Provas aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia 3/2022

 

Olás,


Nesta postagem deixo para consulta o gabarito comentado da prova aplicada em 27/10/2022 para o primeiro período do Curso de Direito, do Campus da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Governador Valadares.

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 3/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 27/10/2022           Valor: 25 pontos

Discente:__________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 ponto) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo 57 - Ao conjunto de expectativas de comportamento em relação a cada uma das posições existentes em uma sociedade corresponde: 

(A) status;                                                                      

(B) categoria;                                                 

(C) papel;                 

(D) tipificação;                                                             

(E) preconceito. 


 

QUESTÃO 02 (1,0 ponto) Unicentro Prova PAC III 2011 50. Leia o texto a seguir. 

Um dos maiores problemas enfrentados pelas sociedades contemporâneas é a existência do racismo, que assume diferentes configurações, em diversos contextos sociais. Encontrar estratégias para combatê-lo é um desafio que se impõe. Nessa perspectiva, Michel Wieviorka afirma que “o racismo é feito ao mesmo tempo de inferiorização, interditando os grupos discriminados de se beneficiarem de um tratamento igualitário, e de diferencialismo, tendo por objetivo rejeitá-los, mantê-los à margem, e até mesmo destruí-los. O antirracismo deveria ao tempo promover uma lógica de reconhecimento cultural, abolindo a rejeição, o desprezo, o chamamento à destruição ou à expulsão”. (Adaptado de: WIEVIORKA, M. Em que mundo viveremos? São Paulo: Perspectiva, 2006. p.139-166.) 

Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre sociologia contemporânea, assinale a alternativa correta

a) A existência do racismo prejudica os grupos sociais e os indivíduos, pois inferioriza e exclui aqueles que são vítimas da discriminação racial. 

b) Os negros são as vítimas preferenciais do racismo em diferentes contextos sociais. 

c) O racismo é um problema que atinge a sociedade contemporânea, visto que as desigualdades sociais e raciais estão mais visíveis atualmente. 

d) As configurações e as manifestações do racismo são mantidas, independentemente da sociedade em que está presente.


 

QUESTÃO 03 (1,0 ponto) Unicentro 2010 Vestibular de Verão QUESTÃO 9 “Quando se menciona o trabalho escravo no Brasil, a primeira lembrança é a da escravidão negra. Realmente, foi ela a mais marcante, a mais longa e terrível; mas o trabalho escravo se inicia no Brasil com a escravidão indígena” (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p.62). 

Considerando a realidade estabelecida pela implantação do trabalho escravo dos negros africanos trazidos ao Brasil, assinale a alternativa INCORRETA

A) As condições de vida dos escravos africanos eram terríveis, razão pela qual a média de vida útil deles não ultrapassava os quinze anos. 

B) Os negros africanos reagiram à escravidão das mais diversas formas: através das fugas, dos quilombos, da luta armada, da preservação dos cultos religiosos, da dança, da música. 

C) O negro é parte integrante da história brasileira, apesar dos muitos preconceitos que ainda persistem contra eles. 

D) O Brasil figura entre os primeiros países latino-americanos a declarar por meio de muitas leis, até a promulgação da lei áurea, a libertação de seus escravos. 

E) O fim do tráfico de escravos, no Brasil, ocorre em meados do século XIX, quando começam algumas experiências com a mão-de-obra assalariada de estrangeiros.


 

QUESTÃO 04 (1,0 ponto) Unicentro 2010 Vestibular de Verão QUESTÃO 13 Renato Ortiz, estudioso da cultura brasileira escreveu que para nós “a questão da identidade se encontra intimamente à questão da cultura popular e do Estado; em última instância, falar em cultura brasileira é discutir os destinos políticos de um país” (Ortiz, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense,1994, p. 13). 

Conceito que envolve múltiplas definições o conceito de cultura constitui um dos elementos mais importantes quando se fala da identidade de um povo. Pensando essa questão e tendo em vista a chamada “cultura brasileira”, assinale a alternativa INCORRETA

A) Resultando de um processo que envolve diferentes etnias, indígena, africana, européia, asiática, e outras, a cultura brasileira configura um universo multicultural em permanente construção. 

B) A bossa nova, não é considerada parte do movimento de identidade nacional, pois participou de um movimento cultural que se inclinou à lógica do mercado fonográfico imposto pelas multinacionais. 

C) Dentre os movimentos culturais brasileiros que nos anos 60 tiveram como preocupação a questão cultural, estão os Centros Populares de Cultura que, criados no início dessa década, foram extintos com o Golpe militar de 64. 

D) O cinema novo foi um movimento de jovens cineastas que queriam produzir um cinema barato feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". As temáticas deveriam estar voltadas para realidade brasileira. 

E) O Tropicalismo, que também tinha como tema a cultura brasileira, utilizou uma perspectiva herdada do movimento modernista de 22, em especial a perspectiva antropofágica do escritor e poeta Oswald de Andrade.


 

QUESTÃO 05 (1,0 ponto) Unicentro 2010 Vestibular de Verão QUESTÃO 15 No processo de desenvolvimento capitalista, “a globalização assume uma dinâmica interessante quando há o encontro entre o que é global, e o que é local. Neste caso, em muitos lugares temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica as características ou que as remodelam” (Sociologia/vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p.194).

Considerando que o processo de globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente econômico ou político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da cultura, assinale a alternativa INCORRETA

A) Para alguns pensadores, estando no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios de comunicação, o ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem suas opiniões e intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos. 

B) Os blocos econômicos são reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma abertura comercial e alfandegária. 

C) A instalação das montadoras de automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação global e local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que alteram hábitos e costumes. 

D) A tendência chamada autocentrismo, que se origina da tendência do homem de olhar o mundo através de seus próprios valores, segue vigorando no mundo globalizado, pois, está presente na forma como muitas culturas encaram outros povos. 

E) No Brasil, depois dos anos 50, com a entrada maciça de capitais e de empresas multinacionais, a cultura de massa foi fortalecida pelo processo de globalização, pelo fenômeno do consumismo e pelo avanço da tecnologia que passou a ofertar suas novidades no mercado sedutor da publicidade.


 

QUESTÃO 06 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 4 A raça é uma realidade natural ou biológica produzida pela diferença dos climas, da alimentação, da geografia e da reprodução sexual. Quem duvidará disso, se vemos que os africanos são negros, os asiáticos são amarelos de olhos puxados, os índios são vermelhos e os europeus, brancos? Se formos religiosos, saberemos que os negros descendem de Caim, marcado por Deus, e de Cam, o filho desobediente de Noé. Certezas como essas formam nossa vida e o senso comum de nossa sociedade, transmitido de geração a geração, e, muitas vezes, transformando-se em crenças religiosas, em doutrina inquestionável. (CHAUÍ, 1995, p. 247). Sobre as relações entre o senso comum e conhecimento sociológico, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. 

( V ) O saber sociológico possui disciplina, regras de verificação e um quadro de referências com limites rigorosos, que funcionam como uma moldura que o diferencia da compreensão que o senso comum tem do mesmo mundo. 

( F ) O conhecimento do senso comum é acumulado pelos homens, de forma empírica e teórica porque se baseia na experiência cotidiana e na experiência científica, o que pressupõe uma postura crítica. 

( F ) O pensar sociológico se assemelha ao senso comum, pois são autoevidentes, isto é, não questionam seus preceitos e não precisam de confirmação prática. 

( V ) O senso comum ou o conhecimento espontâneo é rico, embora desordenado e não sistemático, geralmente desarticulado e inefável.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V V V F                                                                      

B) F V V V                                                        

C) F V F V 

D) V F F V                                                                       

E) V F F F


 

QUESTÃO 07 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 6 A respeito dos estudos sobre socialização, está correto o que se afirma em 

A) O primeiro grupo social fundamental na socialização é o religioso, representado pela Igreja. 

B) O processo de maturação biológica e o desenvolvimento infantil necessitavam de intervenções de adultos, o que sempre será igual, independente das diferenças culturais. 

C) O processo de socialização termina quando o indivíduo atinge a maioridade e entra no mercado de trabalho. 

D) A sociologia postula a existência de uma natureza infantil que explica a igualdade nas condições de ser criança. 

E) A internalização do social e a sua percepção da realidade, como a primeira socialização, ocorrem dentro do grupo familiar, sendo, assim, decorrentes da classe social da família.


 

QUESTÃO 08 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 8 — Diga lá, menina, o que é que você quer ser quando crescer?/ Eu quero ser dona de casa atuante ou mulher de milionário. / Dona de casa atuante ou mulher de milionário (Jorge Ben Jor).

Na estrofe da letra de Jorge Ben Jor e na imagem ao lado, pode-se observar um modelo de socialização da mulher, em que a imitação torna-se um ótimo momento de interação infantil de gênero.

Sobre as relações de gênero, é correto afirmar: 

A) O conceito de gênero se refere às condições de origem psicológicas e biológicas. 

B) A discussão sobre a violência doméstica não deve entrar em pauta nas discussões sobre gênero. 

C) A desigualdade entre homens e mulheres é historicamente construída, ou seja, não é uma desigualdade natural. 

D) A discussão sobre a identidade corporal e a sexualidade feminina não fazem parte das análises sobre questões de gênero. 

E) A visão feminina é constantemente romântica, e, por isso, deve-se ater ao direito à maternidade, mas não à igualdade de condições no trabalho.


 

QUESTÃO 09 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 11 No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil. Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural


A) os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos. 

B) as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas. 

C) os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia. 

D) alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais. 

E) a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.


 

QUESTÃO 10 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Inverno QUESTÃO 13 Entende-se por socialização o processo por meio do qual 

A) o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade. 

B) a sociedade divide a riqueza produzida socialmente. 

C) o indivíduo constrói laços de afetividade familiar. 

D) a comunidade é transformada em sociedade. 

E) os grupos sociais se constituem.


 

QUESTÃO 11 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 6 O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, 2009, p. 45). 

Nesse fragmento de texto, o professor e antropólogo Roque Laraia apresenta a socialização do homem como um elemento cultural. A respeito das discussões sobre cultura, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas 

( F ) A cultura marca a entrada das sociedades “primitivas” no mundo “civilizado”. 

( V ) O comportamento humano se origina do uso de símbolos e simbologias e, dessa forma, a cultura é apreendida. 

( V ) O contato com povos e culturas diferentes pode causar alterações significativas na cultura de uma sociedade. 

( V ) A busca do seio materno por um recém-nascido é um exemplo de que nem todos os instintos são suprimidos pela cultura. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) V V F V 

B) F V V F 

C) F F V V 

D) F V V V 

E) V F F F


 

QUESTÃO 12 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 7 Marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. 

( F ) As culturas têm seus próprios padrões de comportamento e estes não se misturam ou são apropriados pelas outras culturas. 

( F ) A diversidade cultural é um fenômeno exclusivamente global, não ocorrendo dentro de um mesmo país. 

( V ) A diversidade pode ser entendida como a contribuição de diferentes etnias à determinada cultura. 

( V ) Os gestos e expressões são fortemente influenciados por fatores culturais. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a 

A) F V V F 

B) F V F V 

C) V V F F 

D) V F F V 

E) F F V V


 

QUESTÃO 13 (1,0 ponto) Unicentro 2011 Vestibular de Verão QUESTÃO 15 As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”, constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (ECHEVERRIA, 2009). Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar: 

A) O termo “sexo” distingue as diferenças anatômicas, e o termo “gênero”, as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres. 

B) As relações de gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais. 

C) O processo de socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais. 

D) O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres. 

E) As brincadeiras de crianças, assim como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes mesmo do encontro com as instituições sociais.


 

QUESTÃO 14 (1,0 ponto) IFTO 2017 Professor de Sociologia 38. A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização liga as diferentes gerações entre si. O nascimento de uma criança modifica a vida daqueles que são responsáveis pela sua educação - e eles próprios consequentemente passam por novas experiências de aprendizagem. Essa não se esgota no tempo, o ser humano passa ao longo da vida por inúmeras experiências de instrução. Assinale a alternativa em que apresenta uma instituição que contribui para a socialização do indivíduo nos primeiros anos de sua vida

A) Partido Político 

B) Associação de Moradores 

C) Cadeia 

D) Família 

E) Local de trabalho


 

QUESTÃO 15 (1,0 ponto) IFTO 2017 Professor de Sociologia 42. Ao nascer, a pessoa encontra um mundo que já está pronto e com o qual passa a ter uma relação através de contato social. Esse processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de: 

A) Cooperação 

B) Aproximação 

C) Globalização 

D) Interação 

E) Socialização


Essa questão tem uma formulação inadequada e trata a interação social, que é um conceito, como um processo, o que considero bastante inadequado, posto que ela ocorre, acontece, e, embora seja contínua, difere da socialização, entre outras coisas por causa desta característica. Se a interação social ocorre quando agimos ou reagimos às ações daqueles(as) com os(as) quais nos relacionamos na vida em sociedade, por outro lado, a socialização é o processo por meio do qual aprendemos o modo de vida de uma sociedade. Como não somos seres passivos, reagimos aos processos de socialização na ocorrência das interações sociais, gestando a sociedade ao mesmo tempo em que esta nos torna seus membros. Considerarei, portanto, as duas alternativas, mesmo não tendo ainda estudado o conceito de interação social, aqueles que a marcaram estarão contemplados. 



QUESTÃO 16 (1,0 ponto) IFTO 2017 Professor de Sociologia 47. Essa tendência baseia-se nas classificações evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos atrasadas. 

A) Relativismo 

B) Etnocentrismo 

C) Simbolismo 

D) Funcionalismo 

E) Materialismo


Vimos essa discussão, principalmente, com Harriet Martineau ao discutirmos o método sociológico. Por eliminação, o que não se viu não poderia ser uma alternativa, então só restariam como possibilidades A e B.


 

QUESTÃO 17 (1,0 ponto) QUESTÃO 04 (1,0 pontos) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo 47 - Um estudo sociológico foi realizado com médicos e médicas para verificar a diferença de procedimento no tratamento do câncer de mama. Foi levantada a freqüência de casos de remoção radical da mama ao longo de um ano. Os dados obtidos para os médicos foram: 27 50 33 25 86 25 85 31 37 44 20 36 59 34 38 Os dados obtidos para as médicas foram: 5 7 10 14 18 19 25 29 31 33 Conclui-se que: 

(A) as médicas realizaram, em média, o mesmo número de cirurgias de remoção radical da mama que os médicos; 

(B) os médicos realizaram, em média, menos cirurgias de remoção radical que as médicas; 

(C) os médicos realizaram, em média, mais do que o triplo de cirurgias de remoção radical da mama que as médicas; 

(D) uma hipótese plausível é que médicas são mais sensíveis à retirada completa da mama; 

(E) as médicas realizaram o dobro de cirurgia de remoção radical da mama que os médicos.


Trata-se da análise de dados simples de acordo com os quais seríamos capazes de, face a um dado, construir um argumento científico verificável, tal como estudamos com Martineau, Elias e Adorno. Além disso, demonstrar que a percepção de profissionais do sexo masculino e do sexo feminino seria diferente no exercício da mesma profissão, que, portanto, também é perpassada por valores como quaisquer outras. E isso a média das intervenções deste tipo claramente nos indica.


 

QUESTÃO 18 (1,0 ponto) QUESTÃO 05 (1,0 pontos) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo 63 - A experiência social ao longo da vida por meio da qual os indivíduos desenvolvem a sua potência humana e aprendem a sua cultura é: 

(A) controle social; 

(B) interação simbólica; 

(C) aculturação; 

(D) cultura de comunicação; 

(E) socialização.


Aqui também inclusive por eliminação, posto que os demais conceitos sequer foram estudados então não poderia servir como alternativa.


 

QUESTÃO 19 (1,0 ponto) IDECAN 2019 IFPb Professor Sociologia 22. Em relação ao Positivismo nas Ciências Sociais, é correto associá-lo com 

I. a neutralidade. 

II. a transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas. 

III. o foco na interpretação do ator social.

IV. a crença no método científico. 

Assinale 

A) se somente os itens I e II estiverem corretos. 

B) se somente os itens I, II e IV estiverem corretos. 

C) se somente o item III estiver correto. 

D) se somente os itens II, III e VI estiverem corretos. 

E) se todos os itens estiverem corretos.


Elias e Adorno discutem exaustivamente estas características em seus livros de Introdução à Sociologia, portanto, não era necessário ter estudado Auguste Comte para ter o conhecimento sobre tais pressupostos.


 

QUESTÃO 20 (1,0 ponto) QUESTÃO 09 (1,0 pontos) IDECAN 2019 IFPb Professor Sociologia 30. O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é 

A) uma estratégia dos cientistas sociais para a divulgação da ciência para a população em geral. 

B) uma forma de conhecimento que ainda não passou por processo de validação pela ciência. 

C) um tipo de conhecimento de menor qualidade, produzido pelas pessoas comuns. 

D) um conhecimento compartilhado, por isso é comum, e compreende aquilo que as pessoas conhecem de sua própria realidade cotidiana. 

E) uma forma diferente de conhecimento da ciência e, portanto, são conhecimentos excludentes.


Elias e Adorno discutem exaustivamente estas características em seus livros de Introdução à Sociologia, portanto, não era necessário ter estudado Auguste Comte para ter o conhecimento sobre tais pressupostos.


 

QUESTÃO 21 (1,0 ponto) QUESTÃO 10 (1,0 pontos) IBFC 2017 SEDUC MT Professor de Sociologia 31) Leia atentamente a passagem a seguir: “Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais, faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma”. (Adorno, 53, 2008) Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que: 

a) Adorno, reconhecendo o processo contraditório que constitui a sociedade, entende que a ciência que a estuda deve assumir um método objetivo e linear que supere tal contradição 

b) As ciências sociais não estão imunes a imanência do objeto de seus estudos, a própria sociedade 

c) Métodos que visem de antemão buscar a harmonização dos elementos fogem a natureza do objeto sociológico de análise segundo este autor 

d) A visão cartesiana do mundo e sua transposição à Teoria Sociológica apontariam para uma continuidade das teorias sociais sem saltos 

e) A passagem explicita o debate acerca dos métodos apropriados às distintas áreas do conhecimento


Creio que o único problema aqui é buscar a correta e não a incorreta, mas, mesmo assim, do modo como a letra D foi redigida, pode ficar confuso para quem lê ou parecer que a frase é incompleta. De todo modo, ela resume uma das críticas mais fortes que Adorno fará ao positivismo, lembrando que eles faz ricas ponderações elogiosas também a esta corrente do pensamento sociológico.


 

QUESTÃO 22 (1,0 ponto) QUESTÃO 12 (1,0 pontos) FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia 39 "A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana e regulada por leis naturais, ou por leis que tem todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição fundamental do positivismo e de que essas leis, que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto, o que reina na sociedade e uma harmonia semelhante a da natureza, uma espécie de harmonia natural." (LOW I, Michel. Ideologias e Ciência Social. São Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.) 

Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa. 

( V ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza. 

( V ) Para o positivismo a sociedade e regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia. 

( F ) Para o positivismo as ciências da natureza são ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas. 

As afirmativas são, respectivamente, 

(A) F, V e F. 

(B) F, V e V. 

(C) V, F e F. 

(D) V, V e F. 

(E) F, F e V.


 

QUESTÃO 23 (1,0 ponto) QUESTÃO 13 (1,0 pontos) FGV 2010 CAERN/RN Sociólogo 47 NÃO constitui uma abordagem compatível com o individualismo metodológico 

(A) a explicação dos fenômenos sociais por meio da compreensão da ação individual. 

(B) a noção de que a interação entre os indivíduos racionalmente orientados pode gerar fenômenos sociais diferentes daqueles por eles almejados. 

(C) a ideia de que o indivíduo constitui o elemento primordial da análise sociológica. 

(D) que o comportamento individual deve ser explicado primordialmente com base nas estruturas sociais externas a ele. 

(E) que os indivíduos podem ser considerados como capazes de definir e ordenar suas preferências.


Discussão amplamente feita por Norbert Elias em seu Introdução à Sociologia.


 

QUESTÃO 24 (1,0 ponto) QUESTÃO 14 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 MPE Rondônia Questão 56 - A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo: 

A) assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura. 

B) capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua cultura como única. 

C) conflitos sociais no todo. 

D) apenas os aspectos individuais do homem. 

E) uma assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo.


A diferença entre a alternativa A e a E é o destaque para a contingência. Deste modo, a mais completa seria a A.


 

QUESTÃO 25 (1,0 ponto) QUESTÃO 15 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP Professor de Sociologia Questão 36 - Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade. É CORRETO afirmar que tal problema é 

A) resultado de métodos científicos falhos. 

B) ocasionado pela má formação teórica dos cientistas sociais. 

C) devido ao fato do observador fazer parte e ter interesse pessoal no objeto observado. 

D) causado pela homogeneidade da sociedade moderna. 

Boa prova!

Comentários