 (1,0 ponto) Unicentro Prova PAC III 2011 50. Leia o texto a seguir.
Um dos maiores
problemas enfrentados pelas sociedades contemporâneas é a existência do
racismo, que assume diferentes configurações, em diversos contextos sociais.
Encontrar estratégias para combatê-lo é um desafio que se impõe. Nessa
perspectiva, Michel Wieviorka afirma que “o racismo é feito ao mesmo tempo de
inferiorização, interditando os grupos discriminados de se beneficiarem de um
tratamento igualitário, e de diferencialismo, tendo por objetivo rejeitá-los,
mantê-los à margem, e até mesmo destruí-los. O antirracismo deveria ao tempo
promover uma lógica de reconhecimento cultural, abolindo a rejeição, o
desprezo, o chamamento à destruição ou à expulsão”. (Adaptado de: WIEVIORKA, M.
Em que mundo viveremos? São Paulo: Perspectiva, 2006. p.139-166.)
Com base na leitura do
texto e nos conhecimentos sobre sociologia contemporânea, assinale a
alternativa correta.
a) A existência do
racismo prejudica os grupos sociais e os indivíduos, pois inferioriza e exclui
aqueles que são vítimas da discriminação racial.
b) Os negros são as
vítimas preferenciais do racismo em diferentes contextos sociais.
c) O racismo é um
problema que atinge a sociedade contemporânea, visto que as desigualdades
sociais e raciais estão mais visíveis atualmente.
d) As configurações e as manifestações do
racismo são mantidas, independentemente da sociedade em que está presente.
QUESTÃO 03 (1,0 ponto) Unicentro
2010 Vestibular de Verão QUESTÃO 9 “Quando se menciona o trabalho escravo no Brasil, a primeira
lembrança é a da escravidão negra. Realmente, foi ela a mais marcante, a mais
longa e terrível; mas o trabalho escravo se inicia no Brasil com a escravidão
indígena” (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São
Paulo: Atual, 2000, p.62).
Considerando a
realidade estabelecida pela implantação do trabalho escravo dos negros
africanos trazidos ao Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
A) As condições de
vida dos escravos africanos eram terríveis, razão pela qual a média de vida
útil deles não ultrapassava os quinze anos.
B) Os negros africanos
reagiram à escravidão das mais diversas formas: através das fugas, dos
quilombos, da luta armada, da preservação dos cultos religiosos, da dança, da
música.
C) O negro é parte
integrante da história brasileira, apesar dos muitos preconceitos que ainda
persistem contra eles.
D) O Brasil figura
entre os primeiros países latino-americanos a declarar por meio de muitas leis,
até a promulgação da lei áurea, a libertação de seus escravos.
E) O fim do tráfico de escravos, no Brasil,
ocorre em meados do século XIX, quando começam algumas experiências com a
mão-de-obra assalariada de estrangeiros.
QUESTÃO 04 (1,0 ponto) Unicentro
2010 Vestibular de Verão QUESTÃO 13 Renato Ortiz, estudioso da cultura
brasileira escreveu que para nós “a questão da identidade se encontra
intimamente à questão da cultura popular e do Estado; em última instância,
falar em cultura brasileira é discutir os destinos políticos de um país”
(Ortiz, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense,1994, p.
13).
Conceito que envolve
múltiplas definições o conceito de cultura constitui um dos elementos mais
importantes quando se fala da identidade de um povo. Pensando essa questão e
tendo em vista a chamada “cultura brasileira”, assinale a alternativa
INCORRETA.
A) Resultando de um
processo que envolve diferentes etnias, indígena, africana, européia, asiática,
e outras, a cultura brasileira configura um universo multicultural em
permanente construção.
B) A bossa nova, não é
considerada parte do movimento de identidade nacional, pois participou de um
movimento cultural que se inclinou à lógica do mercado fonográfico imposto
pelas multinacionais.
C) Dentre os
movimentos culturais brasileiros que nos anos 60 tiveram como preocupação a
questão cultural, estão os Centros Populares de Cultura que, criados no início
dessa década, foram extintos com o Golpe militar de 64.
D) O cinema novo foi
um movimento de jovens cineastas que queriam produzir um cinema barato feito
com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". As temáticas deveriam
estar voltadas para realidade brasileira.
E) O Tropicalismo, que também tinha como tema a
cultura brasileira, utilizou uma perspectiva herdada do movimento modernista de
22, em especial a perspectiva antropofágica do escritor e poeta Oswald de
Andrade.
QUESTÃO 05 (1,0 ponto) Unicentro
2010 Vestibular de Verão QUESTÃO 15 No processo de desenvolvimento
capitalista, “a globalização assume uma dinâmica interessante quando há o
encontro entre o que é global, e o que é local. Neste caso, em muitos lugares
temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica as
características ou que as remodelam” (Sociologia/vários autores. Curitiba:
SEED-PR, 2006, p.194).
Considerando que o
processo de globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente
econômico ou político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da
cultura, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Para alguns
pensadores, estando no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios
de comunicação, o ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem
suas opiniões e intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos.
B) Os blocos econômicos
são reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade
geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma
abertura comercial e alfandegária.
C) A instalação das
montadoras de automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação
global e local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que
alteram hábitos e costumes.
D) A tendência chamada
autocentrismo, que se origina da tendência do homem de olhar o mundo através de
seus próprios valores, segue vigorando no mundo globalizado, pois, está
presente na forma como muitas culturas encaram outros povos.
E) No Brasil, depois dos anos 50, com a entrada
maciça de capitais e de empresas multinacionais, a cultura de massa foi fortalecida
pelo processo de globalização, pelo fenômeno do consumismo e pelo avanço da
tecnologia que passou a ofertar suas novidades no mercado sedutor da
publicidade.
QUESTÃO 06 (1,0 ponto) Unicentro 2011
Vestibular de Inverno QUESTÃO
4 A raça é uma realidade natural ou biológica produzida pela diferença dos
climas, da alimentação, da geografia e da reprodução sexual. Quem duvidará
disso, se vemos que os africanos são negros, os asiáticos são amarelos de olhos
puxados, os índios são vermelhos e os europeus, brancos? Se formos religiosos,
saberemos que os negros descendem de Caim, marcado por Deus, e de Cam, o filho
desobediente de Noé. Certezas como essas formam nossa vida e o senso comum de
nossa sociedade, transmitido de geração a geração, e, muitas vezes,
transformando-se em crenças religiosas, em doutrina inquestionável. (CHAUÍ,
1995, p. 247). Sobre as relações entre o senso comum e conhecimento
sociológico, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( V ) O saber sociológico possui disciplina, regras de verificação e um
quadro de referências com limites rigorosos, que funcionam como uma moldura que
o diferencia da compreensão que o senso comum tem do mesmo mundo.
( F ) O conhecimento do senso comum é acumulado pelos homens, de forma
empírica e teórica porque se baseia na experiência cotidiana e na experiência
científica, o que pressupõe uma postura crítica.
( F ) O pensar sociológico se assemelha ao senso comum, pois são
autoevidentes, isto é, não questionam seus preceitos e não precisam de
confirmação prática.
( V ) O senso comum ou o conhecimento espontâneo é rico, embora
desordenado e não sistemático, geralmente desarticulado e inefável.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
a
A) V V V F
B) F V V V
C)
F V F V
D) V F F V
E)
V F F F
QUESTÃO 07 (1,0 ponto) Unicentro 2011
Vestibular de Inverno QUESTÃO
6 A respeito dos estudos sobre socialização, está correto o que se afirma
em
A) O primeiro grupo social fundamental na socialização é o religioso,
representado pela Igreja.
B) O processo de maturação biológica e o desenvolvimento infantil
necessitavam de intervenções de adultos, o que sempre será igual, independente
das diferenças culturais.
C) O processo de socialização termina quando o indivíduo atinge a
maioridade e entra no mercado de trabalho.
D) A sociologia postula a existência de uma natureza infantil que
explica a igualdade nas condições de ser criança.
E) A internalização do social e a sua percepção
da realidade, como a primeira socialização, ocorrem dentro do grupo familiar,
sendo, assim, decorrentes da classe social da família.
QUESTÃO 08 (1,0 ponto) Unicentro 2011
Vestibular de Inverno QUESTÃO
8 — Diga lá, menina, o que é que você quer ser quando crescer?/ Eu quero
ser dona de casa atuante ou mulher de milionário. / Dona de casa atuante ou
mulher de milionário (Jorge Ben Jor).
Na estrofe da letra de Jorge Ben Jor e na imagem ao lado, pode-se
observar um modelo de socialização da mulher, em que a imitação torna-se um
ótimo momento de interação infantil de gênero.
Sobre as relações de gênero, é correto afirmar:
A) O conceito de gênero se refere às condições de origem psicológicas e
biológicas.
B) A discussão sobre a violência doméstica não deve entrar em pauta nas
discussões sobre gênero.
C) A desigualdade entre homens e mulheres é historicamente construída,
ou seja, não é uma desigualdade natural.
D) A discussão sobre a identidade corporal e a sexualidade feminina não
fazem parte das análises sobre questões de gênero.
E) A visão feminina é constantemente romântica,
e, por isso, deve-se ater ao direito à maternidade, mas não à igualdade de
condições no trabalho.
QUESTÃO 09 (1,0 ponto) Unicentro 2011
Vestibular de Inverno QUESTÃO
11 No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973)
pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil. Sobre o
tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a
perspectiva cultural,
A) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
B) as populações indígenas brasileiras foram classificadas,
corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais
vagarosas e atrasadas.
C) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história
comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da
mesma etnia.
D) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o
carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a
desigualdade existente nas relações sociais.
E) a chegada dos japoneses, em 1908, e a
construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas
associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações
inter-raciais no Brasil.
QUESTÃO 10 (1,0 ponto) Unicentro 2011
Vestibular de Inverno QUESTÃO
13 Entende-se por socialização o processo por meio do qual
A) o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
B) a sociedade divide a riqueza produzida socialmente.
C) o indivíduo constrói laços de afetividade familiar.
D) a comunidade é transformada em sociedade.
E) os grupos sociais se constituem.
QUESTÃO 11 (1,0 ponto) Unicentro
2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 6 O homem é resultado do
meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo
acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas
numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse
patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o
produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma
comunidade. (LARAIA, 2009, p. 45).
Nesse fragmento de
texto, o professor e antropólogo Roque Laraia apresenta a socialização do homem
como um elemento cultural. A respeito das discussões sobre cultura, identifique
com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas
( F ) A cultura marca a
entrada das sociedades “primitivas” no mundo “civilizado”.
( V ) O comportamento humano se origina do uso de símbolos e simbologias e, dessa forma, a cultura é apreendida.
( V ) O contato com
povos e culturas diferentes pode causar alterações significativas na cultura de
uma sociedade.
( V ) A busca do seio
materno por um recém-nascido é um exemplo de que nem todos os instintos são
suprimidos pela cultura.
A alternativa que
contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V V F V
B) F V V F
C) F F V V
D) F V V V
E) V F F F
QUESTÃO 12 (1,0 ponto) Unicentro
2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 7 Marque V ou F,
conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( F ) As culturas têm
seus próprios padrões de comportamento e estes não se misturam ou são
apropriados pelas outras culturas.
( F ) A diversidade cultural é um fenômeno exclusivamente global, não ocorrendo dentro de um mesmo país.
( V ) A diversidade pode ser entendida como a contribuição de diferentes etnias à determinada cultura.
( V ) Os gestos e expressões são fortemente influenciados por fatores culturais.
A alternativa que
contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) F V V F
B) F V F V
C) V V F F
D) V F F V
E) F F V V
QUESTÃO 13 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 15 As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao
ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é
comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar,
enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”, constata a pedagoga Maria
Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas
do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (ECHEVERRIA,
2009). Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto
afirmar:
A) O termo “sexo”
distingue as diferenças anatômicas, e o termo “gênero”, as diferenças
fisiológicas entre homens e mulheres.
B) As relações de
gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em
relação às diferenças sexuais.
C) O processo de
socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse
aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais.
D) O gênero é uma
construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia,
atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres.
E) As brincadeiras de crianças, assim como o
modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes
mesmo do encontro com as instituições sociais.
QUESTÃO 14 (1,0 ponto) IFTO 2017
Professor de Sociologia 38. A socialização é o processo
através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o
modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal
canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização
liga as diferentes gerações entre si. O nascimento de uma criança modifica a
vida daqueles que são responsáveis pela sua educação - e eles próprios
consequentemente passam por novas experiências de aprendizagem. Essa não se
esgota no tempo, o ser humano passa ao longo da vida por inúmeras experiências
de instrução. Assinale a alternativa em que apresenta uma instituição que
contribui para a socialização do indivíduo nos primeiros anos de sua
vida:
A) Partido Político
B) Associação de Moradores
C) Cadeia
D) Família
E) Local de trabalho
QUESTÃO 15 (1,0 ponto) IFTO 2017
Professor de Sociologia 42. Ao nascer, a pessoa encontra um mundo que já
está pronto e com o qual passa a ter uma relação através de contato social.
Esse processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela
é chamado de:
A) Cooperação
B) Aproximação
C) Globalização
D) Interação
E) Socialização
Essa questão tem uma formulação inadequada e trata a interação social, que é um conceito, como um processo, o que considero bastante inadequado, posto que ela ocorre, acontece, e, embora seja contínua, difere da socialização, entre outras coisas por causa desta característica. Se a interação social ocorre quando agimos ou reagimos às ações daqueles(as) com os(as) quais nos relacionamos na vida em sociedade, por outro lado, a socialização é o processo por meio do qual aprendemos o modo de vida de uma sociedade. Como não somos seres passivos, reagimos aos processos de socialização na ocorrência das interações sociais, gestando a sociedade ao mesmo tempo em que esta nos torna seus membros. Considerarei, portanto, as duas alternativas, mesmo não tendo ainda estudado o conceito de interação social, aqueles que a marcaram estarão contemplados.
QUESTÃO 16 (1,0 ponto) IFTO 2017
Professor de Sociologia 47. Essa tendência baseia-se nas classificações
evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os
europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos
atrasadas.
A) Relativismo
B) Etnocentrismo
C) Simbolismo
D) Funcionalismo
E) Materialismo
Vimos essa discussão, principalmente, com Harriet Martineau ao discutirmos o método sociológico. Por eliminação, o que não se viu não poderia ser uma alternativa, então só restariam como possibilidades A e B.
QUESTÃO 17 (1,0 ponto) QUESTÃO 04 (1,0
pontos) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo 47 - Um estudo sociológico foi
realizado com médicos e médicas para verificar a diferença de procedimento no
tratamento do câncer de mama. Foi levantada a freqüência de casos de remoção
radical da mama ao longo de um ano. Os dados obtidos para os médicos foram: 27
50 33 25 86 25 85 31 37 44 20 36 59 34 38 Os dados obtidos para as médicas
foram: 5 7 10 14 18 19 25 29 31 33 Conclui-se que:
(A) as médicas realizaram, em média, o
mesmo número de cirurgias de remoção radical da mama que os médicos;
(B) os médicos realizaram, em média,
menos cirurgias de remoção radical que as médicas;
(C) os médicos realizaram, em média, mais
do que o triplo de cirurgias de remoção radical da mama que as médicas;
(D) uma hipótese plausível é que médicas
são mais sensíveis à retirada completa da mama;
(E) as médicas realizaram
o dobro de cirurgia de remoção radical da mama que os médicos.
Trata-se da análise de dados simples de acordo com os quais seríamos capazes de, face a um dado, construir um argumento científico verificável, tal como estudamos com Martineau, Elias e Adorno. Além disso, demonstrar que a percepção de profissionais do sexo masculino e do sexo feminino seria diferente no exercício da mesma profissão, que, portanto, também é perpassada por valores como quaisquer outras. E isso a média das intervenções deste tipo claramente nos indica.
QUESTÃO 18 (1,0 ponto) QUESTÃO 05 (1,0
pontos) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo 63 - A experiência social ao longo
da vida por meio da qual os indivíduos desenvolvem a sua potência humana e
aprendem a sua cultura é:
(A) controle social;
(B) interação simbólica;
(C) aculturação;
(D) cultura de comunicação;
(E) socialização.
Aqui também inclusive por eliminação, posto que os demais conceitos sequer foram estudados então não poderia servir como alternativa.
QUESTÃO 19 (1,0 ponto) IDECAN 2019 IFPb
Professor Sociologia 22. Em relação ao Positivismo nas Ciências Sociais, é
correto associá-lo com
I. a neutralidade.
II. a transposição do método das ciências
naturais para as ciências humanas.
III. o foco na interpretação do ator
social.
IV. a crença no método científico.
Assinale
A) se somente os itens I e II estiverem
corretos.
B) se somente os itens I, II e IV
estiverem corretos.
C) se somente o item III estiver
correto.
D) se somente os itens II, III e VI
estiverem corretos.
E) se todos os itens
estiverem corretos.
Elias e Adorno discutem exaustivamente estas características em seus livros de Introdução à Sociologia, portanto, não era necessário ter estudado Auguste Comte para ter o conhecimento sobre tais pressupostos.
QUESTÃO 20 (1,0 ponto) QUESTÃO 09 (1,0
pontos) IDECAN 2019 IFPb Professor Sociologia 30. O senso comum foi objeto de
inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas,
especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é
A) uma estratégia dos cientistas sociais
para a divulgação da ciência para a população em geral.
B) uma forma de conhecimento que ainda
não passou por processo de validação pela ciência.
C) um tipo de conhecimento de menor
qualidade, produzido pelas pessoas comuns.
D) um conhecimento compartilhado, por
isso é comum, e compreende aquilo que as pessoas conhecem de sua própria
realidade cotidiana.
E) uma forma diferente
de conhecimento da ciência e, portanto, são conhecimentos excludentes.
Elias e Adorno discutem exaustivamente estas características em seus livros de Introdução à Sociologia, portanto, não era necessário ter estudado Auguste Comte para ter o conhecimento sobre tais pressupostos.
QUESTÃO
21 (1,0 ponto) QUESTÃO 10 (1,0 pontos) IBFC 2017 SEDUC MT Professor de
Sociologia 31) Leia atentamente a passagem a
seguir: “Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que,
de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua
existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da
Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não
surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos
sociais, faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma”.
(Adorno, 53, 2008) Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que:
a) Adorno,
reconhecendo o processo contraditório que constitui a sociedade, entende que a
ciência que a estuda deve assumir um método objetivo e linear que supere tal
contradição
b) As ciências
sociais não estão imunes a imanência do objeto de seus estudos, a própria
sociedade
c) Métodos que
visem de antemão buscar a harmonização dos elementos fogem a natureza do objeto
sociológico de análise segundo este autor
d) A visão
cartesiana do mundo e sua transposição à Teoria Sociológica apontariam para uma
continuidade das teorias sociais sem saltos
e) A passagem
explicita o debate acerca dos métodos apropriados às distintas áreas do
conhecimento
Creio que o único problema aqui é buscar a correta e não a incorreta, mas, mesmo assim, do modo como a letra D foi redigida, pode ficar confuso para quem lê ou parecer que a frase é incompleta. De todo modo, ela resume uma das críticas mais fortes que Adorno fará ao positivismo, lembrando que eles faz ricas ponderações elogiosas também a esta corrente do pensamento sociológico.
QUESTÃO 22 (1,0 ponto) QUESTÃO 12 (1,0
pontos) FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia 39 "A sua hipótese
fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana e regulada por leis
naturais, ou por leis que tem todas as características das leis naturais,
invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade
ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição
fundamental do positivismo e de que essas leis, que regulam o funcionamento da
vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e,
portanto, o que reina na sociedade e uma harmonia semelhante a da natureza, uma
espécie de harmonia natural." (LOW I, Michel. Ideologias e Ciência Social.
São Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.)
Com base nas considerações do autor a
respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a
falsa.
( V ) Para o positivismo os métodos e
procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para
conhecer a natureza.
( V ) Para o positivismo a sociedade e
regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da
sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da
astronomia.
( F ) Para o positivismo as ciências da
natureza são ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais
são subjetivas e compreensivas.
As afirmativas são,
respectivamente,
(A) F, V e F.
(B) F, V e V.
(C) V, F e F.
(D) V, V e F.
(E) F, F e V.
QUESTÃO
23 (1,0 ponto) QUESTÃO 13 (1,0 pontos) FGV 2010 CAERN/RN Sociólogo 47 NÃO
constitui uma abordagem compatível com o individualismo metodológico
(A) a explicação dos fenômenos sociais
por meio da compreensão da ação individual.
(B) a noção de que a interação entre os
indivíduos racionalmente orientados pode gerar fenômenos sociais diferentes
daqueles por eles almejados.
(C) a ideia de que o indivíduo constitui
o elemento primordial da análise sociológica.
(D) que o comportamento individual deve
ser explicado primordialmente com base nas estruturas sociais externas a
ele.
(E) que os indivíduos
podem ser considerados como capazes de definir e ordenar suas preferências.
Discussão amplamente feita por Norbert Elias em seu Introdução à Sociologia.
QUESTÃO
24 (1,0 ponto) QUESTÃO 14 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 MPE Rondônia Questão 56 - A
sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em
sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste
processo:
A) assimilação dos hábitos, das regras e dos
costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia
de cultura para cultura.
B) capacidade da pessoa em assimilar regras e
hábitos de sua cultura como única.
C) conflitos sociais no todo.
D) apenas os aspectos individuais do homem.
E) uma assimilação dos
hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo.
A diferença entre a alternativa A e a E é o destaque para a contingência. Deste modo, a mais completa seria a A.
QUESTÃO
25 (1,0 ponto) QUESTÃO 15 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP Professor de Sociologia
Questão 36 - Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da
objetividade. É CORRETO afirmar que tal problema é
A) resultado de métodos científicos
falhos.
B) ocasionado pela má formação teórica
dos cientistas sociais.
C) devido ao fato do observador fazer
parte e ter interesse pessoal no objeto observado.
D) causado pela homogeneidade da sociedade moderna.
Boa prova!
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